Anda di halaman 1dari 8

As perguntas mais comuns sobre Um curso em milagres

Gloria e Kenneth Wapnick


Traduo de Vitorino de Sousa

Captulo 1 A natureza do Cu

1) Qual a natureza de Deus? 2) Qual a natureza da realidade? 3) Qual a natureza da vida? 4) O Deus de Um curso em milagres o mesmo Deus da Bblia? 5) Se Deus no uma pessoa, por que Jesus O descreve dessa maneira? 6) O que quer dizer Um curso em milagres com criao? 7) O que quer dizer Um curso em milagres com a criao como um processo? 8) Quais so as criaes de que se fala em Um curso em milagres? 9) Se Deus tem um s Filho, porque que Um curso em milagres utiliza o termo Filhos de Deus? 10) Porque que Um curso em milagres utiliza o gnero masculino quando se refere Trindade? Jesus era machista?

1) Qual a natureza de Deus?


Para comear, fundamental reconhecer que o verdadeiro Deus vivente de quem se fala em Um curso em Milagres um Ser no-dualista, em Quem no residem, em absoluto, quaisquer opostos. O Santssimo o Criador da vida, um Ser de puro Amor, a Fonte e a Primeira Causa de uma realidade e totalidade no-fsica, o perfeito Um que abarca tudo, fora de Quem no h literalmente nada, uma vez que o Todo. A natureza da nossa Fonte no pode ser descrita nem entender-se de forma nenhuma, como comenta Jesus no Livro de Exerccios: A unidade simplesmente a ideia de que Deus . E, no Seu Ser, abarca todas as coisas. Nenhuma mente contm nada que no seja Ele. Quando dizemos Deus , de imediato guardamos silncio, pois neste conhecimento as palavras carecem de sentido. No h lbios que as possam pronunciar, nem nenhuma parte da mente suficientemente diferente do resto para sentir que, agora, consciente de algo que no seja ela mesma. Uniuse sua Fonte e, tal como Ela, simplesmente . No podemos falar, escrever, nem sequer pensar nisto em absoluto. Jesus afirma que no se pode escrever acerca da natureza de Deus e da Sua Unidade porque se trata de uma realidade no-dualista pura, e a palavra falada e escrita dualista por expressar o pensamento de uma mente dividida. Portanto, qualquer tentativa de descrever o no-dualismo tem de fracassar e, inevitavelmente, resulta inadequada por expressar a realidade da unidade que radica alm de qualquer expresso. Repito, a realidade da unidade simplesmente . No melhor dos casos, por conseguinte, o mximo que podemos fazer descrever a natureza de Deus, nunca esquecendo que as palavras so somente smbolos de smbolos e portanto, esto duplamente afastadas da realidade (MP-21.1:9-10).

2) Qual a natureza da realidade?


A realidade, tal como definida em Um curso em Milagres no um reino fsico, uma dimenso ou experincia, uma vez que a realidade tal como foi criada por Deus, e tal como Deus, informe, imutvel, eterna, amor infinito, ilimitada e unificada perfeio - uma unidade no-dualista. No Curso, realidade sinnimo de Cu1 pelo que, obviamente, jamais se pode relacionar, seja como for, com o universo da forma a que o mundo d o nome de realidade. Por ser imutvel, a verdadeira realidade permanente e fixa e, portanto, qualquer pensamento de separao - o qual mutvel - impossvel e, por conseguinte, jamais pode ocorrer.2 Enquanto estado no-dualista, a realidade est para alm da percepo, uma vez que esta pressupe uma dicotomia sujeito/objecto, a qual inerentemente dualista e, por isso, no pode ser real. Em Um curso em Milagres, realidade tambm sinnimo de conhecimento, o estado de ser que o Cu. Uma passagem representativa retirada da seco A realidade imutvel, quase no final do Texto, fornece um excelente resumo da natureza da realidade: A realidade imutvel. isso que faz com que seja real, e o que a distingue de todas as aparncias. Tem de estar para alm de todas as formas para poder ser ela mesma. No pode mudar. O milagre um meio para demonstrar que todas as aparncias podem mudar, precisamente porque so aparncias e porque carecem do atributo da imutabilidade que a realidade prov... A realidade imutvel. Os milagres no fazem mais do que mostrar que aquilo que tu interpuseste entre a realidade e a tua conscincia ilusrio e que no , de modo nenhum, uma interferncia. (T-30.VIII.1:6; 2:1; 4:1)
1 2

N.T.: Quando a vontade de uma criatura e a do Pai so uma s, o acordo perfeito entre elas (o conhecimento) o Cu.

N.T.: Todos os nossos pensamentos so pensamentos de separao porque acreditamos que estamos separados de Deus, o Imutvel e a Realidade. Portanto, todos os nossos pensamentos so mutveis, isto , ocorrem fora da Realidade. Assim sendo, no existem, ou seja, jamais ocorreram... apesar de nos parecer o contrrio pelo simples facto de os termos pensado! por isso que uma das primeiras lies do Livro de Exerccios (n4) diz: Os meus pensamentos no significam nada.

3) Qual a natureza da vida?


Em Um curso em Milagres, a vida, tal como Deus a criou, no tem nada que ver com aquilo a que chamamos ou conhecemos como vida no corpo. A vida esprito: no-material, no-dualista e eterna. Talvez a informao mais clara do Curso acerca da vida - o que e o que no - surge nesta poderosa passagem de As leis do caos, do Captulo 23 do Texto. Comea com uma narrao em tom de ironia benigna sobre a nossa adorao do corpo.

Acaso podes dar vida a um esqueleto pintando-lhe lbios cor-de-rosa, vestindo-o primorosamente, acariciando-o ou dando-lhe mimos? E acaso ficas satisfeito coma ideia de que ests vivo? Fora do Cu no h vida. A vida encontra-se ali (no Cu) onde Deus a criou. Em qualquer outro estado que no seja o Cu (no mundo fsico) a vida no mais do que uma iluso. No melhor dos casos parece vida (quando o corpo est vivo); no pior, parece morte (quando o corpo morre). Ambos so, no obstante, julgamentos acerca do que a vida, idnticos na sua inexactido e falta de significado. Fora do Cu a vida impossvel, e o que no se encontra no Cu no se encontra em nenhum outro lado. Fora do Cu, h somente um conflito de iluses, completamente insensato, impossvel e fora da razo, ainda que se perceba como um eterno impedimento para chegar ao Cu. As iluses no passam de forma. O seu contedo nunca verdade. (T-23.II.18:8 19:9). Muito cuidadosamente, portanto, Jesus explica que a vida Unidade com a nossa Fonte no Cu onde a Mente de Cristo e a Mente de Deus so Uma. Vida, esprito e Mente so termos, basicamente, sinnimos uns dos outros, sendolhes comuns as caractersticas de falta de forma, imutabilidade e vida eterna. Aquilo que ns, neste mundo, temos identificado como vida no corpo, claramente no o que o Curso chama vida. De facto, uma lio do Livro de Exerccios (176) tem por tema: S h uma vida e essa a vida que eu compartilho com Deus. Portanto, o que experimentamos como vida, enquanto organismos fsicos e psicolgicos, uma caricatura ou uma pardia do nosso verdadeiro Ser, o Cristo que Deus criou como verdadeira vida. importante entender qual o conceito de vida em Um curso em Milagres, pois, de contrrio, os estudantes acabariam por se confundir, tanto ao entender os ensinamentos no-dualistas do Curso, quanto ao aplic-las nas suas vidas pessoais.

4) O Deus de Um curso em milagres o mesmo Deus da Bblia?


Jesus afirma inequivocamente no Curso que Deus no criou este mundo e, por conseguinte, s por isto, Ele claramente diferente da deidade judaico-crist. O Deus da Bblia um criador dualista de um universo material que Ele cria atravs da palavra falada, como refere o primeiro relato da criao no Gnesis: E Deus disse: haja... . Assim, o mundo e a criao surgiram na existncia como entidades separadas, as quais existem fora Dele. Portanto, o Deus bblico cria ao projectar um pensamento ou conceito para fora de si mesmo, o qual se converte numa realidade fsica, tal como testemunha, repito, o relato da criao no Livro do Gnesis. Mas a distino entre os dois ainda mais profunda. O Deus bblico muitssimo mais uma pessoa que v o pecado como real e, por conseguinte, tem de lhe dar uma resposta, primeiro por meio do castigo, logo seguido do plano de expiao no qual a salvao e o perdo se ganham atravs do sofrimento e do sacrifcio do seu santo Servo (o Servo Sofrido de Isaas - Antigo Testamento). Por outro lado, o Deus de Um curso em milagres, no uma pessoa e, portanto, no possui nenhuma das qualidades antropomrficas do homo sapiens. Este Deus no sabe, sequer, acerca da separao (o equivalente, no Curso, do pecado original), e por conseguinte no responde nem pode dar-lhe qualquer resposta. Portanto, o Deus do Curso no o Deus da religio formal e, certamente, no o Deus da Bblia. Na verdade, a nossa Fonte est muito para alm de todos os conceitos e antropomorfismos, e no tem nada em comum com o Deus bblico, o qual possui todos os atributos quer do amor especial (um Deus que tem um povo escolhido) quer do dio especial (um Deus de castigo) que esto associados com o sistema de pensamento do ego.

5) Se Deus no uma pessoa, por que Jesus O descreve dessa maneira?


Esta pergunta toca a essncia de um assunto muito importante para os estudantes de Um curso em Milagres: o uso metafrico que Jesus faz da linguagem. uma fonte de grandes mal-entendidos para os estudantes, quer no que diz respeito ao entendimento do que Jesus ensina no Curso, quer no que toca aplicao dos seus princpios na sua vida quotidiana. A linguagem do curso claramente dualista, simblico e metafrico - como, alis, tem de ser toda a linguagem - havendo numerosos pontos no Curso onde Jesus explica que tem de utilizar a linguagem da iluso - isto , dualidade - de forma a q os estudantes compreendam as verdades que ele ensina. Diz, por exemplo, no contexto de ue relao santa recm-nascida: De todas as mensagens que recebeste e no entendeste, s este curso est ao alcance do teu entendimento e pode ser entendido. Este o teu idioma. Ainda no o entendes porque a tua comunicao ainda se parece com a de um beb. No se pode dar credibilidade aos balbucios de um beb nem quilo que ouve, uma vez que os sons tm um significado diferente para ele, de acordo com a ocasio. Nem aquilo que ouve, nem as coisas que

v so ainda estveis. (...) Mas uma relao santa, que apenas acaba de renascer de uma relao no santa, e que, no entanto, mais antiga que a veja iluso que acaba de substituir, como um beb que tivesse acabado de renascer. Mas este beb que te devolve a viso, pois ir falar-te num idioma que poders entender. (T22.I.6:1-5; 7:2-3. Sublinhado do tradutor). Todos j experimentamos esta mesma necessidade descrita por Jesus. Quando falamos com crianas usamos palavras e conceitos que so apropriados ao seu nvel de entendimento. Ainda que a forma do que dizemos no seja literalmente certa, o contedo o nosso amor e o nosso desejo de sermos teis e genunos. Mais adiante, no Texto, ao falar da Unidade de Cristo, a qual nos ensina que desde o interior das nossas mentes separadas, Jesus volta a colocar a questo. Uma vez que crs estar separado, o Cu apresenta-se perante ti como algo tambm separado. Isto no quer dizer que realmente esteja separado, mas que se apresenta desta forma de forma a que o vnculo que te foi dado, para que te unas verdade, possa chegar a ti numa forma que entendas. (...) Ele (a Unidade) precisa, no entanto, de utilizar o idioma que a dita mente entenda, devido condio em que acredita estar (o estado dualista da separao). E tem de valer-se de tudo o essa mente aprendeu para transformar as iluses em verdade e eliminar todas as tuas falsas ideias acerca do que s, no intuito de te conduzir at verdade que est para alm delas. (T-25.I.5:1-2; 7:4-5.) Uma vez que, como j vimos, no h uma forma de Jesus nos poder comunicar como Deus, nosso Criador e Fonte, verdadeiramente , ele tem de recorrer linguagem do mito e da metfora. Estes so os smbolos que ns - identificados como corpos - podemos entender. E, por isso, atravs de Um curso em Milagres, faz-se referncia a Deus como se fosse um corpo, uma vez que nem sequer podemos pensar Nele sem um (T-18.VIII.1:7). Chama-se-Lhe Pai e descrito com Braos, Mos e uma Voz, com sentimentos de solido e de estar incompleto. Fica at implcito que tem canais lacrimais, dado que chora pelos Seus Filhos, separados Dele. Ora, o Deus no-dualista, que temos vindo a descrever, claramente no pode possuir estes traos ou partes corporais. Mais: o verdadeiro Deus no pensa, tal como ns experimentamos aquilo a que chamamos pensar. E nem sequer pode Ele ter um plano de Expiao como resposta iluso da separao, quando, como descrito no Curso, cria o Esprito Santo. Esta aparente contradio resolve-se quando compreendemos, repito, que Jesus fala-nos no nvel antropomrfico que podemos entender - um maravilhoso exemplo do princpio que, cedo, enuncia no Curso. ... para que um milagre seja o mais eficaz possvel, tem de ser expresso num idioma que aquele que o h de receber possa entender sem medo. (T-2.IV.5:3) Os estudantes de Um curso em Milagres tm de ser cautelosos para no carem na armadilha de interpretar literalmente o que tem um sentido figurado. Um bom mtodo prtico recordar que somente a no-dualidade real. Pelo contrrio, a dualidade a iluso da separao, como se pode ver por esta parfrase de uma orao, retirada do Manual de Professores, na qual utilizamos a palavra dualidade em vez de morte, uma passagem que citaremos mais detalhadamente na resposta a uma pergunta posterior: ... Professor de Deus, a tua nica tarefa pode definir-se da seguinte maneira: no assumas nenhum compromisso em que a morte tenha lugar nele. (MP27.7:1) Qualquer passagem de Um curso em Milagres em que Jesus diga que Deus faz alguma coisa, ou que possui quaisquer caractersticas do homo sapiens antropomorfismos inerentemente dualista e, portanto, trata-se de uma metfora para expressar o Amor abstracto e no-especfico de Deus, que est para alm de qualquer dualismo. Da mesma forma, quaisquer referncias de que o Esprito Santo ou Jesus faz seja o que for, tem o mesmo significado. Estas passagens, claro est, so extremamente significativas para ns, que ainda cremos estar no mundo dualista do tempo e do espao. Mas tomar estas afirmaes como verdades literais apenas garantir que jamais aprenderemos as lies que nos ajudariam a despertar do sonho de que, realmente, h um mundo de individualidade e corpos separados. Frequentemente, os estudantes acabam por reforar o seu prprio especialismo e a identificao com os seus corpos, nunca chegando a ultrapassar a linguagem do Curso que foi tomada emprestada da Bblia a qual, na sua maior parte, consiste de descries metafricas de Deus e do Esprito Santo como corpos e pessoas que interagem com eles. A concentrao no verdadeiro papel do Esprito Santo como um Pensamento nas nossas mentes, que nos convida a escolh-lo a Ele como nosso professor, em vez do ego, manter os estudantes no verdadeiro caminho do perdo.

6) O que quer dizer Um curso em milagres com criao?


Em Um curso em Milagres, a criao no se refere a nada fsico e, portanto, no tem nada que ver com a criao material ou artstica. A criao refere-se unicamente ao esprito, e pode definir-se como a soma de todos os Pensamentos de Deus; infinita, ilimitada, sem comeo nem fim. (LE pII.11.1:1). Cristo, o Filho de Deus, o termo utilizado, no Curso, para referir a criao de Deus. Cristo uno com o Seu Criador e no h nenhum lugar em que o Pai acabe e o Filho comece (LE pI.132.12:4). Portanto, embora Deus seja a Primeira Causa e Cristo o Seu Efeito, num cu nodualista o estado de perfeita unidade no pode haver separao ou distino entre Criador e criado. Causa e Efeito so, pois indivisveis e inseparveis. Alm disso, a criao de Deus tem de comparticipar dos atributos no-dualistas e no fsicos da sua Fonte. Tal como o Criador perfeito, imutvel, esprito informe, vida eterna, amor infinito - ntegro e unificado dentro de Si Mesmo tambm a Sua criao, Cristo, tem de ser igual. Assim sendo, Deus e Cristo no so corpos, nem entidades fsicas e psicolgicas com personalidades. Em O que a Criao?, na Parte II do Livro de Exerccios, encontramos este belo pargrafo que resume esta questo: A criao o oposto a todas as iluses, porque a verdade. A criao o santo Filho de Deus, pois, na criao, a Sua Vontade plena em relao ao todo, ao fazer com que cada parte contenha a Totalidade. A inviolabilidade da sua unidade est garantida para sempre, perenemente a salvo dentro da Sua santa Vontade, e para alm de qualquer possibilidade de prejuzo, separao, imperfeio ou de seja o que for que, de alguma forma, possa macular a sua impecabilidade (LEpII.132.11.3).

7) O que quer dizer Um curso em milagres com a criao como um processo?


Uma vez que a criao est fora dos mbitos temporais e espaciais, o crebro humano no pode entender este processo, o qual est condicionado pelos pensamentos de tempo e de espao. A criao, tal como se entende em Um curso em milagres, sinnimo de extenso no-espacial, o processo atravs do qual Deus estende o Seu Ser e o Seu Amor atravs de um progressivo fluir do Seu Ser. Este fluir, no entanto, jamais abandona a Sua Mente e, por conseguinte, jamais est fora Dele. Dado que a criao de Deus Cristo compartilha os atributos do Seu Criador, tambm Cristo, igualmente, cria o mesmo processo de extenso. Como explica o Curso: A capacidade de estender-se um aspecto fundamental de Deus que Ele deu ao Seu Filho. Na criao, Deus estendeu-se a Si Mesmo at s Suas criaes e infundiu-lhes a mesma amorosa Vontade de criar. (T-2.I.1:1-2). ... e se Deus te criou estendendo-se a Si Mesmo at seres o que s, s podes estender-te a ti mesmo tal como Ele fez. S a alegria aumenta eternamente, pois a alegria e a eternidade so inseparveis. Deus estende-se para fora, para alm de todos os limites e para alm do tempo, e tu, que s co-criador com Ele, estendes o Seu Reino eternamente para alm de todos os limites. (T-7.I.5:2-4). As criaes do Filho (que sero definidas na prxima pergunta) permanecem dentro da Mente Una de Cristo, tal como Cristo permanece dentro da Mente Una de Deus. A Unidade, naturalmente, s pode permanecer Una, como expressa esta passagem tirada do Livro de Exerccios: Os pensamentos de Deus (Cristo) possuem todo o poder do seu Criador. Pois Ele quer incrementar o Amor estendendo-se. E, assim, o Seu Filho participa na criao e, portanto, no pode seno compartilhar com o seu Pai o poder de criar. O que Deus disps que seja um eternamente, continuar a ser quando o tempo acabar e no mudar atravs do tempo, mas continuar a ser tal como era antes que ter surgido a ideia do tempo (LE pII.11.2). Repito: o que mais adiante se faz referncia como o crculo de criao no pode ser entendido em termos fsicos nem no que se denomina como criatividade no mundo. Aqui, no mundo, criador e criao esto separados; no Cu so um um estado que est para alm do nosso e ntendimento. Os excertos seguintes, retirados do texto, aclaram este assunto: O crculo de criao no tem fim. O seu ponto de partida e o seu ponto final so o mesmo, mas, dentro de si, encerra todo o universo da criao, sem princpio nem fim. (T-28.II.1:6-8).

A tua funo aumentar o tesouro de Deus criando o teu. A Sua Vontade at ti a Sua Vontade para ti. Ele no te negaria a capacidade de criar porque nisso radica a sua alegria. Tu no podes encontrar alegria excepto como Deus o faz. O seu prazer decorre de te ter criado e Ele estende-te a Sua Paternidade para que tu possas estender-te tal como ele o fez. No compreendes isto porque no O compreendes. Ningum que rejeite a funo Dele poder entender qual ela e ningum pode aceitar a Sua funo a menos que saiba o que Ele Mesmo . (T8.VI.6:1-7). O perdo, o qual, sim, podemos entender, a nossa funo enquanto estamos aqui no mundo, sendo o processo atravs do qual aprendemos a aceitar a nossa Identidade como Cristo. esta aceitao, repito, que nos permite, finalmente, entender a realidade e o que significa ser tal como Deus nos criou.

8) Quais so as criaes de que se fala em Um curso em milagres?


Criaes so as extenses no-espaciais, no temporais e no-fsicas de Cristo, o qual cria tal como a Sua Fonte. Como j vimos, a natureza do Amor do Cu estender-se a si mesma, ao que o curso se refere como o processo de criao. Uma vez que Cristo Um com o seu Criador e como Ele em todas as coisas, Ele tambm estende o seu Amor em criao, como explicmos na pergunta anterior. So estas extenses do Amor de Cristo aquilo a que Um curso em milagres chama criaes. Para voltar a expor este ponto importante, as nossas criaes no tm paralelo com nada relacionado com o Cu, assim como a criao de Deus, Cristo, no tem paralelo com nada no mundo fsico, incluindo o homo sapiens. Igualmente a nossa funo de criar no Cu no tem nada em comum com a actividade que geralmente o mundo considera como criativa, tal como a criatividade artstica, criar um beb, ter uma ideia criativa, etc. Como extenses de Cristo, as criaes podem entender-se como sendo parte da Segunda Pessoa da Trindade do curso, os nosso filhos, digamos assim, como vemos nestas duas passagens retiradas do Texto: O nico que Deus deseja o Seu Filho, porque o Seu Filho o Seu nico tesouro. Tu desejas as tuas criaes tal como ele deseja as Suas. As tuas criaes so a tua ddiva Santssima Trindade, criadas como prova de agradecimento pela tua prpria criao. As tuas criaes no te abandonaram, da mesma maneira que tu tambm no abandonaste o teu Criador, mas estendem a tua criao da mesma forma que Deus Se estendeu a Si Mesmo at ti. (T-8.VI.5:1-4). s tuas criaes compete-lhes estar em ti, da mesma forma que a ti te compete estar em Deus. Tu s parte de Deus, tal como os teus filhos so parte dos Seus Filhos. Criar amar. O amor estende-se para fora simplesmente porque no pode ser contido. Nunca deixa de fluir porque ilimitado. O amor cria para sempre, ainda que no no tempo. As criaes de Deus sempre existiram porque Ele existe desde sempre. As tuas criaes sempre existiram porque tu s podes criar como Deus cria. A eternidade tua porque Ele te criou eterno. (T-7.I.3). De acordo com o uso que Jesus faz da metfora, por vezes fala-nos das criaes de Cristo na linguagem reminescente dos lderes de equipa e incentiva os Filhos separados a que regressem a casa, tal como nesta passagem: O Cu aguarda silenciosamente, e as tuas criaes estendem as suas mos para te ajudarem a cruzar e para que lhes ds as boas-vindas. Pois so elas o que andas procura. O nico que procuras a tua completude, e so elas que te completam. (T-16.IV.8:1-3).

9) Se Deus tem um s Filho, porque que Um curso em milagres utiliza o termo Filhos de Deus?
Muitas vezes Jesus utiliza o plural para se dirigir aos filhos de Deus, aqueles que esto separados e so imensos. Este outro exemplo do uso flexvel que Jesus faz da linguagem para poder aproximar-se dos seus alunos num nvel de separao ou de dualidade que eles possam aceitar e entender. Isto, todavia, no deve ser entendido no sentido em que h individualidade e dualidade no Cu. Na realidade, como Um curso em Milagres afirma repetidamente, s pode haver um Filho, dado que a Unidade s pode criar Unidade, e a multiplicidade no pode originar-se da Unidade. Isto ressaltado nestas importantes passagens do Texto e do Livro de Exerccios: Deve observar-se com especial ateno que Deus s tem um Filho. Se todas as criaes de Deus so os Filhos Seus, cada uma delas tem de ser parte integral de toda a Filiao. A Filiao, na sua unicidade, transcende a soma das partes. (T -2.VII.6:1-3).

Ns, os Filhos de Deus, somos a criao. Parece-nos estar separados e no sermos conscientes da nossa eterna unidade com Ele. No entanto, alm de todas as nossas dvidas e muito para alm de todos os nosso medos, ainda h a certeza, pois o Amor jamais abandona os Seus Pensamentos, e eles compartilham a Sua certeza. A lembrana de Deus encontra-se nas nossas mentes santas, que so conscientes da sua unicidade e da sua unio com o seu Criador. (LE-pIl.ll.4:1-5). Portanto, o termo Filhos de Deus utilizado por convenincia quando Jesus se dirige aos seus alunos tal como eles crem que so. Por outro lado, Filho de Deus, um termo que se utiliza para referir que somos verdadeiramente como Cristo, a Identidade da Unidade para a qual despertaremos depois que o nosso sonho de multiplicidade tiver sido desfeito.

10) Porque que Um curso em milagres utiliza o gnero masculino quando se refere Trindade? Jesus era machista?
No, Jesus no machista, tal como Helen Schucman, a pessoa recebeu o Curso, no atraioou o seu gnero. Com efeito, Um curso em milagres est escrito, linguisticamente, dentro da tradio judaico-crist dominada pelo masculino, e utiliza a linguagem bblica patriarcal na qual se baseia esta tradio. Em consequncia, o Curso molda-se a esta cultura religiosa ao utilizar termos relacionados com a Trindade, os q uais so exclusivamente masculinos. Deve entender-se, no entanto, que a Trindade no masculina nem feminina, e que o Santssimo, dado que no criou corpos, no conhece, obviamente, os gneros. Este ponto um testemunho adicional (os outros esto da pergunta 4) da diferena entre o Deus bblico e o Deus de Um curso em milagres. Jesus fala do uso que ele prprio faz desta linguagem com conotao egosta: Este curso opera dentro do quadro de referncias do ego, pois a que preciso. (...) Serve-se de palavras, as quais so simblicas e no podem expressar o que se encontra para alm de qualquer smbolo. (ET-in.3:1,3). E, deste modo, torna-se evidente que, ao utilizar esta linguagem masculina, o significado do Curso radica noutro lado. Se certo que a forma das palavras do Curso igual da tradio ocidental de h 2.500 anos, o seu contedo exactamente o oposto. Isto um bom exemplo do princpio, enunciado duas vezes no Texto, de que o Esprito Santo no nos tira as nossas relaes especiais (a forma), mas transforma-as ao mudar o seu propsito (o contedo). (T17.IV.2:3-6; T-18.II.6). O leitor tem, portanto, uma excelente oportunidade para praticar o perdo permitindo que, mediante a linguagem sexista do Curso, alguns pensamentos de julgamento inconscientes surjam na sua conscincia de forma a poderem ser encarados distintamente com a ajuda do Esprito Santo. Assim, uma relao de dio especial (ou de amor especial) com as autoridades patriarcais - religiosas ou seculares - pode ser transformada numa relao santa, a partir do momento em que passa a ter como propsito o perdo e a paz, em vez do julgamento e do ataque. O mesmo raciocnio pode ser aplicado ao uso que o Curso faz do termo - Filho de Deus. Durante 2000 anos este termo foi utilizado pela teologia crist para referir unicamente Jesus, o nico Filho engendrado pelo Deus bblico, e a Segunda Pessoa da Trindade. (Acrescente-se que este especialismo de Jesus foi acentuado por S. Paulo ao relegar o resto da humanidade para a posio de filhos adoptivos de Deus (Glatas 4:4).) Todavia, Jesus, em Um curso em milagres, utiliza este mesmo termo - o qual havia excludo, at aos nossos dias, todas as criaturas excepto ele - para afirmar que igual a todos ns. Assim, em Um curso em milagres, o termo refere-se a toda a humanidade: os filhos de Deus que, por ainda crem que so corpos e que esto separados da sua Fonte, acreditam serem diferentes Dele. Mais especificamente, ainda, o termo - Filho de Deus - usado para referir os estudantes que lem e estudam Um curso em milagres, um uso que claramente expressado, independentemente de serem masculinos ou femininos. Este termo , pois, usado deliberadamente para corrigir 2000 daquilo que Um curso em milagres v como uma distoro feita pelo cristianismo da mensagem bsica de Jesus, neste caso a perfeita unidade e igualdade da Filiao de Deus. Neste sentido, Jesus apresenta-se a si mesmo, no Curso, sem qualquer diferena que o distinga de ns, na realidade (na eternidade, em Deus), ainda que certamente, no tempo, ele seja muito diferente. Por conseguinte, o termo Filho de Deus - que se aplicava unicamente a Jesus, passa a ser aplicado a todos ns. Este termo tambm utilizado para referir Cristo, a criao de Deus prvia separao, o Seu nico Filho. Ou seja, vemos o uso da mesma forma usada pelo cristianismo tradicional, mas com um contedo totalmente diferente. Filho de Deus pode ainda ser entendido como sinnimo de criatura, um termo que o Curso tambm utiliza com frequncia.

A reinterpretao de - Filho de Deus , de exclusiva a totalmente inclusiva, essencial no sistema de pensamento do Curso. E, devido funo que Jesus d a este termo, os estudantes - sejam homens ou mulheres - devem precaverse contra a tentao de mudar a linguagem ofensiva do Curso. Se bem que fazer isso seja compreensivo, serve apenas para boicotar um dos princpios pedaggicos de Jesus. De facto, seria mais condicente com os ensinamentos de Um curso em milagres deixarmos a forma nele utilizada tal como est e mudarmos, ns, a nossa forma de pensar em relao a isso. Vem, a propsito, parafrasear uma famosa linha do Texto: No trates, portanto, de alterar o curso; melhor ser alterares a mentalidade acerca dele. (T-21-in.1:7) Assim, posto que a forma do Curso no ser alterada, os estudantes beneficiariam se utilizassem as suas reaces como uma sala de aula na qual pudessem aprender a perdoar, no s a Jesus (por ter utilizado uma linguagem machista), a Helen (por t-la transcrito tal como a recebeu), ou a Um curso em milagres em si mesmo, mas tambm a todos aqueles que, no passado (ou no presente) se deram conta da forma como, eles mesmos, e outros, foram tratados injustamente. Uma nota final sobre a linguagem masculina do Curso: uma vez que o ensinamento central de Um curso em milagres o de que no somos corpos - e, portanto, os membros da Santssima Trindade tambm no so tal - o assunto , simplesmente, uma questo de estilo.

Anda mungkin juga menyukai