Anda di halaman 1dari 3

Para colocar no Power Point : O QUE FAZER NA ESCOLA ? A) Desconsiderar as contribuies da cincia lingustica e levar adiante a noo de erro.

Insistir no ensino da gramtica normativa e da norma-padro como a nica forma certa de uso da lngua . B) Aceitar as contribuies da cincia lingustica e desprezar totalmente a antiga noo de erro, substituindo-a pelos conceitos de variao e mudana. C) Reconhecer que a escola o lugar de interseo inevitvel entre o saber cientfico e o senso comum, e que isso deve ser empregado em favor do estudante e da formao de sua cidadania.

A ESCOLA ENTRE A CINCIA E O SENSO COMUM Os comportamentos sociais no so ditados pelo conhecimento cientfico, mas por outra ordem de discursos e saberes; A Sociolingustica ensina que onde tem variao lingustica , tem avaliao social (do certo ao errado, do bonito ao feio); inegvel a existncia de uma demanda social pela lngua certa pois ela identificada como instrumento que permite o acesso aos poderosos;

_____________________________________________________________

RECONHECER O SENSO COMUM, MAS TAMBM LUTAR CONTRA ELE, SE FOR O CASO preciso conhecer, descrever e combater os componentes do senso comum que funcionam como instrumento de represso, discriminao social, humilhao e at mesmo violncia fsica; Ao educador, principalmente, cabe o comprometimento com essas aes.

POR UMA REEDUCAO SOCIOLINGUSTICA Cabe aos professores de portugus o trabalho de reeducao sociolingustica de seus alunos; Mas o que a reeducao sociolingustica? uma proposta de pedagogia da variao lingustica que leva em conta as conquistas da cincia da linguagem mas, tambm, as dinmicas sociais e culturais em que a lngua esta envolvida. Por que reeducao ? Transformar os conhecimentos pr-existentes e saber formalizado ; Mostrar que toda manifestao verbal est sujeita ao julgamento social; Fazer compreender que a lngua instrumento de controle social; E que a fala comunica mais coisas que o contedo de sua mensagem Porque Sociolingustica ? Porque atravs dela que o aprendiz conhecer os juzos de valor sociais que pesam sobre cada uso da lngua;

COMO REEDUCAR ? Promover a autoestima lingustica dos alunos, dizer-lhes que eles sabem portugus e que a escola vai ajudar a desenvolver mais ainda; Levar o aluno a tomar conscincia da escala de valores que existe na sociedade com relao ao uso da lngua; Ampliar o repertrio comunicativo do aluno; Conscientizar o alunado de que a lngua usada como elemento de promoo social e tambm de represso e discriminao; Trabalhar a insero plena dos alunos na cultura letrada, por meio de prtica ininterruptas da escrita e leitura; Promover o reconhecimento da diversidade lingustica como riqueza da nossa cultura.

No se pode esquecer que :


Todo este processo passa antes pela reeducao sociolingustica do professorado

Anda mungkin juga menyukai