Anda di halaman 1dari 18

Ascaridase

Epidemiologia A ascaridase uma das helmintoses mais comuns no Brasil seno a helmintose mais comum, bem como em todo o mundo, principalmente nas regies subtropicais do planeta. Nas sociedades de baixo nvel socioeconmico, sua prevalncia facilmente ultrapassa os 80%. Agente Transmissor Ascaris lumbricides Transmisso Esse verme pode ser pego de vrias maneiras como por exemplo, em instalaes sanitrias inadequadas. As fezes so liberadas podendo contaminar a gua, o solo e conseqentemente a vegetao. Assim, ao se comer o vegetal contaminado, os ovos podem chegar ao tubo digestivo. Em cada ovo desenvolve-se uma larva que perfura a parede do intestino, atingindo os vasos sangneos. Sintomas A grande maioria dos infectados tem apenas um nmero pequeno de lombrigas que no causam nenhum sintoma. O perodo de incubao entre a ingesto do ovo e a chegada do parasito adulto ao lmen intestinal dura cerca de dois meses. Nesse perodo as larvas passam por vrios orgos, como fgado e pulmes. Normalmente no causam problemas na sua migrao mas, particularmente se existirem em grandes nmeros, podem causar irritao pulmonar com hemorragias e hemoptise (tosse com sangue). Outros sintomas nesta fase alm da tosse so, falta de ar (dispneia) e febre baixa. Aps chegada ao intestino e maturao nas formas adultas, os parasitos nutrem-se com o bolo alimentar e no so invasivos. Sintomas possveis numa maioria incluem nauseas, vmitos, diarria e dor abdominal, particularmente se a carga de parasitas alta. Preveno Educao sanitria, saneamento bsico, com nfase para o destino adequado das fezes humanas, tratamento da gua usada para consumo humano, cuidados higinicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras), higiene pessoal ,combate aos insetos domsticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos, tratamento das pessoas parasitadas, a necessidade de lavar alimentos e ferver a gua antes do consumo.

Tratamento

O tratamento deve ser feito de imediato, mesmo com pequeno nmero de vermes, pois sua migrao pode aparecer de fato. Apenas nos casos de ascaridase intestinal, as drogas mais indicadas so: os sais de piperazina, na dose de 75-100 mg/kg de peso, sais de tetramisol ou levamisol, nas doses de 80mg para crianas e 150mg para adultos, pamoato de pirantel, na dose de 10mg/kg/dia e o mebendazol, na dose de 100mg via oral cada 12 horas durante trs dias consecutivos. Ciclo Reprodutivo O Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga, o maior nematdio intestinal do homem. A doena causada pelo Ascaris a Ascaridase. O Ascaris adulto tem colorao amarelo-rosada, trs lbios em sua extremidade anterior, tem uma cutcula lisa e duas linhas brancas lateralmente distribudas pelo corpo. O verme macho adulto mede aproximadamente 15-30 cm de comprimento, a fmea mede aproximadamente 35-40 cm de comprimento.Para distinguir a fmea do macho, alm do tamanho, pode-se observar na fmea, na sua extremidade posterior, uma forma cnica e retilnea, ao passo que o macho apresenta essa extremidade curva ventralmente com dois espculos laterais curvos. Quando adulto, o verme vive na luz do intestino delgado, onde se alimenta do contedo intestinal do homem e pode se locomover facilmente sem se fixar mucosa intestinal. Vivem no intestino por cerca de seis meses e pem em mdia cerca de 200 mil ovos. No intestino, podem-se abrigar cerca de 500-600 vermes de uma s vez. Os ovos so arredondados ou ovais, de colorao marrom, pois absorvem pigmentos biliares das fezes. Esses ovos no so infectantes para o homem.

Tricurase

Epidemiologia Cosmopolita; clima tropical com temperatura mdia elevada; umidade ambiente elevada; disperso de ovos atravs de chuvas, vento, moscas e baratas. Ovos mais sensveis dessecao e insolao do que os de Ascaris lumbricoides. As crianas so as mais acometidas. Maior prevalncia onde h falta de servios de esgoto e gua tratada. Agente Transmissor Trichuris trichiura Transmisso Ingesto de ovos maduros Sintomas Maioria dos casos: assintomticos. Ocorre um processo irritativo das terminaes nervosas locais, estimulando o aumento do peristaltismo e dificultando a reabsoro de lquidos no nvel de todo o intestino grosso. Infeces moderadas: colite associada tricurase. Dores abdominais, disenteria crnica, sangue e muco nas fezes Infeces intensas e crnicas (Principalmente em crianas) Distrbius locais, dor. Alteraes sistmicas: Perda de apetite, vmito, eosinofilia, anemia, m nutrio e retardamento do desenvolvimento. Preveno Educao sanitria, Construo de fossas spticas, Lavar as mos antes de tocar os alimentos, Tratamento das pessoas parasitadas, Proteo dos alimentos contra moscas e baratas. Tratamento Medendazol: Age bloqueando a captao de glicose e (Pantelmin, sirbem) aminocidos 100mg (2X) por 3 dias. Albendazol: Larvicida 400 mg (dose nica) (Zentel) Ciclo Reprodutivo Possui a parte anterior afilada, quase 2/3 maior que a posterior, dando um aspecto de chicote, de cor esbranquiada ou rsea. MACHO: Mede cerca de 3 cm; 1 testculo, canal deferente e canal ejaculador. FMEA: Mede cerca de 4 cm. Ovrio, oviduto, tero e rgo genital feminino. OVO: Mede cerca de 50 m X 22 m cor castanha, casca formada por uma camada vitelnea externa, uma quitinosa intermediria e uma lipdica interna. Tem forma de barril.

Enterobius Vermiculares

Epidemiologia
uma doena de distribuio mundial (cosmopolita), mais freqentemente encontrada em crianas de 5 a 14 anos de idade. Sua transmisso direta de pessoa a pessoa, sem a interveno do solo, no requerendo condies especiais de ambiente, clima e nvel social. Elevada prevalncia tem sido relatada nos Estados Unidos (20%), ndia (12,8%) e Brasil (5,9%), embora sua mensurao seja difcil, pois a maioria dos inquritos epidemiolgica no utiliza a metodologia adequada para o diagnstico dessa parasitose. Em pacientes com Aids, nos parece at o momento no existir qualquer importncia da doena durante o curso natural da patologia, conforme estudos reali-zados por nosso grupo em 1999 e em publicao mais recente; nem ao menos obtivemos o encontro do nematdeo, com justificativa de no termos tambm procedido metodologia ouro para o diagnstico. Raramente a infeco fatal, sendo que a sua morbidade correlacionada com as infeces secundrias.

Agente Transmissor Enterobius vermicularis Transmisso Direta: do nus diretamente para a cavidade oral, atravs dos dedos Indireta: atravs da poeira, alimentos e roupas contaminados com ovos Retroinfeco: migrao das larvas da regio anal para as regies superiores do intestino grosso onde se tornam adultas Sintomas Os vermes adultos vivem no intestino grosso e, aps a cpula, o macho eliminado. As fmeas fecundadas no fazem oviposio no intestino e tm seu tero abarrotado com aproximadamente 11.000 ovos. Em um determinado momento o parasita se desprende do ceco e arrastado para a regio anal e perianal, onde se fixa e libera grande quantidade de ovos. E vermicularis o parasita de maior poder de infeco, pois seus ovos necessitam de apenas seis horas para se tornar infectantes.

Ao serem ingeridos, os ovos sofrem a ao do suco gstrico e duodenal, libertando as larvas que se dirigem ao ceco, onde se fixam e evoluem at o estgio adulto. A durao do ciclo em mdia de 30 a 50 dias. O sintoma caracterstico da enterobase o prurido anal, que se exacerba no perodo noturno devido movimentao do parasita pelo calor do leito, produzindo um quadro de irritabilidade e insnia. Em relao s manifestaes digestivas, a maioria dos pacientes apresenta nuseas, vmitos, dores abdominais em clica, tenesmo e, mais raramente, evacuaes sanguinolentas. Nas mulheres, o verme pode migrar da regio anal para a genital, ocasionando prurido vulvar, corrimento vaginal, eventualmente infeco do trato urinrio, e at excitao sexual. Apesar da sintomatologia, no se verifica eosinofilia perifrica e os nveis de IgE em patamares dentro da normalidade, com exceo de estudo de infeco massiva promovendo uma alta elevao de IgE sangnea e contagem de eosinfilos. Existem relatos de localizao ectpica da patologia levando a quadros de apendicites, salpingites, granulomas peritoneais e perianais, doena inflamatria plvica.

Preveno A higiene permite reduzir a probabilidade de contaminao, assim como a limpeza frequente dos quartos das crianas e sobretudo em zonas em que se acumula o p como debaixo da mobilia e por cima das portas. preferivel limpar com pano molhado de modo a no levantar p que depois inalado ao varrer. As roupas das crianas devem ser trocadas frequentemente, e as suas unhas cortadas de modo a no reter ovos se se coarem. Outro grande cuidado deve ser o banho dirio e o lavar as mos antes de qualquer refeio para evitar a reinfeco. Todos os materiais infectados ou em contato com o corpo do doente (pijamas, roupa de cama, roupas ntimas) deve ser lavado com gua morna (superior a 55 graus Celsius, por alguns segundos, suficiente) e sabo diariamente. gua sanitria (lixvia, em Portugal) diluda em gua ( razo de 1 parte para 3 de gua) tambm serve para desinfectar brinquedos e roupas. Tratamento O tratamento de escolha o pamoato de pirantel na dose de 10 mg/kg em dose nica, no ultrapassando 1g, por via oral, preferencialmente em jejum. Apresenta uma eficcia em torno de 80 a 100% de cura, com poucos efeitos adversos, tais como: cefalia, tonturas e distrbios gastrointestinais leves. Sugere-se na maioria dos casos a repetio do tratamento, aumentando assim a taxa de cura deste nematdeo intestinal.

Como terapia alternativa participao dos benzi-midazlicos de uso em humanos, mebendazol e albendazol em dose nica e repetio em 2 semanas. O mebendazol administrado por via oral, 100 mg, independente da idade do paciente, apresentando eficcia de 90 a 100% de cura, com raros efeitos colaterais. O albendazol receitado na dose de 400 mg, tambm independente da idade, e proporcionando taxa de cura tambm perto dos 100%. Nuseas, vmitos, diarria, secura na boca e prurido cutneo podem surgir aps a ingesto, porm raro o seu acometimento. O tratamento de escolha o pamoato de pirantel na dose de 10 mg/kg em dose nica, no ultrapassando 1g, por via oral, preferencialmente em jejum. Apresenta uma eficcia em torno de 80 a 100% de cura, com poucos efeitos adversos, tais como: cefalia, tonturas e distrbios gastrointestinais leves. Sugere-se na maioria dos casos a repetio do tratamento, aumentando assim a taxa de cura deste nematdeo intestinal.

Ciclo Reprodutivo Macho: corpo filiforme, tamanho de 2 a 5 mm e cor branca Fmea: corpo filiforme, tamanho de 8 a 12 mm e cor branca Ovo: tamanho de 50 a 30 micro, formatdo de D e membrana dupla e transparente

Ancilostomdeo
Epidemiologia Distribuio mundial. Ocorre, preferencialmente, em crianas com mais de 6 anos, adolescentes e em indivduos mais velhos, independente da idade. No Brasil, predomina nas reas rurais, estando muito associada a reas sem saneamento e cujas populaes tm o hbito de andar descalas. Agente Transmissor Ancylostoma duodenale e Necator americanus Transmisso As infeces de amarelo so transmitidas principalmente pela pele em contato com o solo, mas tambm podem ocorrer pela ingesto de larva. As pessoas podem ser contaminadas pelo contato direto com solo contaminado, geralmente ao caminhar descalo, ou ao acidentalmente engolir solo contaminado. Sintomas No local da penetrao das larvas filariides, ocorre uma reao inflamatria (pruriginosa). No decurso, pode ser observada tosse ou at pneumonia (passagem das larvas pelos pulmes). Em seguida, surgem perturbaes intestinais que se manifestam por clicas, nuseas e hemorragias decorrentes da ao espoliadora dos dentes ou placas cortantes existentes na boca destes vermes. Estas hemorragias podem durar muito tempo, levando o indivduo a uma anemia intensa, o que agrava mais o quadro. Podero ocorrer algumas complicaes, tais como: caquexia (desnutrio profunda), amenorria (ausncia de menstruao), partos com feto morto e, em crianas, transtornos no crescimento. Preveno As principais medidas de preveno consistem na construo de instalaes sanitrias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calados, impedindo a penetrao das larvas pelos ps. Alm do tratamento dos portadores, necessria uma ampla campanha de educao sanitria. Caso contrrio, o homem correr sempre o risco de adquirir novamente a verminose. Tratamento No tratamento dos doentes, o remdio clssico o befnio; tambm so eficazes o pirantel, mebendazol e tiabendazol.

Ciclo Reprodutivo

1- As larvas penetram ativamente atravs da pele, atingem a circulao e executam uma viagem semelhante quela realizada pelas larvas da lombriga, migrando do corao para os alvolos pulmonares. 2- Dos alvolos, seguem para os brnquios, traquia, laringe, faringe, esfago, estmago e intestino delagado, local em que se transformam em adultos. 3- Aps acasalamento no intestino, as fmeas iniciam a posturas dos ovos, que, misturados as fezes, so eliminados paara o solo. A diferena em relao ascaridase que, neste caso, os ovos eclodem no solo e liberam uma larva. 4- Em solo midos e sombrios, as larvas permanecem vivas e se alimentam. Sofrem muda na cutcula durante esse perodo.

Taenase
Epidemiologia

A Amrica Latina tem sido apontada por vrios autores como rea de prevalncia elevada de neurocisticercose, relatada em 18 pases latino-americanos, com estimativa de 350.000 pacientes. A situao da Cisticercose suna nas Amricas no esta bem documentada. O abate clandestino de animais, sem inspeo e controle sanitrio, muito elevado na maioria dos pases da Amrica Latina e Caribe, sendo a causa fundamental da falta de notificao. No Brasil, a Cisticercose tem sido cada vez mais diagnosticada, principal mente nas regies Sul e Sudeste, tanto em servios de neurologia e neurocirurgia, quanto em estudos anatomopatolgicos. A baixa ocorrncia de Cisticercose em algumas reas, como, por exemplo, nas regies Norte e Nordeste, pode ser explicada pela falta de notificao ou porque o tratamento dos indivduos acometidos realizado em grandes centros, o que dificulta identificar a procedncia do local da infeco. Agente Transmissor Taenia solium Transmisso A Tenase adquirida pela ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contem as larvas. Quando o homem acidentalmente ingere os ovos de T. solium, adquire a Cisticercose. A Cisticercose humana por ingesto de ovos de T. saginata no ocorre ou extremamente rara. Sintomas
Tenase - Obstruo do apndice, coldoco, ducto pancretico. Cisticercose - Deficincia visual, loucura, epilepsia, entre outras.

Preveno
Trabalho educativo para a populao - Uma das medidas mais eficazes no controle da Tenase/Cisticercose a promoo de extenso e permanente trabalho educativo nas escolas e comunidades. A aplicao pratica dos princpios bsicos de higiene pessoal e o conhecimento dos principais meios de contaminao constituem medidas importantes de profilaxia. O trabalho educativo voltado para a populao deve visar conscientizao, ou seja, a substituio de hbitos e costumes inadequados e a adoo de outros que evitem as infeces. Bloqueio de foco do complexo Tenase/Cisticercose - O foco do complexo Tenase/Cisticercose pode ser definido como sendo a unidade habitacional com, pelo menos: indivduo com sorologia positiva para Cisticercose; indivduo com Tenase; indivduo eliminando proglotes; indivduo com sintomas neurolgicos suspeitos de Cisticercose; animais com Cisticercose (suna/bovina). Sero includos no mesmo foco outros ncleos familiares que tiveram contato de risco de contaminao. Uma vez identificado o foco, os indivduos devero receber tratamento com medicamento especifico.

Inspeo sanitria da carne - Essa medida visa reduzir, ao menor nvel possvel, a comercializao ou o consumo de carne contaminada por cisticercos e orientar o produtor sobre as medidas de aproveitamento da carcaa (salga, congelamento, graxaria, em acordo com a intensidade da infeco), reduzindo perdas financeiras e dando segurana para o consumidor. Fiscalizao de produtos de origem vegetal - A irrigao de hortas e pomares com gua de rios e crregos, que recebam esgoto ou outras fontes de guas contaminadas, deve ser coibida pela rigorosa fiscalizao, evitando a comercializao ou o uso de vegetais contaminados por ovos de Taenia. Cuidados na suinocultura - Impedir o acesso do suno as fezes Isolamento - Para os indivduos com Cisticercose e/ou portadores de Tenase, no ha necessidade de isolamento. Para os portadores de Tenase, entretanto, recomenda-se medidas para evitar a sua propagao: tratamento especfico, higiene pessoal adequada e eliminao de material fecal em local adequado.

Tratamento Tenase - Mebendazol: 200mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, VO; Niclosamida ou Clorossalicilamida: adulto e criana com 8 anos ou mais, 2g, e crianas de 2 a 8 anos, 1g, VO, dividida em 2 tomadas; Praziquantel, VO, dose nica, 5 a 10mg/kg de peso corporal; Albendazol, 400mg/dia, durante 3 dias. Neurocisticercose - Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado a Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatria, consequente a morte dos cisticercos. Pode-se, tambm, usar Albendazol, 15mg/dia, durante 30 dias, dividida em 3 tomadas dirias, associado a 100mg de Metilprednisolona, no primeiro dia de tratamento, a partir do qual se mantem 20mg/dia, durante 30 dias. O uso de anticonvulsivantes, s vezes, se impe, pois cerca de 62% dos pacientes desenvolvem epilepsia secundria ao parasitismo do SNC. Ciclo Reprodutivo

Amebase
Epidemiologia Estima-se que mais de 10% da populao mundial esto infectados por E. dispar e E. histolytica, que so espcies morfologicamente idnticas, mas s a ltima patognica, sendo sua ocorrncia estimada em 50 milhes de casos invasivos/ano. Em pases em desenvolvimento, a prevalncia da infeco alta, sendo que 90% dos infectados podem eliminar o parasito durante 12 meses. Infeces so transmitidas por cistos atravs da via fecal-oral. Os cistos, no interior do hospedeiro humano, liberam os trofozotos. A transmisso mantida pela eliminao de cistos no ambiente, que podem contaminar a gua e alimentos. Eles permanecem viveis no meio ambiente, ao abrigo de luz solar e em condies de umidade favorveis, durante cerca de 20 dias. Sua ocorrncia est associada com condies inadequadas de saneamento bsico, deficincia de higiene pessoal/ambiental e determinadas prticas sexuais. Agente Transmissor Entamoeba histolytica. Transmisso As principais fontes de infeco so a ingesto de alimentos ou gua contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros. Ocorre mais raramente na transmisso sexual, devido a contato oral-anal. A falta de higiene domiciliar pode facilitar a disseminao de cistos nos componentes da famlia. Os portadores assintomticos, que manipulam alimentos, so importantes disseminadores dessa protozoose. Sintomas Seus principais sintomas so desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes, forte diarria acompanhada de sangue ou mucide, alm de febre e calafrios. Preveno

Gerais: Impedir a contaminao fecal da gua e alimentos por meio de medidas de saneamento, educao em sade, destino adequado das fezes e controle dos indivduos que manipulam alimentos. Especficas: Lavar as mos, aps o uso do sanitrio e lavar cuidadosamente os vegetais com gua potvel, e deixando-os imersos em hipoclorito de sdio a 2,5% (uma colher de sopa de hipoclorito em 1 litro de gua filtrada), durante meia hora, para eliminar os cistos. Evitar prticas sexuais que favoream o contato fecal-oral. Investigar os contatos e a fonte de infeco, ou seja, realizar exame coproscpico dos membros do grupo familiar e de outros contatos.

Tratamento
1 Opo Formas intestinais Secnidazol - Adultos: 2 g, em dose nica. Crianas: 30 mg/kg/dia, VO, no ultrapassando o mximo de 2 g/dia. Deve ser evitado no 1 trimestre da gravidez e durante a amamentao. 2 Opo Metronidazol, 500 mg, 3 vezes/dia, durante 5 dias, para adultos. Para crianas, recomenda-se 35 mg/kg/dia, divididas em 3 tomadas, durante 5 dias. Formas graves Amebase intestinal sintomtica ou Amebase extraintestinal: Metronidazol, 750 mg, VO, 3 vezes/dia, durante 10 dias. Em crianas, recomenda-se 50 mg/kg/dia, durante 10 dias. 3 Opo Tinidazol, 2 g, VO, para adultos, aps uma das refeies, durante 2 dias, para formas intestinais. Formas extraintestinais 50 mg/kg/dia, durante 2 ou 3 dias, a depender da forma clnica. Em formas graves, utilizar a mesma dosagem das formas leves, por 3 dias. Em crianas, a dosagem recomendada 50 mg/kg/dia. 4 Opo Somente para formas leves ou assintomticas: Teclozam, 1.500 mg/dia, divididas em 3 tomadas de 500 mg, dose nica para adultos. Em crianas, a dosagem recomendada de 15 mg/kg/dia, durante 5 dias. No tratamento do abscesso heptico, alm da medicao especfica, pode ser necessria, em alguns casos, a aspirao do abscesso. Drenagem cirrgica aberta no recomendada, exceto em casos graves, quando o abscesso inacessvel aspirao e no responde ao tratamento em at 4 dias. Alguns pacientes se beneficiam de drenagem do peritnio associada terapia antimicrobiana. O

tratamento de suporte est recomendado com hidratao e correo do equilbrio hidreletroltico.

Ciclo Reprodutivo Seu ciclo evolutivo monoxenico, ou seja, a Entamoeba hystolitica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro, e o modo de infeco fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na gua ou nos alimentos contaminados. O desencistamento ocorre na poro final do intestino delgado, desprendendo os trofozotos que passam a viver como comensais e a reproduzir-se por diviso binria. Atravs de mecanismos ainda desconhecidos, mas possivelmente relacionados com a ruptura do equilbrio intestinal (baixa de imunidade local, alterao da flora intestinal, leses de mucosa, etc.), os trofozotos tornam-se patognicos e invadem a parede intestinal, alimentando-se de clulas da mucosa e de hemcias. Em casos de infeco crnica podem invadir outros rgos atravs da circulao sangnea, especialmente ao fgado. Os trofozotos que permanecem no intestino sob a forma comensal reduzem o seumetabolismo, armazenam reservas energticas e secretam uma parede cstica ao seu redor, formando os cistos, que so eliminados atravs das fezes. Dentro do cisto o parasito realiza diviso binria formando quatro novos indivduos que desencistam quando chegam ao intestino de um novo hospedeiro. Os cistos podem permanecer viveis fora do hospedeiro por cerca de 20 dias, caso as condies de temperatura e umidade no sejam adequadas, logo eles so as formas de resistncia do parasito no ambiente. Os trofozotos, entretanto, so lbeis no ambiente. De acordo com sua morfologia apresentam 4 fases: trofozoto (ou forma vegetativa), cisto (ou forma de resistncia), pr-cisto (forma entre trofozoto e cisto) e metacisto (forma que d origem ao trofozoto).

Giardase
Epidemiologia Doena de distribuio mundial, mais prevalente em pases subdesenvolvidos. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituies fechadas que atendam crianas, sendo o grupo etrio mais acometido situado entre 8 meses e 10 a 12 anos. A G. lamblia reconhecida como um dos agentes etiolgicos da diarreia dos viajantes em zonas endmicas. Os cistos podem resistir at 2 meses no meio exterior e so resistentes ao processo de clorao da gua. A infeco pode ser adquirida pela ingesto de gua proveniente da rede publica, com falhas no sistema de tratamento, ou guas

superficiais no tratadas ou insuficientemente tratadas (s por clorao). Tambm descrita a transmisso envolvendo atividades sexuais, resultante do contato oro-anal. Agente Transmissor Giardia lamblia Transmisso Fecal-oral. Direta, pela contaminao das mos e consequente ingesto de cistos existentes em dejetos de pessoa infectada; ou indireta, por meio da ingesto de gua ou alimento contaminado. Sintomas As principais manifestaes da giardase so diarreia, clica intestinal, e perda de peso ou, no caso de crianas, falha em ganhar peso. Tipicamente, a diarreia caracterizada por um excesso de gorduras nas fezes, o que recebe o nome de esteatorreia. Por outro lado, a maior parte das infeces so assintomticas, ou seja, no apresentam sintomas. Por exemplo, durante uma srie de surtos de giardase nos Estados Unidos da Amrica, cerca de 500 mil pessoas foram contaminadas, mas apenas 4 mil apresentaram algum sintoma. Em crianas, o crescimento s prejudicado nas crianas com diarreia. Crianas infectadas mas sem diarreia apresentam velocidade de crescimento normal.

Preveno Especficas:Em creches ou orfanatos, devero ser construdas adequadas instalaes sanitrias e enfatizada a necessidade de medidas de higiene pessoal. Educao sanitria, em particular o desenvolvimento de hbitos de higiene: lavar as mos aps o uso do banheiro, por exemplo. Gerais: Filtrao da gua potvel, saneamento. Tratamento Medicament os Secnidazol Tinidazol* Metronidazol Adulto 2 g, VO, dose nica 2 g, VO, dose nica 250 mg, VO, 2 vezes ao dia, por 5 dias Criana 30 mg/kg ou 1 ml/kg, dose nica tomada aps uma refeio 15 mg/kg/dia (mximo de 250 mg), VO, dividida em 2 tomadas, por 5 dias

Observao: No usar bebidas alcolicas durante 4 dias aps o tratamento (efeito antabuse). Medicamentos contraindicados em gestantes.

Ciclo Reprodutivo A infeco ocorre pela ingesto de cistos em gua ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozotos sofrem diviso binria e chegam luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos mucosa intestinal, por mecanismo de suco. A formao do cisto ocorre quando o parasita transita o clon, e neste estgio os cistos so encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na gua fria, atravs de sua espessa camada.

FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA FATECI CURSO DE BIOMEDICINA DISCIPLINA: PARASITOLOGIA PROFESSORA: MAYARA FREIRE

Ascaridase, Tricurase, Enterobiose, Taenase, Ancilostomose, Giardase e Amebase: Epidemiologia, Agente transmissor, Sintomas, Transmisso, Tratamento, preveno e ciclo de vida.

Aluno: Marcio Pimentel Fernandes

Fortaleza - Cear 2011

Anda mungkin juga menyukai