Anda di halaman 1dari 7

Resumo para a 1 frequncia

SAUSURRE
y A semitica emerge como uma tentativa de ser uma cincia dos signos. Surge com Saussure com os conceitos de langue e parole. Tentou encontrar modos de descrever sistemas de signos e olhar para o mundo atravs deles. Pretendia interpretar e ler o mundo como se a realidade fosse espelhada por esses signos. Podamos dispensar a interpretao porque esses signos diriam tudo. Mas o objectivo da semitica no tentar interpretar ou compreender a realidade. Apesar de haver uma diferena entre as palavras que so ditas nas diferentes geraes, h uma lngua idntica que as une.

Langue (lngua) vs. Parle (discurso): y y A Langue imutvel, o barro ; entendida como uma coisa histrica, que permanece. Exemplo: temos a mesma lngua que Cames tinha, mas a langue diferente. A Parle o discurso, a fala, aquilo que dizemos. o uso que fazemos da langue ; a linguagem, num determinado momento histrico, numa comunidade.

Isto , a langue a casa que o homem habita, e a parle a maneira como a decora Leito); langue o tabuleiro de xadrez e a parle a forma como se joga o jogo. y

por Daniela

Saussure prope um gnero de lingustica no centrada nas palavras ( langue ), mas sim na linguagem actual ( parle aquilo que se fala hoje). At Saussure, os linguistas olhavam para as palavras em si mesmas, olhando para a sua evoluo. Saussure percebeu que o objecto precede o ponto de vista, mas tambm que o ponto de vista cria o objecto. Para Saussure, no natural a transmisso de ideias. No natural usar a boca para falar. Ns naturalizmos a voz e a garganta para comunicar, mas para Saussure isto no natural e uma aquisio da evoluo dos tempos. Para os linguistas, a fala um instrumento da lngua por mera questo de comodidade. A lngua uma mera conveno, sendo a natureza alheia mesma.

Signo, significante, significado e smbolo: y y O signo diferente de ideias. Na sua natureza, o signo une um conceito, que o significado, a uma imagem acstica, que o significante. A imagem acstica a impresso que temos de um som, a parte sensvel do objecto, a representao mental que temos do som (do som da letras m-a-r , por exemplo), aquilo que associamos mentalmente ao conceito. Por exemplo: o barulho guia no desperta imediatamente a relao com um conceito. Isto um signo. Os signos no tm nada a ver com as imagens visuais. Tem a ver com as unidades lingusticas. Uma unidade lingustica um todo um signo.

A noo de signo contrasta com a noo de smbolo. O smbolo requer sempre uma relao mais estreita e pessoal. No arbitrrio. Pode ser reduzido a uma inteno. o oposto ao signo. Ningum escolheu o aliar o significado ao significante. No signo, a associao entre significante e significado arbitrria. Aquilo que une o significante ao significado de natureza convencional, ou seja, assenta num hbito colectivo, h uma concordncia de um determinado povo. No signo, no h nenhuma relao natural entre significante e significado. As convenes da linguagem so arbitrrias, ao contrrio das relaes que estabilizam os smbolos, que no o so. Saussure quer dizer que as relaes na linguagem entre barulhos e sentidos no foram inventadas por ningum. A noo de fundo que suporta a arbitrariedade que nos primeiros casos no h nenhuma razo para a ligao entre o barulho que sai da minha boca tenha um sentido. No foi inventado por ningum. algo estabilizado numa comunidade. A conveno no tem nenhuma razo por trs dela, ao contrrio dos smbolos.

Saussure Curso de Lingustica Geral: y No existe nenhuma razo para que os barulhos que usamos para dizer coisas sejam esses barulhos e no outros no existe nenhuma lei da natureza que justifique que a palavra irm tenha esse som. Assim, herdado e no inventado ou escolhido por algum. O signo lingustico uma entidade dupla formada por imagem acstica (som produzido a nvel mental / fotografia mental do som) e conceito o significado a que a imagem acstica se associa). A associao entre estas duas coisas d-se mentalmente e arbitrria. Arbitrariedade do signo: completamente e radicalmente arbitrria a maneira como significado e significante se ligam, barulhos e conceitos no se ligam por uma razo lgica nem tm uma relao directa. Diferena entre signo e smbolo: enquanto que a conveno no caso dos signos arbitrria, no smbolo houve algum que inventou essa conveno. No smbolo parece existir uma relao directa da imagem com aquilo que ela representa. Carcter linear do signo: convencionou-se que os barulhos so representados por escrito atravs de uma linha, so sequncias numa linha de tempo (tambm na oralidade). Problemas da arbitrariedade do signo: interjeies, onomatopeias e pantomima sugerem uma relao directa entre o conceito e a imagem acstica. No caso das onomatopeias variam de pas para pas, logo no existe uma relao natural para a representao das mesmas, e tambm tm uma variao com a evoluo da lngua. No caso das interjeies aplica-se o mesmo argumento, devido multiplicidade de convenes que existem nas diferentes lnguas. No caso da pantomina (mmica representao por gestos), no considerada propriamente uma linguagem, os gestos que escolho para representar um conceito no so suficientemente completos para ser considerado uma linguagem. Como explicar o facto de um signo ser ao mesmo tempo completamente arbitrrio e convencional (problema do Humpty Dumpty a quer dizer exactamente o que eu quiser ). Ningum pode unilateralmente alterar palavras, alterar termos pelos quais se expressa Imutabilidade do signo ningum decidiu quais os termos da nossa lngua. O signo susceptvel de se alterar diferena sincrnica e diacrnica no entanto, existe algo que permanece sempre (o barro ) the language is at every moment everybody s concern mutabilidade do signo.

y y y

y y

y y y

y y

Factores de permanncia: os signos so herdados do passado (podemos ver a lngua como uma instituio, como leis ou normas sociais). A diferena da lngua e destas instituies que no h nenhuma razo para as convenes na lngua; existe uma inrcia colectiva, ou seja, a sociedade tem alguma resistncia nas alteraes lingusticas. Pidgin: lngua rudimentar completamente desregrada falada entre pessoas que falavam lnguas diferentes para se entenderem entre si ex. Mistura entre lngua de colonizadores e colonizados. O pidgin d origem ao crioulo (mistura de duas lnguas que lngua materna de um povo). O que garante o entendimento entre as pessoas a estabilidade do sentido dos signos. Malapropismos: apesar de no haver uma conveno, percebemos o que as pessoas esto a dizer.

Immutability and Mutability of the sign Paradoxalmente, o signo simultaneamente mutvel e imutvel. y Sausurre apresenta quatro razes para a imutabilidade do signo: 1. O carcter arbitrrio do signo; 2. A enorme quantidade de signos necessrios para constituir qualquer lngua torna o sistema to pesado que quase impossvel substitu-lo por outro; 3. A complexidade do sistema, pois a lngua um sistema to complexo que mesmo os falantes desconhecem o mecanismo que lhe est subjacente; 4. A resistncia da inrcia colectiva a todas as inovaes lingusticas. Uma comunidade inteira de falantes mantm uma lngua. No podemos mudar a realidade. O vocabulrio pode inovar, mas a unilateralidade no permite que exista uma linguagem para uma s pessoa. A mudana s faz sentido num mbito comunitrio. A linguagem no se restringe a um grupo pequeno. Segundo a teoria de Saussure, os sons e significados so arbitrrios, no entanto absurdo pensar que algum pode mudar o significado das palavras. intil esta arbitrariedade porque precisamos de em comunidade partilhar o mesmo conceito, caso contrrio a comunicao torna-se impossvel.

A linguagem um todo de convenes. Mesmo que as palavras sejam mal usadas, o nosso crebro tem capacidade fisiolgica para compreender. Ningum pode falar sozinho. Tem de haver uma comunidade a partilhar o mesmo sentido das palavras. Mas se o tempo muda tudo, porque que a linguagem tambm no muda? A linguagem intangvel mas pode ser mudada. Quais os factores que permitem que haja mudana? A mudana influenciada por todos e espontaneamente. Ocasionais acordos produzem algumas alteraes, particularmente a longo prazo. Mas a linguagem modifica-se essencialmente a nvel comunitrio. O tempo muda a lngua e o seu aspecto, exactamente da mesma forma que muda a moda. E o que suscita estas mudanas espontneo e imprevisvel e tem a ver com o desenrolar da sociedade. A alterao presume continuidade: Este princpio o que distingue a mutabilidade e a imutabilidade. O sistema de signos pode modificar-se. A continuidade do tempo est relacionada com a mudana. A mutabilidade parece estar associada ao estudo da parole. E a imutabilidade ao estudo da langue. Esta alterao possvel porque a lngua transmitida. A transmisso de linguagem feita de gerao em gerao. Para Saussure a linguagem transmitida como as outras

instituies sociais: como o casamento. O contraste entre a linguagem e as instituies tal e qual a relao entre o signo e o smbolo. O que sustenta estas duas relaes exactamente a mesma coisa.

A linguagem um sistema partilhado por uma comunidade, que o aceita e que o fala durante todo o tempo e que portanto influencia tudo sua volta. Por isso que ela no se extermina. A questo que s vezes podemos no conhecer as palavras e associamos um som e um conceito diferentes a uma palavra. O que acontece que certos barulhos esto convencionalizados. A isto damos o nome de malapropismos, usos errados das palavras, por exemplo: Sobe-me a naftalina (adrenalina); controle (contorne) a a rotunda ; Abre (liga) a luz ; Uma fractura ucraniana (craniana) .

A linguagem um produto de geraes anteriores. Ns entramos para a linguagem que j existia. No h modo de fugir. No temos razo nenhuma para atribuir determinados significados para determinados significantes. Dentro de uma comunidade j existem esses significantes. A linguagem um produto colectivo que aprendemos e ningum pode unilateralmente mud-la. Ningum pode generalizadamente alterar uma linguagem. A parole no pode ser alterada, porque algo aceite numa comunidade. No entanto, apesar de ningum ter legitimidade para alterar a lngua, esta altera-se. Mesmo assim, h sempre algo que permanece.

BARTHES
y A composio grfica personifica aquilo que Barthes chama mito . Exemplo: capa do jornal A Bola com Cristiano Ronaldo e Z Povinho) - apela a um sentimento comum. So assuntos da actualidade e como ela retratada nos jornais como mitologia. Parece ilustrar qualquer coisa de maior mitos. Sistema de 2 nvel o signo deixa de ser o Cristiano Ronaldo e o Z Povinho individualmente, para ser um todo o significante. O que nasce na Natureza no tem sentido prprio. Ns que damos significado s coisas, segundo Barthes.

Barthes O Mito, hoje y y Segundo Sassure, o signo uma entidade dupla. Mas Barthes v o mito como uma espcie de signo, tendo a necessidade de o associar ao conceito de Saussure. Segundo o seu raciocnio, tudo parece ser dotado de significao, logo tudo parece ter uma mensagem, cabe nos a ns decifrar essa mensagem. Barthes afirma que O mito uma fala , na medida em que tudo pode ser dotado de significao, ou seja, tudo pode ser uma linguagem. Podemos interpretar tudo o que nos apetecer. A fala mtica tem uma inteno: Esta repetio do conceito atravs de formas diferentes preciosa para o mitlogo, permite-lhe decifrar o mito: e a insistncia num comportamento que revela a sua inteno. (pg.141) o mito definido pela sua inteno. Como a imagem feita com inteno, Barthes descreve-a como uma escrita. Tudo o que significa alguma coisa

y y

tratado por linguagem. Isto , podemos interpretar tudo, ou seja, a Semiologia o mtodo perfeito para interpretar tudo, segundo Barthes. No esquema de Saussure olharamos para o sentido habitual das palavras, mas Barthes diz que o que importa perceber a funo de algo independentemente daquilo que significa. Exemplo do negro a fazer a saudao imperial: no simplesmente uma fotografia, tem uma determinada inteno; de forma a perceber essa inteno teremos que ultrapassar a literalidade da fotografia. Este conceito cristaliza as expectativas comuns das pessoas, e chama a isto de mito. O mito constituiu um sistema de segundo nvel, consegue esvaziar o signo lingustico de significado tornando-o apenas seu significante atribui-lhe um novo significado e chama-o de significao. Tudo o que for considerado como linguagem pode ocupar a posio de significante, assim como tudo o que pode ser descrito como sistema de signos. Barthes sugere que, no mito, tambm a relao do seu significante e significado arbitrria. Ao fazer esta aproximao ideia de arbitrariedade de Saussure, est a pervert-lo. Existe uma razo e uma lgica na relao entre os dois termos - Paradoxo. arbitrrio no sentido em que qualquer coisa pode significar qualquer coisa, somos livres de dotar algo de qualquer significado, mesmo que seguindo uma lgica (ao contrrio do conceito de Sassure onde essa relao no inventado por ningum). Signos podem ocupar a posio de mito quando so reduzidos a forma. Deixa de interessar o contedo que l est perde o significado e apenas se mantm o significante. Significante: termo final do sistema lingustico e termo inicial do sistema mtico . Segundo Barthes: O signo (o mito) divide-se em significante ( pois eu chamo-me leo ). Aqui a diferena entre um autor e outro que para Sausurre o significante um sistema de signos, enquanto que para Barthes um mero significante, que por sua vez se divide em significante + significado, e em significado (como exemplo de alguma coisa). Por um lado estamos reduzidos forma, por outro estamos apenas empobrecidos precisamos de um vestgio do significado das coisas. Outra contradio. Existe um sem nmero de coisas que podem funcionar como significantes, mas o nmero de conceitos muito mais limitado. Ideia da metalinguagem, segundo Barthes: Barthes diz que o mito uma espcie de metalinguagem (utilizada de forma imprecisa), ideia de que existe uma linguagem que descreve outra linguagem, existe uma diferena de nvel entre as duas (uma gramtica diz-nos as definies a respeito das regras da linguagem que utilizamos, dessa forma tem que subir um nvel); No uma linguagem natural. Termo inventado por Toaski (filsofo polaco). um sistema de termos que nos permite descrever um termo de um nvel mais baixo. uma linguagem que descreve outra linguagem. Exemplo: uma reflexo sobre uma reflexo uma metareflexo. Aquilo que estamos a definir no pode estar na definio. Exemplo: po po. A metalinguagem serve como instrumento de anlise. Quando para explicarmos algo nos precisamos de distanciar desse algo para explicarmos. No entanto, dar definio no metalinguagem. Exemplo: uma mesa tem 4 pernas: mesa table.

BOURBON
y

The Emptiness of Literary Interpretation

y y

y y

Exemplo do captulo de Alice: Quando algo est desprovido de significado, este livre de ser atribudo da forma como quisermos. Tudo est dotado de significao. A maneira como o rei interpreta parecida com a maneira como Barthes interpreta aquilo que chama de Mito. Para Bourbon, os mitos funcionam como alegorias transportamo-las para descrever as coisas que encontramos pela frente. Aquilo que feito neste exemplo uma prtica interpretativa que nos permite interpretar o mundo de certa maneira. Somos livres de interpretar como queremos, mas estamos a pr-nos numa posio em que algum nos pode pedir justificaes, da termos que defender as nossas interpretaes (no caso do rei, justificaes tirnicas). No podemos interpretar as coisas pelo sentido literal ou facial, mas a soluo que Barthes encontra para isso a prescrio de uma prtica interpretativa para este tipo de procedimento: esvaziar as formas e construir conceitos. Sempre que temos que nos justificar, ou discutir razes, as coisas deixam de estar no domnio da subjectividade (relativas ao sujeito) e passam a estar no domnio pblico e susceptvel de ser posto em causa e ser clarificado. Se a verdade da descrio fosse relativa apenas a mim e alegoria que uso para descrever, quando fossemos discutir razes no levaria a lado nenhum, no valeria a pena a discusso. Bourbon vai questionar a maneira como interpretamos poemas e literrios. Aqui as coisas fornecem-nos muito mais ambiguidades logo so mais propcias a que as descrevamos de acordo com as nossas crenas e ideias. O que Bourbon sugere que a maneira com interpretamos um poema, como aceitamos a sua interpretao, implcita maneira como interpretamos coisas atravs de um conjunto de critrios daquilo que classifica uma boa interpretao. Quem decide o que uma boa interpretao? Ns, mas no sozinhos. O que conta como uma boa interpretao decidido em conjunto. As justificaes que damos mostram os critrios para a interpretao que fizemos. Muitas vezes em lugares como salas de aula, onde h um grupo de pessoas a interpretar, este gnero de prtica interpretativa descende da prtica de leitura de texto teolgico. A maneira como se comeou a interpretar e a criticar o texto literrio nasce historicamente da leitura de texto teolgico nas universidades, transportando-se para a literatura as mesmas tcnicas de interpretao. No entanto, na teologia existiam critrios de verdade fornecidos por livros considerados sagrados, ao contrrio dos textos literrios onde esses critrios no existem. Barthes dizia que tudo pode ser dotado de significao, tudo pode ser interpretado; j Bourbon no quer dizer que tudo linguagem mas sim que tudo pode ser interpretado, at o que no linguagem. A interpretao comea quando surge dvida, ambiguidade ou pouca clareza naquilo que algo quer dizer/demonstrar. O significado algo que sucede no contexto de frases, existe apenas enquadrado num conjunto de palavras. A fico, para Bourbon, no funciona desta maneira pois no uma frase muito longa. A soma das frases de um livro no nos d o significado do mesmo. Podemos compreender todas as frases que l esto mas o sentido da fico, ou do poema, pode no estar claro. Assim, Bourbon no considera a fico como um acto de comunicao.

No caso de Barthes, ou do rei de Alice, temos uma espcie de preconceito que determina a interpretao as relaes que estabelecemos so guiadas por aquilo que j se sabe. A questo que por vezes isso suscita interpretaes tendenciosas, logo o debate fundamental num estado primrio da interpretao, para se perceber se o modo de interpretao adequado.

Anda mungkin juga menyukai