Anda di halaman 1dari 2

Oraes Subordinadas Adverbiais Equivalem a um termo acessrio sintaticamente, a Orao Principal est completa.

Relacionam-se principal por meio de conjugaes especficas e dependendo do sentido dessa relao, podem exprimir nove diferentes circunstncias: Orao Subordinada Adverbial Causal Sentido: enuncia uma causa, o motivo de ocorrncia do fato expresso na orao principal. Conjunes: porque, pois que, uma vez que, visto que, j que, porquanto, desde que. Valor da orao principal: valor de conseqncia. Desistimos da viagem uma vez que as passagens estavam caras. Como no conseguiu emprego, Eduardo voltou para sua casa. Orao Subordinada Adverbial Consecutiva Sentido: indicam a conseqncia resultante de um fato expresso na orao principal. Conjunes: que, (to)...que, (tanto)...que, tal...que, tamanho...que, de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que. Valor da orao principal: valor de causa As passagens estavam to caras que desistimos da viagem. Lembrando que toda causa provoca uma conseqncia e inversamente toda conseqncia gerada por uma causa. Causa: o cho estava molhado Conseqncia: Helena caiu Helena caiu porque o cho estava molhado (O.Sub.Adv.Causal) O cho estava to molhado que Helena caiu (O.Sub.Adv.Consecutiva) Perodos classificados de modo diferente, mas com mesmo valor. Orao Subordinada Adverbial Condicional Sentido: apresenta uma condio imposta para que ocorra o fato expresso na orao principal (indicam a situao necessria para que ocorra ou no) Conjunes: se, caso, exceto se, desde que, contanto que, sem que, a menos que, a no ser que.

Eu irei a praia se fizer bom tempo. Se ele terminar o trabalho, receber o dinheiro. Orao Subordinada Adverbial Comparativa Sentido: estabelecem uma comparao entre o fato expresso pela orao subordinada e o expresso pela principal. Conjunes: to...(do) que, tanto...(do) que, mais/menos...(do) que, melhor/pior...(do) que, maior/menor...(do) que, como assim, assim como, to...quanto. OBS: quase sempre no h verbo na subordinada, o mesmo verbo da principal, mas de modo implcito. Se a conjuno no apresenta o do, ela est na forma reduzida. Ele trabalhava o dia inteiro como um escravo. Ele era to grande quanto qualquer outro jogador de basquete. Orao Subordinada Adverbial Temporal Sentido: localiza no tempo o momento de ocorrncia do fato expresso na orao principal. Conjunes: quando, enquanto, assim que, logo que, at que, depois que, desde que, apenas, mal, sempre que, cada vez que, antes que. Passou a beber depois que foi trado pela namorada. Eles, desde que nos mudamos para c, nunca nos visitaram. Orao Subordinada Adverbial Final Sentido: exprime finalidade, o objetivo do fato contido na orao principal. Conjunes: para que, que (= para que), a fim de que, porque (=para que). O texto foi fixado no mural a fim de que os alunos lessem. Solange fingia chorar a fim de (que) comover o namorado. (Orao Reduzida) OBS: nas finais, mais comum utiliza a forma reduzida com parte da conjuno e verbo no infinitivo. Orao Subordinada Adverbial Proporcional Sentido: estabelecer uma relao de proporo (aumento ou diminuio equivalente) entre o fato expresso pela subordinada e o expresso pela principal. Conjunes: medida que, proporo que, ao passo que, quanto mais...mais/menos, quanto menos...mais/menos.

OBS: so aes concomitantes, ao mesmo tempo, ou que avanam de maneira inversamente proporcional. Quanto mais ele treinava, mais confiana tinha em si mesmo. A praa vai lotando medida que as pessoas chegam. Orao Subordinada Adverbial Conformativa Sentido: estabelece uma forma, critrio, um modelo de acordo com o qual se desenvolve o fato expresso na orao principal. Geralmente h um acordo prvio, e a ao ser feita de acordo com o previsto. Conjunes: conforme, como (=conforme), consoante, segundo. Os fiscais agiram com rigor, como determinou o prefeito. Segundo o professor Gerson, pedra no existe. Orao Subordinada Adverbial Concessiva Sentido: exprime um fato que, em princpio, poderia impedir/mudar a ocorrncia do fato expresso na principal, mas no impede. Conjunes: embora, ainda que, posto que, a menos que, se bem que, conquanto, mesmo que, nem que, apesar de que, por mais que. Embora fizesse 4 horas de caminhada diria, continuava acima do peso. OBS: essas oraes geralmente trazem duas informaes explcitas (uma na OP e outra na O.Sub.Adv.Concessiva) e uma informao implcita, que uma generalizao (o que normalmente se espera) Apesar de ser domingo, ele trabalhou o dia todo. Explcito: era domingo Ele trabalhou o dia todo Implcito: normalmente no se trabalha aos domingos Uso da vrgula Obrigatrio se a orao subordinada aparecer antes da principal inverso da ordem sinttica natural. Opcional se aparecer depois da principal. Formas Desenvolvida iniciada por conjuno subordinativa completa e verbo conjugado. Reduzida: sem conjuno ou parcialmente completa e verbo no gerndio, particpio, ou infinitivo. Retornando a minha cidade natal, visitei alguns velhos amigos. (O.Sub.Adv.Causal Reduzida de Gerndio)

QUESTES 1.CLASSIFIQUE AS ORAES DESTACADAS: a. Ficou ali , at que as sombras foram tomando conta das coisas. b. proporo que a escavao descia, a unidade ia-se acabando aos poucos. c. Como no sabia falar direito, ia balbuciando expresses complicadas. d. Como estava triste, isolou-se do grupo. e. Tudo saiu conforme havamos previsto. f. O lavrador volta para casa quando o sol se pe. g. Mentiram para mim, como pude constatar. h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanh . 2. Hoje, a dependncia operacional est reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autosuficincia na produo de bens como papelimprensa (...) A orao grifada no perodo acima tem valor: a) condicional; b) conclusivo; c) concessivo; d) conformativo; e) causal. 3. No perodo - E quanto mais andava mais tinha vontade, ocorre idia de proporo. Assinale a opo em que tal idia NO ocorre: a) quanto mais leio este autor menos o entendo; b) choveu tanto, que no pudemos sair; c) medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; d) quanto menos vontade, mais negligncia; e) quanto mais se l, mais se aprende.

Anda mungkin juga menyukai