Anda di halaman 1dari 7

1 LUGAR DAS PRTICAS CORPORAIS NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

Jaqueline Adriane Campos Marilene Gomes Licenciadas em Educao Fsica RESUMO O presente texto tem como objetivo apresentar algumas consideraes em relao s prticas corporais na Educao de Jovens e Adultos (EJA) atravs da observao e anlise do ensino da ginstica e da dana ocorrido numa escola da rede municipal de Belo Horizonte com estagirios do curso de Educao Fsica que cumpriam a disciplina de estgio curricular. Sendo assim, descrevemos uma breve contextualizao da EJA, o projeto de Corpo e Movimento da escola pesquisada e apresentamos algumas reflexes das oficinas, a relao dos jovens e adultos com as prticas corporais e sua contribuio na formao dos mesmos. ABSTRACT This paper has as objective presents some considerations in relation to the corporal practices in the Education of Youths and Adults (EJA) through the observation and analysis of the teaching of the gymnastics and of the dance happened at a school of the municipal net of Belo Horizonte, with trainees of the course of Physical education that accomplished the discipline of apprenticeship curricular. Being like this, we described an abbreviation contextualizao of EJA, the project of Body and Movement of the researched school and we introduced some reflections of the workshops, the youths relationship and adults with the corporal practices and his/her contribution in the formation of the same ones. RESUMEN El presente texto tiene cmo objetivo presentarles algunas consideraciones en relcin a las prcticas corporales en la educacin de jvenes y los adultos (EJA) por medio de la observacin y anlises del enseo de la gimncia y de la danza ocurri en una escuela de la red municipal de Belo Horizonte con los aprendices del curso de la educacin fsica que cumpriron la disciplina del aprendizaje del plan de estudios. Entonces, describimos un rpida contextualizacion de la EJA, el proyecto del cuerpo y el movimiento de la escuela estudiada y presentamos algunas reflexiones de los clases, a relacin de los jovenes y adultos con las prcticas corporales y su contribucin en la formacin de los mismas. INTRODUO Foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2005, a oficina de ginstica para alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de cumprir a disciplina de estgio curricular. O modelo de estgio contou com a presena de um professor orientador na escola e estagirias (autoras) e permitiu, ao longo do processo, um constante dilogo sobre a prtica e das demandas apresentadas pelos alunos. Essa experincia foi muito significativa e ao mesmo tempo desafiante, provocando o interesse em aprofundar-se nos estudos sobre EJA e prticas corporais.

Em 2006, durante a pesquisa de campo, teve-se a inteno de entender a relao dos jovens e adultos com as prticas e sua contribuio na formao dos mesmos, a partir de questes como: Qual o lugar das prticas corporais em um projeto de formao na EJA? Qual o sentido da EF, tendo como objeto de estudo as prticas da cultura corporal, para esses alunos e no projeto da escola? Quais as possibilidades de abordagem significativa dos temas referentes s prticas corporais para o pblico da EJA? Realizou-se ento, um estudo de caso etnogrfico, utilizando como procedimentos de pesquisa a observao das oficinas de prticas corporais, as entrevistas (com professores e alunos da escola pesquisada) e anlise de documentos da escola. EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS: BREVE CONTEXTUALIZAO A EJA uma modalidade da Educao Bsica que se prope a atender um pblico ao qual foi negado o direito educao durante a infncia e/ou adolescncia, seja pela oferta irregular de vagas, pelas condies socioeconmicas desfavorveis ou por outras razes. Paulo Freire teve uma grande importncia no contexto da EJA por organizar, na dcada de 60, iniciativas de Educao Popular em que os trabalhos levavam em conta alunos, o que instigou vrios educadores a renovar seus mtodos e procedimentos, tendo em vista a histria de vida dos educandos. A LDB 9.394/96 traz uma mudana conceitual de EJA, quando modifica o termo ensino supletivo para Educao de Jovens e Adultos. Segundo Soares (2002, p.15), No uma mera atualizao vocabular. Houve um alargamento do conceito ao mudar a expresso de ensino para educao. Enquanto o termo ensino se restringe mera instruo, o termo educao muito mais amplo, compreendendo os diversos processos de formao. Discute-se muito a EJA no campo das polticas pblicas, uma educao contra excluso, que respeite os direitos destes jovens e adultos, como relata Arroyo (2005, p. 26).
A EJA somente ser outra do que foi e ainda se for assumida como poltica pblica, se for equacionada no campo dos direitos e deveres pblicos. Esses avanos exigem clareza por parte dos diversos atores que intervm nesse campo to aberto e indefinido.

Para um trabalho significativo na EJA necessrio um constante dilogo com os sujeitos, seus saberes e suas demandas. A partir dessa relao que se poder construir uma proposta de trabalho significativo com jovens e adultos. Os jovens e adultos esto voltando escola devido aos diversos fatores, um desses a necessidade da leitura e a escrita, no entanto, aprender a ler e escrever deve ser uma tarefa articulada compreenso de mundo dos sujeitos. Como afirma Paulo Freire, impossvel pensar-se na leitura da palavra sem reconhecer que ela precedida pela leitura do mundo (FREIRE E CAMPOS, 2001, p. 136). Para Silva (2000, p. 34)

Se h algumas dcadas atrs ler e escrever era privilgio de poucos, hoje uma das condies para se transitar numa sociedade na qual a leitura e a escrita so mediadoras de uma enorme gama de bens e servios produzidos socialmente.

Os sujeitos da EJA quando voltam escola para aprender a ler e escrever trazem consigo diversas culturas que ficam impregnadas em seus corpos. A linguagem expressa pelo corpo informa sua identidade, seu modo de ser e agir. E com essa diversidade que o ensino das prticas corporais deve dialogar para dar sentido sua presena na EJA. Considerando diversidade cultural e suas diferentes formas de manifestao, vemos no estudo das prticas corporais um abrangente e relevante campo de interveno na EJA.

PROJETO DE EJA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HILTON ROCHA (EMPHR)

A incluso do ensino da EJA na escola pesquisada uma conquista dos moradores do bairro onde se localiza. Os trabalhos acontecem desde maro de 2003, sendo os sujeitos organizados em agrupamentos de Alfabetizao, na perspectiva do letramento e matemtica, Intermedirio, com aprofundamento dos estudos acerca da lngua e do raciocnio matemtico e Certificao, que objetiva o aperfeioamento das competncias e habilidades especificas ao ensino fundamental. A escola, ao elaborar sua proposta para EJA prope um rompimento com a lgica puramente disciplinar, propondo uma organizao diferenciada, reconhecendo que os sujeitos dessa modalidade de ensino tm caractersticas prprias. O currculo organizado a partir das disciplinas de portugus, matemtica e lngua estrangeira e dos projetos Diversidade, Culturas Juvenis e Corpo e Movimento. No projeto Diversidade escola trata das diversidades de raa, gnero, cultura, linguagens, propondo-se a desenvolver o respeito e a reflexo sobre estas diferenas. O projeto Culturas Juvenis oportuniza a reflexo, anlise, apropriao e contextualizao dos diferentes jeitos de ser jovem e adolescente por meio da educao. O projeto Corpo e Movimento prope a realizao de oficinas com os contedos da EF, por ser objeto deste estudo ser explicado no prximo item.

PROJETO CORPO E MOVIMENTO

Os professores da escola pesquisada, no especialistas em EF, propuseram e iniciaram as atividades desse projeto, mas logo perceberam a necessidade de aprofundar os conhecimentos em relao s prticas corporais. Para isso houve na escola momentos de reflexo sobre o papel da EF na EJA com a presena de um profissional da rea que foi mediador das discusses. Segundo o Projeto Poltico Pedaggico da Escola:

Entendemos o trabalho de Corpo e Movimento numa dimenso cultural, englobando a cultura de movimento humano que se expressa nos jogos e brincadeiras, na dana, na luta, no esporte e na ginstica.

Ao final do segundo semestre de 2005, os professores fizeram um levantamento junto com os alunos da EJA sobre a incluso da EF no currculo da escola. Foi realizada uma pesquisa entre os alunos para identificar quais contedos lhes interessavam, sendo estes transformados em oficinas (ginstica, dana, luta, esporte, jogos e brincadeiras), sendo ento realizada uma parceria com um Instituto Superior de Educao, que oferecia curso de Educao Fsica para que os alunos dessa instituio desenvolvessem a disciplina de estgio. A Oficina Corpo e Movimento acontecia sempre s segundas- feiras com o envolvimento dos professores, alunos e demais funcionrios da escola. Com momento de reflexo dos estagirios, professores e orientadores de como seria o processo de ensino das oficinas, momento das aulas e ao final discusso sobre as atividades realizadas nas oficinas de corpo e movimento.

AS OFICINAS DO PROJETO CORPO E MOVIMENTO

No decorrer da pesquisa, optou-se por acompanhar as oficinas de ginstica e dana, para garantir uma anlise em profundidade do processo vivido no ensino das prticas corporais. Escolheu-se a ginstica com o objetivo de confrontar com experincia das estagirias em 2005, e a dana porque a oficina tinha em seu pblico, alunos de diversas de idades, muitos no haviam tido contato anterior com a dana e se encontravam em um grande desafio. Na oficina de ginstica, foram trabalhados alguns tipos de ginstica como localizada, alongamentos, step, hidroginstica, etc. As aulas visavam a proporcionar a experimentao dessas atividades bem como a reflexo sobre o sentido delas, nos seus aspectos ldicos, culturais e fisiolgicos. Os participantes da oficina geralmente solicitavam muitas informaes sobre a dimenso fisiolgica, se interessando em conhecer as variveis que influenciavam a intensidade das atividades, os benefcios e os malefcios que a prtica da atividade fsica pode trazer para a sade, conhecimentos sobre como manter tais prticas em seus momentos de lazer. Assim, a discusso estabelecida no decorrer da oficina de ginstica se deu em torno de como e para que fazer esta ou aquela atividade, quais as vantagens de tais prticas e qual a melhor forma de faz- las, visando a uma melhora do bem estar. Entende-se que esse movimento atendeu aos alunos da escola pesquisada, oferecendo- lhes informaes que os mesmos podem utilizar no seu cotidiano. Alm disso, a estratgia participativa de trabalho dos estagirios, permitia que os sujeitos se percebessem como construtores de conhecimento e no apenas como repetidores de atividades, o que motivava o envolvimento de todos.

5 Para o Coletivo de Autores ( 992, p. 15), a ginstica permite ao aluno a interpretao 1 subjetiva das atividades ginsticas, atravs de um espao amplo de liberdade para vivenciar as prprias aes corporais. Na oficina de dana foram trabalhados diferentes estilos de dana como forr, ax, merengue e funk, houve espao para que alunos criassem seus prprios movimentos, desafiando os mesmo a realizar algo novo, se configurando como um momento de expressar seus sentimentos, suas angstias, o conhecimento do prprio corpo, etc. A perspectiva de no apenas reproduzir movimentos estereotipados de danas, mas de tambm reinvent-los possibilitou um olhar significativo para as atividades dessa oficina. Conforme uma aluna, a oficina de dana muito interessante, uma vez que a dana deixa a pessoa mais desinibida. De acordo com Soares, (1996):
O prazer e a alegria no so finalidades da escola, mas so sentimentos presentes no caminho da criana e do jovem que vo ao encontro de um determinado tipo de saber ou que deveriam ir. A escola um momento na vida de quem est em seu interior e no apenas uma preparao para um futuro.

Ensinar a dana na escola pesquisada abriu possibilidades para uma srie de discusses, como o preconceito existente em relao aos homens que danam, a construo e reconstruo de novos gestos, a percepo corporal do sujeito, a relao da mdia com a dana, entre outros. Pacheco (1999, p.27) afirma que:
Toda dana comporta valores culturais, sociais e pessoais produzidos historicamente. Ignorar essas questes faz da dana uma mera repetio mecnica dos gestos, por mais agradveis e belos que estes possam parecer-nos.

Considera-se que o trabalho da EF na escola pesquisada contribuiu para que os jovens e adultos ampliassem seu olhar para a cultura corporal, no numa perspectiva do fazer pelo fazer, mas de uma prtica consciente, criativa e crtica.

CONSIDERAES FINAIS

Pode-se afirmar que a escola EMPHR oportuniza os jovens e adultos a se reconhecerem como sujeitos no apenas de deveres, mas, sobretudo de direitos. O retorno dos mesmos escola visto como uma grande oportunidade de reinsero/integrao na sociedade. Um dos aspectos necessrios a ser considerados na EJA o fato desta modalidade de ensino no poder ser entendida meramente como uma recuperao do tempo perdido. Estes jovens e adultos possuem suas especificidades, e demandam uma organizao prpria, estruturada a partir do conhecimento dos sujeitos ali presentes.

A escola pesquisada ao implementar sua proposta de trabalho com EF, mostrou entender que essa disciplina tem um objeto de estudo e que traz uma intencionalidade nas suas prticas. Isso pode ser percebido no relato da Diretora ao afirmar que as oficinas,:
Aguam a conscincia corporal das pessoas contribuindo para que se percebam individualmente e, ao mesmo tempo, coletivamente. Desafia as pessoas na medida em que tm que se comprometer com o outro, possibilita conflitos, ajuda a melhorar a auto-estima (diretora).

As oficinas desenvolvidas pelos estagirios trouxeram um movimento que aos poucos, nesta escola, comeou a desconstruir o esteretipo de uma prtica de EF que s rola bola 1 . Alguns alunos da EJA tm essa expectativa de EF (como sinnimo de tempo livre) e talvez seja este um dos motivos de resistirem a algumas propostas das oficinas observadas. Apesar dessa resistncia, a maioria dos participantes avaliou como relevantes s atividades oferecidas, apoiando sua permanncia no tempo escolar da EJA. As oficinas de prticas corporais oferecidas no projeto Corpo e Movimento entende-se a EF como um direito dos alunos, e, sobretudo, como uma disciplina que contribui na formao dos jovens e adultos, no sentido de conhecerem mais e de modo crtico o mundo em que vivem. O contato com a diversidade, a valorizao da cultura, o conhecimento do corpo, a informao mais crtica sobre atividade fsica, o respeito s diferenas deram sentido presena desse conhecimento na escola pesquisada. Entende-se que ensinar a EF na EJA na perspectiva crtica da cultura corporal de movimento uma possibilidade de valorizao e conhecimento das produes corporais construdas pelos homens e ao mesmo tempo um espao para que se possa ampliar, mostrar e reconstruir sua prpria bagagem cultural, relaionando-se com a vida dos sujeitos. Nesse sentido, Souza (2005) reafirma a importncia de no se separar conhecimento e vida, cincia e senso comum, pois o que se ensina dentro dos muros escolares no pode ser desconectado do que se vive fora deles, e trazer esta experincias do mundo cotidiano para dentro da escola dar vida nova prpria escola. Assim, considera-se que o projeto Corpo e Movimento, na escola pesquisada, tm se apropriado do ensino da cultura corporal de movimento nessa direo, justificando sua incluso no currculo da EJA da EMHR.

REFERNCIAS

BRACHT, V. Educao Fsica: Conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. e VAGO, T. (Org). Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Grfica e Editora Cultura, p. 13-23, 1997. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino da Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992.

Expresso usada para caracterizar os professores que se limitam a entregar uma bola aos alunos, no fazendo nenhum tipo de interveno.

7 FREIRE, P.; CAMPOS, M. D`O. Alfabetizao: leitura do mundo, leitura da palavra. In: FREIRE, A. M. A. (Org.) Pedagogia dos sonhos possveis. So Paulo: UNESP, 2001. GIOVANETTI, M. A. C. C. e GOMES, N. L. Dilogos na educao de jovens e adultos: organizao por Lencio Soares. Belo Horizonte: Autntica, 2005. PACHECO, A. J. A dana na educao fsica: uma viso de literatura. In Congresso do Colgio Brasileiro de Cincias do Esporte, 1999, Florianpolis. Anais. Uniju. 1999. p. 117 123. SOARES, C. L. Educao Fsica: Conhecimento e Especificidade. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, Supl. 2, p. 6-12, 1996 SOARES, L. J. G. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educao de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

Marilene Gomes Rua Par de Minas, 1541 Vila Ideal Ibirit MG CEP: 32400-000 E- mail: megmary@oi.com.br Jaqueline Adriane Campos Rua Itapetininga, 245 Cardoso BH MG CEP: 30626-470 E- mail: jackdricampos@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai