Anda di halaman 1dari 5

A Importncia de um Plano de Marketing para as Empresas

A+ ATamanho do texto: Por Raoni Silveira Pinto

inShare Compartilhar Denunciar Spam Imprimir Estamos inseridos em um mundo globalizado onde as mudanas, as evolues e as variaes do mercado acontecem de uma forma que nem se quer percebemos. Uma organizao para sobreviver e ter sucesso nesta poca turbulenta necessrio desenvolver um Plano de Marketing bem elaborado e definido para se obter vantagem competitiva frente ao mercado concorrente.

Mas afinal, o que um Plano de Marketing?

Plano de Marketing nada mais do que uma ferramenta estratgica gerencial utilizada para identificar as foras, fraquezas, ameaas e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar incessantemente conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes/consumidores e consequentemente levar a organizao ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma viso sistmica sobre onde os seus esforos devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.

Segundo Philip Kotler (considerado o papa do Marketing), a utilizao do plano de marketing torna a empresa menos vulnervel s crises, pois estas podem ser previstas com antecedncia. Tambm possvel superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e servios mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercializao e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Solues para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas tambm podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).

Independente do tamanho ou do tipo do empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulao de um Plano de Marketing anual, e as variveis a serem consideradas so baseadas nos

4Ps do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no incio dos anos 60, largamente difundida e utilizada. Os 4Ps no foram propostos por Philip Kotler, como muitos pensam.

O que so os 4Ps do Marketing?

Produto Considero o P mais importante. Pois a definio do produto, ou servio, a ser oferecido pela empresa o ponto de partida para o sucesso. A alma de qualquer empreendimento o que ela tem para oferecer ao cliente, o cliente compra sonho, qualidade, digo isso porque acredito que se o produto que voc oferece atender as necessidades/desejos do cliente dificilmente ele migrar para a concorrncia. Ex. Desconheo produto que bate a Coca-Cola em termos de refrigerantes, e o cliente da Coca geralmente um cliente fiel. O administrador deve prestar ateno no mercado e nunca ignorar suas variveis. Preo a definio do valor que voc ir cobrar pelo seu produto ou servio. A definio do preo deve ir ao encontro da realidade do seu consumidor em potencial e do produto/servio que voc ir oferecer. Ponto Particularmente o segundo P mais importante. Pois preos todos podem abaixar, e em promoo todos podem investir. Para manter clientes fiis, voc precisa de tudo isso, mas o bom ponto de venda que servir para fazer a diferena. O cliente que se sente bem em seu espao fsico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos. Promoo - Este um sinnimo de divulgao do produto. indispensvel para garantir que o consumidor veja o que voc oferece como primeira alternativa quando pensar em adquirir algo na categoria.

Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado preciso partir dos 4Ps e obedecer alguns critrios que faro com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing so as seguintes: Anlise da Situao - O primeiro passo nesta etapa a definio da estrutura de negcios da organizao. A idia aqui representar o estado atual da organizao, relacionando os processos internos e externos de negcio, a viso da organizao, etc. Nesta fase promovida a formalizao da viso, a definio dos objetivos estratgicos, composto pelo conjunto dos processos gerenciais, operacionais e de suporte que sero envolvidos na mudana.

Definir o Pblico-Alvo - A definio do pblico-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da populao que voc deseja atingir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. preciso determinar que segmentos ofeream as melhores oportunidades para o seu negcio.

Oportunidades e Ameaas do Mercado Aps analisar a situao atual e definir o pblico-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaas que o mercado proporciona, pois administrar um

negcio significa conhecer os ambientes interno e externo da organizao, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.

Anlise da Concorrncia A anlise da concorrncia uma questo fundamental para a formulao de um Plano de Marketing adequado realidade do mercado atual e potencial em um setor de negcios. Pois neste item que iremos identificar as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o nosso negcio.

Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negcio Resumidamente fazer a anlise SWOT. Identificar foras, fraquezas, ameaas e oportunidades do negcio que voc est inserido fundamental para se obter vantagem competitiva. Obtendo estas informaes lhe facilitar estabelecer metas e objetivos de Marketing a serem alcanados e seu empreendimento ter mais chances de obter sucesso.

Objetivos e Metas de Marketing - Aqui so definidas as metas financeiras e de marketing do plano em termos de volume de vendas, participao de mercado e lucro. Os objetivos devem ser traados no intuito de indicar para onde a empresa deseja ir.

Estratgias de Marketing Este item apresenta a abordagem ampla de marketing que ser usada para atingir os objetivos do plano. Os objetivos definem para aonde se pretende ir, e as estratgias devem descrever os caminhos para se chegar l, devendo ser consistentes com os recursos disponveis. Nesta etapa do plano deve haver uma intensa interao com as outras reas da organizao, de modo que haja coordenao entre as atividades propostas.

Programas de Ao - O plano deve conter especificados os programas de marketing para atingir os objetivos do negcio. Cada elemento da estratgia deve ser elaborado para responder s seguintes perguntas: O que ser feito? Quando ser feito? Quem o far? Quanto custar. Neste item tambm podemos incluir a delegao de tarefas e responsabilidades que os colaboradores devem assumir.

Oramentos - Devem ser previstos os resultados financeiros do plano, bem como o oramento requerido para sua implantao. O oramento deve estar alinhado com os objetivos de marketing da organizao, de modo a maximizar o retorno sobre o investimento.

Controles - O ltimo e no menos importante item descreve os controles para a monitorao do plano. As mudanas ambientais frequentemente podem tornar um plano obsoleto antes mesmo do final do perodo de sua durao, em que mudanas de cenrio podem ser tantas que um plano bsico acaba ganhando vrias verses de alternativas estratgicas, sendo de fundamental importncia o controle no s das datas de execuo e de cobrana de resultados, como tambm de atualizaes imprescindveis. Com esta estrutura possvel profissionalizar a gesto de marketing em uma organizao.

Todos estes itens que acabamos de analisar fazem parte de um Plano de Marketing. Dar ateno a estas aes o que faz a diferena entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Muitos empresrios e empreendedores enganam-se ao pensar que um Plano de Marketing seja um instrumento milagroso e que contm uma frmula mgica para lidar com as dificuldades do mercado, mas sim serve como um guia com informaes para auxiliar nas tomadas de decises de Marketing e nas provveis oscilaes do ambiente, ajuda a visualizar um estado futuro e estabelecer alternativas para solucionar os possveis problemas que viro a acontecer.

Se elaborarmos corretamente um Plano de Marketing e analisarmos atenciosamente os requisitos obteremos muitas vantagens tais como: Aumento da capacidade da empresa integrar todas atividades de marketing, minimizar os efeitos dos problemas, fazer com que no tenhamos medo de correr riscos, pois eles estaro calculados, etc. Mas no podemos esperar que o Plano de Marketing nos fornea uma bola de cristal com todas as respostas prontas e obter sucesso. muito importante pensarmos que nem todos os planos terminam bem sucedidos, muitos planos fracassam e nem sempre por culpa da administrao ou do produto/ servio que esta sendo comercializado e sim porque a anlise e as informaes apresentadas eram inadequadas e as metas no eram realistas impossibilitando seu sucesso.

importante destacar que o Marketing considerado uma pea fundamental nos resultados atingidos da empresa, conquistando mercados e consumidores, e as grandes empresas que possuem departamentos de marketing devem contar com profissionais especializados, treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing. E para as empresas pequenas ou ainda em fase de consolidao no mercado que no possuem departamento treinado para isso, uma consultoria de marketing pode ser uma excelente opo para definir estratgias gerais, rever conceitos e ampliar as possibilidades de sucesso da empresa. Muitas vezes, entre outros problemas gerenciais, a falta de gesto em marketing pode estar impedindo ou adiando o sucesso da empresa. Uma consultoria de marketing tem seu preo, mas deve ser considerado pelo administrador um investimento com retorno futuro e no mais uma simples despesa.

A escolha deste tema foi motivada pela curiosidade de saber o porqu das empresas no sobreviverem no mercado por muito tempo, entender por que os micros e pequenos empresrios e empreendedores do nosso municpio negligenciam e acabam no percebendo a fundamental importncia de um Plano de Marketing para um empreendimento. Atravs deste artigo, fica muito claro que para crescer em um mercado cada vez mais passvel de mudanas e competitivo, as empresas, seja ela de qual tamanho for precisam estar estrategicamente preparadas, e devem estar atentas a essas mudanas, monitorando permanentemente seu ambiente e redirecionando suas estratgias, para conseguirem manter o crescimento to desejado.

Percebemos diariamente que as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para conseguirem se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importncia de um Plano de Marketing e formular estratgias inteligentes e viveis para atenderem determinados nichos de mercado, onde as grandes empresas no conseguem. Uma das maiores vantagens destas pequenas empresas , em poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades e transform-los em oportunidades de negcios. O plano de marketing torna-se uma ferramenta muito importante para atender tais requisitos e sendo sim, vivel para uma empresa de qualquer porte, basta adequar para realidade de cada ambiente. importante refletir sobre a situao atual da e empresa e conhecer o ambiente na qual ela esta inserida, pois facilitar na hora de propor aes estratgicas que visam transformar as ameaas em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.

As opinies veiculadas nos artigos de colunistas e membros no refletem necessariamente a opinio doAdministradores.com.br.

Anda mungkin juga menyukai