Anda di halaman 1dari 47

Doenas sexualmente transmissveis

( SIDA, Hepatite B, Herpes Genital, Gonorreia, Sfilis, Candidase )

IDENTIFICAO
Nome: Maria Lusa Carvalho Gomes N / Turma: n16 / 9A Disciplina: Cincias Naturais Professora: Raquel Escola: Escola E.B. 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira

ndice Introduo
SIDA Hepatite B

Identificao

O que so DST?

Herpes Genital

Gonorreia Sfilis Candidase Glossrio

Introduo
Este trabalho tem como objetivo principal que depois de vlo aprendam algo sobre estas doenas. Neste trabalho vou dar a conhecer a noo de DST (doenas sexualmente transmissveis), indicar e descrever algumas delas, atravs do seu conceito, dos sintomas, das formas de preveno, de contgio/no contgio, etc.. Espero que este trabalho vos ajude para a vossa vida futura.

O que so DST?
DST ou doenas sexualmente transmissveis so patologias antigamente conhecidas como doenas venreas (sexuais). So doenas infecciosas que se transmitem pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminao e impedir sua disseminao (propagao). Vrus, fungos, bactrias e parasitas so exemplos de agentes infecciosos que esto envolvidos na contaminao destas doenas. Estes agentes originam diferentes manifestaes, feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

SIDA
( O que ? , sintomas, preveno, formas de contgio, formas de no contagio, campanhas de sensibilizao )

O QUE ?

A SIDA (Sndrome de Imunodeficincia Adquirida) uma doena provocada pelo vrus VIH (Vrus da Imunodeficincia Humana). Este vrus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer inativo (as pessoas chamam-se seropositivas), ou ativo, destruindo o sistema imunitrio da pessoa. Um indivduo com este vrus pode contrair e desenvolver infees muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda no tem cura, sendo mesmo mortal.

Sintomas

Os primeiros sintomas so: gripe, febre, calafrios, dores de cabea, de garganta e musculares, manchas na pele, grande perda de peso, perda de apetite e fadiga, transpirao, fraqueza geral e em cerca de 30% dos casos verifica-se tambm um inchao dos gnglios de pescoo, axilas e virilhas. Se o inchao durar 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa portadora do vrus. Com a progresso da doena e com o comprometimento do sistema imunolgico do indivduo, comeam a surgir doenas oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de cancro, candidase e infees do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).

Preveno
Como obvio, a nica preveno no ter relaes sexuais com portadores do vrus da SIDA. Como isto impossvel de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o prprio portador sabe que a tem - a nica preveno possvel utilizar sempre o preservativo.

Formas de contgio

Partilhar lminas

Partilhar escovas de dentes

Relaes homossexuais

Tatuagens

Da me para o feto Partilhar seringas

Relaes heterossexuais

Formas de no contgio

Partilhar copos e talheres

Contactos sociais

Picadas de insetos

Beija r

Trocar roupa

Sexo seguro

W.C.

Duche, piscinas...

Brincar

Campanhas de sensibilizao

Hepatite B
( O que ? , sintomas, preveno, formas de contgio, campanhas de sensibilizao )

O que ?
A hepatite B uma doena infeciosa frequentemente crnica causada pelo vrus da Hepatite B (HBV). transmitida sexualmente ou por agulhas com sangue contagiado e pode progredir para cirrose heptica ou cancro do fgado (hepatocarcinoma).

Sintomas
A princpio parecido com a gripe,
o

Sintomas de enjoos Vmitos Diarreias Cansao Falta de apetite Ictercia


Ictercia, sintoma da Alterao da cor das fezes ehepatite B da urina.

Preveno
Algumas das medidas que podem ajudar a prevenir a doena da Hepatite B so:
o

Evitar partilhar objetos pessoais, nomeadamente navalhas, escovas de dentes, brincos e corta-unhas; Assegurar-se que so usadas agulhas limpas para fazer tatuagens e colocar piercings; Se for ao barbeiro, assegurar-se que ele usa uma navalha limpa; Usar preservativos quando tem relaes sexuais, particularmente se tiver variados parceiros sexuais; Evitar drogas ilegais. Se continuar a injetar-se com drogas ilegais, nunca partilhe agulhas ou seringas; Se for um profissional de sade, siga as boas prticas para usar e deitar fora as agulhas;

tambm possvel e mais eficazmente prevenir esta doena atravs da vacinao.

Formas de contgio
Como j referi antes, o HBV (vrus da hepatite B) pode ser encontrado no sangue e em outros fluidos do corpo, incluindo smen, secrees vaginais e saliva. A transmisso ocorre quando o sangue ou outros fluidos corpreos infetados contaminam os olhos e/ou a boca ou penetram no organismo por meio de um corte na pele ou pelo contato sexual.

Hepatite B - forma de no contgio

Campanhas de sensibilizao

Campanhas de sensibilizao

Herpes Genital
( O que ? , sintomas, preveno, formas de contgio e no contagio )

O que ?
Herpes genital uma doena comum causada por um vrus chamado vrus herpes simplex II, que causa bolhas dolorosas que se abrem nos rgos genitais de ambos os sexos. O vrus permanece no organismo por toda a vida. Atualmente uma doena que no tem cura, podendo ser transmitida ao feto durante a gravidez. A herpes simples I (Herpes Labial) manifesta-se na boca e lbios e a herpes simples II (Herpes Genital), na vulva, vagina e pnis. A infeo genital do tipo 2 mais comum nas mulheres provavelmente porque a transmisso homem-para-mulher seja mais provvel do que mulher-para-homem.

sintomas

Herpes Genital uma doena que se caracteriza por provocar coceiras, formigamento e/ou dores, aparecendo, a seguir, pequenas bolhas d'gua, que estouram podendo deixar uma ferida no local. Ao mesmo tempo podem ocorrer dores ao urinar, assim como alguns sintomas tpicos da gripe como dor de cabea, costas e febre. Outros sintomas so: malestar geral, corrimento vaginal, dificuldade para urinar, dor durante a relao sexual, sensibilidade, crescimento de caroos com pus na virilha. Primeiramente, as feridas podem se apresentar como bolhas pequenas e claras, que rapidamente perdem sua cobertura fina causando pequenas feridas (3 a 6mm), rosas ou vermelhas e rasas, sensveis ao toque e normalmente aparecem em grupos de muitas bolhas ou apenas uma nica bolha.

Preveno
Para evitar o Herpes Genital devemos:

Perguntar ao seus parceiro se teve ou tem herpes (porque pode ser propagada atravs de reas no protegidas pelo preservativo, como por exemplo, a virilha, coxas e abdmen); Evitar sexo oral-genital e oral-anal com algum que tenha feridas secas na boca pois as feridas secas so causadas por vrus que podem infetar os genitais; Sempre usar preservativo durante qualquer contato sexual, pois no possvel saber ou predizer quando o vrus pode ser transmitido outros, inclusive sexo oral-genital e analgenital.

Formas de contgio e no contgio

Pode haver contgio atravs de contato ntimo dos genitais durante relao sexual, boca ou rea anal e mos que estejam infetadas. No contagivel atravs de objetos infectados, uma vez que o vrus apresenta uma baixa resistncia temperatura ambiente e secagem.

Gonorreia
( O que ? , sintomas, preveno, formas de contgio,)

O que ?
Gonorreia, tambm conhecida como blenorragia, uma doena sexualmente transmissvel (DST) comum. A doena pode afetar todas as partes do corpo embora aparea primeiramente nas reas genitais. A gonorreia causada pela bactria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo e altamente contagiosa. As bactrias pode entrar no corpo atravs de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto).
Bactria Neisseria gonorrhoeae

sintomas
Os sintomas variam do homem para a mulher e uma pessoa pode ter gonorreia sem ter nenhum sintoma evidente. Normalmente aparecem entre 2 e 10 dias aps a infeo. Eles podem incluir: Sensao de queimadura ou dor ao urinar Vontade frequente de urinar Corrimento turvo e denso do pnis Corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradvel Dor de estmago (nas mulheres) Sangramento menstrual anormal nus ou reto inflamados (aps relao sexual anal) Inflamao de garganta (aps relao sexual oral) Dor no escroto ou testculos.

Um beb, cuja me tenha gonorreia, pode ter seus olhos infectados durante o nascimento ao passar pelo canal vaginal.

Preveno

Conseguimos prevenir esta doena:


o

Usando preservativo; Tomando banho ou pelo menos lavar os genitais com gua e sabo; e urinando mediatamente aps o ato sexual.

Formas de contgio
Ela na maioria das vezes transmitida atravs da relao sexual. Nos homens, a infeo normalmente comea na uretra (o canal por onde passa a urina). Nas mulheres, a bactria normalmente infecta primeiramente o colo do tero. A bactria pode infetar a garganta e o reto aps sexo oral e anal. Como j disse tambm, um beb, pode ser contagiado ao passar pelo canal vaginal durante o nascimento.

Sfilis
( O que ? , sintomas, primeiro estgio, segundo estgio, estgio latente, terceiro estgio, preveno, formas de contgio)

O que ?
Sfilis uma doena infeciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum que evolui lentamente em trs estgios, caracterizada por leses da pele e mucosas.

Sintomas
Os sintomas costumam comear de 1 a 13 semanas depois do contgio, a mdia de 3 a 4 semanas. A infeo com Treponema pallidum passa por vrios estdios: o primrio, o secundrio, o latente e o tercirio. A infeo pode durar muitos anos e raramente provoca leses cardacas, cerebrais ou a morte.

Primeiro estgio
No primeiro estgio aparece uma ferida ou lcera indolor (sifiloma*, tambm designado por cancro) no local da infeo, geralmente sobre o pnis, a vulva ou a vagina. O cancro tambm pode aparecer no nus, no reto, nos lbios, na lngua, na garganta, no colo uterino, nos dedos ou, raramente, noutras partes do corpo. Em regra, manifesta-se uma nica ferida, mas por vezes podem ser vrias. O sifiloma comea como uma pequena zona vermelha saliente que em breve se converte numa ferida aberta (lcera), porm continua a ser indolor. A ferida no sangra, mas ao tocar-lhe liberta-se um lquido claro altamente infecioso. Como a leso causa to poucos sintomas, habitualmente ignorada. Cerca de metade das mulheres infetadas e um tero dos homens infetados no sabem que a tm. Costuma sarar em 3 a 12 semanas, depois do que o indivduo afetado parece encontrar-se perfeitamente bem.

Segundo estgio
O estgio secundrio inicia-se com uma erupo superficial, que costuma aparecer de 6 a 12 semanas aps a infeo. Cerca de 25 % dos infetados ainda tm uma ferida que est a sarar durante esta fase. Aquela erupo pode durar pouco tempo ou ento prolongar-se durante meses. Mesmo que a pessoa no receba tratamento, habitualmente desaparece. No entanto, pode aparecer de novo semanas ou meses mais tarde. Neste estgio, so frequentes as lceras na boca que afetam mais de 80 % dos doentes. Cerca de 10 % tm inflamao nos olhos. Esta inflamao habitualmente no causa sintomas, embora, por vezes, o nervo tico se inflame e ento a viso torna-se turva. Aproximadamente 10 % apresenta inflamao nos ossos e articulaes, que causa muitas dores. A inflamao renal pode fazer com que se encontrem protenas na urina e a do fgado pode provocar ictercia. Um nmero reduzido de

ESTGIO latente
Uma vez que a pessoa recuperou do estgio secundrio, a doena entra num estgio latente em que no se verificam sintomas. Esta etapa pode durar anos ou dcadas ou durante o resto da vida. Durante a primeira parte do estgio latente, por vezes as lceras reaparecem.

Terceiro estgio
Durante o terceiro estgio, a sfilis no contagiosa. Os sintomas oscilam entre ligeiros e devastadores. Podem aparecer trs tipos principais de sintomas: sfilis terciria benigna, sfilis cardiovascular e neurossfilis.
o

A sfilis terciria benigna muito rara na atualidade. Em vrios rgos aparecem formaes chamadas gomas, que crescem lentamente, saram de forma gradual e deixam cicatrizes. Estas leses podem aparecer em quase todo o corpo, mas so mais frequentes na perna mesmo abaixo do joelho e na parte superior do tronco . Os ossos podem ser afetados, provocando uma dor profunda e penetrante que se costuma agravar noite. A sfilis cardiovascular costuma aparecer de 10 a 25 anos depois da infeo inicial. O doente pode desenvolver um aneurisma (enfraquecimento e dilatao) da aorta (a principal

Preveno
Como para as outras doenas de transmisso sexual, a preveno da sfilis tem por base a adoo de comportamentos sexuais seguros e a utilizao de mtodos de barreira, como o preservativo. A preveno da sfilis congnita feita realizando testes serolgicos grvida, para desvio da sfilis durante a gravidez, dado que a doena depois de diagnosticada de fcil tratamento.

A ISTO SE CHAMA UM HOMEM PROTEGIDO!!

Formas de contgio
Esta doena pode ser transmitida durante sexo vaginal, oral ou anal. Pode tambm ser transmitida durante o parto: sfilis congnita.

Candidase
( O que ? , tipos de candidase, sintomas, preveno, formas de contgio)

O que ?
A candidase genital uma infeo causada por uma levedura (fungo) que afeta a vagina ou o pnis, candida albicans. Normalmente, este fungo reside na pele e nos intestinos. A partir destas zonas, pode propagar-se para os rgos genitais e causar vaginite na mulher. A candidase genital tem-se tornado muito frequente, principalmente devido ao uso cada vez maior de antibiticos, contracetivos orais e outros medicamentos que modificam as condies da vagina de modo a favorecer o crescimento do fungo. A candidase mais frequente entre as mulheres grvidas, diabticas e que se encontram no perodo que antecede ou na altura da menstruao. A presena de doenas que deprimem o sistema imunitrio (como a SIDA) tambm podem facilitar a infeo.

Tipos de candidase
Existem vrios tipo de infees:
o

Candidase Oral Candidase Vaginal Candidase Peniana Candidase Intestinal

Um problema muito comum so as infees recorrentes de candidase a chamada candidase recorrente.

Candida albicans

sintomas
As mulheres com candidase genital costumam ter comicho ou irritao na vagina e na vulva e, ocasionalmente, uma secreo vaginal. A irritao habitualmente incmoda, mas a secreo ligeira. A vulva pode ficar vermelha e inflamar-se. A pele pode ficar com aspeto de carne viva e, em certos casos mais graves, at rasgar. A parede vaginal cobre-se de uma substncia semelhante a queijo branco, mas pode tambm ter um aspeto normal. Os homens no apresentam habitualmente sintomatologia, mas a extremidade do pnis (glande) e o prepcio (nos homens no circuncidados) por vezes irritase e provoca dor, especialmente depois do atosexual.

s vezes, aparece uma pequena secreo proveniente do pnis. A sua extremidade e o prepcio podem adotar uma

Preveno
Podemos prevenirmos atravs das seguintes medidas:
o

Cuidar da alimentao, ingerir poucos acares e alimentos cidos, lcool e cigarros; Realizar uma boa higiene na regio genital durante o banho, com uso de sabonetes ntimos ou neutros; Evitar banho em banheiras; No usar toalhas ou roupas ntimas de outras pessoas; Fazer a higiene pessoal da vulva para o orifcio retal, nunca ao contrrio e manter a regio genital sempre seca ; Usar calas de algodo e evitar o uso de roupas justas e apertadas que impedem a ventilao da regio; Lavar as roupas ntimas com gua fervente e sabo. Evitar usar roupa intima molhada por longos perodos de tempo e tambm o uso frequente ou prolongado de antibiticos orais.

Formas de contgio
A infeo, em geral, ocorre de modo primrio na mulher, ou seja, desenvolve-se devido a fatores locais ou gerais que diminuem a resistncia imunolgica. Tambm pode ocorrer atravs do contato com secrees provenientes da boca, pele, vagina, entre outros. A transmisso atravs do ato sexual, pode acontecer, onde a mulher infetada passa para o homem, e este, por sua vez, passa a ser um reservatrio da doena. Por isso, o homem tambm deve receber o tratamento, para que ele no retransmita a doena para a mulher que j se tratou. Chamada de transmisso vertical (de me para filho), o recm nascido pode obter a candidase, durante o parto, se a me apresentar esses fungos na cavidade vaginal.

Glossrio
Seropositivas: um indivduo portador de anticorpos no sangue que provem a presena de um agente infeccioso. O termo mais usado para descrever a presena do vrus HIV, causador da Sndrome da imunodeficincia adquirida (SIDA/AIDS), no sangue. Ictercia: uma sndrome caracterizada pela colorao amarelada de pele. Sifiloma: Cancro sifiltico.

Webgrafia
http://2.bp.blogspot.com/-F5BHGyFKVjU/TZjix1-f_eI/AAAAAAAAAXQ/2QrHLDhNCAY/s1600/ilustracao_dst%255B1%255D.jpg

http://imgs.sapo.pt/saude2010/uploads/images/saude-medicina/checkup-prevencao/artigos-gerais/metade%20da%20populacao%20po http://www.telanon.info/wp-content/uploads/2010/12/SIDA.jpg http://4.bp.blogspot.com/-1oxCUuBvw5U/TefPb0oiWYI/AAAAAAAABms/4H9rcx-4O7Y/s1600/sida2.jpg http://clubedasaude.no.sapo.pt/dst.htm http://renascer.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=103&Itemid=92 http://4.bp.blogspot.com/_7S7cx_y_Aq8/TUgW3pApN2I/AAAAAAAAAAM/6HRy4yo8H4I/s1600/Imagem+Panfleto+SIDA.png http://abraco.org.pt/wp-content/uploads/campanha_porto_setembro2011.png http://www.kidnoel.com/userfiles/Image/hepatiteb.jpg http://www.fiocruz.br/jovem/media/hepatiteB.gif http://naestradaunijui.files.wordpress.com/2010/08/seringe-t2.png http://3.bp.blogspot.com/_nG5R6SkMLvM/TH2O2R_ChbI/AAAAAAAABho/_v4ZHVI3wdk/s1600/cartaz_vacina_hepatite_64x44.jpg

FIM

Anda mungkin juga menyukai