Anda di halaman 1dari 8

Conceitos Bsicos de Hardware.

Primeiramente necessrio entender o conceito de Hardware. Hardware a parte fsica parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. Como exemplo, podemos citar: placa de som, vdeo, modem, placa de rede, placa-me, processador, etc.

Processador
O crebro do computador o processador, a Unidade Central de Processamento UCP (do ingls, CPU), que formado por circuitos digitais que realizam operaes como: cpia de dados, acesso de memrias e operaes lgicas e matemticas. Nele so processadas todas as informaes o crebro do computador.

Placa-Me
A placa-me (do ingls motherboard) a responsvel pela interconexo de todas as peas que formam o computador. Na placa-me o processador, memria RAM, placa de vdeo e todos os demais componentes do micro so conectados, permitindo a comunicao entre todos esses componentes. importante entender que a diferenciao dos controladores se d em relao placa-me: 1. On-board: como o prprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa me, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memria RAM quando se tratam de vdeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preo das placas ou componentes, mas, em caso de defeito o dispositivo no ser recupervel, no caso de modem AMR, basta trocar a "placa" do modem AMR com defeito por outra funcionando, pois, este colocado em um slot AMR na placa-me. So exemplos de circuitos on-board: vdeo, modem, som e rede.

2. Off-board: so os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa me e por isso, so separados, tendo sua prpria forma de trabalhar e no usando o processador, geralmente, quando vdeo, som, modem ou rede, o dispositivo "ligado" a placa-me usando os slots de expanso para isso, tm um preo mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrrio em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento realizado pelo prprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Barramento
Barramento so conjuntos de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos, como o CPU, a memria e outros perifricos. Esses fios esto divididos em trs conjuntos: - Via de dados: onde trafegam os dados; - Via de endereos: onde trafegam os endereos; - Via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores. Os tipos de barramento so do processador, barramento de cach, barramento de memria, barramento de entrada e sada. 1. O Barramento do Processador utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional. Atualmente, os barramentos, principalmente dos processadores (os de transferncia de dados) tm sido bastante aprimorados com o objetivo de melhor desenvoltura, ou seja, maior velocidade de processamentos de dados. 2. Barramento de Cache um barramento dedicado para acesso memria cache do computador. Memria Cache uma pequena quantidade de memria esttica de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memria RAM. 3. Barramento de Memria responsvel pela conexo da memria principal ao processador. 4. O Barramento de Entrada e Sada (I/O ou E/S) um conjunto de circuitos e linhas de comunicao que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a expanso de perifricos e a instalao de novas placas no PC. So exemplos de Barramentos de Entrada e Sada: AGP, AMR, EISA, FireWire, IrDA, ISA, MCA, PCI, PCI Express, Pipeline,VESA Local Bus, USB, PS/2.

Chipset

Um chipset (em lngua portuguesa: conjunto de circuitos integrados) um grupo de circuitos integrados ou chips, que so projetados para trabalhar em conjunto e que so geralmente comercializados como um produto nico. O chipset um dos principais componentes lgicos de uma placa-me, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que j no usado mais em placas-me modernas. O chipset quem define, entre outras coisas, a quantidade mxima de memria RAM que uma placa-me pode ter, o tipo de memria que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.), a freqncia mxima das memrias e do processador e o padro de discos rgidos aceitos (UDMA/33, UDMA/66, etc.).

Memria
Em informtica, memria so todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. As memrias so divididas em dois grupos: 1. Memrias primrias: tambm chamadas de memria real, so memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento; esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil, requer energia para manter a informao armazenada ), memria ROM(no voltil, no requer energia para manter a informao armazenada), registradores e memrias cache. 2. Memrias secundrias: memrias que no podem ser endereadas diretamente, a informao precisa ser carregada em memria primria antes de poder ser tratada pelo processador. No so estritamente necessrias para a operao do computador. So geralmente no-volteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rgidos, CDs, DVDs e disquetes. A to falada Memria RAM (Random Access Memory) a memria de acesso aleatrio. Responsvel pelo armazenamento dos dados e das instrues que o processador precisa para executar suas tarefas. para a memria RAM que so transferidos os programas (ou parte deles) e os dados que esto sendo trabalhados nesse momento. principalmente nela que executada a maioria das operaes, portanto nesta memria que ocorrem as operaes da CPU. Este tipo de memria permite tanto a leitura como a gravao e a regravao de dados. No entanto, assim que os mdulos deixam de ser alimentados eletricamente, ou seja, quando

o computador desligado, a memria RAM apagada, ou seja, perde todos os seus dados. Assim, a memria RAM uma memria temporria (voltil). Da vem necessidade de guardar ("salvar") o resultado do processamento no disco rgido antes de deslig-lo. A razo da existncia e importncia da memria RAM est na sua velocidade de leitura dos dados, que muito grande.

Placa de vdeo
A placa de vdeo ou placa grfica um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. 1. On-board: Nos computadores de baixo custo, as placas de vdeo esto incorporadas na placa-me, no possuem memria dedicada, e por isso utilizam a memria RAM do sistema, normalmente denomina-se memria (com) partilhada. Como a memria RAM de sistema geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vdeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros perifricos para acess-la, este mtodo torna o sistema mais lento. Isso notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais. 2. Off-board: J em computadores aprimorados o hardware de vdeo pode ter um processador prprio, o GPU ou acelerador grfico. Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rpido.

Modem
A palavra modem vem da juno das palavras modulado e demodulador. Ele um dispositivo eletrnico que modula um sinal digital em uma onda analgica, pronta a ser transmitida pela linha telefnica, e que demodula o sinal analgico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexo Internet. O processo de converso de sinais para analgicos chamado de modulao/converso digital-analgico. Quando o sinal recebido, outro modem reverte o processo (chamado demodulao). O prefixo Fax se deve ao fato de que o dispositivo pode ser utilizado para receber e enviar fac-smile. Basicamente, existem modems para acesso discado e banda larga.

Os modems para acesso discado geralmente so instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-FI ou Ethernet. Os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque no precisam converter o sinal de digital para analgico e de anlogico para digital porque o sinal transmitido sempre em digital. (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line)

Disco Rgido
O disco rgido (ou HD) um sistema de armazenamento de alta capacidade, que possibilita armazenar arquivos permanentemente, pois, ao contrrio da memria RAM, os dados gravados no HD no so perdidos quando se desliga o computador. No disco rgido fica instalado, por exemplo, o Sistema Operacional. Ou seja, o Disco Rgido o local onde se encontra a maior parte da memria secundria, onde o computador armazena os programas e as informaes que esto sendo usadas, modificadas ou processadas. Uma caracterstica desse tipo de disco que os dados gravados podem ser recuperados para a memria RAM, modificados e novamente gravados, inmeras vezes. Apesar de tambm ser uma mdia magntica, um HD muito diferente de um disquete comum, ele composto por vrios discos empilhados que ficam dentro de uma caixa hermeticamente lacrada j que, como gira a uma velocidade muito alta, qualquer partcula de poeira em contato com os discos, poderia inutiliz-los completamente. Assim, um disco rgido "nunca" deve ser aberto, a no ser para fins educativos. Fisicamente, os HDs so constitudos por discos, que so divididos em trilhas formadas por setores. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. Utiliza-se a IDE ("Intergrated Drive Electronics"), SCSI ("Small Computer System Interface") e SATA (Serial ATA). Essas ltimas esto contando com a preferncia dos fabricantes e usurios. Assim, todos os programas instalados ficam gravados no HD. E, tambm a ficam todos os nossos arquivos: trabalhos, grficos, textos, msicas, planilhas, fotos etc. Por isso, necessrio que o HD tenha uma boa capacidade para armazenar tantos dados, ou seja, quanto maior for capacidade do HD, maior ser a quantidade de dados que poder ser armazenada.

Placa de Rede

Uma placa de rede (tambm chamada adaptador de rede ou NIC) um dispositivo de hardware responsvel pela comunicao entre os computadores em uma rede. Sua funo controlar todo o envio e recebimento de dados atravs da rede. Cabos diferentes exigem encaixes diferentes na placa de rede. O mais comum em placas Ethernet, a existncia de dois encaixes, uma para cabos de par tranado e outro para cabos coaxiais.

Placa de Som
Placa de som um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de converso com um mnimo de qualidade e tambm para gravao e edio.

Cooler
Cooler o "ventilador" que serve para resfriar a temperatura do processador. Para que o calor excessivo produzido no interior do computador no queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes, necessrio haver o resfriamento dos mesmos. Portanto, o cooler serve para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador e deix-los mais confortveis para render mais.

Fonte
Por se tratar de um dispositivo eltrico o computador precisa de eletricidade para que todos os seus componentes funcionem de forma adequada. O dispositivo responsvel por prover eletricidade ao computador a fonte de alimentao. A fonte de alimentao converte os 110 V ou 220 V alternados da rede eltrica convencional para as tenses contnuas utilizadas pelos componentes eletrnicos do computador, que so: +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V.

Perifricos
Perifricos so aparelhos ou placas que enviam ou recebem informaes do computador. Em informtica, o termo "perifrico" aplica-se a qualquer equipamento acessrio que seja ligado CPU (unidade central de processamento), ou num sentido mais amplo, o computador. So exemplos de perifricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartes e disquetes, mouse, teclado, cmera de vdeo, entre outros. Cada perifrico tem a sua funo definida e executa ao enviar tarefas ao computador, de acordo com essa funo. Existem vrios tipos de perifricos:

De entrada: basicamente enviam informao para o computador; De sada: transmitem informao do computador para o utilizador; De entrada e sada: enviam/recebem informao para/do computador

Driver
Importante diferenci-lo com DRIVE, esse DRIVER serve para funcionar o DRIVE instalado ou a placa de som, vdeo etc. Ou seja, drivers so arquivos que so instalados no seu sistema operacional para que permita o funcionamento adequado de um determinado perifrico.

Monitor
Um monitor de vdeo, ou simplesmente monitor, um dispositivo de sada do computador que serve de interface visual para o usurio, na medida em que permite a visualizao dos dados e sua interao com eles. Os monitores so classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vdeo utilizada na formao da imagem. Atualmente, essas tecnologias so duas: CRT e LCD.

Mouse
O mouse um perifrico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface grfica. O mouse tem como funo movimentar o cursor (apontador) pela tela do monitor. Disponibiliza normalmente quatro tipos de operaes: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop). Existem modelos com um, dois, trs ou mais botes cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que est a ser utilizado. Claramente, o boto esquerdo o mais utilizado.

Teclado
O teclado de computador um tipo de perifrico utilizado pelo usurio para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, nmeros, smbolos e outras funes, baseado no modelo de teclado das antigas mquinas de escrever. Basicamente, os teclados so projetados para a escrita de textos, onde so usadas para esse

meio cerca de 50% delas. Alm para o controle das funes de um computador e seu sistema operacional.

Escner
Digitalizador ou escner (do ingls scanner) um perifrico de entrada responsvel por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem fsica gerando impulsos eltricos atravs de um captador de reflexos.

Drive de CD ou DVD
Dispositivo interno que serve para colocar CDS, tocar msicas, programas entre outros.

CD-ROM
CD de programas para computador. Se for CD de msica gravada no computador, no CDROM, passa a ser "CD de Msica".

Drive de Disquete/Floppy ou 1.44


Dispositivo que L/Grava/Regrava disquetes

Impressora
Uma impressora ou dispositivo de impresso um perifrico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a funo de dispositivo de sada, imprimindo textos, grficos ou qualquer outro resultado de uma aplicao.

Anda mungkin juga menyukai