Anda di halaman 1dari 49

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Norma Regulamentadora n 32- Segurana Trabalho em Estabelecimentos de Sade SUMRIO 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9. 2.10. 2.11. 3. 4. 5. 6. 7.

Sade

no

Introduo Desenvolvimento Objetivo e campo de aplicao Riscos biolgicos Riscos qumicos PPRA e PCMSO na NR 32 Radiaes ionizantes Resduos Condies de conforto por ocasio das refeies Lavanderias Limpeza e conservao Manuteno de mquinas e equipamentos Disposies gerais e finais Questes comentadas Lista das questes comentadas Gabaritos das questes Concluso Referncias do curso

02 02 02 03 07 10 15 20 22 23 24 24 25 27 40 45 46 47

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

1. Introduo
Bem pessoal, estaremos estudando hoje a NR 32, que trata de aspectos de segurana e sade em estabelecimentos de promoo e assistncia sade em geral. Focaremos nosso estudo nos tpicos mais relevantes, como j fizemos em outras NR.

2. Desenvolvimento
A NR 32 est estruturada em tpicos, mas, como vocs percebero, no seguiremos exatamente a seqncia da Norma. Fiz algumas alteraes para que o ensino fique mais didtico para os fins de estudo para concursos. Publicada em 2005, a NR 32 atendeu a demanda dos profissionais da rea de sade, que necessitavam de norma especfica para a fiscalizao trabalhista em hospitais e demais servios de sade, que demandam especial ateno com relao higiene ocupacional.

2.1. Objetivo e campo de aplicao


A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. semelhana do que vimos nas outras Normas Regulamentadoras (NR 7, NR 9, NR 10), a NR 32 no pretende exaurir as medidas de controle a serem aplicadas com vistas a proteger a segurana e sade dos trabalhadores. O objetivo dela estabelecer diretrizes bsicas. Para fins de aplicao da NR 32 entende-se por servios de sade qualquer edificao destinada prestao de assistncia sade da populao, e todas as aes de promoo, recuperao, assistncia, pesquisa e ensino em sade em qualquer nvel de complexidade. Dessa forma, podemos tecer 2 consideraes sobre o campo de aplicao da NR 32. Em primeiro lugar, no h lista exaustiva do que seja ou no servio de sade na Norma. Apesar disso, podemos ter acesso a essa informao com base na classificao econmica das atividades. Lembram-se de que estudamos sobre o CNAE na aula sobre a NR 1? CNAE a sigla de Classificao Nacional de Atividades Econmicas, cujo contedo utilizado para diversos fins. Se consultarmos o CNAE (que pode ser encontrado na internet e tambm na NR 4 - aquela do SESMT) vemos que servios de sade abrange uma diversidade de atividades, como atendimento hospitalar, de urgncia, UTI, atividades prestadas por mdicos e odontlogos, servios de raios-X, psicanlise, fonoaudiologia, assistncia a idosos e deficientes, etc.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 2

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Alm disso, oportuno mencionar que a NR fala em edificao. Assim, todos que trabalhem nos servios de sade (independente de atuarem diretamente na promoo da sade) esto abrangidos pela NR 32. Cita-se como exemplo as lavanderias dos hospitais, onde so lavados e higienizados uniformes, roupas de cama e de banho. Os profissionais que atuam na lavanderia no so de especialidade mdica, mas suas funes devem ser consideradas para fins de aplicao da NR 32.

2.2. Riscos biolgicos


Para fins de aplicao da NR 32, considera-se Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos. Consideram-se Agentes Biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. " Vamos comparar a definio acima com o que estudamos na NR 9 (PPRA): Definio de agente biolgico NR 9 (9.1.5.3) NR 32 (32.2.1.1) Bactrias, fungos, bacilos, Microrganismos, geneticamente modificados parasitas, protozorios, vrus, ou no; as culturas de clulas; os parasitas; entre outros as toxinas e os prons As definies acima no so conflitantes, apenas diferentes. Assim, importante ficar atento ao que a questo pede (deve-se buscar no enunciado o contexto - NR 9 ou NR 32 - para sabermos qual o conceito envolvido). Bactrias, fungos e protozorios (do conceito da NR 9) esto includos no conceito de microrganismos (da NR 32). Microrganismos so formas de vida de dimenses microscpicas, organismos visveis individualmente apenas ao microscpio, que inclui bactrias, fungos, protozorios e vrus. Microrganismos geneticamente modificados so utilizados em pesquisas de biologia molecular. Conforme Glossrio da NR, podem ser conceituados como so aqueles em que o material gentico (DNA) foi alterado por tecnologias da biotecnologia moderna, especialmente a tecnologia do DNA recombinante. A biotecnologia moderna abrange mtodos artificiais de alterao do material gentico, isto , no envolvendo cruzamentos ou recombinaes genticas naturais. Parasitas so organismos que sobrevivem e se desenvolvem s expensas de um hospedeiro, podendo localizar-se no interior ou no exterior deste. Usualmente causa algum dano ao hospedeiro. Toxinas so as substncias qumicas sintetizadas e liberadas por alguns organismos e que so nocivas (geram efeitos biolgicos adversos) ao ser humano.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

No esto includos no conceito de agentes biolgicos animais como roedores, moscas, pombos, etc. Eles esto em outro conceito, que veremos na seqncia. Segue uma questo de prova sobre a definio de agentes biolgicos da NR 32: (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LIQUIGS_2007) Com base na NR-32, so considerados agentes biolgicos I. as toxinas e os prons. II. as culturas de clulas. III. microorganismos, mas nunca geneticamente modificados. (A) (B) (C) (D) (E) Somente a afirmativa I est correta. Somente a afirmativa II est correta. Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas.

Conforme conceituao apresentada anteriormente, podemos perceber que a proposio III est incorreta, e o gabarito (C). A classificao dos agentes biolgicos encontra-se no anexo I da NR, onde h enumerao de centenas de bactrias, vrus, etc., com a indicao de sua classe de risco. A classe de risco varia de 1 (um) a 4 (quatro), de acordo com o risco que o agente representa para a sade da pessoas e a capacidade do mesmo de se propagar para a coletividade, entre outros critrios. Agora passemos a tratar das medidas de proteo contra agentes biolgicos, com base no item 32.2.4 e seguintes. As medidas de proteo devem ser adotadas a partir do resultado da avaliao realizada no mbito do PPRA. Bastante razovel tal afirmativa, visto que o PPRA bem elaborado ir identificar os riscos ambientais e propor medidas para controlar o risco ambiental identificado. Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, mesmo que no previstas no PPRA. A manipulao em ambiente laboratorial deve seguir as orientaes contidas na publicao do Ministrio da Sade - Diretrizes Gerais para o Trabalho em Conteno com Material Biolgico, correspondentes aos respectivos microrganismos (item 32.2.4.2). Tal publicao define os requisitos mnimos necessrios ao trabalho seguro com material biolgico em ambiente de conteno. Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual (item 32.2.4.3). Como o item assevera, o lavatrio deve ser exclusivo e ter sabonete lquido (no so adequados sabonete em barra, pelo contato que geram). As toalhas devem ser descartveis, pois toalhas de tecido podem tornar-se fonte de contaminao. A lixeira do local deve possuir sistema de abertura sem
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 4

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

contato manual (como aquelas que tm pedal) evitando que o usurio toque na sua tampa. O uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos, o que deve ocorrer, no mnimo, antes e depois do uso das mesmas. O empregador deve vedar: a) a utilizao de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; d) a guarda de alimentos em locais no destinados para este fim; e) o uso de calados abertos. Todas as medidas tm como objetivo impedir que haja contaminao dos trabalhadores. Com relao s vestimentas, a NR traa as seguintes diretrizes: a) todos trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto. b) a vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado (percebam que essa vestimenta no enquadrada como EPI, mas mesmo assim dever ser fornecida gratuitamente aos empregados, dada a natureza especial do ambiente laboral dos servios de sade). c) os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. d) o empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposio das usadas. e) a higienizao das vestimentas utilizadas nos centros cirrgicos e obsttricos, servios de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenas infecto-contagiosas e quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico, deve ser de responsabilidade do empregador. Os Equipamentos de Proteo Individual - EPI, descartveis ou no, devero estar disposio em nmero suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposio. O empregador deve: a) garantir a conservao e a higienizao dos materiais e instrumentos de trabalho; b) providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgnicos. Quanto capacitao (item 32.2.4.9 e seguintes), destaco o que segue: a) dever haver capacitao aos trabalhadores, antes do incio das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada sempre que ocorra uma mudana das condies de exposio dos trabalhadores aos agentes biolgicos, durante a jornada de trabalho, por profissionais de sade familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biolgicos. b) a capacitao deve ser adaptada evoluo do conhecimento e identificao de novos riscos biolgicos e deve incluir, entre outros, aspectos
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 5

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO relacionados a medidas de controle que minimizem a exposio aos agentes, normas e procedimentos de higiene, utilizao de EPC, EPI e vestimentas de trabalho e medidas para a preveno de acidentes e incidentes; c) o empregador deve comprovar para a inspeo do trabalho a realizao da capacitao atravs de documentos que informem a data, o horrio, a carga horria, o contedo ministrado, o nome e a formao ou capacitao profissional do instrutor e dos trabalhadores envolvidos. Em todo local onde exista a possibilidade de exposio a agentes biolgicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instrues escritas (mediante recibo), em linguagem acessvel, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de preveno de acidentes e de doenas relacionadas ao trabalho. Os colches, colchonetes e demais almofadados devem ser revestidos de material lavvel e impermevel, permitindo desinfeco e fcil higienizao. Esses revestimentos no podem apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrncias. Em relao aos materiais perfurocortantes (agulhas, estiletes, lminas de bisturi e outros materiais utilizados na assistncia sade que tm ponta ou gume, ou que possam perfurar ou cortar), o risco a transmisso ocupacional (durante o trabalho) de doenas como hepatite B, hepatite C e HIV atravs do sangue. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte, no devendo haver o reencape e a desconexo manual de agulhas, visto que tal procedimento apresenta risco de contaminao do trabalhador. Em outras palavras, vedado o reencape e a desconexo manual de agulhas. Em 30 de agosto de 2011 foi publicada uma Portaria que alterou a NR 32, especificamente no que tange obrigatoriedade de implementao, pelo empregador, de Plano de Preveno de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes. Alm instituir tal plano, a NR detalhou, em anexo tambm inserido pela Portaria de 30 de agosto de 2011, as regras gerais a serem observadas na elaborao de tal Plano. Seguem abaixo os itens alterados da NR: "32.2.4.16 O empregador deve elaborar e implementar Plano de Preveno de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas no Anexo III desta Norma Regulamentadora. 32.2.4.16.1 As empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos servios de sade, capacitao sobre a correta utilizao do dispositivo de segurana. 32.2.4.16.2 O empregador deve assegurar, aos trabalhadores dos servios de sade, a capacitao prevista no subitem 32.2.4.16.1." Para finalizar o tpico de medidas de proteo contra agentes biolgicos, vamos resumir as disposies sobre vacinao (item 32.2.4.17 e seguintes).
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 6

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biolgicos a que os trabalhadores esto ou podero estar expostos, o empregador deve fornec-las gratuitamente. Esse programa de imunizao compreende no apenas a vacinao inicial, mas tambm reforos e revacinaes em perodos definidos, alm de controle de eficcia conforme orientao do Ministrio da Sade e seus rgos. O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estaro expostos por falta ou recusa de vacinao, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatrio e mant-lo disponvel inspeo do trabalho. A vacinao deve ser registrada no pronturio clnico individual do trabalhador, previsto na NR 7 (PCMSO), devendo ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

2.3 Riscos qumicos


A NR inicia as disposies sobre riscos qumicos no item 32.3.1. No apresentado conceito de agentes qumicos, como ocorreu com os riscos biolgicos. Relembremos o conceito de agentes qumicos da NR 9 (PPRA): Consideram-se agentes qumicos as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto (item 9.1.5.2). Quanto rotulagem (colocao de rtulos nas embalagens) a Norma obriga a que a rotulagem do fabricante seja mantida na embalagem original dos produtos qumicos utilizados em servios de sade. Adiante a Norma obriga a que todo recipiente contendo produto qumico manipulado ou fracionado seja identificado, de forma legvel, por etiqueta com o nome do produto, composio qumica, sua concentrao, data de envase e de validade, e nome do responsvel pela manipulao ou fracionamento. De acordo com a NR (item 32.3.3) vedado o procedimento de reutilizao das embalagens de produtos qumicos. Quanto s medidas de proteo contra riscos qumicos, vamos comentar os aspectos principais. A manipulao ou fracionamento de produtos qumicos que impliquem riscos segurana e sade do trabalhador devem ocorrer em local apropriado. Este local deve estabelecer aos requisitos do item 32.3.7 e alneas, devendo dispor de sinalizao (de acordo com a NR 26), sistema de exausto (para diminuir a concentrao do produto no ambiente), chuveiro e lava-olhos, EPI adequados aos riscos e sistema adequado de descarte. A manipulao ou fracionamento dos produtos qumicos deve ser feito por trabalhador qualificado (capacitado pela empresa ou mediante curso
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 7

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

ministrado por instituies privadas ou pblicas, conduzido por profissional habilitado). As reas de armazenamento de produtos qumicos devem ser ventiladas e sinalizadas, devendo ser previstas reas de armazenamento prprias para produtos qumicos incompatveis. Na seqncia do tpico Riscos Qumicos a NR trata de situaes especficas quanto a gases medicinais, medicamentos e drogas de risco, gases e vapores anestsicos e quimioterpicos antineoplsicos. Gases medicinais podem ser conceituados como os gases ou mistura de gases destinados a entrar em contato direto com o organismo humano para fins de diagnstico, tratamento ou profilaxia, para evitar doenas ou sua propagao. O gs mais utilizado atualmente nos servios de sade o oxignio. As recomendaes do fabricante para movimentao, transporte, armazenamento, manuseio e utilizao .dos gases, em portugus, devem ser mantidas no local de trabalho disposio dos trabalhadores e da inspeo do trabalho. Os cilindros contendo gases inflamveis, tais como hidrognio e acetileno, devem ser armazenados a uma distncia mnima de oito metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxignio e xido nitroso, ou atravs de barreiras vedadas e resistentes ao fogo. Quanto aos medicamentos e drogas de risco, a NR traz a sua definio com base nos efeitos que tais substncias podem causar ao ser humano: Para efeito da NR 32, consideram-se medicamentos e drogas de risco aquelas que possam causar: a) genotoxicidade: capacidade que alguns agentes possuem de causar dano ao DNA de organismos a eles expostos. b) carcinogenicidade: capacidade que alguns agentes possuem de induzir ou causar cncer. c) teratogenicidade: propriedade de um agente qumico, fsico ou biolgico de induzir desenvolvimento anormal, gestacionalmente ou na fase ps-natal, expressado pela letalidade, malformaes, retardo do desenvolvimento ou aberrao funcional. d) toxicidade sria e seletiva sobre rgos e sistemas: capacidade de uma substncia qumica produzir um efeito nocivo quando interage com um organismo vivo. A NR tambm obriga que conste no PPRA a descrio dos riscos inerentes s atividades de recebimento, armazenamento, preparo, distribuio, administrao dos medicamentos e das drogas de risco. Gases e vapores anestsicos so substncias que atuam sobre o sistema nervoso central. A exposio prolongada a resduos de gases anestsicos (como o xido nitroso) representa um risco aos profissionais de sade, devendo haver medidas de controle no ambiente laboral. Em face disso, todos os equipamentos utilizados para a administrao dos gases ou vapores anestsicos devem ser submetidos manuteno
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 8

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

corretiva e preventiva, dando-se especial ateno aos pontos de vazamentos para o ambiente de trabalho, buscando sua eliminao. Os locais onde so utilizados gases ou vapores anestsicos devem ter sistemas de ventilao e exausto, com o objetivo de manter a concentrao ambiental sob controle, conforme previsto na legislao vigente. Outra medida restritiva exposio aos gases anestsicos consta do item 32.3.9.3.4, segundo o qual "toda trabalhadora gestante s ser liberada para o trabalho em reas com possibilidade de exposio a gases ou vapores anestsicos aps autorizao por escrito do mdico responsvel pelo PCMSO, considerando as informaes contidas no PPRA". Quimioterpicos antineoplsicos so conceituados pela NR como medicamentos que inibem ou previnem o crescimento e disseminao de alguns tipos de clulas cancerosas. So utilizados no tratamento de pacientes portadores de neoplasias malignas, e se constituem de produtos altamente txicos e que podem causar teratognese, mutagnese e carcinognese com diferentes graus de risco. Em face do risco envolvido no manuseio de tais produtos, os quimioterpicos antineoplsicos somente devem ser preparados em rea exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A rea deve dispor no mnimo de: a) vestirio de barreira com dupla cmara, onde deve haver chuveiro de emergncia, equipamentos de proteo individual e vestimentas para uso e reposio e recipientes para descarte de vestimentas usadas, entro outros; b) sala de preparo dos quimioterpicos; c) local destinado para as atividades administrativas; d) local de armazenamento exclusivo para estocagem. O empregador tambm deve providenciar a elaborao de manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminao e desinfeco de todas as reas, incluindo superfcies, instalaes, equipamentos, mobilirio, vestimentas, EPI e materiais. Todos os profissionais diretamente envolvidos no manuseio de antineoplsicos devem lavar adequadamente as mos, antes e aps a retirada das luvas. A utilizao dos quimioterpicos antineoplsicos tambm requer cuidados especiais com relao aos Equipamentos de Proteo Individual (EPI) que, alm do cumprimento do disposto na legislao vigente, devem atender as seguintes exigncias: a) ser avaliados diariamente quanto ao estado de conservao e segurana; b) estar armazenados em locais de fcil acesso e em quantidade suficiente para imediata substituio, segundo as exigncias do procedimento ou em caso de contaminao ou dano.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

2.4. PPRA e PCMSO na NR 32


Antes de iniciar o estudo dos detalhes especficos da NR 32, vamos relembrar o objetivo do PPRA, conforme NR 9: "9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais". O controle de riscos descrito no PPRA dos servios de sade tem como objetivo eliminar ou reduzir ao mnimo a exposio dos trabalhadores do servio de sade aos agentes biolgicos. Vimos tambm na NR 09 que o PPRA possui etapas, que so:

> >

Antecipao e reconhecimentos dos riscos Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle Avaliao dos trabalhadores riscos e da exposio dos

Etapas do PPRA

>

> > >

Implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia Monitoramento da exposio aos riscos Registro e divulgao dos dados

O PPRA dos estabelecimentos de sade, alm do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter: I. Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores, considerando: a) fontes de exposio e reservatrios: fontes de exposio incluem pessoas, animais, objetos ou substncias que abrigam agentes biolgicos, a partir dos quais se torna possvel a transmisso a um hospedeiro ou a um reservatrio. Reservatrio a pessoa, animal, objeto ou substncia no qual um agente biolgico pode persistir, manter sua viabilidade, crescer ou multiplicarse, de modo a poder ser transmitido a um hospedeiro.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 10

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO b) vias de transmisso e de entrada: via de transmisso o percurso feito pelo agente biolgico a partir da fonte de exposio at o hospedeiro, podendo haver transmisso direta ou indireta (no caso da transmisso ocorrer com ou sem a intermediao de vetores, respectivamente). Vias de entrada so os tecidos ou rgos por onde um agente penetra em um organismo, podendo ocasionar uma doena. c) transmissibilidade (capacidade de transmisso de um agente a um hospedeiro), patogenicidade (capacidade do agente em causar doena em um hospedeiro suscetvel) e virulncia (grau de agressividade) do agente; d) persistncia do agente biolgico no ambiente: capacidade do agente biolgico permanecer no ambiente. e) estudos epidemiolgicos ou dados estatsticos; f) outras informaes cientficas. II. Avaliao do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a) a finalidade e descrio do local de trabalho: descrio fsica do ambiente, contemplando o mobilirio, sistema de ventilao, iluminao, tipos de pisos e paredes, etc. b) a organizao e procedimentos de trabalho: deve considerar os turnos de trabalho, intervalos, etc. c) a possibilidade de exposio: fator que depende das rotinas de trabalho e das caractersticas dos agentes biolgicos existentes. d) a descrio das atividades e funes de cada local de trabalho: objetiva descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas em cada posto de trabalho. e) as medidas preventivas aplicveis e seu acompanhamento: deve-se verificar as medidas de proteo que j so implementadas, para verificar se so adequadas ou devem ser repensadas para garantir maior eficcia. Seguindo adiante, a NR 32 traz uma regra quanto reavaliao do PPRA. Vamos comparar a regra especfica e a regra geral constante da NR 9: Reavaliao do PPRA na NR 9 (item 9.2.1.1) Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. Reavaliao do PPRA na NR 32 (item 32.2.2.2) O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano e: a) sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos; b) quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar.

Podemos verificar o enfoque dado aos riscos biolgicos, havendo a previso de reavaliao do Programa em caso de novas condies de trabalho que exponham os trabalhadores a agentes biolgicos diversos.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 11

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO Mais uma questo para treinarmos: (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_FESF/BA_2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). A Norma Regulamentadora n 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade - determina que o PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais deve ser reavaliado: I. sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos. II. a cada 2 (dois) anos. III. quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar. (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II. (E) I, II e III. Conforme diretriz do item 32.2.2.2 (que vimos no quadro comparativo acima) apenas a proposio II est errada, e o gabarito da questo (B). Com relao documentao do PPRA de servios de sade, a NR 32 determina que a documentao que integra o Programa dever estar disponvel aos trabalhadores. Agora passemos s regras especficas dos PPRA de servios de sade no tocante aos produtos qumicos. Conforme item 32.3.4.1, no PPRA dos servios de sade deve constar inventrio de todos os produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos, com indicao daqueles que impliquem em riscos segurana e sade do trabalhador. Os produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos que impliquem riscos segurana e sade do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) as caractersticas e as formas de utilizao do produto; b) os riscos segurana e sade do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilizao; c) as medidas de proteo coletiva, individual e controle mdico da sade dos trabalhadores; d) condies e local de estocagem; e) procedimentos em situaes de emergncia. Uma cpia dessa ficha deve ser mantida nos locais onde o produto utilizado, para orientar o empregado quanto ao seu uso. Passemos agora s regras especficas do PCMSO dos servios de sade, que tambm contemplam disposies sobre os riscos biolgicos e qumicos. Inicialmente vamos relembrar o objetivo e a obrigatoriedade do PCMSO conforme preconizado na NR 7 (PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL):
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 12

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO "7.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores". O PCMSO dos servios de sade, alm do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1 [Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores], deve contemplar: a) o reconhecimento e a avaliao dos riscos biolgicos: esta alnea enfatiza a necessidade de interao entre PCMSO e PPRA, pois o PCMSO, para ser bem elaborado, necessita de identificao dos riscos sade dos trabalhadores desenvolvida no PPRA; b) a localizao das reas de risco segundo os parmetros do item 32.2.2: novamente verifica-se a relao entre os Programas PPRA e PCMSO; c) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos: tal medida importante porque mudanas de rotinas e remanejamentos de empregados podem resultar em exposio a riscos diferenciados, o que deve ser objeto de preocupao constante; d) a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos: tais trabalhadores devem ter acompanhamento de sade de acordo com os riscos a que esto submetidos. Percebam que a NR no fala em "todos os trabalhadores", e sim aos trabalhadores potencialmente expostos; e) o programa de vacinao: o PCMSO deve indicar quais so as vacinas obrigatrias, quem so os responsveis pela aplicao, os comprovantes que devero ser entregues para atestar a aplicao (ou a recusa) e deve conter informaes sobre efeitos colaterais, entre outros aspectos. Em item posterior veremos mais detalhes sobre vacinao dos trabalhadores. O item 32.2.3.2 dispe que "sempre que houver transferncia permanente ou ocasional de um trabalhador para outro posto de trabalho, que implique em mudana de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao mdico coordenador ou responsvel pelo PCMSO". Como comentamos anteriormente, essencial manter controle dinmico das pessoas e funes exercidas, para o acompanhamento dos riscos a que cada um est exposto. Tambm deve constar do PCMSO de servios de sade medidas a serem adotadas em caso de exposio acidental a agentes biolgicos, visto que tais situaes so emergenciais e as medidas profilticas devem ser adotadas de imediato. Quando enfermeiros, mdicos ou outros profissionais entram em contato com sangue ou fluidos de pacientes que tenham Hepatite B, Hepatite C ou HIV, devem ser adotadas medidas profilticas com urgncia. Dessa forma, com relao possibilidade de exposio acidental aos agentes biolgicos, deve constar do PCMSO:
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 13

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

a) os procedimentos a serem adotados para diagnstico, acompanhamento e preveno da soroconverso e das doenas; b) as medidas para descontaminao do local de trabalho: deve-se manter o ambiente de trabalho limpo para que no se torne fonte de contaminao por agentes biolgicos; c) o tratamento mdico de emergncia para os trabalhadores: devem ser previstas medidas de emergncia para atender os empregados que sofram exposio acidental; d) a identificao dos responsveis pela aplicao das medidas pertinentes; e) a relao dos estabelecimentos de sade que podem prestar assistncia aos trabalhadores: o PCMSO deve conter a lista com tais estabelecimentos com endereo e telefone, de modo a serem localizados de forma imediata; f) as formas de remoo para atendimento dos trabalhadores; g) a relao dos estabelecimentos de assistncia sade depositrios de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessrios, materiais e insumos especiais: alnea complementar "e", para que o acidentado seja socorrido o quanto antes. Em relao emisso de Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) a NR 32 traz uma regra bastante abrangente: "32.2.3.5 Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT". Essa regra bastante objetiva, e mais simples de ser decorada do que a regra "geral" constante da NR 7: "7.4.8 Sendo constatada a ocorrncia ou agravamento de doenas profissionais, atravs de exames mdicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alteraes que revelem qualquer tipo de disfuno de rgo ou sistema biolgico, atravs dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretao SC) e II, e do item 7.4.2.3 da presente NR, mesmo sem sintomatologia, caber ao mdico-coordenador ou encarregado: a) solicitar empresa a emisso da Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT"; Vejamos agora as regras especficas dos PCMSO dos servios de sade acerca dos riscos qumicos. Na elaborao e implementao do PCMSO de servios de sade devem ser consideradas as informaes contidas nas fichas descritivas citadas no subitem 32.3.4.1.1. Vimos acima a regra geral sobre tais fichas, que : "32.3.4.1.1 Os produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos que impliquem riscos segurana e sade do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) as caractersticas e as formas de utilizao do produto;

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

14

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

b) os riscos segurana e sade do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilizao; c) as medidas de proteo coletiva, individual e controle mdico da sade dos trabalhadores; d) condies e local de estocagem; e) procedimentos em situaes de emergncia". Para evitar a ocorrncia de acidentes por despreparo ou desconhecimento, a NR 32 prev a realizao, sob responsabilidade do empregador, de capacitao, inicialmente e de forma continuada, dos trabalhadores envolvidos para a utilizao segura de produtos qumicos. Essa capacitao quanto ao uso de produtos qumicos deve conter, no mnimo: a) a apresentao das fichas descritivas citadas no subitem 32.3.4.1.1, com explicao das informaes nelas contidas; b) os procedimentos de segurana relativos utilizao; c) os procedimentos a serem adotados em caso de incidentes, acidentes e em situaes de emergncia.

2.5. Radiaes ionizantes


Em biologia estudamos sobre os tomos, que so formados por um ncleo (com prtons e nutrons) e por eltrons, que orbitam em torno do ncleo. Pois bem, as radiaes ionizantes so radiaes cujas energias so superiores energia de ligao dos eltrons de um tomo com o seu ncleo, ou seja, so radiaes cuja energia suficiente para arrancar eltrons de seus orbitais. Apesar dos problemas que surgem com a exposio a radiaes ionizantes, elas tambm so utilizadas com efeitos benficos, para o tratamento e diagnstico de algumas doenas. H utilizao de radiaes ionizantes em aparelhos de raio-X, aceleradores lineares e fontes seladas. Partindo para as disposies da NR 32, o primeiro item destacado pela Norma em estudo que o atendimento das exigncias da NR 32, com relao s radiaes ionizantes, no desobriga o empregador de observar as disposies estabelecidas pelas normas especficas da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN e da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA, do Ministrio da Sade. A CNEN tem competncia legal para estabelecer diretrizes especficas para segurana nuclear e proteo radiolgica, bem como estabelecer normas de segurana, de modo a minimizar os riscos associados ao emprego das radiaes ionizantes para fins pacficos, contribuindo, assim, para a proteo da sade dos trabalhadores do setor nuclear, da populao em geral e do meio ambiente.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

15

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

A ANVISA, por meio de normatizaes prprias, tambm estabelece diretrizes bsicas de proteo radiolgica em radiodiagnstico mdico e odontolgico. obrigatrio manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pela CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear), e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria. O Plano de Proteo Radiolgica um documento exigido pelo CNEN para fins de licenciamento da instalao. O PPR estabelece aes de proteo radiolgica a serem implantadas pelo servio de proteo radiolgica local. Conforme item 32.4.2.1, o Plano de Proteo Radiolgica deve: a) estar dentro do prazo de vigncia; b) identificar o profissional responsvel e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do servio; c) fazer parte do PPRA do estabelecimento; d) ser considerado na elaborao e implementao do PCMSO; e) ser apresentado na CIPA (Comisso interna de Preveno de Acidentes), quando existente na empresa, sendo sua cpia anexada s atas desta comisso. O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes deve permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento. A diminuio da permanncia em reas onde h fontes de radiao ionizante uma medida simples para evitar exposio desnecessria. Os empregados devem ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho, e para isso a NR prev a realizao de capacitao, inicial e de forma continuada, em proteo radiolgica. Para fins de controle das exposies ocupacionais s radiaes, os trabalhadores devem estar sob monitorao individual de dose de radiao ionizante, nos casos em que a exposio seja ocupacional. Essa monitorao se d atravs de dosmetros individuais colocados sobre o corpo do indivduo (os dosmetros indicam a quantidade de radiao a que uma pessoa foi exposta). A NR determina que os dosmetros individuais devam ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratrios de monitorao individual acreditados pela CNEN. Na ocorrncia ou suspeita de exposio acidental, os dosmetros devem ser encaminhados para leitura no prazo mximo de 24 horas. Alm da monitorao individual, toda instalao radiativa deve dispor de monitorao de reas, que pode ser definida como avaliao e controle das condies radiolgicas das reas de uma instalao, incluindo medio de grandezas relativas a campos externos de radiao e contaminao de superfcies e atmosfrica (deposies indesejveis de material radioativo). Deve ser elaborado e implementado um programa de monitorao peridica de reas, constante do Plano de Proteo Radiolgica, para todas as reas da instalao radiativa.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 16

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO Quanto s responsabilidades dos empregadores em relao s radiaes ionizantes, a NR enumera as seguintes: a) implementar medidas de proteo coletiva relacionadas aos riscos radiolgicos; b) manter profissional habilitado, responsvel pela proteo radiolgica em cada rea especfica, com vinculao formal com o estabelecimento; c) promover capacitao em proteo radiolgica, inicialmente e de forma continuada, para os trabalhadores ocupacionalmente e para-ocupacionalmente expostos s radiaes ionizantes; d) manter no registro individual do trabalhador as capacitaes ministradas; e) fornecer ao trabalhador, por escrito e mediante recibo, instrues relativas aos riscos radiolgicos e procedimentos de proteo radiolgica adotados na instalao radiativa; f) dar cincia dos resultados das doses referentes s exposies de rotina, acidentais e de emergncias, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao mdico coordenador do PCMSO ou mdico encarregado dos exames mdicos previstos na NR-07. Cada trabalhador da instalao radiativa deve ter um registro individual atualizado, o qual deve ser conservado por 30 (trinta) anos aps o trmino de sua ocupao e deve conter uma srie de informaes relacionadas s radiaes, como tipos de dosmetros individuais utilizados para a monitorao individual e as capacitaes realizadas. Esse registro deve ser mantido no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho. Alm do registro individual, h outra regra especfica em relao aos empregados que esto expostos a radiaes ionizantes. Esto lembrados do pronturio clnico individual que estudamos na NR 7 (PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL)? Na ocasio estudamos que os dados obtidos nos exames mdicos, incluindo avaliao clnica e exames complementares, as concluses e as medidas aplicadas devero ser registrados em pronturio clnico individual do trabalhador examinado. De acordo com a NR 7, tais pronturios devem ser arquivados sob a responsabilidade do mdico-coordenador do PCMSO pelo perodo de 20 (vinte) anos aps o desligamento do trabalhador. No caso especfico dos trabalhadores expostos a radiao ionizante, a NR 32 determina que "o pronturio clnico individual previsto pela NR-07 deve ser mantido atualizado e ser conservado por 30 (trinta) anos aps o trmino de sua ocupao". Para garantir a pertinncia das aes desenvolvidas no mbito do PCMSO, o mdico coordenador do PCMSO ou o encarregado pelos exames mdicos, previstos na NR-07, deve estar familiarizado com os efeitos e a teraputica associados exposio decorrente das atividades de rotina ou de acidentes com radiaes ionizantes. As reas da instalao radiativa devem estar devidamente sinalizadas em conformidade com a legislao em vigor, em especial quanto utilizao
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 17

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

do smbolo internacional de presena de radiao nos acessos controlados, procedimentos a serem obedecidos em situaes de acidentes ou de emergncia e sistemas de alarme. Smbolo internacional de presena de radiao. As reas da instalao radiativa devem estar devidamente sinalizadas em conformidade com a legislao em vigor. Em hospitais possvel ver esse smbolo acima de algumas portas, que no caso so acessos para salas onde h presena de radiao ionizante. O smbolo deve ser acompanhado de um texto descrevendo o emprego da radiao ionizante. Para os casos em que haja radioterapia, que a aplicao mdica de radiao ionizante para fins teraputicos, a NR 32 exige que as salas de tratamento possuam portas com sistema de intertravamento, que previnam o acesso indevido de pessoas durante a operao do equipamento. Os servios de radioterapia tambm devem possuir indicadores luminosos de equipamento em operao, localizados na sala de tratamento e em seu acesso externo, em posio visvel. Outra possibilidade de terapia com uso de radiao a braquiterapia, conceituada pelo CNEN como radioterapia mediante o uso de uma ou mais fontes seladas emissoras de raios gama ou beta. No tratamento a fonte de radiao ionizante permanece prxima ou no local do tumor do paciente. Acerca das medidas de segurana nas reas de internao e tratamento dos pacientes sujeitos braquiterapia, a NR probe a prtica de qualquer atividade no relacionada com a preparao das fontes seladas nas salas de preparo ou armazenamento. As fontes seladas so cpsulas soldadas que contm em seu interior, hermeticamente encapsulado, material radioativo, como o Csio-137 (aquele da tragdia de Goinia). Os recipientes utilizados para o transporte das fontes seladas devem estar identificados com o smbolo de presena de radiao e a atividade do radionucldeo a ser deslocado (radionucldeo o istopo instvel de um elemento que decai ou se desintegra espontaneamente, emitindo radiao. No deslocamento de fontes para utilizao em braquiterapia, a NR exige que deve ser observado o princpio da otimizao, de modo a expor o menor nmero possvel de pessoas. Para atender ao princpio da otimizao, as doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de ocorrncia de exposies devem ser mantidos to baixo quanto razoavelmente exeqveis, levando-se em conta os fatores econmicos e sociais. Esse princpio tambm conhecido pela sigla ALARA (As Low As Reasonably Achievable), que pode ser traduzido como "to baixo quanto razoavelmente exeqveis", no dizer da prpria NR.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 18

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Aps cada aplicao para o tratamento dos pacientes, as vestimentas e as roupas de cama devem ser monitoradas para verificao da presena de fontes seladas. Passemos agora ao estudo das regras sobre os servios de radiodiagnstico mdico. Inicialmente segue a definio do glossrio da NR: Servio de Radiodiagnstico Mdico: Estabelecimento, ou setor definido do estabelecimento ou instituio ou especialidade mdica que emprega radiaes ionizantes para fazer diagnstico atravs de imagens radiolgicas e/ou radiografias. obrigatrio manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Alvar de Funcionamento vigente concedido pela autoridade sanitria local e o Programa de Garantia da Qualidade, que o conjunto de aes sistemticas e planejadas visando garantir a confiabilidade adequada quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos, de acordo com um padro aprovado. Em radiodiagnstico, estas aes devem resultar na produo continuada de imagens de alta qualidade com o mnimo de exposio para os pacientes e operadores. A cabine de comando do aparelho de raios-X deve ser posicionada de forma a: a) permitir ao operador, na posio de disparo, eficaz comunicao e observao visual do paciente; b) permitir que o operador visualize a entrada de qualquer pessoa durante o procedimento radiolgico. A sala de raios X deve dispor de: a) sinalizao visvel na face exterior das portas de acesso, contendo o smbolo internacional de radiao ionizante, acompanhado das inscries: "raios X, entrada restrita" ou "raios X, entrada proibida a pessoas no autorizadas". b) sinalizao luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertncia: "Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada proibida". A sinalizao luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiolgicos. As portas de acesso das salas com equipamentos de raios X fixos devem ser mantidas fechadas durante as exposies. No permitida a instalao de mais de um equipamento de raios X por sala. A cmara escura (onde as imagens da pelcula sero processadas) deve dispor de sistema de exausto de ar localizado e pia com torneira. Finalizando o tpico radiaes ionizantes, h regra na NR quanto ao trabalho de gestantes, situao em que no deve ocorrer em atividades dessa natureza:

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

19

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

"32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiaes ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatvel com seu nvel de formao".

2.6. Resduos
A manipulao dos resduos dos estabelecimentos de sade tambm demanda cuidados especiais, para que no haja contaminao dos trabalhadores. Nesse sentido, a NR 32 prev a realizao de capacitao, inicialmente e de forma continuada, nos seguintes assuntos: a) segregao, acondicionamento e transporte dos resduos; b) definies, classificao e potencial de risco dos resduos; c) sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento; d) formas de reduzir a gerao de resduos; e) conhecimento das responsabilidades e de tarefas; f) reconhecimento dos smbolos de identificao das classes de resduos; g) conhecimento sobre a utilizao dos veculos de coleta; h) orientaes quanto ao uso de Equipamentos de Proteo Individual - EPIs. Os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos de sade devem atender ao disposto na NBR 9191 (norma tcnica da ABNT, que define as caractersticas de resistncia, estanqueidade, transparncia, etc.) e ainda ser: a) preenchidos at 2/3 de sua capacidade; b) fechados de tal forma que no se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo; c) retirados imediatamente do local de gerao aps o preenchimento e fechamento; d) mantidos ntegros at o tratamento ou a disposio final do resduo. Antes da destinao dos resduos, estes devem ser segregados, que o ato de separao dos resduos no momento e no local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, o seu estado fsico e os riscos envolvidos. A segregao dos resduos de estabelecimentos de sade deve ser realizada no local onde so gerados, devendo ser observado que: a) sejam utilizados recipientes que atendam as normas da ABNT, em nmero suficiente para o armazenamento; b) os recipientes estejam localizados prximos da fonte geradora; c) os recipientes sejam constitudos de material lavvel, resistente punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao tombamento; d) os recipientes sejam identificados e sinalizados segundo as normas da ABNT.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

20

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Sobre a alnea "c", a NR excepciona os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto, que no necessitam de tampa para vedao. A NR 32 tambm traz regras quanto aos materiais perfurocortantes, que s podem ser jogados fora em embalagens especficas. Para os recipientes destinados a coleta de material perfurocortante, o limite mximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal. Fotos de recipiente destinado a coleta de material perfurocortante e seu suporte (ao centro). Os recipientes para acondicionamento dos perfurocortantes devem ser mantidos em suporte exclusivo e em altura que permita a visualizao da abertura para descarte.

O transporte manual do recipiente de segregao dos resduos em geral deve ser realizado de forma que no exista o contato do mesmo com outras partes do corpo, sendo vedado o arrasto (para que o saco no rompa pelo atrito com o cho). A sala de armazenamento temporrio dos recipientes de transporte deve atender, no mnimo, s seguintes caractersticas: I. ser dotada de pisos e paredes lavveis, ralo sifonado, ponto de gua, ponto de luz, ventilao adequada e abertura dimensionada de forma a permitir a entrada dos recipientes de transporte. II. ser mantida limpa e com controle de vetores; III. conter somente os recipientes de coleta, armazenamento ou transporte; IV. ser utilizada apenas para os fins a que se destina; V. estar devidamente sinalizada e identificada. O transporte dos resduos para a rea de armazenamento externo deve ser feito atravs de carros constitudos de material rgido, lavvel, impermevel, provido de tampo articulado ao prprio corpo do equipamento e cantos arredondados (para evitar acmulo de resduos), e deve ser realizado em sentido nico com roteiro definido em horrios no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos e medicamentos, perodos de visita ou de maior fluxo de pessoas. Os recipientes de transporte de resduos com mais de 400 litros de capacidade devem possuir vlvula de dreno no fundo.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

21

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

2.7. Condies de conforto por ocasio das refeies


Os refeitrios dos servios de sade devem atender ao disposto na NR 24 (CONDIES SANITRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO). A NR 32 exige que os estabelecimentos com at 300 trabalhadores devam ser dotados de locais para refeio, que atendam aos seguintes requisitos mnimos: a) localizao fora da rea do posto de trabalho; b) piso lavvel; c) limpeza, arejamento e boa iluminao; d) mesas e assentos dimensionados de acordo com o nmero de trabalhadores por intervalo de descanso e refeio; e) lavatrios instalados nas proximidades ou no prprio local; f) fornecimento de gua potvel; g) possuir equipamento apropriado e seguro para aquecimento de refeies. Esse "at 300 trabalhadores" pelo seguinte: a NR 24 (CONDIES SANITRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO), que aplicvel aos locais de trabalho em geral (indstria, comrcio, hotis, restaurantes, depsitos, etc.) estabelece o seguinte acerca de refeitrios: "24.3.1 Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operrios, obrigatria a existncia de refeitrio, no sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeies em outro local do estabelecimento". Dessa forma, a NR 32 utilizou a expresso estabelecimentos "com at 300 trabalhadores" para ampliar a regra da NR 24 (que obriga a existncia de refeitrio/local para refeio somente quando haja mais que 300 trabalhadores no estabelecimento). Seguem os dispositivos para relembrar: Regra da NR 24 (item 24.3.1) Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operrios, obrigatria a existncia de refeitrio, no sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeies em outro local do estabelecimento. Regra da NR 32 (item 32.6.2) Os estabelecimentos com at 300 trabalhadores devem ser dotados de locais para refeio, que atendam aos seguintes requisitos mnimos (... )

A NR 24 traz outra regra quanto s refeies para os estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) at 300 (trezentos) empregados, onde embora no seja exigido o refeitrio, devero ser asseguradas aos trabalhadores condies suficientes de conforto para a ocasio das refeies. Por sinal, essas condies de conforto dos locais para refeio so praticamente iguais s exigidas para os refeitrios da NR 32 (item 32.6.2). No
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 22

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

iremos nos aprofundar no tema porque a NR 24 no estava no edital do AFT 2010. Finalizando o tpico Condies de conforto por ocasio das refeies, h regra no sentido de que os lavatrios para higiene das mos devem ser providos de papel toalha (incabvel o uso de toalha de pano), sabonete lquido e lixeira com tampa, de acionamento por pedal (para que no haja contato das mos para abrir e fechar a lixeira).

2.8. Lavanderias
A lavanderia do estabelecimento de sade deve possuir duas reas distintas, sendo uma considerada suja e outra limpa, devendo ocorrer na primeira o recebimento, classificao, pesagem e lavagem de roupas, e na segunda a manipulao das roupas lavadas. rea suja Lavanderia Area limpa > > Recebimento, classificao, pesagem e lavagem de roupas Manipulao das roupas lavadas

Independente do porte da lavanderia, as mquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira, em que a roupa utilizada inserida pela porta situada na rea suja, por um operador e, aps lavada, retirada na rea limpa, por outro operador. A comunicao entre as duas reas (suja e limpa) somente permitida por meio de visores ou intercomunicadores. Imagem ilustrativa de mquina de lavar roupa de porta dupla. As mquinas de lavar, centrfugas e secadoras devem ser dotadas de dispositivos eletromecnicos que interrompam seu funcionamento quando da abertura de seus compartimentos. Conforme estudamos na NR 12, tais dispositivos devem parar o funcionamento da mquina quando sua tampa for aberta (no pode haver nem mesmo o movimento inercial). A NR 32 tambm cita requisitos de segurana (para evitar queimaduras e esmagamento) sobre as calandras, que so mquinas utilizadas para passar as roupas que foram lavadas. A calandra deve ter: a) termmetro para cada cmara de aquecimento, indicando a temperatura das calhas ou do cilindro aquecido; b) termostato;
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 23

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

c) dispositivo de proteo que impea a insero de segmentos corporais dos trabalhadores junto aos cilindros ou partes mveis da mquina.

2.9. Limpeza e conservao


Tratemos brevemente do tpico limpeza e conservao, que tratado nos itens 32.8.1 e 32.8.2. Os trabalhadores que realizam a limpeza dos servios de sade devem ser capacitados, inicialmente e de forma continuada, quanto aos princpios de higiene pessoal, risco biolgico, risco qumico, sinalizao, rotulagem, EPI, EPC e procedimentos em situaes de emergncia. A comprovao da capacitao deve ser mantida no local de trabalho, disposio da inspeo do trabalho. Tais regras so bastante semelhantes capacitao que estudamos no tpico medidas de proteo coletiva contra agentes biolgicos. Para as atividades de limpeza e conservao, cabe ao empregador, no mnimo: a) providenciar carro funcional destinado guarda e transporte dos materiais e produtos indispensveis realizao das atividades; b) providenciar materiais e utenslios de limpeza que preservem a integridade fsica do trabalhador; c) proibir a varrio seca nas reas internas; d) proibir o uso de adornos.

2.10. Manuteno de mquinas e equipamentos


Os trabalhadores que realizam a manuteno (independente de serem empregados do estabelecimento ou de empresas terceirizadas), alm do treinamento especfico para sua atividade, devem tambm ser submetidos a capacitao inicial e de forma continuada, com o objetivo de mant-los familiarizados com os princpios de: a) higiene pessoal; b) riscos biolgico (precaues universais), fsico e qumico; c) sinalizao; d) rotulagem preventiva; e) tipos de EPC e EPI, acessibilidade e seu uso correto. Os equipamentos e meios mecnicos utilizados para transporte (macas, cadeiras de rodas) devem ser submetidos periodicamente manuteno, de forma a conservar os sistemas de rodzio em perfeito estado de funcionamento. Os dispositivos de ajuste dos leitos (para mudar a inclinao da cama) devem ser submetidos manuteno preventiva, assegurando a lubrificao permanente, de forma a garantir sua operao sem sobrecarga para os trabalhadores.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 24

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

J os sistemas de climatizao devem ser submetidos a procedimentos de manuteno preventiva e corretiva para preservao da integridade e eficincia de todos os seus componentes. Tratamos desse assunto na NR 17 (ERGONOMIA), onde comentamos sobre a preveno da chamada sndrome do edifcio doente. Segundo a NR 17, para a preveno da chamada "sndrome do edifcio doente", devem ser atendidos: a) o Regulamento Tcnico do Ministrio da Sade sobre "Qualidade do Ar de Interiores em Ambientes Climatizados" (...); b) os Padres Referenciais de Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados artificialmente de uso pblico e coletivo (...) da ANVISA; e c) o disposto no item 9.3.5.1 da NR 9 (PPRA) - medidas de controle para eliminar, reduzir ou controlar os riscos ambientais.

2.11. Disposies gerais e finais


Este tpico encerra a parte terica, e traz disposies sobre assuntos variados. Os manuais do fabricante de todos os equipamentos e mquinas, impressos em lngua portuguesa, devem estar disponveis aos trabalhadores envolvidos. Quando estudamos a nova NR 12 vimos que l tambm h regra semelhante a essa da NR 32. A seguir, a NR 32 determina que em todo servio de sade deva existir um programa de controle de animais sinantrpicos, o qual deve ser comprovado sempre que exigido pela inspeo do trabalho. Animais sinantrpicos so espcies que indesejavelmente coabitam com o homem e que podem transmitir doenas ou causar agravos sade humana, tais como roedores, baratas, moscas, pernilongos, pombos, formigas, pulgas e outros. Quanto a lavatrios e pias, a NR dispe que todos devem: a) possuir torneiras ou comandos que dispensem o contato das mos quando do fechamento da gua; b) ser providos de sabo lquido e toalhas descartveis para secagem das mos. J havamos visto regra semelhante com relao aos lavatrios dos locais para refeio. Colocar a mo na torneira, usar sabo em barra ou secar as mos em toalhas de pano seriam medidas que facilitariam a contaminao dos empregados, e por isso essas prticas no so toleradas pela NR 32. A NR 32 veda a prtica de pipetar com a boca. A pipeta utilizada para medir e transferir quantidades exatas de lquidos, e para pipetar deve-se utilizar pipetas automticas ou outros dispositivos apropriados. Finalizamos com duas regras que nos sero familiares. O item 32.11.1 dispe que a observncia das disposies regulamentares constantes da NR 32 no desobriga as empresas do cumprimento de outras disposies que, com relao matria, sejam includas em cdigos ou regulamentos sanitrios dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, e outras
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 25

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

oriundas de convenes e acordos coletivos de trabalho, ou constantes nas demais NR e legislao federal pertinente matria. Relembrando o que j havamos estudado sobre as NR em geral (na aula sobre a NR 1): Regra da NR 1 (item 1.2) A observncia das Normas Regulamentadoras - NR no desobriga as empresas do cumprimento de outras disposies que, com relao matria, sejam includas em cdigos de obras ou regulamentos sanitrios dos Estados ou Municpios, e outras, oriundas de convenes e acordos coletivos de trabalho. Regra da NR 32 (item 32.11.1) A observncia das disposies regulamentares constantes dessa Norma Regulamentadora - NR, no desobriga as empresas do cumprimento de outras disposies que, com relao matria, sejam includas em cdigos ou regulamentos sanitrios dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, e outras oriundas de convenes e acordos coletivos de trabalho, ou constantes nas demais NR e legislao federal pertinente matria.

Por fim a regra quanto solidariedade, paralela regra da NR 1: Regra da NR 1 (item 1.6.1) Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para efeito de aplicao das Normas Regulamentadoras - NR, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Regra da NR 32 (item 32.11.4) A responsabilidade solidria entre contratantes e contratados quanto ao cumprimento desta NR.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

26

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

3. Questes comentadas
1. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LIQUIGS_2007) Com base na NR-32, so considerados agentes biolgicos 1. as toxinas e os prons. II. as culturas de clulas. III. microorganismos, mas nunca geneticamente modificados. (A) (B) (C) (D) (E) Somente a afirmativa I est correta. Somente a afirmativa II est correta. Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. modificados tambm so

Gabarito (C). Vimos que microrganismos agente biolgicos pela definio do item 32.2.1.1. Vamos reler o item:

"32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons". 2. (PUC/PR_MEDICO DO TRABALHO_COPEL_2009) De acordo com a NR-32, o PCMSO de trabalhadores expostos a riscos biolgicos deve contemplar: A) Programa de vacinao. B) Pesquisa de HIV. C) Comunicao imediata ao mdico coordenador ou responsvel pelo PCMSO sempre que um trabalhador for transferido para outro posto de trabalho, independentemente da mudana de risco. D) Emisso da CAT para aqueles acidentes que forem considerados um risco para o desenvolvimento de doena. E) Pesquisa de HIV e hepatite somente para trabalhadores que forem contratados para reas que impliquem contato com material biolgico. O gabarito (A). O PCMSO de servios de sade deve contemplar programa de vacinao (item 32.2.3.1.e). A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO (item 32.2.4.17.1). No h previso normativa de "pesquisa" de HIV e hepatite na NR 32. A alternativa (C) est errada porque tal comunicao dever ocorrer em transferncias que impliquem em mudana de risco (item 32.2.3.2). Quanto CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho), o item 32.2.3.5 estabelece que tal documento deve ser emitido em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 27

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

3. (PUC/PR_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_COPEL_2010) Com referncia NR-32 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM SERVIOS DE SADE, podemos AFIRMAR com relao ao PCMSO e s medidas de proteo: I. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. II. Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, somente se previstas no PPRA. III. A manipulao em ambiente laboratorial deve seguir as orientaes contidas na publicao do Ministrio da Sade - Diretrizes Gerais para o Trabalho em Conteno com Material Biolgico, correspondentes aos respectivos microrganismos. IV. Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. Assinale a alternativa CORRETA: A) As alternativas I, II e III esto corretas. B) As alternativas I e IV esto corretas. C) As alternativas I, II, III e IV esto corretas. D) Somente a alternativa IV est correta. E) As alternativas I, III e IV esto corretas. Gabarito (E). A proposio II est incorreta porque as medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, mesmo que no previstas no PPRA. Seguem os itens relacionados questo: "32.2.3.5 Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT". "32.2.4.1.1 Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, mesmo que no previstas no PPRA". "32.2.4.2 A manipulao em ambiente laboratorial deve seguir as orientaes contidas na publicao do Ministrio da Sade - Diretrizes Gerais para o Trabalho em Conteno com Material Biolgico, correspondentes aos respectivos microrganismos". "32.2.4.3 Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual".

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

28

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

4. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_CASAN/SC_2009) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A NR 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade determina que I. os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte. II. so vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas. III. deve ser assegurado o uso de materiais perfurocortantes com dispositivo de segurana, conforme cronograma a ser estabelecido pela CTPN. IV. as empresas que utilizam materiais perfurocortantes devem treinar os trabalhadores para esse fim. (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I, II e III. (C) Apenas I, III e IV. (D) I, II, III e IV. (E) Apenas II, III e IV. Gabarito (B). A proposio IV est incorreta porque a NR atribui a responsabilidade da capacitao s empresas que produzem ou comercializam tais materiais: "32.2.4.16.1 As empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos servios de sade, capacitao sobre a correta utilizao do dispositivo de segurana". Conforme item 32.2.4.14, os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte. De fato so vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas, pois so procedimentos arriscados que podem gerar acidentes de trabalho. Se o profissional tenta reencapar a agulha e, por cansao ou descuido, "erra o alvo", pode acabar furando o prprio dedo com a agulha contaminada. Estudamos sobre o descarte de perfurocortantes, que deve ocorrer em recipiente apropriado. Esse recipiente resistente e, por isso, no necessrio reencapar ou desconectar a agulha da seringa; basta descart-la no local adequado. Quanto proposio III, ela repete o item 32.2.4.16, que trata de competncia do CTPN (Comisso Tripartite Permanente Nacional da NR-32) da NR 32. 5. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_FESF/BA_2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). A Norma Regulamentadora n 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade, determina que o PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais deve ser reavaliado
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 29

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

I. sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos. II. a cada 2 (dois) anos. III. quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar. (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II. (E) I, II e III. A alternativa (B) o gabarito. Segue o quadro para relembrarmos a regra geral da NR 9 e a regra especfica do PPRA dos estabelecimentos de sade: Reavaliao do PPRA na NR 9 (item 9.2.1.1) Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. Reavaliao do PPRA na NR 32 (item 32.2.2.2) O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano e: a) sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos; b) quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar.

6. (ESAF_AFT/MTE_2006) Com base na NR-32, avalie as proposies transcritas a seguir e indique a opo correta. I. Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. II. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA - NR-9 dever contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biolgicos, a identificao dos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores. III. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. IV. Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos, provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contato manual. a) Todas as proposies esto corretas. b) Apenas trs proposies esto corretas. c) Apenas duas proposies esto corretas. d) Apenas uma proposio est correta. e) Nenhuma proposio est correta.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 30

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

PROFESSOR: MRIO PINHEIRO Gabarito (C). Conforme item 32.2.1, para fins de aplicao da NR 32, considera-se Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos. Os agentes biolgicos so os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. A proposio II trouxe uma parte da exigncia sobre a fase de reconhecimento dos PPRA de servios de sade. Segue abaixo o trecho completo: O PPRA dos estabelecimentos de sade, alm do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter: I. Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores, considerando: a) fontes de exposio e reservatrios: fontes de exposio incluem pessoas, animais, objetos ou substncias que abrigam agentes biolgicos, a partir dos quais se torna possvel a transmisso a um hospedeiro ou a um reservatrio. Reservatrio a pessoa, animal, objeto ou substncia no qual um agente biolgico pode persistir, manter sua viabilidade, crescer ou multiplicarse, de modo a poder ser transmitido a um hospedeiro. b) vias de transmisso e de entrada: via de transmisso o percurso feito pelo agente biolgico a partir da fonte de exposio at o hospedeiro, podendo haver transmisso direta ou indireta (no caso da transmisso ocorrer com ou sem a intermediao de vetores, respectivamente). Vias de entrada so os tecidos ou rgos por onde um agente penetra em um organismo, podendo ocasionar uma doena. c) transmissibilidade (capacidade de transmisso de um agente a um hospedeiro), patogenicidade (capacidade do agente em causar doena em um hospedeiro suscetvel) e virulncia (grau de agressividade) do agente; d) persistncia do agente biolgico no ambiente: capacidade do agente biolgico permanecer no ambiente. e) estudos epidemiolgicos ou dados estatsticos; f) outras informaes cientficas. II. Avaliao do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a) a finalidade e descrio do local de trabalho: descrio fsica do ambiente, contemplando o mobilirio, sistema de ventilao, iluminao, tipos de pisos e paredes, etc. b) a organizao e procedimentos de trabalho: deve considerar os turnos de trabalho, intervalos, etc. c) a possibilidade de exposio: fator que depende das rotinas de trabalho e das caractersticas dos agentes biolgicos existentes. d) a descrio das atividades e funes de cada local de trabalho: objetiva descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas em cada posto de trabalho.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

31

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

e) as medidas preventivas aplicveis e seu acompanhamento: deve-se verificar as medidas de proteo que j so implementadas, para verificar se so adequadas ou devem ser repensadas para garantir maior eficcia. Assim, vemos que a fase do PPRA de "reconhecimento", e no "reconhecimentos dos riscos biolgicos". Em face disso a Banca considerou a proposio II incorreta. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT, o que torna a proposio III correta. Quanto ao lavatrio, sabonete, toalhas e lixeira, a proposio IV est errada. Estudamos a regra do item 32.2.4.2: "32.2.4.3 Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual". 7. (CESGRANRIO_ENFERMEIRO DO TRABALHO JUNIOR_ PETROBRAS_2008) A todos os trabalhadores dos servios de sade, alm da imunizao estabelecida no PCMSO, devem, ainda, ser fornecidos gratuitamente os programas de imunizao ativa para difteria e tambm para (A) ttano e hepatite B. (B) ttano e hepatite C. (C) hepatite A, alm da trplice viral. (D) hepatite B, alm da trplice viral. (E) meningite C, alm da trplice viral. Gabarito (A). A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO (item 32.2.4.17.10). 8. (IPAD_MEDICO DO TRABALHO_COMPESA/PE_2009) Com relao ao que estabelece a NR-32 (Servios de Sade), incorreto afirmar A) Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, sem autorizao da CIPA ou do SESMT. B) O PCMSO, alm do previsto na NR-07, deve contemplar a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos. C) Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. D) Os trabalhadores com feridas ou leses nos membros superiores s podem iniciar suas atividades aps avaliao mdica obrigatria com emisso de documento de liberao para o trabalho.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 32

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

E) So vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas. Gabarito (A), que a alternativa incorreta. Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. No h ingerncia de SESMT e CIPA para autorizar tal procedimento. O PCMSO dos servios de sade, alm do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1 [Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores], deve contemplar: a) o reconhecimento e a avaliao dos riscos biolgicos: esta alnea enfatiza a necessidade de interao entre PCMSO e PPRA, pois o PCMSO, para ser bem elaborado, necessita de identificao dos riscos sade dos trabalhadores desenvolvida no PPRA; b) a localizao das reas de risco segundo os parmetros do item 32.2.2: novamente verifica-se a relao entre os Programas PPRA e PCMSO; c) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos: tal medida importante porque mudanas de rotinas e remanejamentos de empregados podem resultar em exposio a riscos diferenciados, o que deve ser objeto de preocupao constante; d) a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos: tais trabalhadores devem ter acompanhamento de sade de acordo com os riscos a que esto submetidos. Percebam que a NR no fala em "todos os trabalhadores", e sim aos trabalhadores potencialmente expostos; e) o programa de vacinao: o PCMSO deve indicar quais so as vacinas obrigatrias, quem so os responsveis pela aplicao, os comprovantes que devero ser entregues para atestar a aplicao (ou a recusa) e deve conter informaes sobre efeitos colaterais, entre outros aspectos. Em item posterior veremos mais detalhes sobre vacinao dos trabalhadores. Comentamos na questo anterior sobre o lavatrio de locais onde haja exposio a agentes biolgicos, conforme item 32.2.4.3. Quanto a reencape e desconexo manual de agulhas, vimos que a NR 32 probe esses procedimentos, pois so atos que geram uma grande quantidade de acidentes entre os profissionais de sade. Segue o item: "32.2.4.15 So vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas". 9. (NCE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ELETRONORTE_2006) A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. De acordo com esta Norma, NO deve ser contemplado no PCMSO, alm do previsto na NR 7:
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 33

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

(A) o reconhecimento e avaliao dos riscos biolgicos; (B) a localizao das reas de risco; (C) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos; (D) o programa de vacinao; (E) a vigilncia mdica de todos os trabalhadores. O gabarito (E), pois a NR fala que se deve contemplar a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos, e no de todos os trabalhadores. "32.2.3.1 O PCMSO, alm do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, deve contemplar: a) o reconhecimento e a avaliao dos riscos biolgicos; b) a localizao das reas de risco segundo os parmetros do item 32.2.2; c) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos; d) a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos; e) o programa de vacinao". 10. (IPAD_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LAFEPE_2007) Os quimioterpicos antineoplsicos somente devem ser preparados em rea exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. Essa rea dever dispor de todos os itens abaixo, exceto: A) local de armazenamento exclusivo para estocagem. B) vlvula de segurana. C) vestirio de barreira com dupla cmara. D) sala de preparo dos quimioterpicos. E) local destinado para as atividades administrativas. Gabarito (B), pois as medidas de proteo contra exposio a antineoplsicos no tem nada a ver com vlvula de segurana. Os quimioterpicos antineoplsicos (medicamentos que inibem ou previnem o crescimento e disseminao de alguns tipos de clulas cancerosas) somente devem ser preparados em rea exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A rea deve dispor no mnimo de: a) vestirio de barreira com dupla cmara; b) sala de preparo dos quimioterpicos; c) local destinado para as atividades administrativas; d) local de armazenamento exclusivo para estocagem. 11. (ESAF_AFT/MTE_2006) Com base na NR-32, em relao s vestimentas usadas em servio, incorreto afirmar: a) A vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado. b) Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 34

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

c) O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposio das usadas, quando aplicvel. d) A higienizao das vestimentas utilizadas, mesmo quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico oriundo de paciente, deve ser de responsabilidade do empregado. e) Todos os trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem usar vestimentas de trabalho apropriadas e confortveis. O gabarito (D), pois a higienizao das vestimentas utilizadas nos centros cirrgicos e obsttricos, servios de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenas infecto-contagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico, deve ser de responsabilidade do empregador. Todos trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto, devendo a(s) vestimenta(s) ser(em) fornecida(s) sem nus para o empregado. 12. (CESPE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM_ VITRIA_ES_2007_ADAPTADA) A NR 32, publicada recentemente, trata dos benefcios e dos direitos dos trabalhadores quanto segurana e sade no trabalho. Acerca dessa NR, julgue os itens a seguir. (A) O uso de adornos vedado no ambiente de trabalho. (B) A mulher grvida deve ser afastada de funo que a obrigue a se expor a radiaes ionizantes. (C) A vacina contra hepatite B faz parte do programa de imunizao no mbito hospitalar. (D) permitido aos trabalhadores de laboratrio pipetar utilizando a boca. Gabarito (D), que a alternativa incorreta. vedado aos trabalhadores pipetar com a boca, pois esse procedimento deve ser realizado com os equipamentos adequados, sem necessidade de utilizar a boca, o que pode fazer o empregador ter contato direto com o produto qumico que deve ser transferido de recipiente. A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. Conforme item 32.2.4.5, o empregador deve vedar: a) a utilizao de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; d) a guarda de alimentos em locais no destinados para este fim; e) o uso de calados abertos.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

35

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiaes ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatvel com seu nvel de formao. 13. (CESPE_ TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_FUNESA/SE _2008_ADAPTADA) Os profissionais que atuam na rea de sade esto expostos a uma grande variedade de patgenos tornando-os suscetveis invaso de agentes infecciosos que acarretam riscos de acidentes ocupacionais biolgicos. A respeito desse assunto, e com referncia norma regulamentadora NR 32, que trata de segurana e sade no trabalho em servios de sade, assinale a alternativa correta. a) Risco biolgico a possibilidade de exposio do indivduo a agentes biolgicos. b) Em toda ocorrncia de acidente envolvendo risco biolgico, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT). c) Em ambiente hospitalar, o uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos. d) Toda instalao radiativa deve dispor de monitorao individual e de reas. e) permitido ao trabalhador pipetar com a boca. A alternativa incorreta (E), que o gabarito. vedado aos trabalhadores pipetar com a boca. A NR 32 considera Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. Conforme item 32.2.4.3.2, o uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos, o que deve ocorrer, no mnimo, antes e depois do uso das mesmas. Toda instalao radiativa deve dispor de monitorao individual (para controle da exposio individual radiao) e de reas (para avaliao e controle das condies radiolgicas das reas de uma instalao). 14. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM_ CAMAARI/BA_2010) Assinale a alternativa INCORRETA. O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes, de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora n 32 -Segurana e Sade no trabalho em Servios de Sade, deve (A) permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento. (B) estar sob monitorao individual de dose de rudo, nos casos de exposio ocupacional. (C) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica. (D) usar os EPI adequados para a minimizao dos riscos.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 36

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

(E) ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho. O gabarito (B), pois o controle quanto a dose de radiao, e no dose de rudo. O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes deve: a) permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento; b) ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho; c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica; d) usar os EPI adequados para a minimizao dos riscos; e) estar sob monitorao individual de dose de radiao ionizante, nos casos em que a exposio seja ocupacional. 15. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM_ CAMAARI/BA_2010) Analise as assertivas e, em seguida, assinale alternativa que apresenta as corretas. Toda Empresa que atua em Servios de Sade, obrigada a manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pela CNEN - Comisso Nacional de Energia Nuclear, e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria. O Plano de Proteo Radiolgica deve I. estar dentro do prazo de vigncia. II. identificar o profissional responsvel e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do servio. III. fazer parte do PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais do estabelecimento e tambm ser considerado na elaborao e implementao do PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional; IV. ser apresentado CIPA, para aprovao dos cipeiros e aps sua aprovao (sendo sua cpia anexada s atas da comisso), efetivar sua implantao. (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e IV. (E) Apenas III e IV. Gabarito (C). A proposio IV est errada, pois no atribuio da CIPA aprovar o PPR, at porque os membros da CIPA, na imensa maioria dos casos, no possuem conhecimentos tcnicos para aprovar ou reprovar um PPR. Conforme item 32.4.2.1, o Plano de Proteo Radiolgica (PPR) deve: a) estar dentro do prazo de vigncia; b) identificar o profissional responsvel e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do servio; c) fazer parte do PPRA do estabelecimento; d) ser considerado na elaborao e implementao do PCMSO;
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 37

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

e) ser apresentado na CIPA, quando existente na empresa, sendo sua cpia anexada s atas desta comisso. 16. (CESGRANRIO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO JUNIOR_ PETROBRAS_2010) A medio contnua, peridica ou especial de grandezas radiolgicas, no meio ambiente, para fins de radioproteo, segundo a NR 32, uma situao de (A) monitorao de rea. (B) monitorao de contaminao. (C) monitorao ambiental. (D) contaminao atmosfrica. (E) contaminao de superfcie. O gabarito (C). Essa questo boa para vermos os conceitos de monitorao da NR 32: Monitorao Ambiental: medio contnua, peridica ou especial de grandezas radiolgicas no meio ambiente, para fins de radioproteo. Monitorao de rea: avaliao e controle das condies radiolgicas das reas de uma instalao, incluindo medio de grandezas relativas a: a) campos externos de radiao; b) contaminao de superfcies; c) contaminao atmosfrica. Monitorao Individual: Monitorao por meio de dosmetros individuais colocados sobre o corpo do indivduo para fins de controle das exposies ocupacionais. A monitorao individual tem a funo primria de avaliar a dose no indivduo monitorado. Tambm pode ser utilizada para verificar a adequao do plano de proteo radiolgica s atividades da instalao. 17. (CESGRANRIO_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ INEA_2008) Quanto aos resduos dos servios de sade, conforme estabelecido na NR32, tem-se que (A) a segregao dos resduos deve ser realizada em local diferente de onde so gerados. (B) o translado dos resduos at o local de armazenamento externo deve ser realizado em sentido nico, com roteiro definido. (C) os recipientes de transporte dos resduos para a rea de armazenamento externo, com at 400 L de capacidade, devem ter vlvula de dreno no fundo. (D) os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos devem ser preenchidos at % de sua capacidade. (E) os sistemas para tratamento dos resduos prescindem de licenciamento ambiental. Gabarito (B). A segregao dos resduos deve ser realizada no local onde so gerados (...), e no em local diferente.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 38

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

Os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos de sade devem atender ao disposto na NBR 9191 e ainda ser: a) preenchidos at 2/3 de sua capacidade; b) fechados de tal forma que no se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo; c) retirados imediatamente do local de gerao aps o preenchimento e fechamento; d) mantidos ntegros at o tratamento ou a disposio final do resduo. Conforme item 32.5.7, o transporte dos resduos para a rea de armazenamento externo deve atender aos seguintes requisitos: a) ser feito atravs de carros constitudos de material rgido, lavvel, impermevel, provido de tampo articulado ao prprio corpo do equipamento e cantos arredondados; b) ser realizado em sentido nico com roteiro definido em horrios no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos e medicamentos, perodos de visita ou de maior fluxo de pessoas. 32.5.7.1 Os recipientes de transporte com mais de 400 litros de capacidade (ou seja, recipientes de maior porte) devem possuir vlvula de dreno no fundo. 18. (IESES_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_CREA/SC_2009) Conforme dispe a NR-32 - Norma de Segurana e Sade no Trabalho em Servios da Sade, nas atividades de limpeza e conservao, no de responsabilidade do empregador: a) providenciar carro funcional destinado guarda e transporte dos materiais e produtos indispensveis realizao das atividades b) providenciar materiais e utenslios de limpeza que preservem a integridade fsica do trabalhador c) proibir as atividades de toda trabalhadora com gravidez confirmada. d) proibir a varrio seca nas reas internas. O gabarito (C), pois a NR 32 veda o trabalho de gestantes em locais com exposio a radiaes ionizantes, e no me atividades de limpeza e conservao. Para as atividades de limpeza e conservao, cabe ao empregador, no mnimo: a) providenciar carro funcional destinado guarda e transporte dos materiais e produtos indispensveis realizao das atividades; b) providenciar materiais e utenslios de limpeza que preservem a integridade fsica do trabalhador; c) proibir a varrio seca nas reas internas; d) proibir o uso de adornos.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

39

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

4. Lista das questes comentadas


1. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LIQUIGS_2007) Com base na NR-32, so considerados agentes biolgicos 1. as toxinas e os prons. II. as culturas de clulas. III. microorganismos, mas nunca geneticamente modificados. (A) Somente a afirmativa I est correta. (B) Somente a afirmativa II est correta. (C) Somente as afirmativas I e II esto corretas. (D) Somente as afirmativas II e III esto corretas. (E) As afirmativas I, II e III esto corretas. 2. (PUC/PR_MEDICO DO TRABALHO_COPEL_2009) De acordo com a NR-32, o PCMSO de trabalhadores expostos a riscos biolgicos deve contemplar: A) Programa de vacinao. B) Pesquisa de HIV. C) Comunicao imediata ao mdico coordenador ou responsvel pelo PCMSO sempre que um trabalhador for transferido para outro posto de trabalho, independentemente da mudana de risco. D) Emisso da CAT para aqueles acidentes que forem considerados um risco para o desenvolvimento de doena. E) Pesquisa de HIV e hepatite somente para trabalhadores que forem contratados para reas que impliquem contato com material biolgico. 3. (PUC/PR_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_COPEL_2010) Com referncia NR-32 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM SERVIOS DE SADE, podemos AFIRMAR com relao ao PCMSO e s medidas de proteo: I. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. II. Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, somente se previstas no PPRA. III. A manipulao em ambiente laboratorial deve seguir as orientaes contidas na publicao do Ministrio da Sade - Diretrizes Gerais para o Trabalho em Conteno com Material Biolgico, correspondentes aos respectivos microrganismos. IV. Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. Assinale a alternativa CORRETA: A) As alternativas I, II e III esto corretas. B) As alternativas I e IV esto corretas. C) As alternativas I, II, III e IV esto corretas. D) Somente a alternativa IV est correta. E) As alternativas I, III e IV esto corretas.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 40

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

4. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_CASAN/SC_2009) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A NR 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade determina que I. os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte. II. so vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas. III. deve ser assegurado o uso de materiais perfurocortantes com dispositivo de segurana, conforme cronograma a ser estabelecido pela CTPN. IV. as empresas que utilizam materiais perfurocortantes devem treinar os trabalhadores para esse fim. (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I, II e III. (C) Apenas I, III e IV. (D) I, II, III e IV. (E) Apenas II, III e IV. 5. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_FESF/BA_2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). A Norma Regulamentadora n 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade, determina que o PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais deve ser reavaliado I. sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos. II. a cada 2 (dois) anos. III. quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar. (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II. (E) I, II e III. 6. (ESAF_AFT/MTE_2006) Com base na NR-32, avalie as proposies transcritas a seguir e indique a opo correta. I. Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. II. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA - NR-9 dever contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biolgicos, a identificao dos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores. III. Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. IV. Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos, provido de gua corrente,
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 41

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

sabonete lquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contato manual. a) Todas as proposies esto corretas. b) Apenas trs proposies esto corretas. c) Apenas duas proposies esto corretas. d) Apenas uma proposio est correta. e) Nenhuma proposio est correta. 7. (CESGRANRIO_ENFERMEIRO DO TRABALHO JUNIOR_ PETROBRAS_2008) A todos os trabalhadores dos servios de sade, alm da imunizao estabelecida no PCMSO, devem, ainda, ser fornecidos gratuitamente os programas de imunizao ativa para difteria e tambm para (A) ttano e hepatite B. (B) ttano e hepatite C. (C) hepatite A, alm da trplice viral. (D) hepatite B, alm da trplice viral. (E) meningite C, alm da trplice viral. 8. (IPAD_MEDICO DO TRABALHO_COMPESA/PE_2009) Com relao ao que estabelece a NR-32 (Servios de Sade), incorreto afirmar A) Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, sem autorizao da CIPA ou do SESMT. B) O PCMSO, alm do previsto na NR-07, deve contemplar a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos. C) Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. D) Os trabalhadores com feridas ou leses nos membros superiores s podem iniciar suas atividades aps avaliao mdica obrigatria com emisso de documento de liberao para o trabalho. E) So vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas. 9. (NCE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ELETRONORTE_2006) A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. De acordo com esta Norma, NO deve ser contemplado no PCMSO, alm do previsto na NR 7: (A) o reconhecimento e avaliao dos riscos biolgicos; (B) a localizao das reas de risco; (C) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos; (D) o programa de vacinao; (E) a vigilncia mdica de todos os trabalhadores.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 42

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

10. (IPAD_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LAFEPE_2007) Os quimioterpicos antineoplsicos somente devem ser preparados em rea exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. Essa rea dever dispor de todos os itens abaixo, exceto: A) local de armazenamento exclusivo para estocagem. B) vlvula de segurana. C) vestirio de barreira com dupla cmara. D) sala de preparo dos quimioterpicos. E) local destinado para as atividades administrativas. 11. (ESAF_AFT/MTE_2006) Com base na NR-32, em relao s vestimentas usadas em servio, incorreto afirmar: a) A vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado. b) Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. c) O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposio das usadas, quando aplicvel. d) A higienizao das vestimentas utilizadas, mesmo quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico oriundo de paciente, deve ser de responsabilidade do empregado. e) Todos os trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem usar vestimentas de trabalho apropriadas e confortveis. 12. (CESPE_ ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO _PM_ VITRIA_ES_2007_ADAPTADA) A NR 32, publicada recentemente, trata dos benefcios e dos direitos dos trabalhadores quanto segurana e sade no trabalho. Acerca dessa NR, julgue os itens a seguir. (A) O uso de adornos vedado no ambiente de trabalho. (B) A mulher grvida deve ser afastada de funo que a obrigue a se expor a radiaes ionizantes. (C) A vacina contra hepatite C faz parte do programa de imunizao no mbito hospitalar. (D) permitido aos trabalhadores de laboratrio pipetar utilizando a boca. 13. (CESPE_ TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_FUNESA/SE _2008_ADAPTADA) Os profissionais que atuam na rea de sade esto expostos a uma grande variedade de patgenos tornando-os suscetveis invaso de agentes infecciosos que acarretam riscos de acidentes ocupacionais biolgicos. A respeito desse assunto, e com referncia norma regulamentadora NR 32, que trata de segurana e sade no trabalho em servios de sade, assinale a alternativa correta. a) Risco biolgico a possibilidade de exposio do indivduo a agentes biolgicos. b) Em toda ocorrncia de acidente envolvendo risco biolgico, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT).
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 43

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

c) Em ambiente hospitalar, o uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos. d) Toda instalao radiativa deve dispor de monitorao individual e de reas. e) permitido ao trabalhador pipetar com a boca. 14. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM_ CAMAARI/BA_2010) Assinale a alternativa INCORRETA. O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes, de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora n 32 -Segurana e Sade no trabalho em Servios de Sade, deve (A) permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento. (B) estar sob monitorao individual de dose de rudo, nos casos de exposio ocupacional. (C) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica. (D) usar os EPI adequados para a minimizao dos riscos. (E) ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho. 15. (AOCP_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM_ CAMAARI/BA_2010) Analise as assertivas e, em seguida, assinale alternativa que apresenta as corretas. Toda Empresa que atua em Servios de Sade, obrigada a manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pela CNEN - Comisso Nacional de Energia Nuclear, e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria. O Plano de Proteo Radiolgica deve I. estar dentro do prazo de vigncia. II. identificar o profissional responsvel e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do servio. III. fazer parte do PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais do estabelecimento e tambm ser considerado na elaborao e implementao do PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional; IV. ser apresentado CIPA, para aprovao dos cipeiros e aps sua aprovao (sendo sua cpia anexada s atas da comisso), efetivar sua implantao. (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e IV. (E) Apenas III e IV. 16. (CESGRANRIO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO JUNIOR_PETROBRAS_2010) A medio contnua, peridica ou especial de grandezas radiolgicas, no meio ambiente, para fins de radioproteo, segundo a NR 32, uma situao de (A) monitorao de rea. (B) monitorao de contaminao. (C) monitorao ambiental.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 44

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

(D) contaminao atmosfrica. (E) contaminao de superfcie. 17. (CESGRANRIO_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ INEA_2008) Quanto aos resduos dos servios de sade, conforme estabelecido na NR32, tem-se que (A) a segregao dos resduos deve ser realizada em local diferente de onde so gerados. (B) o translado dos resduos at o local de armazenamento externo deve ser realizado em sentido nico, com roteiro definido. (C) os recipientes de transporte dos resduos para a rea de armazenamento externo, com at 400 L de capacidade, devem ter vlvula de dreno no fundo. (D) os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos devem ser preenchidos at % de sua capacidade. (E) os sistemas para tratamento dos resduos prescindem de licenciamento ambiental. 18. (IESES_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CREA/SC_2009) Conforme dispe a NR-32 - Norma de Segurana e Sade no Trabalho em Servios da Sade, nas atividades de limpeza e conservao, no de responsabilidade do empregador: a) providenciar carro funcional destinado guarda e transporte dos materiais e produtos indispensveis realizao das atividades b) providenciar materiais e utenslios de limpeza que preservem a integridade fsica do trabalhador c) proibir as atividades de toda trabalhadora com gravidez confirmada. d) proibir a varrio seca nas reas internas.

5. Gabaritos das questes


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 C A E B B C A A E B 11 12 13 14 15 16 17 18 D D E B C C B C

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

45

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

6. Concluso
Bem pessoal, estamos chegando ao final do nosso curso. O contedo bastante extenso e procurei enfatizar o que mais importante para fins de prova. A utilizao de fotos, imagens e quadros teve o intuito de facilitar a visualizao e memorizao de alguns detalhes das NR. interessante que vocs tambm busquem fazer esquemas e desenhos para melhorar a assimilao do contedo. Para quem teve contato inicial com a matria atravs desse curso, espero ter organizado as aulas de forma didtica, para facilitar o aprendizado. Aos colegas que j tinham conhecimento prvio da matria espero ter sido possvel assimilar uma maior quantidade de detalhes, que devero ser alvo de ateno maior por parte de quem ainda no conhecia os fundamentos de segurana e sade no trabalho. Para os que so engenheiros de segurana do trabalho e tcnicos de segurana do trabalho e atuam na rea, cuidado com a prtica: muitas vezes, no dia a dia, usam-se terminologias informais ou as empresas adotam procedimentos um pouco diferentes do que est previsto na norma, mas, para fins de prova, vale o que consta da literalidade das NR! Em relao continuidade da preparao, importante no deixar de estudar SST juntamente com as demais matrias. um erro estudar a disciplina e "deix-la de lado" por alguns meses para depois retomar o estudo. Dessa forma, procurem montar uma grade de estudos e dediquem algumas horas por semana para manter na memria os conhecimentos colhidos nesse curso. Organizem o tempo disponvel, organizem o local de estudo, escolham bons materiais: estudem com estratgia. Em novembro expira a validade do ltimo concurso, e no incio de 2012 devem iniciar boatos mais fortes sobre a realizao de novo concurso. No esperem notcias bombsticas para comear a preparao firme, pois quem s comea a estudar pra valer quando o edital j est na praa tem pouqussimas chances de conquistar uma vaga. Fiquem atentos quanto s alteraes das NR, e fiquem vontade para entrar em contato comigo caso tenham alguma dvida sobre a matria, sobre o concurso ou sobre a carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho. A rotina de trabalho do AFT tima, e quem se dedicar de corpo e alma para passar no prximo concurso vai poder integrar uma carreira brilhante. Estou postando notcias e tirando dvidas no Facebook, caso queiram me adicionar ser um prazer manter contato com vocs. Grande abrao e boa sorte a todos! Audaces Fortuna Juvat.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

46

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

7. Referncias do curso
ALTAFINI, Carlos Roberto. Apostila sobre caldeiras. Universidade de Caxias do Sul: Caxias do Sul, 2002. BRASIL. Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Norma CNEN-NN-3.01. DIRETRIZES BSICAS DE PROTEO RADIOLGICA: Rio de Janeiro, 2005. . Norma CNEN-NN-3.06. REQUISITOS DE RADIOPROTEO E

SEGURANA PARA SERVIOS DE RADIOTERAPIA: Rio de Janeiro, 1990. . Glossrio de Segurana Nuclear: Rio de Janeiro, 2011. . Radiaes ionizantes e a vida. Apostila. BRASIL. Fundao Jorge Duprat Figueiredo (FUNDACENTRO). Recomendao Tcnica de Procedimentos (RTP 01): Medidas de Proteo contra Quedas de Altura. . Recomendao Tcnica de Procedimentos (RTP Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas - Elevadores de Obra. 02):

. Recomendao Tcnica de Procedimentos (RTP 03): Escavaes, Fundaes e Desmonte de Rochas. . Recomendao Tcnica de Procedimentos (RTP 04): Escadas, Rampas e Passarelas. . Recomendao Tcnica de Procedimentos (RTP 05): Instalaes Eltricas Temporrias em Canteiros de Obras. . Slica: manual do trabalhador / Francisco Kulcsar Neto... [et al.]. 2 ed. So Paulo: Fundacentro, 2010.
a

. Introduo Higiene Ocupacional. So Paulo: 2004.

Fundacentro,

. Aspectos de preveno e controle de acidentes no trabalho com agrotxicos / Eduardo Garcia, Jos Prado Alves Filho. So Paulo: Fundacentro, 2005. . Diretrizes sobre Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho: So Paulo, 2005. . Manual de implementao: programa de preveno de acidentes com materiais perfurocortantes em servios de sade / Cristiane Rapparini; rica Lui Reinhardt: So Paulo, 2010.
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 47

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Manual de aplicao da Norma Regulamentadora n 17. 2 ed. Braslia : MTE, SIT, 2002. . NR-13: Manual tcnico de caldeiras e vasos de presso. - Edio comemorativa 10 anos da NR-13. - 1. reimpresso. Braslia: MTE, SIT, DSST, 2006. . Manual de Auxlio na Interpretao e Aplicao da NR 10 - NR 10 Comentada: So Paulo, 2010. . Riscos Biolgicos - Guia Tcnico. Braslia: 2008. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho (TST). Smulas da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9a edio: So Paulo. LTr, 2010. MORAES, Giovanni Arajo. Normas Regulamentadoras Comentadas, volumes 2 e 3. 7a Ed. Rio de Janeiro: 2009 PEREIRA, Alexandre Demetrius. Tratado de Segurana e sade Ocupacional: aspectos tcnicos e jurdicos, volume VII. So Paulo: LTr, 2007 SALIBA, Tuffi Messias. Curso Bsico de Segurana e Higiene Ocupacional. 2 Ed. So Paulo: LTr, 2008 LEGISLAO BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora n 01Disposies Gerais Norma Proteo Individual - EPI . Regulamentadora n 06Equipamentos de

. Norma Regulamentadora n 07- Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional- PCMSO . Norma Regulamentadora n 09- Programa de Preveno de Riscos Ambientais- PPRA . Norma Regulamentadora n 10- Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade . Norma Regulamentadora n 12- Segurana no Trabalho em Mquinas e Equipamentos
Prof. Mrio Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br 48

S E G U R A N A E SADE NO T R A B A L H O P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSOR: MRIO PINHEIRO

. Norma Regulamentadora n 13- Caldeiras e Vasos de Presso . Norma Regulamentadora n 17- Ergonomia . Norma Regulamentadora n ambiente de trabalho na indstria da construo Trabalho na Aqicultura 18Condies e meio

. Norma Regulamentadora n 31- Segurana e Sade no Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e

. Norma Regulamentadora n 32- Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 - Aprova a Consolidao das Leis do Trabalho.

Prof. Mrio Pinheiro

www.pontodosconcursos.com.br

49

Anda mungkin juga menyukai