Anda di halaman 1dari 20

Leia o texto a seguir completando mentalmente as lacunas

1. O papa Joo Paulo II disse ontem, dia de seu 77 aniversrio, que seu desejo 2. "ser melhor". ................. reuniu-se na igreja romana de Ant'Attanasio com 3. um grupo de crianas, uma das quais disse: "No dia do meu aniversrio 4. minha me sempre pergunta o queeu quero.E voc, o que quer? ................. 5. respondeu: "Ser melhor". Outro menino perguntou a ..................... que 6. presente gostaria de ganhar neste dia especial. "A presena das crianas me 7. basta", respondeu ............................ . Em seus aniversrios, ............... 8. costuma compartilhar um grande bolo, preparado por irm Germana, sua 9. cozinheira polonesa, com seus maiores amigos, mas no sopra as velinhas, 10. pois este gesto no faz parte das tradies de seu pas, a Polnia. Os 11. convidados mais freqentes a compartilhar nesse dia a mesa com................ 12. no Vaticano so o cardeal polons Andr Marie Deskur e o engenheiro 13. Jerzy Kluger, um amigo judeu polons de colgio. Com a chegada da 14. primavera, .............. parece mais disposto. .............. deve visitar o Brasil na 15. primeira quinzena de outubro. Agora complete as lacunas com o aniversariante O Pontfice Joo Paulo II O Sumo Pontfice O Santo Padre o Papa Como voc pode constatar, a palavra "papa" foi substituda vrias vezes pelas palavras e expresses acima indicadas. Essas substituies evitam a repetio pura e simples da mesma palavra e propiciam o desenvolvimento contnuo ou o encadeamento semntico do texto, na medida em que se recupera numa frase ou passagem um termo ou idia presente em outra. O pronome "seu(s)" (linhas 1 e 7) tambm recupera semanticamente a expresso "papa Joo Paulo II", assim como "este gesto" recupera "sopra as velinhas"; "nesse dia", o "dia do aniversrio do Papa". Assim, um texto no uma unidade constituda por uma soma de sentenas ou por um amontoado catico de palavras e frases. Os enunciados, os segmentos do texto esto estritamente interligados entre si; h conexo entre as palavras, entre as frases, entre os pargrafos e as diferentes partes. H encadeamento semntico. Diz-se, pois, que um texto tem COESO quando seus vrios elementos esto organicamente articulados entre si, quando h concatenao entre eles.

2. Mecanismos de coeso A lngua possui amplos recursos para realizar a coeso. Eis os principais.

2.1 Coeso por referncia Exemplo: Joo Paulo II esteve em Porto Alegra. Aqui, ele disse que a Igreja continua a favor do celibato. Onde "aqui" retoma "Porto Alegre", e "ele" retoma "Joo Paulo II". Os elementos de referncia no podem ser interpretados por si mesmos; remetem a outros itens do texto, necessrios a sua interpretao. So elementos de referncia os pronomes pessoais (ele,ela, o, a, lhe, etc.), possessivos (meu, teu, seu, etc.), demonstrativos (este, esse aquele, etc.) e os advrbios de lugar (aqui, ali, etc.).

2.2 Coeso por elipse Exemplo: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, disse que a Igreja continua a favor do celibato. Onde = a Joo Paulo II, ou seja, o leitor, ao ler, ao ler o segmento B, se depara com o verbo disse e, para interpretar seu sujeito, tem que voltar ao segmento A e descobrir que quem disse foi Joo Paulo II.

2.3 Coeso lexical 2.3.1 Coeso lexical por sinnimo Exemplo: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Na capital gacha, o papa disse que a Igreja continua a favor .... Onde "Porto Alegre" = "capital gacha" e 'Joo Paulo II" = "papa" A coeso lexical permite quele que escreve manifestar sua atitude em relao aos termos, Compare as verses: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, Sua Santidade disse que a Igreja ... Joo Paulo II esteve ontem em Varsvia. L, o inimigo do comunismo afirmou ... Rui Barbosa, na sua magistral conferncia sobre Oswaldo Cruz, em 1917, nos d lies acabadas da arte da sinonmia.

Santo Presente

(Zero Hora, 19/05/1997) Para dizer febre amarela, por exemplo, empregou todas estas expresses sinnimas: vmito negro, a praga amarela, estigma desastroso, contgio brasileiro, o mesmo flagelo, germe amarlico, a tenaz endemia, a prega, a terrvel doena, o contgio homicida, calamidade exterminada, a devoradora calamidade, a maligna enfermidade, essa desgraa, a terrvel coveira, infeco xantognica, esse contagio fatal ... nada menos que dezessete formas e recursos para evitar a repetio enfadonha. Referindo-se aos ratos, eis a srie por ele excogitada: rataria, rasteira e abjeta famlia, esses vilssimos roedores, essa espcie roaz, ral inumervel, raa insacivel dos murdeos. Mencionando o fato da morte assim resolve Rui o problema da no repetio de termos: a clera-mrbus deu morte ... a peste negra roubou 25 milhes de indivduos Europa ... dessa calamidade apenas escaparam um tero dos habitantes ... o nmero dos sepultados excede o dos sobreviventes ... de vinte mal se salvam duas pessoas ... no Hotel-Dieu expiram quinhentos ... para servirem de sepulcrrio aos corpos que nos cemitrios j cabem ... Paris registra cinqenta, Londres cem mil bitos ... A Itlia perde a metade de sua populao ... vinte cinco milhes, pelo menos, desaparecem ... se diz haver arrebatado ao gnero humano cem milhes de vidas. Onze recursos de sinonmia num trecho de 34 linhas apenas! (LEITE, Ulhoa Cintra Marques. "Novo Manual de Redao e Estilo", Rio de Janeiro, 1953)

A substituio de um nome prprio por um nome comum se processa muitas vezes mediante a antonomsia. Trata-se de um recurso que expressa um atributo inconfundvel de uma pessoa, de uma divindade, de um povo, de um pas ou de uma cidade. Veja os exemplos. Castro Alves - O Poeta dos Escravos Gonalves Dias - O Cantor dos ndios Jos Bonifcio - O Patriarca da Independncia Simon Bolvar - O Libertador Rui Barbosa - O guia de Haia Jesus cristo - O Salvador, o nazareno, o Redentor dipo - O Vencedor da Esfinge tila - O Flagelo de Deus Aquiles - O Heri de Tria

D. Quixote - O Cavaleiro de Triste Figura Cuba - A Prola das Antilhas Veneza - A rainha do Adritico Jerusalm - O Bero do Cristianismo Egito - O Bero dos Faras sia - O Bero do Gnero Humano Lenidas - O Heri das Termpilas Slon - O Legislador de Atenas Moiss - O Legislador dos Judeus Hipcrates - O Pai da Medicina Herdoto - O Pai da Histria Jos de Alencar - O Autor de Iracema Raimundo Correa - O Autor de As Pombas Vnus - A Deusa da Beleza

2.3.2 Coeso lexical por hipernimoe Muitas vezes, neste tipo de coeso, utilizamos sinnimos superordenados ou hipernimos, isto , palavras que correspondem ao gnero do termo a ser retomado. Exemplo:

Gnero Mesa mvel Faca talher Termmetro instrumento Computador equipamento Enceradeira eletrodomstico

Exemplo: Acabamos de receber 30 termmetros clnicos. Os instrumentos devero ser encaminhados ao Departamento de Pediatria.

2.3.3 Coeso lexical por repetio do mesmo item

Exemplo: O papa viajou pelo Brasil. O papa reuniu nas capitais grande multido de admiradores.

2.4 Coeso por substituio A coeso por substituio consiste na colocao de um item num lugar de outro segmento. Exemplo: O papa ajoelhou-se. As pessoas tambm. O papa a favor do celibato. Mas eu no penso assim. O papa ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo.

3. Observao de textos Melhor do que teorizar sobre o assunto, com definies e classificaes, OBSERVAR os textos, conforme convico exposta no captulo "Como desenvolver a competncia textual", que embasa a proposta deste "Guia de Produo Textual". A melhor escola a leitura inteligente de textos modelares.

3.1 Leia o texto a seguir completando mentalmente as lacunas.

Uma cocheira para dois

David Coimbra - (Zero Hora, 28/3/1996) Algumas pessoas tm a sensibilidade de um cavalo. So poucas, porm. Nem todas demonstram tanta ternura quanto ...................... que se equilibram sobre quatro ferraduras. E s vsperas de um grande acontecimento do mundo ...... , como o GP Bento Gonalves do prximo domingo, eles se tornam ainda mais dados a melindres, tais so os mimos que lhes dispensam cavalarios, proprietrios, jqueis e treinadores. ........... so carentes. Nada pior para eles do que a solido. Precisam de uma companhia. Qualquer uma. Outros ......... , se possvel. No sendo, se contentam com uma ovelha, um galo-de-briga, at um radinho de pilha. Em ltimo caso, serve um espelho para lhes dar a iluso de que no esto ss no escuro da cocheira. O ........ ingls Dani Angeli, trs anos de idade, se afeioou especialmente a uma .................. que vive no Grupo de Cocheiras Clvis Dutra, na Vila Hpica do Cristal.

Quando ............ no est por perto, ................ fica inquieto. No dorme sem ela. Uma noite longe da ............... significa uma noite de insnia, de ranger nostlgico de dentes e patadas nervosas na forragem que lhe serve como leito. Ao raiar da manh, o cavalario o encontra irreconhecvel, estressado, incapaz de enfrentar um dia de trabalho ............... e a ovelhinha dormem juntos, passeiam diariamente lado a lado e at quando ele viaja para disputar alguma prova fora do Estado ela precisa ir junto. Sem .................... Dani Angeli no ningum.

3.2 Agora observe os mecanismos de coeo. 3.2.1 - Coeso lexical por sinnimos

Complete as lacunas com - a companheira encaracolada - a amiga lanuda - ovelhinha que substituem a palavra "ovelha". Complete as lacunas com - puro sangue - esses espritos suscetveis - eqino que substituem a palavra "cavalo(s)". 3.2.2 - Coeso lexical por repetio do mesmo item

Complete as lacunas com - cavalos - cavalos - Dani Angeli Que efeito estilstico decorre da substituio de "ovelha" por "ovelhinha", "a companheira encaracolada" e "a amiga lanuda"? Em outras palavras, que atitude o autor do texto expressa mediante tais substituies? 3.2.3 - Coeso lexical por referncia

Circule os pronomes que se referem a "ovelha". Sublinhe os pronomes que se referem a "cavalo". 3.2.4 - Coeso por elipse * Identifique os elipses em

- Precisam de uma companhia - ... se contentam com uma ovelha ... - ... no esto ss no escuro da cocheira - No dormem sem ela - ... passeiam diariamente lado a lado

3.3 Complete mentalmente as lacunas do texto a seguir

Duas trajetrias nada edificantes

Augusto Nunes - (Zero Hora, 11/04/1996) No so poucas as semelhanas entre Alphonse Capone e Frnando Collor de Mello - a comear pelo prenome inspirado no mesmo antropnimo originrio do Latim. ............ nasceram em famlias de imigrantes ........ teve ascendncia italiana, o ............... descende de alemes, ... sempre apreciaram charutos, noitadas alegres, usque, veres em Miami, ternos bem cortados, companhias suspeitas e largos espaos na imprensa. ............... quanto .................... chegaram ao poder muito jovens. E dele acabaram apeados por excesso de confiana: certos de que as asas da impunidade estariam eternamente abertas sobre seus crimes, no trataram com o devido zelo da remoo de todas as pistas. Mais de 60 anos depois da priso de Al Capone, Fernando Collor acaba de tropear na mesma armadilha que destruiria a carreira e a fortuna do ............. . Dono de um pronturio escurecido por assassinatos, seqestros, roubos e outras violncias, ....... foi trancafiado num catre pela prtica de um delito bisonho para um .................. do seu calibre: sonegao de impostos. Dono de uma folha corrida pontilhada de proezas nada edificantes, ............... enredou-se nesta semana na malha fina da Receita Federal. Depois de ter driblado acusaes bem mais pesadas, ................ ir para a cadeia se no pagar R$ 8 milhes de impostos atrasados. Caso consiga o dinheiro, seguir em liberdade. Mas ter fornecido outra evidncia de que saiu do Palcio do Planalto muito mais rico do que era quando ali chegou.

3.4 Agora, complete as lacunas com

- o primeiro - o segundo - ambos - um e outro - Tanto o rei do crime em Chicago - o ex-presidente - Capone - Collor - legendrio Scarface - gnster

3.5 Observe, finalmente, o terceiro texto completando as lacunas com

- Ribamar - O autor de "Marimbondos de Fogo" - ex-presidente da Repblica - as beldades

Erva e marimbondos

(Zero Hora, 18/04/1996) A rainha e princesas da Feira Nacional do Chimarro, de Venncio Aires, animaram a manh do presidente do Senado, Jos Sarney, ontem. .................... convidado especial da Fenachim, que se realiza de 3 a 12 de maio. Ciceroneadas pelo governador Antnio Britto, ................. entregaram um pacote de boa erva ao .......... . No ser de grande proveito. Natural do Maranho e eleito pelo Amap, ...................... est mais acostumado com gua de coco

A metfora acima representa de forma bastante eficaz o sentido de coeso, assim como as partes que compem a estrutura de um edifcio devem estar bem conectadas, bem amarradas , as vrias partes de uma frase devem se apresentar bem amarradas , para que o texto cumpra sua funo primordial ? veculo de articulao entre o autor e seu leitor.

A coeso essa amarrao entre as vrias partes do texto, ou seja, o entrelaamento significativo entre declaraes e sentenas. Existem, em Lngua Portuguesa, dois tipos de coeso: a lexical e a gramatical. A coeso lexical obtida pelas relaes de sinnimos, hipernimos, nomes genricos e formas elididas. J a coeso gramatical conseguida a partir do emprego adequado de artigo, pronome, adjetivo, determinados advrbios e expresses adverbiais, conjunes e numerais. Seguem alguns exemplos de coeso: Perfrase ou antonomsia - expresso que caracteriza o lugar, a coisa ou a pessoa a que se faz referncia Ex.: O Rio de Janeiro uma das cidades mais importantes do Brasil. A cidade maravilhosa conhecida mundialmente por suas belezas naturais, hospitalidade e carnaval. Nominalizaes - uso de um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. Tambm pode ocorrer o contrrio: um verbo retomar um substantivo j enunciado. Ex.: A moa foi declarar-se culpada do crime. Essa declarao, entretanto, no foi aceita pelo juiz responsvel pelo caso. / O testemunho do rapaz desencadeou uma ao conjunta dos moradores para testemunhar contra o ru. Palavras ou expresses sinnimas ou quase sinnimas - ainda que se considere a inexistncia de sinnimos perfeitos, algumas substituies favorecem a no repetio de palavras. Ex.: Os automveis colocados venda durante a exposio no obtiveram muito sucesso. Isso talvez tenha ocorrido porque os carros no estavam em um lugar de destaque no evento. Repetio vocabular - ainda que no seja o ideal, algumas vezes h a necessidade de repetir uma palavra, principalmente se ela representar a temtica central a ser abordada. Deve-se evitar ao mximo esse tipo de procedimento ou, ao menos, afastar as duas ocorrncias o mais possvel, embora esse seja um dos vrios recursos para garantir a coeso textual. Ex.: A fome uma mazela social que vem se agravando no mundo moderno. So vrios os fatores causadores desse problema, por isso a fome tem sido uma preocupao constante dos governantes mundiais. Um termo sntese - usa-se, eventualmente, um termo que faz uma espcie de resumo de vrios outros termos precedentes, como uma retomada. Ex.: O pas cheio de entraves burocrticos. preciso preencher uma enorme quantidade de formulrios, que devem receber assinaturas e carimbos. Depois de tudo isso, ainda falta a emisso dos boletos para o pagamento bancrio. Todas essas limitaes acabam prejudicando as relaes comerciais com o Brasil. Pronomes - todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referncia a termos ou

expresses anteriormente empregados. Para o emprego adequado, convm rever os princpios que regem o uso dos pronomes. Ex.: Vitaminas fazem bem sade, mas no devemos tom-las sem a devida orientao. / A instituio uma das mais famosas da localidade. Seus funcionrios trabalham l h anos e conhecem bem sua estrutura de funcionamento. / A me amava o filho e a filha, queria muito tanto a um quanto outra. Numerais - as expresses quantitativas, em algumas circunstncias, retomam dados anteriores numa relao de coeso. Ex.: Foram divulgados dois avisos: o primeiro era para os alunos e o segundo cabia administrao do colgio. / As crianas comemoravam juntas a vitria do time do bairro, mas duas lamentavam no terem sido aceitas no time campeo. Advrbios pronominais (classificao de Rocha Lima e outros) - expresses adverbiais como aqui, ali, l, acol, a servem como referncia espacial para personagens e leitor. Ex.: Querido primo, como vo as coisas na sua terra - A todos vo bem - / Ele no podia deixar de visitar o Corcovado. L demorou mais de duas horas admirando as belezas do Rio. Elipse - essa figura de linguagem consiste na omisso de um termo ou expresso que pode ser facilmente depreendida em seu sentido pelas referncias do contexto. Ex.: O diretor foi o primeiro a chegar sala. Abriu as janelas e comeou a arrumar tudo para a assemblia com os acionistas. Repetio de parte do nome prprio - Machado de Assis revelou-se como um dos maiores contistas da literatura brasileira. A vasta produo de Machado garante a diversidade temtica e a oferta de variados ttulos. Metonmia - outra figura de linguagem que bastante usada como elo coesivo, por substituir uma palavra por outra, fundamentada numa relao de contigidade semntica.

Para que um texto apresente coeso, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas s outras, formando um fluxo lgico e contnuo. Quando um texto est coeso, temos a sensao de que sua leitura se d com facilidade. Dispomos de vrios mecanismos para conectar e relacionar as partes de um texto. Abaixo, citamos os principais: 1. Coeso referencial Alcanamos a coeso referencial utilizando expresses que retomam ou antecipam nossas ideias: y onde: indica a noo de "lugar" e pode substituir outras palavras. So Paulo uma cidade onde a poluio atinge nveis muito altos. [No caso, "onde" retoma a palavra "cidade".]

y cujo: pode estabelecer uma relao de posse entre dois substantivos. Raul Pompeia um escritor cujas obras lemos com prazer. y que: pode substituir (e evitar a repetio de) palavras ou de uma orao inteira. Pedro lvares Cabral descobriu o Brasil, o que permitiu aos portugueses ampliarem seu imprio martimo. y esse(a), isso: podem conectar duas frases, apontando para uma ideia que j foi mencionada no texto. O presidente de uma ONG tem inmeras funes a cumprir. Essas responsabilidades, no entanto, podem ser divididas com outros membros da diretoria. y este(a), isto: podem conectar duas frases, apontando para uma ideia que ser mencionada no texto. O que me fascina em Machado de Assis isto: sua ironia. 2. Coeso lexical Permite evitar a repetio de palavras e, tambm, unir partes de um texto. Pode ser alcanada utilizandose: y sinnimos: palavras semelhantes que podem ser usadas em diferentes contextos, mas sem alterar o que o texto pretende transmitir. O presidente do Palmeiras, Silvano Eustquio, afirmou que o time tem todas as condies para ganhar o campeonato. Segundo o dirigente, com Miudinho na zaga, o gol palmeirense ser impenetrvel. Na opinio do cartola, a torcida s ter motivos de alegria. y hipernimos: vocbulo de sentido mais genrico em relao a outro. Lucinha estava na poltrona do cinema, esperando o filme comear, quando, de repente, no assento ao lado, uma idosa desmaiou. y perfrases: construo mais complexa para caracterizar uma expresso mais simples. A vigilncia policial nos estdios de futebol sempre necessria, pois as torcidas s vezes agem com violncia. Na verdade, no mais possvel a realizao de qualquer campeonato sem a presena de elementos treinados para garantir no s a ordem, mas tambm proteger a segurana dos cidados que desejam acompanhar o jogo em tranquilidade. 3. Coeso sequencial Trata-se de estabelecer relaes lgicas entre as ideias do texto. Para tanto, utilizamos os chamados conectivos (principalmente preposies e conjunes). Veja os principais: y Consequncia (ou concluso): por isso, logo, portanto, pois, de modo que, assim, ento, por conseguinte, em vista disso. Ela muito competente, por isso conseguiu a vaga. y Causa: porque, pois, visto que, j que, dado que, como, uma vez que, porquanto, por, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a, por motivo de, por razes de. Ela conseguiu a vaga, j que muito competente. y Oposio: entretanto, mas, porm, no entanto, todavia, contudo. Paulo tinha tudo para ganhar a corrida, no entanto, no dia da prova, sofreu um acidente de carro. y Condio: se, caso, desde que, contanto que. Voc pode ir brincar na rua, desde que faa todo o dever. y Finalidade: para que, a fim de que, com o objetivo de, com o intuito de. Com o intuito de conseguir a vaga na faculdade, Slvia estudava oito horas todos os dias.

- S h coeso interfrsica quando as frases/oraes que constituem uma frase complexa estabelecem entre si relaes lgicas. - A coeso interfrsica implica muitas vezes coeso verbal/ temporal (combinao de formas verbais em tempos e modos adequados, e tambm a coeso lexical, omisso/ elipse do sujeito de uma das frases oraes, quando este o mesmo de ambas, retoma anafrica de complementos directos e/ou indirectos, deixizao de complementos e modificadores adverbiais, exprimindo circunstncias de tempo e espao. - Uma frase complexa constituda por duas proposies, podendo reescrever-se em duas frases simples. - Quando as duas frases simples tm autonomia, estabelecem entre elas uma relao de coordenao, -Quando existe dependncia de uma frase/orao relativamente a outra, estamos perante uma relao de subordinao. -Para dividir uma frase complexa em proposies, frases, oraes, atente nas formas verbais conjugadas, pois elas determinam o nmero de oraes existentes. - Descubra o valor da conjuno/ locuo conjuncional que interliga as oraes pois ela que lhe permitir classificar as oraes subordinadas. Demonstrao A- Cames decidiu escrever a epopeia Os Lusadas se o pas no atravessasse um perodo de decadncia econmica e socio-cultural. B- Cames decidiu escrever a epopeia Os Lusadas porque/ visto que/ j que o pas no atravessava um perodo de decadncia econmica e socio-cultural. A uma frase complexa com duas oraes, resultantes da articulao de duas frases simples: Cames decidiu escrever a epopeia Os Lusadas. O pas no atravessava um perodo de decadncia econmica e socio- cultural. Tem duas formas verbais conjugadas. Se a conjuno que relaciona as duas prposies / oraes. Contudo no foi a hiptese/ possibilidade do pas atravessar o perodo de decadncia econmica e socio-cultural que motivou a escrita da epopeia, essa situao um facto tido como real. Assim, a conjuno Se no permite estabelecer uma relao lgica de sentido entre as oraes, como acontece com as conjunes/ locues conjuncionais porque/ visto que/ j que presentes em B. A no tem coeso temporal/ modal, pois decidiu est no pretrito perfeito do indicativo e atravessasse no pretrito imperfeito do conjuntivo. J B, tem as duas formas verbais num tempo pretrito do modo indicativo, conseguindo a coeso temporal. As oraes iniciadas pela conjuno/ locuo no frases de sentido completo, precisando da outra orao para o concretizar. Assim as primeiras da frase so designadasde subordinantes, as segundas, subordinadas. Exerccios de treino .................................................................................................................................. ..................

Delimita as oraes que constituem cada uma das frases complexas que se seguem. Posteriormente procede sua classificao. 1- No sei se as reflexes do poeta assumem mais o contorno de crticas ou de conselhos dirigidos aos portugueses. 2- H nelas uma exortao ao patriotismo persistente que nos impressiona. 3- Como um verdadeiro poeta humanista, valoriza as capaciades do Homem, embora reconhea a fragilidade e efemeridade da vida humana. 4- Consegue mitificar o povo lusitano no s por comparao com o modelo de heri antigo mas tambm pela superlativizao do seu valor que faz submeter os deuses vontade humana. 5- Mal chegam a Moambique, Baco consegue convencer o rgulo de que os portugueses vm para subjugar o seu povo. 6- A vida dos nautas lusitanos foi to incerta no mar como na terra. 7- Para chegar ndia, o bicho da terra to pequeno ora teve de aceitar os desgnios do Cu sereno, ora se viu na obrigao de respeitar a fora da natureza. 8- A dimenso herica exemplar do povo lusada intensifica-se, quando se reconhece a pequenez humana. 9- Os portugueses sempre mostraram determinao, persistncia e coragem, por conseguinte tornaram-se de tal forma grandes que conseguiram feitos incompravveis. 10- Houve, porm, quem no aceitasse e se opusesse s motivaes e consequncias da aventura martima. 11- O velho do Restelo considerava que a empresa ultramarina era um negcio magro de despesa de fazendas e de destruio de famlias. 12- Enquanto os navegadores levavam a tristeza da separao, mas mantinham a esperana do regresso, os parentes, amigos e muitos dos que ficaram choravam j a sua ausncia. 13- Ainda que seja um exerccio crtico, como convinha a um escritor humanista, a voz da conscincia perante os riscos da aventura e a insatisfao do esprito humano. 14- O velho do Restelo no uma personagem histrica, logo um smbolo que representa a posio poltica dos que pretendem apenas a confirmao e fixao dos territrios j conquistados. 15- Caso no deixe tambm de simbolizar o tradicional medo do desconhecido e a habitual hesitao perante a novidade, Cames ter desejado que este velho contribusse para a glorificao/ mitificao de um heri com convices e ieias prprias

1.Coeso
Termo que designa os mecanismos lingusticos de sequencializao que instituem continuidade semntica entre diferentes elementos da superfcie textual. Esses mecanismos envolvem processos lxico-gramaticais diversos, dos quais destacamos as cadeias de referncia, as reiteraes e substituies lexicais (coeso lexical), os conectores interfrsicos (coeso interfrsica), a ordenao correlativa dos tempos verbais (coeso temporo-aspectual). A unidade semntica do texto assim garantida por uma organizao formal que permite articular e interligar sequencialmente diferentes componentes. 1.1. Cadeia de referncia

Quando num texto h um ou mais fragmentos textuais sem referncia autnoma, cuja interpretao depende do valor referencial de uma expresso presente no discurso anterior (anfora) ou subsequente (catfora) estamos perante uma cadeia de referncia. No enunciado "O Pedro lidera a turma. Os colegas apoiam-no incondicionalmente e esto do lado dele em todas as situaes", a expresso nominal [O Pedro] e os pronomes pessoais [o] e [ele] formam uma cadeia de referncia, dado que o referente das formas pronominais estabelecido pela expresso nominal, presente no contexto verbal. As trs estruturas sublinhadas reenviam para o mesmo referente, ou seja, para a mesma entidade do mundo.

1.1.1. Anfora
Fala-se de anfora quando a interpretao de uma expresso (habitualmente designada por termo anafrico) depende da interpretao de uma outra expresso presente no contexto verbal (o termo antecedente). Mais concretamente, a expresso referencialmente no autnoma (o termo anafrico) retoma, total ou parcialmente, o valor referencial do antecedente. H casos de anfora em que o termo anafrico e o antecedente so co-referentes (isto , designam a mesma entidade, como os exemplos 1 e 2 ilustram), mas h tambm casos de anfora sem co-referncia (ex.3).

Ex 1) O Joo est doente. Vi-o na semana passada. Aqui, o pronome pessoal o o termo anafrico, referencialmente dependente, que retoma o valor referencial do grupo nominal o Joo. Ex 2) A Ana comprou um co. O animal j conhece todos os cantos da casa. Aqui, o termo anafrico o grupo nominal o animal, que retoma o valor referencial do antecedente o co. a relao de hiponmia/hiperonmia entre co e animal que suporta a co-referncia. Ex 3) A sala de aulas est degradada. As carteiras esto todas riscadas. Aqui, a interpretao referencial do grupo nominal as carteiras depende da sua relao anafrica com o grupo nominal a sala de aulas. Entre os lexemas em causa, h uma relao parte-todo (ver meronmia e holonmia) que sustenta a relao anafrica. Ex 4) O Joo faz 18 anos no dia 2 de Julho de 2001. No dia seguinte parte para uma grande viagem pela Europa. Aqui, exemplifica-se um caso de anfora temporal. O valor referencial da locuo adverbial no dia seguinte constri-se a partir da interpretao do termo antecedente, a expresso temporal no dia 2 de Julho de 2001. Assim, o dia seguinte designa o dia 3 de Julho de 2001.

1.1.2. Catfora Numa cadeia de referncia, a expresso que estabelece o referente pode ocorrer no discurso subsequente quele em que surgem as expresses referencialmente dependentes habitualmente designadas por termos anafricos (anfora). Quando a cadeia de referncia exibe esta ordenao linear, o termo catfora substitui o termo anfora. No fragmento textual "A irm olhou-o e disse: - Joo, ests com um ar cansado", o pronome pessoal o uma expresso referencialmente no autnoma, cujo valor depende da interpretao de uma expresso presente no contexto discursivo subsequente, o nome prprio Joo. Catfora designa este tipo particular de anfora, em que o termo anafrico precede o antecedente. 1.1.3. Elipse Na frase "O Rui caiu e fracturou uma perna", verifica-se a elipse do sujeito da segunda orao, mas esse sujeito continua a ser interpretado anaforicamente, por retoma do valor referencial do antecedente O Rui . 1.1.4. Co-referncia no anafrica Duas ou mais expresses lingusticas podem identificar o mesmo referente, sem que nenhuma delas seja referencialmente dependente da outra. Fala-se, ento, de co-referncia no anafrica. No texto "O Rui foi trabalhar para frica. Finalmente, o marido da Ana conseguiu concretizar o seu sonho", as expresses O Rui e o marido da Ana podem ser co-referentes, ou seja, podem identificar a mesma entidade, sem que nenhuma delas funcione como termo anafrico. Naturalmente, s informao de carcter extralingustico permite afirmar se h ou no co-referncia entre as duas expresses nominais.

1.2.

Coeso Lexical

Mecanismo de coeso textual que envolve a repetio da mesma unidade lexical ao longo do texto ou a sua substituio por outras unidades lexicais que com ela mantm relaes semnticas de natureza hierrquica (hiponmia, hiperonmia) ou no hierrquica (sinonmia, antonmia). Veja-se o seguinte fragmento textual: "Quando chegou a casa, o Rui viu um carro estacionado em frente da sua garagem. Ficou intrigado: o veculo no lhe era familiar." A substituio da palavra carro (hipnimo) pela palavra veculo (hipernimo) assegura coeso lexical e garante simultanemanente identidade referencial (o carro e o veculo designam o mesmo objecto). 1.3. Coeso Interfrsica

Designa os mecanismos de sequencializao que marcam diversos tipos de interdependncia semntica entre as frases que ocorrem num texto. Basicamente, a conexo interfrsica assegurada pelos conectores, que podem ser conjunes (ex.1) ou advrbios conectivos(ex.2). (1) Parto para frias, quando acabar o relatrio. (2) Estou disposta a abdicar do feriado. Agora, no me peam que trabalhe 12 horas por dia. 1.4. Coeso Temporo-Aspectual

Designa os processos que asseguram compatibilidade semntica ao nvel da localizao temporal e da ordenao temporal relativa das situaes textualmente representadas. A utilizao correlativa dos tempos verbais um dos mecanismos que garante a coeso temporal: se se pretende representar uma situao passada que se sobrepe temporalmente a uma outra, tambm ela pertencente esfera do passado, necessrio recorrer a uma forma de Imperfeito do Indicativo e a uma forma de Pretrito Perfeito Simples: (1) Quando o Joo nasceu, a Ana tinha cinco anos. Seria inaceitvel o fragmento (1a) Quando o Joo nasceu, a Ana teve cinco anos. Os advrbios de localizao temporal devem igualmente ser compatveis com os tempos verbais seleccionados: veja-se o contraste entre a boa formao semntica de (2) Amanh, vou ao cinema e a inaceitabilidade de (2a) Amanh, fui ao cinema. Para que a coeso temporal seja assegurada, ainda necessrio compatibilizar os valores aspectuais das expresses predicativas com o valor semntico dos conectores de valor temporal utilizados. Confronte-se a boa formao semntica de (3) Enquanto o Joo arrumava a cozinha, a irm atendeu cinco telefonemas com a inaceitabilidade de (3a) Enquanto o Joo atingiu a meta, a irm desmaiou. Saliente-se, por fim, que a ordenao textual linear dos eventos representados deve corresponder ordem pela qual ocorreram no mundo, ou seja, a descrio de eventos anteriores deve preceder a descrio de eventos posteriores: (4) Entrou na livraria e comprou o ltimo Saramago. Quando esta condio no respeitada, derroga-se a coeso temporal e a prpria coerncia do texto: (4a) Comprou o ltimo Saramago e entrou na livraria. Preencha os espaos de forma a que o texto evidencie coeso temporo-aspectual:

Logo que chegou estao, comprou o bilhete, enquanto esperava at o comboio chegar.

2.Coerncia Lgico-Conceptual
Um texto coerente se as situaes nele recriadas forem conformes quilo que sabemos acerca do mundo e se forem respeitados alguns princpios bsicos de natureza lgico-conceptual. A coerncia no releva, portanto, do plano estritamente idiomtico. Se se disser "As ruas esto molhadas porque no choveu", produz-se um texto incoerente, porque se estabelece um nexo de causalidade que entra em ruptura com a nossa apreenso cognitiva do mundo. H trs princpios gerais que devem ser respeitados na estruturao de um texto coerente: a no contradio, a no tautologia e a relevncia. Estes princpios funcionam como constries de natureza cognitiva, lgico-conceptual, que suportam a coerncia de um texto. 1. O princpio da no contradio exclui de um texto que se pretende coerente a representao de situaes logicamente incompatveis: no ser coerente um fragmento do tipo O nmero 3 mpar e par . 2. O princpio da no tautologia implica que um texto coerente no seja informativamente nulo. No fragmento As vivas s recebem 50% das penses do respectivo marido. S tm direito a 50% do dinheiro que o marido recebia em vida , a derrogao do princpio da no tautologia d origem a uma taxa de redundncia inaceitvel num texto coerente. um texto coerente deve conter alguma informao. A

repetio das mesmas ideias por palavras diferentes torna o texto excessivo e rebuscado: Um jantar abundante ...um banquete, uma copiosa refeio...

Tautologia o vcio da linguagem que consiste em repetir a mesma idea por palavras diferentes

3. O princpio da relevncia exclui a representao de situaes/eventos que no estejam relacionados entre si. O que distingue um texto coerente de um conjunto heterclito de enunciados justamente o facto de, no primeiro, se recriarem situaes que se interligam (espacial ou temporalmente, ou em funo de conexes de diversa ordem: causa/consequncia, meio/fim, contraste, etc).

A festa estava ptima. Os donos da casa receberam-me com toda a amabilidade e simpatia. Esperei muito antes que chegassem os meus amigos, pois chegaram, finalmente, atrasados, mas alegres, como sempre. Por fim divertimo-nos muito, apesar de tudo. (Ser necessrio seleccionar a informao relevante e suprimir aquela que pode estar implcita.}

De salientar ainda que a coerncia textual envolve continuidade temtica e progresso semntica. A continuidade implica a recorrncia de informao ao longo do desenvolvimento linear do texto (ver coeso); a progresso implica a renovao da informao ao longo das sequncias textuais.

Verifique da coerncia das seguintes frases:

O concerto foi espectacular, porque o pblico no o ouviu. A Susana solteira e casada. O nmero 16 superior e inferior a 15.

3.Coerncia Pragmtica-funcional
Qualidade do discurso atinente considerao da articulao estabelecida entre os actos ilocutrios, tomados como sobredeterminados por uma configurao discursiva global, a que cada um d realizao local. A exigncia de adequao de um acto em sequncia ao contexto conduz ao apuramento de um esquema de relao de tipo funcional e hierrquico entre os actos ilocutrios. na orientao accional - intermdia e global - do discurso que o acto ilocutrio, para alm de fora ilocutria que o identifica, obtm na cadeia discursiva uma funo ilocutria: ele prepara a aceitao do segundo acto, mas um terceiro acto aparecer implementado pelos dois anteriores. Dizemos, ento, que a funo ilocutria do primeiro e segundo acto que os configura como actos subordinados relativamente ao terceiro acto: o acto director. Este desenho de articulao entre actos ilocutrios expandir-se- at consumao de uma inteno comunicativa global que preside ao texto. A caracterizao do discurso em termos ilocutrios elaborada em torno da sua coerncia pragmticofuncional contribui para a assumpo de uma viso alargada do sentido: um sentido accional que se realiza e se funde com outras dimenses significativas vinculada enunciao.

Uma perspectiva pragmtica e funcional contribui para um melhor aproveitamento da produtividade da linguagem e para criao de um contexto conveniente. O texto construdo e articulado com coerncia, de acordo com a inteno comunicativa do locutor. Cada acto ilocutrio determina uma adaptao das palavras, das frases, da interligao entre as frases, em funo da finalidade pretendida. Assim, as intenes dos falantes e os efeitos dos enunciados nos interlocutores devem ser considerados no momento da produo do discurso, que ser adequado (coerente) a essas intenes e efeitos. EXERCCIOS

Anda mungkin juga menyukai