Anda di halaman 1dari 10

Motive-se Voc conhece pessoas que no terminam aquilo que comeam?

Talvez voc conhea pessoas que deixam as coisas pela metade, no mesmo? Gente com esse tipo de atitude dificilmente vai obter sucesso duradouro, a no ser que parem na metade para fazer outras coisas mais importantes e gratificantes. No seja mais um com a S.S.D.A.F.Q.C.: Sndrome de Sentir-se Derrotado Antes de Fazer Qualquer Coisa , pois a atitude interna o que determinar em boa parte o seu sucesso ou fracasso. O certo que tanto o sucesso, quanto o fracasso, comea primeiro na representao mental de cada indivduo. Comportamentos imaturos e medocres impedem aquela promoo por um salrio melhor, impedem um cargo melhor e at mesmo a conquista de uma pessoa especial. Nos dias atuais, preciso possuir alguns diferenciais e ter atitude para coloc-los em prtica, caso contrrio, ningum conseguir destaque em sua carreira profissional. Para se motivar a fazer coisas bem feitas, necessrio acionar os mecanismos que geram os estados internos que vo nos permitir fazer as coisas com prazer e boa dose de otimismo. A Neurocincia vem descobrindo que, quando consideramos a possibilidade de agir com sucesso, o sistema de recompensa (ncleo acumbente) vai nos causar prazer, pois h uma ativao de dopamina que servir como motivao, ou impulso, que nos far agir para alcanar o resultado projetado. Isso lgico porque aquilo que no causa prazer no nos estimula a iniciar ou terminar algo. Os estudos mostram que a imaginao pode ativar no crebro os mesmos circuitos que so mobilizados numa situao real. Suzana Herculano, em seu livro Fique de Bem Com o Seu Crebro (2007), afirma que pensar em realizar uma atividade tem grandes chances de dar certo, uma fonte no s de satisfao prvia, como tambm de motivao para seguirmos adiante . Criar um quadro mental dos resultados que almejamos antecipa o bem-estar e com isso agimos com motivao. Pode parecer simples, mas graas a estudos recentes pode-se afirmar que o caminho para encontrar o entusiasmo, nimo ou motivao para se fazer algo bem feito, imaginar-se realizando tal tarefa, acreditando com foco nos resultados positivos. Sabendo disso, use a sua capacidade de se automotivar criando um quadro mental do resultado positivo, mas saiba que preciso crer para acontecer. No coloque desculpas, inicie, faa bem feito e conclua aquilo que se prope a fazer.

Retirado do site: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/motive-se-e-facabem-feito-1516008.html Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 06:51 0 comentrios

Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

sexta-feira, 22 de outubro de 2010 AUTOMOTIVAO - 10 DICAS PARA SE AUTOMOTIVAR As empresas, ainda, buscam profissionais diferenciados no mundo corporativo. Melhor que um colaborador motivado outro que se mantm motivado e nesse sentido tambm no faltam sugestes. A seguir 10 dias para se automotivar: 1.)Trace uma meta principal importante - Se voc se sente em um beco sem sada, acorda todas as manhs sem vontade de trabalhar, o que poderia acontecer para que esta realidade mudasse? Trace uma meta ao mesmo tempo realizvel e que represente o retorno do seu prazer em trabalhar. Talvez abrir um negcio prprio, mudar de rea de atuao, fazer uma nova graduao, ou seja, algo que faa seu corao bater e, exagerando um pouco, seus olhos encherem de lgrimas. 2.)Trace metas parciais menores - bem provvel que sua meta principal no possa ser realizada imediatamente. Se pretende abrir um negcio, precisa fazer o plano de negcio; se deseja mudar de rea de atuao, provavelmente far algum curso na nova rea. Determine metas menores que possam ser concretizadas a curto prazo. Isso lhe dar autoconfiana, recobrando um pouco da motivao. 3.) Determine recompensas - Nada mais motivador que a sensao de sucesso. Se voc consegue um bom resultado em algo que desejava, ter mais foras para buscar a prxima vitria. Determine recompensas pessoais para cada meta parcial atingida. O sentimento de sucesso ser reforado, motivando para novas conquistas. 4.) Use o mtodo do trabalho em tiros - s vezes estamos numa situao to extrema de desmotivao que no conseguimos sequer dar o primeiro passo. Ficamos parados (deitado no sof e acordando meio dia?) e a inrcia nos impede de sair desta situao. A tcnica de trabalho em tiros uma grande aliada nessas horas. Ela acaba de vez com a procrastinao em casos extremos. 5.) Determine as prximas aes - Esta etapa do GTD tambm evita a procrastinao. Claro que no o mesmo que aplicar a metodologia Getting Things Done por completo, mas em conjunto com o mtodo de trabalho em tiros, facilita a sada da inrcia. Determinar as prximas aes como um guia de primeiros passos pessoais.

6.) Encontre um parceiro - Encontre algum que lhe motive. Pode ser um colega de trabalho com quem possa conversar ou algum para desenvolver trabalhos em equipe. como numa academia de ginstica. Ir sozinho muito mais difcil do que ir com um amigo. 7.) Converse com sua famlia - Apoio familiar em horas difceis de qualquer natureza crucial. No seria diferente com motivao. Converse com sua esposa/esposo/pai/me/irmo/irm, pea opinio, fale o que pensa. O sentimento de conforto dar tranqilidade para tomar medidas bem pensadas. 8.) Leia um livro - Esta uma dica bem ampla, devido enorme variedade de tipos de livros. Mas fato que os livros so aliados poderosos. Voc pode buscar um livro mais tcnico caso queira aprender algo novo; um romance caso queira abstrair; ou um livro de auto-ajuda para procurar mais dicas que lhe tirem desta situao. Meu conselho : no seja ctico. Eu, por exemplo, repudiava livros de auto-ajuda, at o dia que li A Arte da Felicidade, do Dalai Lama. Estava numa fase bem ruim. Apesar de no ser uma pessoa religiosa, li o livro, adorei e aprendi coisas novas. Por sinal, A Arte da Felicidade no um livro sobre o budismo, mas sim sobre felicidade e bem estar pessoal. Recomendo. 9.) Pratique um esporte - Eu podia dizer faa terapia , mas comigo um esporte funciona bem melhor. O resultado imediato. Quando praticamos esporte, nos sentimos mais dispostos para tudo. Acordar, trabalhar, conversar, interagir e praticar esportes. Se voc uma pessoa de terapia, tambm uma boa opo. 10.) Mude de emprego - O ideal que no precisemos recorrer a mtodos conscientes de motivao pessoal com freqncia. Mas, como diz Steve Jobs, se voc acorda todas as manhs pensando que no far naquele dia o que gostaria de fazer no ltimo dia de sua vida, esta pode ser a melhor opo. Tenha cautela e evite decises precipitadas. Se estiver determinado, saiba sair do emprego. Texto retirado do site:http://fazendoacontecer.net/2009/08/19/motivacao-pessoal-10-dicaspara-se-automotivar/ com adaptaes

Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 07:56 0 comentrios Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

MOTIVAO PROFISSIONAL

Aproveitando a mesma definio anterior, Motivao Profissional o que motiva uma determinada pessoa a executar a melhor performance possvel profissionalmente. A prtica motivacional ganha cada vez mais importncia no cenrio corporativo. Diversas prticas so utilizadas para alavancar e incentivar a produtividade. Algumas idias e dicas que pode-se colocar em prtica na sua empresa, fazendo com que trabalho se torne sinnimo de prazer e realizao pessoal: 1. Autorize seus gerentes a andarem com vales no bolso, para que eles possam dar um almoo de prmio imediatamente a algum que esteja fazendo algo extraordinrio. 2. Mande cartas para a casa dos funcionrios, dando-lhes parabns pelos resultados. (Com certeza eles vo mostrar para toda a famlia!). 3. Se voc tiver um estacionamento na empresa, crie uma vaga para o funcionrio ou vendedor do ms. 4. Deixe a pessoa tirar um dia, a tarde ou a sexta-feira de folga.

5. Em aniversrios, encarregue-se de comprar bolo, docinhos e refrigerantes. Se no puder, pelo menos organize uma vaquinha entre todos os colegas. 6. D um prmio (dinheiro, medalhas, trofus, etc.) no aniversrio de entrada da pessoa na sua empresa. 7. 8. Promova almoos e jantares regulares entre os membros de equipes. Faa vdeos de treinamento para novos funcionrios usando funcionrios antigos.

9. Pague a inscrio dos funcionrios em seminrios, eventos e palestras. Pea que eles faam uma apresentao depois para a equipe inteira. 10. Compre ingressos para o cinema, teatro ou jogos de futebol, e combinem de ir todos juntos. 11. D garrafas de vinho ou de champagne sempre que um objetivo for atingido.

12. Pague as passagens e estadia do funcionrio, com direito a acompanhante, numa viagem para algum lugar no Brasil (d para parcelar em at 10 vezes!). 13. Combine pequenas viagens para locais perto da sua cidade (cachoeiras, cavernas, parques, montanhas, etc.). Aproveite e faa um piquenique no local. 14. Combine com uma determinada loja e garanta 50% de desconto em tudo que seus funcionrios quiserem comprar l (pode valer para supermercado, colgio, lanchonete, restaurante, etc.).

15. Organize almoos em homenagem a um funcionrio. Faa um discurso e pea que ele se levante, mesmo que brevemente, e fale tambm. Deixe bem claro porque ele (ou ela) mereceu esse almoo, porque est sendo o centro das atenes. Aproveite e d um buqu de flores, uma placa ou outra lembrana que simbolize aquela conquista. 16. Pague as despesas dos funcionrios nas academias de ginstica (ou monte uma academia de ginstica dentro da sua empresa). 17. Ajude seus funcionrios a pagarem mensalidades de escolas de ingls ou de informtica. Negocie pacotes em grupo com essas empresas, e repasse os benefcios aos funcionrios. 18. Ao invs de voc ir a um evento representando a empresa, mande outra pessoa no seu lugar. uma excelente forma de mostrar na prtica para aquela pessoa que ela realmente importante para a empresa. 19. Mande fazer uma jaqueta esporte com o logotipo da sua empresa e s entregue para os melhores funcionrios, seja de que rea forem. ( como se fosse o time da excelncia ). 20. Compre um livro da lista dos best-sellers da atualidade e d de presente (no necessrio estar ligado rea de atuao). 21. Contrate uma massagista sria e d a todos os funcionrios e funcionrias o direito de uma sesso mensal grtis (para quem quiser, lgico). 22. Compre um computador para a pessoa instalar na sua casa (tambm d para pagar em suaves prestaes mensais). 23. Leve todo mundo para andar de balo, avio ou planador. Outra opo mais radical ir pular de bungee jump ou pra-quedas. 24. Alugue uma limusine com motorista por um final de semana e deixe seu melhor vendedor usar. 25. Descubra os cantores ou bandas favoritos de cada um e d um CD de presente.

26. Ajude as pessoas com suas tarefas domsticas. A Andersen Consulting tem uma concierge paga somente para fazer esse tipo de trabalho. Ela cuida de problemas de encanamento na casa dos funcionrios, manda roupas para a lavanderia, manda lavar seu carro, manda o carro na oficina, faz pequenas compras no supermercado... tudo para que os funcionrios da Andersen possam se concentrar exclusivamente no trabalho, e no em pequenos problemas pessoais. Mais algumas maneiras fceis de aumentar o moral na sua empresa: Mande pedir algumas pizzas ou um sanduche gigante para o almoo dos funcionrios. Monte um mural onde todos possam colocar cartuns, piadas, novidades, etc.

Guarde alguns cartuns e anexe junto com documentos importantes (os do Dilbert so excelentes para isso). Marque reunies fora da empresa, s para variar. Organize um campeonato da Gravata Mais Feia ou Meia Mais Engraada .

Combine um dia em que todo mundo v trabalhar com roupas listradas, de bolinhas ou de certa cor. Faa boles com acontecimentos esportivos para ver quem vai ganhar. Passe um vdeo do Charlie Chaplin no horrio do almoo. Tire fotos engraadas das pessoas trabalhando e depois ponha no mural. Acostume-se a sorrir e dizer Oi! a todos que encontrar.

D a todos a oportunidade de chegar uma hora atrasado ou sair uma hora mais cedo uma vez por semana. Percebemos, assim, que as empresas buscam inmeras alternativas para motivar seus colaboradores, e nessa busca no poupam estratgias nem criatividade para manter o nvel de motivao constante, pois um colaborador motivado profissionalmente um colaborador que produz, com certeza, mais e melhor.

Texto retirado do site: http://www.fabiolemos.com.br/central-de-noticias/81-vendedorempresas-inteligentes.html com adaptaes realizadas pelo grupo

Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 07:44 0 comentrios Enviar por e-mail BlogThis!

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

MOTIVAO PESSOAL Considerando-se que motivao o ato de motivar e um conjunto de fatores psicolgicos, conscientes ou no, de ordem fisiolgica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta em algum, Motivao Pessoal aquilo que est ligado ao que uma pessoa possa querer como objetivo de vida, seja no aspecto pessoal, emocional, social, profissional, enfim, tudo que possa dizer respeito a seus anseios pessoais e, portanto, intransferveis e arraigados em sua mente e sentimentos. A questo a fica por conta de definir o que so os motivos verdadeiros que possam levar essa determinada pessoa a estabelecer uma luta diria e constante em busca de realizar um objetivo. A busca pela realizao desse objetivo o que caracteriza basicamente a Motivao Pessoal. Dessa forma fica claro que o que pode ser um motivo essencial para uma pessoa chegar em um determinado objetivo pode no ser da mesma forma para outra pessoa, pois percebe-se que o ser humano insacivel por natureza. medida que o homem conquista um objetivo, medida que ele consegue uma vitria, automaticamente se encerra uma etapa de sua vida, onde houve, certamente, algum nvel de esforo para que pudesse ser concluda. Ento, quando encerramos uma etapa, logo vem a perspectiva de se iniciar a busca por uma outra etapa, uma nova realizao, uma nova conquista. essa busca que leva o ser humano a realizaes nos mais diversos aspectos do seu cotidiano, seja no pessoal, profissional, acadmico, nos avanos tecnolgicos, militares, sociais, enfim, tudo o que vivemos e desfrutamos hoje, fruto contnuo de uma busca incessante por inmeros objetivos. Podemos dizer, portanto, que o homem busca sempre o sucesso, seja em que rea for da sua vida, com o objetivo de realizar-se e a Motivao Pessoal sempre est por trs desse objetivo de realizao, de sensao de ser feliz.

Referncias bibliogrficas: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-emotivacao/11360/ com adaptaes e citaes do grupo.

Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 07:30 0 comentrios

Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

Pirmide das Necessidades de Maslow Abraham Maslow, psiclogo humanista, props que o ser humano tem cinco tipos de necessidades que precisam ser atendidas, e nessa ordem:

1. Fisiolgicas: alimentao, vesturio, etc. 2. Segurana (fsica e psquica): emprego, por exemplo. 3. Associao: amor e relacionamentos (participao social), ser aceito pelo grupo, etc. 4. Estima (autoconfiana): ser reconhecido pelo grupo a que pertence. 5. Autorrealizao: estar satisfeito e realizado com o que faz. Texto baseado no site: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm com adaptaes

Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 07:29 0 comentrios Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

TEORIAS DA MOTIVAO INSTINTOS E PULSES

Essa teoria considera a ao humana como que movida por foras internas que provocam reaes automticas (instintos) ou tenses internas que precisam ser descarregadas (pulses). A teoria psicanaltica de Sigmund Freud diz que o ser humano possui duas pulses bsicas, eros (pulso de vida, sexual) e tnatos (pulso de morte, agressiva), que so a fonte de toda a energia psquica, geradas da estrutura biolgica do homem e que acarretam tenso que exigem ser descarregadas. O aparelho psquico, (composto pelo id, ego e superego), o responsvel por dirigir o descarregamento dessa energia. A teoria comportamentalista de Clark L. Hull explica que um indivduo capaz de aprender determinado comportamento (condicionamento operante) mediante o auxlio de reforos e punies, ou seja, segundo essa teoria a tendncia para um determinado comportamento o produto do hbito e das pulses, sendo essas definidas como a parte motivacional das necessidades biolgicas (fome, cansao, etc.). A teoria behaviorista de B. F. Skinner baseou-se somente no condicionamento para explicar seu modelo de motivao, excluindo o recurso ao conceito de pulso. Skinner afirma que um comportamento que traz conseqncias positivas ser repetido com mais freqncia enquanto outro que traz conseqncias negativas ser evitado, ou mostrado mais raramente.

Adaptado do site: http://prof.santana-esilva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_06_07/word/Motiva%C3%A7%C3%A3oTeorias%20de%20conte%C3%BAdo.pdf

Postado por Equipe Pedagogia Motiva s 07:15 1 comentrios Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut

O que Motivao A palavra Motivao vem do Latim movere e significa mover. H vrios estudos e definies a respeito, bem como vrias teorias. Uma definio de motivao pode ser compreendida como a condio do organismo que influencia a direo (orientada para um objetivo) do comportamento . A psicologia da motivao, por exemplo, tem por objetivo explicar por que o indivduo se comporta da maneira como ele o faz. Pode-se analisar a motivao sob duas perspectivas: impulso e atrao, que so conceitos opostos entre si. Entender o processo motivacional como impulso implica em dizer que instintos e pulses so os elementos que levam o indivduo a ao. Como exemplo desse tipo de motivao, pode-se citar a fome: a necessidade de alimentar-se gera a busca da soluo atravs do comer; Freud e Hull desenvolveram teorias da motivao sob esse conceito, porm isto no o suficiente para determinar o que a pessoa vai comer (se arroz, feijo ou macarro). H outras foras que atuam no ambiente. A motivao como atrao como uma fora que puxa, que atrai. Isto pode ser exemplificado por um objetivo que est num estado futuro, como por exemplo no caso do aprendizado, onde o indivduo j possui um determinado saber e est em busca de aprimor-lo, ou desenvolv-lo, ou ainda conhecer algo novo. possvel ainda que tais perspectivas se complementem e ajudem a explicar a complexidade do comportamento humano, ou seja, impulso e atrao podem explicar muitos dos motivos pelos quais o ser humano se comporta de um determinado jeito. H teorias sobre a motivao que afirmam que o ser humano busca o equilbrio atravs da resoluo de tenses internas, entre buscar situaes positivas (prazer) e evitar situaes negativas (dor). Essa busca por esse equilbrio caracterizado como hedonismo psicolgico. Outra teoria diferencia o estudo sobre a motivao entre motivao intrnseca (gerada por necessidades e motivos da pessoa) e extrnseca (gerada por processos de reforo e punio), porm isto no significa dizer que a motivao intrnseca seja sempre fruto da ao da pessoa nem que a extrnseca seja do ambiente, pois percebe-se que toda e qualquer pessoa se motiva atravs de uma interao com o meio em que vive, ou seja, est sob influncia das condies do ambiente. Ou seja, esses dois tipos de motivao podem aparecer mesclados no comportamento humano, como no exemplo em que uma pessoa estuda um assunto que a interessa (motivao intrnseca) e consegue ainda uma boa nota em uma eventual avaliao acadmica (motivao extrnseca: reforo). Aproveitando esse mesmo exemplo, poderamos supor que o assunto em estudo no fosse de interesse do indivduo, porm devido condio imposta pelo ambiente (motivao extrnseca), pode-se eventualmente chegar ao mesmo resultado (boa nota).

Anda mungkin juga menyukai