Anda di halaman 1dari 10

CAPTULO 1 - TICA: EIS A QUESTO

No os modos de relacionamento seja no trabalho, na a questo tica relacionando-a s, os valores, estudo deste captulo voc ter oportunidade de delimitar fam?lia ou entre amigos. produo e ao domnio das normas dos valores que regulam a sociabilidade por convivncia dos sempenham uma fun??o social vital ees?o cumpridas por convic??o ?ntima, ou aades?o. Diferenteme os homens que julgam seus pr?prios comportamentos e o do outro -, avaliam se est?o de acordo homens em sociedade. O homem um ser social, pois vive em sociedade. Mas o que sociedade? Voc j parou para pensar sobre isso? Num sentido mais amplo, sociedade a reunio de seres que vivem em grupo. Assim, as abelhas formam uma sociedade; os homens formam uma sociedade. Num sentido mais restrito, sociedade o conjunto de pessoas que vivem em determinada faixa de tempo e de espao - seguindo normas comuns e que so unidas pelo sentimento de conscincia do grupo. Como exemplos podemos citar a sociedade medieval, a sociedade moderna. Pois bem. A partir da constatao de que vivemos em sociedade, em sociedade encontramos regras, leis e normas que regulam as relaes entre os homens. E porque que existem essas regras, leis e normas? Quem as elabora? Elas so necessrias porque a sociabilidade humana - a convivncia dos homens em sociedade - precisa acontecer dentro de uma certa ordem. importante considerar que a ordem humana no natural como , por exemplo, a ordem existente na comunidade das formigas ou das abelhas. Essas comunidades desenvolvem uma srie de comportamentos de reao e adaptao natureza. Assim criam uma ordem que permanece ao longo do tempo, porque produzida pelos comportamentos naturais, herdados geneticamente e passados de gerao a gerao. A ordem humana bem diferente. Ela artificial. O homem no a recebe pronta, como herana gentica. Ele tem que invent-la, constru-Ia e reconstru-Ia; dar-lhe uma forma satisfatria ao atendimento de suas necessidades e aspiraes, que mudam ao longo da histria. Por isso mesmo, na sociedade atual, a ordem to diferente daquela vivida pelos homens da antiguidade. importante compreender que esse julgamento se d em diferentes esferas. Uma das esferas de julgamento do comportamento humano a das leis jurdicas, de carter objetivo ou positivo, porque a cada perturbao da ordem fazem corresponder, concretamente, uma sano ou punio. Consideremos, por exemplo, o homicdio. Trata-se de um comportamento que causa repulsa e indignao. E a ele corresponde uma punio, objetivamente determinada pela legislao, que varia apenas em funo dos motivos e da sociedade onde se d o crime. Estamos no campo do Direito. Uma outra esfera de julgamento do comportamento humano de ordem subjetiva. Nesse caso, o sujeito individual, sua conscincia moral que atribui valores aos atos humanos, pronunciando-se sobre a correo ou a incorreo da atitude tomada em determinada situao.

Para exemplificar, tomemos o caso da mentira. Trata-se de um comportamento tambm considerado indigno, mas a ele no corresponde nenhuma punio objetiva, a no ser o desmerecimento ou descrdito do indivduo no grupo a que pertence. E esse desmerecimento resultado do julgamento do grupo em relao ao comportamento inadequado do indivduo. Estamos aqui nos referindo a um julgamento subjetivo, ditado pelo sujeito, por sua conscincia moral. Estamos no campo da tica. Falar sobre tica falar sobre valores e virtudes. Valor e virtude, por sua vez, se referem a comportamento humano. Ento, o campo tico constitudo, de um lado, por comportamentos e, de outro, por juzos de valor, pela apreciao sobre esses comportamentos.

A reflexo tica passa justamente por essa questo: o estabelecimento de juzos de valor para o que est conforme ou contrrio s normas de convivncia dos homens em sociedade. Da n?quio foi oto comuns as expresses tico ehist?ria para sinalizar a falta cometida pelo boneco - a m serem recurso utilizado pelo autor da antitico, quando nos referimos a certas atitudes dos indivduos em sociedade. Secretaria de Obras do municpio de Hortalina recebe proposta de suborno da empresa responsvel pela construo do aude na cidade. Consultado sobre o episdio, o secretrio declarou considerar expediente utilizado por muitas firmas do ramo. revoltante esse tipo de

Se voc leu essa notcia com ateno, deve ter observado que a primeira afirmao expressa um juzo de fato, juzo que se refere a um acontecimento, a uma situao ocorrida concretamente. J a segunda expressa um juzo de valor, uma apreciao, uma avaliao sobre o acontecimento. A tica, enquanto estudo dos juzos de apreciao da conduta humana - os juzos de valor -, encontra-se freqentemente diante do conflito de ter de decidir entre o que o Bem e o que o Mal. E como fazer essa distino? De que critrios ou parmetros dispomos para decidir sobre o Bem e o Mal? Essa questo, de soluo aparentemente difcil, pode ser esclarecida se considerarmos a prpria natureza humana. E. o que queremos dizer com isso? Queremos dizer que os indivduos possuem algumas caractersticas que so prprias de todos os homens. E quando refletimos sobre essas caractersticas, podemos compreender melhor porque ele se comporta de umcl maneira ou de outra. Vamos agora parar para refletir sobre dois casos reais que ficaram famosos na poca em que aconteceram. Um deles sobre um rapaz norte-americano que congelava cadveres. Esse caso causou repugnncia s pessoas. Comer carne humana? Matar para comer as vtimas!!! Um horror! O fato que o rapaz foi julgado e condenado priso perptua. O outro caso aconteceu com sobreviventes de um desastre areo. Enquanto aguardavam resgate, os sobreviventes comiam carne humana. Ao tomarem conhecimento desse fato, as pessoas sentiram pena, discutiram, sobre a situao, mas ningum condenou os sobreviventes do desastre. A atitude deles era justificvel em nome do instinto de sobrevivncia, caracterstica natural do ser humano. O assassino norte-americano foi condenado porque seu motivo era outro: perverso, inverso total de valores. Ora, o homem se mostra, por natureza, um ser dividido: racional, mas tambm animal; consciente, mas tambm inconsciente; pblico, mas tambm tem uma dimenso privada, particular. A questo tica apresenta-se, assim, como um conflito entre o que ele deve fazer e o que quer fazer. Por outro lado, esse ser contraditrio o homem tem como condio bsica estar extremamente insatisfeito com sua situao. Ele convive e vive muito mais com o que deve ser do que com o que ele de fato. E justamente porque desejamos realizar um projeto de vida diferente busca daquilo que queremos ser -, que recusamos a realidade de nossas imperfeies, bem como as imperfeies do sistema em que vivemos. Por isso contemplamos o universo tico, o universo da construo de um homem idealizado, bem como de uma sociedade ideal, mais humana, na qual igualdade e liberdade prevaleam como valores supremos. A EXISTNCIA TICA , SEMPRE, UM DESAFIO, UM CONVITE PARA REALIZARMOS O PROJETO DE NOS TORNARMOS MAIS HUMANOS.

porque queremos nos tornar mais humanos que buscamos construir uma sociedade possvel, melhor do que a sociedade real. Por isso a dimenso moral do homem compreende, alm da esfera individual, privada, a esfera pblica, a vida social, a ao do cidado. stino comum: qual a melhor extremo oriente, por de gover?no, se a cidade deve ir ? guerra, qual a v ind?genas, africanas ou do lei , a melhor forma exemplo -, possuem outros padr?es de comportam Pode-se concluir, ento, que somente na relao com os outros homens que os comportamentos individuais podem ser avaliados como virtuosos ou no-virtuosos como ticos ou no-ticos. EMBORA A CONSCINCIA MORAL SEJA DE ORDEM INDIVIDUAL, APENAS EM GRUPO, EM SOCIEDADE, NUMA ORGANIZAO, NA RELAO COM OUTROS HOMENS QUE SE PODE SER TICO OU ATICO. Logo, para pensar a origem da tica tem-se que pensar tanto a ordem racional como a ordem poltica e social. Isso significa que a dimenso tica, apesar de orientada pela razo individual, est sempre voltada para a vida pblica dos homens. A prtica tica deve, portanto, fazer coincidir o plano do individual e do coletivo, uma vez que, para ser virtuosa, a ao deve visar o bem comum, indo ao encontro do interesse da coletividade. Entretanto, a sociedade ocidental contempornea tende a pensar a tica apenas na dimenso do indivduo particular. disso que falamos quando nos referimos crise dos valores humanistas: uma sociedade marcada pelo egosmo das relaes sociais, pela valorizao do "tirar vantagem", pela ausncia de solidariedade humana, pela indiferena para com a misria alheia e pela tolerncia com a corrupo e a impunidade. Mas ser que foi sempre assim? No, os valores se modificam no tempo e sofrem influncia das relaes de poder existentes na sociedade. isso que voc ver a seguir, no captulo 2, num breve percurso pela histria das idias ticas.

CAPTULO 2 - ETICA: UM BREVE HISTRICO Este capitulo proporcionar a voc um breve percurso pela histria das idias ticas, oportunidade em que voc poder perceber a estreita relao existente entre a evoluo do mundo material (econmico) e o mundo das idias e valores da sociedade. Ao ANTIGUIDADE: A ASSOCIAO ENTRE TICA E POLTICA A Grcia antiga, onde se originaram as reflexes ticas, acentua o carter pblico das questes relativas aos valores. Os gregos entendiam que os juzos sobre o bem, a verdade, a justia eram ditados pela conscincia moral (individual), mas decididos de maneira livre e racional em praa pblica, na plis. Para os gregos, portanto, o mundo tico - dos valores - era o mundo da racionalidade e da liberdade, que se realizam plenamente na plis, pela prtica poltica. Consideravam, ainda, que a condio para o pleno exerccio da cidadania que o dilogo fosse travado entre homens livres e iguais. Isso quer dizer que um comportamento s pode ser tico quando livre de qualquer constrangimento, necessidade ou determinao. A Grcia antiga caracterizava-se como uma sociedade escravista. nesse tipo de sociedade as relaes de poder eram polarizadas entre senhores e escravos. aos primeiros, responsveis pelo pensar, pelo trabalho intelectual, estava reservado o direito cidadania, o direito ao julgamento do

destino comum. os escravos, as mulheres e crianas, a quem cabia o trabalho manual, no participavam do espao pblico das decises, ficando-lhes reservado o universo do privado que representava o espao do constrangimento, da obedincia, da obrigao. SOCIEDADE MEDIEVAL: A TICA DA INTERIORIDADE Na Idade Mdia, os princpios da tica antiga sofrem uma significativa mudana. Em funo do poder exercido pela Igreja, as normas de convivncia social da Idade Mdia passam a ser reguladas pelos princpios do cristianismo. Ora, as duas virtudes capitais do cristianismo so a f e a caridade, que se traduzem em sentimentos e intenes, virtudes internas, de ordem privada dos indivduos. Desse modo, a dimenso tica j no se manifesta na ao, no comportamento, no agir social, mas nas boas intenes e no desejo de alcanar o bem para atender vontade divina. Se antes os valores ticos deveriam nortear as relaes humanas em busca do bem comum, na tica crist a finalidade da prtica dos valores encaminhar as relaes dos indivduos para com Deus, supremo juiz das aes humanas: Ele que pode observar a conscincia e saber as intenes dos homens. Desse modo, o que passa a ser avaliado a interioridade, a conscincia. Para controlar a interioridade, cria-se a idia de culpa pessoal. A culpa funcionaria como um juiz particular que sabe quando a f foi insuficiente, a adeso no-sincera. esse juiz, implacvel na avaliao, que tira a paz dos indivduos, fazendo com que eles paguem, desde agora, por suas faltas. Essa mudana de finalidade marca o rompimento do vnculo entre tica e Poltica. E a conduta tica, que era decorrente da vontade, livre e racional (crtica), apresenta-se, agora, como capacidade de obedincia lei divina, ordem dada, determinao da autoridade. Com a vigncia desses princpios, desvaloriza-se a autonomia e a deliberao humanas. D-se a decadncia e a fragilizao da responsabilidade pessoal. Isso porque se acreditamos que tudo j est predeterminado por uma ordem superior, divina, limitamos nossa possibilidade de escolha, de deciso. E se no escolhemos, como vamos nos responsabilizar?

A idade mdia se organiza segundo o modelo de produo feudal. Ness[ modelo as relaes sociais caracterizam-se por rgida hierarquia entre os senhores - proprietrios das terras - e os servos - aqueles que as cultivavam. A esses ltimos cabia, em troca do trabalho, apenas a parte da produo necessria subsistncia familiar. Os servos deviam obedincia aos senhores, mas, xvi como refer?ncia paraindicar o per?odo de desagrega??o da antiga ordem feudal. diferentemente dos escravos, possuam direito vida e proteo dos senhores em caso de guerra. igreja, detentora do saber, competia a manuteno dos princpios de obedincia que regulavam essas relaes. Na passagem da Idade Mdia para o perodo correspondente modernidade ocorreram grandes transformaes (a intensificao do comrcio, o descobrimento de novas terras, importantes invenes) que introduziram mudanas radicais na ordem econmica e, conseqentemente, na ordem das idias e valores da sociedade. Com a intensificao do comrcio, os servos libertos saem do campo para os burgos, onde passam a dedicar-se atividade comercial. No desenvolvimento dessa atividade, eles comeam a estabelecer relaes mais igualitrias fundadas nos valores do trabalho, da honestidade, da palavra empenhada. Surge ento uma nova classe social - a dos burgueses, assim chamados porque viviam nos burgos. Os burgos, na idade mdia, eram pequenas vilas fundadas beira das estradas por servos que escapavam do senhor feudal. Essas vilas tinham sua base econmica no comrcio, e muitas delas vieram a transformar-se em cidades. A burguesia, classe social nascida a partir da, com o tempo veio a diversificarse em alta burguesia - detentora dos meios de produo - e em mdia e pequena burguesias - designadas, no sculo xx, como classe mdia. Novas relaes econmicas e sociais tm origem, favorecendo a passagem da antiga ordem feudal para o capitalismo moderno. Instaura';\1 urna nova tica. Capitalismo o sistema socioeconmico centrado na propriedade privada dos meios de produo - matria-prima e instrumentos de trabalho. Nesse sistema, a produo est organizada entre aqueles que detm o capital, ou seja, a matria-prima e os instrumentos de trabalho, e os que, em troca de salrio, empregam sua fora de trabalho para impulsionar a produo. SOCIEDADE MODERNA: A TICA DO TRABALHO Ao surgimento e fortalecimento de uma nova classe social - a burguesia corresponde o desenvolvimento de uma nova ordem de valores, que passa i.I nortear as relaes entre os homens. Os interesses dessa nova classe, dependentes do desenvolvimento da produo e da expanso do comrcio, exigiam mo-de-obra livre e dedicao ao trabalho capazes de aumentar a produtividade e de contribuir para a prosperidade dos negcios. A nova classe em ascenso tem como caractersticas as virtudes de laboriosidade, honradez, puritanismo, amor ptria e liberdade, em contra posio aos vcios da aristocracia - desprezo ao trabalho, ociosidade, libertinagem. O trabalho, na modernidade, passa a ser reconhecido como fato social determinante da prpria humanizao do homem (fator que o distingue do animal) e elemento capaz de modificar as condies de existncia da prpria sociedade. Antes, o trabalho sempre foi visto de forma negativa. Na sua origem, a palavra trabalho vem do latim tripallum, que significava um instrumento de tortura. Mesmo na bblia o trabalho proposto como castigo pela culpa de ado e eva (nos termos bblicos, o homem condenado a trabalhar e a ganhar o po com o suor do seu rosto, ficando a mulher condenada ao trabalho de parto). Na grcia antiga e na idade mdia, desvalorizado por estar reservado aos escravos e aos servos.

A sociedade moderna declara o trabalho uma expresso de liberdadl", uma vez que, por meio dele (seja pela fora fsica, pela cincia, pelas ar tes) o homem modifica a natureza, inventa a tcnica, cria nova realidade, enfim, altera o curso das coisas, alterando a si prprio e a sociedade onde ele vive. da pelo homem para estabelecer uma certa ordem que responde a seus interesses. Identifica-se o trabalho como fator econmico, salrio, poder aquisitivo, mas tambm como necessidade psicolgica da humanidade, j que determina o status de uma pessoa, fazendo-a pertencer a um grupo, levando-a a estabelecer laos comunitrios e de solidariedade, permitindolhe realizao e felicidade pessoal e social. Com base no papel atribudo atividade humana, a sociedade moderna desenvolve uma tica do trabalho. A tica do trabalho consiste em entender essa atividade o trabalho como fator fundamental construo da identidade e da realizao pessoal e ao estabelecimento de uma ordem social, onde prevaleam relaes fundadas na dignidade, na liberdade e na igualdade entre os homens. Paralelamente a essa viso idealizada, ao trabalho so ainda relacionados outros valores, como disciplina, subordinao, aplicao e segurana pessoal. Esses so os valores que manifestam o esprito do Capitalismo. Como voc pode observar, eles so diferentes e at mesmo, se contrapem s idias de trabalho como expresso de liberdade, criao, solidariedade e princpio de transformao do prprio homem e da sociedade. Ao lado do valor positivo do trabalho, a modernidade afirma que a igualdade e a liberdade entre os homens so condies prprias da natureza humana, consideradas fatores necessrios ao pleno desenvolvimento da tica do trabalho. Nesse contexto, criam-se os direitos civil, poltico e social. O direito civil tem como regra mxima o princpio de que todos so iguais perante a lei; o direito poltico determina o pluralismo partidrio e as eleies livres; o direito social assegura o trabalho remunerado, a previdncia social, sade e educao. Mas ser que, por natureza, os homens so realmente iguais entre si. No isso que percebemos. Os homens naturalmente apresentam diferenas de sexo, raa, estatura, fora fsica, desejos, aspiraes, etc. Para firmar uma postura tica basta-nos promover a igualdade de direitos entre os homens, sem, entretanto, deixar de reconhecer a diferena natural. E por que, ento, o homem moderno afirma a igualdade como natural? Isso acontece porque afirmar a naturalidade da liberdade e da igualdade til aos interesses da sociedade moderna. Na defesa desses interesses, o homem moderno lana mo de uma teoria a Teoria Liberal que utiliza os conceitos de igualdade e da liberdade natural para justificar sua prtica social, sua ordem econmica e, inclusive, a forma de organizao do Estado moderno. Para entender melhor esse movimento, voc conhecer os princpios da teoria liberal e seus desdobramentos prticos na ordem econmica e poltica da sociedade moderna. Segundo os princpios da teoria liberal, a economia regulada por leis prprias, leis naturais que garantem o equilbrio das relaes e dos mecanismos de mercado. Assim, as relaes econmicas deveriam desenvolver-se livremente, sem controle ou interveno do Estado ou de qualquer outra ordem, para garantia do seu prprio desenvolvimento e do desenvolvimento da sociedade. Segundo essa teoria, o Estado ideal deve ser mnimo, tendo sua funo limitada a recolher impostos e dar amplas diretrizes para a economia. Ao Estado liberal no cabe intervir nos preos das mercadorias, nem nos aluguis, nem nas mensalidades escolares ou em qualquer outro servio que possa ser prestado pela iniciativa particular. Os princpios da teoria liberal servem, assim, para justificar, por exemplo, as relaes de mercado, que seriam reguladas pela liberdade entre as partes interessadas, uma vez que cada uma teria, teoricamente, liberdade para comprar e vender. A questo do valor (preos) tambm seria equilibrada devido a esse princpio bsico. O mesmo raciocnio aplicado para justificar os contratos de trabalho: estes seriam justos, se

firmados entre homens livres e iguais que podem, por isso, fazer escolhas, decidir sobre a ordem social e poltica, sobre salrios etc. Entretanto, a realidade no bem assim. Como os contratos de trabalho so estabelecidos em condies econmicas desiguais, a liberdade do candidato relativa: ou aceita as condies propostas ou fica desempregado. Vale perguntar, ento, at que ponto a sociedade moderna foi capaz de concretizar a proposta contida na tica do trabalho. A anlise da evoluo do mundo do trabalho, sob o sistema capitalista de produo, fornece elementos para o entendimento dessa questo. Voc ver, a seguir, no captulo 3, como se deu essa evoluo. CAPTULO 3 - A EVOLUO DO MUNDO DO TRABALHO As idias que compem este captulo permitiro que voc acompanhe as mudanas ocorridas na organizao do processo de produo, de modo a favorecer sua compreenso das diferentes formas de organizao do mundo do trabalho e do valor atribudo a essa atividade, ao longo da histria. DAS MANUFATURAS INDUSTRIALIZAO Como voc viu no captulo anterior, a desintegrao do sistema feudal deu lugar ordem econmica do capitalismo moderno. No incio do perodo correspondente sociedade moderna, a produo dos antigos servos, agora dedicados atividade comercial, esteve organizada em torno das corporaes e manufaturas. As manufaturas correspondem ao estgio em que a produo era feita mo, sem o recurso s mquinas. Nelas, os trabalhadores organizavam-se em corpo raes de ofcios, onde as habilidades eram repassadas de um trabalhador a outro, a execuo da produo era realizada cooperativamente e onde se desenvolvia a defesa dos interesses comuns. Nesses sistemas domsticos de produo, o trabalhador mantinha familiaridade com o produto de seu trabalho - ele era proprietrio dos instrumentos de produo e participava de todas as suas etapas, desde a concepo do projeto at sua execuo e colocao no mercado. Ao mesmo tempo em que se desenvolvia a produo manufatureira, no entanto, os comerciantes promoviam o estmulo navegao, em busca de novos mercados. As viagens, alm da esperada conquista de mercados, favoreceram o contato com importantes invenes, possibilitando a ampliao do conhecimento, o aperfeioamento das tcnicas e a acumulao de capital. E isso permitiu a compra de matria-prima e de mquinas, logo introduzidas no processo de produo. Era o incio do sistema fabril de produo. Ao emprego de maquinrio correspondeu o aparecimento das futuras fbricas, o que provocou mudanas fundamentais na ordem econmica e nos valores da sociedade. Em que consistiram essas mudanas? A utilizao de mquinas - inicialmente o tear mecnico proporcionou a agilizao da produo. Isso fez com que muitas famlias dedicadas ao trabalho domstico nas antigas coorporaes e manufaturas fossem agora obrigadas, para sobreviver, a dispor de seus instrumentos de trabalho e a vender sua fora de trabalho. Com a implantao do sistema fabril d-se a organizao do capitalismo propriamente dito: os trabalhadores j no dispem da matria-prima nem dos instrumentos de trabalho. Fica instituda a diviso social do trabalho, com ritmo e horrios preestabelecidos.

Entende-se por diviso social do trabalho a distribuio das tarefas prprias a produo de acordo com as diferenas de conhecimento, habilidade e fora fsica necessrios a sua execuo. Essa diviso, na sociedade moderna, se faz segundo o princpio da diferenciao entre o fazer e o pensar, social formada por indiv?duos que concebem e aqueles qualidade permanente de ca a camadada distino entre os trabalhadores caracterizados por sua que executam a produo. assala Tem origem, assim, uma nova classe social: o proletariado. A introduo dessa diviso social do trabalho modificou radicalmente as relaes de produo, alterando, igualmente, a vinculao do trabalhador com o produto de seu trabalho. Por ter sua atividade limitada execuo de tarefas bem especficas, o trabalhador ficou excludo de qualquer participao nas decises referentes ao processo de trabalho. Na Inglaterra do sculo XVIII ocorreram novas modificaes na ordem econmica, o que, mais uma vez, determinou a reorganizao do processo produtivo. A utilizao da mquina a vapor promove a mecanizao da indstria txtil e, por causa disso, um extraordinrio crescimento da produo da indstria de tecidos acontece. D-se, tambm, o desenvolvimento do setor de metalurgia. Nesse perodo, o peso da economia se desloca do setor primrio (agricultura) para o setor secundrio (indstria). a chamada Revoluo Industrial. Ao grande progresso material que se seguiu a essa revoluo no correspondiam condies dignas de trabalho. A questo social manifestava-se nas jornadas de 16 a 18 horas de trabalho por dia; na falta de direito a frias ou a qualquer outro benefcio; na utilizao de mulheres e crianas como mo-de-obra barata; e nas condies insalubres de trabalho. Ao processo de industrializao seguiu-se o fenmeno conhecido como revoluo psindustrial, caracterizada pela ampliao dos servios, que passam a compreender o setor tercirio da economia. Essa ampliao, Iniciada em meados do sculo XIX, uma decorrncia direta tanto da evoluo tecnolgica como da prpria complexidade das organizaes industriais, cujas atividades passam a depender, cada vez mais, das tcnicas de informao e comunicao. A ADMINISTRAO CIENTFICA DA PRODUO Quando, no princpio do sculo XX, Henry Ford introduziu na indstria automobilstica o sistema de linha de montagem, tm incio novas modificaes no processo produtivo. Nesse sistema, a produo passa a ser administrada cientificamente, com base em teoria elaborada por Frederick Taylor. Para Taylor, o trabalhador preguioso e usa inadequadamente os movimentos - fatores responsveis pelo desperdcio de tempo e, portanto, pela diminuio da produtividade nas empresas. Para ele, assim, o controle racional do processo de produo seria absolutamente necessrio para garantir essa produtividade. Partindo desses princpios, Taylor prope o controle dos tempos e movimentos necessrios fabricao de unidades de produtos, garantindo, desse modo, o aumento da produtividade, porque assim se evita o desperdcio de tempo, de movimentos, de gestos e comportamentos desnecessrios execuo das tarefas. Conhecido como modelo taylorista-fordista numa referncia ao autor da teoria e ao empresrio que primeiramente a adotou -, esse sistema de gerenciamento da produo provoca a intensificao da diviso social do trabalho. Tal fato se caracteriza por rigorosa separao entre as fases de concepo e execuo do processo produtivo, rgida hierarquia funcional e extremo controle e burocratizao, gerando dois nveis bastante diferenciados de trabalhadores: de um lado, os operrios, que apenas executam a produo; do outro, os gerentes, responsveis pelo planejamento e especializados em treinar e fiscalizar o desempenho das tarefas necessrias execuo da produo. Em funo disso, o modelo taylorista-fordista de produo acaba por favorecer a desqualificao do trabalhador, reduzindo-o a um autmato, repetidor de gestos mecnicos e rotineiros. Retira-lhe a possibilidade de acesso ao conhecimento que fica restrito aos nveis de gerncia -, a criatividade, o sentimento, a emoo, o desejo e, portanto, a perspectiva de realizao pessoal pela atividade produtiva. E essa mudana contribui decisivamente para o desmoronamento

da crena nos valores que caracterizam a tica do trabalho. A organizao cientfica do trabalho corresponde a uma etapa do capilc1lismo em que a quantidade - a produo padronizada em srie - era lide) como fator de competitividade, ou seja, de conquista de mercado, de acumulao capitalista. EVOLUO TECNOLGICA E FLEXIBIUZAO DO PROCESSO PRODUTIVO O avano cientfico-tecnolgico, que se acentuou a partir da dcada de 70, veio alterar os padres de concorrncia das empresas, permitindo que fossem repensadas as formas de organizao da produo. Sem alterar os custos e a produtividade das empresas, a tecnologia de base microeletrnica permite produzir menor quantidade de artigos para atendimento a demandas fracionadas ou individualizadas, conforme as exigncias do consumidor. Ao invs da quantidade, o padro de competitividade passa a ser, a partir de ento, a qualidade, a despadronizao, a personalizao da produo. Para se tornarem mais competitivas, as empresas se organizam em blocos, da('ldo origem aos fenmenos conhecidos como oligopolizao de mercados e globalizao da economia. Assim passam a buscar novas for mas de gerenciamento ou administrao da produo. Caracteriza-se um ollgopllo quando empresas produtoras de um mesmo bem associam-se em operao nica, visando obteno de melhor preo no mercado. Assim com a indstria automobilstica no Brasil. Outro exemplo de ollgopllo o fenmeno conhecido como globallzao da economia: pases - geralmente vizinhos - se organizam em blocos, e, por meio de acordos especiais, estabelecem preos e outras vantagens que favoream a colocao de seus produtos no mercado de modo mais competitivo. Exemplos de globallzao da economia esto no mercosul que rene os mercados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e possivelmente o Chile e na unio europia. A exigncia de uma nova forma de gerenciamento, decorrente das inovaes tecnolgicas e da globalizao da economia, vem substituir o modelo taylorista-fordista de produo por uma administrao baseada no uso da informao e na flexibilizao dos processos de trabalho. Essa nova forma de administrao da produo introduz dois aspectos fundamentais reorganizao do mundo do trabalho: a reduo da diviso social do trabalho que, como voc viu, era extremamente rgida no modelo de administrao taylorista-fordista e a exigncia de elevao da qualificao do trabalhador. So esses dois aspectos do atual modelo de produo flexvel que do margem a interpretaes otimistas quanto s possibilidades de revalorizao do trabalho e do trabalhador. No mbito dessas interpretaes, afirma-se que uma economia baseada na automao e orientada no sentido de alcanar a qualidade/despadronizao da produo passa a necessitar de uma mo-de-obra crtica e criativa; com aptido para o trabalho em equipe e capacidade para executar tarefas variadas e de responsabilidade. Isso reduziria significativamente a separao entre o fazer e o pensar, como tambm o controle e a burocracia do processo de produo. Por outro lado, a automatizao provocaria a diminuio da fora de trabalho necessria produo direta, criando uma crescente demanda por mltiplos servios que passariam a absorver recursos humanos com alta qualificao cientfica e tecnolgica. Tambm no se pode perder de vista que o alto ndice de automao tende a transformar as tarefas manuais de execuo em tarefas de informao e comunicao, tarefas complexas que exigem do trabalhador o desenvolvimento da capacidade de abstrao para ler e interpretar dados, diagnosticar problemas e apontar solues. Assim, o conhecimento cientfico e tecnolgico - que no modelo de produo em srie era dispensvel para a grande maioria dos trabalhadores - torna-se fundamental numa economia baseada na automao. Do mesmo modo, no modelo de administrao flexvel torna-se fundamental uma maior

participao do trabalhador no processo de produo, o que lhe permitiria recuperar sua autonomia, sua fora de coeso social, iniciativa e criatividade valores fundamentais dignidade do tra. lhado e do trabalhador. ?rea empregar porque os encargos s?o altos. Ela apenas n?o contrata.e o com?rcio admitiu 20 mil p de de servi?os contratou 169 mil trabalhadores, com alta de 5,1 %, Mas que diferen?a faria para Paralelamente s interpretaes antes referidas, desenvolvem-se anlises 11I..~..irnistas, muitas vezes alarmantes, sobre a nova organizao do mundo cll) trabalho. Essas anlises partem da constatao de que a flexibilizao dos processos de trabalho impe s empresas a introduo de um conjunto de medidas que, longe de valorizar a atividade produtiva, configurariam uma crise da sociedade do trabalho. Para reduzir custos e garantir competitividade e produtividade, as empresas tm sido levadas adaptao da jornada de trabalho a situaes especficas, realizao de trabalho em tempo parcial e ao estabelecimento de contratos de durao determinada e curta. So tambm levadas a enxugar sua estrutura e a terceirizar um conjunto de atividades que no constituem o objetivo especfico de seu negcio. A prtica da terceirizao consiste em delegar a pessoas que no pertencem ao quadro fixo da empresa (terceiros) atividades necessrias organizao, mas que no so seu objetivo principal. Nas empresas modernas comum, por exemplo, a terceirizao de servios de limpeza, vigilncia, escriturao,entre outros. Esse esquema tem contribudo para o extraordinrio crescimento do setor tercirio (de servios) nas ltimas dcadas.

Pelo que voc leu na notcia, deve ter observado que essa::. medidas, associadas crise econmica, muito tm contribudo para o aumento do desemprego e para tornar mais informais as relaes contratuais de trabalho: vrios postos de trabalho so eliminados, aumentando, consideravelmente, a massa de trabalhadores sem carteira assinada, subempregados, trabalhadores em tempo parcial e pessoas que desenvolvem atividades por conta prpria. Hoje, alm da flexibilizao dos processos de trabalho, j se fala em flexibilizao dos direitos trabalhistas. Esse processo, amplamente discutido na imprensa, consistiria em reduzir a folha de pagamento das empresas mediante a excluso do pagamento de direitos j adquiridos, como 13 salrio, frias, repouso semanal remunerado. Tudo isso para aumentar a oferta de emprego.

Anda mungkin juga menyukai