Anda di halaman 1dari 16

Automatizao Eletropneumtica

CIRCUITOS ELETROPNEUMTICOS

Os circuitos eletropneumticos so esquemas de comando e acionamento que representam os componentes pneumticos e eltricos empregados em mquinas e equipamento industriais, bem como a interao entre esses elementos para se conseguir o funcionamento desejado e os movimentos exigidos do sistema mecnico. Enquanto o circuito pneumtico representa o acionamento das partes mecnicas, o circuito eltrico representa a seqncia de comando dos componentes pneumticos para que as partes mveis da mquina ou equipamento apresentem os movimentos finais desejados.

Estaremos apresentando, a seguir, os circuitos eletropneumticos comumente utilizados em mquinas e equipamentos industriais, detalhando seus princpios de funcionamento e apresentando as diversas tcnicas empregadas na elaborao desses circuitos, tendo sempre como referncia os recursos de movimento que a mquina deve oferecer.

Basicamente, existem trs mtodos de construo de circuitos eletropneumticos:

intuitivo, minimizao de contatos ou seqncia mnima, maximizao de contatos ou cadeia estacionria.

Mtodo Intuitivo:

Na tcnica de elaborao de circuitos eletropneumticos pelo mtodo intuitivo utiliza-se o mecanismo do pensamento e do raciocnio humano na busca da soluo de uma situao-problema apresentada. Dessa forma, pode-se obter diferentes solues para um mesmo problema em questo, caracterstica principal do mtodo intuitivo.
24 Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Eis alguns exemplos prticos de construo de circuitos eletropneumticos pelo mtodo intuitivo:

Circuito 01: Ao acionarmos um boto de comando, a haste de um cilindro de ao simples com retorno por mola deve avanar. Enquanto mantivermos o boto acionado, a haste dever permanecer avanada. Ao soltarmos o boto, o cilindro deve retornar a sua posio inicial.

Y1
1 3

+
S1

Y1

Para soluo desta situao problema, o circuito pneumtico apresenta um cilindro de ao simples com retorno por mola e uma vlvula direcional de 3/2 vias, normal fechada, acionada eletricamente por solenide e reposicionada por mola. O circuito eltrico de comando utiliza o contato normalmente aberto de um boto de comando pulsador.

Acionando-se o boto pulsador S1, seu contato normalmente aberto fecha e energiza a bobina do solenide Y1 da vlvula direcional. Com o solenide Y1 ligado, o carretel da vlvula direcional acionado para a direita, abrindo a passagem do ar comprimido do prtico 1 para o 2 e bloqueando a
25 Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
descarga para a atmosfera 3. Dessa forma, o ar comprimido dirigido para a cmara traseira do cilindro, fazendo com que sua haste avance comprimindo a mola.

Enquanto o boto de comando S1 for mantido acionado, o solenide Y1 permanece ligado e a haste do cilindro avanada.

Soltando-se o boto pulsador S1, seu contato que havia fechado abre automaticamente e interrompe a passagem da corrente eltrica, desligando a bobina do solenide Y1. Quando o solenide Y1 desativado, a mola da vlvula direcional empurra o carretel para a esquerda, bloqueando o prtico 1 e interligando os prticos 2 e 3. Dessa forma, o ar comprimido acumulado na cmara traseira do cilindro escapa para a atmosfera e a mola do cilindro retorna a haste para a sua posio inicial.

26

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Circuito 02: Um cilindro de ao dupla deve poder ser acionado de dois locais diferentes e distantes entre si como, por exemplo, no comando de um elevador de cargas que pode ser acionado tanto do solo como da plataforma.

Y1
3 1 5

+ S1 S2

Y1 _ _

Neste caso, o circuito pneumtico utiliza um cilindro de ao dupla e uma vlvula direcional de 5/2 vias, com acionamento por servocomando eletropneumtico e retorno por mola. importante lembrar que o acionamento por servocomando indireto, ou seja, no o solenide quem aciona diretamente o carretel da vlvula direcional; ele apenas abre uma passagem interna do ar comprimido que alimenta o prtico 1 da vlvula para que esse ar, chamado de piloto pneumtico, acione o carretel e mude a posio de comando da vlvula. O circuito eltrico, por sua vez, possui dois botes de comando pulsadores, ligados em paralelo.

Os contatos normalmente abertos de dois botes de comando pulsadores S1 e S2, montados em paralelo, possuem a mesma funo, ou seja, ligar o solenide Y1 da vlvula direcional. Dessa forma, acionando-se o boto S1 ou S2 o contato fecha, energizando a bobina do solenide Y1. Quando o solenide Y1 ligado, abre-se uma pilotagem pneumtica que empurra o carretel da vlvula direcional
27 Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
para a direita, liberando a passagem do ar comprimido do prtico 1 para o 2 e da para a cmara traseira do cilindro, ao mesmo tempo em que o ar acumulado na cmara dianteira descarregado para a atmosfera do prtico 4 para o 5 da vlvula. Dessa forma, a haste do cilindro avana, tanto se o comando for efetuado pelo boto S1 como se for ativado pelo S2.

Soltando-se o boto que foi acionado, seu contato volta a abrir, interrompendo a passagem de corrente eltrica para a bobina e desligando o solenide Y1. Quando o solenide Y1 desligado, a pilotagem pneumtica interna desativada e a mola da vlvula direcional volta a empurrar o carretel para a esquerda. Nessa posio, o ar comprimido flui pela vlvula do prtico 1 para o 4, fazendo com que a haste do cilindro retorne, enquanto que o ar acumulado na cmara traseira descarrega para a atmosfera, atravs da vlvula, do prtico 2 para o 3.

28

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Circuito 03: Um cilindro de ao dupla deve avanar somente quando dois botes de comando forem acionados simultaneamente (comando bi-manual). Soltando-se qualquer um dos dois botes de comando, o cilindro deve voltar imediatamente a sua posio inicial.

Y1
3 1 5

+ S1

S2

Y1 _ _

Nesta situao, o circuito pneumtico o mesmo utilizado anteriormente, empregando um cilindro de ao dupla e uma vlvula direcional de 5/2 vias com acionamento por servocomando e reposicionamento por mola. Sero usados, novamente, dois botes de comando pulsadores, s que agora ligados em srie.

Para a soluo deste problema, utiliza-se os contatos normalmente abertos dos dois botes de comando pulsadores S1 e S2, agora montados em srie, ambos com a mesma funo de ligar o solenide Y1 da vlvula direcional. Se somente o boto S1 for acionado, seu contato fecha mas a
29 Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
corrente eltrica permanece interrompida no contato aberto do boto S2, mantendo a bobina do solenide Y1 desligada. Da mesma forma, se somente o boto S2 for acionado, embora seu contato feche, a corrente eltrica se mantm interrompida pelo contato aberto do boto S1, fazendo com que a bobina do solenide Y1 permanea desligada. Sendo assim, o solenide Y1 somente poder ser energizado se os botes S1 e S2 forem acionados ao mesmo tempo ou simultaneamente, isto , um e logo em seguida o outro. Somente quando os dois botes estiverem acionados, seus contatos normalmente abertos fecham e permitem a passagem da corrente eltrica que liga o solenide Y1, abrindo a pilotagem interna e invertendo a posio da vlvula direcional que comanda o movimento de avano da haste do cilindro.

Se durante o movimento de avano do cilindro qualquer um dos dois botes, S1 ou S2, for desacionado, imediatamente seu contato volta a abrir, interrompendo a passagem da corrente eltrica, o que desliga o solenide Y1. Uma vez desligado o solenide Y1, a pilotagem interna desativada e a mola reposiciona a vlvula direcional, comandando o movimento de retorno imediato da haste do cilindro.

Esse tipo de circuito, conhecido como comando bi-manual, muito utilizado no acionamento de mquinas e equipamentos que oferecem riscos de acidente para o operador como, por exemplo, no caso de acionamento de uma prensa pneumtica. Com os botes colocados a uma distncia que no permita o acionamento com apenas uma das mos, o operador ter que forosamente utilizar ambas as mos para acionar a partida da mquina. Esse recurso oferece, portanto, uma condio de partida segura, reduzindo consideravelmente os riscos de acidente.

importante destacar, entretanto, que o operador deve ser sempre orientado quanto ao correto procedimento de acionamento da mquina pois, se um dos botes S1 ou S2 for travado, a partida do equipamento poder ser efetuada unicamente pelo outro boto, o que vem a descaracterizar a condio de segurana desse tipo de comando bi-manual. Um outro circuito de comando bi-manual, totalmente seguro, ser apresentado e detalhado mais a frente nos prximos exemplos de construo de circuitos eletropneumticos.

30

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica

Circuito 04: Um cilindro de ao dupla deve ser acionado por dois botes. Acionando-se o primeiro boto o cilindro deve avanar e permanecer avanado mesmo que o boto seja desacionado. O retorno deve ser comandado por meio de um pulso no segundo boto.

Existem, na verdade, quatro possibilidades de comando do cilindro, por meio de trs vlvulas direcionais diferentes. Pode-se utilizar uma vlvula direcional de 5/2 vias acionada por dois solenides, ou uma vlvula direcional de 5/2 vias acionada por duplo servocomando (vlvula de impulso), ou ainda uma vlvula direcional de 5/2 vias acionada por solenide com reposicionamento por mola. As quatro alternativas diferentes de construo do circuito eletropneumtico sero apresentadas a seguir:

Soluo A: utilizando uma vlvula direcional de 5/2 vias acionada por dois solenides, sem mola de reposio.

Y1
3 1 5

Y2

+ S1 S2

S2

S1

Y1 _

Y2

31

_ Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Empregando-se uma vlvula direcional de 5/2 vias com acionamento por dois solenides, sem mola de reposio, basta efetuar um pulso nos botes para comandar os movimentos de avano e retorno do cilindro, no sendo necessrio manter os botes acionados para dar continuidade ao movimento.

Acionando-se o boto S1, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente eltrica que energiza a bobina do solenide Y1. Ao mesmo tempo, o contato fechado de S1, ligado em srie com o contato aberto de S2, abre, impedindo que o solenide Y2 seja energizado, enquanto Y1 estiver ligado. Com o solenide Y1 em operao, o carretel da vlvula direcional acionado para a direita, fazendo com que a haste do cilindro avance.

Mesmo que o boto S1 seja desacionado, desligando o solenide Y1, como a vlvula direcional no possui mola de reposio, o carretel se mantm na ltima posio acionada, neste caso para a direita, e o cilindro permanece avanado. Portanto, para fazer com que a haste do cilindro avance, no necessrio manter o boto de comando S1 acionado, basta dar um pulso e soltar o boto, j que a vlvula direcional memoriza o ltimo acionamento efetuado.

O mesmo comportamento ocorre no retorno do cilindro. Acionando-se o boto S2, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente eltrica que energiza a bobina do solenide Y2. Ao mesmo tempo, o contato fechado de S2, ligado em srie com o contato aberto de S1, abre, impedindo que o solenide Y1 seja energizado, enquanto Y2 estiver ligado. Com o solenide Y2 em operao, o carretel da vlvula direcional acionado para a esquerda, fazendo com que a haste do cilindro retorne.

Mesmo que o boto S2 seja desacionado, desligando o solenide Y2, como a vlvula direcional tem a caracterstica de memorizar o ltimo acionamento efetuado, neste caso para a esquerda, o cilindro permanece retornado. Portanto, para fazer com que a haste do cilindro retorne, no necessrio manter o boto de comando S2 acionado, basta dar um pulso e soltar o boto, como no h

32

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
mola de reposio, o carretel da vlvula direcional mantm o ltimo acionamento efetuado e o cilindro recuado.

Caso os dois botes S1 e S2 forem acionados simultaneamente, embora os dois contatos normalmente abertos fecham, os dois contatos normalmente fechados abrem e garantem que os dois solenides Y1 e Y2 permaneam desligados. A montagem alternada dos contatos fechados dos botes, em srie com os contatos abertos, evita que os dois solenides sejam energizados ao mesmo tempo, fato que poderia causar a queima de um dos solenides, danificando o equipamento.

Soluo B: utilizando uma vlvula direcional de 5/2 vias acionada por duplo servocomando (vlvula de impulso).

Y1
3 1 5

Y2

+ S1 S2

Y1 _

Y2 _

Como na vlvula direcional com acionamento por servocomando o solenide no movimenta diretamente o carretel, apenas abre uma passagem interna de ar comprimido para que ele pilote a
33 Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
vlvula, no ocorre o risco, neste caso, da queima de um dos solenides caso ambos sejam ligados ao mesmo tempo. Neste tipo de vlvula, quem empurra o carretel para um lado ou para outro o prprio ar comprimido. Portanto, se por algum motivo os solenides forem energizados simultaneamente, no h a ao de um contra o outro e, sendo assim, o circuito eltrico torna-se simplificado, sem a necessidade da montagem alternada dos contatos fechados dos botes, em srie com os contatos abertos, conforme apresentado na soluo A.

Acionando-se o boto S1, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente eltrica que energiza a bobina do solenide Y1. Com o solenide Y1 em operao, o piloto pneumtico empurra o carretel da vlvula direcional para a direita, fazendo com que a haste do cilindro avance.

Quando o boto S1 desacionado, desligando o solenide Y1, a pilotagem pneumtica desativada mas, como a vlvula direcional no possui mola de reposio, o carretel se mantm na ltima posio acionada, neste caso para a direita, e o cilindro permanece avanado. Portanto, para fazer com que a haste do cilindro avance, no necessrio manter o boto de comando S1 acionado, basta dar um pulso e soltar o boto, j que a vlvula direcional memoriza o ltimo acionamento efetuado.

O mesmo comportamento ocorre no retorno do cilindro. Acionando-se o boto S2, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente eltrica que energiza a bobina do solenide Y2. Com o solenide Y2 em operao, o piloto pneumtico empurra o carretel da vlvula direcional para a esquerda, fazendo com que a haste do cilindro retorne.

Quando o boto S2 desacionado, desligando o solenide Y2, a pilotagem pneumtica desativada mas, como a vlvula direcional tem a caracterstica de memorizar o ltimo acionamento efetuado, neste caso para a esquerda, o cilindro permanece retornado. Portanto, para fazer com que a haste do cilindro retorne, no necessrio manter o boto de comando S2 acionado, basta dar um pulso e soltar o boto, como no h mola de reposio, o carretel da vlvula direcional mantm o ltimo acionamento efetuado e o cilindro recuado.

34

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Caso os dois botes S1 e S2 forem acionados ao mesmo tempo, os dois contatos normalmente abertos fecham, ligando simultaneamente os solenides Y1 e Y2. Os dois pilotos so abertos nas duas extremidades do carretel, agindo um contra o outro e travando a vlvula na posio, sem comprometerem os solenides. Como no ocorre a ao direta dos solenides entre si, evita-se danos ao equipamento sem a necessidade de uma proteo eltrica para o circuito.

Soluo C: utilizando uma vlvula direcional de 5/2 vias com acionamento por servocomando e reposio por mola, com comando eltrico de auto-reteno e comportamento de desligar dominante.

Y1
3 1 5

+ S1 K1 K1

S2

K1 _

Y1 _

Neste caso, a vlvula direcional reposicionada por mola e no apresenta a mesma caracterstica de memorizao da vlvula de duplo servocomando, empregada na soluo B. Sendo assim, para que
35

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
se possa avanar ou retornar a haste do cilindro com um nico pulso, sem manter os botes de comando acionados, necessrio utilizar um rel auxiliar no comando eltrico para manter o solenide Y1 ligado, mesmo que o boto S1 seja desacionado.

Acionando-se o boto S1, seu contato normalmente aberto fecha e permite a passagem da corrente eltrica. A corrente passa tambm pelo contato fechado do boto S2, ligado em srie com o boto S1, e liga a bobina do rel auxiliar K1. Quando K1 energizado, todos os seus contatos se invertem, ou seja, os normalmente abertos fecham e os fechados abrem.

Neste caso, o primeiro contato de K1 utilizado no circuito, ligado em paralelo com o boto S1, fecha para efetuar a auto-reteno da bobina de K1, isto , mesmo que o boto S1 seja desacionado, a corrente eltrica continua passando pelo primeiro contato de K1, paralelamente ao boto S1, e mantendo a bobina de K1 energizada.

Um segundo contato de K1 utilizado no circuito para ligar a bobina do solenide Y1 que, quando energizado, abre a pilotagem pneumtica que aciona o carretel da vlvula direcional para a direita, fazendo com que a haste do cilindro avance.

Dessa forma, pode-se soltar o boto de comando S1 que o rel auxiliar K1 se mantm ligado por um de seus prprios contatos (auto-reteno) e, ao mesmo tempo, conserva energizado o solenide Y1 por meio de outro de seus contatos, garantindo a continuidade do movimento de avano do cilindro.

Para fazer com que a haste do cilindro retorne, basta dar um pulso no boto de comando S2. Acionando-se o boto S2, seu contato normalmente fechado, ligado em srie com o primeiro contato de K1 que mantinha a auto-reteno de K1, abre e interrompe a passagem da corrente eltrica para a bobina do rel auxiliar K1. Imediatamente o rel K1 desligado e todos os seus contatos voltam posio normal. O primeiro contato de K1 abre e desliga a auto-reteno de K1, permitindo que mesmo que o boto S2 seja desacionado a bobina de K1 permanea desligada. O segundo contato de K1, por sua vez, abre e bloqueia a passagem da corrente eltrica, desligando o solenide Y1. Com o

36

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
solenide Y1 desligado, o piloto pneumtico desativado e a mola da vlvula direcional empurra o carretel de volta para a esquerda, fazendo com que a haste do cilindro retorne.

O circuito eltrico utilizado nesta soluo C chamado de comando de auto-reteno com comportamento de desligar dominante porque, se os dois botes de comando S1 e S2 forem acionados ao mesmo tempo, o rel K1 permanece desligado pelo contato do boto de comando S2. Podemos dizer que, neste caso, o boto S2 tem prioridade sobre S1 pois, se ambos forem acionados simultaneamente, prevalece como dominante a condio de desligar do contato fechado do boto de comando S2.

Soluo D: utilizando uma vlvula direcional de 5/2 vias com acionamento por servocomando e reposio por mola, com comando eltrico de auto-reteno e comportamento de ligar dominante.

Y1
3 1 5

+ S1 K1 K1

S2

K1 _

37

Y1

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica


_

Automatizao Eletropneumtica

Esta soluo apresenta as mesmas caractersticas construtivas da soluo anterior, considerandose que o circuito pneumtico o mesmo, empregando uma vlvula direcional de 5/2 vias com acionamento por servocomando e reposio por mola, o que exige que o comando eltrico tambm seja de auto-reteno mas, agora, com comportamento de ligar dominante.

De acordo com o que foi apresentado na soluo C, a vlvula direcional reposicionada por mola e no apresenta a mesma caracterstica de memorizao da vlvula de duplo servocomando, empregada na soluo B. Sendo assim, para que se possa avanar ou retornar a haste do cilindro com um nico pulso, sem manter os botes de comando acionados, necessrio utilizar um rel auxiliar no comando eltrico para manter o solenide Y1 ligado, mesmo que o boto S1 seja desacionado.

Acionando-se o boto S1, seu contato normalmente aberto fecha e permite a passagem da corrente eltrica que liga a bobina do rel auxiliar K1.

O primeiro contato de K1 utilizado no circuito, ligado em paralelo com o boto S1 e em srie com o boto S2, fecha para efetuar a auto-reteno da bobina de K1, isto , mesmo que o boto S1 seja desacionado, a corrente eltrica continua passando pelo primeiro contato de K1 e pelo contato normal fechado de S2, paralelamente ao boto S1, e mantendo a bobina de K1 energizada.

Um segundo contato de K1, utilizado no circuito, liga a bobina do solenide Y1 que, quando energizado, abre a pilotagem pneumtica que aciona o carretel da vlvula direcional para a direita, fazendo com que a haste do cilindro avance.

Dessa forma, pode-se soltar o boto de comando S1 que o rel auxiliar K1 se mantm ligado por um de seus prprios contatos (auto-reteno) e, ao mesmo tempo, conserva energizado o solenide Y1 por meio de outro de seus contatos, garantindo a continuidade do movimento de avano do cilindro.

38

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Automatizao Eletropneumtica
Para fazer com que a haste do cilindro retorne, basta dar um pulso no boto de comando S2. Acionando-se o boto S2, seu contato normalmente fechado, ligado em srie com o primeiro contato de K1 que mantinha a auto-reteno de K1, abre e interrompe a passagem da corrente eltrica, desligando imediatamente a bobina do rel auxiliar K1. Com o rel K1 desligado, todos os seus contatos voltam posio normal. O primeiro contato de K1 abre e desliga a auto-reteno de K1, permitindo que mesmo que o boto S2 seja desacionado a bobina de K1 permanea desligada. O segundo contato de K1, por sua vez, abre e bloqueia a passagem da corrente eltrica, desligando o solenide Y1. Com o solenide Y1 desligado, o piloto interno desativado e a mola da vlvula direcional empurra o carretel de volta para a esquerda, fazendo com que a haste do cilindro retorne.

O circuito eltrico utilizado nesta soluo D chamado de comando de auto-reteno com comportamento de ligar dominante porque, se os dois botes de comando S1 e S2 forem acionados ao mesmo tempo, o rel K1 energizado pelo contato do boto de comando S1. Podemos dizer que, neste caso, o boto S1 tem prioridade sobre S2 pois, se ambos forem acionados simultaneamente, prevalece como dominante a condio de ligar do contato aberto do boto de comando S1.

39

Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica

Anda mungkin juga menyukai