Anda di halaman 1dari 90

U N E S P 1 a FA S E .

Instruo: As questes de nmeros 01 a 05 tomam por base o seguinte fragmento do dilogo Fedro, de Plato (427-347 a.C.). Fedro SCRATES: Vamos ento refletir sobre o que h pouco estvamos discutindo; examinaremos o que seja recitar ou escrever bem um discurso, e o que seja recitar ou escrever mal. FEDRO: Isso mesmo. SCRATES: Pois bem: no necessrio que o orador esteja bem instrudo e realmente informado sobre a verdade do assunto de que vai tratar? FEDRO: A esse respeito, Scrates, ouvi o seguinte: para quem quer tornar-se orador consumado no indispensvel conhecer o que de fato justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que so os que decidem; nem precisa saber tampouco o que bom ou belo, mas apenas o que parece tal pois pela aparncia que se consegue persuadir, e no pela verdade. SCRATES: No se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hbil, mas antes refletir no que ela significa. O que acabas de dizer merece toda a nossa ateno. FEDRO: Tens razo. SCRATES: Examinemos, pois, essa afirmao. FEDRO: Sim. SCRATES: Imagina que eu procuro persuadir-te a comprar um cavalo para defender-te dos inimigos, mas nenhum de ns sabe o que seja um cavalo; eu, porm, descobri por acaso uma coisa: Para Fedro, o cavalo o animal domstico que tem as orelhas mais compridas... FEDRO: Isso seria ridculo, querido Scrates. SCRATES: Um momento. Ridculo seria se eu tratasse seriamente de persuadir-te a que escrevesses um panegrico do burro, chamando-o de cavalo e dizendo que muitssimo prtico comprar esse animal para o uso domstico, bem como para expedies militares; que ele serve para montaria de batalha, para transportar bagagens e para vrios outros misteres. FEDRO: Isso seria ainda ridculo. SCRATES: Um amigo que se mostra ridculo no prefervel ao que se revela como perigoso e nocivo? FEDRO: No h dvida. SCRATES: Quando um orador, ignorando a natureza do bem e do mal, encontra os seus concidados na mesma ignorncia e os persuade, no a tomar a sombra de um burro por um cavalo, mas o mal pelo bem; quando, conhecedor dos preconceitos da multido, ele a impele para o mau caminho, nesses casos, a teu ver, que frutos a retrica poder recolher daquilo que ela semeou?
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

FEDRO: No pode ser muito bom fruto. SCRATES: Mas vejamos, meu caro: no nos teremos excedido em nossas censuras contra a arte retrica? Pode suceder que ela responda: que estais a tagarelar, homens ridculos? Eu no obrigo ningum dir ela que ignore a verdade a aprender a falar. Mas quem ouve o meu conselho tratar de adquirir primeiro esses conhecimentos acerca da verdade para, depois, se dedicar a mim. Mas uma coisa posso afirmar com orgulho: sem as minhas lies a posse da verdade de nada servir para engendrar a persuaso. FEDRO: E no teria ela razo dizendo isso? SCRATES: Reconheo que sim, se os argumentos usuais provarem que de fato a retrica uma arte; mas, se no me engano, tenho ouvido algumas pessoas atacla e provar que ela no isso, mas sim um negcio que nada tem que ver com a arte. O lacnio declara: no existe arte retrica propriamente dita sem o conhecimento da verdade, nem haver jamais tal coisa. (Plato. Dilogos. Porto Alegre: Editora Globo, 1962.)

Neste fragmento de um dilogo de Plato, as personagens Scrates e Fedro discutem a respeito da relao entre a arte retrica, isto , a arte de produzir discursos, e a expresso da verdade por meio de tais discursos. Trata-se de um tema ainda atual. Aponte a nica alternativa que expressa um contedo no abordado pelas duas personagens no fragmento. a) A produo de bons discursos. b) A formao do orador. c) A natureza da Filosofia. d) O poder persuasivo da oratria. e) A retrica como arte de criar discursos.
Resoluo

Dentre os temas enunciados nas alternativas, a natureza da Filosofia o nico que no aparece na discusso transcrita.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Aps uma leitura atenta do fragmento do dilogo Fedro, pode-se perceber que Scrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, preciso a) evitar a arte retrica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparncia de verdade. e) unir a arte retrica expresso da verdade.
Resoluo

Fedro, na segunda de suas falas, apresenta a concepo sofstica a respeito da relao entre discurso e verdade, segundo a qual basta ao orador criar uma aparncia de verdade. Scrates questiona essa concepo.

... para quem quer tornar-se orador consumado no indispensvel conhecer o que de fato justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que so os que decidem; nem precisa saber tampouco o que bom ou belo, mas apenas o que parece tal ... Neste trecho da traduo da segunda fala de Fedro, observa-se uma frase com estruturas oracionais recorrentes, e por isso plena de termos repetidos, sendo notvel, a este respeito, a retomada do demonstrativo o e do pronome relativo que em o que de fato justo, o que parece justo, os que decidem, o que bom ou belo, o que parece tal. Em todos esses contextos, o relativo que exerce a mesma funo sinttica nas oraes de que faz parte. Indique-a. a) Sujeito. b) Predicativo do sujeito. c) Adjunto adnominal. d) Objeto direto. e) Objeto indireto.
Resoluo

Em todas as oraes apontadas, o pronome relativo que sujeito dos verbos.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

No se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hbil, mas antes refletir no que ela significa. Nesta frase, Scrates, para rotular o tipo de discurso que acaba de ser sugerido por Fedro, emprega palavra hbil com o sentido de a) discurso prolixo e ininteligvel. b) pronncia adequada das palavras. c) habilidade de leitura. d) expresso de significados contraditrios, absurdos. e) discurso eficiente em seus objetivos.
Resoluo

Scrates chama palavra hbil ao tipo de discurso a que Fedro acaba de se referir, ou seja, aquele que consegue persuadir, ainda que a custa de falsidades.

... que frutos a retrica poder recolher daquilo que ela semeou? Esta passagem apresenta conformao alegrica, em virtude do sentido figurado com que so empregadas as palavras frutos, recolher e semeou. Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela que contm, na ordem adequada, palavras que, sem perda relevante do sentido da frase, evitam a conformao alegrica: a) alimentos colher plantou. b) resultados produzir prescreveu. c) lucros contabilizar investiu. d) textos apresentar negou. e) efeitos causar menosprezou.
Resoluo

Scrates se refere aos efeitos decorrentes dos enganos a que a retrica sofstica pode levar os ouvintes.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: As questes de nmeros 06 a 10 tomam por base duas passagens do livro A linguagem harmnica da Bossa Nova, do docente e pesquisador da Unesp Jos Estevam Gava. Momento Bossa Nova Nos anos 1940, o samba-cano j era uma alternativa para o samba tradicional, batucado, quadrado. Em sua gnese foram empregados recursos correntes na msica erudita europeia e na msica popular norte-americana. J era algo mais sofisticado, praticado por compositores e arranjadores com maior preparo musical e sempre de ouvido aberto para as solues propostas pela msica estrangeira. O jazz, por exemplo, mais tarde permitiria fuses interessantes como o samba-jazz e o samba moderno, com arranjos grandiosos e com base nos instrumentos de sopro. Mas, em termos de poesia e expressividade, o samba-cano tendia a manter seu carter escuro, sombrio, com muitos elementos que lembravam a atmosfera tensa e pessimista do tango argentino e do bolero, gneros latinos por excelncia. O samba-cano esteve desde logo ambientado em Copacabana, lugar de vida noturna intensa, boates enfumaadas, mulheres adultas e fatais envoltas num clima de pecado e traio, enquanto a Bossa Nova ambientouse mais para o Sul, em Ipanema, alm de tornar-se representativa de um pblico mais jovem, amante do sol e da praia. Nesse ambiente solar, a mulher passou a ser a garota da praia, a namorada. Deu-se um descanso s imagens de amante proibida e vingativa, com uma navalha na liga. E as letras da Bossa Nova no tinham nada de enfumaado. Eram uma saga ocenica: a nado, numa prancha ou num barquinho, seus compositores prestaram todas as homenagens possveis ao mar e ao vero. Esse mar e esse vero eram os de Ipanema (Castro, 1999, p. 59). A Bossa Nova levou aos extremos a tendncia intimista de cantar sobre temas do cotidiano, sem muita complicao potica. Em vez da negatividade do samba-cano, explorou ao mximo a positividade expressiva e um otimismo sem precedentes. Esse foi o grande trao distintivo entre a Bossa Nova e o samba-cano. O otimismo diante do amor trouxe consigo imagens de paz e estabilidade possibilitadas por relacionamentos amorosos felizes e amores correspondidos, sem as cores patolgicas e dramticas que tanto marcavam os sambas-canes. Mesmo a dor, quando ocorria, era encarada como um estgio passageiro, deixando de assumir o antigo carter terminal. Em plenos anos 1950, quando nas rdios predominava o derramamento vocal e sentimental, Tom Jobim j buscava um retraimento expressivo pautado por um discurso potico/musical mais sereno, mais em tom de conversa do que de splica. Se os mais jovens identificavam-se com essas coisas novas, os mais velhos e tradicionalistas viam-nas com estranheza, sendo
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

compreensvel que as descrevessem como canes bobas e ingnuas, no obstante a sofisticao harmnica e rtmica. (Jos Estevam Gava. A linguagem harmnica da Bossa Nova. So Paulo: Editora Unesp, 2002.)

A partir do texto apresentado, aponte a alternativa que no caracteriza a Bossa Nova. a) Ambientada em Ipanema. b) Bem recebida por um pblico mais jovem. c) Abordagem de temas do cotidiano. d) A dor como o fato dominante da existncia. e) Maior sofisticao harmnica e rtmica.
Resoluo

O texto de Jos Estevam Gava apresenta as diferenas entre o samba-cano e a Bossa Nova, como, por exemplo, o gosto por atmosfera tensa e pessimista do primeiro e a leveza da segunda, marcada por positividade e otimismo.

Segundo o texto, o principal trao distintivo da Bossa Nova com relao ao samba-cano foi a) a influncia do jazz. b) o afastamento do samba tradicional, batucado, quadrado. c) a explorao da positividade expressiva e um otimismo sem precedentes. d) a influncia do tango e do bolero sofrida pela Bossa Nova. e) o carter mais inovador e as virtudes rtmicas do samba-cano.
Resoluo

A Bossa Nova incorporada de imediato por um pblico mais jovem, amante do sol e da praia, parece assumir esse aspecto solar e, de fato, apresentar-se como uma modalidade musical de carter mais otimista, ao tratar de temas cotidianos em tons mais intimistas e, segundo o prprio texto, sem muita complicao potica.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Seguindo as lies do fragmento apresentado sobre as caractersticas temticas de cada gnero musical, aponte quais dos quatro seguintes exemplos fazem parte de letras de sambas-canes. I. No falem dessa mulher perto de mim, / No falem pra no me lembrar minha dor (Cabelos brancos, de Marino Pinto e Herivelto Martins.) II. Doce sonhar / E pensar que voc / Gosta de mim / Como eu de voc (Este seu olhar, de A. C. Jobim.) III. Eu no seria essa mulher que chora / Eu no teria perdido voc (Castigo, de Dolores Duran.) IV. Ah! se eu pudesse te mostrar as flores / Que cantam suas cores pra manh que nasce (Ah! se eu pudesse, de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli.) a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, II e III. e) II, III e IV.
Resoluo

Como o texto afirma, o samba-cano se inspirava na vida noturna intensa e tematizava a traio e o sofrimento amoroso, o que se nota nos fragmentos I e III.

... sendo compreensvel que as descrevessem como canes bobas e ingnuas, no obstante a sofisticao harmnica e rtmica. Nesta passagem, a sequncia no obstante a poderia ser substituda, sem prejuzo do sentido, por a) em funo da. b) apesar da. c) graas . d) por causa da. e) em relao .
Resoluo

A expresso no obstante indica concesso e equivalente a apesar da. Em a, c e d, indica-se causa; em e, comparao.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

10

A leitura do fragmento como um todo permite concluir que, para o autor, a) o samba-cano era um gnero superior ao da Bossa Nova, pelo fato de explorar temas mais srios e adultos. b) a Bossa Nova buscava agradar ao pblico jovem com letras simplrias e melodias bastante pobres. c) tanto a Bossa Nova quanto o samba-cano foram gneros secundrios, sem qualquer influncia relevante para a msica popular brasileira. d) o samba autntico, tradicional, tinha muito mais qualidade e autenticidade que a Bossa Nova e o sambacano. e) samba-cano e Bossa Nova representaram desenvolvimentos autnticos do samba tradicional, cada qual com temtica prpria e estrutura meldica e musical distinta.
Resoluo

O texto examina as diferenas poticas e musicais de dois desenvolvimentos do samba tradicional: o sambacano e a Bossa Nova. Ambos so apresentados como evoluo do samba, nada havendo contra sua autenticidade.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: As questes de nmeros 11 a 15 tomam por base uma passagem do romance regionalista Vidas secas, de Graciliano Ramos (1892-1953). Contas Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a tera dos cabritos. Mas como no tinha roa e apenas se limitava a semear na vazante uns punhados de feijo e milho, comia da feira, desfazia-se dos animais, no chegava a ferrar um bezerro ou assinar a orelha de um cabrito. Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabea. Forjara planos. Tolice, quem do cho no se trepa. Consumidos os legumes, rodas as espigas de milho, recorria gaveta do amo, cedia por preo baixo o produto das sortes. Resmungava, rezingava, numa aflio, tentando espichar os recursos minguados, engasgava-se, engolia em seco. Transigindo com outro, no seria roubado to descaradamente. Mas receava ser expulso da fazenda. E rendia-se. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. Era bom pensar no futuro, criar juzo. Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoo inchando. De repende estourava: Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ningum pode viver sem comer. Quem do cho no se trepa. Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. E quando no tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia. Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o gado, arrependeu-se, enfim deixou a transao meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinha Vitria mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no cho sementes de vrias espcies, realizou somas e diminuies. No dia seguinte Fabiano voltou cidade, mas ao fechar o negcio notou que as operaes de Sinha Vitria, como de costume, diferiam das do patro. Reclamou e obteve a explicao habitual: a diferena era proveniente de juros. No se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. No se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mo beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! O patro zangou-se, repeliu a insolncia, achou bom que o vaqueiro fosse procurar servio noutra fazenda. A Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. No era preciso barulho no. Se havia dito palavra toa, pedia desculpa. Era bruto, no fora ensinado. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia l puxar questo com gente rica? Bruto, sim senhor,
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

mas sabia respeitar oshomens. Devia ser ignorncia da mulher, provavelmente devia ser ignorncia da mulher. At estranhara as contas dela. Enfim, como no sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava no cair noutra. (Graciliano Ramos. Vidas secas. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.)

11

Identifique, entre os quatro exemplos extrados do texto, aqueles que se apresentam em discurso indireto livre: I. Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a tera dos cabritos. II. Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ningum pode viver sem comer. III. Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! IV. No era preciso barulho no. a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.
Resoluo

O fragmento I puramente narrativo e II contm discurso direto. Nos fragmentos III e IV, as palavras da personagem so integradas ao discurso do narrador, sem verbo declarativo que as introduza.

12

No fragmento apresentado, de Vidas secas, as formas verbais mais frequentes se enquadram em dois tempos do modo indicativo. Marque a alternativa que indica, pela ordem, o tempo verbal predominante no segundo pargrafo e o que predomina no quinto pargrafo. a) pretrito perfeito pretrito imperfeito. b) presente pretrito imperfeito. c) presente pretrito perfeito. d) futuro do pretrito presente. e) pretrito imperfeito pretrito perfeito.
Resoluo

No segundo pargrafo h o predomnio do pretrito imperfeito do modo indicativo, que enuncia aes durativas no passado: recorria, cedia, resmungava, rezingava, engolia, entre outras. No quinto pargrafo h o predomnio do pretrito perfeito do modo indicativo, que enuncia aes pontuais e acabadas no passado: deixou, foi, mandou, sentou-se, realizou, entre outras.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

13

Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. A forma verbal queimava, no perodo acima, apresenta o sentido de: a) ignorava. b) assava. c) destrua. d) marcava. e) prejudicava.
Resoluo

comum no campo identificar o proprietrio de um animal por meio de uma ou mais marcas feitas com ferro quente. No contexto, isso significa que Fabiano perdia pouco a pouco a posse de seus animais.

14

Quem do cho no se trepa. Fabiano emprega duas vezes este provrbio para retratar com certo determinismo sua situao, que ele considera impossvel de ser mudada. H outros que poderiam ser utilizados para retratar essa atitude de desnimo ante algo que parece irreversvel. Na relao de provrbios abaixo, aponte aquele que no poderia substituir o empregado por Fabiano, em virtude de no corresponder quilo que a personagem queria significar. a) Quem nasce na lama morre na bicharia. b) Quem semeia ventos colhe tempestades. c) Quem nasceu pra tosto no chega a milho. d) Quem nasceu pra ser tatu morre cavando. e) Os paus, uns nasceram para santos, outros para tamancos.
Resoluo

O provrbio da alternativa b determinista, mas no fatalista, como os demais, pois nele semear ventos ao voluntria. Nos demais, a situao do sujeito o destino dela decorrente, nada tm de voluntrio, pois so apresentados como determinaes fatais.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

15

Lendo atentamente o fragmento de Vidas secas, percebese que o foco principal o das transaes entre Fabiano e o proprietrio da fazenda. Aponte a alternativa que no corresponde ao que efetivamente exposto pelo texto. a) O proprietrio era, na verdade, um benfeitor para Fabiano. b) Fabiano declarava-se um bruto ao proprietrio. c) O proprietrio levava sempre vantagem na partilha do gado. d) Fabiano sabia que era enganado nas contas, mas no conseguia provar. e) Fabiano aceitava a situao e se resignava, por medo de ficar sem trabalho.
Resoluo

A partir da leitura do texto, possvel verificar a explorao da personagem Fabiano por parte do proprietrio das terras em que ele trabalhava. No h nada que justifique a afirmao de que o proprietrio era, na verdade, um benfeitor para Fabiano.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: As questes de nmeros 16 a 20 tomam por base um fragmento do livro Comunicao e folclore, de Luiz Beltro (1918-1986). O Bumba-Meu-Boi Entre os autos populares conhecidos e praticados no Brasil pastoril, fandango, chegana, reisado, congada, etc. aquele em que melhor o povo exprime a sua crtica, aquele que tem maior contedo jornalstico, , realmente, o bumba-meu-boi, ou simplesmente boi. Para Renato Almeida, o bailado mais notvel do Brasil, o folguedo brasileiro de maior significao esttica e social. Lus da Cmara Cascudo, por seu turno, observou a sua superioridade porque enquanto os outros autos cristalizaram, imveis, no elenco de outrora, o bumba-meu-boi sempre atual, incluindo solues modernas, figuras de agora, vocabulrio, sensao, percepo contempornea. Na poca da escravido mostrava os vaqueiros escravos vencendo pela inteligncia, astcia e cinismo. Chibateava a cupidez, a materialidade, o sensualismo de doutores, padres, delegados, fazendo-os cantar versinhos que eram confisses estertricas. O capito-do-mato, preador de escravos, assombro dos moleques, faz-sono dos negrinhos, vai caar os negros que fugiram, depois da morte do Boi, e em vez de traz-los trazido amarrado, humilhado, tremendo de medo. O valento mestio, capoeira, apanha pancada e mais mofino que todos os mofinos. Imaginem a alegria negra, vendo e ouvindo essa sublimao aberta, franca, na porta da casa-grande de engenho ou no terreiro da fazenda, nos ptios das vilas, diante do adro da igreja! A figura dos padres, os padres do interior, vinha arrastada com a violncia de um ajuste de contas. O doutor, o curioso, metido a entender de tudo, o delegado autoritrio, valente com a patrulha e covarde sem ela, toda a galeria perpassa, expondo suas mazelas, vcios, manias, cacoetes, olhada por uma assistncia onde estavam muitas vtimas dos personagens reais, ali subalternizados pela virulncia do desabafo. Como algumas outras manifestaes folclricas, o bumba-meu-boi utiliza uma forma antiga, tradicional; entretanto, f-la revestir-se de novos aspectos, atualiza o entrecho, recompe a trama. Da o interesse do tipo solidrio que desperta nas camadas populares, como o assinala dison Carneiro. Interesse que s pode manterse porque o que no auto se apresenta no reflete apenas situaes do passado, mas porque tm importncia para o futuro. Com efeito, tendo por tema central a morte e a ressurreio do boi, cerca-se de episdios acessrios, no essenciais, muito desligados da ao principal, que variam de regio para regio... em cada lugar, novos personagens so enxertados, aparentemente sem outro objetivo seno o de prolongar e variar a brincadeira. Contudo, dentre esses personagens, os que representam as classes superiores so caricaturados, cobrindo-se de ridculo, o que torna o folguedo, em si mesmo, uma
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

reivindicao. Slvio Romero recolheu os versos de um bumba-meuboi, atravs dos quais se constata a inteno caricaturesca nos personagens do folguedo. Como o Padre, que recita: No sou padre, no sou nada Quem me ver estar danando No julgue que estou louco; Secular sou como os outros. Ou como o Capito-do-Mato que, dando com o negro Fidlis, vai prend-lo: CAPITO Eu te atiro, negro Eu te amarro, ladro, Eu te acabo, co. Mas, ao contrrio, quem vai sobre o Capito e o amarra o Fidlis: CORO Capito de campo Veja que o mundo virou Foi ao mato pegar negro Mas o negro lhe amarrou. CAPITO Sou valente afamado Como eu no pode haver; Qualquer susto que me fazem Logo me ponho a correr. (Luiz Beltro. Comunicao e folclore. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1971.)

16

O fragmento apresentado focaliza, por meio da opinio do autor e de outros folcloristas mencionados, o bumbameu-boi, auto popular brasileiro bastante conhecido. A leitura do fragmento, como um todo, deixa claro que o ncleo temtico do bumba-meu-boi sempre a) a perseguio aos escravos que fugiram das fazendas. b) a vingana dos escravos contra o capito-do-mato. c) a morte e a ressurreio do boi. d) o castigo dos valentes, que acabam se mostrando covardes. e) a crtica aos padres e religiosos em geral pela sensualidade.
Resoluo

Afirma-se no terceiro pargrafo que o tema central do Bumba-Meu-Boi a morte e a ressurreio do boi. Os temas enunciados em outras alternativas associam-se variadamente quele ncleo temtico.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

17

Chibateava a cupidez, a materialidade, o sensualismo de doutores, padres, delegados, fazendo-os cantar versinhos que eram confisses estertricas. Nesta passagem, Lus da Cmara Cascudo, mencionado pelo autor, explica que, em apresentaes do bumba-meuboi da poca da escravido, a) as pessoas da plateia eram convidadas a participar do bumba-meu-boi para declamar versinhos ridculos. b) o auto era uma forma de fazer as pessoas presentes confessarem estertoricamente os seus pecados. c) havia uma personagem que usava uma chibata para agredir pessoas da plateia, enquanto apontava seus defeitos. d) todos os presentes participavam do auto, improvisando falas e declamaes. e) o bumba-meu-boi satirizava em seu enredo personagens que apresentavam os mesmos defeitos de pessoas reais.
Resoluo

No auto de carter moralizante, presente nas manifestaes do Bumba-Meu-Boi, exprime-se o desejo de satirizar as autoridades e os opressores dos escravos.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

18

O capito-do-mato, preador de escravos, assombro dos moleques, faz-sono dos negrinhos, vai caar os negros que fugiram (...) Nesta passagem, levando-se em conta o contexto, a funo sinttica e o significado, verifica-se que faz-sono a) substantivo. b) adjetivo. c) verbo. d) advrbio. e) interjeio.
Resoluo

A caracterizao do capito-do-mato feita por meio de apostos explicativos: preador de escravos, assombro dos moleques e faz-sono dos negrinhos. Para que haja o paralelismo sinttico, cada aposto constitudo por um substantivo seguido por uma locuo adjetiva. Sendo assim, possvel inferir que faz-sono equivale a um substantivo cujo significado negativo se soma aos demais.

19

Aponte a alternativa que indica, entre os quatro termos relacionados a seguir, apenas os que, no fragmento apresentado, so empregados pelos folcloristas para referir-se ao bumba-meu-boi. I. Bailado. II. Ritual. III. Brincadeira. IV. Folguedo. a) I e II. d) I, III e IV.
Resoluo

b) II e III. e) II, III e IV.

c) I, II e III.

No se atribui carter sagrado ou ritualstico ao bumba-meu-boi.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

20

Quem me ver estar danando. Mas o negro lhe amarrou. Nos dois versos acima, do exemplo de estrofes de um bumba-meu-boi recolhidas por Svio Romero, as formas ver e lhe caracterizam um uso popular. Se se tratasse de um discurso obediente construo formal em Lngua Portuguesa, tais formas seriam substitudas, respectivamente, por a) vir, o. b) vir, a. c) vesse, a. d) visse, te. e) vier, o.
Resoluo

A construo Quem me ver estar danando exigiria um registro culto, o futuro do modo subjuntivo. A forma verbal amarrou rege objeto direto e, portanto, no admite o pronome lhe. Instruo: Leia a histria em quadrinhos de Archie, What goes up, para responder as questes de nmeros 21 e 22.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

21

Qual a alternativa correta? a) O pai de Archie est nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notcias desagradveis sobre Archie. b) O pai de Archie, que motorista de txi, est furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro. c) O pai de Archie est nervoso porque as contas que ele tem que pagar esto ficando muito caras. d) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas. e) O pai de Archie gostaria de no tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu.
Resoluo

De acordo com a tira cmica, o pai de Archie est nervoso porque as contas que ele tem que pagar esto ficando muito caras. L-se na tira: Taxes are going up! The cable bills going up! The electric bill is going up! * to go up = subir

22

Qual o significado, na histria, dos termos cable bill, a good time e report card, respectivamente ? a) Cabo eltrico, uma boa hora e carto de reprter. b) Conta da televiso a cabo, uma boa hora e carto de reprter. c) Cabo eltrico, um bom tempo e carto de reprter. d) Conta da televiso a cabo, uma boa hora e boletim escolar. e) Cabo eltrico, um bom tempo e boletim escolar.
Resoluo

* cable bill = conta da televiso a cabo * a good time = uma boa hora * report card = boletim escolar

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: Leia o texto a seguir para responder as questes de nmeros 23 a 25. Two of the greatest obstacles that comics have in reaching readers are exposure and cost. Fortunately, the internet has provided remedies for both. Many comic book creators and publishers have put their comics online, available as full issues and at absolutely no cost to the reader. And unlike torrents or scanned files, these comics are completely legal. Here I have endeavored to collect as many of these as possible, now totalling over 300 full issues and stories, in one place. Whether you have been meaning to try a new title, or if youve never read a comic in your life, theres still something here for everyone. Follow a link or two or three. Some comics that I especially recommend carry an asterisk, but I havent come close to reading everything here. Maybe youll find something you enjoy.
(_______________________________) (www.lorencollins.net/freecomic. Adaptado.)

23

Qual o melhor ttulo para o texto? a) My costly comic book collection b) Remedy obstacles in comic books c) 300 recommended funny stories d) Enjoy funny books online e) Free online comic books
Resoluo

O melhor ttulo para o texto seria: Free online comic books Histrias em quadrinhos gratuitas na Internet

24

De acordo com o texto, dois obstculos ao acesso dos leitores s histrias em quadrinhos so a) a divulgao e o material escaneado da internet. b) o custo da internet e a legalidade de material escaneado. c) a legalidade de material escaneado e de edies completas. d) o desconhecimento e o desinteresse por histrias em quadrinhos. e) o custo e a divulgao das histrias ao pblico.
Resoluo

Os dois obstculos ao acesso dos leitores s histrias em quadrinhos so o custo e a divulgao das histrias ao pblico. No texto: Two of the greatest obstacles that comics have in reaching readers are exposure and cost.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

25

Qual das oraes a seguir melhor se encaixa na sequncia do texto, como um terceiro pargrafo? a) If you have never read a comic book in your life, youll probably find it very difficult to understand the books in this collection. b) If you know of more online comics I could add to the list, or discover that any of these links have gone bad, please contact me by e-mail. c) If you like funny stories, click on one of the five links below and buy as many free books as you want, at excellent prices. d) If you like funny stories and want to e-mail the publishers to complain, this is considered totally legal. e) If you have read a total of 300 stories in your life, youll probably find it very difficult to enjoy the books in this collection.
Resoluo

O autor afirma estar empenhado em reunir o maior nmero de HQs gratuitas e online que puder. Ele tambm faz a recomendao de alguns links para serem acessados pelo leitor. Sendo assim, a melhor alternativa a B porque trata-se da concluso do texto, em que o autor retoma os pargrafos anteriores, solicitando a contribuio dos internautas tanto para aumentar o acervo quanto para inform-lo sobre links que no funcionam mais. * to endeavor = tentar (com empenho) * remedy (remedies) solues) * issue = publicao * to mean = querer, ter inteno * torrents = enxurradas

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: Leia o texto Status of same-sex marriage para responder as questes de nmeros 26 a 30. Status of same-sex marriage South America Argentina The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions. The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too. Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010. Brazil A law that would allow same-sex civil unions throughout the nation has been debated. Until the end of the first semester of 2010 the Supremo Tribunal Federal had not decided about it. Colombia The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that samesex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples. Ecuador The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples. Uruguay Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and samesexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009.
(http://en.wikipedia.org/. Adaptado.)

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

26

Assinale a alternativa correta. a) Segundo o texto, os pases nos quais os direitos de casais heterossexuais e de casais homossexuais so os mesmos so o Equador e a Colmbia. b) De acordo com as informaes do texto, entende-se que unies civis entre pessoas do mesmo sexo so legais em todos os pases da Amrica do Sul. c) De acordo com o texto, entende-se que, dentre os pases da Amrica do Sul, somente no Brasil ainda no se permitem unies civis entre pessoas do mesmo sexo. d) O pas da Amrica do Sul onde as unies civis entre pessoas do mesmo sexo demoraram mais para ser legalizadas o Uruguai. e) As unies civis entre pessoas do mesmo sexo, vlidas em todo o territrio brasileiro, foram aprovadas em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal.
Resoluo

No texto: the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples. * to rule = determinar * cohabitating = que vivem juntos * to stand out = sobressair * to share = compartilhar

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

27

Assinale a alternativa correta. a) A Colmbia foi a ltima nao sul-americana a aprovar a unio civil de casais htero ou homossexuais. b) A Argentina foi a segunda nao sul-americana a reconhecer os direitos dos casais do mesmo sexo. c) O Equador foi o pas sul-americano que menos se empenhou para reconhecer os direitos dos homossexuais. d) O Uruguai foi o primeiro pas sul-americano a aprovar unies civis de casais htero e homossexuais. e) O Brasil no tem demonstrado nenhum interesse no reconhecimento dos direitos dos casais homossexuais.
Resoluo

No texto: Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and samesexcouples) in a national platform on January 1, 2008. * to allow = permitir * in a national plataform = em mbito nacional

28

Assinale a alternativa na qual todos os termos se caracterizam como vocabulrio especfico da rea legislativa. a) Across, approved, platform, ruling. b) Constitution, legislation, share, throughout. c) Across, allow, platform, rights. d) Constitution, entitled, rights, ruling. e) Across, extended, recognize, share.
Resoluo

Os termos referentes a rea legislativa so: * Constitution = constituio * be entitled to = ter o direito de * rights = direitos * ruling = lei, determinao

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

29

Assinale a alternativa na qual todas as palavras so formas verbais relativas ao passado. a) Adopted, become, decided, recognized, ruled. b) Adopted, allow, become, recognized, ruled. c) Approved, became, been, decided, ruled. d) Allow, approved, became, decided, may. e) Can, debated, entitled, made, offered.
Resoluo

A nica alternativa na qual todas as palavras so formas verbais relativas ao passado aquele em que aparecem os verbos approved, became, been, decided, ruled.

30

B (Gabarito oficial)

Com base nas informaes do texto, o que podemos inferir a respeito da situao atual dos casais do mesmo sexo na Argentina? a) As unies civis entre pessoas do mesmo sexo so vlidas somente em Buenos Aires e na provncia de Rio Negro. b) Os casais do mesmo sexo provavelmente ainda no tm todos os direitos dos casais heterossexuais. c) A provncia de Rio Negro foi a regio onde unies civis entre pessoas do mesmo sexo foram aprovadas mais recentemente. d) Em Buenos Aires as leis para unies civis entre pessoas do mesmo sexo so diferentes do restante do pas. e) Os casais homossexuais podero ter exatamente os mesmos deveres dos casais heterossexuais.
Resoluo

Segundo o texto, o original extrado da Internet : Legislation to enact same-sex marriage across all over Argentina is under debate. Sendo assim, poderamos inferir que a alternativa B que afirma que os casais do mesmo sexo provavelmente ainda no tem todos os direitos dos casais heterossexuais seria correta. Como houve a adaptao do texto para Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010, no h alternativa correta.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

31

(Templo da Concrdia, Agrigento, Itlia.)

O Templo da Concrdia foi construdo no sul da Siclia, no sculo V a.C., e um marco da a) arte romnica, caracterizada pelos arcos de meia volta e pela inspirao religiosa politesta. b) arquitetura clssica, imposta pelos macednios ilha no processo de helenizao empreendido por Alexandre, o Grande. c) arte etrusca, oriunda do norte da pennsula itlica e desenvolvida no Mediterrneo durante o perodo de hegemonia romana. d) arquitetura drica, levada ilha pelos gregos na expanso e colonizao mediterrnea da chamada Magna Grcia. e) arte gtica, marcada pela verticalizao das construes e pela sugesto de ascese dos homens ao reino dos cus.
Resoluo

As colunas mostradas na ilustrao pertencem ao estilo drico, mais despojado que os estilos jnico e corntio todos eles caractersticos da arquitetura grega antiga. Agrigento, assim como outras cidades da Siclia e da Magna Grcia, localizava-se numa rea colonizada por um ramo dos drios que migrou para oeste, durante a Segunda Dispora Grega.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

32

[Na Idade Mdia] Homens e mulheres gostavam muito de festas. Isso vinha, geralmente, tanto das velhas tradies pags (...), quanto da liturgia crist.
(Jacques Le Goff. A Idade Mdia explicada aos meus filhos, 2007.)

Sobre essas festas medievais, podemos dizer que a) muitos relatos do cotidiano medieval indicam que havia um confronto entre as festas de origem pag e as criadas pelo cristianismo. b) os torneios eram as principais festas e rompiam as distines sociais entre senhores e servos que, montados em cavalos, se divertiam juntos. c) a Igreja Catlica apoiava todo tipo de comemorao popular, mesmo quando se tratava do culto a alguma divindade pag. d) as festas rurais representavam sempre as relaes sociais presentes no campo, com a encenao do ritual de sagrao de cavaleiros. e) religiosos e nobres preferiam as festas privadas e pags, recusando-se a participar dos grandes eventos pblicos cristos.
Resoluo

Alternativa escolhida por eliminao, pois o enunciado sugere muito mais uma convergncia das festas pags e crists, unidas pelo gosto popular, do que um confronto entre elas. O que ocorreu embora o texto no o explique foi a condenao da Igreja a prticas de origem reconhecidamente pag, como o Carnaval.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

33

Entre as formas de resistncia negra escravido, durante o perodo colonial brasileiro, podemos citar a) a organizao de quilombos, nos quais, sob superviso de autoridades brancas, os negros podiam viver livremente. b) as sabotagens realizadas nas plantaes de caf, com a introduo de pragas oriundas da frica. c) a preservao de crenas e rituais religiosos de origem africana, que eram condenados pela Igreja Catlica. d) as revoltas e fugas em massa dos engenhos, seguidas de embarques clandestinos em navios que rumavam para a frica. e) a adoo da f catlica pelos negros, que lhes proporcionava imediata alforria concedida pela Igreja.
Resoluo

No Brasil Colnia, todos os escravos eram batizados passo importante em seu processo de aculturao. No obstante, a conservao de suas crenas originais constituiu uma importante forma de resistncia dominao que lhes era imposta pelos brancos. Para tanto, certas entidades de origem africana foram associadas a representantes destacados da hagiologia catlica. Dessa forma, desde o Perodo Colonial at o Brasil de hoje, constituiu-se um amplo espectro de cultos de origem africana com diferentes graus de ligao com o catolicismo ou com crenas indgenas brasileiras, e at mesmo com o espiritismo kardecista.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

34

Artigo 5. O comrcio de mercadorias inglesas proibido, e qualquer mercadoria pertencente Inglaterra, ou proveniente de suas fbricas e de suas colnias declarada boa presa. (...) Artigo 7. Nenhuma embarcao vinda diretamente da Inglaterra ou das colnias inglesas, ou l tendo estado, desde a publicao do presente decreto, ser recebida em porto algum. Artigo 8. Qualquer embarcao que, por meio de uma declarao, transgredir a disposio acima, ser apresada e o navio e sua carga sero confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleo Bonaparte. Citado por Ktia M. de Queirs Mattoso. Textos e documentos para o estudo da histria contempornea (1789-1963), 1977.)

Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da Frana em 1806, permitem notar a disposio francesa de a) estimular a autonomia das colnias inglesas na Amrica, que passariam a depender mais de seu comrcio interno. b) impedir a Inglaterra de negociar com a Frana uma nova legislao para o comrcio na Europa e nas reas coloniais. c) provocar a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupao militar da Pennsula Ibrica. d) ampliar a ao de corsrios ingleses no norte do Oceano Atlntico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus. e) debilitar economicamente a Inglaterra, ento em processo de industrializao, limitando seu comrcio com o restante da Europa.
Resoluo

Em 1806, Napoleo praticamente dominava a Europa Continental, em razo de suas vitrias sobre os austro-russos em Austerlitz (1805) e sobre os prussianos em Iena (1806). No entanto, a derrota da frota franco-espanhola em Trafalgar (1805) inviabilizou o projeto napolenico de invadir a Inglaterra. Diante desse impasse, o imperador francs imps o Bloqueio Continental venda de produtos britnicos na Europa, em uma tentativa de pressionar economicamente os ingleses a buscar um entendimento com a Frana. Secundariamente, aquela medida contribuiria para abrir os mercados europeus incipiente indstria francesa. O decreto do Bloqueio Continental foi firmado por Napoleo em Berlim (capital da Prssia) para simbolizar a hegemonia francesa sobre a Europa naquele momento.
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

35

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi definida, por alguns historiadores, como um momento de apogeu do Imprio brasileiro. Outros preferiram consider-la como uma demonstrao de seu declnio. Tal discordncia se justifica porque o conflito sul-americano a) estabeleceu pleno domnio militar brasileiro na regio do Prata, mas provocou grave crise financeira no Brasil. b) abriu o mercado paraguaio para as manufaturas brasileiras, mas no evitou a entrada no Paraguai de mercadorias contrabandeadas. c) freou o crescimento econmico dos pases vizinhos, mas permitiu o aumento da influncia americana na regio. d) ajudou a profissionalizar e politizar o Exrcito brasileiro, mas contribuiu na difuso, entre suas lideranas, do abolicionismo. e) fez do imperador brasileiro um lder continental, mas gerou a morte de milhares de soldados brasileiros.
Resoluo

A Guerra do Paraguai pode ser entendida como o apogeu do Imprio no plano externo, j que o Brasil eliminou seu ltimo adversrio na disputa pela hegemonia sobre a Bacia do Prata. Por outro lado, a profissionalizao e politizao do Exrcito (que a alternativa d a entender como positivas para a Monarquia brasileira) contribuiu decisivamente para o declnio do regime imperial, juntamente com as ideias abolicionistas e republicanas difundidas em decorrncia daquele conflito.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

36

(...) Confeitaria do Custdio. Muita gente certamente lhe no conhecia a casa por outra designao. Um nome, o prprio nome do dono, no tinha significao poltica ou figurao histrica, dio nem amor, nada que chamasse a ateno dos dois regimes, e conseguintemente que pusesse em perigo os seus pastis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprietrio e dos empregados. Por que que no adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custdio em vez de Imprio, mas as revolues trazem sempre despesas.
(Machado de Assis. Esa e Jac. Obra completa, 1904.)

O fragmento, extrado do romance Esa e Jac, de Machado de Assis, narra a desventura de Custdio, dono de uma confeitaria no Rio de Janeiro, que, s vsperas da proclamao da Repblica, mandou fazer uma placa com o nome Confeitaria do Imprio e agora temia desagradar ao novo regime. A ironia com que as dvidas de Custdio so narradas representa o a) desconsolo popular com o fim da monarquia e a queda do imperador, uma personagem poltica idolatrada. b) respaldo da sociedade com que a proclamao da Repblica contou e que a transformou numa revoluo social. c) alheamento de parte da sociedade brasileira diante do contedo ideolgico da mudana poltica. d) reconhecimento, pelos cidados brasileiros, da ampliao dos direitos de cidadania trazidos pela Repblica. e) impacto profundo da transformao poltica no cotidiano da populao, que imediatamente apoiou o novo regime.
Resoluo

O golpe que derrubou a Monarquia no Brasil caracterizou-se como obra de um grupo restrito de militares e polticos republicanos, com apoio de setores especficos da sociedade (intelectuais e cafeicultores do Oeste Paulista, historicamente ligados ideia de repblica, alm dos ex-senhores de escravos do Vale do Paraba, descontentes com a Abolio). Consequentemente, no se pode afirmar que a maior parte da populao tenha participado do processo ou com ele tivesse alguma afinidade ideolgica.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

37

Os operrios das fbricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionrio provisrio, que deve ser constitudo sob a guarda do povo revolucionrio amotinado e do exrcito.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revoluo Russa de 1917, 1974.)

O manifesto, lanado em meio s tenses de 1917 na Rssia, revela a posio dos a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder. b) bolcheviques, que chamavam os operrios a se mobilizarem nos sovietes. c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisrio. d) mencheviques, que defendiam o carter democrtico do novo governo. e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.
Resoluo

O manifesto citado pertence a fase inicial da Revoluo Russa de 1917, tradicionalmente considerada como Revoluo Burguesa. Entretanto, seus signatrios no faziam parte do Governo Provisrio aristocrtico-burgus e liberal presidido pelo prncipe Lvov. O texto evidencia a posio radical e oportunista defendida pelos bolcheviques, naqueles momentos de caos, por meio dos sovietes (conselhos revolucionrios de operrios, soldados e camponeses).

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

38

A pea Fonte foi criada pelo francs Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

(Fonte obra de Marcel Duchamp, fotografada por Alfred Stieglitz.)

A transformao de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas, a) a alterao do sentido de um objeto do cotidiano e uma crtica s convenes artsticas ento vigentes. b) a crtica vulgarizao da arte e a ironia diante das vanguardas artsticas do final do sculo XIX. c) o esforo de tirar a arte dos espaos pblicos e a insistncia de que ela s podia existir na intimidade. d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situaes constrangedoras. e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e impor-tncia social da produo artstica.
Resoluo

Uma interpretao bastante aceita sobre o inusitado dessa obra de Duchamp remete-nos ao caos intelectual e subverso dos valores tradicionais trazidos pela Primeira Guerra Mundial. Nesse cenrio, conceitos abstratos e objetos concretos poderiam perder seu significado independentemente de qualquer lgica ou racionalidade.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

39

A construo de Braslia durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivaes oficiais, a) afastar de So Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a control-lo. b) estimular a ocupao do interior do pas, evitando a concentrao das atividades econmicas em reas litorneas. c) deslocar o funcionalismo pblico do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaos para acolher os turistas. d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indstria de base do Brasil. e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas reas de atuao at as fronteiras dos pases vizinhos.
Resoluo

A construo de Braslia foi chamada por Juscelino Kubitschek de meta sntese de seu Plano de Metas. Dentro do projeto desenvolvimentista de JK, a transferncia da capital federal para o Planalto Central criaria um polo de desenvolvimento no Centro-Oeste, diminuindo (mas no evitando, at por se tratar de uma situao j consolidada) a concentrao das atividades econmicas em reas litorneas.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

40

proibido proibir A imaginao no poder As duas frases foram pintadas em muros de Paris durante as revoltas estudantis de maio de 1968. Elas ilustram algumas ideias dos rebeldes, como a) a celebrao da sociedade ocidental, do consumismo e do capitalismo monopolista. b) o fim de todo tipo de governo e a valorizao dos meios de comunicao de massa. c) a defesa da liberdade total, do socialismo real e do conceito de alimentao natural. d) o desejo de extinguir as provas de acesso ao ensino superior e as aulas de lngua estrangeira. e) a crtica sociedade de consumo, s hierarquias e burocratizao da sociedade.
Resoluo

A alternativa destaca alguns dos aspectos mais notrios do establishment capitalista burgus alvo preferencial dos estudantes parisienses de maio de 1968 e, nos meses e anos seguintes, de grande parte da juventude ocidental.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

41

A Guerra das Malvinas (Falklands) ops Argentina e Inglaterra de abril a junho de 1982. Entre os motivos da guerra, podemos citar a a) ao imperialista inglesa sobre a Antrtida, que pretendia expandir o territrio britnico at o extremo sul. b) inteno norte-americana de manter hegemonia militar sobre o continente atravs do domnio ingls. c) disposio argentina de retomar o controle das ilhas, ricas em combustveis fsseis e estrategicamente importantes. d) interferncia do Brasil, que se disps a mediar o conflito, mas aguou a tenso entre Inglaterra e Argentina. e) omisso da Organizao das Naes Unidas, que se recusou a apoiar as pretenses britnicas em relao s ilhas.
Resoluo

As Ilhas Falklands ou Malvinas foram ocupadas pela Gr-Bretanha em 1831, quando nelas no existia uma populao de origem argentina. Mais tarde, sucessivos governos argentinos passaram a reivindic-las, mas sem sucesso. Nessa perspectiva, as pretenses argentinas tm razes emocionais e nacionalistas bem mais antigas do que a atual importncia econmica do arquiplago.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

42

A campanha pelo restabelecimento das eleies diretas para presidente da Repblica do Brasil, em 1984, intitulada Diretas J!, a) tentava garantir que o primeiro presidente ps-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colgio Eleitoral. b) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros. c) foi a primeira mobilizao pblica de membros da sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964. d) reuniu diferentes partidos polticos em torno da aprovao de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para presidente. e) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja Catlica, dos sindicatos, das foras armadas e do partido situacionista.
Resoluo

A campanha das Diretas J! foi organizada pelos partidos de oposio ao regime militar (PMDB, PTB, PDT e PT) com o objetivo de mobilizar a sociedade em apoio Emenda Dante de Oliveira, que propunha o estabelecimento de eleies diretas para presidente da Repblica j em 1985. No entanto, apesar da grande adeso campanha, a emenda constitucional no foi aprovada pela Cmara dos Deputados por no ter alcanado a necessria maioria de 2/3 j que o PDS, partido situacionista e contrrio s eleies diretas, contava com mais de 1/3 dos parlamentares.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

43

No Oriente Mdio, a gua um recurso precioso e uma fonte de conflito. A escassez de recursos hdricos est aumentando as tenses polticas entre pases e dentro deles, e entre as comunidades e os interesses comerciais. A Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi, em parte, a resposta de Israel proposta da Jordnia de desviar o rio Jordo para seu prprio uso. A terra tomada na guerra deu-lhe acesso no apenas s guas das cabeceiras do Jordo, como tambm o controle do aqufero que h por baixo da Cisjordnia, aumentando assim os recursos hdricos em quase 50%.
(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da gua, 2005. Adaptado.)

A partir da leitura do mapa e do texto, pode-se afirmar que a gua uma questo importante nas negociaes entre a) o Iraque e os turcos. b) os palestinos e a Sria. c) o Lbano e a Sria. d) os iranianos e o Iraque. e) Israel e os palestinos.
Resoluo

A gua, no Oriente Mdio, motivo de disputa, de negociaes, principalmente entre Israel e os palestinos. Na Cisjordnia, temos a presena do Rio Jordo e do Mar Morto.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

44

Cndido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso pas. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magrrimas e com expresses que transmitem sentimentos de fome e misria.

Sobre o tema desta obra, afirma-se: I. Essa migrao foi provocada pelo baixo ndice de mortalidade infantil do Nordeste, associado boa distribuio de renda na regio. II. Contriburam para essa migrao os problemas de cunho social da regio Sul, com altas taxas de mortalidade infantil. III. Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrio e pelos altos ndices de mortalidade infantil no Nordeste. IV. Contriburam para essa migrao a desigualdade social, no Nordeste. correto apenas o que se afirma em a) I. b) I e II. c) II, III e IV. d) III e IV. e) IV.
Resoluo

Esto corretas as afirmaes III e IV. O Nordeste caracteriza-se pelo maior ndice de mortalidade infantil e pela maior desigualdade social. Os Retirantes retratam os problemas dos migrantes nordestinos, portanto, no se refere Regio Sul.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

45

Analise o mapa dos fusos horrios.

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)

Voc embarcou em Braslia no dia 18 s 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem. Que dia e horrio voc chegar em Melbourne, Austrlia? a) Dia 20 s 18h00. b) Dia 20 s 10h00. c) Dia 18 s 11h00. d) Dia 19 s 21h00. e) Dia 19 s 11h00.
Resoluo

Quando em So Paulo, a 45W, so 22 horas do dia 18, em Melbourne (Austrlia), a 150E, so 11 horas do dia 45 + 150 = 13 fusos a leste , portanto, 19 15 quando o avio saiu de So Paulo, eram 22 horas em So Paulo e 11 horas do dia 19 em Melbourne. O voo demorou 23 horas, chegando a Melbourne s 10 horas do dia 20, pois 11 horas + 23 horas = 10 horas do dia 20. (dia 19)

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

46

(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da gua, 2005. Adaptado.)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquisto e o Uzbequisto, teve uma reduo de 50% de rea e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover a) a indstria pesada. c) a irrigao de lavouras. e) o complexo industrial.
Resoluo

b) o setor tercirio. d) a zona urbana.

O Mar de Aral localiza-se em rea desrtica, na sia Central, entre o Cazaquisto e o Uzbequisto. Na antiga URSS, foi utilizada a gua dos Rios Syr Darya e Amu Darya para irrigar o cultivo do algodo. O desvio da gua desses rios provocou a reduo do Mar de Aral, que hoje est praticamente seco.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

47

Analise a charge e o texto a seguir.

As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitria eleitoral de George W. Bush (o filho). Sob a influncia de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto de defesa do meio ambiente e rompeu vrios tratados internacionais.
(Igor Fuser. Geopoltica o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)

Sobre o perodo que se segue aos acontecimentos da charge e do texto, faz-se as seguintes afirmaes. I. Ao contrrio dos defensores da reduo dos gastos militares aps o fim da Guerra Fria, a linha-dura americana propunha a ampliao do aparato militar e do recurso guerra como principais instrumentos de poltica externa do governo Bush. II. O inimigo imediato j estava escolhido: a Arbia Saudita, um pas riqussimo em petrleo. Os EUA acreditavam ter ainda contas a ajustar com o ditador Saddam Hussein, cujo regime havia sobrevivido derrota na Guerra do Golfo de 1991. III. A deciso de invadir a Turquia foi tomada quando ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001. Os cidados norte-americanos nunca tinham testemunhado um ataque to devastador em seu prprio territrio. IV. A resposta do governo Bush, aos atentados de 11 de setembro de 2001, veio rpida, com um ataque militar fulminante ao Afeganisto. Aproveitando-se
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

da solidariedade internacional aos EUA aps os atentados, declara Guerra ao Terror e ao Eixo do Mal, constitudo por Iraque, Coreia do Norte e Ir. correto apenas o que se afirma em a) I e IV. b) II e III. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I, II e III.
Resoluo

Esto corretas I e IV. Na alternativa II, est errado o fato de a Arbia Saudita ser considerada inimiga, pois tradicional aliada dos EUA. A alternativa III est errada, porque quando houve o atentado de 11 de setembro de 2001, a preocupao era encontrar o responsvel, Bin Laden, da Al Qaeda, que se encontrava no Afeganisto, que foi o alvo de invaso dos EUA, ainda em 2001. O Iraque foi ocupado em 2003.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

48

Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da populao africana dos benefcios, os 4 milhes de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo s souberam um dia antes que a seleo brasileira faria seu nico treino aberto em Soweto.
(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)

Considere as afirmaes seguintes. I. Soweto est localizado na regio metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da frica do Sul. II. As townships nasceram durante o perodo do apartheid, devido separao espacial entre negros e brancos. III. Dentre os Prmios Nobel da Paz, esto Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto. IV. Bero da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando-se totalmente ao restante da capital. Esto corretas apenas as afirmaes a) I, III e IV. b) III e IV. c) I, II e III. c) I e II. e) II, III e IV.
Resoluo

Soweto foi uma township na regio metropolitana de Johanesburgo resultante do deslocamento da populao dos bantustes, estabelecidos pelas leis do apartheid, mas que possui at hoje graves problemas sociais. Esto corretas I, II e III.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

49

Esse um recorte de parte da planta da cidade de So Paulo, onde foi traado um segmento de reta AB, com 0,11 m. A distncia real entre esses dois pontos de 1 760 m.

(Regina Vasconcellos; Ailton P. Alves Filho. Atlas Geogrfico ilustrado e comentado, 1999. Adaptado.)

Partindo dessas informaes, calcule a escala da planta e u utilizando a frmula = , onde: E U e = escala ou razo escolhida, sendo e = 1; E U = unidades medidas no terreno; u = unidades que devem ser colocadas no papel para representar U. A escala da planta a) 1 : 16 000. b) 1 : 10 500. c) 1 : 15 000. d) 1 : 25 000. e) 1 : 5 000.
Resoluo

Se

0,11m = 1760m 11cm = 176 000cm 1 cm = 16 000

portanto, a escala, que dada em cm, ser de 1: 16 000.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

50

As quatro afirmaes que se seguem sero correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo (2) terremoto (3) epicentro (4) hipocentro. a) Os movimentos das placas tectnicas geram vibraes, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberao das tenses acumuladas chamado de foco do tremor. b) Com o lento movimento das placas litosfricas, da ordem de alguns centmetros por ano, tenses vo se acumulando em vrios pontos, principalmente perto de suas bordas. As tenses, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistncia das rochas atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibraes que se propagam em todas as direes. c) A partir do ponto onde se inicia a ruptura, h a liberao das tenses acumuladas, que se projetam na superfcie das placas tectnicas. d) a liberao espetacular do calor interno terrestre, acumulado atravs dos tempos, sendo considerado fonte de observao cientfica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais so formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, o componente essencial na dinmica de criao e destruio da crosta, tendo papel essencial, desde os primrdios da evoluo geolgica.
(Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)

Os termos e as afirmaes esto corretamente associados em a) 1d, 2b, 3a, 4c. b) 1b, 2a, 3c, 4d. c) 1c, 2d, 3b, 4a. d) 1a, 2c, 3d, 4b. e) 1d, 2b, 3c, 4a.
Resoluo

Vulcanismo (1) est associado ao texto (d). Terremoto (2) o movimento entre as bordas das placas (b). Epicentro (3) o ponto na superfcie onde ocorre o tremor (c). Hipocentro (4) o foco inicial do tremor (a).

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

51
Analise o mapa.

(Herv Thry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil disparidades e dinmica do territrio, 2005. Adaptado.)

A partir das informaes do mapa, pode-se afirmar que a expanso geoeconmica do territrio brasileiro, no perodo assinalado, anos 1890, mostrou que nesse sculo a) havia uma importante corrente migratria para o norte, o que impulsionou o seu desenvolvimento. Os vrios focos econmicos, embora distantes entre si, tinham o centro de maior influncia no estado de Mato Grosso. b) havia vrios focos econmicos distantes entre si, mas que o centro de maior influncia econmica estava centrado na atual regio Norte. c) havia vrios focos econmicos interligados por malhas virias, o que facilitava o desenvolvimento do pas. d) o foco econmico de maior importncia era localizado na regio Nordeste. e) havia vrios focos econmicos distantes entre si, mas o maior centro estava localizado na atual regio Sudeste.
Resoluo

O mapa mostra, na dcada de 1890, final do sculo XIX, a expanso geoeconmica do territrio brasileiro, destacando-se o maior polo no Sudeste, outros polos dispersos pelo Brasil, a migrao de nordestinos para a Amaznia (ciclo da borracha) e as frentes pioneiras na Amaznia.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

52

Euclides da Cunha em Os Sertes descreve a campanha de Canudos. No esboo geolgico do Serto de Canudos, feito por ele, possvel distinguir a regio.

Euclides da Cunha, 1866 1909. Os Sertes, cpia de Alfredo Aquino, 1979. Adaptado.)

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geogrficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos. A descrio refere-se a) Depresso Sertaneja e Sanfranciscana na regio nordestina, no estado da Bahia, da caatinga, da bacia hidrogrfica do rio So Francisco, de clima nordestino semirido. b) ao Planalto Arentico-Basltico na regio Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetao de campos, da bacia hidrogrfica do rio Paran, de clima de altitude tropical de altitude. c) ao Planalto das Guianas na regio Nordeste, da caatinga, da bacia hidrogrfica do rio So Francisco e bacias secundrias, de clima equatorial. d) ao Planalto Atlntico na regio Sudeste, da mata atlntica, da bacia hidrogrfica do rio Paran e bacias secundrias, de clima rido. e) ao Planalto Central Brasileiro na regio Norte, da bacia hidrogrfica do rio Tocantins, da vegetao de campos, de clima de altitude tropical de altitude.
Resoluo

A questo utiliza nomenclatura antiga, tradicional do relevo brasileiro. No oeste da Bahia, h o trecho do Planalto Central, fronteira do antigo Gois (atual Tocantins) destacando-se, tambm, a Bacia do Rio So Francisco, a vegetao da caatinga, o domnio do clima semirido e a Depresso Sertaneja e Sanfranciscana.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

53

(Candido Portinari. Caf, 1934.)

O quadro de Portinari representa um ciclo econmico que, em fins de 1929, entra em crise. Tem incio no Rio de Janeiro, principalmente nas regies mais elevadas, onde o arbusto encontrou caractersticas ideais para cultivo, como solo e clima. No incio do sculo XIX, essa lavoura foi expandida para o oeste do Rio de Janeiro, quando entra na regio do a) vale do rio Tiet. Com mo de obra de emigrantes, capital vindo do exterior e mercado interno consumidor, o caf, no ano de 1805, vem a ocupar o primeiro lugar na pauta de exportao brasileira. b) vale do rio So Francisco. Com mo de obra escrava, capital provindo da minerao e mercado externo consumidor, o caf, na dcada de 1820, vem a ocupar o quarto lugar na pauta de exportao brasileira. c) vale do rio Paraba do Sul, regies fluminense e paulista. Com mo de obra escrava, capital e mercado externo consumidor, o caf, na dcada de 1820, vem a ocupar o terceiro lugar na pauta de exportao brasileira. d) vale do rio Paran. Com mo de obra escrava de difcil acesso, capital em declnio e reduo do mercado consumidor, o caf, na dcada de 1890, perde lugar no espao agrcola para o cultivo do algodo e da borracha. e) vale do rio Grande, pelas encostas da serra da Mantiqueira. Com mo de obra mineira, emprstimo de capital local e mercado consumidor, o caf se expande para a regio de Ribeiro Preto, o que possibilitou um grande desenvolvimento para o oeste do estado de So Paulo.
Resoluo

A quadro de Portinari retrata a colheita e o transporte do caf, que no sculo XIX ocupou o Vale do Paraba paulista e fluminense, utilizando mo de obra escrava e tornandose o principal produto nas exportaes do Brasil.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

54

As extines em massa que marcaram a histria da Terra aconteceram em diferentes perodos geolgicos. Analise o texto e o quadro para responder a questo. Texto O sumio de espcies um fato da vida. Alm das Big Five, como so conhecidas as cinco grandes extines em massa do passado, nos dias de hoje anunciada a Sexta Extino, porque tem tudo para atingir dimenses comparveis s das outras cinco grandes extines em massa da histria da Terra. Propcio atentar a este problema, pois o Ano Internacional da Biodiversidade. AS CINCO PRIMEIRAS QUANDO PERODO
ORDOVICIANO DEVONIANO PERMIANO TRISSICO CRETCEO

439 milhes 364 milhes 251 milhes 200 milhes 65 milhes de anos atrs de anos atrs de anos atrs de anos atrs de anos atrs Vulcanismo Incerta, emIncerta. exacerbado bora parea Parece haver produz vashaver, como um elo com tas quantino Permiano, uma forma dades de gs um elo cau- Impacto de de resfriacarbnico, sal com os um asteroide mento que desenno atual gases libeglobal, uma cadeiam rados por golfo do vez que as aumento da vulcanismo, Mxico espcies temperatura tambm adaptadas ao global e falta associados calor foram de oxignio mudana as que mais no mar e em climtica sofreram terra

Flutuaes severas do nvel do mar ligadas a grandes glaciaes, seguidas de um aquecimento global de grandes propores

CAUSA

DURAO

10 milhes 5 milhes de 60 mil anos de anos anos

Incerta

De instantnea a poucos anos

DESAPARECIDOS

Cerca de 60% Cerca de dos gneros 85% de Cerca de Cerca de Cerca de de organismos todos os 50% de 50% dos 50% dos marinhos (a gneros multodos os gneros gneros mulvida terrestre ticelulares. gneros mulmulticelulares ainda no a pior das ticelulares ticelulares havia extines em evoludo) massa Apesar da matana generalizada, Conodontes Dinossauros alguns gru- (vertebrados no avianos pos de ani- muito primi- (ou seja, os mais foram tivos, pare- que no so completa- cidos com ancestrais mente enguias), das aves erradicados, rpteis modernas), como os aparentados pterossauros trilobitas, aos dinossau- (rpteis primos ros e aos voadores), marinhos dos ancestrais rpteis crustceos dos mam- marinhos, que tinham feros, grupos sobrevivido anfbios primitivos s duas de grande de extines porte mamferos em massa anteriores

PRINCIPAIS ATINGIDOS

Invertebrados, como os braquipodes (criaturas com conchas, diferentes dos moluscos) e os briozorios (filtradores com pequenos tentculos)

Esponjas formadoras de recifes, branquipodes, peixes sem mandbula

(Reinaldo Jos Lopes. Unespcincia, ano 1, n. 7, abril de 2010. Texto e quado adaptados.) r
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

A partir do texto e do quadro, analise as afirmaes. I. Nas Big Five, os fatores que desencadearam a extino em massa foram fenmenos astronmicos, geolgicos com intensas erupes vulcnicas e a deriva dos continentes, associados a flutuaes no nvel do mar e mudanas climticas. II. Na Sexta Extino, como conhecido o atual momento, o principal fator que desencadeia este fenmeno o aumento do nmero de terremotos e da atividade vulcnica no Crculo de Fogo do Pacfico. III. Nas Big Five, as extines em massa parecem no terem sido desencadeadas pela ao de seres vivos, principalmente por uma nica espcie o homem. IV. A capacidade de recuperao da biodiversidade planetria imensa. As Big Five ocorreram pela interveno humana associada a eventos de impactos de meteoritos e intenso vulcanismo. Esto corretas as afirmaes a) I, II e III, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II, III e IV. d) I, III e IV, apenas. e) I e II, apenas.
Resoluo

Apenas I e III so corretas, pois os perodos geolgicos citados esto associados a duas eras geolgicas antigas. A Era Paleozoica , marcada pela presena de um nica massa continental, a Pangeia, e subdividida em seis perodos, dos quais Ordoviciano, Devoniano e Permiano se destacaram pela presena de fenmenos astronmicos e geolgicos, como a deriva dos continentes e as intensas atividades vulcnicas. Foram fenmenos que resultaram em mudanas climticas, intercalando perodos de glaciao e de aquecimento global e, consequentemente, extino de muitas espcies. A Era Mesozoica, subdivida em trs perodos, destacando-se o Trissico, o mais antigo, e o Cretceo, o mais recente, tambm se caracteriza por mudanas climticas associadas a fenmenos geolgicos desmembramento da Pangeia em dois grandes continentes: Laursia, ao Norte, e Gondwana, ao Sul. Nessa era, tivemos uma intensificao de atividades vulcnicas e mudanas climticas que resultaram na extino de muitas espcies. II. incorreta, porque Sexta Extino, a atual, est relacionada s aes antrpicas: destruio de biodiversidade e emisses de gases-estufa. IV. incorreta, pois as cinco extines ocorreram em eras geolgicas muito anteriores presena humana na Terra.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

55

A felicidade, para voc, pode ser uma vida casta; para outro, pode ser um casamento monogmico; para outro ainda, pode ser uma orgia promscua. H os que querem simplicidade e os que preferem o luxo. Em matria de felicidade, os governos podem oferecer as melhores condies possveis para que cada indivduo persiga seu projeto. Mas o melhor governo o que no prefere nenhuma das diferentes felicidades que seus sujeitos procuram. No coisa simples. Nosso governo oferece uma iseno fiscal s igrejas, as quais, certamente, so cruciais na procura da felicidade de muitos. Mas as escolas de dana de salo ou os clubes sadomasoquistas tambm so significativos na busca da felicidade de vrios cidados. Ser que um governo deve favorecer a ideia de felicidade compartilhada pela maioria? Considere: os governos totalitrios (laicos ou religiosos) sempre sabem qual a felicidade certa para seus sujeitos. Juram que querem o bem dos cidados e garantem a felicidade como um direito social claro, a mesma felicidade para todos. isso que voc quer?
(Contardo Calligaris. Folha de S.Paulo, 10.06.2010. Adaptado.)

Sobre esse texto, correto afirmar que: a) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivduo. b) A felicidade assunto pblico e por isso pode e deve ser orientada por critrios objetivos definidos pelo Estado. c) O critrio moral e religioso o mais adequado para reger o comportamento dos indivduos. d) O bem-estar e a felicidade pessoal no devem ser assuntos restritos ao livre arbtrio individual. e) Para o autor, a busca da felicidade no deve se subordinar ao relativismo das escolhas.
Resoluo

O autor expe um olhar crtico sobre o conceito de felicidade construdo como bem coletivo, como por exemplo por parte de governos autoritrios. Calligaris chega a dizer que o melhor governo o que no prefere nenhuma das diferentes felicidades que seus sujeitos procuram.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

56

A inclinao para o ocultismo um sintoma da regresso da conscincia. A tendncia velada da sociedade para o desastre faz de tolas suas vtimas com falsas revelaes e fenmenos alucinatrios. O ocultismo a metafsica dos parvos. Procurando no alm o que perderam, as pessoas do de encontro apenas com sua prpria nulidade.
(Theodor Adorno, filsofo alemo, 1947. Adaptado.)

Ilumine seus caminhos e encontre a paz espiritual com Dona Mrcia, esprita conceituada com fortes poderes. Corta mau-olhado, inveja, demandas, feitiaria. Desfaz amarraes, faz simpatia para o amor, sade, negcios, empregos, impotncia e filhos problemticos. Seja qual for o seu problema, em uma consulta, ela lhe dar orientao espiritual para resolver o seu problema.
(Panfleto distribudo nas ruas do centro de uma cidade brasileira.)

Assinale a alternativa correta. a) Os dois textos evidenciam que, em nossa sociedade, prevalece o apelo racional na resoluo de problemas pessoais. b) O texto do filsofo Adorno aborda o ocultismo sob uma perspectiva crtica. c) De acordo com o filsofo Adorno, a espiritualidade permite a elevao da conscincia. d) Nos dois textos predomina a irracionalidade na abordagem da relao entre mundo material e mundo espiritual. e) Os dois textos enfatizam a importncia da espiritualidade na vida das pessoas.
Resoluo

O texto do panfleto distribudo nas ruas apenas um exemplo do ocultismo criticado por Adorno. Trata-se de um filsofo da Escola de Frankfurt que marcada por uma reflexo crtica e de formao marxista.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

57

Renata, 11, combinava com uma amiga viajar em julho para a Disney. Questionada pela me, que no sabia de excurso nenhuma, a menina pegou uma pasta com preos do pacote turstico e uma foto com os dizeres: Se eu no for para a Disney vou ser um pateta. A agncia de turismo e a escola afirmam que no pretendiam constranger ningum e que a placa do Pateta era apenas uma brincadeira. Para um promotor da rea do consumidor, o caso ilustra bem os abusos na publicidade infantil. J temos problemas srios de bullying nas escolas. Essa empresa est criando uma situao propcia para isso.
(Folha de S.Paulo, 20.04.2010. Adaptado.)

Acerca dessa notcia, podemos afirmar que: a) Em nossa sociedade, os campos da publicidade e da pedagogia so esferas separadas, no suscitando questes de natureza tica. b) Para o promotor citado na reportagem, o caso em questo provoca problemas de natureza exclusivamente jurdica. c) Uma das questes ticas envolvidas diz respeito exposio precoce das crianas manipulao do desejo, exercida pela publicidade. d) O pblico-alvo dessa campanha publicitria constituise de indivduos dotados de conscincia autnoma. e) Para o promotor citado na reportagem, o caso em questo no apresenta repercusses de natureza psicolgica.
Resoluo

Se eu no for para a Disney vou ser um pateta O caso da Renata, de 11 anos, representa o quanto uma propaganda ainda preocupa-se com a imagem em torno do produto, ao invs de nos dizer para que o produto serve. Desse modo, o papel tico do promotor alertar que uma criana que no usufruir desta viagem, ser, certamente vtima de coao e constrangimento por parte dos colegas que forem Disney.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

58

Coisas que este livro far por voc: facilitar-lhe- fazer amigos rpida e facilmente; aumentar sua popularidade; ajuda-lo- a conquistar pessoas para seu modo de pensar; aumentar sua influncia, seu prestgio, sua habilidade em obter a realizao das coisas; facilitarlhe- conseguir novos clientes, novos fregueses; aumentar suas rendas; torna-lo- um melhor vendedor, um melhor diretor; ajud-lo- a resolver reclamaes, evitar discusses e manter seus contatos humanos agradveis e suaves; torna-lo- um melhor orador, um conversador mais atraente; tornar os princpios de psicologia fceis para que voc os aplique nos seus contatos dirios.
(Dale Carnegie. Como fazer amigos e influenciar pessoas, 1936.)

Se alguma coisa h que esta vida tem para ns, e, salvo a mesma vida, tenhamos que agradecer aos Deuses, o dom de nos desconhecermos: de nos desconhecermos a ns mesmos e de nos desconhecermos uns aos outros. A alma humana um abismo obscuro e viscoso, um poo que no se usa na superfcie do mundo. Ningum se amaria a si mesmo se deveras se conhecesse, e assim, no havendo a vaidade, que o sangue da vida espiritual, morreramos na alma de anemia. Ningum conhece outro, e ainda bem que o no conhece, e, se o conhecesse, conheceria nele, ainda que me, mulher ou filho, o ntimo, metafsico inimigo.
(Fernando Pessoa. Livro do desassossego, 1931.)

Sobre os dois textos, correto afirmar: a) A obra de Dale Carnegie transmite ntida viso instrumental acerca das relaes humanas. b) Os dois textos transmitem uma viso ctica sobre a importncia da psicologia para o desenvolvimento humano. c) Embora escritos na dcada de 30 do sculo passado, ambos os textos podem ser considerados precursores do estilo atualmente conhecido como autoajuda. d) O texto de Fernando Pessoa transmite uma viso edificante acerca das relaes humanas. e) Os dois textos valorizam a importncia da inteligncia emocional nas relaes humanas.
Resoluo

Os dois textos contrastam em concepo de relaes humanas. O texto de Carnegie fala de um livro de autoajuda, em que se tem uma perspectiva instrumental e simplria das relaes humanas; ao contrrio, o texto literrio do poeta Pessoa mostra uma viso complexa e de difcil conhecimento das relaes humanas.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

59

A criao de ndices de sustentabilidade nas principais bolsas de valores do mundo reflete a valorizao das companhias verdes. Quando o mercado de capitais, centro financiador do desenvolvimento econmico, cria um ndice, d um recado explcito s empresas que ele procura. Nesse caso, o mercado deixa claro que a agenda socioambiental no pode ser ignorada pelas empresas que ele procura. Na Bolsa de Valores de So Paulo, o ndice de sustentabilidade (ISE), criado h cinco anos, mostra resultados melhores do que o ndice tradicional. No ano passado, as aes medidas pelo ndice Ibovespa subiram 18,5%, enquanto as medidas pelo ISE da Bovespa aumentaram 24,7%.
(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta. a) A reportagem citada tem como assunto a recusa, por parte dos investidores do mercado de capitais, da lgica neoliberal que atualmente rege a economia capitalista. b) A questo ambiental assunto restrito esfera poltica, no podendo ser regida pelos critrios da lei da oferta e da procura. c) Os dados citados na reportagem reforam a tese originalmente marxista acerca da lgica autodestrutiva da economia capitalista. d) A reportagem trata da incompatibilidade entre equilbrio ambiental e a clebre mo invisvel do mercado, postulada pelo filsofo Adam Smith. e) A reportagem divulga a tese de que um problema originalmente tico pode ser resolvido pela lgica do mercado capitalista.
Resoluo

cada vez mais evidente a preocupao das grandes empresas com as questes socioambientais. Entender isto como comportamento moral fez com que o ISE da Bovespa aumentasse 24,7%. O texto revela assim que a lgica do mercado capitalista tambm capaz de preocupar-se e resolver estas questes.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

60

C
TEXTO 1

No ano de 1990, o filsofo francs Gilles Deleuze criou o conceito de sociedade do controle para explicar a con-figurao totalitria das sociedades atuais. Na sociedade de controle as pessoas tm a iluso de desfrutarem de maior autonomia, pois podem, por exemplo, acessar contas correntes e fazer compras pela Internet. Mas, por outro lado, seus comportamentos e hbitos de consumo podem ser conhecidos pelo governo, pelos bancos e grandes empresas. Sem suspeitarem disso, os indivduos podem ser controlados distncia, como se cada um fosse dotado de uma coleira eletrnica. TEXTO 2 Um quarto dos alemes aceitam implantar chip no corpo Pesquisa feita pela Associao Alem das Empresas de Informao, Telecomunicao e Novas Mdias (Bitkom) reve-la que 23% dos moradores do pas topam ter um microchip inserido no prprio corpo, contanto que isso traga benefcios concretos a eles. O levantamento, realizado com cerca de mil pessoas de vrias cidades, foi divulgado na feira de tecnologia Cebit, que vai at o prximo sbado (7), em Hannover.
(Folha Online, 03.03.2010.)

Com base no conceito de sociedade do controle e na notcia reproduzida, assinale a alternativa correta. a) No h correspondncia entre os resultados da pesquisa relatada na notcia e o conceito de sociedade do controle, uma vez que a implantao do chip contaria com a permisso das prprias pessoas. b) Os resultados da pesquisa atestam a inadequao do conceito proposto pelo filsofo francs para reflexes sobre as sociedades atuais, pois o conceito est defasado vinte anos em relao notcia sobre a pesquisa. c) Os resultados da pesquisa atestam o grau em que os pa-rmetros da sociedade de controle foram internalizados pelos indivduos. d) De acordo com o filsofo francs, os acessos informatizados garantem o aumento da autonomia dos indivduos. e) O conceito de sociedade de controle tem sua aplicao restrita a sociedades governadas por ditaduras, no podendo ser aplicado a reflexes sobre sociedades democrticas
Resoluo

Esse exerccio retoma a preocupao j presente na questo 55 acerca do conceito coletivo e construdo de
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

felicidade, e a perda da autonomia humana. O texto de Deleuze denuncia o quanto o cidado, que se cr autnomo, eletronicamente controlado distncia. Assim, a tecnologia pode estar se tornando uma forma de adestramento do ser humano.

61

Tudo comea com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Voc j deve ter visto uma revoada deles na primavera. So atrados por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vo construir os ninhos. So os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operrios. Estes ltimos alimentam toda a populao, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento no digerido, dependem de protozorios intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da rvore de seu jardim, ou da madeira dos mveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residncia: as que tm cupim e as que ainda tero.
(Texto extrado de um panfleto publicitrio de uma empresa dedetizadora. Adaptado.)

No texto, alm da relao que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas trs outras relaes ecolgicas. A sequncia em que aparecem no texto : a) sociedade, mutualismo e parasitismo. b) sociedade, comensalismo e predatismo. c) sociedade, protocooperao e inquilinismo. d) colnia, mutualismo e inquilinismo. e) colnia, parasitismo e predatismo.
Resoluo

Os cupins apresentam uma relao harmnica intraespecfica denominada sociedade. Entre cupins e protozorios ocorre o mutualismo, relao harmnica e interespecfica. Quando os cupins se alimentam da rvore do jardim, realizam o parasitismo, relao desarmnica e interespecfica.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

62

Municpios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenas O fim das enchentes no significa que o perigo acabou. Cresce o risco de proliferao de doenas nos 95 municpios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municpios a rede de abastecimento de gua foi destruda. O contato direto da populao com a gua e a lama deixa os sanitaristas preocupados.
(www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)

Na situao colocada, dentre as doenas que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar a) difteria, tifo e tuberculose. b) ttano, giardase e leishmaniose. c) leptospirose, hepatite e diarreia. d) hepatite, difteria e leishmaniose. e) diarreia, dengue e toxoplasmose.
Resoluo

Os parasitas responsavis pela leptospirose, hepatite e diarreia podem ser transmitidos atravs da gua e da lama.

63

Ao fazer uma limpeza no armrio do banheiro, Manuela encontrou trs pomadas, I, II e III, que, por indicao mdica, havia usado em diferentes situaes: a) para controlar o herpes labial; b) para tratar de uma dermatite de contato; c) para debelar uma micose nos ps. Manuela no se lembrava qual pomada foi usada para qual situao, mas ao consultar as bulas verificou que o princpio ativo da pomada I liga-se a um componente da membrana celular do micro-organismo, alterando a permeabilidade da membrana; o componente ativo da pomada II estimula a sntese de enzimas que inibem a migrao de leuccitos para a rea afetada; o princpio ativo da pomada III inibe a replicao do DNA do microorganismo no local onde a pomada foi aplicada. Pode-se dizer que para as situaes a, b e c Manuela usou, respectivamente, as pomadas a) I, II e III. b) I, III e II. c) II, I e III. d) III, I e II. e) III, II e I.
Resoluo

O herpes labial causado por um vrus cujo material gentico o DNA. A dermatite de contato uma reao alrgica que envolve a migrao de leuccitos para a rea afetada. A micose causada por fungos, os quais apresentam membrana plasmtica envolvendo o citoplasma.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

64

Trs amostras de hemcias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em solues com diferentes concentraes de sal. A figura apresenta as hemcias vistas ao microscpio quando colocadas nas diferentes solues. Na linha inferior, representao esquemtica das clulas da linha superior. As setas indicam a movimentao de gua atravs da membrana.

(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, So Paulo Faz Escola, Biologia, Caderno do Aluno, 2.a srie vol.1, 2009.)

Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento, a) a concentrao osmtica no interior da clula A maior que a concentrao osmtica no interior da clula B. b) a concentrao osmtica no interior da clula C maior que a concentrao osmtica no interior da clula B. c) a concentrao osmtica no interior das trs clulas a mesma, assim como tambm o era antes de terem sido colocadas nas respectivas solues. d) a concentrao osmtica no interior das trs clulas no a mesma, assim como tambm no o era antes de terem sido colocadas nas respectivas solues. e) se as clulas A e B forem colocadas na soluo na qual foi colocada a clula C, as trs clulas apresentaro a mesma concentrao osmtica.
Resoluo

A clula C acha-se em equilbrio, pois encontra-se mergulhada em uma soluo isotnica em relao ao seu citoplasma. As clulas A e B, respectivamente, inchada e murcha, assumem o volume da clula C quando colocadas em soluo isotnica.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

65

O grfico apresenta a variao do teor de oxignio da gua de um lago ao longo de trs dias.

(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, So Paulo Faz Escola, Biologia, Caderno do Aluno, 1. srie vol.1, 2009.)

Pode-se afirmar que: a) nesse lago no h peixes, pois caso houvesse, o consumo de oxignio seria constante e a linha do grfico seria uma reta. b) se, a partir do segundo dia, os dias fossem frios e chuvosos, o pico das curvas estaria abaixo de 12mg/L. c) se, a partir do segundo dia, os dias fossem quentes e ensolarados, a linha ascendente se estabilizaria acima de 12mg/L e permaneceria como uma reta. d) os picos mximos do teor de oxignio acontecem a intervalos de 12 horas, coincidindo com as horas mais iluminadas do dia. e) nesse lago, a concentrao de micro-organismos anaerbicos alta durante a noite e baixa durante o dia, indicando um processo de eutrofizao.
Resoluo

Os picos de maior taxa de O2 dissolvido na gua coincidem com as horas de maior luminosidade e temperatura. Em dias frios e chuvosos, a luminosidade seria menor, afetando a produo de O2 por fotossntese e reduzindo o pico de O2 dissolvido. (abaixo de 12mg/L).

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

66

Eu e meus dois papais No futuro, quando algum fizer aquele velho comentrio sobre crianas fofinhas: Nossa, a cara do pai!, ser preciso perguntar: Do pai nmero um ou do nmero dois?. A ideia parece absurda, mas, em princpio, no tem nada de impossvel. A descoberta de que qualquer clula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e verstil pode significar que homens so capazes de produzir vulos, e mulheres tm chance de gerar espermatozoides. Tudo graas s clulas iPS (sigla inglesa de clulastronco pluripotentes induzidas), cujas capacidades miraculosas esto comeando a ser estudadas. Elas so funcionalmente idnticas s clulas-tronco embrionrias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratrio, as clulas iPS so revertidas ao estado embrionrio por meio de manipulao gentica.
(Revista Galileu, maio 2009.)

Na reportagem, cientistas acenaram com a possibilidade de uma criana ser gerada com o material gentico de dois pais, necessitando de uma mulher apenas para a barriga de aluguel. Um dos pais doaria o espermatozoide e o outro uma amostra de clulas da pele que, revertidas ao estado iPS, dariam origem um ovcito pronto para ser fecundado in vitro. Isto ocorrendo, a criana a) necessariamente seria do sexo masculino. b) necessariamente seria do sexo feminino. c) poderia ser um menino ou uma menina. d) seria clone gentico do homem que forneceu o espermatozoide. e) seria clone gentico do homem que forneceu a clula da pele.
Resoluo

A criana poderia ser uma menina (XX) ou um menino (XY). Um dos pais doou um espermatozoide portador do cromossomo X, ou do cromossomo Y, e o outro pai contribui com a clula da pele que foi revertida ao estado de clula-tronco pluripotente. Esta clula originou o ovcito que foi fecundado.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

67

H cerca de 40.000 anos, duas espcies do gnero Homo conviveram na rea que hoje corresponde Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. H cerca de 30.000 anos, os neandertais se extinguiram, e tornamo-nos a nica espcie do gnero. No incio de 2010, pesquisadores alemes anunciaram que, a partir de DNA extrado de ossos fossilizados, foi possvel sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequncias com as sequncias de populaes modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluram que de 1 a 4% do genoma dos europeus e asiticos constitudo por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populaes africanas no h traos de DNA neandertal. Isto significa que a) os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e sia para a frica, l chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis. b) os H. sapiens, que teriam migrado da frica para a Europa, l chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis. c) o H. sapiens e o H. neanderthalensis no tm um ancestral em comum. d) a origem do H. sapiens foi na Europa, e no na frica, como se pensava. e) a espcie H. sapiens surgiu independentemente na frica, na sia e na Europa.
Resoluo

O Homo sapiens migrou da frica para a Europa e, neste caso, houve cruzamento com os Homo neanderthalensis. A anlise do DNA, utilizando ossos fsseis de Homo neanderthalensis, permitiu esta concluso.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

68

Durante a aula, a professora apresentou aos alunos uma receita de bolo, e pediu-lhes que trouxessem os ingredientes para a aula seguinte, mas que seguissem risca suas instrues. Se todos acertassem a tarefa, o bolo seria assado no refeitrio da escola. BOLO DE FRUTAS SECAS E PINHES 1 kg de farinha de trigo. 100g de fermento biolgico. 200g de manteiga. 200g de acar. 15g de mel. 8 gemas. 10g de sal. 200g de frutas cristalizadas. 200g de uvas-passas. 200g de castanhas-de-caju. 200g de pinhes cozidos. 3 copos de leite. 1 pitada de canela em p. A Maria, pediu que trouxesse ingredientes de origem mineral, e ela trouxe o sal e a canela. A Joo, pediu que trouxesse produtos produzidos por gimnospermas e angiospermas, e ele trouxe a farinha de trigo, as frutas cristalizadas e as uvas-passas. A Pedro, pediu que trouxesse dois produtos de origem animal, e ele trouxe os ovos e o fermento biolgico. A Mariana, pediu que trouxesse produtos derivados de outras partes do vegetal, que no o fruto, e ela trouxe o acar, as castanhas-de-caju e os pinhes. A Felipe, pediu que trouxesse produtos naturais e livres de colesterol, e ele trouxe o mel, o leite e a manteiga. Pode-se dizer que a) todos os alunos trouxeram o que a professora pediu, e o bolo pde ser assado conforme o combinado. b) somente as meninas trouxeram o que a professora ediu. c) somente os meninos trouxeram o que a professora pediu. d) somente Mariana e Felipe trouxeram o que a professora pediu. e) todos os alunos erraram a tarefa, pois nenhum deles trouxe o que a professora pediu.
Resoluo

Erros cometidos pelos alunos: Maria canela de origem vegetal (casca da planta). Pedro fermento biolgico fungo. Joo no trouxe representante de gimnosperma. Mariana castanhas-de-caju fruto seco. Observao: a castanha-de-caju comestvel representa os cotildones da semente e no pertence ao fruto que
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

se origina do ovrio fecundado. Felipe leite e manteiga contm colesterol. Pelas alternativas apresentadas, todos os alunos erraram as recomendaes para a confeco do bolo.

Instruo: Leia o texto para responder as questes de nmeros 69 e 70. No basta matar a sede. Tem de ter grife Existem cerca de 3 mil marcas de gua no mundo, mas s um punhado delas faz parte do clube das guas de grife, cujo status equivale ao de vinhos renomados. Para ser uma gua de grife, alm do marketing, pesam fatores como tradio e qualidade. E qualidade, nesse caso, est ligada composio. O nvel de CO2 determina o quanto a gua gaseificada. O pH tambm conta: as alcalinas so adocicadas, as cidas puxam para o amargo. Outro fator o ndice de minerais: guas com baixo ndice de minerais so mais neutras e leves. guas mais encorpadas tm ndice de minerais mais altos.
(O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.)

69

A classificao de guas como leves e encorpadas, com base no ndice de minerais nela encontrados, a) correta, pois as guas que contm minerais so solues heterogneas. b) correta, pois a presena de ons dissolvidos modifica a dureza da soluo. c) correta, pois a presena de ctions e nions no modifica o pH da soluo. d) incorreta, pois os ctions originados de metais pesados so insolveis em gua. e) incorreta, pois a quantidade de matria em soluo independe da presena de solutos.
Resoluo

A elevao da concentrao de ons dissolvidos na gua, como Ca2+ e Mg2+, aumenta sua dureza. Esses ons reagem com nions de sais carboxlicos (sabes), formando precipitados. O O Ca2+ + 2R C ONa+ RC O
2

Ca2+ + 2Na+

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

70

Uma gua mineral gasosa, de grande aceitao em todo o mundo, coletada na fonte e passa por um processo no qual gua e gs so separados e recombinados o gs reinjetado no lquido na hora do engarrafamento. Esse tratamento permite ajustar a concentrao de CO2, numa amostra dessa gua, em 7g/L. Com base nessas informaes, correto afirmar que: a) a condutividade eltrica dessa gua nula, devido ao carter apolar do dixido de carbono que ela contm. b) uma garrafa de 750 mL dessa gua, posta venda na prateleira de um supermercado, contm 3 L de CO2. c) essa gua tem pH na faixa cida, devido ao aumento da concentrao de ons [H3O]+ formados na dissoluo do CO2. d) o grau de pureza do CO2 contido nessa gua baixo, pois o gs contm resduos do solo que a gua percorre antes de ser coletada. e) devido ao tratamento aplicado no engarrafamento dessa gua, seu ponto de ebulio o mesmo em qualquer local que seja colocada a ferver.
Resoluo

O gs carbnico (CO2) um xido cido que, quando dissolvido em gua, reage conforme as equaes abaixo: CO (g) + H O(l) H CO (aq)
2 2 2 3

H2CO3(aq) + H2O(l) H3O+(aq) + HCO (aq) 3

Assim, ocorre o aumento da concentrao de H3O+; o valor do pH diminui e o meio fica mais cido: pH = log [H3O+]

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Instruo: A questo de nmero 71 toma por base o texto. Descarga de hormnios Algumas substncias qumicas so capazes de interagir com os receptores de estrgeno (Figura I) e comprometer o sucesso reprodutivo de vrias espcies animais. Disfaradas de hormnio, elas produzem uma mensagem enganosa que pode fazer a clula se multiplicar, morrer ou at produzir certas protenas na hora errada. Uma das substncias apontadas pelos cientistas como capaz de mimetizar os efeitos dos hormnios o bisfenol A (Figura II), usado em produtos de plstico policarbonato, tais como embalagens reutilizveis de bebidas, mamadeiras, utenslios e muitos outros produtos de uso dirio. Com o tempo, ele se desprende dos materiais e contamina o ambiente domstico, atingindo o esgoto e os cursos dgua.

(Unespcincia. No 6, maro de 2010. Adaptado.) .

71

Buscando diferenas e semelhanas entre as estruturas estrgeno e bisfenol A, correto afirmar que ambos a) so policclicos, mas apenas o bisfenol A possui anel aromtico. b) so dioxigenados, mas apenas o estrgeno possui a funo lcool. c) tm carbonos assimtricos, mas apenas o estrgeno opticamente ativo. d) reagem com sdio metlico, mas apenas o bisfenol A reage com NaOH(aq). e) possuem cadeias laterais, mas apenas o estrgeno tem carbono pentavalente.
Resoluo

Apenas na molcula de estrgeno aparece a funo lcool. Acima, est a frmula correta do estrgeno, sem o grupo CH3
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Nota: Na frmula do estrgeno apresentada, aparece um tomo de carbono pentavalente, erro crasso da banca examinadora, pois carbono pentavalente no existe. O pior que, na alternativa E, ambos os compostos tm cadeia lateral e, pelas frmulas apresentadas, apenas o estrgeno tem carbono pentavalente. Portanto, a Unesp tem de aceitar as alternativas B e E como corretas. Que confuso! Talvez o teste deva ser anulado.

Instruo: Leia o texto para as questes de nmeros 72 e 73. Alquimia subterrnea transforma mina de carvo em mina de hidrognio Em uma rea de minerao de carvo localizada no sul da Polnia, um grupo de cientistas est usando uma mina de carvo para avaliar experimentalmente um mtodo alternativo para a produo de energia limpa e, assim, oferecer uma utilizao para pequenos depsitos de carvo ou minas exauridas, que so tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais. Na teoria e no laboratrio, a injeo de oxignio e de vapor no carvo resulta na produo de hidrognio. No processo, oxignio lquido colocado em um reservatrio especial, localizado nas galerias da mina de carvo, onde se transforma em oxignio gasoso, comeando o processo denominado de gaseificao de carvo.
(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

72

A passagem do oxignio lquido para oxignio gasoso uma transformao fsica a) exotrmica, classificada como fuso. b) exotrmica, classificada como ebulio. c) endotrmica, classificada como liquefao. d) endotrmica, classificada como evaporao. e) espontnea, classificada como sublimao.
Resoluo

A passagem do oxignio lquido para oxignio gasoso ocorre com absoro de energia: O2(l) + energia O2(g) Essa uma transformao endotrmica com mudana do estado lquido para o gasoso. Podemos chamar essa vaporizao de evaporao.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

73

Em um dos processos de gaseificao de carvo, pode ocorrer a reao com o vapor, gerando um gs rico em hidrognio, enquanto que em outro ocorre a formao de um intermedirio contendo um tomo de carbono parcialmente oxidado, e que, posteriormente, ir produzir o gs hidrognio. Considere as equaes qumicas apresentadas. I. CO(g) + H2O(v) CO2(g) + H2(g) II. CH4(g) + H2O(l) CO(g) + 3H2(g) III. 3C(s) + O2(g) + H2O(v) H2(g) + 3CO(g) IV. 2CO2(g) + 6H2O(v) 2CH4(g) + 5O2(g) + 2H2(g) As equaes que representam corretamente as transformaes qumicas que ocorrem no processo de gaseificao descrito no texto so a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) II, III e IV, apenas.
Resoluo

Segundo o texto, em um dos processos, pode ocorrer a reao do carvo (gaseificao do carvo) com o vapor-dgua e o oxignio, gerando um gs rico em hidrognio. Isso pode ser expresso pela equao III: 3C(s) + O2(g) + H2O(v) H2(g) + 3CO(g) Em um outro processo, haver formao de um composto intermedirio com carbono parcialmente oxidado (CO) e que posteriormente produzir hidrognio (H2). Essa produo de hidrognio a partir do CO, reagindo com vapor-dgua, pode ser verificada na equao (I): CO(g) + H2O(v) CO2(g) + H2(g)

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

74

Um professor de qumica apresentou a figura como sendo a representao de um sistema reacional espontneo.

Figura Em seguida, solicitou aos estudantes que traassem um grfico da energia em funo do caminho da reao, para o sistema representado. Para atender corretamente solicitao do professor, os estudantes devem apresentar um grfico como o que est representado em

Resoluo

A questo se refere a uma transformao qumica que se processa em duas etapas: a 1. etapa (reao rpida) menor energia de ativao a 2. etapa (reao lenta) maior energia de ativao Quanto maior a velocidade da reao, menos energia ser necessria para atingir o complexo ativado (C.A.).

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

R: reagentes I: intermedirios P: produtos

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

75

A obteno de energia uma das grandes preocupaes da sociedade contempornea e, nesse aspecto, encontrar maneiras efetivas de gerar eletricidade por meio de reaes qumicas uma contribuio significativa ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico. A figura mostra uma clula eletroqumica inventada por John Daniell em 1836. Trata-se de um sistema formado por um circuito externo capaz de conduzir a corrente eltrica e de interligar dois eletrodos que estejam separados e mergulhados num eletrlito. Uma reao qumica que ocorre nesse sistema interligado leva produo de corrente eltrica.

Dados: Zn2+ (aq) + 2e Zn (s) Cu2+ (aq) + 2e Cu (s)

E0 = 0,76 V E0 = + 0,34 V

Com base nessas informaes, afirma-se que: I. Nessa clula eletroqumica, a energia produzida pela reao de oxirreduo espontnea transformada em eletricidade. II. Os eltrons caminham espontaneamente, pelo fio metlico, do eletrodo de zinco para o de cobre. III. A reao de reduo do Cu2+ consome eltrons e, para compensar essa diminuio de carga, os ons K+ migram para o ctodo atravs da ponte salina. IV. A fora eletromotriz gerada por essa clula eletroqumica a 25 C equivale a 1,1 V. correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
Resoluo

As pilhas so artefatos que transformam energia qumica em energia eltrica, por meio das reaes de oxirreduo. um processo espontneo, pois a diferena de potencial (E) positiva. A pilha de Daniell esquematizada abaixo:

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Os potenciais de reduo: Zn2+(aq) + 2e Zn Cu2+(aq) + e Cu

E0 = 0,76V E0 = + 0,34V

Como o potencial de reduo do on cprico (Cu2+) maior, temos: Cu2+(aq) + 2e Cu0(s) E0 = + 0,34V (semirreao catdica) Zn0(s) 2e + Zn2+(aq) E0 = + 0,76V (semirreao andica) Zn0(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu0(s) E0 = + 1,10V (reao global) Conclumos que os eltrons fluem do eletrodo de zinco (anodo) para o eletrodo de cobre (catodo). Os ons positivos migram em direo do catodo para compensar a diminuio de carga (os ons Cu2+ tm a carga neutralizada). Portanto, as afirmaes I, II e III esto corretas.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

76

No grfico a seguir so apresentados os valores da velocidade V, em m/s, alcanada por um dos pilotos em uma corrida em um circuito horizontal e fechado, nos primeiros 14 segundos do seu movimento. Sabe-se que de 8 a 10 segundos a trajetria era retilnea. Considere g = 10 m/s2 e que para completar uma volta o piloto deve percorrer uma distncia igual a 400 m.

A partir da anlise do grfico, so feitas as afirmaes: I. O piloto completou uma volta nos primeiros 8 segundos de movimento. II. O piloto demorou 9 segundos para completar uma volta. III. A fora resultante que agiu sobre o piloto, entre os instantes 8 e 10 segundos, tem mdulo igual a zero. IV. Entre os instantes 10 e 12 segundos, agiu sobre o piloto uma fora resultante, cuja componente na direo do movimento equivalente a trs vezes o seu peso. So verdadeiras apenas as afirmaes a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
Resoluo

I (F) s = rea (V x t) 8 . 80 s8 = (m) = 320m 2 Como s8 < 400m, o piloto no completou a volta. II (V) s = rea (V x t) 80 s9 = (9 + 1) (m) = 400m 2 Como s9 = 400m, o piloto completou uma
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

volta. III (V) De 8s a 10s, o movimento retilneo e uniforme e a fora resultante nula. IV (V) A componente da resultante na direo do movimento a componente tangencial, cuja intensidade dada por: |V| Ft = m at = m | | = m t 60 Ft = m . (SI) = 30m (SI) 2 P = m g = m . 10 (SI) Ft = 3P

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

77

As figuras 1 e 2 representam dois esquemas experimentais utilizados para a determinao do coeficiente de atrito esttico entre um bloco B e uma tbua plana, horizontal.

No esquema da figura 1, um aluno exerceu uma fora horizontal no fio A e mediu o valor 2,0 cm para a deformao da mola, quando a fora atingiu seu mximo valor possvel, imediatamente antes que o bloco B se movesse. Para determinar a massa do bloco B, este foi suspenso verticalmente, com o fio A fixo no teto, conforme indicado na figura 2, e o aluno mediu a deformao da mola igual a 10,0 cm, quando o sistema estava em equilbrio. Nas condies descritas, desprezando a resistncia do ar, o coeficiente de atrito entre o bloco e a tbua vale a) 0,1. b) 0,2. c) 0,3. d) 0,4. e) 0,5.
Resoluo

No esquema da figura (2), temos: Fe = PB k x2 = m g (1)

No esquema da figura (1), temos: FN = PB = m g Fe = k x1 = E m g (2)

(1) em (2): k x1 = E . k x2 x1 E = x2 2,0 E = 10,0 E = 0,2

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

78

Trs resistores, de resistncias eltricas R1, R2 e R3, um gerador G e uma lmpada L so interligados, podendo formar diversos circuitos eltricos. Num primeiro experimento, foi aplicada uma tenso varivel V aos terminais de cada resistor e foi medida a corrente i que o percorria, em funo da tenso aplicada. Os resultados das medies esto apresentados no grfico, para os trs resistores.

Considere agora os circuitos eltricos das alternativas abaixo. Em nenhum deles a lmpada L queimou. A alternativa que representa a situao em que a lmpada acende com maior brilho

Resoluo

Analisando o grfico tenso x corrente, dado no enunciado, verificamos que: R1 > R2 > R3 (Lei de Ohm) Para qualquer um dos circuitos apresentados, vale: U U = Req . i i = Req
U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Assim, a lmpada ser percorrida por maior intensidade de corrente e, portanto, ter maior brilho, para o circuito de menor resistncia equivalente. Verificamos que, no circuito da alternativa e, a resistncia mnima e a intensidade de corrente mxima.

U imx = R3

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

79

Considere um raio de luz monocromtico de comprimento de onda , que incide com ngulo i em uma das faces de um prisma de vidro que est imerso no ar, atravessando-o como indica a figura.

Sabendo que o ndice de refrao do vidro em relao ao ar diminui com o aumento do comprimento de onda do raio de luz que atravessa o prisma, assinale a alternativa que melhor representa a trajetria de outro raio de luz de comprimento 1,5 , que incide sobre esse mesmo prisma de vidro.

Resoluo

Para um maior comprimento de onda, o prisma apresenta um menor ndice de refrao relativo, o que provoca no raio de luz um menor desvio angular na travessia do sistema ptico.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Nota: A melhor opo, dentre as apresentadas, a letra (a) porm a refrao na 2.a face do prisma no est quantificada de modo adequado.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

80

Um aluno, com o intuito de produzir um equipamento para a feira de cincias de sua escola, selecionou 3 tubos de PVC de cores e comprimentos diferentes, para a confeco de tubos sonoros. Ao bater com a mo espalmada em uma das extremidades de cada um dos tubos, so produzidas ondas sonoras de diferentes frequncias. A tabela a seguir associa a cor do tubo com a frequncia sonora emitida por ele: Cor Frequncia (Hz) vermelho 290 azul 440 roxo 494

Podemos afirmar corretamente que, os comprimentos dos tubos vermelho (Lvermelho), azul (Lazul) e roxo (Lroxo), guardam a seguinte relao entre si: a) Lvermelho < Lazul > Lroxo. b) Lvermelho = Lazul = Lroxo. c) Lvermelho > Lazul = Lroxo. d) Lvermelho > Lazul > Lroxo. e) Lvermelho < Lazul < Lroxo.
Resoluo

Admitindo-se que os tubos sonoros reproduzam harmnicos de mesma ordem, podemos dizer que, como a velocidade do som constante nos trs casos, maior frequncia corresponder o menor comprimento de onda. De fato: V V = f = ( inversamente proporcional a f) f O comprimento da onda , por sua vez, diretamente proporcional ao comprimento L do tubo. Dessa forma: Se froxo > fazul > fvermelho , ento: roxo < azul < vermelho e: Lroxo < Lazul < Lvermelho

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

81

As molculas de gua (H2O) so atradas umas pelas outras em associao por pontes de hidrognio. Essa caracterstica da gua responsvel pela existncia da tenso superficial, que permite que sobre a superfcie da gua se forme uma fina camada, cuja presso interna capaz de sustentar certa intensidade de fora por unidade de rea e, por exemplo, sustentar um pequeno inseto em repouso. Sobre a superfcie tranquila de um lago, um inseto era sustentado pela tenso superficial. Aps o despejo de certa quantia de detergente no lago, a tenso superficial se alterou e o pobre inseto afundou, pois, com esse despejo, a) a tenso superficial diminuiu e a fora exercida pela gua sobre o inseto diminuiu. b) a tenso superficial aumentou e a fora exercida pela gua sobre o inseto aumentou. c) a tenso superficial diminuiu e a fora exercida pela gua sobre o inseto aumentou. d) a tenso superficial diminuiu e a fora exercida pela gua sobre o inseto permaneceu constante. e) a tenso superficial aumentou e a fora exercida pela gua sobre o inseto permaneceu constante.
Resoluo

A fora que a gua aplica no inseto proporcional ao valor da tenso superficial do lquido. Com o acrscimo do detergente, h uma reduo no valor da tenso superficial, provocando a reduo da fora aplicada pela gua sobre o inseto. Esta fora ficou menor que o peso do inseto e por isso ele afundou.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

82

Foi realizada uma experincia em que se utilizava uma lmpada de incandescncia para, ao mesmo tempo, aquecer 100 g de gua e 100 g de areia. Sabe-se que, aproximadamente, 1 cal = 4 J e que o calor especfico da gua de 1 cal/g C e o da areia 0,2 cal/g C. Durante 1 hora, a gua e a areia receberam a mesma quantidade de energia da lmpada, 3,6 kJ, e verificou-se que a gua variou sua temperatura em 8 C e a areia em 30 C. Podemos afirmar que a gua e a areia, durante essa hora, perderam, respectivamente, a quantidade de energia para o meio, em kJ, igual a a) 0,4 e 3,0. b) 2,4 e 3,6. c) 0,4 e 1,2. d) 1,2 e 0,4. e) 3,6 e 2,4.
Resoluo

1) Clculo do calor aproveitado pela gua para seu aquecimento: Q1 = m c Q1 = 100 . 1,0 . 8 (cal) = 800 cal Q1 = 800 . 4 (J) = 3200 J = 3,2 kJ Como a gua recebeu 3,6 kJ de energia da lmpada, temos: Q1 = (3,6 3,2)kJ Q1 = 0,4 kJ a energia trmica perdida pela gua nesse processo. 2) Clculo do calor aproveitado pela areia para seu aquecimento: Q2 = m c Q2 = 100 . 0,2 . 30 (cal) = 600 cal Q2 = 600 . 4 (J) = 2400 J = 2,4 kJ Como a areia recebeu 3,6 kJ da lmpada, temos: Q2 = (3,6 2,4)kJ Q2 = 1,2 kJ a energia trmica perdida pela areia nesse processo.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

83

Para que algum, com o olho normal, possa distinguir um ponto separado de outro, necessrio que as imagens desses pontos, que so projetadas em sua retina, estejam separadas uma da outra a uma distncia de 0,005 mm.

Adotando-se um modelo muito simplificado do olho humano no qual ele possa ser considerado uma esfera cujo dimetro mdio igual a 15 mm, a maior distncia x, em metros, que dois pontos luminosos, distantes 1 mm um do outro, podem estar do observador, para que este os perceba separados, a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.
Resoluo

Na figura fora de escala abaixo, os tringulos destacados so semelhantes.

x 15mm = x = 3 000 mm x = 3m 1mm 0,005mm

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

84

Os professores de matemtica e educao fsica de uma escola organizaram um campeonato de damas entre os alunos. Pelas regras do campeonato, cada colocao admitia apenas um ocupante. Para premiar os trs primeiros colocados, a direo da escola comprou 310 chocolates, que foram divididos entre os 1., 2. e 3. colocados no campeonato, em quantidades inversamente proporcionais aos nmeros 2, 3 e 5, respectivamente. As quantidades de chocolates recebidas pelos alunos premiados, em ordem crescente de colocao no campeonato, foram: a) 155, 93 e 62. b) 155, 95 e 60. c) 150, 100 e 60. d) 150, 103 e 57. e) 150, 105 e 55.
Resoluo

Se p, s e t forem as quantidades de chocolates do primeiro, do segundo e do terceiro colocados, respectivamente, ento: 5t 5t p = , s = 2p = 3s = 5t 2 3 p + s + t = 310 p + s + t = 310 5t 5t p = , s = 2 3 5t 5t + + t = 310 2 3 5t 5t p = , s = 2 3 t = 60

p = 150, s = 100, t = 60

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

85

O grfico representa a distribuio percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil por faixas de renda da populao, tambm em percentagem.

(IBGE e Atlas da Excluso Social. Adaptado.)

Baseado no grfico, pode-se concluir que os 20% mais pobres da populao brasileira detm 3,5% (1% + 2,5%) da renda nacional. Supondo a populao brasileira igual a 200 milhes de habitantes e o PIB brasileiro igual a 2,4 trilhes de reais (Fonte: IBGE), a renda per capita dos 20% mais ricos da populao brasileira, em reais, de a) 2.100,00. b) 15.600,00. c) 19.800,00. d) 37.800,00. e) 48.000,00.
Resoluo

Sendo o PIB da populao brasileira igual a 2,4 trilhes de reais e supondo a populao brasileira igual a 200 milhes de habitantes, pode-se concluir que a renda per capita dos 20% mais ricos da populao brasileira, em reais, igual a: 63 . 2,4 . 106 (16% + 47%) . 2,4 trilhes = = 37 800 20 . 200 20% . 200 milhes

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

86

Uma famlia fez uma pesquisa de mercado, nas lojas de eletrodomsticos, procura de trs produtos que desejava adquirir: uma TV, um freezer e uma churrasqueira. Em trs das lojas pesquisadas, os preos de cada um dos produtos eram coincidentes entre si, mas nenhuma das lojas tinha os trs produtos simultaneamente para a venda. A loja A vendia a churrasqueira e o freezer por R$ 1.288,00. A loja B vendia a TV e o freezer por R$ 3.698,00 e a loja C vendia a churrasqueira e a TV por R$ 2.588,00. A famlia acabou comprando a TV, o freezer e a churrasqueira nestas trs lojas. O valor total pago, em reais, pelos trs produtos foi de a) 3.767,00. b) 3.777,00. c) 3.787,00. d) 3.797,00. e) 3.807,00.
Resoluo

Sejam t, f e c, respectivamente, os preos em reais da TV, do freezer e da churrasqueira em cada uma dessas trs lojas. Conforme o enunciado, temos: c + f = 1 288 t + f = 3 698 2c + 2f + 2t = 7574 c + f + t = 3787 c + t = 2 588

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

87

Ambientalistas, aps estudos sobre o impacto que possa vir a ser causado populao de certa espcie de pssaros pela construo de um grande conjunto de edifcios residenciais prximo ao sop da Serra do Japi, em Jundia, SP, concluram que a quantidade de tais pssaros, naquela regio, em funo do tempo, pode ser expressa, aproximadamente, pela funo P0 P(t) = , 4 3 . (2 t) onde t representa o tempo, em anos, e P0 a populao de pssaros na data de incio da construo do conjunto. Baseado nessas informaes, pode-se afirmar que: a) aps 1 ano do incio da construo do conjunto, P(t) estar reduzida a 30% de P0. b) aps 1 ano do incio da construo do conjunto, P(t) ser reduzida de 30% de P0. c) aps 2 anos do incio da construo do conjunto, P(t) estar reduzida a 40% de P0. d) aps 2 anos do incio da construo do conjunto, P(t) ser reduzida de 40% de P0. e) P(t) no ser inferior a 25% de P0.
Resoluo

1 t 1) O grfico de f(t) = 2 t = do tipo 2

1 t > 0, t 2) 3 . 2 = 3 . 2
t

e 3 . 2 tende a zero

quando t aumentar infinitamente. P0 P0 3) P = > , t t 4 43.2 4) P > 25% . P0, t P0 Obs.: lim P(t) = = 25% . P0 t+ 4

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

88

Aps o nascimento do filho, o pai comprometeu-se a depositar mensalmente, em uma caderneta de poupana, os valores de R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 4,00 e assim sucessivamente, at o ms em que o valor do depsito atingisse R$ 2.048,00. No ms seguinte o pai recomearia os depsitos como de incio e assim o faria at o 21 aniversrio do filho. No tendo ocorrido falha de depsito ao longo do perodo, e sabendo-se que 210 = 1.024, o montante total dos depsitos, em reais, feitos em caderneta de poupana foi de a) 42.947,50. b) 49.142,00. c) 57.330,00. d) 85.995,00. e) 114.660,00.
Resoluo

Com o S = 1 + 2 + 4 + . . . + 2 048 a s o m a d os 12 pri meiros termos da progresso geomtrica 1 . 2 . 4..., 211, temos que o total dos depsitos, em reais, at o filho completar 21 anos 1 . (212 1) 21 . S = 21 . = 21 . 4 095 = 85 995, isto , 21 R$ 85 995,00.

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

89

Uma pessoa se encontra no ponto A de uma plancie, s margens de um rio e v, do outro lado do rio, o topo do mastro de uma bandeira, ponto B. Com o objetivo de determinar a altura h do mastro, ela anda, em linha reta, 50 m para a direita do ponto em que se encontrava e marca o ponto C. Sendo D o p do mastro, avalia que os ngulos BC e BD valem 30, e o ngulo AB vale 105, como mostra a figura.

A altura h do mastro da bandeira, em metros, c) 25,0. a) 12,5. b) 12,5 2. d) 25,0 2.


Resoluo

e) 35,0.

Aplicando a lei dos senos no tringulo ABC, temos: 50 BC BC 50 = = 1 sen 30 sen 45 2 2 2 BC = 25 2 m Assim, no tringulo retngulo BDC, temos: h h 1 sen 30 = = h = 12,5 2 m BC 2 25 2

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

90

H 4 500 anos, o Imperador Quops do Egito mandou construir uma pirmide regular que seria usada como seu tmulo. As caractersticas e dimenses aproximadas dessa pirmide hoje, so: 1.) Sua base um quadrado com 220 metros de lado; 2.) Sua altura de 140 metros. Suponha que, para construir parte da pirmide equivalente a 1,88 104 m3, o nmero mdio de operrios utilizados como mo de obra gastava em mdia 60 dias. Dados que 2,22 1,4 6,78 e 2,26 1,88 1,2 e mantidas estas mdias, o tempo necessrio para a construo de toda pirmide, medido em anos de 360 dias, foi de, aproximadamente, a) 20. b) 30. c) 40. d) 50. e) 60.
Resoluo

1) O volume da pirmide, em metros cbicos,

1 V = . (2,2 . 102)2 . (1,4 . 102) = 3 1 = . 2,22 . 1,4 . 106 3 1 . 6,78 . 106 = 2,26 . 106 3

2) Se, para construir 1,88 . 104 m3, gastaram-se 60 dias, ento para construir a pirmide toda, gastou-se um nmero d de dias, tal que: 2,26 . 106 . 60 d = = 1,88 . 104 2,26 = . 60 . 102 1,88 1,2 . 6 000 = 7 200

7 200 3) 7 200 dias = anos = 20 anos 360

U N E S P 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 0

Anda mungkin juga menyukai