Anda di halaman 1dari 6

PROJETO SUPER FBRICA DE SOFTWARES

CONDOMNIO DIGITAL INCUBADORA DE EMPRESAS DE SOFTWARE PLO DE SOFTWARE

(PARQUE TECNOLGICO SALVADOR)

Atualizado em: 29/11/2008.

Fabrcio de Arajo Campos.

UM POUCO DE HISTRIA Os "distritos industriais ingleses", MARSHALL (1890), eram um tipo de sociedade em que as pequenas e mdias empresas (PMEs) eram fortemente "beneficiadas por fatores obtidos gratuitamente" na economia (infra-estrutura, mo-de-obra j treinada, existncia de recursos naturais locais, informaes sobre as novas tcnicas de produo, etc). Alm disso, as PMEs eram igualmente "beneficiadas pela proximidade geogrfica entre as firmas" bem como pelo seu "elevado grau de inter-relacionamento", o que lhes asseguravam um clima propcio produo em larga escala, no s reduzindo custos de transporte e de outras transaes, mas tambm proporcionando e agilizando a comunicao entre os produtores. Todos esses benefcios adquiridos pelas PMEs, nestes "distritos industriais ingleses", denominou-os de "economias externas", ou seja, "ganhos obtidos pelas PMEs no mercado independentemente de suas aes" (infra-estrutura, mo de obra treinada, recursos naturais, informaes tecnolgicas, proximidade geogrfica entre as firmas, forte relacionamento interfirmas, etc.). Estes "distritos industriais, portanto, eram apontados como as principais causas do extraordinrio desenvolvimento scio-econmico alcanado pela Inglaterra no sculo XIX. Este tipo de desenvolvimento conhecido como A Teoria do Desenvolvimento Local , um modelo de desenvolvimento que no se baseia simplesmente na mensurao de variveis econmicas como taxa juros, salrios, inflao, dficit pblico, cmbio, etc, mas sim, nas potencialidades de uma determinada regio geogrfica delimitada, levando-se em considerao, principalmente, os recursos naturais existentes, a vocao trabalhista e produtiva da comunidade e fatores scio-culturais como: laos familiares, confiana entre os agentes produtores, grau de relacionamento entre as empresas, cooperao interfirmas, costumes, tradies, religio, etnia, laos culturais, etc.). Nessa perspectiva, o "desenvolvimento local" conceituado como um processo de articulao , coordenao e insero dos empreendimentos empresariais associativos e individuais, comunitrios, urbanos e rurais, a uma nova dinmica de integrao scio-econmica, de reconstruo do tecido social, de gerao e renda." (JORDN; ZAPATA, 1998). Assim, a parceria ou o estabelecimento de alianas estratgicas entre empresas para formar redes em torno dos distritos industriais ou clusters permite s PMEs competirem com vantagens que antes s estavam ao alcance das grandes empresas.
(Texto extrado do artigo Distritos industriais (ou clusters) como estratgia de desenvo lvimento econmico local para o Brasil. De autoria do professor Hlio Barbosa Hissa, 04/08/2003. http://www.economiabr.net/colunas/hissa/clusters.html)

PORQUE CRIAR UM CONDOMNIO EMPRESARIAL APOIADO PELO ESTADO? Exemplos de sucesso no mundo Abertura dos mercados. Demanda reprimida. Preparao para atender a novos mercados. Fortalecer os micros empresrios. Existem dois grupos de empresas de TI na Bahia. O primeiro grupo que atende ao setor pblico, formado por empresas ricas, que detm 90% das exportaes da bahia e na participao do PIB do estado. E o segundo grupo, formado por micro empresas desenvolvedoras de softwares e servios. Estas empresas esto fadadas ao desaparecimento. Caso nada seja feito. A nica sada a unio. No possvel que devemos continuar FINGINDO que fazemos polticas para o setor, os empresrios fingem que participam e nada de concreto e real acontece. No podemos ficar s nas aparncias e apenas promovendo eventos festivos. Cabe citar aqui a entrevista do presidente da FIEB Victor Ventin, que afirma que o BRASIL GERENCIA MAL SEUS RECURSOS. Percebo que os recursos existem e esto disponveis. O que falta capacitao em projetos e informar melhor os empresrios sobre o que existe de possibilidades. O modelo de condomnio de empresas a ser desenvolvido poder se aplicado a outras regies como meio de desenvolvimento econmico e social. OBJETIVOS DO CONDOMINIO: 1. Foco empresarial: instalar o modelo de gesto. A pesquisa tambm seria estimulada, mas, em menor escala. 2. Fortalecer a base empresarial de micro empresas de TI. 3. Sero criadas etapas de desenvolvimento das empresas: iniciante, adm. bsica, gesto estratgica, nvel de pesquisa. 4. A DEIA PRINCIPAL CRIAR UM AMBIENTE QUE GARANTA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS INCUBADAS. a. A questo que separadas so fracas e esto condenadas ao fracasso. Mas, unidas, bem articuladas e organizadas, se tornam fortes. 5. O condomnio ser projetado para ser auto-sustentvel (ltima etapa). Ou seja, ser mantido pela participao nos lucros dos projetos desenvolvidos dentro do parque. E poder ter receitas de convnios, patrocinadores, servios, etc. 6. PARA ABRIGAR AS MICROS EMPRESAS DE TI QUE FAZEM PARTE DO APL. Estas seriam as primeiras empresas, as empresas piloto. Serviriam como base para aprimoramento do condominio. 7. objetivo fundamental do condomnio: estimular a interao com universidade, a articulao junto ao poder pblico, promover a inteligncia competitiva setorial, fomentar alianas e parcerias estratgicas entre as empresas, fomentar a formao de recursos humanos de alto nvel para o setor em conscincia com as necessidades das empresas, alm de fomentar a cooperao entre empresas e entidades. 8. Conseqncias: a. Aumento na arrecadao de impostos,

b. Aumento no nvel de empregabilidade das empresas, c. Aumento da participao do setor de TI no PIB do estado. REGRAS E DIRETRIZES DO CONDOMNIO: 1. As empresas teriam um limite de tempo no condominio. Neste tempo o objetivo principal das empresas criarem condicoes para criar uma estrutura minima para se manterem no mercado. Possibilitando desta forma a entrada de novas empresas. 2. A FAPESB ir lanar editais exclusivos para que novas empresas possam se inserir no condominio. 3. A BAHIA DIGITAL ser a REDE DAS REDES, tipo Boafarma, redemed. Como fazem as farmcias. Devero se criadas redes temticas menores com objetivos de trabalho especfico. 4. A mo-de-obra dever ser composta de baianos. 5. Os investimentos e lucros devero ser aplicados 100% na bahia. Dever ser definidos percentuais que as empresas sero obrigadas e aplicar. 6. Dever ser criada uma governana do 7. . O nvel de sustentabilidade do condomnio garantir a sua autonomia poltica. O condomnio no deve ter carter poltico. 8. Sero feitas palestras de sensibilizao, para atrair e despertar o real interesse dos microempresrios. Sero desenvolvidas metodologias de seleo para afastar os oportunistas e selecionar os empresrios que realmente fazem (ou querem fazer) um trabalho srio. 9. Devero ser criados sistemas de informao em que faam o acompanhamento sistemtico da evoluo das empresas. BENEFCIOS PARA AS EMPRESAS: O que o empresrio precisa de apoio em alguns pontos: 1. Contratar uma consultoria organizacional e gesto estratgica 2. Contratar mo de obra qualificada para cargos de gerncia, 3. Treinamentos gerenciais e tcnicos, 4. Capital para investir em novos projetos, 5. Capital para investir em uma nova sede ou oferecer espao para um escritrio em um condomnio. 6. um pesquisador para formentar a inovao e a criao de novos projetos. 7. Um consultor para acesso a mercado. 8. Reduo de impostos, 9. Devem ter a sua disposio: postos com CONSULTORES do SEBRAE, SECTI, FAPESB, SOFTEX, etc.

10. Sero compartilhados: internet, refeitorio, segurana, auditrio, etc...

CONTRAPARTIDA DAS EMPRESAS: 1. as empresas devero prestar contas da sua capacidade de gesto e da garantia de crescimento e de alcance das metas definidas inicialmente. 2. As empresas devero comprovar a participao em projetos, em cursos, a evoluo da expertise empresarial. 3. As empresas sero obrigadas a estudar e implantar os critrios de excelencia da FNQ (http://www.fnq.org.br/). 4. CADA UMA DEVE APRESENTAR PROJETO INOVADOR OU QUE SEJA VIVEL. 5. DEVERo seguir as regras e as condies do condominio. Por exemplo: buscar a qualidade em tudo. Definir percentais da receita para inovao, qualidade, treinamentos, gesto, etc... 6. Manter sempre um ou mais estagiarios da rea atuando em projetos. Desta forma iriam formar mo de obra e dar-lhes experiencia. 7. A IDIA CRIAR PROJETOS QUE SEJAM VIVEL ECONOMICAMENTE E QUE POSSAM GERAR RIQUEZAS PARA O ESTADO / EXPORTAO PARA OUTROS ESTADOS OU PAISES O ORGO FINANCIADOR (FAPESB, DESENBAHIA, BANCO DO NORDESTE) DEVERO ENTRAR COMO SCIOS CAPITALISTAS DO PROJETO. OU ESTES RECEBERO PERCENTUAL DE PARTICIPAO NAS VENDAS DO CONDOMINIO INTEIRO. Seria divulgada a marca Bahia Digital, com a criao de uma empresa para prospectar canais de distribuio, a nvel nacional e internacional.

ANEXO I QUAIS SO OS PROBLEMAS ATUAIS DOS MICROEMPRESRIOS DE TI? 1. O problema maior que atualmente as empresas possuem grandes programadores que normalmente so os donos. Temos grandes idias, mas, sem fora para execut-las. 2. Mas, que no possuem capacidade ou conhecimento em gesto e/ou vendas. Falta viso comercial 3. INVESTIMENTOS: Faltam recursos para desenvolver estas reas e novos projetos. 4. VISO MOPE: Existe tambm o perfil do nordestino: falta viso de mercado e de negcios. Ou seja, somos operrios e no homens de negcios.

Anda mungkin juga menyukai