Anda di halaman 1dari 3

Aula 1 . O que um computador ?

Um computador um dispositivo capaz de


receber dados e informaes brutas, process-los e devolver informaes teis para o usurio.

Histria da informtica - 1642 - O pesquisador francs Blaise Pascal cria a


primeira calculadora. 1880 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecnico. O sistema usava cartes perfurados para inserir dados. 1946 - Os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrnico. O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses blicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os clculos no desenvolvimento da bomba atmica. 1956 - Surge, no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts - o primeiro computador que utiliza transistores. 1969 - Surge a ARPANET (primeira verso da internet). 1975 - Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft. 1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs projetam e desenvolvem o micro Apple I. No mesmo ano a dupla cria a Apple. 1981 - A IBM lana o micro PC 5150. 1985 - A Microsoft o sistema operacional Windows e o Word 1.0. 1989 - Tim Berners-Lee, pesquisador europeu cria a World Wide Web (WWW) que origina a Internet. 1991 - Linus Torvald lana o sistema operacional Linux com cdigo-fonte aberto. 1994 - Kevin Mitnick (maior hacker de todos os tempos) preso. 1998 - Larry Page e Sergey Brin criam o Google. 2003 - Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin criam o facebook. 2009 - Microsoft lana Windows 7 2010 - Apple lana o iPad 2010 - Intel lana processadores i3, i5 e i7

Processamento de dados : Quando falamos em processamento de dados,


refere-se ao processo de pegar um dado bruto e transform-lo num produto final til. Ex : entrada processamento sada .

Aula 2 . Aula 3 O que um sistema operacional ? Um sistema operativo ou sistema


operacional um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), alm de fornecer uma interface entre o computador e o usurio.

Linux : Sistema operacional gratuito e de cdigo fonte aberto: qualquer um pode modific-lo. MacOS: Sistema operacional de computadores Apple. Possui alto desempenho e alto preo. Windows: Sistema operacional mais utilizado em todo mundo. Estima-se que 90% de todos os computadores do mundo utilizam alguma verso do Windows.

Verses do Windows :
MS-DOS Windows 1.0 Windows 2.0 Windows 3.11 Windows 95 Windows 98 Windows Me Windows XP Windows Vista Windows 7

rea de Trabalho
Uma rea de trabalho consiste de um ambiente grfico adequado ao usurio, onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operaes bsicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si .

Aula 4 Fechando uma janela Clicar no X que se encotra ao lado superior direito
da tela

Maximizando uma janela Clicar no que se encontra ao lado


superior direito da tela ( ao lado do x )

Minimizando uma janela- Clicar no que se encontra ao lado superior


direito da tela (ao lado do )

Aula 5 O que uma pasta ?


No Brasil conhecido como diretrio.Constitui numa unidade de armazenamento de arquivos. No possui extenso .Seu nico propsito servir para organizar arquivos

O que um arquivo ?
Um arquivo uma informao gravada em um unidade de armazenamento.No Windows sua nomenclatura possui um nome (de at 256 caracteres) seguido de uma extenso (de aproximadamente 3 caracteres).Geralmente no vemos as extenses dos arquivos porque o Windows por default bloqueia isso.

Pesquisando um arquivo ou uma pasta Ir no menu iniciar ,


selecionar a opo pesquisar , e logo em seguida digitar o nome da pasta ou arquivo .

Extenses dos arquivos


Trabalho de digitao.doc Tabela do Excel.xls Arquivo de texto.txt Foto.jpg

Aula 6 Adiconar ou remover programas Clicar no menu iniciar , painel de


controle , e selecionar a opo adicionar ou remover programas e componentes do windows .

Contas de usurio -

Clicar no menu iniciar , painel de controles , selecionar a opo contas de usurio , voc ter acesso as opes de modificaes das contas . Criando uma conta Aps abrir o cone de contas de usurio , escolher a tarefa criar uma nova conta , realizando assim a criao de um novo usurio .

Data e Hora- Clicar no relgio digital que se encontra ao lado direito da tela , no
canto abaixo da tela . Assim abrir uma janela com opes de modificao da sua data/hora , podendo assim altera-las .

Anda mungkin juga menyukai