Anda di halaman 1dari 2

REITORIA

RECOMENDAES PARA CONTRATAO DE LAUDO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL DE MARQUISES


Apresentao
Este memorial tem a finalidade de descrever e especificar os servios a serem executados nas marquises do prdio da nova sede da Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, localizado na Avenida Farrapos, n 151, na cidade de Porto Alegre.

Objeto
01 marquise com rea de 1,30m x 26,60m, sobre o logradouro pblico. 01 marquise com rea de 1,20m x 4,30m, no ptio interno do prdio. 01 marquise com rea de 1,20m x 6,90m, no ptio interno do prdio. 01 marquise com rea de 1,20m x 9,00m, no ptio interno do prdio.

Disposies Gerais
As marquises em questo apresentam manifestaes patolgicas, portanto sero necessrios procedimentos de inspees, avaliao e anlise das anomalias, avaliao das impermeabilizaes, e se necessrio, execuo de ensaios no destrutivos. Com os dados das avaliaes e obtendo um diagnstico confivel, a empresa responsvel dever orientar em relao tomada de deciso quanto recuperao, reforo ou demolio das marquises.

Sugesto proposta para avaliao estrutural de marquises


Localizao e descrio: A marquise deve ser localizada em relao edificao e aos logradouros por meio de elaborao de planta de situao. Levantamento geomtrico: O levantamento geomtrico relativo s peas de concreto deve ser efetuado a partir de plantas de frmas ou diretamente a partir de levantamento in situ. A representao geomtrica das peas em concreto deve ser registada em desenhos em planta e cortes especficos. Levantamento do estado da impermeabilizao: Devem ser pesquisados os procedimentos de impermeabilizao implementados na marquise. Situao do sistema de drenagem: A situao do sistema de drenagem de guas pluviais deve ser verificada no somente em face da capacidade de atendimento ao dimensionamento hidrulico, mas, tambm, considerando as obstrues causadas por sobreposies nas impermeabilizaes junto aos ralos. Estado de fissurao e deformao mecnica: Determinao da resistncia mecnica e verificao da integridade do concreto: A determinao da resistncia caracterstica provvel compresso do concreto das peas estruturais constituintes das marquises atravs de ensaios no destrutivos.
REITORIA Rua Sete de Setembro, 1156 Centro Porto Alegre/RS CEP 90010-191 www.uergs.edu.br Diviso de Arquitetura Fone: (51) 3288-9009 Fax: (51) 3288-9010 arquitetura@uergs.edu.br

Avaliao das armaduras / Determinao da bitola e posio do ao: As posies de aos em relao s peas estruturais de concreto devem ser levantadas em plantas e corte. No caso em questo os projetos so inexistentes, o que constitui a necessidade de execuo de cortes no concreto para elucidao e levantamento das sees de ao, assim como verificao de suas integridades e estados de conservao. As bitolas da armadura devem ser medidas com equipamentos e registradas em desenhos. Ao mesmo tempo podem ser verificadas perdas de seo resistente desses elementos estruturais, servindo de subsidio para elaborao de projeto de recuperao estrutural. Verificao da estabilidade: Na anlise estrutural da estabilidade das marquises devem ser seguidos os preceitos da NBR 6118 (2007), englobando as condies ambientais, carregamentos atuantes, esquema estrutural, geometria dos elementos estruturais, posicionamento e densidade das armaduras, anlise de sees resistentes, avaliao de deformaes e, conforme o caso anlise dinmica. Com base nos critrios analisados acima a soluo poder ser a recuperao, o reforo ou a demolio da estrutura da marquise. A deciso por demolio deve ser considerada levando-se em conta custos para recuperao ou reforo versus custos para demolio ou aspectos arquitetnicos ou aspectos legais. No caso de demolio da marquise indicada a verificao da estrutura na regio de influncia da estrutura demolida. No caso de recuperao ou reforo, aps executados, devem ser previstos sistemas de proteo conta agentes agressivos, evitando-se a reincidncia das anomalias. Indica-se proteo por sistemas de impermeabilizao realizados conforme projeto especfico e segundo a NBR 9575 (2003) e NBR 9574 (2008).

Procedimento junto a Smov


A empresa dever apresentar a documentao no atendimento do segundo andar, na sede da Secretaria de Obras e Viao, na Av. Borges de Medeiros, 2.244, para obter um carimbo de protocole-se; A documentao necessria consta de: Requerimento padro; Modelo prprio para laudo de estabilidade estrutural de marquise (em anexo ou disponvel no site da Smov) e Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART); No andar trreo, entrega da documentao no Protocolo.

Qualquer dvida na especificao, consultar Departamento de Projetos Especiais da Uergs.

um

profissional

habilitado

do

__________________________________________ Eng. Ana Ceclia Librelotto CREA/RS 117.658

REITORIA Rua Sete de Setembro, 1156 Centro Porto Alegre/RS CEP 90010-191 www.uergs.edu.br Diviso de Arquitetura Fone: (51) 3288-9009 Fax: (51) 3288-9010 arquitetura@uergs.edu.br

Anda mungkin juga menyukai