Anda di halaman 1dari 4

LIVRO I DA DIVISO JUDICIRIA E DOS RGOS JUDICIRIOS TTULO I DA DIVISO JUDICIRIA CAPTULO I DA DIVISO TERRITORIAL

Art. 5. O territrio do Estado, para efeito da administrao da Justia, divide-se em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias. Ateno: este artigo caiu em quase todas as provas do TJ-RJ. TESTE 09 (Auxiliar Judicirio/1994) Para efeito da administrao da Justia, o territrio do Estado do Rio de Janeiro, divide-se, dentre outras, em: a) tribunais, juzes de direito e juizados de pequenas causas; b) regies Metropolitanas, Serrana, dos Lagos, Centro-Sul, Sul, Centro-Norte, Norte, regio da Ilha do Governador, de Madureira, de Jacarepagu, de Bangu, de Campo Grande, de Santa Cruz e regio Especial; c) regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos; d) primeira e segunda instncia; e) primeira entrncia, segunda entrncia e entrncia especial.

TESTE 10 (Auxiliar de Cartrio/1997) O territrio do Estado para efeito da administrao da Justia, divide-se em: a) varas, comarcas, juzos, cartrios e regies administrativas; b) juzos, varas, comarcas e distritos judicirios; c) comarcas, juzos, distritos e subdistritos administrativos; d) comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias; e) N.R.A.

TESTE 11 (Auxiliar Judicirio/2001) Para efeito de administrao da Justia, fazem parte da diviso do territrio do Estado: a) as regies judicirias, as comarcas, os distritos e as zonas judicirias; b) os municpios, as cidades e as comarcas; c) as regies judicirias, as cidades, os municpios e os distritos; d) as regies judicirias, as comarcas, os municpios e as zonas judicirias; e) as comarcas e as cidades.

www.editoraferreira.com.br

Maxwell P. Xavier

TESTE 12 (Comissrio da Infncia e da Juventude/2002) Para efeito da administrao da Justia, o territrio do Estado, divide-se: a) apenas em regies judicirias e comarcas; b) em regies judicirias, comarcas e distritos; c) em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias; d) em distritos, subdistritos, zonas judicirias e comarcas, na capital; e apenas em regies, comarcas e distritos, no interior; e) em comarcas, distritos, circunscries e zonas judiciais, no interior; e apenas em comarcas na Capital.

TESTE 13 (Oficial de Justia/2004) O Estado, para efeito de organizao dos servios judiciais e extrajudiciais, sofre vrias divises. Assinale a alternativa que no indica uma das parcelas resultante da diviso judiciria do Estado do Rio de Janeiro: (a) comarcas; (b) regies judicirias; (c) municpios; (d) distritos; (e) circunscrio.

SNTESE DE REGIES JUDICIRIAS primeira vista, parece muita coisa, contudo no h muito que memorizar. Veja: 1. So 14 Regies Judicirias: a Regio Judiciria Especial, mais 13 Regies Judicirias numeradas ordinalmente. 2. Todos os Juzes das Regies Judicirios funcionam como reservas dos Juzes Titulares. 3. Os 123 Juzes da Regio Judiciria Especial (RJE) substituem e auxiliam os Juzes Titulares de Entrncia Especial. Na carreira da magistratura, so Juzes de Entrncia do Interior. 4. Os outros 46 juzes, distribudos nas 13 regies numeradas ordinalmente, so Juzes Substitutos. Juiz Substituto o cargo inicial da carreira. 1. Cada comarca compreender um municpio, ou mais de um, desde que contguos, e ter a denominao da respectiva sede, podendo compreender uma ou mais varas. 2. As regies judicirias sero integradas por grupos de comarcas ou varas, conforme quadro anexo 2. Suas sedes sero as comarcas indicadas em primeiro lugar no quadro referido.

www.editoraferreira.com.br

Maxwell P. Xavier

DESEMBARGADOR Cargo Final


Capital, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, So Gonalo...

JUIZ DE ENTRNCIA ESPECIAL

JUIZ DE ENTRNCIA DO INTERIOR


5

123 juzes (RJE)3 Juiz Titular de 2 Entrncia Juiz Titular de 1 Entrncia

JUIZ SUBSTITUTO Cargo inicial (46 juzes)

lotao: da 1 Regio Judiciria 13 Regio Judiciria

Concluso: no necessrio memorizar quais so as comarcas que compem as Regies Judicirias. Porm, imprescindvel entender o quadro acima e saber que na 1 Regio (Geral) temos 19 juzes disposio da presidncia do TJ, para substituir ou auxiliar em qualquer regio. Quem est nas Regies Judicirias? Juzes da Regio Judiciria Especial e Juzes Substitutos. Quem est nas Comarcas? Os Juzes de Direito Titulares de 1 e 2 Entrncias e os Juzes de Direito Titulares de Entrncia Especial. TESTE 14 (Auxiliar Judicirio/1992) Os Juzes Titulares da Comarca da Capital so de: a) Entrncia Especial; b) Primeira Entrncia; c) Segunda Entrncia; d) Segunda Instncia; e) Quarta Entrncia.

Cargo mximo da carreira da magistratura estadual. Lotados no Tribunal de Justia. So em nmero de 160. Arts. 17 e 161 do CODJERJ. 2 Juzes de Direito Titulares das Comarcas de Entrncia Especial. Art. 13 e 163, 3, deste Cdigo. 3 Os 123 juzes da Regio Judiciria Especial substituem e auxiliam os Juzes Titulares de Entrncia Especial. No so Juzes substitutos. No confunda o cargo de Juiz Substituto (inicial), com a funo de substituir. Art. 75 a 79 do CODJERJ 4 O Juiz de Entrncia do Interior, tambm chamado Juiz do Interior, o Titular de 1 Entrncia, o Titular de 2 Entrncia ou ainda Juiz da Regio Judiciria Especial. Art. 80 a 83 e 163, 2, desta Lei. 5 Aps aprovao em concurso pblico de provas e ttulos, o novo magistrado ser nomeado Juiz Substituto e estar lotado em uma das 13 regies numeradas ordinalmente. Nas Comarcas de 1 e 2 entrncias, ele substitui ou auxilia. Nas de Entrncia Especial, considerando sua pouca experincia na carreira, s pode auxiliar.

www.editoraferreira.com.br

Maxwell P. Xavier

TESTE 15 (Auxiliar Judicirio/1994) Aos Juzes de Direito da Regio Judiciria Especial compete: a) substituir os Juzes de Direito das Comarcas de 2 Entrncia; b) auxiliar os Juzes de Direito das Comarcas de 1 Entrncia; c) substituir e auxiliar os Juzes de Direito das Comarcas de Entrncia Especial; d) substituir e auxiliar todos Juzes de Direito titulares; e) substituir os Juzes de Direito das Comarcas da Regio Metropolitana. TESTE 16 (Auxiliar Judicirio/1996) O cargo inicial da carreira da magistratura o de Juiz: a) de primeiro grau; b) de segundo grau; c) substituto; d) de entrncia especial; e) de entrncia do interior. TESTE: 17 (Oficial de Justia/2001) O Juiz Titular da Comarca de Miguel Pereira e o Juiz da Regio Judiciria Especial, na carreira da magistratura, so considerados, respectivamente; a) juiz do interior e juiz do interior; b) juiz do interior e juiz de entrncia especial; c) juiz de 1 entrncia e juiz de entrncia especial; d) juiz de 1 entrncia e juiz do interior; e) juiz de 2 entrncia e juiz de entrncia especial. TESTE 18 (Tcnico Judicirio Juramentado/2001) Na carreira da magistratura, substituem os magistrados da capital durante suas frias: a) os juzes substitutos; b) os juzes tabelares; c) os juzes da regio judiciria especial; d) os juzes das diversas regies dos Estado, designados pelo Presidente do Tribunal de Justia; e) somente os outros juzes de entrncia especial. Gabarito: 09 - C 10 - E (todas as alternativas esto incompletas, portanto, erradas) 11 - A 12 - C 13 - C 14 - A 15 - C 16 - C 17 - C 18 - A Prof. Maxwel Pariz www.editoraferreira.com.br

www.editoraferreira.com.br

Maxwell P. Xavier

Anda mungkin juga menyukai