Anda di halaman 1dari 5

Processo de conhecimento

Jurisdio: a atividade do Estado de resolver conflitos atravs do seu poder judicirio. A lei no excluir do poder judicirio leso ou ameaa a direito. O Estado inerte, desta forma, deve ser provocado para resolver os conflitos. Para isso a parte de utilizar-se do seu direito de ao. Direito de ao: o direito que a parte tem de receber do Estado uma resposta para seu conflito com anlise de mrito. Para isso necessrio que existam as condies da ao. Condies da Ao: LIP Legitimidade ad causam - a titularidade de relao com o interesse em conflito. Interesse de agir (necessidade e adequao) a necessidade de ir a juzo para obter a medida e adequao da forma escolhida para tanto. Possibilidade Jurdica do Pedido No proibio, pelo ordenamento, de sua concesso. Processo: O processo o instrumento da jurisdio, o meio pelo qual o Estado atua, pelo qual o Estado exerce a atividade jurisdicional. O processo no tem um fim em si mesmo. Legitimidade: Ordinria quando o titular da relao material a mesma pessoa que figura na relao processual. Extraordinria Quando h substituio processual - em vez de estar em juzo o alegado titular, outrem, autorizado por lei, prope a ao em nome prprio para defesa do direito alheio. Ex. MP Capacidade: De ser parte: Todos De estar em juzo: S os maiores e capazes Elementos da ao: Partes quem pede e contra quem se pede Causa de Pedir fatos e fundamentos jurdicos do pedido Pedido Pode ser mediato e imediato Pedido Imediato: o provimento jurisdicional (declarar, condenar, etc) Pedido mediato: o bem da vida que se quer.

Litisconsrcio: Reunio de pessoas na mesma posio processual (autor ou ru). Quanto ao plo o litisconsrcio pode ser: - Ativo - Passivo - Misto Quanto ao momento de formao: - Inicial: indicado logo na inicial - Ulterior: ocorre por meio de alguma das modalidades de interveno de terceiro. Quanto obrigatoriedade de formao: - Facultativo: A participao dos envolvidos opcional nos seguintes casos: Ocorre comunho de direitos ou obrigaes; Obrigaes ou direitos derivam do mesmo fundamento de fato ou de direito; H conexo entre as causas, seja pelo objeto, seja pela causa de pedir; H afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito. - Necessrio: Todos os envolvidos devem participar do processo, seja por imposio legal, seja pela natureza do objeto. Litisconsrcio Multitudinrio: o desmembramento do feito em tantos outros quanto se faa necessrio para que ocorra a soluo do litgio. Verifica-se quando o nmero de litigantes for tal que cause tumulto no processo.

INTERVENO DE TERCEIROS D-A-C-O-N Denunciao da Lide Assistncia (simples e litisconsorcial) Chamamento ao Processo Oposio Nomeao a Autoria

Assistncia a modalidade de interveno de terceiros na qual o assistente tem interesse na vitria de uma das partes e vai entrar no feito assistindo uma das partes. Ex. A aluga casa para B, que celebra contrato de sublocao com C. C paga, mas B no paga. A prope ao de despejo contra B. C no parte, mas ser afetado pelo resultado da deciso. Assim, vemos que o assistente tem que ter relao com uma das partes. Essa relao tem que ser diferente da relao que est sendo discutida no juzo (se fosse a mesma, no seria assistente, seria parte). Cabe assistncia em todos os processos e procedimentos, exceto no juizado especial cvel e no processo de execuo. O assistente pode ingressar no feito em qualquer momento, mas recebe o processo no estado em que se encontrar. Esse o assistente simples. Assistente litisconsorcial o titular do direito discutido em juzo, mas que ingressou no feito em um momento posterior propositura da demanda e por esta razo assim chamado. No parte. Parte quem ingressou no comeo, quem ingressou depois assistente litisconsorcial. Ex. condminos que estavam viajando, movido processo e s um deles que se encontrava no Brasil responde ao processo em nome de todos. Quando voltam, os demais condminos, se ingressarem no feito, sero assistentes litisconsorciais. Ao assistente litisconsorcial aplicam-se todas as disposies relativas ao assistente simples. Oposio O opoente pretende obter para si, no todo ou em parte, o bem ou o direito que objeto de discusso em juzo. Parte-se da premissa de que existe um processo e que nesse processo existe a disputa de um bem. Ex. disputa de um carro por A e B. O individuo C impetra oposio contra ambos dizendo que o carro no nem de A, nem de B, mas sim dele. Natureza jurdica da oposio: Natureza jurdica de alguma coisa o que essa coisa significa para o direito. Oposio uma das modalidades de interveno de terceiro. Oposio tambm uma ao (tem que ter petio inicial, nos termos do art. 282, CPC) em que o opoente demanda os opostos (A e B). A oposio tem que ser antes da prolao da sentena. A oposio s cabe no processo de conhecimento, pelo procedimento comum ordinrio. A ao de embargos de terceiro no interveno de terceiro, ao de procedimento especial. Ex. penhora de casa do devedor. Por erro foi penhorado o bem de pessoa diversa. Para liberar o bem, essa pessoa ingressa com a ao de embargos de terceiro. Ex.2 - meao do cnjuge. Ex.3 - compromisso de compra e venda no registrado, quando se penhora a casa vendida. Nomeao autoria Serve para correo do plo passivo.

diferente da ilegitimidade passiva, porque na ilegitimidade passiva o autor indicou a pessoa errada. Na nomeao autoria o autor no sabe ao certo quem o ru. Quem nomeia a autoria o: - detentor de coisa alheia - cumpridor de ordens/instrues de terceiros Detentor aquele que se comporta como se fosse dono da coisa. A posse e a propriedade tm proteo legal, a deteno no. Quem procede nomeao o ru, chamado de nomeante. S admissvel no procedimento comum ordinrio. A nomeao feita por simples petio. O nomeante no precisa apresentar resposta. Chamamento ao processo Amplia os limites subjetivos da lide: aumenta o nmero de partes no processo. Cabimento: - solidariedade - fiana Na nomeao tenho troca, no chamamento tenho ampliao. Na solidariedade pede-se a citao dos demais legitimados para que tambm respondam ao processo. Fiana - para chamar o devedor principal ou outros fiadores. O chamamento tem que ser efetuado no prazo para resposta, tem que ser feito pelo ru, s admitido nos procedimentos sumrio e ordinrio. Denunciao da lide a ao de regresso, ajuizada por qualquer das partes, durante o curso de uma demanda, para o caso de perd-la. Ex. caso da TV a cabo que corta antena coletiva, onde o condomnio cobra da professora o valor cobrado para consert-la, ela no paga e o condomnio a processa. Nessa ao, a professora faz a denunciao da lide empresa de TV a cabo. O denunciante, quando perde, nasce o direito de regresso contra o denunciado. A denunciao consiste na possibilidade de uma das partes j ir assegurando o seu direito de regresso, na eventualidade dele nascer. Ex. da seguradora. Demandar contra quem bateu no meu carro e tambm contra a seguradora. Quando a denunciao obrigatria, isso significa que a parte est proibida de exercer o direito de regresso fora da denunciao. o caso do inciso primeiro do art. 70, CPC. Art. 70, I, CPC - Evico Evico a perda do uso, da posse ou da propriedade de um bem, em virtude de uma sentena que o atribui a outrem. Momento da denunciao: - o autor deve denunciar na petio inicial - Ru - na resposta.

COMPETNCIA

1 Foro comum (obrigaes em comum): domiclio do ru 2 Local dos Fatos: Ao de reparao de dano Ao em que for ru o administrador ou gestor de negcios alheios.

3 Local dos fatos ou domiclio do autor: Ao de reparao de dano sofrido por delito ou acidente de veculos.

4 Domiclio de Certas pessoas Ao com ru incapaz: domiclio do representante legal; Aes de Separao, Divrcio, nulidade de casamento: Domicilio da mulher; Aes de Alimentos: Domicilio do alimentado.

5 Foro da situao da coisa Local do Imvel: Ao real imobiliria e possessria

Anda mungkin juga menyukai