Anda di halaman 1dari 40

Sensores de Nvel

Mrio Anderson de Oliveira, Msc./ UFSC, 2007 ISNTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO MT

Nvel
Nvel a altura do contedo de um reservatrio que pode ser slido ou lquido. Avaliar o volume estocado de materiais em tanques tanques. Balano de materiais de processos contnuos onde existam volumes lquidos ou slidos de acumulao temporria, reaes, mistura, etc. temporria reaes mistura etc Segurana e controle de alguns processos onde o nvel do produto no pode ultrapassar determinados limites.

Mtodos d medio odo de d o


Direto

Indireto

Descontnuo

Medio d d o direta
a medio que tomamos como referncia a posio do plano superior da substncia medida

Rguas ou gabaritos gabaritos,

Visores de nvel,

Bia ou flutuador.

Rguas

Visores

Visores
Este medidor usa o princpio dos vasos comunicantes, o nvel observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando o visor.

Bia

Medio Indireta
Neste tipo de medio o nvel medido indiretamente em funo de grandezas fsicas como : Presso Empuxo Radiao Eltricas.

Presso hidrosttica
Neste tipo de medio usamos a presso exercida pela altura da coluna lquida, para medirmos indiretamente o nvel, como mostra abaixo o T t b i Teorema d St i de Stevin: P = .h Onde: P = Presso em mm H2O ou polegada H2O p g h = nvel em mm ou em polegadas =d densidade relativa d l id na t id d l ti do lquido temperatura ambiente. t bi t

Presso hidrosttica

Medio em tanques pressurizados


Neste tipo de medio a tubulao de impulso da parte de baixo medio, do tanque conectada cmara de alta presso do transmissor de nvel. nvel A presso atuante na cmara de alta a soma da presso exercida sob a superfcie do lquido e a presso exercida pela coluna d l id no f d d reservatrio. A cmara d b i l de lquido fundo do i de baixa presso do transmissor de nvel, conectada na tubulao de impulso da parte de cima do tanque onde mede somente a presso exercida sob a superfcie do liquido.

Medio em tanques pressurizados

S p Supresso d zero o de o
Quando o fluido do processo possuir alta viscosidade ou viscosidade, quando o fludo se condensa nas tubulaes de impulso, ou ainda no caso do fludo ser corrosivo, devemos utilizar um sistema de selagem nas tubulaes de impulso das impulso, cmaras de baixa e alta presso do transmissor de nvel. Selam-se ento ambas as tubulaes de impulso, bem como as cmaras do instrumento.

Supresso de zero

Borbulhador o b do
Com o sistema de borbulhador podemos detectar o nvel de lquidos p q viscosos, corrosivos, bem como de quaisquer lquidos distncia. O sistema borbulhador engloba uma vlvula agulha, um recipiente com lquido na qual o ar ou gs passar pelo mesmo e um indicador de presso. Ajustamos a vazo d ar ou gs at que se observe a f Aj t de t b formao d de bolhas em pequenas quantidades. Um tubo levar esta vazo de ar ou gs at o f d d vaso a qual queremos medir seu nvel, teremos fundo do l d l ento um borbulhamento bem sensvel de ar ou gs no lquido o qual queremos medir o nvel.

Borbulhador

Empuxo
Baseia-se no princpio de Arquimedes: Todo o corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do fludo deslocado. A esta fora exercida pelo fludo do corpo nele submerso ou flutuante chamamos de empuxo. E=V. onde: E = empuxo V = volume deslocado = peso especfico do lquido

Empuxo
Baseado no princpio de Arquimedes usa-se um deslocador (displacer) que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque. O medidor deve ter um dispositivo de ajuste para densidade do lquido cujo nvel estamos medindo, pois o empuxo varia com a q j , p p densidade. Na indstria muitas vezes temos que medir o nvel da interface em um tanque contendo 2 lquidos diferentes Este fato ocorre em torres diferentes. de destilao, torres de lavagem, decantadores etc.

Empuxo

Radiao
Os medidores que utilizam radiaes nucleares se distinguem p pelo fato de serem completamente isentos do contato com os p produtos que esto sendo medidos. Alm disso, dispensando sondas ou outras tcnicas que mantm contato com slidos ou lquidos tornando-se possvel, em qualquer momento, realizar a manuteno desses medidores sem a interferncia ou mesmo a paralisao do medidores, processo.

Radiao

Capacitncia
O medidor de nvel capacitivo mede as capacidades do capacitor formado pelo eletrodo submergido no lquido em relao as paredes p g q p do tanque. A capacidade do conjunto depende do nvel do lquido.

Capacitncia

UltraUltra snicos
A medio pela tecnologia do ultra-som baseia-se no tempo de p g p trnsito (transit time) que uma onda sonora leva para se deslocar em um meio. Um sensor ultra-snico (transmissor/receptor) emite uma onda na freqncia do ultra-som que se desloca pelo ambiente at atingir ultra-som, a superfcie do material que se quer medir; ao atingir a superfcie do material, o sinal refletido d volta ao sensor. P l t t i l i l fl tid de lt Pelo tempo d decorrido id desde a emisso do sinal at o seu retorno pode-se obter a distncia percorrida pelo mesmo. d l

Ultra snicos Ultra-snicos

Ultra snicos Ultra-snicos

Radar
Possui uma antena cnica que emite impulsos eletromagnticos de alta q p g freqncia superfcie a ser detectada. A distncia entre a antena e a superfcie a ser medida ser ento calculada em funo do tempo de atraso entre a emisso e a recepo do sinal. Essa tcnica pode ser aplicada com sucesso na medio de nvel de lquidos lid l id e slidos em geral. A grande vantagem d t ti d medidor em l d t deste tipo de did relao ao ultra-snico a imunidade efeitos provocados por gases, p, e espuma entre a superfcie e o detetor, porm possuem um custo relativo alto.

Radar

Condutividade

Flutuadores

Nvel

Ultra snico Ultra-snico

Sensores por imerso

Sensores de nvel

Chave bia

condutivos

capacitivos

Chave bia- Tipo pra

Sensores de nvel

Chave bi pendular Ch bia d l

Bia Bi magntica ti

Hidrosttico Coluna Eletrnica capacitiva

Sensores de nvel

Ultra-Snicos

Diapaso

Perguntas ??????

Anda mungkin juga menyukai