Anda di halaman 1dari 11

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA?

MARCELO CAMPOS GALUPPO


*

1. Comunitarismo e republicanismo
Um dos ideais que caracterizavam a cultura romana era o ideal de Repblica1, que, todos o sabem, um termo formado pela justaposio latina de res, ou seja, coisa, matria ou assunto e publica: coisa pblica. No podemos nos iludir com a aparente obviedade dessa definio, nem nos ater ao que a vulgata da histria poltica tratou de difundir. Se levarmos em conta o uso que os romanos faziam do termo, descobriremos que, para eles, em primeiro lugar, a res publica equivalia res romana, coisa romana, e, em segundo lugar, res populi, coisa do povo. clebre a definio de Repblica dada por Ccero na obra homnima: Rem publica, id est, rem populi2 (Ccero, p. 74). Em outra passagem, declara: a coisa *ou matria+ pblica, disse Africano, a coisa [ou matria] do povo. Mas o povo no a reunio de todos os homens, realizada de qualquer modo, mas uma multido associada sob a lei e a comunidade de interesses (Ccero, p. 64). a partir desses dois textos que podemos entender porque a coisa pblica, a coisa do povo e a coisa romana se identificavam, e, ento, compreender o que realmente significavam na cultura romana. Quando Ccero afirma que a coisa pblica a coisa do povo, no devemos entender como tal aquilo que pertence a todos, no sentido de pertencer a cada um de modo divisvel, ao modo de uma sociedade por cotas, mas aquilo que pertence, sempre ao mesmo tempo, a todos, e que s pode ser usufrudo em comum, de modo indiviso, por todos e ao mesmo tempo. Caso contrrio seria incompreensvel a referncia comunidade de interesses que diferencia a Repblica de um simples agregado de pessoas a que o autor alude no mesmo texto. A Repblica romana era, portanto, um corpo poltico indivisvel, ou seja, que no poderia ser decomposto em partes. Isso est na base da distino entre o pblico e o privado. Privado era a casa, o privus, ou seja, aquilo que era particular ou tomado isoladamente, mas tambm aquilo que foi dado ou distribudo
*

Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG. Professor dos cursos de graduao e de ps-graduao da PUC Minas, Estcio de S (Belo Horizonte) e UNA.
1

Neste ensaio, o termo repblica no utilizado com o significado oposto ao termo monarquia que lhe d a Teoria Geral do Estado, mesmo porque, originalmente, os termos no se opunham, uma vez que aquele referir-se-ia a uma comunidade que poderia ser governada, inclusive, por apenas um (monarquia), como assinala Matteucci, p. 1108, que mostra, por exemplo, que Bodin empregava o termo indiferentemente para designar uma monarquia ou uma aristocracia. O termo repblica deve ser entendido aqui, tal como o tomavam os romanos, como oposto ao governo violento e/ou anrquico.
2

Sendo rem o acusativo de res e populi um genitivo de populus.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

39

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


individualmente a cada um. J o pblico, por oposio, era o Estado, a civitas, o que comum, o que pertence ao povo3. A coisa pblica , portanto, a coisa do povo que vive em comunho. Mas esta comunho, como tambm ressalta Ccero, no apenas de interesses: trata-se tambm de uma comunho de leis, de direito. A Repblica um povo que existe sob a lei (comum), que constitui prpria identidade desse povo. Na cultura romana, so conceitos equivalentes os de comunidade de interesses e de comunidade de leis. Como diz Ccero em As Leis, aqueles que comungam da (mesma) lei tm, tambm, que comungar da justia; e aqueles que comungam (a lei e a justia) so vistos como membros de uma mesma comunidade (323). Sem esta comunho de direito e de interesses no h que se falar em Repblica, como nota Pereira (385) e Matteucci (1108). Ora, essa comunidade de leis e de interesses, em que se constitui a Repblica, s pode ser entendida como fruto da tradio e da autoridade. O poeta Enio dizia que Nos costumes e vares antigos se apia o Estado Romano (Enio, apud Pereira, p. 383). Isto nos remete ao conceito de tradio, ou seja, daquela unidade axiolgica e teleolgica formada ao longo da histria de um povo capaz de conferir sentido a cada um de seus atos. A tradio romana, por sua vez, s pode ser entendida em funo do conceito de auctoritas, conceito especialmente ligado vida pblica romana (Pereira, 363 e 368). Auctoritas um substantivo abstrato
da famlia de augeo (aumentar), de auctor (aquele que aumenta, que est na origem de, que responsvel por, autor), de Augustus e ainda de auxilium. Em todas estas palavras, est implcita a noo de acrscimo, ou, para usarmos um termo portugus da mesma origem, de aumento. , portanto, o que vem adicionar-se a uma situao j existente, e lhe confere maior peso (Pereira, 362).

a tradio, a unidade de uma histria de vida comum, o fato de se ter uma mesma origem, calcada no apenas nos mesmos pais, mas principalmente nos mesmos valores, que produz interesses comuns, leis comuns e, assim, uma comunidade. Por isso a Repblica, a coisa do povo, a coisa romana, ou seja, Roma: valores, interesses e leis com a mesma origem, que implicam a vida coletiva concebida como uma comunidade. No intil, aqui, explicar o que se entende por comunidade. Como afirmava Tnnies, toda vida em conjunto, ntima, interior e exclusiva, dever ser entendida, a nosso ver, como vida em comunidade (...). Comunidade a vida em comum, duradoura e autntica (19 e 21). O que a caracteriza o fato de que aqueles que a integram o fazem de modo natural, e, por
3

A etimologia de publicus o liga a populus por meio do latim arcaico poplicos, segundo Maria Helena da Rocha Pereira, p.384.

40

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


isso mesmo, no conseguem conceber-se como separados e independentes uns dos outros. O termo natural, aqui, tem a ver com o processo pelo qual a comunidade se constitui: a associao que se estabelece entre os integrantes da comunidade no tido por esses como fruto de uma escolha, ou seja, do exerccio do livre-arbtrio, mas como fruto de algo que tido como anterior ao exerccio de qualquer vontade, que a prpria tradio. Por isso a Repblica, sobretudo a Repblica romana, implica a idia de comunitarismo, a concepo segundo a qual o bem-comum prevalece sobre cada indivduo, ou, mais precisamente, sobre seus interesses e direitos, porque seus interesses e direitos no tm existncia objetiva fora da tradio que os constitui. Esta idia mais geral que a idia de Repblica. Se entendermos por republicanismo aquela concepo que compreende o direito liberdade como direito autodeterminao poltica, que se realiza atravs do exerccio da liberdade civil e da soberania do povo, na construo de uma comunidade ou corpo ticopoltico (Cattoni de Oliveira, 58), fica claro que a Repblica apenas uma das possibilidades de se conceber uma comunidade, e que devemos pensar a comunidade para alm da democracia, como no caso exemplar dos mosteiros. Tanto assim que, em Roma, com o fim da Repblica como modo de exerccio do poder, que ocorre com o advento do Imprio e o principado de Otvio Augusto, permaneceu a idia cultural de uma res publica no mais como governo, mas como interesse comum. Como lembra Pereira:
o grande exilado de Tomi, numa plangente elegia de encmio a Augusto, identifica-o com a res publica: quia res est publica Caesar. *porque a res publica Csar+. O certo que os imperadores continuam a manter em uso a expresso, qual se ligava, se no a realidade, pelo menos a iluso de um conceito fundamental para o viver em comum do povo romano. neste sentido que dever entender-se um trecho de um discurso que Tcito atribui a Tibrio: Os prncipes so mortais, a res publica eterna (...) Se imperium havia de tornar-se uma palavra-chave do lxico poltico mundial, a velha noo de res publica to-pouco se perdeu, e continuou a ser usada com um valor genrico, fosse qual fosse a forma de governo (p. 387 e 388).

Por isso, a meu ver, no assiste razo leitura habermasina4, que identifica o republicanismo como um tipo de comunitarismo. No por acaso que Renato Janine Ribeiro caracteriza a Repblica, por oposio democracia, como o governo da virtude que vence sobre o desejo, e, assim, do sacrifcio e da virtude (Ribeiro, 2000, p. 22). Pois a Repblica consiste na necessidade ou obrigao de refrear o prprio desejo, a fim de respeitar um bem-comum que no o patrimnio de uma

Entre ns este o caso do professor Marcelo Cattoni, que concebe os republicanos como o gnero que se divide em comunitaristas e no-comunitaristas (p. 55).

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

41

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


sociedade por aes, mas o cerne do convvio social (Ribeiro, 2001, p. 77). E essa idia de sacrifcio implica, por sua vez, a idia de perfeccionismo moral (Berten, 26), a idia de que s virtuoso o homem que realiza plena e constantemente a virtude, ainda que custa de seus interesses pessoais.

2. Constituio, Repblica, bem-comum e comunidade.


Sem a idia de bem-comum no possvel compreender a Repblica romana, a serenssima Repblica do Veneto, a Repblica implantada com a Revoluo Francesa, de inspirao nitidamente romana5, a Repblica de Weimar, ou qualquer outra Repblica autntica. Santo Toms de Aquino definiu o bem-comum da seguinte forma: bem-comum o fim que cada uma das pessoas, que vivem na comunidade, tem que perseguir; assim como o bem da totalidade tem que ser o fim de cada uma das suas partes (Sum. Theo., II-II, 58, 9o, 3), sendo o fim ltimo (Sum. Theo.I-II, 90, 2o, 3), tanto das partes, quanto do todo. Isso remete o bem-comum idia de preservao da vida em comunidade: sem um bem-comum, que seja a finalidade, o telos que informa a existncia da comunidade, esta no tem razo ou meios para se manter unida. No por acaso, a tese bsica do comunitarismo a tese da primazia do bem (comum) sobre a justia (entendida como proteo aos direitos do indivduo, ou, mais precisamente, como limitao quilo que os indivduos podem escolher). Uma vez que no h o bem individual sem o bem-comum, o bem deve prevalecer sobre o justo. Pois sempre que se realiza o bem-comum, realiza-se tambm o bem das partes que integram a comunidade, mas nem sempre que se realiza o bem de uma das partes, realiza-se, por isso, o bem-comum, e se no se realiza o bem-comum, no h como se realizar o bem da parte, uma vez que a parte integra a comunidade. Por isso, segundo o comunitarismo, ilusria a idia segundo a qual possvel preservar-se um direito individual, e assim realizar o bem de uma parte, em detrimento do bem-comum. Isso, por sua vez, implica uma concepo axiolgica (Habermas, 1994, p. 311), teleolgica e substancial do direito, por oposio a uma concepo deontolgica e procedimental (Berten, p. 25 e Farago, p. 165): axiolgica, porque o fundamento do direito o legado dos valores que, sedimentando-se, cristalizam uma tradio; teleolgica, porque o bem-comum, entendido como a finalidade que todos devem atingir, que d sentido e
5

H uma diferena substancial entre a Repblica Francesa e os Estados Unidos da Amrica, surgidos contemporaneamente: aquela era de inspirao romana, esta, grega.

42

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


confere unidade s aes que se desenvolvem no interior da comunidade; substancial, porque a ordem concreta de valores implicada por esta concepo no fruto de um procedimento racional de justificao, mas de uma histria nica e irrepetvel. Se entendermos desse modo o conceito de bem-comum, ele passa a ter um contedo substancial objetivo, e deixa de ser apenas um elemento retrico: bem-comum , de fato, aquilo que contribui para a salus populi, a sade do corpo social indivisvel que a comunidade. Bem-comum no apenas um recuso procedimental para se decidir polticas pblicas, mas o fundamento material de todas decises polticas de uma comunidade. Contemporaneamente, o comunitarismo dar origem, no campo do Direito Constitucional, quilo que se chama comunitarismo constitucional (Cittadino, 1999), segundo o qual os direitos fundamentais no so apenas faculdades e garantias dos indivduos, mas valem juridicamente tambm do ponto de vista da comunidade, como valores ou fins que esta se prope prosseguir. Em cada um dos
direitos fundamentais e entre eles, a Constituio delimita espaos normativos, preenchidos por valores que constituem bases de ordenao da vida social. legtimo falar de uma dimenso objetiva dos direitos fundamentais como dimenso valorativa, visto que a medida ou o alcance de sua validade jurdica so em parte determinados pelo reconhecimento comunitrio, e no simplesmente remetidos para a opinio e a vontade de seus titulares (Andrade, apud Cittadino, p. 17).

Retomando o tema da Repblica, esta nos parece ser a melhor expresso poltica do comunitarismo (o que no exclui a existncia de outras formas de comunitarismo). Somente uma comunidade de interesses e de leis, entendida como um compromisso segundo o qual, por causa da tradio, reconhecem-se alguns valores como fundamentais para a constituio de uma identidade poltica, pode-se garantir uma poltica comunitria, ou seja, comprometida com o bem-comum. nesse contexto que precisamos investigar o que significa uma Constituio. Para o comunitarismo e, assim, para a Repblica, o termo constituio significa a consubstanciao axiolgica concreta da identidade tica e da auto-organizao total de uma sociedade poltica, verdadeira medida material da sociedade ou ordem fundamental jurdica da coletividade, para usar a conhecida expresso do constitucionalista alemo Konrad Hesse (Cattoni, 66). Havendo uma comunidade poltica de interesses, regida pela idia de bem-comum, a comunidade de leis que a rege uma decorrncia natural da mesma. Dito de outra forma, na Repblica, as normas constitucionais decorrem de uma Constituio tradicional, ou seja, de uma certa concepo acerca do que o bem da comunidade, bem que todos, inclusive as leis, devem perseguir, concepo esta que legada pela autoridade da tradio mesma. Portanto

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

43

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


inegvel que as leis devem refletir e proteger os valores, as concepes de bem, as prticas e, sobretudo, a tradio presente na comunidade, e no instaura-las.

3. O liberalismo e as constituies modernas


As comunidades entram em crise quando surge um novo personagem histrico: o burgus. O burgus aquele que triunfa por sua vontade e, mais que isto, aquele que se distingue dos demais burgueses por ser detentor de uma vontade nica. Na modernidade, no se concebe mais o homem como um ser que nasce no interior de uma comunidade. Ao contrrio, a sociedade e o Estado so produzidos por um ato de liberdade dos burgueses, o contrato social, sendo a liberdade entendida como livre-arbtrio, ou seja, como a manifestao livre da vontade enquanto poder de escolha. A liberdade em sentido negativo de Constant, ou seja, o poder de no se submeter a no ser quilo que voluntariamente se quis (1988), est por trs desta concepo. A liberdade dos modernos no mais a liberdade dos antigos. A Constituio do Estado um ato de liberdade apenas porque no uma manifestao de necessidade, ou seja, porque, ainda que nos seja vantajoso, no somos obrigados a renunciar a alguma parcela de nossa liberdade ou a toda ela para criar o Estado. O Estado moderno , ento, uma contingncia. Esta concepo est no cerne do liberalismo, ainda que haja vozes liberais discordantes, como a de Immanuel Kant (1986, p. 14). Porque identifica a origem do Estado na unio contratual das vontades individuais, o liberalismo afirma, tambm, a primazia dos direitos individuais sobre o bem-comum. J que o burgus tem uma existncia independente de qualquer outro burgus, somente um ato livre de sua vontade pode uni-lo aos demais, criando o Estado. E se os indivduos so o fundamento do Estado, ento este usurpa do direito se pretende sacrificar os direitos individuais em funo do bem-comum. Esta a tese bsica do liberalismo. Como diz Cattoni, a tradio liberal
pressupe uma concepo poltica segundo a qual a Constituio um mecanismo ou instrumento de governo (...) capaz de regular o embate entre os vrios atores polticos que concorrem entre si, e a Democracia um processo atravs do qual se elege e se estabelece o exerccio de um governo legitimado por deciso da maioria. O acento dado, agora, pelo liberalismo, autonomia privada enquanto exerccio da autonomia moral e da escolha racional (67).

Alis, podemos mesmo, em certo sentido, opor a idia moderna de democracia idia de Repblica. Renato Janine Ribeiro afirma que enquanto a democracia tem no seu cerne o anseio da massa por ter mais, o seu desejo de igualar-se aos que possuem mais bens do que ela, e, portanto um regime do desejo, a Repblica tem no seu mago uma disposio ao

44

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


sacrifcio, proclamando a supremacia do bem como sobre qualquer outro desejo particular (Ribeiro, 2000, p. 18). Na democracia moderna, o fim da existncia em comum recai sobre o indivduo; na Repblica, sobre a coletividade. Como salienta Cattoni, ao vincular-se a uma noo de liberdade positiva, o republicanismo acentua a autonomia pblica e a interpreta em termos de auto-realizao tica; e o liberalismo, ao vincular-se a uma noo de liberdade negativa, acentua a autonomia privada e a interpreta como autonomia moral ou, ento, como escolha racional (54). Ora, nesse contexto, a Constituio tem uma funo muito diferente daquela que possua no contexto republicano. Se na Repblica a Constituio reflete e protege determinados valores, ou, para ser mais preciso, um determinado projeto acerca do que o bem da comunidade e como atingi-lo, a Constituio das democracias liberais institui um projeto do poltico. No se trata, nelas, de dizer como os participantes de uma comunidade devem agir de modo a realizar o fim da comunidade, seu bem-comum naturalmente dado, mas de como cada indivduo deve agir frente aos demais de modo a permitir que os projetos individuais acerca do que a felicidade possam se realizar.

4. Um caso: a Regra de So Bento6


Originalmente, o termo monges (monachoi) significa homens sozinhos. Os primeiros exemplos de monges foram os monges anacoretas, ou seja, ermitos que se retiraram do mundo para viver de modo santificado, como as figuras de Antnio e de Jernimo. Como ento surgiram os mosteiros? Para responder esta pergunta, e verificar que relao esta questo tem com nossa investigao, precisamos elucidar aquilo que o padro da vida monacal: a Regra de So Bento. So Bento de Nrsia, que viveu entre 480 e 5477, redigiu uma regra para governar a vida dos monges. Logo no incio da Regra, ele, aps prestar homenagem aos monges anacoretas8, diz que ir tratar do modo de vida dos monges cenobitas, ou seja, daqueles que vivem em uma comunidade retirada do mundo, o mosteiro. O surgimento dos primeiros mosteiros,seja no ocidente ou no oriente cristos, est ligado progressiva invaso brbara que comea a ocorrer com o fim do Imprio Romano. O mosteiro era, antes de qualquer coisa, um refgio, uma fortaleza, tanto contra as provaes do mundo, quanto contra os assaltos dos brbaros.
6 7 8

A Regra de So Bento foi citada a partir da verso eletrnica disponvel em: http://www.osb.org.br/regra.html. Datas provveis.

E de repudiar os sarabatas e os girvagos (monges que no estavam ligados a uma ordem e que perambulavam de mosteiro em mosteiro, com costumes censurveis). Os anacoretas, por sua vez, viviam como ermites.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

45

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


Mas era preciso regular a vida no mosteiro de modo que ela no fosse uma cpia da vida no mundo, e que So Bento se apressasse, na sua Regra, por faz-lo. A primeira caracterstica do mosteiro a igualdade entre todos os monges (II, 16). Mas a igualdade poderia conduzir anarquia, razo pela qual ela orientada pela obedincia, que marca da humildade, agora9 transformada em virtude crist. A condio para o mosteiro existir a pouca diferenciao social no seu interior: ainda que um Abade governe, a nica diferena que deve haver entre ele e os demais monges que ele deve ser escolhido entre os mais sbios e mais prontos a servir a comunidade. De outro lado, a vida monacal, tal como concebida por So Bento, no se compara, em grau, ascese praticada pelos anacoretas (Prlogo, 46). Ao contrrio, os mosteiros surgiram exatamente para constiturem-se em um osis de fartura, ainda que de humilde fartura, num mundo assolado pela misria. Por isso, tambm, a Regra de So Bento d muita importncia auto-suficincia e autonomia (de governo e econmica) do mosteiro. Esta autonomia baseia-se no fato de que os bens do mosteiro so bens da comunidade monacal, e no dos seus integrantes (ainda que de todos), enquanto indivduos. Por isso a Regra afirma: Ningum procure aquilo que julga til para si, mas, principalmente, o que o para o outro (LXXII, 7). E, por isso, em outra passagem est escrito: Seja tudo comum a todos, como est escrito, nem diga nem tenha algum a presuno de achar que alguma coisa lhe pertence (XXXIII, 6). Assim, a comunidade em que se constitua a Repblica Romana permanece existindo, sob a forma de mosteiros, na Alta Idade Mdia. A Regra de So Bento , pois, uma constituio que nos diz qual o bem da comunidade e como atingi-lo. Ora, a instituio medieval dos mosteiros pode indicar uma falha em nossa argumentao, uma vez que, evidentemente, os seus integrantes no nasceram dentro dele. So, antes, homens que, por um ato de vontade, renunciam ao mundo e abraam a vida monacal, dando origem, aparentemente, a uma comunidade. Mas esta interpretao assentase em um erro de ordem teolgica e em um erro de ordem histrica. O termo vontade, ou qualquer conceito semelhante, s aparece na Regra de So Bento como anttese da vida monacal santificada, que deve ser regida pela obedincia. O monge aquele que abriu mo de sua vontade para atender a vocao de Deus. Sobre isso, afirma So Bento que os monges so aqueles que deixando imediatamente as coisas que lhes dizem respeito e abandonando a prpria vontade, desocupando logo as mos e deixando inacabado o que faziam, seguem com seus atos, tendo os passos j dispostos para a obedincia, a voz de quem ordena (V, 7-8), e que por isso eles agem no segundo sua vontade individual, movida pelos seus desejos e prazeres, mas caminham sob o domnio de outro, vivendo em comunidade, e desejam que
9

Lembre-se que, com os gregos e na Roma republicana, a humildade no era uma virtude, mas um vcio.

46

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


um Abade lhes presida (V, 12). Ora, ainda que a vontade de cada participante do mosteiro em integr-lo possa ser interpretada como o motivo pelo qual ele se encontra no mosteiro10, nem por isso o mosteiro pode ser entendido como um produto da unio de vontades. O Mosteiro o que existe em comum. Ao entrar nele, no se leva para l a vida privada: ao contrrio, renuncia-se a ela. Sendo assim, o mosteiro tem sua existncia independente da existncia daqueles que o integram.

5. A Constituio pode fundar a Repblica?


A concluso inevitvel de tudo isso, e um tanto quanto desesperadora, para alguns, que a Constituio no pode fundar a Repblica, pois a Constituio (republicana) pressupe que j exista uma Repblica (entendida como comunidade de interesses e de leis regidas pelo bem-comum). Para haver uma Repblica preciso que haja uma nica tradio poltica, que informe quais so os valores e finalidades que mantm determinadas pessoas unidas em um projeto comum acerca do bem. Por isso no acredito que uma Constituio possa instituir uma Repblica, porque, como entre os romanos, a auctoritas e a tradio so aquilo que, continuando o ato de fundao (de uma Repblica), a aumentam e a desenvolvem, no podendo ser inventadas por uma deciso do desejo como um ato fundacional. claro que isso no significa que no sejam possveis comunidades no mundo moderno. Ao contrrio, os prprios comunitaristas esforam-se em pensar modos de pens-las. Mas no caso do Estado que pretenda ser uma Repblica, essa tentativa pode esbarrar em um problema. MacIntyre afirma que
o que importa neste estgio [em que nos encontramos] a construo de formas locais de comunidade, dentro das quais se possa sustentar a civilidade e a vida intelectual e moral durante a nova Idade Mdia que j estamos vivendo. E se a tradio das virtudes foi capaz de sobreviver aos horrores da Idade Mdia, no estamos totalmente desprovidos de base para ter esperana. Desta vez, porm, os brbaros no esto esperando alm das fronteiras; j esto nos governando h muito tempo. E a nossa falta de conscincia disso que constitui parte dos nossos problemas. Estamos esperando, no Godot, mas outro sem dvida bem diferente So Bento (MacIntyre, 2001, 441).

Gostaria de chamar a ateno sobre algo que pode ter passado despercebido em seu texto: MacIntyre fala na construo de formas locais de comunidade. Provavelmente, no

10

O que, por causa da Vocao, falso do ponto de vista teolgico.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

47

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO


mais possvel construirmos uma comunidade, ou uma Repblica, to extensa quanto uma nao. O sucesso de uma comunidade, e assim de uma Repblica, s pode ser garantido se houver baixa diferenciao social em seu interior, o que s possvel se no houver projetos opostos sobre o que o bem e sobre como atingi-lo. por isso que Tnnies, ao se referir s comunidades, pensava na famlia, na aldeia e na Igreja, opondo-as s formas modernas de sociedade, ou seja, da organizao social artificial que tem origem na unio dos indivduos: a metrpole, a nao e a comunidade internacional (Tnnies, 313). Apesar de haver, certamente, valores que identificam os brasileiros como um povo, valores construdos ao longo daquilo que muitos caracterizariam como uma tradio, calcada na suposta identidade nacional, eles s se mantm como fundamento retrico da vida comunitria porque se assenta em um mito fundador (Chau, 2000). Pois bvio, como intuiu So Bento, que sem o compromisso para servir a comunidade, e no a si mesmo, a prpria idia de comunidade perde o sentido. Teramos, ento, uma Constituio comunitarista, apesar de no termos uma Repblica? Esta a tese de Gisele Cittadino, em seu livro Pluralismo, Direito e Justia Distributiva. Segundo a autora, possvel identificar na Constituio Federal no apenas uma linguagem comunitria, mas um compromisso com o iderio comunitrio (p. 4). Particularmente, creio que a razo, quanto a isso, assiste ao professor Cattoni, que mostra em seu livro (p. 53) que, nos documentos constitucionais contemporneos, o que existe convivncia de motivaes, concepes e ideologias ligadas democracia liberal e ao comunitarismo republicano. Portanto, no o texto em si, enquanto substrato lingstico, mas a leitura que se faz deste texto que pode ou no ser republicana ou comunitarista. Parece-me igualmente que o que h em nossa Constituio a convivncia de vrias concepes divergentes acerca dos bens, de como atingi-los, dos direitos e de como preservlos. inclusive possvel que uma destas concepes seja uma concepo republicana. Mas estou convencido que a concepo republicana, ao contrrio da democrtica, s pode se realizar sacrificando as demais concepes11, o que, tambm, um problema.

11

Uma vez que, compreendendo suas motivaes como a virtude, tem, necessariamente, que compreender as demais motivaes como vcios.

48

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

A CONSTITUIO PODE FUNDAR UMA REPBLICA? MARCELO CAMPOS GALUPPO REFERNCIAS


AQUINO, Toms de (Santo).Tratado sobre a justia. Porto: Resjuridica, 199[?]. (Suma Teolgica, II-II, questes 57 e ss.) BENTO (So). Regra do glorioso patriarca So Bento. Capturado em 11 de setembro de 2005.

http://www.osb.org.br/regra.html, em

BERTEN, Andr; SILVEIRA, Pablo da; POURTOIS, Herv. Le Juste e le bien: Introduction. In: ______. Libraux et communautairiens: textes runis et prsents. Paris: PUF, 1997. OLIVEIRA, Cattoni de; ANDRADE, Marcelo. Devido processo legislativo: Uma justificao democrtica do controle judicial da constitucionalidade das leis e do processo legislativo. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000. CHAU, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. CICERO. De legibus. In:______. On the Republic. On the Laws. Cambridge: Harvard University, 2000. p. 296 a 519. (Loeb Classical Library, 213) ______. De re publica. In:______. On the Republic. On the Laws. Cambridge: Harvard University, 2000. p. 1 a 285. (Loeb Classical Library, 213) CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justia Distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contempornea. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 1999. CONSTANT, Benjamin. Political Writings. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. (Cambridge textes in the History of Political Thought) FARAGO, France. La justice. Paris: Armand Colin, 2002. HABERMAS, Jrgen. Faktizitt und Geltung: Beitrge zur Diskurstheorie der Rechts und des demokratischen Rechtsstaats. 2 ed. Frankfurt: Suhrkamp, 1994. KANT, Immanuel. Idia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita. So Paulo: Brasiliense, 1986. MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude. Bauru: EDUSC, 2001. MATTEUCI, Nicola. Repblica. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de poltica. 11 ed. Braslia: UNB, 1998, Vol. II. PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de histria da cultura clssica: II Volume Cultura Romana. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2002. RIBEIRO, Renato Janine. A Repblica. So Paulo: Publifolha, 2001. (Folha Explica, 30). RIBEIRO, Renato Janine. Democracia versus Repblica: a questo do desejo nas lutas sociais. In: Bignotto, Newton (org.). Pensar a Repblica. Belo Horizonte: UFMG, 2000, p. 13 a 25. TCITO. Anais. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1950. TNNIES, Ferdinand. Comunidad y sociedad. Buenos Aires: Losada, 1947.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007

49

Anda mungkin juga menyukai