Anda di halaman 1dari 13

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.

33, 2008

A CENTRALIZAO POLTICA E O AUTORITARISMO EM ANGOLA Rodrigo de Souza Pain1 Resumo: O presente artigo pretende apontar os novos caminhos desenvolvidos pela sociedade civil angolana aps a passagem da Primeira Repblica caracterizada por um Estado de Partido nico e de economia planificada, inspirada nos ideais marxistas e leninistas , para a Segunda Repblica, ou seja, para uma economia de mercado multipartidria, explicitando as adversidades provindas das diversas realidades sociais, polticas e culturais do espao territorial angolano, resultante do processo de colonizao, para a formao e consolidao da democracia e da sociedade civil em Angola. Palavras-chave: Sociedade Civil Angolana Estado Poltica.

Abstract: The present article intends to after point the new ways developed for the Angolan civil society the ticket of the First Republic characterized for a State of Party Only and of planned economy, inhaled in the Marxist and Leninist ideals , for the Second Republic, that is, for a market economy, demonstrating the happened adversities of the diverse social, politics and cultures realities of the Angolan territorial space, resultant of the settling process, for the formation and consolidation of the democracy and of the civil society in Angola. Keywords: Angolan civil society State Politics.

Introduo

A histria recente angolana foi marcada por um longo conflito armado, no proporcionando o desenvolvimento de uma cultura do dilogo com a desconfiana representando um pilar importante nas relaes entre pessoas e instituies. As dificuldades que os angolanos enfrentam principalmente no que diz respeito s

Doutor do Programa de Cincias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA /UFRRJ); Especialista em Histria da frica pelo Centro de Estudos Afro-Asiticos (CEAA /UCAM); Bacharel e licenciado em Cincias Sociais e Histria pela PUC-RIO; Membro do Centro Angolano de Altos Estudos Internacionais (CAAEI). Endereo eletrnico para contato: rodrigo.pain@gmail.com.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

restries de sua atuao, dificuldade de insero da sociedade civil2 na formulao de polticas pblicas, e no desenvolvimento de parcerias junto ao governo demonstram, em grande medida, a especificidade dos pases que passaram por processos de colonizao e autoritarismo. Destarte, os atores no-estatais angolanos vm se empenhando em direo valorizao da democratizao e da sociedade civil enquanto agente transformador do espao social atravs de aes fundamentais, no empreendidas at ento. O autoritarismo pelo qual passou a sociedade angolana durante a colonizao, comandada pelo Estado colonial portugus de Salazar e, posteriormente, pelo governo de Partido nico marxista e leninista, est na primeira parte do artigo. A seguir, apresentaremos o papel da sociedade civil na II Repblica em Angola (1992), que trouxe o multipartidarismo, a economia de mercado, e proporcionou maior participao social no pas. Por fim, apontaremos os desafios dessa sociedade civil, como a promoo do desenvolvimento social, a busca pela democratizao e a descentralizao poltica e administrativa, e a importncia da criao de parcerias entre o governo e a sociedade em termos de polticas pblicas.

A Sociedade angolana e a construo da paz e do desenvolvimento

A sociedade civil angolana tem uma histria que anterior ao dia da independncia do pas. No se pode conceber o onze de novembro de mil novecentos e setenta e cinco como sendo o marco da histria do surgimento da sociedade civil organizada em Angola. O africanista Nelson Pestana no considera nem o nacionalismo moderno angolano surgido com os movimentos de libertao nacional nos anos 1950/60, que conduziu a luta armada como ponto de partida da conformao da sociedade angolana. Para ele, existe uma histria antiga dessa sociedade que tem ligao imediata com a histria do movimento associativo angolano, cujas origens podem ser situadas em meados do sculo XIX, nas associaes culturais e nos movimentos cooperativos e mutualistas que davam corpo afirmao do direito de cidadania dos africanos nos anos 1930, que se prolongaram ao longo de todo o sculo XX (PESTANA, 2004. p. 03).
Robert Putnam salientou que mesmo organizaes no-polticas na sociedade civil so fundamentais para a democracia. Justamente porque elas constroem capital social, confiana e valores compartilhados, os quais so transferidos para a esfera pblica e ajuda a manter a sociedade mais coesa, facilitando uma compreenso de interconexo da sociedade e dos interesses dentro dela.
2

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

Sobre o associativismo angolano, em meados do sculo XIX, Freudenthal aponta que, atravs da imprensa (que surge com significativo impacto na elite da Angola colonial no final do sculo XIX), as elites participaram das crticas formuladas administrao colonial, reivindicando direitos, denunciando abusos e desencadeando o temor e o dio dos colonos, cujos interesses estavam em contradio com as disposies legais, nomeadamente no que dizia respeito imposio do trabalho obrigatrio e s duras condies desse trabalho (FREUDENTHAL, 1988. p. 19). Essas elites fizeram ouvir a sua voz atravs da imprensa, no s em Angola, mas tambm em Lisboa, reforando assim as bases de sua identidade. A trajetria mais recente da sociedade civil angolana surge com o renascer desse movimento associativo, com a reafirmao da sua autonomia, da sua legitimidade e de sua interveno no espao pblico, depois que os movimentos de libertao abandonaram esse espao criado no contexto colonial e se assumiram como partidosnao, caso que no se restringiu apenas Angola, mas a muitos movimentos de libertao de outros pases colonizados (PESTANA, 2004. p. 03). Alm disso, faz-se necessrio afirmar que a configurao do espao pblico em Angola foi comandada pelo Estado desde a poca colonial3. Desta maneira, os severos limites impostos participao de atores no-estatais impediram a construo social de uma cultura do dilogo e ignoraram a contribuio de mecanismos promotores de coeso social, particularmente de normas sociais complementares racionalidade do Estado e do mercado (ELSTER apud ABREU, 2006. p. 28). O regime portugus foi um rgo de represso sistmica na Metrpole e em suas colnias, concedendo poucos direitos cvicos aos seus prprios cidados e, praticamente, nenhum direito vlido aos autctones africanos (DAVIDSON, 2000. p. 184). As alternativas em termos de poltica ou de mtodo nunca foram temas de debates no seio deste imprio, mas sim, uma provocao para a polcia poltica colonial. Assim, no era significativa a participao da sociedade civil no contexto colonial. Manifestaes fizeram-se presentes, principalmente atravs dos movimentos de libertao nacional, mas, no entanto, a conjuntura autoritria dificultava qualquer tentativa de participao por parte da populao.

Diferente das outras potncias europias na frica, como Frana e Inglaterra, a metrpole portuguesa era comandada pelo ditador Salazar desde o final dos anos 1920.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

J no perodo posterior Independncia (1975), a aceitao do Estado-nao pscolonial na frica significou a aceitao da partilha e das prticas morais e polticas da administrao colonial nas suas dimenses institucionais (DAVIDSON, 2000. p. 161). Isto aponta uma caracterstica importante da Angola: a de que a situao da sociedade civil aps a independncia consolidou-se com caractersticas muito parecidas com o perodo portugus, principalmente naquilo que diz respeito ao autoritarismo, marcante naquele momento. Em relao s anlises sobre a sociedade civil angolana no perodo de vigncia do sistema de Partido nico na Angola (ps-independncia, 1975-1991), podemos constatar reflexes geralmente reducionistas, compelidas em negar qualquer existncia de uma autonomia latente, ou exclusivamente legitimadoras, transformando as organizaes de massas criadas pelo prprio governo do MPLA (Movimento Popular para Libertao de Angola) a Organizao das Mulheres Angolanas, Unio Nacional dos Trabalhadores de Angola (UNTA) em pseudo-representantes dessa sociedade civil. Outro elemento importante a se considerar na busca da compreenso do despertar da sociedade civil angolana a prpria guerra civil, que, nas duas primeiras dcadas aps a independncia, inibiu o desenvolvimento de organizaes autnomas atuando no espao pblico. Desta forma, toda a tentativa de autonomizao da sociedade civil foi tambm esmagada pela guerra, na medida em que a deslegitimao do poder do Estado no reforou o poder da sociedade civil. Ao contrrio, reforou um outro poder, armado e de natureza totalitria que, em contrapartida, deu novo flego mquina estatal quando a rejeio ao poder armado contribuiu, para bem ou para mal, para o seu reforo e para o conseqente enfraquecimento das organizaes autnomas.4 Toda essa configurao da histria poltica de Angola importante para entendermos porque seu espao pblico no pode ser concebido como neutro. Esse espao tem a sua prpria histria traumtica que influencia fortemente a capacidade dos angolanos de se organizarem e falarem publicamente (COMERFORD, 2005. p. 03). Munslow (apud COMERFOR, 2005. p. 03) afirma que durante o domnio colonial reprimiram-se as organizaes africanas independentes (...) No meio das fileiras do

Exemplos foram as medidas impedindo a formao e o desenvolvimento das atividades de associaes de carter cvico como a Associao Justia, Paz e Democracia (AJPD). As associaes cvicas eram acusadas pelo regime de antipatriticas (por acolherem os relatrios sobre direitos humanos de organizaes internacionais) e de trabalharem a servio do inimigo (Lopes, 2004, pp. 01-02).

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

MPLA, a tentativa de golpe de Estado de Nito Alves5 em maio de 1977 teve enormes ramificaes para impedir o futuro crescimento da sociedade civil em Angola.6 Todo o trauma de longos anos de guerra mergulhou a sociedade em uma espcie de cultura da violncia e do medo, que se reflete na falta de participao, na omisso e na submisso por parte dos angolanos em determinadas situaes. Ainda assim, na conjuntura do Partido nico, o espao literrio angolano, representado na figura da Unio dos Escritores Angolanos (UEA) nascida num clima, ao mesmo tempo, de lutas internas no seio do poder poltico e da nsia pela (re)estruturao do campo literrio e cultural autnomo , foi o ambiente em que se pde desfrutar de uma relativa autonomia naquilo que dizia respeito ao controle do espao pblico por parte do Estado7, constituindo-se como uma fonte de legitimidade independente (PESTANA, 2004. p. 10). Esta instituio teve carter fundamental, pois ela liderou este esforo de (re) estruturao do campo literrio, definindo-se como uma organizao de intelectuais que defendia a revoluo, ao mesmo tempo em que reclamava a legitimidade de representar todos os escritores angolanos, pretenso reveladora de uma contradio nos prprios termos e que esconde mal o esprito confederador que ela pretendia desempenhar. A Unio dos Escritores Angolanos era o lugar onde evolua esta contradio entre autonomia literria e controle poltico. Ao mesmo tempo em que proporcionou uma relativa autonomia do espao literrio face ao controle do Partido nico e do Estado, permitiu esforos redobrados das elites polticas com vistas instrumentalizao poltica da literatura e dos escritores8 (PESTANA, 2004. p. 11).

Seguindo esse raciocnio, podemos relacionar o violento conflito que se seguiu aps as eleies de 1992, que causou milhares de mortes (em apenas dois dias); assim como em 1977, quando na tentativa de golpe dentro do seio do MPLA, que foi reprimida de forma violenta, houve milhares de mortes marcando fortemente a sociedade civil angolana. 6 Na eleio de 1992, em Angola, o Presidente Jos Eduardo dos Santos (MPLA) venceu no primeiro turno o candidato da UNITA (Unio Nacional para a Independncia Total de Angola), Jonas Savimbi. No entanto, este ltimo no aceitou o resultado alegando fraude (o que no foi constatado pelos observadores internacionais), recusou-se a participar do segundo turno, e mergulhou o pas novamente numa guerra sangrenta (inclusive na capital e nos arredores) depois de alguns meses de trgua por causa das eleies. 7 Na poca, alguns dos maiores nomes da cultura nacional, em conseqncia da forma violenta como eram resolvidas as diferenas (ou contradies) polticas no interior do movimento nacionalista, tinham se distanciado dos crculos do poder, tinham sido marginalizados ou eram, ainda, objeto de severo esquecimento. 8 Alguns escritores, com passado em agrupamentos informais de esquerda, criaram abertamente uma associao cultural em Luanda que publicou, conforme aponta Gonalves (2004. p.27), a revista literria Archote, animando interessantes debates, nos quais se combatia o monolitismo do regime na cultura.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

Fim do partido nico e a busca pela participao social em Angola

Mudanas significativas ocorreram com a transio da Repblica Popular de Angola de partido nico, inspirao socialista e economia planificada para a Repblica de Angola, em 1991. A passagem para o Estado multipartidrio democrtico de direito trouxe enormes mudanas no quadro jurdico do pas, criando leis importantes, como a Lei das Associaes (com seu funcionamento independente do Estado), a Lei dos Partidos Polticos Independentes, a Lei do Direito Greve, a Lei de Liberdade de Imprensa, entre outras. A simples observao das designaes deste pacote de leis revela como era a ocupao do espao pblico pelo Estado durante a Primeira Repblica. A sociloga

Cesaltina Abreu (2006. p. 34) aponta, por outro lado, a falta de regulamentao ou a regulamentao tardia dessas leis, observvel nas datas de suas respectivas aprovaes, que gerou desentendimentos nas suas interpretaes.9 Em 1994, trs anos aps o nascimento da Repblica de Angola, o ativista social angolano Fernando Pacheco (1994. p. 07) afirmava j existir uma sociedade civil no pas como a expresso de foras sociais e econmicas formais e no formais que j demonstravam capacidade de assegurar, pelo menos, a sobrevivncia das cidads e dos cidados. Dessa maneira, Pacheco (2004) no tinha dvida de que existia uma afirmao de sociedade civil angolana, que era constituda por foras sociais (associaes informais, redes de parentesco, indivduos dotados de esprito empreendedor) resultantes de um processo de urbanizao recente, foras que j estavam em rpida e permanente transformao porque tinham acesso s diferentes modernidades, no isoladas, e tambm estavam em permanente contato com o mundo atravs dos meios de comunicao e das linhas areas internacionais; estabeleciam laos mltiplos entre si, construindo redes de autnticos contra-poderes, traduzidos em fatos conhecidos como a organizao dos mercados, o estabelecimento de taxas de cmbio, as aes de reivindicaes, entre outros (PACHECO, 1994. p. 07). Em 1996, criada a Fundao Eduardo dos Santos (FESA), uma instituio com o nome e o patronato do Presidente da Repblica (Jos Eduardo dos Santos). Organizao que diz inspirar-se em instituies similares existentes nos grandes pases democrticos e
9

Como exemplo, a nova Lei de Terras, aprovada em 2004, revogando a Lei 21-C/92s, sobre o Uso e Aproveitamento da Terra para fins Agrcolas.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

pretender consolidar, como estas, os objetivos de progresso social, cultural e cientfico em Angola10. A FESA aparece, mais claramente, como uma instituio na qual o Presidente da Repblica intervm como pessoa privada e cujos fundos no so os seus, mas sim os de grandes sociedades internacionais e nacionais11. Essa Fundao pode ser analisada, num primeiro nvel, de acordo com Christine Messiant, como um produto e uma coroao do sistema geral de dominao clientelista, alm de ser, tambm, um sinal de tentativa de reforo do poder presidencial12. Basicamente, esta Fundao retm dinheiro pblico que no seu13 para realar a imagem pessoal de benfeitor do seu fundador e patrono, que intervm nisso como pessoa privada, mas que , tambm, como no deixa de lembrar a Fundao, o Presidente da Repblica de Angola e do MPLA, o partido majoritrio no poder, ou seja, Estado. Para tal, a FESA, como Estado angolano, atua na gesto estratgica do petrleo do pas, rivalizando com os interesses econmicos estrangeiros e as empresas estatais. O Presidente angolano recanaliza, em direo sua prpria pessoa, uma parte dessas benesses e as redistribui durante a semana da FESA14, que d lugar a muita publicidade, votos de felicidades e agradecimentos. A Fundao no funciona apenas com fundos privados. Dentre as realizaes ostensivamente inauguradas, algumas provm do prprio Estado15. A FESA colabora com o Estado e os ministrios ou as administraes locais intervm em complemento da ao do governo. Alm disso, a FESA apia tambm uma srie de outras organizaes da sociedade civil. Algumas surgem na semana da Fundao. Apia ainda a Associao de Apoio s Mulheres Rurais, na qual a primeira dama igualmente presidente. Ela co-financia, com diversos Ministrios, esta organizao econmica e apadrinha, ainda em associao com vrios Ministrios, aquela

Ver mais na pgina: http://www.fesa.org.br/ Basta ver as mensagens de patrocinadores nas revistas publicadas pela instituio. comuns encontrar a brasileira Odebrecht, as estatais Sonangol (petrleo) e Taag (aviao). 12 Com clara referncia ao culto personalidade do Presidente Jos Eduardo dos Santos. 13 Segundo o documento da Human Rights Watch, (...) em certos casos, recentemente observados, as receitas do petrleo no foram processas pelo Ministrio das Finanas, nem pelo Banco Nacional de Angola, tendo sido utilizadas secretamente para aquisio de armamentos. Estas ocorrncias originaram tambm alegaes de corrupo no setor pblico (...) (HRW, 2002:05). 14 Forma velada pela instituio para celebrar o aniversrio (em agosto) de seu Patrono, o Presidente Jos Eduardo dos Santos. 15 Sabe-se que o Centro de crianas abandonadas de Cacuaco, inaugurado em agosto de 1998, foi financiado pelo governo angolano e que os Ministrios, ou ainda o Governo provincial de Luanda, contriburam tambm para o financiamento de diversos projetos (Messiant, 1999. p. 09).
11

10

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

fundao de proteo natureza. Ainda financia ou co-financia e apia, ocasionalmente, um certo nmero de associaes nacionais, locais e de ordens profissionais (engenheiros, advogados, etc). (Messiant, 1999. p.10) A FESA, portanto, uma evidncia da privatizao do Estado e centralizao do poder angolano em relao quele e da desagregao deste mesmo Estado. Com ela o Engenheiro Jos Eduardo dos Santos assume, de alguma maneira, a liderana da sociedade civil angolana, e, sintomaticamente, na posio de Patrono, utilizando trunfos incomparveis de um Presidente da Repblica. Desta maneira, para alm das aes da FESA, a dificuldade em participar do processo poltico se fazia presente em funo do contexto de guerra. No entanto, esses elementos no foram inibidores s manifestaes contrrias ao Estado angolano e ao seu papel no conflito armado. Na afirmao de Comerford, isso fica mais claro. Para ele, o perodo aps o Protocolo de Lusaka (1994)16 data o incio daquilo que se tornou um engajamento significativo de paz pelas organizaes da sociedade civil de Angola na forma de promoo dos direitos humanos (COMERFORD, 2005. p. 145). Iniciativas vindas dessa sociedade rumo a uma paz duradoura, tornaram-se presentes com o fracasso de Lusaka17. Assim, ONGs internacionais e nacionais, igrejas, movimentos comunitrios, associaes culturais e profissionais, entre outras, solicitaram ao governo angolano e UNITA que agissem juridicamente, e dentro do quadro constitucional, em defesa dos direitos humanos dos cidados angolanos comuns. Este discurso, que partiu do seio da sociedade para as partes integrantes na guerra, constituiu um apelo pela lei e pela ordem. Isto inverte o argumento fundamental segundo o qual o Estado que vive a solicitar dos cidados o respeito lei e ordem. Nesse momento, a sociedade civil quem est a pedir ao Estado angolano e UNITA que procedam desta forma (COMERFORD, 2005. p.153). Com a retomada da guerra, em 1998, uma srie de documentos produzida pela sociedade civil. Comerford aponta trs importantes documentos: o primeiro, de 1999, chamado Manifesto para a paz em Angola, assinado por cento e vinte pessoas incluindo jornalistas, socilogos, docentes universitrios, advogados, msicos, deputados, entre
Por estar ausente nos Acordos de Bicesse (1991), a promoo dos direitos humanos constituiu uma componente muito importante no Protocolo de Lusaka. 17 Vale a pena lembrar que muitas organizaes surgiram aps o Protocolo de Lusaka, da a crescente forma de atuao da sociedade civil organizada em Angola.
16

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

outros. O segundo, o documento de abril de 1999, pertencente a GARP (Grupo Angolano de Reflexo e Paz), que inclua entre os seus membros pessoas ligadas ao campo religioso, ao meio poltico e aos meios de comunicao. No documento, citavam que ningum tem o direito de falar em nome do povo para fazer a guerra civil, seja esta com o argumento de defesa ou resistncia. O povo no foi consultado. Interessante notar que os autores de ambos os movimentos sentiram-se discursando para um grupo mais amplo do que o da sociedade civil ou de atores da esfera pblica, falando em nome do povo angolano para aqueles que fizeram a guerra em seu nome (COMEFORD, 2005. p. 153155). O terceiro foi um apelo feito em 2000, pela MPD (Mulheres Pela Democracia), ONG de mulheres profissionais, como advogadas, jornalistas, empresrias, entre outras, formadas no exterior, com bolsas financiadas pelo governo. Esse documento se aproxima dos outros dois, mas elaborado a partir da perspectiva das mulheres angolanas. Por isso, transmite-nos o sentimento de tristeza que essas mulheres, como esposas e mes, sofreram ao perder esposos e filhos durante o conflito. O que vale em todos os documentos, segundo Comerford, a explicitao de um reconhecimento crescente de que a sociedade civil tinha um papel fundamental na resoluo do conflito. Isto refletiu em um sentimento coletivo de que o problema nosso, ausente no passado na busca pela paz (2005. p. 155). Isso envolve uma srie de caractersticas especficas da sociedade angolana que devem ser levadas em considerao. Cesaltina Abreu chama-nos a ateno para o fato de que a sociedade civil na frica um campo muito mais contraditrio do que pretende o discurso ocidental dominante, pois este privilegia de forma simplista os conflitos entre Estado e sociedade, romantizando a sociedade civil como um baluarte da democracia. As formas de relacionamento de indivduos e grupos da sociedade civil com o Estado variam da acusao, quando os seus interesses so postos em questo, aliana e cooperao, quando para tal tm oportunidades e vantagens. A maioria dos grupos e organizaes da sociedade civil na frica dependente da comunidade internacional, tanto para efeitos de financiamento, quanto para a aprovao de seus programas de ao, acabando por incorporar, acriticamente, conceitos e prticas sem a necessria reflexo quanto sua adequao ao contexto no qual vo ser aplicados (ABREU, 2006. p. 117). Outro fator fundamental a ser levado em considerao a dificuldade existente na comunicao entre o governo e a sociedade civil naquilo que se refere ao planejamento de polticas pblicas. Embora oficialmente se considere que os novos instrumentos legais

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

(como as novas Leis) tenham sido produzidos em ambientes de consulta entre o Estado e a sociedade, e organizaes civis tenham se mobilizado para participar efetivamente dessas consultas, as experincias com os processos de preparao e aprovao do Regulamento das Associaes, da Lei de Terras, da Lei do Investimento Estrangeiro, e da prpria Lei Constitucional, entre outros, demonstram que as instituies do legislativo e do executivo angolano continuam pouco abertas ao debate de idias e incorporao das vises e expectativas de atores no-estatais (ABREU, 2006. p. 34). Alm disso, no prprio bojo da sociedade civil angolana, existe a sensao de que est na prpria estrutura do Estado a dificuldade de desenvolver a maior participao das organizaes na construo de polticas. O Oramento Geral do Estado (OGE) de Angola, por exemplo, no repassa nenhum financiamento para o Municpio, muito menos para a Comuna18. O poder de centralizao fica restrito ao Governador da Provncia (sempre nomeado pelo Presidente da Repblica), que tem muita dificuldade em dialogar com essas organizaes. Muitas instituies que trabalham principalmente nas Organizaes de Base, com o poder local, tambm no conseguem ter acesso ao Governador da Provncia19. O excesso de centralizao poltica e administrativa em Angola mais um fator que dificulta a participao da sociedade civil e no contribui para a democratizao do pas. Dessa maneira, entendemos que, em nvel local, existe uma significativa participao e colaborao de grupos e organizaes no que tange o dilogo em alguns Conselhos e Fruns. No entanto, existe uma grande dificuldade quando se trata de poderes do Estado, principalmente nas autoridades que detm os recursos. De acordo com Pacheco (2004. p. 79), freqente, ainda hoje, atribuir todos os malefcios da vida poltica, social e econmica ao perodo fascista-colonial portugus e ao leninismo (do Partido nico do MPLA), o que, segundo ele, no verdadeiro. Tanto as prticas fascistas (como o culto ao chefe, por exemplo), como as leninistas (submisso direo centralizadora), so tambm complementadas pela matriz cultural Bantu, na qual, tradicionalmente, lderes e chefes no tm o costume de prestarem contas aos

Angola est dividida em 18 Provncias, 164 Municpios e 578 Comunas. Um Governador chefia cada Provncia e administradores chefiam os nveis inferiores do poder autrquico. O Presidente nomeia todos estes funcionrios. Apenas o Governador da Provncia recebe parte do Oramento Geral do Estado, o que demonstra grande centralizao poltica e financeira. 19 De acordo com Idaci Ferreira, funcionria da ONG angolana Aco para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e Fernando Pacheco, Presidente da mesma instituio.

18

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

liderados20, no sentido de dar satisfao, apresentar resultados de uma ao de que se incumbido, o que hoje tm efeitos perniciosos na sociedade. Ademais, importante saber qual ser o papel da sociedade civil organizada aps as eleies legislativas realizadas em setembro. No se pode negar a completa desorganizao das eleies na capital (que tem a maior parte do eleitorado). O prprio reconhecimento foi a continuao das eleies em Luanda no dia seguinte. Nas provncias, as poucas informaes que chegam do conta de diversas intimidaes, muita desorganizao (com o abandono dos membros das mesas, e falta de boletins), com o absoluto controle do partido do governo em vrias regies, e a ausncia de urnas em reas tradicionalmente contrrias ao MPLA. Essa exorbitante vitria causou estranheza em alguns especialistas, mesmo aqueles que culparam a desunio dos partidos de oposio como reflexo do resultado nas urnas, e certo constrangimento para aqueles que viam nas eleies uma chance de maior pluralismo poltico e equilbrio no poder legislativo angolano. Porm, ao analisar mais friamente a conjuntura poltica interna angolana, percebemos os grandes trunfos que o MPLA tem no cenrio poltico nacional. A hegemonia do aparato estatal (que certamente gerou essa desproporo de recursos financeiros entre o MPLA e os outros partidos), o controle do sistema eleitoral (e a incluo a Comisso Nacional Eleitoral), e o domnio dos meios de comunicao no pas. Deste ltimo, chamo ateno s inmeras matrias favorveis, seja pela Televiso Pblica Angolana, Jornal de Angola e Rdio Nacional de Angola, as iniciativas do governo e do MPLA. Portanto, a sociedade civil angolana enfrenta grandes desafios e inmeras dificuldades. fundamental fiscalizar as aes do governo, buscar parcerias com as diversas esferas do aparato governamental, lutar pela transparncia, fortalecer o combate pobreza em seus diversos domnios e promover a participao social nessa Angola to rica em recursos naturais, mas to pobre em desenvolvimento humano. Consideraes finais

So grandes os desafios da sociedade civil organizada nesse contexto de paz. A busca pela democratizao e pelo fortalecimento das frgeis instituies democrticas parece-nos os elementos mais importantes para este feito. Para isso, torna-se
20

Isso tanto acontece ao nvel da famlia, como da comunidade e da nao.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

fundamental a valorizao das culturas angolanas. A sociedade civil angolana deve pautar-se na busca de polticas que respeitem os variados aspectos de sua cultura, para que no seja forjada uma organizao civil artificial, e baseada em valores ocidentais, distanciando-se das realidades daquela regio. O governo, por sua vez, deve buscar um maior apoio da sociedade angolana para desenvolver melhor sua poltica. Com baixssimo ndice de desenvolvimento humano, o governo angolano no consegue promover uma assistncia mnima para sua populao. Por isso, fundamental a parceria com a sociedade civil, que, muitas vezes, tem um maior conhecimento da regio ou do contexto do que o prprio governo. Acredito que a melhoria das condies de sobrevivncia da populao e o combate pobreza no pas s acontecero como resultado de um trabalho conjunto entre o governo e a sociedade civil, sendo fundamental superar todos os constrangimentos que ainda persistem, como o autoritarismo e a centralizao poltica e administrativa. Referncias Bibliogrficas:

ABREU, Cesaltina Cadete Basto de. Sociedade civil em Angola: da realidade utopia. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UCAM, Instituto Universitrio de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

COMERFORD, Michael G. The peaceful face of Angola: Biography of a peace process (1991 to 2002). Windhoek: John Meinert Printing, 2005. DAVIDSON, Basil. Angola no centro do furaco. Lisboa: Edies Delfos, 1974.

FREUDENTHAL, Ainda. Um partido colonial Partido Reformista de Angola 1910-1912. Revista Internacional de Estudos Africanos. Instituto de Investigao Cientfica Tropical. Lisboa, Centro de Estudos Africanos e Asiticos, n 8-9, 1988.

GONALVES, Jos. O descontnuo processo de desenvolvimento democrtico em Angola. Centro de Estudos Africanos. Lisboa: ISCTE, 2004.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.33, 2008

HUMAN RIGHTS WATCH. Briefing sobre Angola apresentado ao Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas ao Abrigo da Frmula Arria. Nova Iorque: Organizao das Naes Unidas, maro, 2002. LOPES, Filomeno Vieira. The challenges of democratization. From military peace to social justice? The Angolan peace process. Londres: Accord, 2004.

MESSIANT, Christine. A Fundao Eduardo dos Santos (FESA). A propsito da investida do poder angolano sobre a sociedade civil. Politique Africaine. n 70, 1999.

PACHECO, Fernando. Democracia e sociedade civil em Angola. XII Conferncia Internacional de Lisboa. Lisboa: Instituto de Estudos Estratgicos, 1994.

________________. Uma proposta de valorizao da tradio e da cultura em favor do desenvolvimento e modernidade. Lucere. Luanda: Revista acadmica da UCAN. Universidade Catlica de Angola. Ano 1, vol.1. 2004.

PESTANA, Nelson. As dinmicas da sociedade civil em Angola. Centro de Estudos africanos. Lisboa: ISCTE, 2004.

PUTNAM, Robert. Making democracy work: civic traditions in modern Italy. Princeton University Press, 1993.

Anda mungkin juga menyukai