Anda di halaman 1dari 33

CGE-207

CGE-207

CGE-207

Instrues gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 30. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a - b - c - d - e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo: 1 de 10 corresponde a 2

0.

a. 2. b. 4. c. 5. d. 8. e. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE-207

LNGUA

PORTUGUESA

O texto abaixo se refere s questes de 1 a 7.

A vov na janela
Em uma pesquisa internacional sobre aprendizado de leitura, os resultados da Coria pareciam errados, pois eram excessivamente elevados. Despachou-se um emissrio para visitar o pas e checar a aplicao. Era isso mesmo. Mas, visitando uma escola, ele viu vrias mulheres do lado de fora das janelas, espiando para dentro das salas de aula. Eram as avs dos alunos, vigiando os netos, para ver se estavam prestando ateno nas aulas. A obsesso nacional que leva as avs s janelas a principal razo para os bons resultados da educao em pases com etnias chinesas. A qualidade do ensino um fator de xito, mas, antes de tudo, uma conseqncia da importncia fatal atribuda pelos orientais educao. (...)
Fonte: CASTRO, C. M. Revista Veja. n. 1.879, nov. 2004.

1. correto afirmar que o tema central do texto a. a eficincia do sistema de educao da Coria. b. a dificuldade das avs em acompanhar as aulas dos netos. c. o cuidado da famlia em relao ao aprendizado das crianas. d. os excelentes resultados obtidos pelo sistema educacional coreano. e. uma pesquisa internacional sobre o aprendizado de leitura. 2. As palavras internacional, elevados e chinesas encontradas no texto so corretamente classificadas como a. substantivos. b. advrbios. c. conjunes. d. pronomes. e. adjetivos.

CGE-207

3. De acordo com a posio da slaba tnica, as palavras sobre, nacional e xito encontradas no texto so corretamente classificadas como a. paroxtona, proparoxtona e oxtona. b. paroxtona, oxtona e proparoxtona. c. oxtona, proparoxtona e paroxtona. d. proparoxtona, oxtona e paroxtona. e. oxtona, paroxtona e proparoxtona. 4. Em A qualidade do ensino um fator de xito..., o sujeito a. a qualidade do ensino. b. qualidade. c. fator de xito. d. qualidade do ensino. e. xito. 5. As palavras pareciam, despachou e leva so verbos conjugados no modo indicativo e, respectivamente, nos tempos: a. pretrito perfeito; pretrito imperfeito; presente. b. presente; pretrito perfeito; pretrito mais-que-perfeito. c. pretrito imperfeito; pretrito perfeito; presente. d. pretrito mais-que-perfeito; presente; pretrito perfeito. e. pretrito imperfeito; pretrito mais-que-perfeito; presente. 6. Os termos errados, checar e conseqncia, encontrados no texto, podem ser substitudos, sem que o texto perca seu sentido, respectivamente, por a. inexatos, corrigir e repercusso. b. exatos, confirmar e fator. c. contraditrios, revisar e problema. d. equivocados, conferir e resultado. e. irreais, contestar e produto.

CGE-207

7. Em A obsesso nacional que leva as avs s janelas a principal razo para os bons resultados da educao em pases com etnias chinesas., ocorre o mesmo caso de uso de crase em a. Vrios super-heris das histrias em quadrinhos so insensveis dor. b. As aulas do perodo da manh iniciam-se pontualmente s 7 horas. c. Os guichs de atendimento iniciam seu trabalho tarde. d. A base oferece treinamento a todos que pretendem ir s ilhas. e. Agradecemos todos os dias quele que nos protege. O texto abaixo se refere s questes de 8 a 12.

Entre cravos e espinhas


Felizes mesmo so os 20% dos jovens que no tm problemas com espinhas. Mas, se voc est entre os outros 80%, alegre-se: cientistas alemes da Universidade de Georg-August mapearam os 2.333 genes da bactria Propionibacterium acnes, um dos principais responsveis pelas bolotas de pus. Segundo o pesquisador Gerhard Gotschalk, conhecendo o genoma da bactria ser possvel criar remdios que consigam frear sua reproduo, reduzindo o problema. Descobrimos tambm um grupo de enzimas dedicadas degradao da nossa pele. Acredito que em trs anos teremos medicamentos disponveis contra isso, diz ele. Mas no pense que isso ser o fim de todos os problemas. A Propionibacterium acnes tem culpa no cartrio, mas parte do problema continua em ns mesmos. Com a chegada adolescncia, os hormnios fazem a produo de gordura aumentar, entupindo as sadas das glndulas sebceas e formando aqueles pontinhos na pele. Esse acmulo de gordura um banquete para a bactria, que, aps a refeio, libera as substncias que causam a acne.
Fonte: CHERNIJ, C. Revista Superinteressante. n. 206, nov. 2004.

8. correto afirmar que o tema central do texto a. a descoberta de tratamentos eficazes contra a acne. b. o mapeamento gentico da bactria que causa a acne. c. o estudo das causas genticas da acne em adolescentes. d. o ndice de jovens que sofrem de acne, que de 20%. e. a eliminao da bactria que provoca o aparecimento da acne.

CGE-207

9. O texto afirma que a descoberta no representar o fim de todos os problemas porque a. a elevao dos nveis de gordura na adolescncia tambm causa acne. b. seria preciso algumas dcadas para criar remdios eficazes. c. a bactria causadora da acne resistente e difcil de ser combatida. d. os 2.333 genes da bactria ainda no foram totalmente mapeados. e. a bactria libera vrias substncias que causam o agravamento da acne. 10. Em Com a chegada adolescncia, os hormnios fazem a produo de gordura aumentar..., o verbo fazer foi usado a. na voz passiva. b. no infinitivo. c. na voz ativa. d. no pretrito perfeito. e. no gerndio. 11. Em A Propionibacterium acnes tem culpa no cartrio, mas parte do problema continua em ns mesmos., a relao entre as oraes de a. causa. b. concesso. c. conseqncia. d. condio. e. adversidade. 12. Em Mas, se voc est entre os outros 80%, alegre-se..., o pronome se corretamente classificado como a. indefinido. b. possessivo. c. de tratamento. d. oblquo. e. demonstrativo.

CGE-207

O texto abaixo se refere s questes de 13 a 16.

Como se mede um pico?


Na ltima medio feita dos picos brasileiros, na dcada de 1960, o instrumento usado foi o barmetro, que calcula a presso atmosfrica (quanto maior a altitude, menor a presso). Considerado muito impreciso, o mtodo foi deixado de lado este ano. E o resultado uma revoluo nas altitudes que os livros de geografia anunciam. O responsvel pelas mudanas o projeto Pontos Culminantes, desenvolvido pelo IBGE, em parceria com o IME (Instituto Militar de Engenharia). O projeto est refazendo as medies dos principais picos brasileiros e os nmeros so surpreendentes. A ltima expedio atravessou a selva amaznica para medir o pico da Neblina e descobriu que a maior montanha do Brasil 20 metros menor do que se pensava. Passou de 3.014 metros para exatos 2.993,78. Hoje, usamos equipamentos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) que so muito precisos, diz Carlos Alberto Corra e Castro Jr., engenheiro cartgrafo e idealizador do projeto. Quatro picos brasileiros Neblina, 31 de Maro, Pedra da Mina e Agulhas Negras j tiveram a altitude alterada. Agora sero feitas expedies a montanhas que nunca foram medidas, o que pode alterar (e muito) o ranking das altitudes do pas.
Fonte: FILHO, J. C. Revista Superinteressante. n. 206, nov. 2004. (adaptado)

13. O texto afirma que a medio da altura da maior montanha do Brasil foi alterada porque a. ainda no h equipamentos adequados para fazer a medio. b. os critrios de medio foram modificados. c. o GPS no fornece dados exatos sobre a altura do pico. d. os clculos anteriores foram feitos na dcada de 1960. e. os equipamentos de medio atuais so mais confiveis. 14. As palavras feita e parceria encontradas no texto so corretamente classificadas, quanto ao nmero de slabas, respectivamente, como a. disslaba e polisslaba. b. trisslaba e polisslaba. c. disslaba e trisslaba. d. polisslaba e trisslaba. e. trisslaba e trisslaba.
7

CGE-207

15. O texto afirma que o barmetro foi substitudo pelo GPS porque a. os dados so da dcada de 1960 e precisavam ser atualizados. b. o primeiro considerado muito impreciso. c. os custos com a tecnologia antiga so muito altos. d. houve alterao na presso atmosfrica do local. e. a altura do pico da Neblina sofreu alterao. 16. Em ...o instrumento usado foi o barmetro, que calcula a presso atmosfrica..., o verbo calcular concorda com a. foi. b. presso. c. usado. d. barmetro. e. atmosfrica. O texto abaixo se refere s questes de 17 a 19.

possvel trocar de nome?


Sim, mas s uma vez. Ningum pode mudar o nome quantas vezes quiser por uma questo de segurana jurdica. O nome uma maneira de identificar algum por um crime, por exemplo, diz a advogada Tatiana Lima. Na verdade, o nome imutvel. O que existem so excees. Em quase todos os casos preciso contratar um advogado e abrir um processo. O julgamento deve ser acompanhado por um promotor e pode levar at seis meses. A nica exceo quando algum quer retirar o sobrenome de casado. Nesse caso, o procedimento simples: basta levar o documento do divrcio com sentena do juiz e a certido de casamento original ao cartrio onde foi realizada a unio e pedir uma retificao do registro.
Fonte: NOGUEIRA, B. Revista Superinteressante. n. 204, set. 2004.

17. O texto afirma que o nome no pode ser mudado porque a. a mudana poderia evitar a identificao de uma pessoa. b. ningum pode mudar o nome quantas vezes quiser. c. s possvel retirar o sobrenome de casado. d. seria preciso contratar um advogado e abrir um processo. e. seria preciso que o cartrio cancelasse a certido de nascimento.
8

CGE-207

18. Em Ningum pode mudar o nome quantas vezes quiser por uma questo de segurana jurdica. , a expresso destacada corretamente classificada como a. adjunto adnominal. b. predicativo do sujeito. c. objeto direto. d. objeto indireto. e. sujeito. 19. A ordem alfabtica correta das palavras sim, segurana, seis e simples encontradas no texto a. seis, sim, simples e segurana. b. segurana, seis, sim e simples. c. seis, segurana, sim e simples. d. sim, simples, segurana e seis. e. segurana, seis, simples e sim. O texto abaixo se refere questo 20.

Branco e preto
A universidade americana de Yale promoveu em setembro uma conferncia de dois dias para discutir um s assunto( ) Michael Jackson. Ele um caso ) um tpico adequado para unir as ) interessante para estudos de raa e gnero(

disciplinas, afirmou o editorial do jornal da universidade(

Fonte: KENSKI, R. Revista Superinteressante. n. 206, nov. 2004.

20. Nos espaos entre parnteses destacados no texto esto faltando, respectivamente, os seguintes sinais de pontuao: a. vrgula; dois-pontos; ponto de exclamao. b. ponto-e-vrgula; vrgula; reticncias. c. dois-pontos; ponto-e-vrgula; reticncias. d. vrgula; ponto-e-vrgula; ponto final. e. dois-pontos; vrgula; ponto final.

CGE-207

MATEMTICA

21. Os restaurantes populares servem no Rio de Janeiro 18.000 refeies por dia; em So Paulo so 20.000 refeies por dia; e, em Belo Horizonte so 5.000 refeies dirias.
Fonte: Revista poca. 20 dez. 2002.

Em 30 dias, esses restaurantes servem um nmero de refeies igual a a. 43.000. b. 380.000. c. 430.000. d. 1.140.000. e. 1.290.000. 22. Um funcionrio que trabalhou durante 9 meses em uma empresa recebeu seu 13o salrio proporcional ao tempo trabalhado. A razo entre os meses trabalhados e o total de meses do ano de 3 . 12 5 b. . 12 a. c. d. e. 7 . 12 3 . 4 9 . 4

10

CGE-207

23. Uma pesquisa feita com 22.518 brasileiros, em 11 cidades, revelou que 45% dormem mal.
Fonte: Pesquisa Roche. Sociedade Brasileira de Neurofisiologia.

De acordo com a pesquisa, o nmero de brasileiros que dorme mal de, aproximadamente, a. 10.113. b. 10.133. c. 10.358. d. 10.583. e. 10.808. 24. Um parque da cidade de So Paulo recebe, por ms, 1 milho de visitantes que produzem, nesse perodo, 160 toneladas de lixo. Cada visitante produz, em mdia, uma quantidade de lixo, em gramas, equivalente a a. 1.600.000. b. 16.000. c. 1.600. d. 160. e. 16. 25. Estima-se que a Amaznia tem 427 espcies de anfbios, o que equivale a 10% do que existe no mundo.
Fonte: Conservao Internacional e Museu Paraense Emlio Goeldi.

A estimativa de espcies de anfbios existentes no mundo de a. 427. b. 4.270. c. 42.700. d. 427.000. e. 4.270.000.

11

CGE-207

26. Deseja-se colocar rodaps em dois quartos retangulares, cujas medidas so 4 m de comprimento por 3 m de largura. Sabendo-se que a porta de cada quarto mede 0,80 m de largura, necessrio comprar, em metros, a quantidade de a. 11,20. b. 13,20. c. 22,40. d. 24,80. e. 26,40. 27. Na conta de gua de uma famlia, foi registrado um consumo de 24 m3 em um determinado ms. O consumo de gua dessa famlia, em litros, foi de a. 24. b. 240. c. 2.400. d. 24.000. e. 240.000.

12

CGE-207

28. Observe o grfico.

Fonte: Anfavea.

De acordo com esses dados, durante o ano de 2004, o maior nvel de emprego ocorreu no ms de a. abril. b. maio. c. junho. d. julho. e. outubro. 29. Uma partida de futebol disputada em dois tempos de 45 minutos cada um, e tem um intervalo de 15 minutos. Se a partida foi iniciada s 21h30min e o juiz, no final, deu uma prorrogao de 5 minutos, o jogo terminou s a. 23h05min. b. 23h15min. c. 23h20min. d. 23h25min. e. 23h30min.

13

CGE-207

30. O dono de uma lanchonete pesquisa as ofertas dos supermercados prximos ao seu estabelecimento, garantindo assim frutas frescas e bons preos. Em duas semanas consecutivas, num mesmo supermercado, ele adquiriu as seguintes ofertas: Quantidade 1 unidade 1 unidade 1 kg 1 kg Descrio Abacaxi Melo Tomate Maa 1a Semana R$ 1,49 R$ 1,45 R$ 0,98 R$ 2,47 2a Semana R$ 1,29 R$ 1,59 R$ 1,19 R$ 2,45

A diferena no valor das compras entre a segunda e a primeira semanas foi de a. R$ 0,13. b. R$ 0,22. c. R$ 0,27. d. R$ 0,35. e. R$ 0,57. 31. Nos 45 minutos de seu discurso de posse, no Congresso, um poltico empregou 14 vezes a palavra mudana.
Fonte: Revista Veja. 8 jan. 2003. (adaptado)

Pode-se dizer que, a cada minuto, o nmero de vezes que o poltico utilizou a palavra mudana foi, aproximadamente, de a. 3,0. b. 3,2. c. 3,4. d. 3,6. e. 3,8. 32. O elevador de um prdio comercial parte do andar trreo, sobe 9 andares, desce 6 andares, sobe 12 andares, desce 5 andares, desce mais 5 andares e para no a. 5o andar. b. 9o andar. c. 10o andar. d. 15o andar. e. 21o andar.
14

CGE-207

33. O ltimo censo do I.B.G.E. confirma que, entre 1984 e 2002, o nmero de recasamentos (aqueles que se casaram novamente) passou de 47.000 para 95.300.
Fonte: IBGE.

O crescimento no nmero de recasamentos foi, aproximadamente, de a. 100,8%. b. 102,8%. c. 112,8%. d. 122,8%. e. 128,8%. 34. Nos 60 meses, contados entre janeiro de 1999 e dezembro de 2003, no Grande ABC, foram desativadas 11.140 empresas formais dos setores de comrcio e de servios.
Fonte: IEME e Target Marketing.

Considerando meses de 30 dias, o nmero de empresas desativadas por dia foi, aproximadamente, de a. 6,2. b. 12,4. c. 61,9. d. 185,7. e. 371,3. 35. De cada trs garotos que trabalham nos semforos da regio do Grande ABC pelo menos um no mora no Grande ABC.
Fonte: Dirio do Grande ABC. 13 nov. 2004.

Mantendo-se a mesma proporo, se encontrarmos 480 menores nos cruzamentos com semforos do Grande ABC, o nmero de garotos que no moram na regio de pelo menos a. 320. b. 240. c. 200. d. 160. e. 120.
15

CGE-207

36. Um pai repartiu R$ 900,00 entre seus quatro filhos. Porm, no dividiu igualmente o valor. O filho mais velho recebeu o dobro do segundo filho, o segundo filho recebeu o dobro do terceiro e o terceiro recebeu o dobro do caula. O filho caula recebeu a quantia de a. R$ 30,00. b. R$ 60,00. c. R$ 90,00. d. R$ 120,00. e. R$ 150,00. 37. Uma lanchonete do Shopping estava com a seguinte promoo: 1 sanduche e 1 suco por R$ 3,50. Andr fez o seguinte pedido: 2 sanduches e 1 suco, e pagou pelo seu pedido R$ 5,50. Cada sanduche que Andr pediu saiu pelo preo de a. R$ 1,50. b. R$ 1,75. c. R$ 2,00. d. R$ 2,25. e. R$ 2,50. 38. Um garoto costuma dar 10 voltas de bicicleta numa praa circular que tem dimetro de 40 metros. Ele consegue percorrer Considere: = 3,14 a. 125,6 metros. b. 251,2 metros. c. 502,4 metros. d. 628,0 metros. e. 1.256,0 metros. 39. Para fazer 3 prateleiras retangulares de madeira de 2 m de comprimento e 0,50 m de largura, necessrio comprar a quantia de a. 1 m2. b. 2 m2. c. 3 m2. d. 4 m2. e. 6 m2.
16

CGE-207

40. Leia a reportagem. HELICPTEROS

Fonte: Departamento de Aviao Civil (DAC).

O maior crescimento da frota de helicpteros ocorreu a. de 1996 para 1997. b. de 1997 para 1998. c. de 1998 para 1999. d. de 1999 para 2000. e. de 2000 para 2001.

17

CGE-207

CINCIAS

41. Durante uma reao qumica, substncias podem reagir e dar origem a produtos. Depois da queima do acar (C12H22O11), os produtos sero carvo e gua. Essa queima pode ser representada pela equao: C12H22O11 X+Y

Nesse caso, os produtos X e Y so, respectivamente a. Ca e H2O. b. H2O e Co. c. C e H2O. d. CH e H2O. e. H2O2 e CH4. 42. Durante a aula, o professor apresentou a seguinte tabela com cinco

experimentaes. Ao misturar dois reagentes diferentes, obteve os seguintes resultados conforme a tabela: Reagente 1 1 2 3 4 5 bicarbonato de sdio cloreto de sdio hidrxido de sdio sulfato de cobre hidrxido de sdio Reagente 2 vinagre vinagre dicromato de sdio hidrxido de sdio cido clordrico Resultado desprendimento de gs nada mudana de cor formao de precipitado desprendimento de calor

Observando a tabela, os alunos concluram que ocorreram reaes qumicas nas experimentaes a. 1, 2, 3 e 4. b. 1, 2, 4 e 5. c. 1, 3, 4 e 5. d. 1, 4 e 5. e. 3, 4 e 5.

18

CGE-207

43. Sandra fez a seguinte experimentao: colocou a mesma quantidade de gua em um copo e em um prato fundo e marcou com caneta o nvel da gua dos dois recipientes.

O prato e o copo foram colocados sobre uma pia durante um dia, sem que houvesse acrscimo ou retirada da gua. A gua do prato baixou 3 centmetros em relao ao nvel anterior e a gua do copo, 1 centmetro, em relao ao nvel anterior. Sandra encontrou a seguinte explicao para esse resultado: a evaporao a. lenta quando a gua est fria e sua superfcie pequena. b. lenta quando a gua est quente e sua superfcie grande. c. rpida quando a gua est fria e sua superfcie grande. d. rpida quando a gua est quente e sua superfcie pequena. e. rpida quando a gua est fria e sua superfcie pequena. 44. Maria estava com muito calor. Ento colocou quatro cubos de gelo em um copo com gua.

Depois de alguns segundos o copo esfria e algumas gotas de gua aparecem na superfcie externa do copo. Isso porque a. o vapor de gua existente no ar sofre evaporao. b. a gua de dentro do copo sofre condensao. c. a gua de dentro do copo sofre evaporao. d. o vapor de gua existente no ar sofre sublimao. e. o vapor de gua existente no ar sofre condensao.

19

CGE-207

45. Os alunos de uma classe colocaram gua em um tubo de ensaio e o tamparam com uma rolha com um tubinho de vidro. Junto borda do tubo de ensaio, a rolha foi vedada com cera de vela. Dentro do tubo de ensaio foi colocada gua colorida temperatura ambiente de 20C. Observe o esquema: No primeiro momento, o tubo de ensaio colocado em um copo com gua quente por trs minutos.

Com referncia gua do tubo de ensaio a. a temperatura aumentou e o nvel diminuiu. b. a temperatura diminuiu e o nvel aumentou. c. a temperatura diminuiu e o nvel se manteve. d. a temperatura e o nvel aumentaram. e. a temperatura aumentou e o nvel se manteve.

20

CGE-207

46. Um laboratrio testou vrios alimentos com o objetivo de identificar a existncia dos nutrientes: acares, protenas e amido. O resultado foi colocado na seguinte tabela: Alimento Ma Leite Maisena Fil de frango Po Arroz Gelatina Banana Alface Acares + + + Protenas + + + Amido + + + + -

Protenas so nutrientes importantes para construo de novas clulas. Acares e amido so nutrientes que fornecem energia, e, quando consumidos em excesso, suas substncias so depositadas na forma de gordura. Uma pessoa em recuperao ps-cirrgica e que no queira engordar deve almoar apenas a. arroz, leite e frango. b. frango, po e gelatina. c. arroz, alface e gelatina. d. frango, alface e gelatina. e. ma, banana e alface.

21

CGE-207

47. Durante uma aula de Cincias, os alunos fizeram a seguinte montagem: colocaram um copo emborcado em uma bacia com gua. No interior do copo inseriram um canudo, de modo que a superfcie livre ficasse acima do nvel da gua:

Fonte: Subsdios para a implementao do guia curricular de Cincias. 5a a 8a sries. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. SE/CENP/CECISP. 1980. p. 17.

Observaram que, ao aspirar o ar de dentro do copo pelo canudo, o nvel da gua dentro do copo subiu. A explicao correta para esse efeito que a presso atmosfrica de a. fora do copo menor e empurrou a gua para dentro do copo. b. fora do copo maior e empurrou a gua para dentro do copo. c. dentro do copo menor e empurrou o ar para fora do copo. d. dentro do copo maior e empurrou o ar para dentro do copo. e. fora fica equivalente interna e empurra a gua para dentro do copo.

22

CGE-207

48. A saliva humana possui uma enzima capaz de digerir o amido, transformando as molculas de amido em molculas de glicose, capazes de atravessar as membranas das clulas. Os alimentos permanecem na boca por alguns minutos para serem deglutidos. No corpo humano, a temperatura de aproximadamente 36,5C. O tempo de digesto influenciado pela temperatura, como mostra a tabela do experimento: Temperatura (C) 2 10 30 31 36 Tempo de digesto (min) 37,0 15,0 2,0 1,5 0,5

Fonte: Subsdios para a implementao do guia curricular de Cincias. 5a a 8a sries. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. SE/CENP/CECISP. 1980. p. 204. (adaptado)

Ao analisar a tabela, conclui-se que a velocidade da digesto do amido maior na temperatura de a. 2C. b. 10C. c. 30C. d. 31C. e. 36C.

23

CGE-207

49. Em uma aula, o professor ensinou aos alunos a montagem indicada nas figuras a seguir, utilizando uma bssola, fio de cobre, uma pilha e um prego:

Fonte: Subsdios para a implementao do guia curricular de Cincias. 5 a 8 sries. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. SE/CENP/CECISP. 1980. p. 176,177.

Afastada de qualquer montagem, a agulha da bssola ficou na posio A. Ao aproximar a bssola da montagem B, sem o prego, a agulha mudou de posio. Ao aproximar a bssola da montagem C, com o prego, a agulha mostrou um desvio maior. Na montagem C, o prego a. aumentou o efeito magntico da corrente eltrica. b. aumentou o efeito eltrico das molculas da agulha. c. diminuiu o efeito trmico do magnetismo da bssola. d. diminuiu o efeito magntico da agulha da bssola. e. aumentou o efeito magntico das molculas da bssola. 50. O carbono est presente na estrutura de todas as molculas orgnicas, portanto essencial vida. Na natureza, ele se encontra disposio dos seres vivos na forma de CO2 gs carbnico. Porm, para a construo de suas molculas, os consumidores somente adquirem o carbono atravs da a. fotossntese. b. respirao. c. nutrio. d. decomposio. e. combusto.

24

CGE-207

51. Em um laboratrio de fsica, o professor testava a intensidade da corrente eltrica comparando o brilho das lmpadas. Para isso, fez as seguintes montagens utilizando lmpadas e pilhas iguais e fios de cobre com dimetros () de 1 mm e 3 mm e fio de nquel-cromo com dimetro de 1 milmetro.

Ao observar o brilho das lmpadas, concluiu que, para obter corrente eltrica mais intensa, deve-se usar fio a. curto, fino e de nquel-cromo. b. comprido, grosso e de cobre. c. curto, grosso e de cobre. d. comprido, fino e de nquel-cromo. e. curto, grosso e de nquel-cromo.

25

CGE-207

52. Ao colocar uma bssola prximo a um circuito eltrico desligado, a agulha ficou na posio indicada no esquema A. Ao fechar o circuito baixando a chave, a posio da agulha da bssola ficou como demonstrado no esquema B.

Ao inverter a posio da pilha, a posio da agulha da bssola ser

a.

b.

c.

d.

e. 53. Na Floresta Amaznica existe um macaco, o sagi-leozinho, que mede aproximadamente 10 centmetros, tem 130 gramas e alimenta-se de frutas, insetos, ovos e vegetais. Com relao nutrio, pode-se dizer que esse animal a. onvoro: utiliza alimentos de origem vegetal e animal. b. carnvoro: utiliza alimentos de origem animal. c. produtor: produz seu prprio alimento. d. herbvoro: utiliza alimentos de origem vegetal. e. decompositor: alimenta-se de restos de seres vivos.
26

CGE-207

54. Um aluno, seguindo as instrues de um manual, fez a montagem do esquema a seguir, utilizando placas quadradas de cobre e de zinco e papel filtro umedecido de soluo de sulfato de cobre.

Fonte: Subsdios para a implementao do guia curricular de Cincias. 5 a 8 sries. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. SE/CENP/CECISP. 1980. p. 162.

Ao comprimir o conjunto de placas a lmpada acendeu, constituindo um modelo de a. bobina. b. eletrom. c. motor. d. pilha. e. gerador. 55. O quadro a seguir apresenta a diversidade de espcies de aves do Plo Norte ao Equador. Diversidade de espcies de aves do Plo Norte ao Equador Groenlndia (Plo Norte) Labrador (Canad) Terra Nova (norte dos EUA) Nova York (leste dos EUA) Guatemala (Amrica Central) Colmbia (Equador) 56 81 118 195 469 1.525

Fonte: WILSON, E. O. Diversidade da vida. So Paulo: Companhia das Letras. 1994.

Considerando os valores, do Plo Norte para o Equador, possvel afirmar que plantas, insetos e outros organismos que servem de alimento para essas aves a. aumentam porque a biodiversidade diminui na mesma proporo. b. diminuem porque a biodiversidade aumenta na mesma proporo. c. aumentam porque o maior nmero de espcies ocorre nas regies temperadas. d. diminuem porque o clima frio mata os insetos e outros organismos. e. aumentam porque o maior nmero de espcies ocorre nas regies tropicais.
27

CGE-207

56. A gerao de energia eltrica extremamente importante para manter e facilitar a vida das pessoas, podendo ser obtida por meio de alguns processos. Cada um desses processos provoca alguns prejuzos listados a seguir: Energia fotovoltaica: utiliza metais pesados danosos ao ambiente; as clulas fotovoltaicas no podem ser recicladas; as baterias precisam ser trocadas; no geram energia noite. Energia termoeltrica: emite cinzas e gases que provocam aumento do efeito estufa; aumenta a temperatura das guas dos rios utilizadas no sistema de refrigerao. Energia elica: s pode ser instalada em regies de bastante vento; produz poluio sonora e visual; provoca morte de aves que colidem com suas ps. Energia hidreltrica: mudana da fauna e da flora devido inundao para formar a represa; o material submerso se decompe emitindo gs metano e CO2, o que aumenta o efeito estufa; destri terras produtivas. Energia nuclear: provoca o aumento da temperatura das guas dos rios utilizadas no sistema de refrigerao; a gua contaminada por elementos radioativos pode extravasar e contaminar o meio ambiente. O menor impacto ambiental ocorre com a utilizao da energia a. fotovoltaica. b. termoeltrica. c. elica. d. hidreltrica. e. nuclear.

28

CGE-207

57. O consumo de papel, diretamente ligado ao desenvolvimento de um pas, vem aumentando bastante. O grfico mostra o consumo de papel em alguns pases, no ano de 1995. Grfico do consumo per capita de papel no mundo em 1995

Fonte: www.bndes.gov.br/conhecimento/relato.

De acordo com o grfico, os pases menos desenvolvidos so a. Inglaterra e Brasil. b. Japo e Brasil. c. Alemanha e China. d. China e Brasil. e. Alemanha e Inglaterra. 58. Na embalagem de uma lata de leite condensado est impresso: 250 ml Na embalagem do saco de acar est impresso: 1 kg As unidades de medida, cujos smbolos so ml e kg, referem-se, respectivamente, a. massa do leite condensado e ao volume do acar. b. ao volume do leite condensado e massa do acar. c. ao volume do leite condensado e ao volume do acar. d. massa do leite condensado e massa do acar. e. s massas e aos volumes do leite condensado e do acar.
29

CGE-207

59. A frmula mnima do metano CH4. A frmula estrutural dessa substncia est assim representada:

As letras que devem ser colocadas em substituio ao X, Y e Z so, respectivamente, a. H, C e C. b. C, C e H. c. H, H e C. d. C, H e C. e. C, H e H. 60. As ondas eletromagnticas do rdio e da televiso viajam incrvel velocidade de 300.000 km/s no vcuo. No ar atmosfrico, essa velocidade varia muito pouco. Nos estdios, a luz e o som so captados por cmeras e microfones. So ento convertidos em correntes eltricas e transformados em ondas eletromagnticas e depois captados por aparelhos receptores. Essa enorme velocidade possibilita o acompanhamento dos programas gerados a. ao vivo e em tempo real, em qualquer local. b. no mesmo hemisfrio e em tempo virtual. c. at a distncia de 300.000 km, em tempo virtual. d. em um raio de 150.000 km, em tempo real. e. no mesmo pas e em tempo real.

30

CGE-207

31

Anda mungkin juga menyukai