Anda di halaman 1dari 4

COAUTORES DE UM CAOS: UM ARTIGO NO QUAL VALE A PENA REFLETIR. Ditadura: Numa poca em que no era permitido questionar, questionouse!

Estado Democrtico de Direito regido pela Carta Magna: Quem antes questionava hoje consente na priso de quem questiona! No seria isso uma incoerncia? Acaso, ao se tornar PM o indivduo deixou de ser cidado brasileiro que vota, paga impostos, portador de direitos, deveres e obrigaes? Penso que no! Se num movimento de protesto um manifestante seja ele lder ou liderado, Policial Militar ou paisano, ordena, pratica ou incita atos ilcitos eu at entendo que uma vez comprovado o fato, ele seja preso! E deve! No em presdios como Bang 1. bvio! O que se questiona aqui o fato de prender algum pelo simples fato de questionar, de manifestarse. Isso sim uma incoerncia! Se ser militar ser privado do direito de manifestar opinio e de protestar, ento, deve-se deduzir que ser militar viver sob o regime da ditadura! Mas, vale lembrar, que vivemos num Estado Democrtico de Direito, em que o PM assim como todos os demais cidados brasileiros, tem direitos, deveres e obrigaes! Diz a nossa Carta Magna que TODOS os cidados brasileiros tm o direito de reunir-se para manifestar-se pacificamente e, inclusive, o direito liberdade de expresso e disso eu me recuso a abrir mo! Acaso esto dispostos a isentarem os Policias Militares e Bombeiros do pagamento de impostos no Brasil? Disso tenho certeza que no! Obviamente, para que qualquer movimento de protesto tenha legitimidade ele precisa estar totalmente amparado pelo artigo 5, inciso XVI de nossa Constituio Federal! Por outro lado, se for fato que a Constituio Federal de 1988 no nos d direito manifestaes pacficas e liberdade de expresso, ento, fica claro que a nossa Carta Magna se contradiz quando impe a Policiais e Bombeiros Militares pagadores de impostos, um regime de ditadura! E contradio justamente por que vivemos num Pas de Estado Democrtico de Direito! Em seu blog "A arte de pensar" Nigel Warburton, diz:
"Algumas pessoas argumentam que a violao da lei nunca se pode justificar: se no estamos satisfeitos com a lei, devemos tentar mud-la atravs dos meios legais, como as campanhas, a redao de cartas, etc. Mas h casos em que tais protestos legais so completamente inteis. H uma tradio de violao da lei em tais circunstncias conhecida por desobedincia civil. A ocasio para a desobedincia civil emerge quando as pessoas descobrem que lhes

pedido que obedeam a leis ou a polticas governamentais que consideram injustas. (...) Mahatma Ghandi e Martin Luther King foram ambos defensores apaixonados da desobedincia civil. Ghandi influenciou decisivamente a independncia indiana atravs do protesto ilegal no violento, que acabou por conduzir ao fim da soberania britnica na ndia; o desafio de Martin Luther King ao preconceito racial atravs de mtodos anlogos ajudou a garantir direitos civis bsicos para os Negros americanos nos estados americanos do Sul.".

desnecessrio dizer que injusto que Policiais e Bombeiros Militares, cidados brasileiros, pagadores de impostos, vivam num Estado Democrtico de Direito sob um regime de ditadura pelo simples fato de serem Militares Estaduais! Mahatma Ghandi, disse: "Quando algum compreende que contrrio sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escraviz-lo.". Por outro lado, talvez, a desmilitarizao das Polcias e Bombeiros de nosso Brasil seja o caminho mais apropriado para corrigir esta incoerncia! Quanto ao direito greve, a antroploga Jacqueline Muniz, numa entrevista Globo News, comentando a greve da PM na Bahia, disse: " A lei, ao definir como ilegal, ou restringir o direito de greve, serve como uma espcie de vedao da tampa da panela de presso.". E ela, prossegue, dizendo: "Mas, preciso ter escoamento da presso se no a presso vai explodir um dia!". A meu ver, Jacqueline Muniz revelou ter capacidade de abordar a questo com imparcialidade, sem deixar de considerar os vrios ngulos do problema. E isso o que se pode perceber quando assistimos na ntegra sua entrevista Globo News. Que seja proibido o direito greve! Mas, como Jacqueline Muniz, diz na entrevista, preciso que a Unio esteja apoiando os estados para que os estados tenham condies de bancar uma poltica salarial plena s Polcias e aos Bombeiros Militares. (parfrase). De minha parte, entendo que uma poltica salarial plena seria apenas o pontap inicial para que a valorizao profissional dos Profissionais de Segurana Pblica acontea. Contudo, um pontap inicial necessrio e inadivel! O fato que o caos que presenciamos por esses dias na Bahia e recentemente em outros estados, nada mais do que o fruto do descaso de nossos governantes para com uma categoria que tem a misso de se arriscar diariamente para que haja manuteno da ordem pblica! E, embora eu discorde veementemente de certos atos que foram cometidos por alguns daqueles colegas, eu no posso deixar de ver em todo esse acontecimento o resultado do desespero de uma categoria que anseia por se sentir valorizada.

A paralizao daqueles Profissionais na Bahia tem sido apontada como a causa de um caos que ali se instalou, mas, o fato que a omisso de nossos governantes os faz, no mnimo, coautores de todo esse caos! Coautores por que ameaas de prises e at mesmo a efetivao dessas prises no capaz de calar um anseio que grita na alma de cada um desses profissionais! Coautores por que fecham os olhos para o fato de que os Policiais Militares de nosso Brasil no se sentem valorizados no exerccio de sua funo! Por tudo isso, eu acredito que tudo o que temos visto e ouvido na TV acerca desses movimentos grevistas das Polcias e Bombeiros Militares tm sido realmente fruto desse descaso e, poderia ser evitado. Vedaram a tampa da panela de presso; ou seja, alegam que no h o direito greve (com manuteno de apenas 30% da frota para atendimento s situaes emergenciais), MAS, no buscam meios efetivos de atender aos anseios legtimos por valorizao profissional dessa categoria! O fato que os Policiais Militares tm feito verdadeiros milagres nas ruas onde diariamente so expostos dura realidade da falta de reconhecimento e, ainda assim, o que se v diariamente nas manchetes dos jornais o resultado do cumprimento do dever dessa categoria, expresso nas detenes de indivduos nocivos sociedade e nas apreenses de armas e de drogas! Se, porm, um "nacional" detido e conduzido delegacia e logo est solto nas ruas disposto a cometer outros crimes, o problema est em nossas leis que so falhas! Mas, o PM cumpriu o seu papel! vergonhoso, porm, inegvel dizer, que no Brasil um bandido tem muito mais direito do que um Profissional de Segurana Pblica! Os representantes das Comisses de Direitos Humanos que o digam! E, no est sendo questionado aqui o direito integridade fsica do detido! Isso eu nem discuto! Fato: No h como negar que existem maus policiais! Mas, tambm fato que as aes desses maus policiais, no refletem o carter da grande maioria PM. E tambm fato que os maus policiais so a vergonha dos bons policiais! E que suas aes no encontram nos bons policiais um incentivo! Antes, o repdio! Sociedade, enquanto voc dorme aquecida debaixo do teu edredon, o PM est nas ruas sujeito s mais diversas situaes, desde as mais simples s de maiores riscos e/ou relevncia, tendo fraes de segundos para decidir e agir, sem o direito de errar ou se omitir! Por outro lado, a justia leva alguns anos para decidir num processo e, ainda assim, incorre no risco de errar em sua deciso. Diante de tudo isso, eu me pergunto: "At quando, sociedade, hs de ignorar que a valorizao do Profissional de Segurana Pblica preciso?". Devo dizer, que no me refiro aqui, ao mau Policial que vai para as ruas pr-disposto ao erro. E, alerto: Repudie os maus policiais!

Mas, nunca se esquea que nem todos so corruptos ou omissos! Enfim, a valorizao profissional dessa categoria preciso! Fato: Nenhuma Poltica de Segurana Pblica atender os anseios da sociedade se no levar em considerao que o Profissional de Segurana Pblica precisa se sentir valorizado no exerccio de sua funo! uma questo de lgica! At por que, um profissional motivado produz melhores resultados! E qualquer especialista em administrao (pblica ou privada) deve ser capaz de reconhecer isso! E a constatao que se faz a de que a valorizao do Profissional de Segurana Pblica e a otimizao de suas condies de trabalho, beneficiam a sociedade! Devo dizer que eu, Jeane Ktia dos Santos Silva, no apoio nenhum movimento de protesto que no tenha amparo no inciso XVI do artigo 5 da Constituio Federal/1988. E, encerro o presente artigo citando a nossa Carta Magna, que em seu Artigo 5, inciso IV, estabelece: " livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato.".

Anda mungkin juga menyukai