Anda di halaman 1dari 5

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

3 - A Metalurgia Extrativa
3-1. Principais metais A metalurgia extrativa estuda a obteno dos metais a partir de fontes minerais da natureza e da sucata. Uma comparao entre os principais metais produzidos pelo Homem em escala mundial revela que o ferro , de longe, o metal mais produzido atualmente, Figura 3-1.

Figura 3-1: Comparao entre a produo de diversos metais em escala global, % em massa 3-2. A siderurgia ou metalurgia extrativa do ferro O metal ferro extrado de um xido, o mineral hematita (Figura 6-2), simbolizado por: Fe2O3. Mas outras substncias qumicas minerais podem ser fontes de metais, dentre elas, os sulfetos: Cu2S e os carbonatos: MgCO3.

c a Figura 3-2: Mina de minrio de ferro hemattico em Minas Gerais (a); minrio beneficiado na forma de pelotas e bitolado (b); pedao do mineral hematita bruto (c) Vigas, chapas, arames os produtos da siderurgia, so obtidos numa seqncia de reatores que se inicia com o alto-forno (alimentado com minrio bitolado1 ou pelotas 2) e termina na fabricao de produtos siderrgicos por meio de diversos processos industriais.
1 2

Dentro de uma granulometria limitada por um valor mximo e um mnimo. Pelotas so bolinhas (com ~11 [mm] de dimetro) de Fe2O3, produzidas a partir do p do minrio.

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

a
Figura 3-3: Diagrama esquemtico de um alto-forno (a) e fotografia da parte superior de um deles (b)

Um alto-forno, Figura-3-3, um equipamento muito grande que, para ser economicamente vivel, deve produzir, no mnimo, por volta de 1 000 000 de toneladas de ferro por ano! Outros tipos de reatores existem, com capacidades menores, mas a sua importncia relativa menor.

Figura 3-4: Diagrama esquemtico de um forno eltrico a arco, FEA, contendo ao lquido (em vermelho) obtido pela fuso da sucata: A transformador; B cabos condutores (1 para cada fase); C sistema hidrulico de posicionamento dos eletrodos (1 para cada eletrodo); D eletrodos (1 para cada fase); E arco, em amarelo (fonte de calor); F bica de vazamento (normalmente o forno bascula para vazar descarregar o ao lquido , porm hoje o vazamento pode ser por baixo, por um furo especial); H queimadores auxiliares de combustvel para aquecimento (nem sempre so usados); G porta de servio mostrando um tubo para a injeo de oxignio; o carregamento do FEA feito pelo basculamento do teto3 O alto forno no produz ao, mas um produto intermedirio lquido chamado ferro-gusa. O ferro-gusa pode conter at 4,5%C, 1,7%Mn, 0,3%P, 0,04%S e 1,5%Si. Usa-se o conversor (outro equipamento) para reduzir os teores de carbono e silcio e para remover as impurezas no metlicas P
3

Na metalurgia o cho de um forno denomina-se soleira e o teto abbada.

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

e S. Os produtos ou saem na forma de gases, ou se incorporam escria reagindo com a CaO introduzida com esse propsito. O produto final o ao, que tem um teor de carbono normalmente entre 0,45% e 1,3%.

Figura 3-5: Equipamento shredder No Rio Grande do Sul os metais no so obtidos a partir de minrios: nossa produo de ao (ferro), alumnio e chumbo, por exemplo, vem da fuso da sucata. 40% do ao produzido no mundo feito dessa maneira. Para a fuso da sucata de ao empregamos o forno eltrico a arco, FEA, Figura 3-4. Ele tem esse nome por causa do emprego de arcos eltricos como fonte de calor. Os arcos eltricos se estabelecem entre cada um dos trs eletrodos e a sucata a ser fundida.

Figura 3-6: Equipamento para lingotar o ao de forma contnua: 1 panela, 2 ao lquido, 3 ao saindo da panela, entrando e saindo do distribuidor, 4 distribuidor (panela intermediria, que atua como reservatrio na troca da panela), 5 rolete guia, 6 refriamento secundrio, executado com jatos de gua, 7 coquilha (molde de ao, resfriada com grande vazo de gua, onde se d o resfriamento primrio e acontece a solidificao de uma casca de ao do futuro tarugo), 8 rolos endireitadores, 9 painel de controle (em vermelho: tarugo de ao)
http://www.schoolscience.co.uk/content/4/chemistry/steel/

Para poder carregar a sucata no forno eltrico a arco, a sucata deve ter o seu tamanho reduzido: usa-se para isso desde o corte, com um maarico, at um equipamento chamado shredder, que um grande picotador de ao, Figura 3-5.

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

10

O ao lquido, depois de ser refinado ou seja, ter as suas impurezas removidas e desde que a sua composio esteja correta, vazado e transportado em um grande recipiente com formato de balde denominado panela , que contm de 50 a 150 toneladas (ou mais!) de ao, at o local onde se dar a sua solidificao. A solidificao, que antigamente se dava exclusivamente em grandes recipientes as lingoteiras agora feita na maioria dos casos no equipamento de lingotamento contnuo. Trata-se de uma grande mquina, capaz de converter o ao lquido em tarugos (de diversas sees) e, mais modernamente, tambm em placas, Figura 3-6. Os inmeros produtos siderrgicos so fabricados tipicamente por laminao (ver Figura 3-7) e trefilao a partir de formas iniciais, chamadas de semi-acabados, ver Figura 3-8. Alm dos tarugos, placas e blocos h, tambm, o chamado fio-mquina, que um semi-acabado muito longo, de seo redonda, ideal para ser transformado em arames, pregos, correntes, etc.

a Figura 3-7: Diagrama esquemtico de um laminador (a) e bobinas de ao produzidas por laminao (b) Fonte: Voest-Alpine Os produtos siderrgicos so classificados, quanto a forma, genericamente, em longos e planos. Exemplos de longos so: vergalhes, vigas, trilhos e barras. Entre os produtos planos temos: chapas tiras e bobinas.

Figura 3-8: Nomenclatura de alguns produtos siderrgicos semi-acabados

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

11

A Figura 3-9 mostra esquematicamente o diagrama de fluxo de materiais em uma usina siderrgica produtora de produtos planos.

Figura 3-9: Fluxograma de produo de produtos siderrgicos planos

Anda mungkin juga menyukai