Anda di halaman 1dari 2

QUESTES DE CINESIOLOGIA

1) O que fora de arrasto? R) As foras de arrasto tendem a diminuir a velocidade de deslocamento de atleta,devido interao corpo e fludo (gua). 2) Quais so as fora de arrasto? R) Arrasto de superfcie, de forma e de onda. 3) O que arrasto de superfcie? R) Provocado pelo atrito, contato direto das molculas do corpo, com as molculas de fudo.

4) Como medir a fora de arrasto? R) Pode ser medido de duas formas: 1- Arrasto positivo: medida da fora de trao de um individuo em velocidade constante; 2- MAD (medida realizada por intermdio de transdutores de fora que o nadador tem que tocar durante sua braada). Como estas duas tcnicas tem dificuldades metodolgicas, ento no so conclusivas. 5) Quais seriam os benefcios da raspagem? R) Melhor percepo corporal, aumento da sensibilidade do corpo, ganho proprioceptivo, talvez ganho de performance (dado especulativo). 6) O que arrasto de forma? R) Contato do corpo com o fludo gera reas de presso diferenciadas que podem ocasionar a reduo da velocidade. 7) Quais fatores que interferem no arrasto de forma? R) Velocidade da pessoa, aumento do gradiente de presso e rea perpendicular ao fluxo (posio hidrodinmica)

8) Qual a importncia da perna no arrasto de forma? R) A batida de perna de suma importncia para manter uma posio horizontal, pois assim geramos menos arrasto de forma e a pernada responsvel por 20% do movimento, gera fora propulsora do indivduo. 9) O que arrasto de onda? R) Movimento realizado na interface de dois fludos de densidades diferentes (ar-gua), provoca ondas no fludo mais denso. Por causa das ondas do corpo, tendem a diminuir sua velocidade. 10) H trs teorias sobre fora propulsivas, quais so? R) Teorida da Fora de Reao, Teoria da Fora de Sustentao Propulsiva e Teoria do Vrtex. 11) Explique a teoria da Fora de Reao? R) Derivada da 3 lei de Newton, ao realizarmos uma ao de empurrar a gua para trs, por reao, a gua nos empurra para frente 12) Explique sobre a Teoria da Fora de Sustentao Propulsiva? R) Beseada na teoria de Bnoulli, as diferenas de presso acabam por gerar uma fora propulsiva. Counsilman adaptou esta teoria e descobriu que o movimento em S do brao dos nadadores durante o nado crawl, quando da braada submersa, criam tres tipos de fora. A fora Lift, Drag e sua resultante Propulsiva, gerando uma resultante propulsiva durante toda a braada. 13) Explique a Teoria de Vrtex? R) Uma fora propulsiva obtida a partir do turbilhonamento de movimentos circulares na gua (batida de perna no nado peito, batida de perna no nado sincronizado e no plo aqutico). 14) O que efeito magnus? R) Uma fora de sustentao dirigida da reao de alta presso para baixa presso. 15) O que turbilhonar? R) Quando um objeto se movimenta atravs de um fludo (velocidade alta), as camadas do fludo se misturam e... 16) A biomecnica do fludo se divide em : R) Duas partes: Hidrodinmica e Hidrosttica. 17) Qual foi o princpio de Arquimedes? R) Todo corpo submerso em um fluido recebe uma fora vertical de intensidade igual ao peso do volume de gua deslocado. 18) Qual a gravidade do tecido biolgico R) gua - 1g/cm3 / Tecido sseo - 2,0g/cm3

19) Qual a gravidade especfica do tecido muscular?: R) Tecido muscular - 1,0g/cm3. 20) Quais os aspectos que podem interferir na gravidade? R) Volume do ar, obsedidade, aneuroxia, hipertrofia, idoso e beb. 21) O que flutuao? R) Sincronia do eixo do centro de gravidade com o centro de volume do corpo 22) O que acontece com o exerccio feito dentro dgua? R) Exerccios no meio lquido so utilizados devido ao fato de gerarem menor sobrecarga (externa), mas devido a fora de arrasto, h uma maior produo de atividade muscular e por consequncia mais sobrecarga interna. 23) Quando devemos recomendar exerccios na gua? R) Na recuperao de fraturas por stress e leses cartilaginosas (osteoartrose) vivel utilizar exerccios em gua onde o tecido sseo est fragilizado, pois sem fora externa no prejudica o processo de recuperao. 24) Quais as funes dos eridores? R) Extenso e flexo da coluna. 25) Quais as funes das espinhais? R) Extenso da coluna. 26) Quais os movimentos da coluna? R) Flexo, extenso, flexo lateral, rotao, hipertenso (no usado mais) 27) Qual a melhor regio para suportar carga? R) Regio lombar. 28) O que ernia de disco? R) Rompimento dos musculos de ligamento. 29) O que escoliose? R) Deformidade caracterizada pela curvatura lateral da coluna 30) Aonde acontece a incidncia? R) Maior parte na regio torcica e regio lombar. 31) Tipos de escoliose? R) Tprcica, torcica-lombar, lombar, em S 32) O que lombalgia? R) Lombalgia definido como tenso muscular ou rigidez, localizada abaixo da margem costal e acima das dobras cultneas. 33) O que hipertrofia? R) Aumento da massa muscular. 34) O que lipossubstituio? R) Preenchimento por decido adiposo (gordura) 35) Funes dos exerccios para a regio lombar? R) a) estimular a hipertrofia tecidual; b) ser eficaz no tratamento das costaslesionadas, em comparao com a interveno cirrgica; c) Programas de flexibilidade.

36) Quais as articulaes do cotovelo? R) Umeroulnar, umerorradial, radioulnar proximal. 37) Quais as leses comuns do cotovelo? R) Entorses e luxaes.

Anda mungkin juga menyukai