Anda di halaman 1dari 3

A Declarao de Viena

A criminalizao dos usurios de drogas ilcitas est fomentando a epidemia de HIV e resultou em consequncias sociais e para a sade extremamente negativas. necessrio uma reorientao completa da poltica. Em resposta ao dano social e saude causado pelas drogas ilegais, um amplo regime de proibio internacional vem sendo desenvolvido sob os auspcios das Naes Unidas. 1 Dcadas de pesquisas proporcionam uma avaliao abrangente do impacto mundial da Guerra s drogas. Quando milhares de indivduos se renem em Viena para a XVIII Conferncia Internacional de AIDS, a comunidade cientfica internacional pede o reconhecimento dos limites e danos decorrentes da proibio ao uso de drogas, bem como a reforma das diretrizes, a fim de eliminar barreiras para a preveno efetiva, o tratamento e cuidado do HIV. A evidncia de que o cumprimento da lei tem fracassado no que diz respeito preveno da disponibilidade de drogas ilegais em comunidades onde h demanda, agora inequvoco. 2, 3 Durante as ultimas dcadas, os sistemas nacionais e internacionais de vigilncia tm demonstrado um padro geral de queda nos preos das drogas e um aumento da pureza das mesmas, a despeito dos investimentos macios no cumprimento da lei. 3, 4 Alm disso, no h evidncia de que o aumento na ferocidade do cumprimento da lei reduz de modo significativo a prevalncia do uso de drogas. 5 Os dados tambm demonstram claramente que o nmero de pases em que as pessoas injetam drogas ilegais est aumentando, com mulheres e crianas sendo cada vez mais afetadas. 6 Fora da frica subsariana, o uso de drogas injetadas resulta em aproximadamente um em trs casos novos de HIV.7, 8 Em determinadas reas onde o HIV est se espalhando rapidamente, como a Europa Ocidental e a sia Central, a prevalncia do HIV chega a at 70% entre os usurios de drogas injetadas e em determinadas reas, mais de 80% de todas os casos de HIV encontram-se neste grupo.8 No contexto da evidncia avassaladora de que o cumprimento da lei no tem alcanado seus objetivos declarados, importante reconhecer e abordar suas consequncias prejudiciais. Estas consequncias incluem, mas no se limitam a:

Epidemia de HIV fomentada pela criminalizao das pessoas que usam drogas ilcitas e pelas proibies ao fornecimento de agulhas esterilizadas e tratamentos de substituio a opioides.9, 10 Exploso do HIV entre usurios de drogas encarcerados e institucionalizados, como consequncia de leis e normas punitivas, assim como a falta de servios de preveno do HIV nestes ambientes.11-13 Eroso dos sistemas de sade pblica, quando o cumprimento da lei impulsiona os usurios de drogas dos servios de preveno e cuidado, a ambientes onde o risco de transmisso de doenas contagiosas (ex.: HIV, hepatite C e B e tuberculose) assim como outros danos redobrado.14-16

Crise nos sistemas de justia criminal como consequncia das taxas recordes de encarceramento em uma srie de pases. 17, 18 Isto tem afetado negativamente o funcionamento social de comunidades inteiras. Enquanto as disparidades raciais nas taxas de encarceramento por crimes relacionados a drogas so evidentes no mundo inteiro, o impacto tem sido particularmente grave nos EUA, onde aproximadamente um em nove afro-americanos no grupo etrio de 20 a 34 anos encarcerado todos os dias, em consequncia principalmente do cumprimento da lei. 19 Estigma com relao s pessoas que usam drogas ilcitas, o que reinfora a popularidade poltica da criminalizao dos usurios de drogas e enfraquece a preveno do HIV, assim como outras iniciativas de promoo da sade. 20, 21 Violaes graves dos direitos humanos, incluindo tortura, trabalho forado, tratamento desumano e degradante, assim como a execuo de delinquentes dependentes de drogas em uma srie de pases.22, 23 Enorme mercado ilcito de drogas equivalente a um valor anual estimado de $320 bilhes de dlares.4 Estes lucros permanecem totalmente fora do controle do governo, fomentando o crime, a violncia e a corrupo em inmeras comunidades urbanas e tem desestabilizado pases inteiros, como a Colmbia, o Mxico e o Afeganisto.4 Bilhes de dlares do contribuinte so desperdiados na abordagem de "Guerra s drogas" para controlar as mesmas, que no alcana seus objetivos declarados e, em vez disso, direta ou indiretamente contribui para os danos acima. 24

Infelizmente, a evidncia do fracasso da proibio de drogas ao alcanar seus objetivos declarados, assim como as graves consequncias negativas destas diretrizes so frequentemente negadas por aqueles com interesse em manter o status quo.25 Isto tem criado confuso no pblico e tem custado inmeras vidas. Os governos e as organizaes internacionais tm obrigaes ticas e legais de responder a esta crise e devem procurar sancionar alternativas apoiadas em evidncia que possam efetivamente reduzir o dano causado pelas drogas sem causar mais prejuizos. Ns, abaixo assinados, pedimos aos governos e organizaes internacionais, incluindo as Naes Unidas, que:

Comprometam-se a fazer uma reviso transparente da eficcia das diretrizes atuais com relao a drogas. Implementem e avaliem uma abordagem de sade pblica com base cientfica para abordar os danos individuais e comunitrios decorrentes do uso ilcito de drogas. 26 Descriminalizem os usurios de drogas, aumentem as opes de tratamento para dependncia de drogas apoiadas em evidncia, bem como a abolio dos centros ineficazes obrigatrios de tratamento de drogas, que violam a Declarao Universal dos Direitos Humanos.27 Apoiem e aumentem inequivocamente o finaciamento para a implementao do pacote abrangente de intervenes do HIV descrito no Guia de Estabelecimento de Objetivos da OMS, UNODC e UNAIDS. Busquem o envolvimento significativo da comunidade afetada no desenvolvimento, monitoramento e implementao de servios e diretrizes que afetem suas vidas.

Alm disso, pedimos ao Secretrio Geral das Naes Unidas, Ban Ki moon que implemente urgentemente medidas para garantir que o sistema das Naes Unidas, incluindo o Conselho Nacional de Controle de Narcticos, se pronuncie com uma nica voz para apoiar a descriminalizao dos usurios de drogas e para a implementao de abordagens ao controle de drogas apoiadas em evidncia. 28 Basear normas relativas a drogas em evidncia cientfica nao eliminar o uso de drogas ou os problemas decorrentes do injetamento de drogas. Entretanto, a reorientao das diretrizes para abordagems apoiadas em evidncia que respeitam, protejam e cumpram com os direitos humanos tem o potencial de reduzir os danos derivados das diretrizes atuais e permitiriam o redirecionamento dos vastos recursos financeiros para onde so mais necessrios: A implementao e avaliao de medidas de interveno preveno, regulamentao, tratamento e reduo de danos apoiadas em evidncia.

Anda mungkin juga menyukai