Anda di halaman 1dari 53

Essa pesquisa foi elaborada pelo Portal Empresarial no endereo www.portalempresarial.com.

br, onde voc encontrar um artigo de um especialista sobre o assunto e ainda poder deixar sua opinio. Mais informaes sobre formao profissional, cursos e eventos, indicadores industriais e notcias de todos os setores da economia consulte o Portal Empresarial.

Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indstria Brasileira - 2015

Resultados

Outubro de 2007

ndice

1. Introduo ............................................................................................2 2. Metodologia ..........................................................................................4 2.1. Amostra..............................................................................................4 2.2. Segmentao .....................................................................................4 2.2.1. reas profissionais no mbito da indstria .....................................4 2.2.2. Profisses especficas no mbito da indstria ................................6 2.3. ndice de perspectivas profissionais ................................................11 3. Resultados - reas profissionais no mbito da indstria ....................12 4. Resultados - Profisses especficas no mbito da indstria................24 Anexo I Relao de empresas cujos executivos participaram da pesquisa ..................................................................................................41

1. Introduo Este relatrio apresenta os resultados da pesquisa Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indstria Brasileira - 2015 realizada pela Federao das Indstrias do Rio de Janeiro FIRJAN com apoio institucional do Servio Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Rio de Janeiro - SEBRAE-RJ e do Portal Empresarial e superviso tcnica da Fundao Getulio Vargas - FGV.

A pesquisa foi realizada em 2007 junto a um conjunto de 416 empresas industriais brasileiras, as quais, atualmente empregam um contingente de 495.940 trabalhadores.

Trata-se de uma iniciativa pioneira visando identificar perspectivas e requisitos de formao educacional para carreiras em empresas industriais brasileiras, tendo como horizonte o ano de 2015. O objetivo fornecer para estudantes, trabalhadores, empresas, instituies de ensino e governos um referencial estratgico para investimentos em educao e formao profissional.

A pesquisa considerou duas ticas de segmentao para as profisses analisadas.

Em primeiro lugar, trabalhou-se com uma segmentao por reas profissionais no mbito da indstria, cuja definio contou com o apoio de tcnicos do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro SENAI-RJ. As

perspectivas estruturais do mercado de trabalho em 2015, considerando esta classificao mais genrica e abrangente das profisses, refletem prioritariamente a viso de profissionais da rea de recursos humanos.

A segunda tica de segmentao focalizou profisses especficas no mbito da indstria. As perspectivas estruturais do mercado de trabalho em 2015, considerando esta classificao mais especfica e menos abrangente das profisses, refletem prioritariamente a viso de profissionais de reas operacionais.

Para a definio das profisses especficas, foi selecionado um conjunto de profisses associveis atividade industrial com base no Cdigo de Ocupao Profissional do Ministrio do Trabalho e Emprego. Contou-se tambm com o apoio de tcnicos do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro SENAI-RJ.

Vale ressaltar que essa abordagem, embora permita avaliar profisses especficas, no compatvel com o tratamento exaustivo de todas as profisses associadas atividade industrial.

Alm disso foi realizada uma pr-seleo de acordo com a natureza da atividade de cada empresa.

A apresentao dos resultados da pesquisa est dividida em trs sees: Na seo 2, apresenta-se uma sntese da metodologia adotada, conceituando-se o ndice de Perspectivas Profissionais, indicador criado para facilitar a anlise dos resultados da pesquisa. A seo 3, por sua vez, dedicada a anlise dos resultados da

pesquisa sob a tica das reas profissionais. Finalmente, na seo 4, apresenta-se a anlise dos resultados sob a tica das profisses especficas.

2. Metodologia 2.1. Amostra O cadastro da pesquisa, estruturado pela FGV, tomando por base a pesquisa As 500 Maiores Sociedades Annimas do Brasil - 2006 e complementado pela FIRJAN, englobou 974 empresas dos segmentos da indstria extrativa, de transformao e da construo civil.

A pesquisa teve por objetivo captar a viso de profissionais da rea de recursos humanos e de reas operacionais sobre as perspectivas estruturais do mercado de trabalho, tomando como horizonte o ano de 2015.

Nesse contexto, buscou-se contatar para participar da pesquisa, em cada empresa, um diretor/gerente da rea de recursos humanos e um diretor/gerente de rea operacional.

Ao todo executivos de 415 empresas industriais brasileiras, as quais, atualmente, empregam um contingente de 495.825 trabalhadores, responderam a pesquisa. A relao de empresas est apresentada no Anexo I.

2.2. Segmentao Apresentam-se a seguir o detalhamento das segmentaes adotadas para as ticas das reas profissionais e profisses especficas.

2.2.1. reas profissionais no mbito da indstria rea de gesto o Atendimento ao Cliente; o Comercial; o Compras; o Comunicao; o Contabilidade; o Financeira; o Jurdica; o Marketing; o Ouvidoria; o Planejamento; o Recursos Humanos; o Servios Gerais; o Tecnologia da Informao.

rea operacional o Engenharia; o Manuteno; o Meio Ambiente; o Pesquisa & Desenvolvimento; o Produo; o Projetos; o Qualidade; o Segurana & Sade Ocupacional.

2.2.2. Profisses especficas no mbito da indstria Profissionais das Cincias e das Artes o Advogados; o Analistas de sistemas computacionais (TI); o Arquitetos; o Artistas visuais e desenhistas industriais; o Contadores e afins; o Editores; o Engenheiros ambientais; o Engenheiros de petrleo; o Engenheiros civis e afins; o Engenheiros de produo, qualidade e segurana; o Engenheiros eletricistas, eletrnicos e afins; o Engenheiros mecnicos; o Engenheiros metalurgistas e de materiais; o Engenheiros qumicos; o Farmacuticos; o Gelogos e geofsicos; o Mdicos; o Nutricionistas; o Pesquisadores de engenharia e tecnologia; o Profissionais da escrita; o Profissionais da metrologia; o Profissionais de relaes pblicas, publicidade, mercado e negcios; o Qumicos; o Secretrias executivas e bilnges.

Tcnicos de Nvel Mdio

o Tcnicos em produo, conservao e de qualidade de alimentos; o Tcnicos florestais; o Tcnicos em manipulao farmacutica; o Tcnicos de produo de indstrias qumicas, petroqumicas, refino de petrleo, gs e afins; o Tcnicos em operao e monitorao de computadores; o Tcnicos em fabricao de produtos plsticos e de borracha; o Tcnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes; o Tcnicos em construo civil (edificaes); o Tcnicos qumicos; o Tcnicos em artes grficas; o Tcnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicaes; o Tcnicos em eletrnica; o Tcnicos em segurana no trabalho; o Tcnicos mecnicos na manuteno de mquinas, sistemas e instrumentos; o Tcnicos mecnicos na fabricao e montagem de mquinas, sistemas e instrumentos; o Tcnicos em eletricidade e eletrotcnica; o Tcnicos de controle da produo; o Desenhistas projetistas de construo civil e arquitetura; o Tcnicos de laboratrio industrial; o Tcnicos em metalurgia (estruturas metlicas); o Tcnicos em calibrao e instrumentao; o Desenhistas projetistas da mecnica;

o Tcnicos em telecomunicaes; o Desenhistas projetistas e modelistas de produtos e servios diversos; o Tcnicos do vesturio; o Tcnicos mecnicos (ferramentas); o Compradores; o Desenhistas tcnicos da mecnica; o Tcnicos em mecnica veicular; o Tcnicos txteis; o Desenhistas tcnicos, em geral; o Tcnicos em materiais, produtos cermicos e vidros; o Coloristas; o Desenhistas tcnicos de produtos e servios diversos; o Desenhistas tcnicos em eletricidade, eletrnica, eletromecnica, calefao, ventilao e refrigerao.

Trabalhadores da produo de bens e servios industriais

o Afiadores e polidores de metais; o Ajudantes de obras civis; o Ajustadores mecnicos polivalentes; o Alimentadores de linhas de produo; o Ceramistas (preparao e fabricao); o Encanadores e instaladores de tubulaes; o Ferramenteiros e afins; o Forneiros metalrgicos (segunda fuso e reaquecimento); o Inspetores e revisores de produo txtil; o Laboratoristas industriais auxiliares; o Montadores de estruturas de concreto armado;

o Montadores de mquinas industriais; o Montadores de mquinas, aparelhos e acessrios em linhas de montagem; o Operadores da fiao; o Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais; o Operadores de equipamentos de destilao, evaporao e reao; o Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos qumicos e afins); o Operadores de equipamentos de movimentao de cargas; o Operadores de equipamentos na fabricao de pes, massas alimentcias, doces, chocolates e achocolatados; o Operadores de fornos de primeira fuso e aciaria; o Operadores de instalaes e equipamentos de fabricao de materiais de construo; o Operadores de instalaes e mquinas de produtos plsticos, de borracha e moldadores de parafinas; o Operadores de mquinas a vapor e utilidades; o Operadores de mquinas de conformao de metais; o Operadores de mquinas de fabricar papel e papelo; o Operadores de mquinas de usinagem CNC; o Operadores de mquinas e equipamentos de elevao; o Operadores de mquinas e instalaes de produtos farmacuticos, cosmticos e afins; o Operadores de mquinas para bordado e acabamento de roupas; o Operadores de mquinas para costura de peas do vesturio; o Operadores de processos das indstrias de transformao de produtos qumicos, petroqumicos e afins; o Operadores de tear e mquinas similares;

o Operadores polivalentes de equipamentos em indstrias qumicas, petroqumicas e afins; o Pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexveis); o Preparadores de pasta para fabricao de papel; o Preparadores e operadores de mquinas-ferramentas convencionais; o Profissionais polivalentes da confeco de roupas; o Supervisores da construo civil; o Supervisores da fabricao de alimentos, bebidas e fumo; o Supervisores da fabricao de celulose e papel; o Supervisores da fabricao e montagem metalmecnica; o Supervisores da indstria txtil; o Supervisores das artes grficas; o Supervisores de produo em indstrias de transformao de plsticos e borrachas; o Supervisores de produo em indstrias qumicas, petroqumicas e afins; o Supervisores de trabalhadores de embalagem e etiquetagem; o Supervisores de usinagem, conformao e tratamento de metais o Supervisores de vidraria, cermica e afins; o Supervisores na confeco do vesturio; o Supervisores na fabricao de materiais para construo (vidros e cermicas); o Trabalhadores da confeco de artefatos de tecidos e couros; o Trabalhadores da fabricao de cermica estrutural para construo; o Trabalhadores da pintura de equipamentos, veculos, estruturas metlicas e de compsitos; o Trabalhadores da preparao da confeco de roupas;

o Trabalhadores de caldeiraria e serralheria; o Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias; o Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem; o Trabalhadores de estruturas de alvenaria; o Trabalhadores de forjamento de metais; o Trabalhadores de fundio de metais puros e de ligas metlicas; o Trabalhadores de instalaes eltricas; o Trabalhadores de soldagem e corte de ligas metlicas; o Trabalhadores de tecelagem manual, tric, croch, rendas e afins; o Trabalhadores de traagem e montagem de estruturas metlicas e de compsitos; o Trabalhadores de tratamento de superfcies de metais e de compsitos (termoqumicos); o Trabalhadores de tratamento e preparao da madeira; o Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros; o Trabalhadores do acabamento grfico; o Trabalhadores na fabricao e conservao de alimentos.

Vale notar que as profisses no consideradas na relao acima, esto representadas na abordagem por reas profissionais.

2.3. ndice de perspectivas profissionais Quando convidados a opinar sob a perspectiva do mercado de trabalho para determinada rea profissional ou profisso especfica os respondentes foram confrontados com as seguintes possibilidades: Grande reduo, pequena reduo, mesma quantidade, pequeno aumento ou grande aumento do pessoal ocupado.

Visando a facilitar a anlise dos resultados foi definido um ndice de perspectivas profissionais a partir da aplicao da seguinte frmula:

Sejam: NGR = Nmero de respostas observadas para a possibilidade Grande Reduo. NPR = Nmero de respostas observadas para a possibilidade Pequena Reduo. NPA = Nmero de respostas observadas para a possibilidade Mesma Quantidade ou Pequeno Aumento. NGA = Nmero de respostas observadas para a possibilidade Grande Aumento. N = Nmero total de respostas para a rea profissional ou profisso especfica.

Define-se o ndice de perspectivas profissionais (P) de uma rea profissional ou profisso especfica conforme se segue:

P = (-2 NGR) x (-1 NPR ) x (1 NPA ) x (2 NGA ) / 2N

Por construo, o ndice de perspectivas profissionais tem limite inferior -1 e limite superior +1 e seus resultados podem ser interpretados conforme a escala apresentada na figura 1.

Figura 1 ndice de perspectivas profissionais

Oportunidades no Mercado de Trabalho


Reduo Expressiva Reduo Reduo Limitada Estabilidade/ Aumento Limitado 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 Aumento 0,5 0,6 0,7 Aumento Expressivo 0,8 0,9 1,0

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

3. Resultados - reas profissionais no mbito da indstria

Os resultados da pesquisa por rea profissional apontam perspectivas otimistas e refletem a percepo de que o Pas tem condies, aps duas dcadas de relativa estagnao, inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento sustentado.

Conforme ilustrado na figura 2, tendo como horizonte o ano de 2015, 80% dos participantes da pesquisa apontaram aumento do efetivo de pessoal ao passo que apenas 20% apontaram reduo.
Figura 2 - Perspectivas do mercado de trabalho para 2015 Pessoal Ocupado
50% 40% 30% 20% 10% 0% Grande reduo Pequena reduo Pequeno aumento Grande aumento 5% 15% 35%

45%

O indicador de perspectivas profissionais resultante dessa classificao atingiu o valor de 0,5 (em uma escala entre -1 e +1) refletindo expectativas de aumento das oportunidades no mercado de trabalho da indstria brasileira. Os resultados foram muito prximos para as rea de gesto (0,48) e para rea operacional (0,51).

Oportunidades no Mercado de Trabalho


Reduo Expressiva Reduo Reduo Limitada Estabilidade/ Aumento Limitado 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 Aumento 0,5 0,6 0,7 Aumento Expressivo 0,8 0,9 1,0

Geral

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

rea de Gesto

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

rea Operacional

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 Resultado do ndice de Perspectivas Profissionais

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

A pesquisa tambm averiguou as expectativas em relao aos requisitos de instruo/formao profissional para os funcionrios em cargos de gerncia e diretoria.

Para a rea de gesto os resultados obtidos evidenciam a importncia da PsGraduao/MBA para a ascenso profissional tanto no que se refere a cargos de diretoria (indicado por 48,4% dos respondentes) quanto a cargos de gerncia (indicado por 56,8% dos respondentes). Vale chamar a ateno para o fato de que o Doutorado/Mestrado foi considerado essencial por 12,9% dos respondentes em relao a cargos de diretoria e 7,4% em relao aos cargos de gerncia.

Tabele 3 - Perspectiva de formao requerida rea de gesto Doutorado / Mestrado Ps Graduao / MBA Curso Superior Total Diretoria Gerncia 12,9% 7,4% 48,4% 56,8% 38,7% 35,8% 100,0% 100,0%

Quanto rea operacional, a Ps-Graduao/MBA continua sendo a exigncia preponderante para a ascenso profissional aos cargos de diretoria (indicada por 48,4% dos respondentes). Para a rea de gerncia a exigncia preponderante o curso superior (indicada por 51,9% dos respondentes) embora a PsGraduao/MBA tenha sido indicada por 43,9% dos respondentes. Vale chamar a

ateno para o fato de que Doutorado/Mestrado foi considerado essencial por 10,9% dos respondentes em relao a cargos de diretoria e 4,9% em relao aos cargos de gesto.
Tabela 4 - Perspectiva de formao requerida rea operacional Diretoria Gerncia Doutorado / Mestrado Ps Graduao / MBA Curso Superior Total 10,9% 50,5% 38,6% 100,0% 4,9% 43,2% 51,9% 100,0%

A anlise desagregada dos resultados referentes rea profissional de gesto evidenciam a conscientizao das empresas em relao importncia do foco no cliente para o desenvolvimento da competitividade. As trs reas profissionais que obtiveram maior ndice de perspectivas profissionais foram: Atendimento ao Cliente (0,89), Marketing (0,63) e Comercial (0,53).

Das treze reas profissionais consideradas, uma apresentou perspectiva de aumento expressivo das oportunidades de trabalho, sete apresentaram

perspectivas de aumento e cinco perspectivas de aumento limitado. Em nenhum caso, verificou-se perspectiva de reduo das oportunidades de trabalho.

Oportunidades no Mercado de Trabalho


Reduo Expressiva Reduo Reduo Limitada Estabilidade/ Aumento Limitado 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 Aumento 0,5 0,6 0,7 Aumento Expressivo 0,8 0,9 1,0

Atendimento ao Cliente

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

Marketing

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Comercial

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Compras

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Comunicao

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Planejamento

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Recursos Humanos

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Financeira

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Jrdica

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Tecnologia da Informao -1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Servios Gerais

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Ouvidoria

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Contabilidade

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 Resultado do ndice de Perspectivas Profissionais

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Os respondentes da pesquisa tambm foram questionados sobre as tendncias de terceirizao nas reas profissionais, tendo como horizonte o ano de 2015.

Apresenta-se na tabela 5 a distribuio da proporo dos respondentes que apontaram tendncia de terceirizao para cada rea profissional de gesto considerada.

Tabela 5 - Proporo dos respondentes que apontaram tendncia de terceirizao rea de Gesto

rea Profissional Tecnologia da Informao Contabilidade Jrdica Recursos Humanos Servios Gerais Financeira Marketing Atendimento ao Cliente Comercial Compras Comunicao Planejamento Ouvidoria Total

% 14,91% 13,66% 13,66% 11,80% 11,18% 6,21% 5,59% 4,97% 4,97% 4,97% 3,11% 3,11% 1,86% 100,00%

A comparao desses resultados com os ndices de perspectivas profissionais evidencia uma questo importante: o otimismo mais comedido em relao s perspectivas de contratao em algumas reas profissionais associa-se a uma maior tendncia de terceirizao. De fato, como ilustrado na figura 2, das reas profissionais associadas aos cinco menores ndices de perspectivas profissionais, quatro apresentaram maior tendncia de terceirizao: Tecnologia da Informao, Jurdica, Contabilidade e Servios Gerais.

Figura 2 - Tendncia de terceirizao X ndice de Perspectiva Profissional - rea de Gesto

ndice de Perspectiva Profisisonal

1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0,0 0% 1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10% 11% 12% 13% 14% 15%
OUV CTB COM & PLA MAR CME CMP RHU FIN SGE JUR TIN ATC

Terceirizao
Atendimento ao Cliente Comercial Compras Comunicao Contabilidade Financeira Jrdica ATC CME CMP COM CTB FIN JUR Marketing Ouvidoria Planejamento Recursos Humanos Servios Gerais Tecnologia da Informao MAR OUV PLA RHU SGE TIN

importante registrar que os resultados apresentados indicam tendncias de crescimento ou reduo do pessoal ocupado em determinada rea profissional, mas no permitem confrontar esta tendncia com a situao atual.

De forma a permitir a anlise dessa questo, foram colhidas informaes referentes s reas profissionais para as quais foram realizadas contrataes nos ltimos 12 meses nas empresas pesquisadas. Apresenta-se na tabela 6 a distribuio da proporo dos respondentes que apontaram ocorrncia de contrataes para cada rea profissional de gesto considerada.

Tabela 6 - Proporo dos respondentes que apontaram realizao de contrataes nos ltimos 12 meses rea de Gesto rea Profissional Comercial Financeira Contabilidade Planejamento Recursos Humanos Tecnologia da Informao Marketing Atendimento ao Cliente Compras Comunicao Jrdica Servios Gerais Ouvidoria Total % 26,7% 12,9% 9,5% 8,6% 8,6% 8,6% 7,8% 4,3% 3,4% 2,6% 2,6% 2,6% 1,7% 100,0%

A comparao desses resultados com os ndices de perspectivas profissionais, apresentada na figura 3, para as reas profissionais com resultados acima de 0,5 aponta trs situaes distintas. A rea de atendimento ao cliente, embora no esteja em grande evidncia atualmente, tende a ter sua importncia incrementada. A rea de marketing encontra-se em relativa evidncia e tende a ganhar importncia. Finalmente, a rea comercial j est em fortssima evidncia e tende a sustentar esta situao de dinamismo.

Figura 3 Contrataes nos ltimos 12 meses X ndice de Perspectiva Profissional rea de Gesto
ndice de Perspectiva Profisisonal
1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0,0 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 18% 20% 22% 24% 26% 28% 30% OUV COM CMP JUR SGE PLA RHU TIN CTB FIN MAR CME ATC

Ocorrncia de contrataes nos ltimos 12 meses

Atendimento ao Cliente Comercial Compras Comunicao Contabilidade Financeira Jrdica

ATC CME CMP COM CTB FIN JUR

Marketing Ouvidoria Planejamento Recursos Humanos Servios Gerais

MAR OUV PLA RHU SGE

Tecnologia da Informao TIN

No que se refere rea operacional, o ndice de perspectivas profissionais apontou tendncia de aumento das perspectivas no mercado de trabalho para todos os segmentos considerados.

Oportunidades no Mercado de Trabalho


Reduo Expressiva Reduo Reduo Limitada Estabilidade/ Aumento Limitado 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 Aumento 0,5 0,6 0,7 Aumento Expressivo 0,8 0,9 1,0

Qualidade

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

Engenharia

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Meio Ambiente

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Segur. & Sade Ocup.

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Pesquisa & Desenv.

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Projetos

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Manuteno

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Produo

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 Resultado do ndice de Perspectivas Profissionais

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Alm disso, como evidenciado nos resultados apresentados na tabela 7 e na figura 4, verificou-se nas reas operacionais o mesmo efeito identificado nas reas de gesto relacionado tendncia de terceirizao: o otimismo mais comedido em relao s perspectivas de contratao em algumas reas profissionais associa-se a uma maior tendncia de terceirizao.

De fato, as reas profissionais associadas aos dois menores ndices de perspectivas profissionais so exatamente as que apresentaram maior tendncia de

terceirizao: Manuteno e Produo.

Tabela 7 - Proporo dos respondentes que apontaram tendncia de terceirizao rea Operacional rea Profissional Produo Manuteno Engenharia Seg. & Sade Ocupacional Qualidade Meio Ambiente Pesquisa & Desenvolvimento Projetos Total % 29,57% 22,04% 11,83% 11,83% 7,53% 7,53% 5,38% 4,30% 100,00%

Figura 4 - Tendncia de terceirizao X ndice de Perspectiva Profissional Operacional


ndice de Perspectiva Profisisonal
0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0,0 0% 2% 4% 6% 8%
P&D PRJ MAN QUA MAM SSO ENG

rea

PRD

10% 12% 14% 16% 18% 20% 22% 24% 26% 28% 30%

Terceirizao
Engenharia Manuteno Meio Ambiente Pesquisa e Desenv. ENG MAN MAM P&D Produo Projetos Qualidade Seg. & Sade Ocup. PRD PRJ QUA SSO

Finalmente, assim como realizado com a rea de gesto, possvel comparar os ndices de perspectiva profissional com a situao atual de contratao para cada uma das reas profissionais operacionais analisadas.

Os resultados, apresentados na tabela 8 e na figura 5, apontam duas situaes distintas para as reas profissionais com ndices de perspectivas profissionais acima de 0,5 . De um lado, as reas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurana e Sade Ocupacional e Pesquisa e Desenvolvimento, embora no estejam em grande evidncia atualmente, tendem a ter sua importncia incrementada. De outro, a rea de Engenharia encontra-se em relativa evidncia, aps um longo perodo de estagnao, e tende a ganhar importncia.

Cabe notar, finalmente, que a rea de produo engloba um amplo espectro de profisses justificando a forte incidncia de contrataes apontadas. As perspectivas apontadas so otimistas, ratificando a percepo de que o Brasil ir experimentar um ciclo sustentado de crescimento econmico nos prximos anos.

Tabela 8 - Proporo dos respondentes que apontaram realizao de contrataes nos ltimos 12 meses rea Operacional rea Profissional Produo Manuteno Engenharia Projetos Segurana & Sade Ocupacional Qualidade Pesquisa & Desenvolvimento Meio Ambiente Total % 57,6% 14,9% 14,1% 3,8% 3,5% 3,0% 1,9% 1,4% 100,0%

Figura 5 Contrataes nos ltimos 12 meses X ndice de Perspectiva Profissional rea Operacional
ndice de Perspectiva Profisisonal
0,8 0,7 MAM 0,6 0,5 0,4
PRD P&D PRJ MAN QUA ENG SSO

0,3 0,2 0,1 0,0 0% 4% 8% 12% 16% 20% 24% 28% 32% 36% 40% 44% 48% 52% 56% 60%

Ocorrncia de contrataes nos timos 12 meses


Engenharia Manuteno Meio Ambiente Pesquisa e Desenv. ENG MAN MAM P&D Produo Projetos Qualidade Seg. & Sade Ocup. PRD PRJ QUA SSO

4. Resultados - Profisses especficas no mbito da indstria Conforme mencionado na seo 2, a segmentao das profisses especficas tomou por base o Cdigo de Ocupao Profissional do Ministrio do Trabalho e Emprego o qual estabelece trs grandes grupos de profissionais.

O grupo profissionais das cincias e das artes engloba carreiras associadas a um maior grau de instruo, incluindo as de nvel superior.

O grupo tcnicos de nvel mdio representa um conjunto intermedirio de carreiras associadas deteno de conhecimentos mais aprofundados das atividades realizadas.

Finalmente, o grupo trabalhadores da produo de bens e servios industriais representa as carreiras mais associadas ao cho de fbrica.

De forma consistente com os resultados da pesquisa para a rea de gesto (embora os conjuntos de respondentes tenham sido distintos) o ndice de perspectivas profissionais apresentou um resultado geral em torno de 0,5 tanto para o agregado de todas as profisses como para os trs segmentos acima conceituados. Esse resultado indica a existncia de perspectivas de aumento das oportunidades de trabalho nas empresas industriais brasileiras.

Oportunidades no Mercado de Trabalho


Reduo Expressiva Reduo Reduo Limitada Estabilidade/ Aumento Limitado 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 Aumento 0,5 0,6 0,7 Aumento Expressivo 0,8 0,9 1,0

Total

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

Das cincias e artes

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Nvel Mdio

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Da Produo

-1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 Resultado do ndice de Perspectivas Profissionais

0,0

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

1,0

Na figura 6 apresenta-se a distribuio dos resultados do ndice de perspectivas profissionais para as 128 profisses especficas consideradas.

Figura 6 Distribuio dos resultados do ndice de perspectivas profissionais Profisses Especficas

40,0%

30,0%

20,0%

10,0%

0,0% -1,0 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0

Reduo Expressiva

Reduo

Reduo Limitada

Estabilidade/ Aumento Limitado

Aumento

Aumento Expressivo

Oportunidades no Mercado de Trabalho

De fato, para 10,9% foram apontadas perspectivas de estabilidade/aumento limitado, para 86,7% perspectivas de aumento e para 1,6% perspectivas de aumento expressivo.

A tabela 9 apresenta as dez profisses no mbito da indstria que apresentaram os maiores ndices de perspectivas profissionais, realando o potencial dos setores ligados a petrleo e petroqumica, construo civil e meio ambiente.

Tabela 9 Os 10 maiores ndices de perspectivas profissionais 1 2 3 4 5 6 7 8 Profisso Engenheiro de Petrleo Engenheiro Ambiental Tcnicos em produo, conservao e de qualidade de alimentos Ajudantes de obras civis Analistas de sistemas computacionais (TI) Trabalhadores da fabricao de cermica estrutural para construo Tcnicos de produo de indstrias qumicas, petroqumicas, refino de petrleo, gs e afins ndice 0,83 0,75 0,73 0,72 0,70 0,70 0,69 0,67 0,67 0,67

Tcnicos em fabricao de produtos plsticos e de borracha 9 Tcnicos florestais 10 Tcnicos em manipulao farmacutica

A pesquisa tambm averiguou as expectativas em relao aos requisitos de instruo/formao profissional necessrios para a obteno de empregos nas profisses consideradas. Foram consideradas as seguintes opes:

Mestrado/Doutorado (M/D) Ps-graduao/MBA (PS) Curso superior (SUP) Tcnico (TC) Ensino mdio (MED) Ensino fundamental (FUN) Sem exigncia de escolaridade (SEM)

Apresenta-se na figura 8 a distribuio dos nveis de instruo/formao profissional preponderantes (maior proporo de respostas) para as profisses analisadas.

Figura 8 Distribuio dos nveis de instruo/formao profissional preponderantes Profisses Especficas


100% 80% 60% 40% 20% 0% PROFISSIONAIS DAS CINCIAS E DAS ARTES TCNICOS DE NIVEL MDIO TRABALHADORES DA PRODUO

PS

SUP

TEC

MED

FUN

Os resultados obtidos encerram mensagens importantes para a formulao de estratgias de formao educacional e profissional da mo de obra industrial brasileira:

No mbito dos profissionais das cincias e das artes, fica patente a importncia crescente da ps-graduao, que j considerada condio preponderante para a contratao de profissionais em cerca de 20% das carreiras analisadas. Alm disso, embora o Doutorado/Mestrado no tenha surgido como condio predominante para nenhuma carreira, a anlise dos dados apresentados na tabela 9, evidencia a sua importncia para determinadas profisses.

Quanto aos tcnicos de nvel mdio, fica patente que, apesar dessa denominao, a deteno do nvel superior est sendo considerado um requisito importante, chegando a ser preponderante em 15% das carreiras analisadas.

Finamente, no contexto dos trabalhadores da produo, os resultados obtidos ensejam um alerta contundente: Existe uma forte tendncia de limitao do acesso a carreiras dessa natureza para trabalhadores que no detenham alguma especializao (curso tcnico) ou mesmo curso superior. De fato, o curso tcnico ou superior considerado requisito preponderante para 91% das carreiras analisadas. Esse resultado reflete as mudanas tecnolgicas no mbito da indstria brasileira, que mudaram a natureza do trabalho operrio. Cada vez mais, ser necessrio deter capacitao para lidar com processo de controle e equipamentos tecnologicamente complexos.

A tabela 10 detalha os resultados do ndice de perspectivas profissionais e dos graus de instruo preponderantes para as 128 profisses especficas analisadas.

Tabela 9 - ndice de perspectivas profissionais e graus de instruo preponderantes - Profisses especficas


INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS VALOR SITUAO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO EXPRESSIVO AUMENTO EXPRESSIVO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO
22,1 20,0 26,5 20,0 51,3 60,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 25,0 14,6 0,0 6,6 5,6 4,7 8,2 14,1 0,0 33,3 22,7 7,4 50,0 22,0 33,3 24,6 29,2 29,4 28,4 35,9 66,7 66,7 40,9 35,9 25,0 63,4 66,7 68,9 65,2 65,9 63,4 50,0 33,3 0,0 36,4 56,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 31,0 7,7 27,6 38,5 41,4 53,8 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

PROFISSES TOTAL PROFISSIONAIS DAS CINCIAS E DAS ARTES PESQUISADORES E PROFISSIONAIS POLICIENTFICOS 0,52 0,50 0,52 0,42 0,57 0,54 0,70 0,50 0,50 0,48 0,55 0,46 0,50 0,59 0,83 0,75 0,54 0,61 0,56 0,55 0,50

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM

Profissionais da metrologia Pesquisadores de engenharia e tecnologia


PROFISSIONAIS DAS CINCIAS EXATAS, FSICAS E DA ENGENHARIA

TEC SUP

Analistas de sistemas computacionais ( TI ) Qumicos Gelogos e geofsicos Arquitetos Engenheiros civis e afins Engenheiros eletricistas, eletrnicos e afins Engenheiros mecnicos Engenheiros qumicos Engenheiro de Petrleo Engenheiro Ambiental Engenheiros metalurgistas e de materiais Engenheiros de produo, qualidade e segurana
PROFISSIONAIS DAS CINCIAS BIOLGICAS, DA SADE E AFINS

PS SUP SUP SUP SUP SUP SUP SUP PS PS PS SUP

Mdicos Farmacuticos

SUP SUP

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
25,0 20,2 12,5 28,3 62,5 51,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Nutricionistas
PROFISSIONAIS DAS CINCIAS JURDICAS

Advogados
PROFISSIONAIS DAS CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS

0,66 0,46 0,46 0,36 0,29 0,37 0,60 0,31 0,25 0,38 0,30 0,54 0,56 0,56 0,54 0,63 0,69

SUP SUP

Contadores e afins Secretrias executivas e bilnges Profissionais de relaes pblicas, publicidade, mercado e negcios
COMUNICADORES, ARTISTAS E RELIGIOSOS

13,9 0,0 20,0

30,6 17,0 20,0

55,6 70,0 60,0

0,0 13,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

AUMENTO AUMENTO
ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

SUP SUP SUP SUP SUP SUP

Profissionais da escrita Editores Artistas visuais e desenhistas industriais


TCNICOS DE NIVEL MDIO TCNICOS POLIVALENTES

0,0 0,0 0,0

25,0 25,0 0,0

75,0 75,0 75,0

0,0 0,0 25,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

AUMENTO
ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO


0,0 0,0 15,0 85,0 0,0 0,0 0,0 0,0 3,7 18,3 78,0 0,0 0,0 0,0

Tcnicos de laboratrio industrial


TCNICOS DE NVEL MDIO DAS CINCIAS FSICAS, QUMICAS, ENGENHARIA E AFINS

TEC

Tcnicos qumicos Tcnicos de produo de indstrias qumicas, petroqumicas, refino de petrleo, gs e afins Tcnicos em materiais, produtos cermicos e vidros Tcnicos em fabricao de produtos plsticos e de borracha

TEC TEC

0,0

0,0

17,6

82,4

0,0

0,0

0,0

0,33 0,67

ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

0,0

0,0

25,0

75,0

0,0

0,0

0,0

TEC TEC

AUMENTO

0,0

4,8

14,3

81,0

0,0

0,0

0,0

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO
ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 5,4 0,0 9,1 0,0 3,1 6,1 0,0 0,0 6,7 0,0 0,0 0,0 45,9 10,0 36,4 20,7 18,8 24,2 42,4 15,8 20,0 10,0 20,0 20,0 48,6 30,0 54,5 79,3 78,1 69,7 57,6 84,2 73,3 90,0 80,0 80,0 0,0 60,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Tcnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes Tcnicos txteis Coloristas Tcnicos em construo civil (edificaes) Tcnicos em eletricidade e eletrotcnica Tcnicos em eletrnica Tcnicos em telecomunicaes Tcnicos em calibrao e instrumentao Tcnicos mecnicos na fabricao e montagem de mquinas, sistemas e instrumentos Tcnicos mecnicos (ferramentas) Tcnicos em mecnica veicular Tcnicos mecnicos na manuteno de mquinas, sistemas e instrumentos Tcnicos em metalurgia (estruturas metlicas) Tcnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicaes Tcnicos em operao e monitorao de computadores Desenhistas tcnicos, em geral Desenhistas tcnicos da mecnica Desenhistas tcnicos em eletricidade, eletrnica, eletromecnica, calefao, ventilao e refrigerao

0,66 0,35 0,36 0,61 0,55 0,56 0,56 0,51 0,53 0,43 0,30 0,59 0,56 0,60 0,50 0,31 0,42 -0,33

TEC MED TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC SUP TEC TEC TEC TEC

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

0,0

0,0

12,5

87,5

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

71,4

28,6

0,0

0,0

0,0

0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 12,5 0,0 0,0

33,3 6,3 0,0 0,0

66,7 81,3 100,0 100,0

0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0

AUMENTO REDUO LIMTADA

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 33,3 66,7 0,0 0,0 0,0

Desenhistas tcnicos de produtos e servios diversos Desenhistas projetistas de construo civil e arquitetura Desenhistas projetistas da mecnica Desenhistas projetistas e modelistas de produtos e servios diversos Tcnicos do vesturio
TCNICOS DE NVEL MDIO DAS CINCIAS BIOLGICAS, BIOQUMICAS, DA SADE E AFINS

0,00 0,53 0,48 0,36 0,57 0,69 0,67 0,67 0,73 0,54 0,59 0,48 0,60 0,60 0,51 0,51 0,51

TEC SUP TEC TEC TEC

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO

0,0 0,0 0,0 0,0

3,3 3,3 18,2 14,3

55,0 26,7 36,4 28,6

41,7 70,0 45,5 57,1

0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0

Tcnicos florestais Tcnicos em manipulao farmacutica Tcnicos em produo, conservao e de qualidade de alimentos
TCNICOS DE NIVEL MDIO NAS CINCIAS ADMINISTRATIVAS

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

44,4 33,3 16,7

55,6 66,7 83,3

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

TEC TEC TEC

Tcnicos em segurana no trabalho Compradores


TCNICOS EM NIVEL MDIO DOS SERVIOS CULTURAIS, DAS COMUNICAES E DOS DESPORTOS

2,1 0,0

3,4 6,7

22,1 58,9

72,3 34,4

0,0 0,0

0,0 0,0

0,0 0,0

TEC SUP

Tcnicos em artes grficas


OUTROS TCNICOS DE NVEL MDIO

0,0

20,0

40,0

40,0

0,0

0,0

0,0

SUP TEC

Tcnicos de controle da produo


TRABALHADORES DA PRODUO DE BENS E SERVIOS INDUSTRIAIS

3,1

3,9

28,3

64,6

0,0

0,0

0,0

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM

TRABALHADORES DA INDSTRIA EXTRATIVA E DA CONSTRUO CIVIL

0,63 0,62 0,64 0,60 0,60 0,61 0,72 0,50 0,36 0,50 0,47 0,42 0,50 0,52 0,50 0,50 0,50

Supervisores da construo civil Trabalhadores de estruturas de alvenaria Montadores de estruturas de concreto armado Trabalhadores de instalaes eltricas Pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexveis) Ajudantes de obras civis
TRABALHADORES DA TRANSFORMAO DE METAIS E DE COMPSITOS

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

3,9 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

31,4 0,0 2,8 1,3 0,0 0,0

64,7 12,0 31,0 50,0 24,6 14,3

0,0 27,7 25,4 27,5 26,2 27,5

0,0 53,0 33,8 17,5 41,5 46,2

0,0 7,2 7,0 3,8 7,7 12,1

TEC FUN FUN TEC FUN FUN

Supervisores de usinagem, conformao e tratamento de metais Supervisores da fabricao e montagem metalmecnica Ferramenteiros e afins Preparadores e operadores de mquinasferramentas convencionais Afiadores e polidores de metais Operadores de mquinas de usinagem CNC Trabalhadores de forjamento de metais Trabalhadores de fundio de metais puros e de ligas metlicas Trabalhadores de tratamento de superfcies de metais e de compsitos (termoqumicos)

0,0

0,0

40,0

60,0

0,0

0,0

0,0

TEC SUP TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

10,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

52,6 3,2 4,3 0,0 0,0 0,0 0,0

36,8 96,8 75,7 100,0 100,0 100,0 100,0

0,0 0,0 17,1 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 2,9 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0

0,0

33,3

66,7

0,0

0,0

0,0

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO
ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 0,0 50,0 25,0 25,0 0,0

Trabalhadores da pintura de equipamentos, veculos, estruturas metlicas e de compsitos Encanadores e instaladores de tubulaes Trabalhadores de traagem e montagem de estruturas metlicas e de compsitos Trabalhadores de soldagem e corte de ligas metlicas Trabalhadores de caldeiraria e serralheria Operadores de mquinas de conformao de metais Ajustadores mecnicos polivalentes Montadores de mquinas, aparelhos e acessrios em linhas de montagem Montadores de mquinas industriais
JOALHEIROS, VIDREIROS, CERAMISTAS E AFINS

0,50 0,64 0,38 0,56 0,43 0,42 0,48 0,50 0,56 0,50 0,50 0,50 0,39 0,35 0,38 0,50 0,14 0,17

TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC

0,0 0,0

0,0 0,0

0,0 0,0

36,8 100,0

27,9 0,0

30,9 0,0

4,4 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 12,5

100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 87,5

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Supervisores de vidraria, cermica e afins Ceramistas (preparao e fabricao)


TRABALHADORES NAS INDSTRIAS TXTIL, DO CURTIMENTO, DO VESTARIO E DAS ARTES GRFICAS

0,0 0,0

0,0 0,0

60,0 0,0

40,0 100,0

0,0 0,0

0,0 0,0

0,0 0,0

SUP TEC

Supervisores da indstria txtil Supervisores na confeco do vesturio Supervisores das artes grficas Operadores da fiao Operadores de tear e mquinas similares

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

25,0 20,0 0,0 0,0 0,0

12,5 40,0 85,7 20,0 16,7

62,5 40,0 14,3 80,0 83,3

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

TEC SUP SUP TEC TEC

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 0,0 0,0 16,7 50,0 83,3 50,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Inspetores e revisores de produo txtil Profissionais polivalentes da confeco de roupas Trabalhadores da preparao da confeco de roupas Operadores de mquinas para costura de peas do vesturio Operadores de mquinas para bordado e acabamento de roupas Trabalhadores da confeco de artefatos de tecidos e couros Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros Trabalhadores do acabamento grfico Trabalhadores de tecelagem manual, tric, croch, rendas e afins
TRABALHADORES DAS INDSTRIAS DE MADEIRA E DO MOBILIRIO

0,05 0,64 0,63 0,46 0,60 0,50 0,57 0,29 0,08 0,50

TEC SUP TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

11,1

44,4

22,2

22,2

0,0

0,0

0,0

25,0

75,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 20,0 0,0

100,0 80,0 100,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 0,0

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO


0,0 0,0 38,5 61,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 100,0 0,0 0,0 0,0

Trabalhadores de tratamento e preparao da 0,50 madeira


TRABALHADORES DE FUNES TRANSVERSAIS 0,39

TEC

Supervisores de trabalhadores de embalagem 0,45 e etiquetagem Operadores de mquinas e equipamentos de 0,50 elevao

TEC TEC

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO


ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 14,3 85,7 0,0 0,0 0,0

Operadores de equipamentos de movimentao de cargas Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem Alimentadores de linhas de produo
TRABALHADORES EM INDSTRIAS DE PROCESSOS CONTNUOS E OUTRAS INDSTRIAS

0,42 0,47 0,33 0,39 0,55

TEC MED TEC TEC

0,0

0,0

0,0

33,3

40,0

26,7

0,0

0,0 0,0

0,0 0,0

3,6 2,9

51,8 53,3

35,7 31,4

8,9 12,4

0,0 0,0

AUMENTO AUMENTO

Supervisores de produo em indstrias 0,52 qumicas, petroqumicas e afins Supervisores de produo em indstrias de 0,58 transformao de plsticos e borrachas Operadores polivalentes de equipamentos em indstrias qumicas, petroqumicas e afins 0,67 Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos qumicos e afins) Operadores de equipamentos de destilao, evaporao e reao Operadores de instalaes e mquinas de produtos plsticos, de borracha e moldadores de parafinas Operadores de mquinas e instalaes de produtos farmacuticos, cosmticos e afins

AUMENTO AUMENTO

0,0

3,3

70,0

26,7

0,0

0,0

0,0

SUP SUP

0,0

0,0

83,3

16,7

0,0

0,0

0,0

AUMENTO

0,0

0,0

14,3

85,7

0,0

0,0

0,0

TEC

0,54 0,65

AUMENTO

0,0

0,0

16,7

83,3

0,0

0,0

0,0

TEC TEC

AUMENTO

0,0

0,0

22,2

77,8

0,0

0,0

0,0

0,55

AUMENTO

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

TEC

0,50

AUMENTO

0,0

0,0

18,2

81,8

0,0

0,0

0,0

TEC

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 13,3 86,7 0,0 0,0 0,0

Laboratoristas industriais auxiliares


TRABALHADORES DE INSTALAES SIDERRGICAS E DE MATERIAIS DE CONSTRUO

0,44 0,54 0,50 0,57 0,54 0,50 0,50 0,70

TEC

Supervisores na fabricao de materiais para construo (vidros e cermicas) Operadores de fornos de primeira fuso e aciaria Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais Forneiros metalrgicos (segunda fuso e reaquecimento) Operadores de instalaes e equipamentos de fabricao de materiais de construo Trabalhadores da fabricao de cermica estrutural para construo
TRABALHADORES DE INSTALAES E MQUINAS DE FABRICAO DE CELULOSE E PAPEL

AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO AUMENTO

0,0

0,0

50,0

50,0

0,0

0,0

0,0

SUP TEC TEC TEC TEC TEC

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

58,3

33,3

8,3

0,0

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

0,31 0,50 0,36 0,17 0,51

ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

Supervisores da fabricao de celulose e papel Preparadores de pasta para fabricao de papel Operadores de mquinas de fabricar papel e papelo
TRABALHADORES DA FABRICAO DE ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO

AUMENTO AUMENTO
ESTABILIDADE/AUMENTO LIMITADO

0,0

0,0

75,0

25,0

0,0

0,0

0,0

SUP MED TEC

0,0

0,0

0,0

42,9

57,1

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

AUMENTO

PROFISSES
VALOR

INDICE DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SITUAO AUMENTO AUMENTO

REQUISITOS DE FORMAO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL PROPORO DAS RESPOSTAS (%) PREDOMINANTE M/D PS SUP TEC MED FUN SEM
0,0 0,0 71,4 28,6 0,0 0,0 0,0

Supervisores da fabricao de alimentos, bebidas e fumo Trabalhadores na fabricao e conservao de alimentos Operadores de equipamentos na fabricao de pes, massas alimentcias, doces, chocolates e achocolatados
OPERADORES DE PRODUO, CAPTAO, TRATAMENTO E DISTRIBUIO (ENERGIA, GUA E UTILIDADES)

0,53 0,50

SUP TEC

0,0

0,0

20,0

80,0

0,0

0,0

0,0

0,50

AUMENTO

0,0

0,0

0,0

100,0

0,0

0,0

0,0

TEC

0,49

AUMENTO

Operadores de processos das indstrias de transformao de produtos qumicos, petroqumicos e afins Operadores de mquinas a vapor e utilidades

0,59

AUMENTO

0,0

0,0

16,0

84,0

0,0

0,0

0,0

TEC

0,43

AUMENTO

0,0

0,0

7,7

92,3

0,0

0,0

0,0

TEC

Notao M/D - Mestrado/Doutorado PS - Ps-graduao SUP - Curso superior TEC - Tcnico MED - Ensino mdio FUN - Ensino fundamental SEM - Sem exigncia de escolaridade

Anexo I Relao de empresas cujos executivos participaram da pesquisa


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 AALBORG INDUSTRIES S/A ABB LTDA/ AIBEL OLEO E GAS LTDA ABBOTT LABORATRIOS DO BRASIL LTDA ACAR UNIO S.A/NOVA AMRICA AGRO ENERGIA S/A ADVANCED PRODUCTS INDSTRIA E COMRCIO LTDA AGENCO ADMINISTRAO E SERVIOS LTDA AGRISA - AGRO INDUSTRIAL SO JOO S/A GUA SANITRIA SUPER GLOBO LTDA LAMO ENGENHARIA S/A ALMEIDA & FILHO TERRAPLENAGENS LTDA ALPHATEC S/A AMERICAN BANKNOTE S/A AMSTED MAXION FUNDIO E EQUIPAMENTOS FERROVIRIOS S/A ANDRIOLO AVES ABATIDAS LTDA EPP ANFRA CONSTRUO E INCORPORAO LTDA AORTA DO BRASIL INDSTRIA E COMRCIO LTDA APOLO TUBOS E EQUIPAMENTOS S/A ARACRUZ CELULOSE S/A ARAJO ABREU ENGENHARIA DE INSTALAES LTDA ARCO ENGENHARIA E COMRCIO LTDA ARCTEC ARQUITETURA CONSTRUES E TECNOLOGIA LTDA ARMCO STACO S/A INDSTRIA METALRGICA ARVINMRITOR DO BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA AVANTI CARPET INDSTRIA TXTIL LTDA AZULAY & CIA LTDA BALASSIANO ENGENHARIA LTDA BANDEIRANTES DRAGAGEM E CONSTRUO LTDA BASE FORMAS ANDAIMES E ESCORAMENTOS LTDA BASF S/A/SERVATIS S/A BAYER S/A BELFAM INDSTRIA COSMTICA S/A BENTELER SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA BERNECK AGLOMERADOS S/A BIOMERIEUX BRASIL S/A BLASTING PINTURA INDUSTRIAL LTDA BRACOL LITOGRAFIA LTDA BRASFRIGO S/A BRASILCRAFT COMRCIO DE ARTEFATOS DE COURO LTDA

39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79

BRAZILINE INDSTRIA E COMRCIO LTDA BRUANC FABRICAO E MONTAGENS DE ESTRUTUTA METALICA LTDA BRUANC MONTAGENS E INSTALAES E SERVIOS S/C BSB DO BRASIL EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA BSM ENGENHARIA S/A C R ALMEIDA S/A - ENGENHARIA DE OBRAS CAEL ARQUITETURA E CONSTRUES LTDA CAFEREDES CONSTRUES INSTALAES E SERVIOS LTDA CAMORIM SERVIOS MARTIMOS LTDA CANCELLA ENGENHARIA LTDA CARBOOX RESENDE QUMICA INDSTRIA COMRCIO LTDA CARDEAL CONSTRUES, COMRCIO E SERVIOS LTDA CARESE PINTURA AUTOMOTIVA LTDA CARIOCA CHRISTIANI NIELSEN ENGENHARIA S/A CARIOCA INDSTRIA DE PAPIS E ARTEFATOS LTDA CARL ZEISS VISION BRASIL INDUSTRIA OPTICA LTDA CARTA GOIS INDSTRIA E COMRCIO DE PAPIS LTDA CARVALHO HOSKEN S/A ENGENHARIA E CONSTRUES CASA DA MOEDA DO BRASIL - CMB CBPO ENGENHARIA LTDA CCD COSMTICA CIENTFICA DERMATOLGICA COM. E IND. LTDA CCE DA AMAZNIA S/A CEGELEC S/A CELINA INDSTRIA E COMRCIO DO MOBILIRIO LTDA CELLSOFT INDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA CELULOSE IRANI S/A CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S/A - CENIBRA CERMICA COLONIAL LTDA CERAS JOHNSON LTDA CEREAIS BRAMIL LTDA CERVAJARIA TERESPOLIS LTDA CETES RIO LTDA CIA. BRASILEIRA DE METALURGIA E MINERAO CIA. DE FERRO LIGAS DA BAHIA S.A. - FERBASA CIA. HERING CIA. INDUSTRIAL DE VIDROS - CIV CIA. INDUSTRIAL H. CARLOS SCHNEIDER CIA. NITRO QUMICA BRASILEIRA CIA. PROVIDNCIA INDSTRIA E COMRCIO CIBA ESPECIALIDADES QUMICAS LTDA CIBRAPEL S/A INDSTRIA DE PAPEL E EMBALAGENS

80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

CIBRASA INDSTRIA E COMRCIO DE TABACOS S/A CIFERAL INDSTRIA DE NIBUS LTDA CIMENTO TUPI S/A CIMOBRS INDSTRIA DE MOLAS BRASILEIRAS LTDA CINPAL - CIA. INDUSTRIAL DE PEAS PARA AUTOMVEIS CIPA INDUSTRIAL DE PRODUTOS ALIMENTARES LTDA - MABEL CIPAC INDSTRIA DE PAPIS CANTAGALO LTDA COAD - CENTRO DE ORIENT.ATUAL.DESEN. PROFISSIONAL LTDA COFIX CONSTRUES E EMPREENDIMENTOS LTDA COGUMELO INDSTRIA E COMRCIO LTDA COLLETT & SONS S/A ENGENHARIA COMRCIO E INDSTRIA COMPANHIA AUCAREIRA PARASO COMPANHIA AUCAREIRA USINA CUPIM COMPANHIA DE HABITAO DE VOLTA REDONDA COMPANHIA FEDERAL DE FUNDIO COMPANHIA TEXTIL SO JOANENSE/SO JOANENSE TEXTIL S/A CONCAL CONSTRUTORA CONDE CALDAS LTDA CONCREJATO SERVIOS TCNICOS DE ENGENHARIA S/A CONDOR S/A INDSTRIA QUMICA CONDUTO - COMPANHIA NACIONAL DE DUTOS CONESUL CONSTRUES ELTRICAS LTDA CONSORCIO PAN 2007 CONSRCIO QUEIROZ GALVO - ORIENTE CONSRCIO TEJOFRAN- SEMISA CONSTRUTORA AVENIDA LTDA CONSTRUTORA CALPER LTDA CONSTRUTORA CAMPOS GUERRA LTDA CONSTRUTORA COEFER LTDA CONSTRUTORA FERNANDES MACIEL LTDA CONSTRUTORA MELLO JNIOR LTDA CONSTRUTORA MONTSERRAT LTDA CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S/A CONSTRUTORA SANTA ISABEL S/A CONSTRUTORA SOLIDUM LTDA CONSTRUTORA SUMAR LTDA CONSTRUTORA TRAVASSOS FERNANDES CONSTRUWORK CONSTRUES E EMPREENDIMENTOS LTDA CONTESA ENGENHARIA LTDA COPAPA - CIA. PADUANA DE PAPIS COTEPAV - CONST. TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAES CRAFT ENGENHARIA LTDA

121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161

CREDEAL MANUFATURA DE PAPIS LTDA CROMOS S/A TINTAS GRAFICAS CRONY CONFECES DE ROUPAS LTDA CROYDONMAQ INDUSTRIAL LTDA CSE MECNICA E INSTRUMENTAO LTDA DANCOR S/A INDSTRIA MECNICA DART DO BRASIL INDSTRIA E COMRCIO LTDA DEDINI S/A INDSTRIAS DE BASE DENTSPLY INDSTRIA E COMRCIO LTDA DETEN QUMICA S/A DFL INDSTRIA E COMRCIO S/A DI MARSI INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA DRATEC ENGENHARIA LTDA DRESSER INDSTRIA E COMRCIO LTDA EASE ENGENHARIA LTDA EATON LTDA EBID - EDITORA PGINAS AMARELAS LTDA EDITORA FOLHA DIRIGIDA LTDA EDITORA GLOBO S/A EDITORA O DIA S/A EDITORA O FLUMINENSE LTDA/EDITORA JORNALISTICA ALBERTO SA EDU E GABI CONFECES LTDA EFE - SEMITRANS EQUIPAMENTOS ELTRICOS S/A EISA - ESTALEIRO ILHA S/A ELC PRODUTOS DE SEGURANA - INDSTRIA E COMRCIO LTDA ELECTROVIDRO S/A ELEKEIROZ S.A. ELIANE REVESTIMENTOS CERAMICOS S/A EMACEL EMPRESA AUX. CONST. ENGENHARIA LTDA EMI EMPRESA DE MANUTENO INDUSTRIAL LTDA EMPRESA BRASILEIRA DE COMPRESSORES S.A. - EMBRACO EMPRESA BRASILEIRA DE ENGENHARIA S/A EMPRESA BRASILEIRA DE SOLDA ELTRICA S/A EMPRESA DE MINERAO DE AGUAS SANTANNA LTDA. EMS S.A. ENGEMAN MANUTENO DE EQUIPAMENTOS COM. E IND. LTDA ENGESYSTENS SISTEMAS DE ARMAZENAGENS LTDA ENINCO ENGENHARIA INDSTRIA E COMRCIO LTDA EPASA SERVIOS TCNICOS LTDA EQUIPASUL CONSTRUES E MONTAGENS LTDA EQUIPAV - S/A AUCAR E LCOOL

162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202

ESPECTRO ENGENHARIA LTDA ESTACAS FRANKI LTDA ESTAMPARIA ESPERANA LTDA ESTUB ESTRUTURAS TUBULARES DO BRASIL S/A ETERNIT S/A EUCATEX S/A INDSTRIA E COMRCIO EVIDENCE DE FRIBURGO CONFECES LTDA FBRICA BOECHAT LTDA FBRICA CARIOCA DE CATALISADORES S/A FBRICA DE ESCOVAS SUISSA S/A. FBRICA DE RENDAS ARP S/A FBRICA YPU ARTEFATOS DE TECIDOS COURO E METAL S/A FABRICADORA DE POLIURETANO RIO SUL LTDA FABRIMAR S/A INDSTRIA E COMRCIO FACILIT ODONTOLGICA E PERFUMARIA LTDA FAET S/A FARMOQUMICA S/A FAULHABER ENGENHARIA LTDA FERRAGENS 3F DO BRASIL LTDA FERREIRA E LUZ CONFECES LTDA FERTILIZANTES HERINGER S/A FERWAL INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA FIBRI INDSTRIA METALRGICA LTDA FOCAL ENGENHARIA E MANUTENO LTDA FORMAS ALIANA E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUO CIVIL LTDA FRANKS INTERNATIONAL BRASIL LTDA FRESENIUS MEDICAL CARE LTDA FRI-COUT CONFECES LTDA FRIGORFICO RIOSULENSE S/A FUNDIO PAULO MOURA INDSTRIA E COMRCIO LTDA FUNDIO TCNICA SUL AMERICANA LTDA FUNDPAR FUNDIO PARASO LTDA GALVASUD S/A GS FORTE CONSTRUTORA LTDA GENERAL ELECTRIC DO BRASIL LTDA GEORESEARCH DO BRASIL LTDA GERCON GERENCIAMENTO E CONSTRUES LTDA GERDAU AOMINAS S/A GETEC GUANABARA QUMICA INDUSTRIAL S/A GMS - GESTO E MANUTENO DE SANEAMENTO BSICO LTDA GOLDEN MEAT INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243

GRFICA SANTA CRUZ LTDA GRANDE RIO ALIMEMENTOS LTDA HAGA S/A INDSTRIA E COMRCIO HANOVER BRASIL LTDA HAPPY CONFECES LTDA HARTMANN IND. E COM. PRODUTOS MDICO HOSPITALARES LTDA HAZAFER DO BRASIL INDSTRIA E COMRCIO LTDA. HIDELMA - HIDRULICA ELTRICA E MANUTENO LTDA HOCHTIEF DO BRASIL S/A HOLCIM BRASIL S/A HPE - ENGENHARIA ELTRICA LTDA I.C. SUPLLY ENGENHARIA E TELECOMUNICAO LTDA I.F.F. ESSNCIAS E FRAGRNCIAS LTDA IBRATA MINERAO LTDA IESA - PROJETOS, EQUIPAMENTOS E MONTAGENS S/A IESA LEO & GS S/A IMM IMPERMEABILIZAO LTDA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO IMS COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDA INDUBRASCOM INDSTRIA BRASILEIRA DE COSMTICOS LTDA INDSTRIA ALIMENTCIA MONTE CLARO DE MERITI LTDA INDSTRIA DE BEBIDAS REFLEXA LTDA INDSTRIA E COM. DE PR- MOLDADOS CRUZEIRO DO SUL LTDA INDSTRIA FRONTINENSE DE LTEX S/A INDSTRIA NACIONAL DE AOS LAMINADOS INAL S/A INDSTRIAS BEBIDAS JOAQUIM THOMAS DE AQUINO FILHO S/A INDSTRIAS GRANFINO S/A INFRANAV INDSTRIA E COMRCIO LTDA INSTITUTO BIOCHMICO INDSTRIA FARMACUTICA LTDA INSTITUTO VITAL BRAZIL S/A IPIRANGA ASFALTOS S/A IRMOS PORTO & CIA. LTDA JAP REFRIGERAO LTDA JARI CELULOSE S/A JOAO FORTES ENGENHARIA S/A KABI INDSTRIA E COMRCIO S/A KARSTEN S/A KLABIN S/A KONUS ICESA S/A KVAERNER DO BRASIL LTDA L.E.M. INDSTRIA E COMRCIO DE CARNES LTDA.

244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284

L.R. CIA BRASILEIRA DE PRODUTOS DE HIGIENE E TOUCADOR L.V.INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA LABEL FIVE INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA LABORATRIO CANONNE LTDA LABORATRIO GROSS S/A LABORATRIOS SERVIER DO BRASIL LTDA LAER ENGENHARIA E ARQUITETURA LTDA LAFARGE BRASIL S/A LEFEBVRE ENGENHARIA LTDA LEXMAR INDSTRIA E COMRCIO DE MALHAS LTDA LIMPPANO S/A LITOGRAFIA VALENA LTDA LUA NOVA IND. E COM. DE PRODUTOS ALIMENTCIOS LTDA LUCITEX CONFECES LTDA M. AGOSTINI S/A M. L. MAGALHES INDSTRIA E COMRCIO DE MVEIS LTDA MAHLE METAL LEVE S/A MALHARIA MENA LTDA MANUFATURA PRODUTOS KING LTDA MARINE PRODUCTION SYSTEMS DO BRASIL LTDA MASTERFRIO INDSTRIA E COMRCIO DE REFRIGERAO LTDA MAU JURONG S/A MAXION SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA MAXMANIA 18 COMRCIO DO VESTURIO LTDA MENDES JNIOR TRADING E ENGENHARIA S/A METALRGICA BARRA DO PIRA S/A MILENIA AGRO CINCIAS S.A. MINERAES BRASILEIRAS REUNIDAS S/A - MBR MINISTER EXPRESS EDITORA DE IMPRESSOS LTDA MIP ENGENHARIA S/A MISEL ENGENHARIA LTDA MOINHOS CRUZEIRO DO SUL S/A MOSAIC FERTILIZANTES DO BRASIL S/A MSI INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA MUNDIAL S/A - PRODUTOS DE CONSUMO NACIONAL GS BUTANO DISTRIBUIDORA LTDA NESTL BRASIL LTDA NEVER INDSTRIA E COMRCIO LTDA NM INDSTRIA E COMRCIO DE ROUPAS LTDA NOVA AMRICA S/A NOVO HORIZONTE JACARPAGUA IMPORTAO EXPORTAO LTDA

285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325

NUCLEBRS EQUIPAMENTOS PESADOS S/A OLYMPIA DE FRIBURGO TEXTIL LTDA ORGALENT PRODUTOS TICOS LTDA ORIENTE CONSTRUO CIVIL LTDA ORMEC ENGENHARIA LTDA OWENS-ILLINOIS DO BRASIL S/A PAN-ANERICANA S/A INDUSTRIAS QUMICAS PARMEZO IND. COM. DE ALIMENTOS LTDA. PCP ENGENHARIA E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA PETROFLEX INDSTRIA E COMRCIO S/A PETROMETAL ENGENHARIA LTDA PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO S/A PETROQUMICA TRIUNFO S/A PETROQUMICA UNIO S/A PINTO DE ALMEIDA ENGENHARIA S/A PLACAS DO PARAN S/A PLACON PLANEJ. CONST. E INCORP. LTDA PLAJET INDSTRIA E COMRCIO DE PLSTICOS LTDA PLENA EDITORA GRFICA LTDA PNEUBACK INDSTRIA E COMRCIO DE PNEUS LTDA POLIBOR LTDA POLIENGE MANUTENO INDUSTRIAL LTDA POLYCART IND. E COM. DE MANUFATURADOS DE PAPIS LTDA PORTFOLIO INDSTRIA E COMRCIO DE COUROS LTDA PRENSAS SCHULER S/A PRIMO SCHINCARIOL INDSTRIA DE CERVAJAS E REFRIGERANTES S.A PRODUTOS ROCHE QUMICOS E FARMACUTICOS S/A PROJETEC GUERRA 2000 SERVIOS LTDA PURAC SNTESES INDSTRIA E COMRCIO LTDA Q & B SERVIOS LTDA QUMICA FARMACUTICA NIKKHO DO BRASIL LTDA QUIMVALE QUMICA INDUSTRIAL VALE DO PARABA LTDA R. G. TXTIL LTDA R.G. CORTES ENGENHARIA S/A RANDON S/A IMPLEMENTOS E PARTICIPAES RANGEL HERINGER RAQUEL ALIMENTOS LTDA REFINARIA DE PETRLEO IPIRANGA S/A REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A REFRAMAX LTDA RENNER SAYERLACK S/A

326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366

REXAM BEVERAGA CAN SOUTH AMRICA S/A RIMA INDUSTRIAL S/A RIO BRANCO ALIMENTOS S/A RIO NEGRO COMRCIO E INDSTRIA DE AO S/A RJZ ENGENHARIA LTDA RODOCON CONSTRUES RODOVIRIAS LTDA ROSSINI HEINE INDSTRIA E COMRCIO LTDA ME SAINT- GOBAIN CANALIZAO LTDA SANEBRAS SANEBRS ENGENHARIA LTDA SANKYU S/A SANTA BARBARA ENGENHARIA S/A SANTHE INDSTRIA E COMRCIO DE MVEIS LTDA SANTOS BARBOSA TCNICA COMRCIO E SERVIOS LTDA SC - SANTA CECILIA EMPREENDIMENTOS E ADMINISTRAO LTDA SCHLUMBERGER SERVIOS DE PETRLEO LTDA SCHWEITZER-MAUDUIT DO BRASIL S/A SDM INSTALAES LTDA SENIC SERVIOS DE ENGENHARIA IND. E COM. LTDA SERVETC INSTALAES E MANUTENO LTDA SICPA BRASIL INDSTRIA DE TINTAS E SISTEMAS LTDA SIEGWERK BRASIL INDSTRIA DE TINTAS LTDA SILIMED SILICONE E INSTRUM. MED. CIRRGICO HOSP LTDA SILTHUR CONSTRUTORA LTDA SIPCAM AGRO S/A SIRFE TRANSPORTES COMRCIO E INDSTRIA LTDA SMITH INTERNATIONAL DO BRASIL LTDA. SOBRENCO ENGENHARIA E COMRCIO LTDA SONDOTECNICA ENGENHARIA DE SOLOS S/A SONOCO DO BRASIL LTDA SOPE SOCIEDADE DE OBRAS E PROJ. DE ENG. LTDA SOTER SOCIEDADE TCNICA DE ENGENHARIA S/A SPAIPA S.A. - INDSTRIA BRASILEIRA DE BEBIDAS SPARTACUS COMRCIO E SERVIOS LTDA SS WHITE ARTIGOS DENTRIOS LTDA. START BOATS INDSTRIA NUTICA LTDA STIELETRNICA S/A STRAPACK EMBALAGENS LTDA SUBSEA 7 DO BRASIL SERVIOS LTDA SUPERPESA INDUSTRIAL LTDA SUZANO BAHIA SUL PAPEL E CELULOSE S/A

367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407

TAPPI INDSTRIA E COMRCIO DE PLSTICOS LTDA TASA LUBRIFICANTES LTDA TEADIT INDSTRIA E COMRCIO LTDA TECHBLAST LTDA TECHINT S/A TECHION ENGENHARIA E TECNOLOGIA S/A TECHLABOR ENGENHARIA EQUIPAMENTOS E SERVIOS LTDA TECNOSOLO ENG. E TECNOLOGIA DE SOLOS E MATERIAIS S/A TEKA - TECELAGEM KUEHNRICH S/A TEKNO SISTEMAS DE ENGENHARIA LTDA TERMOLITE INDSTRIA E COMRCIO LTDA TERRAS DE AVENTURA INDSTRIA DE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA TETRA ENGENHARIA LTDA THERMADYNE VICTOR LTDA THERMIT DO BRASIL INDSTRIA E COMRCIO LTDA THOR GRANITOS E MRMORES LTDA THYSSENKRUP ELEVADORES S/A TIMKEN DO BRASIL COMRCIO E INDSTRIA LTDA TRANS SISTEMAS DE TRANSPORTES S/A TRAVEL ROUPAS LTDA TRINGULO EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA TRIGOM CONFECES LTDA TUSSOR CONFECES LTDA U&M MINERAO E CONSTRUO S/A UNIPAR - UNIO DE INDSTRIAS PETROQUMICAS S/A UNIPE INDSTRIA E COMRCIO LTDA UPIC USINA PUREZA INDSTRIA E COMRCIO S/A USINA CAET S/A USINA COLOMBO S/A - ACAR E LCOOL USINA SANTA CRUZ S/A USINA SAPUCAIA S/A USIVAL USINAGEM VALENCIANA LTDA V & M DO BRASIL VEDAPACK INDSTRIA E COMRCIO DE EMBALAGENS LTDA VERACEL CELULOSE S/A VESUVIUS REFRATRIOS LTDA VETEC QUMICA FINA LTDA VICTOR HUGO ARTEFATOS DE COURO LTDA VIDEOLAR S/A VITALIS INDSTRIA DE ALIMENTOS LTDA VOTORANTIM CELULOSE E PAPEL S.A. - VCP

408 409 410 411 412 413 414 415

WEATHERFORD INDSTRIA E COMRCIO LTDA WEG INDSTRIAS S/A WER INDSTRIA E COMRCIO DE PLSTICOS LTDA WICKBOLD & NOSSO PO INDSTRIAS ALIMENTCIAS LTDA YAMAGATA ENGENHARIA S/A ZAMPROGNA S.A. - IMPORTAO, COMRCIO E INDSTRIA ZERO HORA EDITORA JORNALSTICA S.A. ZIMEC LTDA

FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Presidente Eduardo Eugenio Gouva Vieira Diretoria Geral Diretor: Augusto Cesar Franco Alencar DDE Diretoria de Desenvolvimento Econmico Diretora: Luciana de S IEL-RJ Instituto Euvaldo Lodi Gerente Regional: Patrcia Gonalves
Equipe tcnica do projeto: IEL-RJ

Daniela Longobucco Teixeira Balog Vicente Colacino GPE - Gerncia de Pesquisas Econmicas Hilda Nogueira Alves Rocha Luciana Andrade de Albuquerque Queiroz
Apoio:

SEBRAE-RJ
Parceiro Tcnico:

FGV Projetos
Av. Graa Aranha, 01/10andar Tel: (21) 2563-4193 Fax: (21) 2563-4061 Email: iel@firjan.org.br Visite nosso site: www.firjan.org.br

Anda mungkin juga menyukai