Anda di halaman 1dari 5

Faculdades Integradas de Jacarepagu Aluna: Kaline Patrcia dos Santos Noronha Plo: Macei Curso: Cincias Biolgicas Matrcula:

ME0250411001 Turma ME0125 Grupo: aluno

Produo textual: tarefa relativa disciplina especfica Citologia, Histologia e Embriologia Experimental destacando sua importncia e aplicabilidade prtica (mnimo de 2 laudas).
Biologia celular ou citologia o ramo da biologia que estuda as clulas

no que diz respeito sua estrutura, suas funes e sua importncia na complexidade dos seres vivos. Esse ramo concentra-se na compreenso do funcionamento dos diversos aparelhos celulares, o aprendizado de como estas clulas regulado e a depreenso do trabalho de suas estruturas, isso porque praticamente todas as modificaes funcionais e fsico-qumicas tm incio no arranjo da molcula na clula. A expanso da pesquisa biolgica teve como o estudo da clula. A evoluo dessa rea deu se, graas, ao surgimento do microscpio ptico, que possibilitou a observao da estrutura dos tecidos e a morfologia das clulas, e posteriormente, o microscpio eletrnico, que foi usado para averiguaes ultra-estrutural dos elementos celulares, demonstraram que existem muito mais elementos dentro dessas estruturas. O organismo humano tem na sua constituio trilhes de clulas ajuntadas formando tecidos que exercero funes bastante particularizadas como, por exemplo, o suporte esqueltico, a contrao muscular e a conduo do impulso nervoso. Apesar de desenvolverem essas atividades a maior colaborao, da grande maioria delas, a execuo das funes vitais anlogas, tais como trocas com o meio extracelulares atravs da membrana celular, a sntese de protenas, a produo orgnica de energia e a diviso celular. A identificao de clulas neoplsicas nos lquidos de expectorao constitui sem dvida, uma das mais teis aplicaes de citologia (MELLO e LEME, 1957, p.127). Outra colaborao foi o estabelecimento de doenas moleculares com as pesquisas direcionadas para o descobrimento da estrutura de uma molcula protica (seqncia de aminocidos, estruturas e disposio tridimensional da

molcula), os estudos sobre enzimas, o modelo molecular do DNA. O estudo das alteraes que ocorrem a nvel celular e que desencadeia inmeras enfermidades, como a descoberta da doena anemia falciforme (hereditria), causada pela alterao do cdon GAA pelo cdon GUA na molcula de RNAm da hemoglobina humana, provocando a anemia e hemlise pela deformao das hemcias; a anlise de ocorrncia de clulas cancerosas; o entendimento das doenas que formam a partir de anormalidades cromossmicas (cromossomos que esto presentes dentro do ncleo de todas as clulas), tais como: Sndrome de Down, Sndrome de Klinefelter, Sndrome de Turner. A Biologia Celular tem aplicaes tambm na rea de biotecnologia e engenharia gentica, sendo utilizado da manipulao gnica envolvendo a pesquisa de clulas-troncos; mapeamento gentico e o Projeto Genoma; clonagem; organismos transgnicos. A Histologia se dedica a investigar os tecidos biolgicos, sua formao, estrutura e funo. Este campo estar associado citologia, como podemos notar na citao abaixo:
A histologia uma cincia que se desenvolve aps a inveno do microscpio, conhecendo grandes avanos em paralelo com os progressos no campo da biologia celular, j que esta fornece importantes conhecimentos sobre o componente base dos tecidos: a clula. (HISTOLOGIA, 2011).

A Histologia e a Citologia tm contribudo muito nas pesquisas relacionadas com infeces vricas. Tambm de extrema importncia para o desenvolvimento da histologia foi a inveno e aperfeioamento de inmeras tcnicas, como a cultura de tecidos, que consiste no crescimento ou na manuteno de clulas, tecidos ou rgos num meio nutritivo, a colorao vital, o uso de marcadores radioativos, a imunocitoqumica e a colorao especfica, entre muitas outras (HISTOLOGIA, 2011). As possibilidades de aplicao dos conhecimentos provenientes da histologia so imensas, sendo de destacar as suas aplicaes no campo da medicina. Nesta rea, ela tem proporcionado inmeros e valiosos progressos

no combate a doenas, como o cancro (originado por uma anomalia em determinadas clulas, componentes de tecidos, que iniciam processos de diviso celular incontrolada), que uma das principais causas de morte em todo o mundo. O desenvolvimento dos processos de cultura de tecidos, juntamente com vrios avanos no campo da engenharia gentica, permitem que sejam criados, em laboratrio, tecidos que podem depois ser utilizados para testes de medicamentos ou outros tipos de investigaes mdicas e biolgicas, abrindo ainda a possibilidade do desenvolvimento de tecidos, e, at mesmo, de rgos, para transplante posterior em seres vivos (por exemplo, enxertos de pele em queimados graves), sem haver a necessidade de um doador (HISTOLOGIA, 2011). A Histologia junto com a Embriologia apresentam grande contribuio aos seres vivos, em especial aos seres humanos. Observa-se essa importncia quando se analisa a integrao do crescimento pr natal com as cincias e com as vrias vertentes da prpria medicina, na inteno de perceber o significado dos acontecimentos da embriologia e melhorar a utilizao deste saber, diminuindo os riscos na gestao; Ampliar e aplicar a cincia sobre os eventos que comeam a existncia humana e s transformaes que eles trazem para o feto, durante o perodo de gestao; Auxiliar o entendimento das causas das alteraes que ocorrem na estrutura humana; Esclarecer a anatomia fetal e explicar como h o desenvolvimento das estruturas normais e anormais. O termo embriologia que refere-se ao estudo de embries, compreende apenas o perodo de desenvolvimento pr-natal de embries e fetos. Durante este estgio o organismo sofre diversas mudanas, compondo o cenrio de evoluo embrionria at o instante do parto (...) (MARTINS, 2011). Os saberes histolgicos esto ligados aos embrionrios quando se almeja a correo dos comportamentos alimentares, higinicos e reprodutivos. O mbito da obstetrcia precisa muito da aplicao da Embriologia nas suas prticas atuais. Visto que, o acompanhamento mdico necessita da assistncia ao crescimento padro do embrio e os possveis acontecimentos

que gerem anomalias, doenas congnitas, para que ele possa crescer saudvel. Vale ressaltar a importncia das pesquisas na esfera da Embriologia, pois as anomalias que acontecem durante a evoluo do feto provocam a maior parte dos perecimentos no perodo do primeiro ano de vida. A compreenso e a correo da maioria das anomalias congnitas dependem, sobretudo, do conhecimento sobre o processo total de desenvolvimento normal e dos desvios que podem ocorrer durante este estgio. A correo ps-natal nem sempre possvel e isso muda a vida no s do paciente contemplado, mas de todos os familiares sua volta. Portanto, quanto mais cedo for feito o diagnstico h mais chances de reverter o quadro clnico embrionrio (MARTINS, 2011). Como se pode notar inmera as aplicaes dada a Embriologia. Sua esfera de atuao se amplia aos processos de constituio dos gametas, a fecundao e a gerao do feto. Entretanto, pode se expandir para outras reas, como a anatomia humana, quando d subsdio para compreender a organizao e as relaes entre os rgos no adulto. Alm disso, esse mbito contempla a anlise na relao entre me e feto para compreender a anatomia e fisiologia materna durante a gravidez.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARALDI, Cel Teresinha. ARMILIATO, Neide. EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA (apostila). Universidade Do Contestado UNC. Unidade Universitria De Concrdia. Concrdia - SC. 2005. BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR. Licenciatura em Biologia. Faculdade de Tecnologia e Cincias FTC. Educao distncia EAD. 1 edio. p. 7-63. HISTOLOGIA. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult.2011-10-19]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/ $histologia> Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://citologianow.blogspot.com/ Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://multipolo.com.br/histologia/Morfosaud.htm Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://multipolo.com.br/histologia/Morfosaud.htm Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_celular Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://www.brasilescola.com/biologia/anatomia-humana.htm Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://www.brasilescola.com/biologia/anatomia-humana/2/ Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://www.brasilescola.com/biologia/fisiologia.htm Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://www.editoraerica.com.br/imprensa_final.asp?cod=0330 Acesso em: 19 out. 2011. INTERNET: http://www.ufpe.br/citologia/hp04.htm Acesso em: 19 out. 2011. MARTINS, Elisa. Embriologia. 23/10/2009. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/medicina/embriologia/ > Acesso em: 19 out. 2011. MELLO, R. Pimenta de. LEME, M. A. Paes. Citologia tumoral do escarro e do lavado brnquico. Memria do Instituto Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Maio de 1957. Rio de Janeiro.

Anda mungkin juga menyukai