Anda di halaman 1dari 12

Movimentao de cargas e manuteno de guindastes

Caro leitor, A nossa empresa lana esse ms o Programa Perbras de Educao em SMS, que visa dar suporte qualificao de nossos profissionais em temas relativos Sade, Segurana no Trabalho e Meio Ambiente. Dentro desse Programa sero produzidos materiais impressos para a complementao do conhecimento dos trabalhadores. Iniciamos com o lanamento da cartilha Movimentao de Cargas e Manuteno de Guindastes, Desejamos a todos bons conhecimentos e boa sorte !

Perbras

Perbras - Empresa Brasileira de Perfurao Rua Nossa Senhora da Glria, 1105 - Cavaleiros - Maca Tel. (22) 2765 -7007 Responsvel: Engenheiro de Segurana do Trabalho - Emerson Santos Maul de Andrade Edio Fv2 Comunicao Integrada - (22) 2762-5043 - e-mail: fv2@gnbc.com.br Distribuio Gratuita Tiragem: 400

NDICE
O que movimentao de cargas Equipamento de Proteo Individual Acessrios e equipamentos utilizados Medidas de segurana comportamental Procedimentos seguros Como movimentar uma carga com segurana Principais riscos associados movimentao de cargas Medidas de Preveno Manuteno e Conservao Movimentao de cargas por embarcao A empresa providencia Bibliografia 04 04 05 05 06 07 07 08 08 09 10 11

O QUE MOVIMENTAO DE CARGAS ?


a tcnica utilizada para iar ou transportar uma determinada carga at seu local de montagem ou armazenagem Pode ser feita manualmente ou com a utilizao de equipamentos:

Guindastes Empilhadeiras Ponte Rolante

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


Luvas Aventais culos de Segurana Cinto de Segurana Botas de Borracha

04

ACESSRIOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS


Cabos de Ao Olhal Ganchos Esticadores Anel Pra Anelo Sapatilha Terminais de Cabos CLIPS Travesso

Ganchos Cintas de Nylon

Manilhas

Eslinga Moito Correntes

MEDIDAS DE SEGURANA COMPORTAMENTAL


Roteiro para estudo de levantamento e movimentao de cargas Verificar o peso da carga a ser iada Analisar a forma e as dimenses da carga Analisar a localizao da carga e dos seus acessos Analisar o local onde a carga ser descarregada

PROCEDIMENTOS SEGUROS

Deve-se verificar a capacidade e comprimento da lana adequado para as caractersticas do trabalho. Devem-se verificar o local da movimentao e vistas de levantamento. Devem-se verificar cabos, eslingas, manilha, esticadores, balancins, cintas de nylon, correntes. Realizar completa inspeo no equipamento de elevao de carga antes de iniciar a operao de movimentao de cargas. Verificar o estado de conservao dos acessrios. No ultrapassar os limites de carga especificados pelo fabricante dos equipamentos. No arrastar os acessrios de movimentao de cargas. Verificar os interruptores de limites antes de equipar a carga. Levantar a carga com algumas polegadas do piso do convs e verificar o equipamento. Nunca se posicionar abaixo (sob) cargas suspensas.

COMO MOVIMENTAR UMA CARGA COM SEGURANA


Observar a rea de trabalho verificando os obstculos. Observar os riscos que o ambiente oferece e providenciar medidas de conteno. Verificar o tipo de carga e o produto. Conhecer o peso da carga. Verificar o estado de ferramentas, acessrios, equipamentos e materiais antes de realizar qualquer trabalho com movimentao de cargas.

PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS MOVIMENTAO DE CARGAS


Risco a combinao da probabilidade e consequncia de ocorrer um evento perigoso especificado.

Risco de Morte Queda dos objetos ou carga suspensa. Queda de mesmo nvel ou em altura dos operadores. Esmagamento. Agarramento ou arrastamento dos equipamentos movimentados em outros que esto fixos.

MEDIDAS DE PREVENO
Verificar o bom estado de conservao dos aparelhos de movimentao de cargas. Proceder ao transporte de cargas menor altura possvel. Verificar que a carga esteja bem apoiada antes de abaix-la totalmente. Nunca subir nas cargas suspensas em movimento. No permanecer e transitar debaixo de uma carga em movimento. Nunca fazer paradas ou arranques bruscos. Sempre verificar e manter em bom estado de funcionamento todo circuito eltrico das mquinas e instalaes.

MANUTENO E CONSERVAO DE EQUIPAMENTOS


Manuteno o conjunto de atividades tcnicas e administrativas, cuja finalidade conservar um equipamento ou sistema. Classificao Tipos de Interveno
Manuteno Preventiva (planejada) manuteno para garantir a condio de segurana de equipamentos, pessoas e meio ambiente. Manuteno Corretiva (indesejada e no planejada) - traz custos e no caminha junto com a segurana do trabalho.

MOVIMENTAO DE CARGAS POR EMBARCAO


Transferncia de material por embarcao
O manuseio, elevao e movimentao de materiais e equipamentos uma atividade que requer cuidados especiais. Deve-se ter um devido cuidado pois cada atividade pode ser realizada sem o risco de acidentes, danos aos equipamentos, cargas e meio ambiente.

O Operador de Guindastes deve


Assegurar-se de que entendeu o procedimento de transferncia das cargas. Assegurar-se de que o guindaste est em condies de operar com segurana. Operar o guindaste de acordo com o padro de movimentao de cargas (procedimento). Assegurar-se de que foram estabelecidas as comunicaes adequadas. Adotar postura de liderana no momento da movimentao das cargas. Liderar a equipe fazendo com que a mesma tome atitudes em favor das condies de segurana.

A EMPRESA PROVIDENCIA
Treinamento a todos os trabalhadores Verificao da eficcia do treinamento Exames mdicos peridicos.

LEMBRE-SE SEMPRE!
Garanta sua vida e a de seus companheiros conhecendo bem o trabalho a ser desempenhado e seguindo as regras de segurana.

Manual de Segurana em Movimentao de Cargas e Manuteno de Guindastes, Lighthouse, 2008. Normas Regulamentadoras: NR-6 (Equipamentos de Proteo de Segurana), NR-11 (TransporteMovimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais), NR-17(Ergonomia) e NR-18 (Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo), do Ministrio do Trabalho e Emprego.

11

Programa Perbras de Educao em QSMS

Anda mungkin juga menyukai