Anda di halaman 1dari 4

R

SBE LANA CALENDRIO DE CAVERNAS - 2012


A SBE acaba de lanar um calendrio 2012 com as fotos vencedoras do concurso fotogrfico Cavernas do Brasil.
Agatha Matsumoto Jos H.M.Paula

ias otc SBEN

Boletim Eletrnico da Sociedade Brasileira de Espeleologia


Ano 6 - N 214 - 11/01/2012

Por

Agatha Matsumoto Comisso Editorial

O calendrio j foi enviado para os associados da SBE

As fotos do calendrio foram selecionadas atravs do concurso fotogrfico Cavernas do Brasil. O concurso recebeu 249 fotos de 48 fotgrafos e as quinze melhores esto no calendrio.

O calendrio uma iniciativa da parceria entre a SBE, Vontorantim Cimentos e Reserva da Biosfera da Mata Atlnctica e ser distribudo para os associados, funcionrios e colaboradores das trs entidades. A SBE j enviou os calendrios pelos cor1 lugar! A foto vai ilustrar a capa do livro O Ser Humano e a Paisagem Crstica reios para os seus associados que O evento de premiao ser em breve, devem receber nos prximos dias. junto com o lanamento do livro O Ser Humano e a Paisagem Crstica, outra iniciFOTOS VENCEDORAS As imagens vencedoras, j podem ser ativa da parceria. Aguarde! visualizadas na pgina oficial do concurso Confira as fotos na pgina do concurso na internet. www.cavernas.org.br/concurso

GUPE ENCONTRA ESPELEOTEMA EM ARENITO COM 15 CM


presentes no Parque Estadual de Vila Velha. O relevo representado por canions, fenIntegrantes do Grupo Universitrio de das, depresses no terreno e pores suaPesquisas Espeleolgicas - GUPE (SBE vemente onduladas, feies caractersticas G026) encontram maior espeleotema em do reverso imediato da Escarpa Devoniana. Outro ponto visitado durante o trabaarenito da Formao Furnas na fazenda Cambiju, em Ponta Grossa, nas cercanias lho foi um pequeno abrigo ,o local apresendo Parque Estadual de Vila Velha. Alm de ta estrutura para visitao situado em espeleotemas, a rea tem panelas de mais frente a gruta. Uma trilha suspensa que de 5 metros, revelando grande potencial facilita o acesso para visitao e que ao mesmo tempo, um fator que contribui cientfico para estudo do carste. para a conservao do No dia 29 de stio, pois delimita o novembro, Jos acesso, possibilitando Mario e Henrique a proteo de imporPontes foram at a tantes espeleotemas. fazenda para um A gruta, com desenreconhecimento de volvimento linear de 9 pontos de interesse m, por 20 m de largura espeleolgico, tendo e mdia de 3 m de como objetivo colealtura, trata-se de um tar coordenadas com geosstio de grande receptor GPS. Estalactite apresentando cerca de 10 cm importncia cientfica Na rea da fazenda afloram os arenitos da Formao de Ponta Grossa e regio. Seus espeleoteFurnas e do Grupo Itarar, sendo que os mas apresentam tamanho proeminente em litotipos deste ltimo provavelmente so relao aos de outras cavidades subterrtestemunhos das formaes rochosas neas da regio. Trata-se de um aglomerado
Por Henrique Simo Pontes (SBE-1719) Membro do GUPE / 2 Secretrio SBE
Henrique Simo Pontes

de estalactites, destacando uma amostra que apresenta 15 centmetros de comprimento. S com esta pequena gruta, a Fazenda Cambiju j possui um impressionante patrimnio espeleolgico, de significativo valor esttico e cientfico, o qual contribui muito para o desenvolvimento da cincia espeleolgica e do carste em rochas no carbonticas e o qual, imprescindivelmente, deve ser conservado. Posteriormente, foi visitada uma pequena cachoeira, a qual apresenta panelas gigantes, uma delas com dimetro aproximado de 8 m, sendo considerada a maior desenvolvida em arenitos da Formao Furnas. A Fazenda Cambiju um local de significativo potencial geoturstico que apresenta estrutura favorvel para visitao em certos trechos. Com esta oportunidade de visita ao local, o GUPE estar desenvolvendo trabalhos de explorao e pesquisa com o intuito de divulgar e conservar as riquezas espeleolgicas ali presentes.
Fonte: DolinInforme 31/12/2011

SBE otcias 1 N

GERENTES DA VOTORANTIM VISITAM CAVERNA DA LAPINHA


Por Marcos Silvrio (SBE 1016)

Nada mais difcil de executar, mais duvidoso de ter xito ou mais perigoso de manejar do que dar incio a uma nova ordem de coisas. Maquiavel Com esta frase Srgio Mdici, professor da Poli-USP, iniciou sua palestra. E d o tom do que foi o fio condutor do Workshop. As incertezas de toda inovao e mudana cultural e a necessidade de comprometimento e participao propositiva.

Da legislao ambiental desativao das minas e do processo produtivo pesquisa mineral, as palestras transitaram por assuntos os mais variados, todas com o desejo de compatibilizar desenvolvimento e conservao e tornar a questo da sustentabilidade em algo social e economicamente vivel. O segundo dia de apresentaes foi reservado s questes ambientais e sociais. Embora tambm tivessem sido tratados no dia anterior, o foco foi voltado s aes que relacionam as atividades minerrias ao seu entorno e sua comunidade. Durante a manh foi apresentada a nova poltica de meio ambiente da VotoMrcio Yuji

Boggiani do Instituto de Geocincias da USP sobre os Geoparks e a minerao e de Clayton Lino, da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica, sobre o patrimnio natural brasileiro e em especial as cavernas. Regiane Velozo, apresentou a Cooperao Tcnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlntica. Destacou seus objetivos fundamentais, que envolvem a pesquisa e proteo do patrimnio natural brasileiro, boas prticas de minerao e educao ambiental, e os resultados j alcanados.
Mrcio Yuji Mrcio Yuji

Primeiro dia teve a minerao como tema central

Como uma das aes da Votorantim Cimentos diante das questes de meio ambiente, foi realizado o I Workshop Internacional de Minerao e Meio Ambiente durante os dias 28 a 30 de novembro de 2011 em Lagoa Santa, MG. Gestores de todo o Brasil e das coligadas da Amrica do Sul e do Norte apresentaram e trocaram informaes sobre os temas do evento. Edvaldo Rabelo, Diretor Tcnico, abriu o evento transmitindo o desejo de inovao e de comprometimento da companhia e principalmente dos colaboradores para com as questes ambientais, sociais e econmicas atuais. As quais no so apenas urgentes como tambm de importncia fundamental.
Mrcio Yuji

rantim Cimentos, que trata, dentre outras questes, das cavernas e vestgios arqueolgicos e da preocupao com fauna e flora da mata atlntica. Patrcia Montenegro, Gerente de Meio AmbiVisita a caverna da Lapinha ente, lembrou Na parte da tarde, para o encerramenda importncia da participao de todos no processo de implementao e da responsa- to do Workshop, foi organizada uma visita Gruta da Lapinha conduzida pelos monitobilidade de cada um diante da sociedade. res ambientais locais. Todos saram encanCases sobre projetos da Votorantim Cimentos que integram a minerao, a tados com a caverna e conscientes da sociedade e o meio ambiente foram apre- importncia de compatibilizar desenvolvisentados com resultados estimulantes. mento econnico com responsabilidade Complementados pelas palestras de Paulo social e ambiental.

Palestra ministrada - dia do ambiente

O primeiro dia de apresentaes foi dedicado aos temas relacionados minerao, com destaque preocupao com as inovaes tecnolgicas que visam o aproveitamento de recursos energticos e naturais e melhorias do processo produtivo. Nelson Mitihiro, Gerente de Minerao, destacou o importante passo frente que a Votorantim Cimentos d em relao estas questes e as dificuldades e vantagens de quem inicia um novo caminho.

Encerramento do workshop no Parque Estadual do Sumidouro em Lagoa Santa MG

SBE otcias 2 N

MERGULHO NA LAGOA MISTERIOSA


Por Drica de Castro (SBE 1524) Coordenadora da Seo de Espeleo Sub

No ltimo ms de novembro o programa Zona de Impacto do canal Sportv esteve em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Daniel De Granville

Lagoa Misteriosa vista de cima

O apresentador Gabriel Moojen mostrou algumas das maravilhas da regio. Mergulhou na Lagoa Misteriosa com apoio de Joo, guia de mergulho, e Juca Ygarap, responsvel pelas imagens subaquticas, e no Abismo Anhumas onde contou com a participao da recordista mundial de mergulho em apnia, Karol Meyer, que se

encantou com a beleza da caverna. L Tuta Barroco e Alex Porto, m e rg u l h a d o re s d e caverna, realizaram o trabalho de iluminao e gravao de imagens. A Lagoa Misteriosa possu belssima gua azu e transparente, a stima caverna mais profunda do Brasil, fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade. L o visitante pode escolher entre a flutuao onde preciso apenas de mscara, snorkel e colete salva-vidas, ou mergulho onde so utilizados cilindro, roupa neoprene e nadadeiras. Para quem no tem experincia de mergulho, o mais recomendado uma profundidade de oito metros. J os mergulhadores que fizeram curso e possuem certificao podem optar pelo mergulho que pode chegar 18 metros (bsico), ou ainda atingir at 25 metros (avanado).
Fonte: Globo.com 17/12/2011 Globo.com 10/12/2011 G1 03/01/2012

REFLORESTAMENTO NO BURACO DAS ARARAS


A Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) Buraco das Araras um dos principais pontos de Ecoturismo da regio da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso so Sul (MS) que desenvolve a atividade de observao de aves e contemplao de uma dolina.
Divulgao/DestaqueAqNews

Mudas para refloresntamento

RAPEL E CACHOEIRA DE 156 METROS ATRAEM AVENTUREIROS A BODOQUENA


Uma descida de 90 metros de altura no penhasco de um dos rios mais lmpidos de Mato Grosso do Sul uma opo atraente para turistas que gostam de admirar belezas naturais com muita adrenalina. principalmente pela aventura. O rapel de plataforma instalado no local considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metlica tem 34 metros de comprimento e avana 15 metros sobre o precipcio do rio Salobra. Diferente do rapel tradicional, o de plataforma feito somente em queda, sem o apoio dos ps. Os guias tursticos da regio afirmam que esse procedimento adotado para evitar o desgaste das rochas calcrias, que demoram centenas de anos para se formarem. De cima da plataforma os turistas avistam a cachoeira Boca da Ona, de 156 metros de altura, considerada a maior do estado. O nome se originou de lendas contadas pelos moradores da regio a respeito das onas pintadas que habitavam o local. Bodoquena conhecida pela grande quantidade de cachoeiras exitentesa e na trilha da Boca da Ona os visitantes tm a oportunidade de conhecer algumas delas, como a Garganta da Arara, a Cachoeira da Anta, Cachoeira da Paca, Buraco do Macaco e a Cachoeira do Fantasma. A trilha tem quatro quilmetros por mata preservada. Durante o passeio, os visitantes fazem pausas para tomar banho nas piscinas naturais de gua transparente.

Divulgao/Boca da Ona

Neste ms ser iniciado o plantio de 8000 mudas de espcies nativas de cerrado adquiridas pelo programa BRPPN patrocinado pela Petrobrs Ambiental, para preservao e conservao do bioma cerrado encontrado no local, com o objetivo de proteger, conservar e proporcionar aos visitantes a oportunidade de educao e interpretao ambiental, estimulando a valorizao da RPPN pelo pblico visitante. O local tambm conta com o apoio de programas patrocinados por instituies como a Associao de RPPNs de MS REPAMS, Conservao Internacional (CIBrasil) e WWF que apoiam diretamente o proprietrio rural na criao e estruturao destas unidades de conservao.
Fonte: DestaqueAqNews 06/01/2012

NOVO SITE DA FEALC


A Federao Espeleolgica da Amrica Latina e do Caribe (FEALC), entidade macro regional da qual a SBE afiliada, est com novo site. No site possvel encontrar a histria da FEALC, suas comisses, meios d e contato com as entidades filiadas, boletins, entre outros. Confira

Cachoeira Boca da Ona

Na cidade de Bodoquena, o complexo turstico conhecido como Boca da Ona chama a ateno pelas belas paisagens, cachoeiras, imensos paredes de calcrio e

Fonte: G1 03/01/2012

www.fealc.org

SBE otcias 3 N

Acervo SEE

CONGRESSO DE GEOCINCIAS EM PASES DE LINGUA PORTUGUESA


A Universidade de Coimbra anuncia o I Congresso Internacional de Geocincias da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) - GeoCPLP2012 - comemorando os 240 anos de investigao e ensino das Geocincias. O congresso ser na Universidade de Coimbra em Portugual, no departamento de Cincias da Terra de12 a 19 de Maio de 2012. Sero abordados desde os temas disciplinares consagrados at aos temas transdisciplinares e interdisciplinares das Geocincias disponibilizando um vasto leque de palestras, de sesses, de workshops e de excurses.

Homenagem da SEE ao fundador Victor Dequech...


Data: 1939 - Acervo - Sociedade Excursionistas Espeleologica - SEE (SBE G001) Gruta da Escada (MG-31) - Proj. Horiz. 1.828 m. Desnvel: 25 m. - Matozinhos MG Assista um vdeo com a rica histria da SEE. Mande sua foto com nome, data e local para: sbe@cavernas.org.br

www.uc.pt/congressos/ GeoCPLP2012

VENHA PARA O MUNDO DAS CAVERNAS


Filie-se SBE

Novas

Aquisies

Sociedade Brasileira de Espeleologia


R

Boletim Antho N10, Gruppo Speleo Archeologico Giovanni Spano di Gagliari: Out/2011.

Clique aqui para saber como se tornar scio da SBE

30/09 a 05/10/2012 46 Congresso Brasileiro de Geologia Santos SP


www.46cbg.com.br

Boletim eletrnico DOLINInforme N24, Grupo Universitrio de Pesquisas Espeleolgicas: Dez/2011. Boletim eletrnico Sociedade Paraibana de Arqueologia N67, SPA: Nov/ 2011.

Tel. (19) 3296-5421


Filiada

Unio Internacional de Espeleologia

FEALC-Federao Espeleolgica da Amrica Latina e Caribe

21 a 28/07/2013 16 ICS - Congresso Internacional de Espeleologia Brno - Repblica Checa


www.speleo2013.com

Boletim eletrnico EspeleoInfo, Centro Nacional de Pesquisa e Conservao de Cavernas: Jan/ 2012.
As edies impressas esto disponveis para consulta na Biblioteca da SBE. Os arquivos eletrnicos podem ser solicitados via e-mail.

Visite Campinas e conhea a Biblioteca Guy-Christian Collet Sede da SBE.


Apoio:
PREFEITURA MUNICIPAL DE

Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente

SBE Notcias uma publicao eletrnica da SBE-Sociedade Brasileira de Espeleologia Telefone/fax. (19) 3296-5421 - Contato: sbe@cavernas.org.br
Comisso Editorial: Marcelo Rasteiro, Delci Ishida e Agatha Matsumoto

Todas as edies esto disponveis em www.cavernas.org.br

CAMPINAS
PRIMEIRO OS QUE MAIS PRECISAM

A reproduo deste permitida, desde que citada a fonte.

SBE otcias 4 N

Anda mungkin juga menyukai