Anda di halaman 1dari 14

METAS DE APRENDIZAGEM Ensino Bsico - 2.

Ciclo / Histria e Geografia de Portugal


Introduo A disciplina de Histria e Geografia de Portugal, do 2. ciclo do Ensino Bsico, constitui uma das linhas de desenvolvimento vertical da rea curricular de Estudo do Meio, agora especificamente orientada para a finalidade da compreenso e conhecimento da Geografia e Histria do seu pas, em relao com o mundo actual nas suas diversas dimenses e componentes, e com o seu passado histrico prprio e identitrio, no contexto da evoluo global das sociedades com que foi interagindo.

Trata-se pois de uma disciplina j especializada, mas integradora de dois saberes muito inter-ligados na compreenso do pas e da sociedade a que se pertence; a Geografia e a Histria. Tornou-se assim necessrio estabelecer as articulaes entre esses dois domnios cientficos (Histria e Geografia), para o que se estabeleceram sub-domnios que organizam as Metas:

Um bloco relativo s dimenses de compreenso e saber associadas ao espao que inclui: Localizao; Conhecimento de lugares e regies; Dinamismo das inter-relaes entre espaos; Compreenso da espacialidade.

Um outro bloco mais dirigido s dimenses temporais e histricas do conhecimento que inclui: Temporalidade, Compreenso histrica contextualizada; Interpretao de fontes em Histria, e Comunicao do conhecimento histrico e geogrfico.

Metas de Aprendizagem (existem 25) Domnio: Histria de Portugal Subdomnio: Compreenso da Espacialidade

Meta Final 1) O aluno utiliza diferentes formas de representao espacial como

fonte para a compreenso da aco humana em diferentes espaos e tempos.

Metas intermdias at ao 5. Ano


o

O aluno traa itinerrios, em diversas representaes cartogrficas, das

movimentaes de diversos grupos humanos que povoaram ou contactaram a Pennsula Ibrica at ao sculo XII, e dos portugueses no mundo desde o sculo XII ao sculo XVIII.
o

O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais relevantes, escala local e

nacional (stios arqueolgicos, edifcios, outros). Metas intermdias at ao 6. Ano


o

O aluno traa, em diversas representaes cartogrficas, itinerrios das

movimentaes dos portugueses desde o sculo XVIII ao sculo XX.


o

O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais relevantes, escala local e

nacional, europeia e mundial, e tambm nos espaos de lusofonia (stios arqueolgicos, edifcios, outros).

Meta Final 2) O aluno constri uma viso diacrnica de espao em relao com a

aco humana ao longo dos tempos. Metas intermdias at ao 5. Ano


o

O aluno reconhece, in loco ou virtualmente, a relao entre a organizao da vida

humana e algumas caractersticas naturais de um determinado espao e tempo. Metas intermdias at ao 6. Ano
o

O aluno reconhece, in loco ou virtualmente, diferenas e semelhanas entre

determinados espaos no passado e no presente, estabelecendo relaes com a organizao da vida humana ao longo dos tempos. Subdomnio: Temporalidade
o

Meta Final 3) O aluno utiliza unidades/convenes de datao para relacionar

personalidades, acontecimentos, processos e interaces significativas, referentes vida das comunidades na Pennsula Ibrica at ao sculo XII, e a Portugal desde a sua formao at finais do sculo XX.

Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno utiliza unidades/convenes temporais como milnio, sculo, a.C./d.C., perodos e pocas para situar, no tempo, personalidades, acontecimentos, processos e interaces significativas de diversas sociedades, desde as primeiras comunidades na Pennsula Ibrica, e em Portugal desde a sua formao at restaurao da independncia. O aluno mostra compreender os sentidos de tabelas/frisos cronolgicos simples sobre personalidades, acontecimentos, processos e interaces significativas em diversas dimenses da aco humana e social (econmicas, tcnicas, sociais, politicas, culturais), referentes fixao e contactos dos primeiros povos na Pennsula Ibrica, e em Portugal desde a sua formao at restaurao da independncia. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno utiliza unidades/convenes temporais como milnio, sculo, a.C./d.C., perodos e pocas para situar, no tempo, eventos, situaes e processos de evoluo da sociedade portuguesa e das suas interaces com outras sociedades de diversos continentes desde o sculo XVIII ao sculo XX. O aluno relaciona tabelas/frisos cronolgicos sobre eventos, situaes, processos e interaces em diversas dimenses da aco humana e social (econmicas, tcnicas, sociais, politicas, culturais), referentes Histria de Portugal desde o sculo XVIII ao sculo XX.
o

Meta Final 4) O aluno utiliza marcos cronolgicos significativos para Portugal e

para a Humanidade na construo de tabelas/frisos cronolgicos. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno usa datas essenciais para situar novas aprendizagens e constri tabelas/frisos cronolgicos simples que exprimam situaes relevantes na Histria de Portugal desde as primeiras comunidades at ao sculo XVIII. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno usa datas essenciais para situar novas aprendizagens e constri tabelas/frisos cronolgicos que exprimam situaes relevantes na Histria de Portugal desde o sculo XVIII ao sculo XX.

Meta Final 5) O aluno reconhece concepes de mudana e continuidade em

Histria, explicitando noes de diferentes ritmos de evoluo (longa durao e ruptura) e admitindo diferentes perspectivas de mudana (progresso, declnio). Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno reconhece diferenas e semelhanas entre diversos contextos histricos, integrando a ideia de vrios ritmos de evoluo (como nas alteraes da estrutura social ocorridas ao longo do sculo XIII e no perodo de 1383-1385). O aluno reconhece que h mudanas e permanncias ao longo dos tempos, veiculando a noo de que no h uma direco de mudana linear (numa dada situao histrica, considerada de progresso, podero ser encontrados elementos de continuidade e de retrocesso). Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno reconhece diferenas e semelhanas entre diversos contextos histricos, relacionando vrios ritmos de evoluo em diferentes espaos (como ritmos de migrao interna e de emigrao nos sculos XVIII e XIX). O aluno reconhece concepes de mudana e permanncia ao longo dos tempos, veiculando sentidos de progresso ou de retrocesso no linear (numa dada situao histrica reconhece a existncia de consequncias positivas e negativas). Subdomnio: Interpretao de Fontes em Histria Meta Final 6) O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informao que selecciona e nos seus conhecimentos prvios, constri conhecimento acerca do passado em estudo. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno pesquisa, selecciona e usa fontes com linguagens diversas (iconogrficas, textuais e outras) e com estatutos diferentes (documentos legais, fontes privadas e pblicas, fontes ficcionais como lendas, filmes, livros) para compreender a vida dos povos na Pennsula Ibrica at ao sculo XII, e a Histria de Portugal desde o sculo XII ao XVIII. O aluno reconhece a existncia de fontes com mensagens diversificadas sobre um mesmo assunto, resultantes de diferentes pontos de vista.

O aluno estabelece diferenas e semelhanas entre duas fontes com mensagens divergentes, integrando a informao nas suas prprias concepes sobre a realidade passada. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno pesquisa, selecciona e usa fontes com linguagens diversas (incluindo jornais e revistas como fontes primrias) e com estatutos diferentes (incluindo textos historiogrficos), para compreender a Histria de Portugal e as suas interaces com diversas sociedades no mundo, desde o sculo XVIII at a actualidade. O aluno reconhece a existncia de diferentes pontos de vista justificando parte das diferenas como associadas s especificidades do contexto cultural dos autores. O aluno estabelece diferenas e semelhanas entre vrias fontes com mensagens divergentes, e integra a informao nas suas prprias concepes sobre a realidade passada. Subdomnio: Compreenso Histrica Contextualizada Meta Final 7) O aluno reconhece a diversidade de identidades pessoais, sociais e culturais, explicitando razes, atitudes e consequncias de situaes de interaco pacfica ou de conflito, colocando hipteses sobre evolues possveis luz da compreenso do passado. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno reconhece a existncia de diversidade cultural, identificando situaes de dilogo e de conflito entre personagens, grupos sociais ou povos Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno analisa situaes de diversidade cultural reconhecendo, perante situaes de dilogo e de conflito entre indivduos, grupos sociais ou povos, razes das vrias partes e consequncias dessas situaes. O aluno aponta contributos marcantes do passado local e nacional para as sociedades do presente e sugere mudanas possveis e suas implicaes a breve prazo, na localidade ou no pas.

Meta Final 8) O aluno constri um relato sobre perodos e momentos significativos da Histria de Portugal, integrando diversas dimenses histricas e protagonistas (colectivos ou individuais). Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno descreve e atribui significado a momentos chave de Portugal no passado, desde a sua Formao at Restaurao da Independncia (Independncia e consolidao do territrio, Revoluo/Crise de 1383/1385, Expanso, Perda da independncia e Restaurao). O aluno descreve sucintamente como viviam as primeiras comunidades na Pennsula Ibrica e identifica os povos mediterrnicos que visitaram, conquistaram e povoaram a Pennsula, desde a Pr-Histria ao sc. XII e indica os seus principais legados, em vrias dimenses (poltica, social, econmica, tcnica, cultural). O aluno refere o papel de personagens consideradas relevantes na Histria do pas e na Histria local, em dimenses diversas. O aluno descreve sucintamente como viviam e interagiam os portugueses com outros povos da Europa e de outros continentes, nos sculos XIII a XVI, focando vrias dimenses. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno descreve e atribui significado a momentos chave de Portugal no passado, desde o sculo XVIII at finais do sculo XX. O aluno descreve de forma coerente e sucinta como se vivia em Portugal, nos sculos XVIII, XIX e XX, e como viviam e interagiam os povos no contexto do Imprio Colonial Portugus, no sculo XVIII. O aluno refere o papel de personagens consideradas relevantes na Histria do pas e na Histria local, bem como de protagonistas colectivos, em dimenses histricas diversas. O aluno explicita, nas suas descries do passado, vrias dimenses histricas de organizao, movimentao e interaco da sociedade portuguesa com outros povos e integra, implcita ou explicitamente, alguns factores e consequncias.

Meta Final 9) O aluno usa/aplica terminologia e conceitos substantivos, essenciais para a compreenso histrica, construdos ao longo da aprendizagem das temticas em estudo. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno caracteriza, interpreta e aplica, com base nos temas e contedos programticos, os seguintes conceitos substantivos e terminologias convencionais: Tema A Subtema 1: Paleoltico/Neoltico, Recoleco, Nmada/Sedentrio, Pastorcia, Castro ou Citnia. Subtema 2: Imprio, Romanizao, Politesmo/Monotesmo e Cristianismo, Brbaros. Subtema 3: rabe, Muulmano, Monotesmo e Islamismo, Reconquista (Crist). Tema B Subtema 1: Independncia, Condado, Reino, Tratado. Subtema 2: Actividades econmicas, Produo artesanal, Comrcio interno/externo, Importaes. /Exportaes, Grupos sociais (Clero, Nobreza, Burguesia, Povo), Concelho, Carta de Foral, Ordem religiosa/militar, Monarquia hereditria. Subtema 3: Epidemias, Dinastia, Cortes, Revoluo poltica. Subtema 4: Expanso (conquistas e descobertas), Construo naval (caravelas e naus), Navegao astronmica (astrolbio, bssola, quadrante), Colonizao, Colnia, Capitania, Feitoria, Missionrio catlico, Trfico de escravos, Monoplio, Especiarias, Arte Manuelina. Subtema 5: Domnio Filipino, Restaurao. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno caracteriza, interpreta e aplica, com base nos temas e contedos programticos, os seguintes conceitos substantivos e terminologias convencionais: Tema C Subtema 1: Monarquia absoluta, Inquisio, Cristianismo e Catolicismo, Trfico de escravos, Bandeirantes, Estrangeirados, Estilo barroco/neoclssico (pombalino). Subtema 2: Bloqueio Continental, Invases napolenicas, A Corte no Brasil, Revoluo Liberal, Constituio, Guerra Civil, Monarquia constitucional. Subtema 3: Modernizao do pas, Baldio, Indstria, Mquina a vapor, Operariado, Patrimnio industrial, Mobilidade social, Recenseamento da populao, Administrao pblica, Abolio da escravatura. Subtema 4: Repblica, Sindicalismo, Direitos laborais, Alfabetizao. Subtema 5: Ditadura, Estado Novo, Censura, Guerra colonial, Democracia, Descolonizao, Governo, Assembleia da Repblica, Regio autnoma, Autarquia, Cmara Municipal, Junta de Freguesia. Subdomnio: Comunicao do Conhecimento Histrico e Geogrfico

Meta Final 10) O aluno comunica por escrito e oralmente os seus conhecimentos e concepes sobre o passado histrico a realidade geogrfica de Portugal. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno comunica os seus conhecimentos e concepes sobre o passado histrico e a realidade geogrfica em estudo, redigindo frases, legendagens, resumos e pequenos relatos. O aluno expressa os seus conhecimentos e concepes sobre o passado histrico e a realidade geogrfica em estudo, participando em debates, discusses argumentativas e dilogos. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno comunica os seus conhecimentos e concepes sobre o passado histrico e a realidade geogrfica em estudo, redigindo frases, legendagens, resumos e narrativas. O aluno expressa os seus conhecimentos e concepes sobre o passado histrico em estudo e a realidade geogrfica, participando em debates, discusses argumentativas e dilogos. Meta Final 11) O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e concepes sobre o passado histrico e a realidade geogrfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrnico, edio de podcasts, construo e participao em blogs e webquests). Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno comunica, participa ou constri blogs e webquests e grava podcasts relacionados com perspectivas e conhecimentos relativos ao passado histrico e realidade geogrfica em estudo. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno comunica, participa ou constri e publica blogs e webquests e podcasts relacionados com perspectivas e conhecimentos relativos ao passado histrico e realidade geogrfica em estudo.

Meta Final 12) O aluno interpreta e utiliza (as) expresses artsticas (plstica, dramtica, potica, musical, outras) para expressar conhecimentos, concepes e perspectivas sobre a Histria de Portugal. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno exprime conhecimentos e concepes relacionados com a Histria de Portugal atravs de expresses artsticas que utiliza (plstica, dramtica, potica, musical, outras). Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno exprime conhecimentos, concepes e perspectivas relacionados com a Histria de Portugal atravs de expresses artsticas que interpreta e utiliza (plstica, dramtica, potica, musical, outras). Domnio: Geografia de Portugal Subdomnio: Localizao Meta Final 13) O aluno descreve a localizao relativa do lugar e da regio onde vive, do pas e dos territrios de lngua portuguesa, utilizando os rumos da rosa-dosventos e outros elementos geogrficos de referncia. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno utiliza os rumos da rosa-dos-ventos na localizao relativa do lugar e da regio onde vive, usando como referncia o Pas, a Pennsula Ibrica, a Europa e o Mundo. O aluno localiza Portugal Continental e Insular, e os territrios de lngua portuguesa, em relao a diferentes espaos geogrficos (Pennsula Ibrica, Europa, Mundo), utilizando os rumos da rosa-dos-ventos e outros elementos geogrficos de referncia. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno representa, em mapas com diferentes escalas, territrios e elementos naturais e humanos, mobilizando diferentes variveis visuais (cores, smbolos)

Meta Final 14) O aluno compara representaes da superfcie da Terra, com escalas diferentes, na localizao de lugares e na distribuio de fenmenos naturais e humanos, recorrendo legenda e orientao. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno utiliza diversas representaes cartogrficas da superfcie da Terra (plantas, mapas, globos), na localizao de espaos com diferentes dimenses e na marcao de itinerrios de natureza e extenso distintos (por exemplo: percursos dirios; percursos de frias; rotas de navegao). Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno utiliza diversas representaes cartogrficas da superfcie da Terra (plantas, mapas, globos), com diferentes escalas, na localizao de espaos em que Portugal se integra. O aluno utiliza diversas representaes cartogrficas da superfcie da Terra (plantas, mapas, globos), com diferentes escalas, na anlise da distribuio de fenmenos naturais e humanos. Subdomnio: Conhecimento dos Lugares e Regies Meta Final 15) O aluno descreve, compara e explica caractersticas naturais e humanas de lugares e regies em Portugal e na Pennsula Ibrica, mobilizando terminologia geogrfica. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno descreve as principais caractersticas do relevo e do clima de Portugal e da Pennsula Ibrica, usando terminologia geogrfica especfica. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno compara e explica a distribuio de diferentes fenmenos relacionados com a populao, o povoamento e as actividades econmicas em Portugal, usando terminologia geogrfica especfica. Meta Final 16) O aluno descreve e explica a distribuio de fenmenos geogrficos, relacionando as suas caractersticas com factores naturais e humanos.

10

Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno descreve a distribuio do relevo e do clima, em Portugal Continental, nos Aores e na Madeira, explicitando factores que a condicionam, usando terminologia geogrfica especfica. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno descreve a distribuio da populao e de algumas actividades econmicas, em Portugal Continental, nos Aores e na Madeira, enunciando factores que a condicionam. Meta Final 17) O aluno compara a distribuio de diferentes fenmenos geogrficos, formulando questes relevantes sustentadoras da explicao dessas diferenas. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno compara a distribuio de dois fenmenos naturais, escala nacional (ex: precipitao com a temperatura; relevo e temperatura;), formulando questes relevantes, e explicitando as semelhanas e diferenas encontradas. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno compara a distribuio de diferentes fenmenos humanos escala nacional (ex: natalidade, esperana de vida nascena, mortalidade infantil, envelhecimento da populao) estabelecendo entre os mesmos relaes de causalidade e interdependncia. Meta Final 18) O aluno explica a singularidade de lugares e regies, atravs da anlise das suas caractersticas naturais e humanas. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno identifica as caractersticas naturais que conferem identidade ao lugar e regio onde vive, e de outros que tenha visitado.

11

Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno compara o espao rural com o espao urbano, em Portugal, enunciando diferenas ao nvel das actividades econmicas, ocupao dos tempos livres, tipo de construes, modos de vida. Meta Final 19) O aluno relaciona os grandes contrastes na organizao do territrio nacional com a influncia de factores naturais e humanos. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno descreve a influncia de factores naturais (relevo e clima) e humanos (urbanizao, industrializao, terciarizao, movimentos migratrios), na distribuio da populao portuguesa. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno explica a aco de alguns factores naturais e humanos nos padres de distribuio da populao, do povoamento e das actividades econmicas, no territrio nacional. Meta Final 20) O aluno recolhe informao sobre diferentes lugares e fenmenos geogrficos, mobiliza-a na construo de quadros de dados e grficos, interpretando a informao representada. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno descreve o comportamento da temperatura e da precipitao ao longo do ano, em diferentes regies do pas, a partir da anlise de grficos. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno elabora pequenas pesquisas documentais sobre problemas da vida quotidiana no campo e na cidade, em Portugal, e apresenta as concluses. Meta Final 21) O aluno analisa problemas ambientais e sociais no territrio nacional, desenvolvendo o seu pensamento crtico.

12

Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno identifica problemas ambientais no territrio nacional (incndios florestais, poluio de cursos de gua, explorao de pedreiras, ), reconhecendo alguns factores a eles associados, e reflectindo sobre formas de os atenuar. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno identifica problemas sociais no territrio nacional (pobreza, envelhecimento da populao, ), reconhecendo alguns factores a eles associados e possveis formas de os atenuar. Meta Final 22) O aluno mobiliza os conhecimentos e procedimentos inerentes organizao de dossis e porteflios sobre problemas ambientais e sociais, em Portugal, formulando questes geogrficas e explicaes fundamentadas. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno recolhe e organiza em dossis informao relevante sobre problemas ambientais no territrio nacional, formulando sobre os mesmos questes geogrficas relevantes e explicaes fundamentadas. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno recolhe e organiza em porteflios informao relevante sobre problemas sociais no territrio nacional, formulando sobre os mesmos questes geogrficas relevantes e explicaes fundamentadas. Subdomnio: Dinamismo das Inter-Relaes entre Espaos Meta Final 23) O aluno descreve a inter-relao entre lugares e regies, em Portugal e na Pennsula Ibrica, a partir da anlise de casos concretos. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno identifica a existncia de relaes de complementaridade entre espaos, como, por exemplo, entre as duas vertentes da ilha da Madeira, no que se refere transferncia de guas de norte para sul, ou em outras situaes anlogas.

13

Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno descreve as relaes de complementaridade e interdependncia entre diferentes lugares e regies do territrio nacional (cidade-campo; reas de partida e de chegada de migrantes, espaos de produo e de consumo, ). Meta Final 24) O aluno analisa e debate alteraes no territrio nacional resultantes da aco humana, recorrendo a diferentes formas de comunicao. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno identifica e descreve, recorrendo a diferentes formas de comunicao, situaes concretas de alteraes na paisagem decorrentes da aco humana (incndios florestais, construo de barragens, ). Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno analisa e debate casos concretos de mudanas no uso do espao urbano (construo de novos bairros habitacionais, espaos de lazer, ), apresentando, oralmente e por escrito, os argumentos que fundamentam as suas opinies. Meta Final 25) O aluno reconhece a importncia do territrio na construo da identidade pessoal, comunitria e nacional. Metas intermdias at ao 5. Ano O aluno relaciona o modo como o territrio, em vrias escalas geogrficas (lugar, regio, pas, continente europeu), intervm na construo da sua identidade e sentido de pertena, formulando questes pertinentes. Metas intermdias at ao 6. Ano O aluno identifica e descreve a forma como algumas caractersticas ambientais, sociais e culturais participam na construo da identidade de Portugal e da populao portuguesa.

14

Anda mungkin juga menyukai