Anda di halaman 1dari 6

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS DE COORDENAO O mtodo para denominao dos compostos de coordenao (nomenclatura dos compostos) deve proporcionar

a informao fundamental sobre a estrutura do composto, como o metal no complexo, o estado de oxidao do metal, quais so os ligantes... Para dar nomes aos compostos de coordenao so usadas regras da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry). So regras que generalizam as regras propostas originalmente por Werner. Compostos de coordenao so aqueles que envolvem um elemento central (metal ou no) cercado por ligantes, constituindo a esfera de coordenao. As frmulas dos compostos de coordenao constituem o meio mais simples de se designar a composio dos complexos. Nos casos gerais a seguinte ordem recomendada: Coloca-se primeiro o smbolo do tomo central, seguido das frmulas ou abreviaes dos ligantes inicos e depois dos ligantes neutros. A frmula do complexo depois encerrada entre colchetes. Quando a espcie for inica, a carga colocada como expoente. 2. Dentro de cada classe de ligante, as espcies so colocadas em ordem alfabtica (sem levar em conta os prefixos) em relao ao smbolo do tomo ligante. Exemplos: [PtCl3(C2H4)]+; [CoCl2(NH3)4]+
1. 3. Os sinais, parnteses, chaves e colchetes, devem ser empregados nesta ordem,

ou seja, [ { ( ) } ], para englobar um conjunto de grupos idnticos e para evitar confuses nas frmulas. Os ligantes com mais de um tomo so colocados sempre entre parnteses (ou chaves) nas frmulas dos compostos de coordenao. Nomenclatura:
1. Nos nomes dos compostos de coordenao o nome do nion deve preceder o do

ction e o tomo central citado aps os nomes dos ligantes: K4[Fe(CN)6] hexacianoferrato(II) de potssio [Co(NH3)6]Cl3 cloreto de hexamincobalto(III)
2. O nome do complexo - aninico, catinico ou neutro - tem duas partes que se

escrevem uma seguida outra, com a preposio de. Os ligantes comparecem primeiro e o tomo metlico depois. Fe(CN)6 4- - Hexacianoferrato(II) de ... Co(NH3)6 3+ - ... de hexamincobalto(III)
3. Os ligantes so identificados por um nome precedido por prefixo grego que d o

nmero de unidades do ligante ligadas ao tomo. A ordem da nomeao dos ligantes a alfabtica (sem levar em conta os prefixos). a) Os ligantes aninicos tm os nomes terminados em o.
1

Brometo (Br-) - Bromo Carbonato (CO32-) - Carbonato Cianeto (CN-) - Ciano Cloreto (Cl-) - Cloro Fluoreto (F-) - Fluoro Hidrogenoperxido (HO2-) - Hidrogenoperoxo Hidrogenossulfeto (HS-) - Mercapto Hidrxido (OH-) - Hidroxo Oxalato (C2O42-) - Oxalato xido (O2-) - Oxo Sulfato (SO42-) - Sulfato Sulfeto (S2-) tio Para os ligantes H-, H2N-, HN2- e N3-, a denominao usual, hidreto, amideto, imideto e azoteto, respectivamente, prefervel em relao a hidro, amido, imido ou azido. Observa-se que, em portugus, os nomes dos haletos coordenados, com exceo de F- correspondem aos nomes dos elementos: cloro, bromo e iodo. Ligantes aninicos contendo prefixos numricos (como trifosfato) e outros derivados dos oxi-nions (como tiossulfato), devem ser colocados entre parnteses. Exemplos: K[AuS(S2)] dissulfetotioaurato(III) de potssio [Ru(HSO3)2(NH3)4] tetraaminbis(hidrogenossulfito)rutnio(II) 3eNa3[Ag(S2O3)2] bis(tiossulfato)argentato(I) de sdio [CoH(N2){(C6H5)3P}3] dinitrognio(hidreto)tris(trifenilfosfina)cobalto(I) b) Os ligantes neutros, em geral, tem o nome da molcula. H excees importantes: gua (H2O) - Aqua Amnia (NH3) - Amin Monxido de Carbono (CO) - Carbonil Monxido de nitrognio (NO) Nitrosil c) Os prefixos que indicam o nmero de ligantes so: mono (1 ligante - geralmente omitido) di (2 ligantes); tri (3 ligantes); tetra (4 ligantes), etc. d) Quando o nome do ligante tambm tem prefixo numrico, o nmero dos ligantes identificado por: bis (2), tris (3), tetraquis (4), pentaquis (5), hexaquis (6), etc. [Co(en)3]Cl3 - cloreto de tris(etilenodiamino)cobalto(III) e) Uso de parnteses, chaves e colchetes nos nomes dos complexos: A justaposio de nomes pode prejudicar a clareza ou conduzir a formas incorretas do ponto de vista ortogrfico. Por exemplo: [CoCl3(NH3)2(H2NCH3)] diamintriclorometilaminacobalto(III)

Neste caso a colocao de parnteses em metilamina torna-se imprescindvel para evitar a ambigidade com triclorometilamina (Cl3NCH3), portanto, o nome correto deste complexo : diamintricloro(metilamina)cobalto(III). [Ru(HPO4)2(OH)2(NH3)2]3- on diamindihidrogenofosfatodihidroxirutenato(III) Neste exemplo existem duas letras h no interior do nome e uma letra r precedida de vogal, o que est em desacordo com as regras de ortografia da lngua portuguesa. A forma correta implicaria na supresso dos h e na duplicao do r. prefervel, entretanto, por uma questo de clareza, preservar a identidade dos constituintes atravs de parnteses: diaminbis(hidrogenofosfato)di(hidroxi) rutenato(III). f) As seguintes recomendaes se aplicam ao uso das abreviaes:
1.

2.
3. 4.

5.

Quando se tratar de publicaes, o significado de cada abreviao deve ser escrito por extenso. Exemplo: en etilenodiamina. As abreviaes devem ser curtas, no mais que quatro letras e no devem conter hfens. Exemplo: phen e no o-phen (para 1,10-fenantrolina). Deve-se procurar evitar confuses com abreviaes comumente aceitas, tais como Me (metil), Et (etil), Ph (fenil), etc. Com exceo de algumas abreviaes do tipo H4edta, H2ox e L (ligante), todas as abreviaes devem ser feitas com letras minsculas. A abreviao genrica para metal M, para ons lantandeos Ln e para os ons actindeos An. As seguintes abreviaes so as mais comumente utilizadas:

4. A identificao do metal se faz pelo nome do tomo de metal quando o complexo

neutro ou catinico, ou pelo nome do tomo do metal com a terminao ato quando o complexo for aninico, algumas excees so: Chumbo (Pb) - Plumbum - Plumbato Cobre (Cu) - Cuprum - Cuprato Estanho (Sn) Stannum - Estanato Ferro (Fe) Ferrum - Ferrato Ouro (Au) - Aurum - Aurato Prata (Ag) - Argentum Argentato Nos complexos binucleares ou polinucleares, os ligantes que funcionam como pontes entre dois ou mais tomos centrais so indicados pela letra grega , como um prefixo do nome do ligante, separado por hfen. Dois ou mais ligantes de conexo so indicados por di-; tri-, etc. Para uma espcie que liga mais de dois tomos centrais, o nmero de tomos ligados indicado como um subndice da letra (por exemplo, 3). Exemplos:
5.

[(NH3)5Cr-OH-Cr(NH3)5]Cl5 - Cloreto de -hidroxobis[pentaamincrmio(III)] Para grupos de conexo ligados a dois centros atravs de tomos coordenantes diferentes, os smbolos desses tomos so especificados aps o nome do ligante.

Anda mungkin juga menyukai