Anda di halaman 1dari 8

AULA 2 ELETRNICA ANALGICA OBJETIVOS: Introduo aos amplificadores operacionais; Operao AO em malha-aberta; DEFINIES: Amplificador operacional o nome dado

dado a uma classe de dispositivos eletrnicos, disponveis comercialmente no formato de circuitos integrados que so utilizados nas mais diversas reas da eletrnica. Sua funo bsica, como o prprio nome nos conduz a pensar, amplificar pequenos sinais eltricos. Entretanto, sua aplicao se enquadra em qualquer tipo de circuito que envolva manipulao de sinais eltricos, incluindo a a realizao de operaes matemticas com sinais de tenso e o uso dos A.O.s em circuitos de controle automtico. Outras reas de aplicao destes dispositivos so a instrumentao, equipamentos mdicos (ECG e EEG), circuitos de udio, entre outros. Internamente a construo dos amplificadores operacionais feita com transistores, resistores e capacitores conforme a figura. Porm dentro de seu estudo tudo isso ser resumido em um nico smbolo dentro de um circuito integrado.

Para comear, os circuitos integrados (C.I.s), ou popularmente chips, so dispositivos eletrnicos construdos a base de material semicondutor envolvidos por um encapsulamento dotado de conectores externos (patas do C.I.). O encapsulamento mais comum e simples de manipular o DIP (Dual In-line Package) que ser o utilizado durante a disciplina. Porm, tambm existem vrios outros tipos de encapsulamento, como o QFN em destaque na figura.

Os componentes DIP so classificados como (Through Hole), ao contrrio dos QFN (Quad Flat No leads) que so classificados como SMD (Surface Mount Device dispotivo de montagem em superfcie), sendo alguns deles passveis de soldagem manual e outros somente de soldagem robotizada. Todo circuito integrado possui uma inscrio em sua parte superior que descreve seu nome e consequentemente sua funo. O circuito amplificador operacional utilizado nesta disciplina chama-se LM741, da empresa americana National Semiconductor Corporation. Este circuito possui o encapsulamento DIP de 8 pinos. SIMBOLOGIA Assim como qualquer outro componente eletrnico, o AO possui um smbolo que o representa. (1) Entrada Inversora ( ); (2) Entrada No-Inversora ( ); (3) Sada ( ); (4) Alimentao ( ); (5) Alimentao ( );

ALIMENTAO A primeira caracterstica a ser destacada de um operacional, que eles so circuitos que devem ser alimentados por fontes simtricas. Fontes simtricas nada mais so do que fontes que se consegue fornecer tenses positivas e negativas. Uma fonte deste tipo pode ser montada usando duas baterias em srie e usando a conexo de srie entre elas como referncia (GND). No exemplo da figura se mostra como seria construda uma fonte simtrica de 9V.

Os operacionais tm dois pinos de alimentao ( ) para receber a alimentao positiva e ( ) para receber a alimentao negativa. No LM741 estes valores podem ser entre +/- 5V a +/- 18V, porm em nossa bancada os valores sero tipicamente -12V e +12V. Isto proporciona ao amplificador operacional a possibilidade de trabalhar com corrente contnua ou corrente alternada alm de ser til para a inverso de sinais. Porm, alguns amplificadores operacionais tambm so habilitados para trabalhar com tenses somente positivas, como por exemplo, conectando ( ) e ( ).

O AMPLIFICADOR OPERACIONAL NA PRTICA O circuito LM741 possui um encapsulamento DIP de 8 pinos conforme o esquema. Os pinos (1), (5) raramente sero utilizados o pino (8) nunca utilizado. (1) Ajuste de offset (2) Entrada Inversora ( ) (3) Entrada No-Inversora ( ) (4) Alimentao negativa V (-12V) (5) Ajuste de offset (6) Tenso de Sada ( ) (7) Alimentao positiva +V (+12V) (8) No conectado

Os pinos de um CI como este possuem nmeros e a contagem feita conforme a figura. Lembre-se sempre que o pino 1 de um circuito integrado aquele que est prximo ao furo de marcao, ou o primeiro esquerda do chanfro de marcao. O ajuste de offset necessrio quando aparece uma tenso indevida na sada do operacional. Acontece mais quando se trabalha com sinais de tenso contnuos. Para esta calibrao o procedimento que deve ser adotado : 1) Conecte as duas entradas inversora e no-inversora no terra; 2) Conecte um potencimetro de 10K entre os pinos (1) e (5) e conecte o fio do meio do potencimetro na tenso V (Ex.: -12V); 3) Conecte um voltmetro na sada do operacional e regule a tenso lida para 0V girando o potencimetro;

Internamente, o LM741 possui um nico amplificador operacional, porm existem outros modelos comerciais, como o LM324, que concentram quatro operacionais em um nico circuito. MODELO DE UM AMPOP O funcionamento de um amplificador operacional definido em estgios, e seu diagrama de funcionamento pode ser representado pelo esquema abaixo.

Matematicamente a operao genrica de um operacional traduzida como: ( )

Sendo assim, o funcionamento dos A.O.s se resume a gerar uma tenso de sada , proporcional a diferena das tenses ( ), multiplicado por um ganho G. Sendo este ganho escolhido externamente atravs de resistores e da configurao de funcionamento do operacional. Exemplo: Se G = 2, qual o valor da tenso Vo na sada do operacional? ( ) .

A limitao de tenso se d pelo que chamamos de saturao. A saturao da sada um fenmeno que ocorre quando o ganho aplicado tenso diferencial de entrada ultrapassa os limites de alimentao do circuito, isto :

Em termos de grfico, o que se tem :

O limite de corrente se d pela construo interna do amplificador operacional e varia para cada modelo. No caso do LM741 o limite de corrente no pino de sada de 25mA.

CARACTERSTICAS DE UM AMPOP Os amplificadores operacionais apresentam algumas caractersticas que devem ser conhecidas. Dentre elas as que um amplificador ideal, ou seja um que no existe na prtica, apresentaria seriam: Impedncia (resistncia) de entrada infinita; Impedncia de sada nula; Ganho de tenso infinito; Tempo de resposta nulo taxa de variao (Slew-Rate);

IMPEDNCIA DE ENTRADA Esta caracterstica responsvel por reduzir os efeitos do acoplamento entre o amplificador operacional e um circuito externo, de onde sero fornecidas as tenses V+ e V . Trata-se de uma alta resistncia na entrada dos pinos, que impede que o circuito do amplificador drene (puxe) corrente para dentro dele, evitando quedas de tenso e outros efeitos que interfiram na etapa diferencial de entrada. O valor dessa resistncia para um amplificador ideal, seria infinita, porm como isto no possvel o que se consegue atingir so valores na ordem dos M. Para o circuito integrado LM741 isto gira em torno da ordem de 2M. A conseqncia direta da alta impedncia de entrada que os pinos do operacional no geram nem consomem corrente, esta uma observao importante para entender o equacionamento que envolve os A.O.s. Internamente, isto acontece pois as entradas so aplicadas nas bases de transistores, que como caracterstica possuem baixas correntes.

IMPEDNCIA DE SADA A impedncia de sada ideal seria nula. Isto significa que se teria na sada do operacional uma fonte ideal de tenso, no importando o valor de corrente drenado pelo circuito a frente do amplificador. Na prtica, este valor gira em torno de 50 para o LM741, mas mesmo assim o operacional possui limitaes de tenso e corrente na sada. GANHO DE TENSO Ganho de tenso definido como G, j visto anteriormente. Ele pode ser interpretado como a relao entre a tenso de sada do operacional pela tenso diferencial de entrada, isto : ( )

Em um amplificador ideal, este ganho no teria limite, sendo infinito. Entretanto na prtica este valor mximo fica na ordem de . SLEW-RATE Esta caracterstica determina a velocidade de resposta na sada de um operacional. definida como a taxa mxima de variao da tenso na sada de um Amp-Op por um intervalo de tempo. O slew rate (SR) medido em V/s. No LM741 o SR da ordem de 0,5V/s. Esta taxa mede a demora que o amplificador tem para entregar um valor de tenso em sua sada. Imagine que a partir de uma entrada qualquer, o operacional deve entregar 10V em sua sada. A tenso na ir variar de forma crescente de 0V at 10V, sendo que idealmente isto aconteceria instantaneamente, entretanto na prtica isso demanda um tempo .

Exemplo: Para uma taxa de 0,5V/s, qual o tempo que demora a reproduo na sada de um sinal de 10V.

Como se trata de valores de tempo muito pequenos, esta caracterstica s tem efeito quando o amplificador utilizado em sinais de alta frequncia, sendo que o efeito observado seria algo do tipo:

MODOS DE OPERAO Os amplificadores operacionais podem ser configurados para operar basicamente em trs modos diferentes que sero rapidamente descritos abaixo. SEM REALIMENTAO (MALHA-ABERTA) Esta a configurao que no utiliza nenhuma regulagem para o ganho do amplificador operacional, fazendo com que este utilize o ganho de fbrica (G = 100000). Este modo de operao tem como consequncia gerar no pino de sada sempre uma tenso saturada. O esquema bsico para esta configurao est na figura.

Comumente se denomina tambm a operao em malha-aberta, como a configurao de comparador, onde o operacional compara as tenses aplicadas em sua entrada inversora ( ) e no-inversora ( ) gerando um sinal na sada ( ) que indica qual sinal de tenso maior. Na configurao de comparador o que acontece basicamente: { Onde , dependendo da fonte simtrica usada para alimentar o circuito. Isto acontece porque usando a equao genrica do amplificador o que se tem : ( ) e multiplicada

Para um ganho alto (G=100000), qualquer diferena mnima entre por G = 100000, leva a sada para a regio de saturao.

Esta configurao bastante utilizada em circuitos lgicos envolvendo amplificadores, podendo ser associada a sensores diversos para ativao de cargas (rels, contatores) e indicadores como LEDs e outros. COM REALIMENTAO NEGATIVA Nas configuraes com realimentao negativa, o ganho do amplificador operacional pode ser regulado atravs de resistores, reaplicando a sada do operacional em sua entrada inversora. Por isto tambm chamado modo de operao em malha-fechada. Este modo mais utilizado para circuitos de converso e transmisso de sinais e as possveis configuraes com este tipo de realimentao sero estudadas posteriormente na disciplina. O circuito bsico que caracteriza a realimentao negativa :

COM REALIMENTAO POSITIVA Na realimentao positiva a sada do operacional realimentada na entrada noinversora. Esta uma configurao que gera a instabilidade na sada do operacional, e por isso utilizada para construo de circuitos osciladores. Porm, em nosso estudo o foco dessa configurao ser em seu uso para gerao de histerese no chamado comparador regenerativo ou Schmitt Trigger, aplicao permite a construo de controladores ON-OFF usando amplificadores operacionais.

EXERCCIOS: Encontre a sada , para os circuitos abaixo. Todos esto em malha-aberta, alimentados com uma fonte simtrica de 12V:

Anda mungkin juga menyukai