Anda di halaman 1dari 10

Norma: Lei complementar 84 2005 Data: 25/07/2005 Origem: Legislativo

Ementa: MODIFICA A ESTRUTURA DAS CARREIRAS POLICIAIS CIVIS, CRIA A CARREIRA DE AGENTE DE POLCIA, CRIA CARGOS NO QUADRO DE PESSOAL DA POLCIA CIVIL E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

Relevncia: LEGISLAO BSICA

Fonte: PUBLICAO - MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 26/07/2005 PG. 1 COL. 1

Vide:

DECRETO 44169 2005: MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 07/12/2005 PG. 3 COL. 2 LEGISLAO RELEVANTE

LEI 15962 2005 / ART. 2: MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 31/12/2005 PG. 49 COL. 1 LEGISLAO RELEVANTE DECRETO 44214 2008 MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 28/01/2008 PG. 5 COL. 1 REGULAMENTAO ART. 31

DECRETO 44214 2008 / ART. 1: MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 28/01/2008 PG. 5 COL. 1 LEGISLAO RELEVANTE ANEXO II

DECRETO 44214 2008 / ART. 3: MINAS GERAIS DIRIO DO EXECUTIVO - 28/01/2008 PG. 5 COL. 1 LEGISLAO RELEVANTE ART. 33

Indexao: DISPOSITIVOS, ESTRUTURAO, HIERARQUIA, CARREIRA, POLCIA CIVIL,CARGO PBLICO, DELEGADO DE POLCIA, MDICO LEGISTA, PERITO CRIMINAL,ESCRIVO DE POLCIA, AGENTE DE POLCIA, AUXILIAR DE NECROPSIA. DISPOSITIVOS, COMPETNCIA, SERVIDOR, OCUPANTE, CARGO EFETIVO, AGENTE DE POLCIA, QUADRO DE PESSOAL, POLCIA CIVIL. DISPOSITIVOS, VEDAO, ALTERAO, LOTAO, CARGO PBLICO, CARREIRA, POLICIAL CIVIL. DISPOSITIVOS, CRITRIOS, CONCESSO, PROGRESSO, PROMOO, EFEITO, DESENVOLVIMENTO, CARREIRA, AGENTE DE POLCIA, QUADRO DE PESSOAL, POLCIA CIVIL. DISPOSITIVOS, CLCULO, NMERO, CARGO EFETIVO, CARREIRA, DELEGADO DE POLCIA, MDICO LEGISTA, PERITO CRIMINAL, ESCRIVO DE POLCIA, AGENTE DE POLCIA, AUXILIAR DE NECROPSIA, EFEITO, TRANSFORMAO, CRIAO, OBSERVAO, CORRELAO, ANEXO, ESPECIFICAO. DISPOSITIVOS, FORMA, CRITRIOS, POSICIONAMENTO, SERVIDOR, QUADRO DE PESSOAL, POLCIA CIVIL. ALTERAO, DISPOSITIVOS, EXTENSO, CHEFE ADJUNTO DA POLCIA CIVIL, PRERROGATIVA, COMPETNCIA, REPRESENTAO, SECRETRIO ADJUNTO. DISPOSITIVOS, EXTINO, QUADRO SUPLEMENTAR, POLCIA CIVIL. ACRSCIMO, DISPOSITIVOS, LEI ESTADUAL, LEI ORGNICA, POLCIA CIVIL, REFERNCIA, COMPOSIO, CONSELHO SUPERIOR DE POLCIA CIVIL. REVOGAO, DISPOSITIVOS, LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL, REFERNCIA, CRIAO, QUADRO SUPLEMENTAR, POLCIA CIVIL.

Catlogo: EXECUTIVO, PESSOAL. POLCIA CIVIL, PESSOAL.

Texto Atualizado

Modifica a estrutura das carreiras policiais civis, cria a carreira de Agente de Polcia, cria cargos no Quadro de Pessoal da Polcia Civil e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

CAPTULO I

DISPOSIES GERAIS

Art. 1 A estrutura das carreiras policiais civis, integradas pelas carreiras de Delegado de Polcia, Mdico Legista, Perito Criminal, Escrivo de Polcia, Agente de Polcia e Auxiliar de Necropsia, passa a ser a estabelecida nesta Lei.

(Vide art. 2 da Lei n 15962, de 30/12/2005.)

Art. 2 A estrutura das carreiras de que trata o art. 1 desta Lei e o nmero de cargos de cada uma delas so os constantes do Anexo I.

Art. 3 Para os efeitos desta Lei, considera-se:

I - carreira o conjunto de cargos de provimento efetivo agrupados segundo sua natureza e complexidade e estruturados em nveis e graus, escalonados em funo do grau de responsabilidade e das atribuies da carreira;

II - cargo de provimento efetivo a unidade de ocupao funcional do quadro de pessoal, privativa de servidor pblico efetivo, com criao, remunerao, quantitativo, atribuies e responsabilidades definidos em Lei e direitos e deveres de natureza estatutria estabelecidos em Lei complementar;

III - quadro de pessoal o conjunto de cargos de provimento efetivo e de provimento em comisso de rgo ou de entidade;

IV - nvel a posio do servidor no escalonamento vertical dentro da mesma carreira, contendo cargos escalonados em graus, com os mesmos requisitos de capacitao e mesma natureza, complexidade, atribuies e responsabilidades;

V - grau a posio do servidor no escalonamento horizontal no mesmo nvel de determinada carreira.

Art. 4 O servidor ocupante de cargo de provimento efetivo de Agente de Polcia tem por atribuio as atividades integrantes da ao investigativa, para o estabelecimento das causas, circunstncias e autoria das infraes penais, administrativas e disciplinares e:

I - o cumprimento de diligncias policiais, mandados e outras determinaes da autoridade superior competente, contribuindo na gesto de dados, informaes e conhecimentos e na execuo de prises;

II - a execuo de busca pessoal, de identificao criminal e datiloscpica de pessoas para captao dos elementos indicativos de autoria de infraes penais;

III - a execuo das aes necessrias para a segurana das investigaes, inclusive a custdia provisria dos presos no curso dos procedimentos policiais, at o seu recolhimento na unidade responsvel pela guarda penitenciria;

IV - a coleta de dados objetivos pertinentes aos vestgios encontrados em bens, objetos e locais de cometimento de infraes penais, inclusive em veculos, com a finalidade de estabelecer sua identificao, elaborando autos de vistoria, descrevendo suas caractersticas e condies, para os fins de apurao de infrao penal;

V - a coleta de elementos objetivos e subjetivos para fins de apurao das infraes penais, administrativas e disciplinares.

1 O conhecimento tcnico-cientfico pertinente s funes de vistoria de veculos e s de identificao humana, de natureza biolgica e antropolgica, para fins da investigao criminal, ser incorporado formao dos servidores policiais civis e, especialmente, formao dos Agentes de Polcia, dado o carter especial e especfico de sua funo.

2 As infraes administrativas e disciplinares de que trata o caput deste artigo so aquelas ocorridas no mbito da Polcia Civil do Estado de Minas Gerais.

Art. 5 As atribuies dos cargos de provimento efetivo que integram as carreiras policiais civis so essenciais, prprias e tpicas de Estado, tm natureza especial e carter tcnico-cientfico derivado da aplicao dos conhecimentos das cincias humanas, sociais e naturalsticas.

Pargrafo nico. O exerccio das atribuies dos cargos integrantes das carreiras que compem o quadro de provimento efetivo de servidores policiais civis incompatvel com qualquer outra atividade, com exceo daquelas previstas na legislao.

Art. 6 Os cargos das carreiras de que trata esta Lei so lotados no Quadro de Pessoal da Polcia Civil do Estado de Minas Gerais.

1 So vedadas a mudana de lotao dos cargos das carreiras policiais civis e a transferncia de seus ocupantes para os demais rgos e entidades da administrao pblica.

2 A cesso de ocupante de cargo das carreiras de que trata esta Lei somente ser permitida para o exerccio de cargo de provimento em comisso ou funo gratificada, em conformidade com a legislao.

Art. 7 As carreiras policiais civis obedecem seguinte ordem hierrquica:

I - Delegado de Polcia;

II - Mdico Legista e Perito Criminal;

III - Agente de Polcia e Escrivo de Polcia;

IV - Auxiliar de Necropsia.

1 A hierarquia e a disciplina so valores de integrao e otimizao das atribuies dos cargos e competncias organizacionais pertinentes s atividades da Polcia Civil e objetivam assegurar a unidade tcnico-cientfica da investigao policial.

2 A hierarquia constitui instrumento de controle e eficcia dos atos operacionais, com a finalidade de sustentar a disciplina e a tica e de desenvolver o esprito de mtua cooperao em ambiente de estima, harmonia, confiana e respeito.

3 A disciplina norteia o exerccio efetivo das atribuies funcionais em face das disposies legais e das determinaes fundamentadas e emanadas da autoridade competente, estimulando a cooperao, o planejamento sistmico, a troca de informaes, o compartilhamento de experincias e a desburocratizao das atividades policiais civis.

4 O regime hierrquico no autoriza imposies sobre o convencimento do servidor, desde que devidamente fundamentado, garantindo-lhe autonomia nas respostas s requisies.

5 Para fins de construo das tabelas de vencimento bsico das carreiras de que trata esta Lei, o princpio da hierarquia ser gradativamente aplicado.

Art. 8 A carga horria semanal de trabalho dos ocupantes de cargos das carreiras de que trata esta Lei de quarenta horas, vedado o cumprimento de jornada em meio turno ou turno corrido e em regime de planto superior a doze horas.

CAPTULO II

DAS CARREIRAS

Seo I

Do Ingresso

Art. 9 O ingresso em cargo das carreiras de que trata esta Lei depende de aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos bem como em curso de formao desenvolvido pela Academia de Polcia - Acadepol -, na forma do edital do concurso, e dar-se- no primeiro grau do nvel inicial da carreira.

Pargrafo nico. O ingresso na carreira de Agente de Polcia dar-se- no nvel I da carreira.

Art. 10. O ingresso em cargo de carreira instituda por esta Lei depende de comprovao de habilitao mnima em:

I - nvel superior, conforme definido no edital do concurso, para a carreira de Perito Criminal;

II - nvel superior, correspondente a graduao em Medicina, para a carreira de Mdico Legista;

III - nvel superior, correspondente a bacharelado em Direito, para a carreira de Delegado de Polcia;

IV - nvel intermedirio, conforme definido no edital do concurso, para as carreiras de Escrivo de Polcia e Agente de Polcia.

Pargrafo nico. Para fins do disposto nesta Lei, considera-se:

I - nvel superior a formao em educao superior, que compreende curso ou programa de graduao, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educao;

II - nvel intermedirio a formao em ensino mdio ou em curso de educao profissional de ensino mdio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educao.

Art. 11. No haver ingresso na carreira de Auxiliar de Necropsia nem no nvel T da carreira de Agente de Polcia.

Art. 12. O servidor pblico ocupante de cargo de provimento efetivo do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais que, em razo de concurso pblico posterior publicao desta Lei, ingressar em cargo de carreira de que trata esta Lei, com jornada equivalente do cargo de origem, cuja remunerao, includos adicionais, gratificaes e vantagens pessoais, for superior remunerao do cargo de carreira de que trata esta Lei, poder perceber a diferena a ttulo de vantagem pessoal nominalmente identificada, sujeita exclusivamente reviso geral da remunerao dos servidores estaduais.

Pargrafo nico. Para o clculo da diferena prevista no caput deste artigo, no sero computados os adicionais a que se refere o art. 118 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado.

Seo II

Do Desenvolvimento na Carreira

Art. 13. O desenvolvimento do servidor nas carreiras de que trata esta Lei dar-se- mediante progresso ou promoo.

Pargrafo nico. O regulamento dispor sobre as regras de desenvolvimento do servidor nas carreiras policiais civis, observados os requisitos estabelecidos nesta Lei.

Art. 14. Progresso a passagem do servidor do grau em que se encontra para o grau subseqente, no mesmo nvel da carreira a que pertence.

Pargrafo nico. Far jus progresso o servidor que preencher os seguintes requisitos:

I - encontrar-se em efetivo exerccio;

II - ter cumprido o interstcio mnimo de um ano de efetivo exerccio no mesmo grau;

Estado;

III - ter recebido no mnimo uma avaliao peridica de desempenho individual satisfatria durante o perodo aquisitivo, nos termos do 3 do art. 31 da Constituio do

IV - comprovar participao e aprovao em atividades de aperfeioamento.

Art. 15. Promoo a passagem do servidor do nvel em que se encontra para o nvel subseqente, na carreira a que pertence.

1 Far jus promoo o servidor que preencher os seguintes requisitos:

I - encontrar-se em efetivo exerccio;

II - ter cumprido o interstcio mnimo de dois anos de efetivo exerccio no mesmo nvel;

III - ter recebido no mnimo duas avaliaes peridicas de desempenho individual satisfatrias desde a sua promoo anterior, nos termos das normas legais pertinentes e do 3 do art. 31 da Constituio do Estado;

IV - comprovar participao e aprovao em atividades de aperfeioamento;

V - comprovar a escolaridade mnima exigida para o nvel ao qual pretende ser promovido.

2 A promoo nas carreiras de Delegado de Polcia, Mdico Legista e Perito Criminal depender da existncia de vagas.

3 Os limites de vagas por nvel para a promoo nas carreiras de Escrivo de Polcia, Agente de Polcia e Auxiliar de Necropsia sero definidos na forma de regulamento.

4 O posicionamento do servidor no nvel para o qual for promovido dar-se- no primeiro grau cujo vencimento bsico seja superior ao percebido pelo servidor no momento da promoo.

Art. 16. Far jus promoo por tempo de servio o ocupante de cargo das carreiras de Escrivo de Polcia, Agente de Polcia e Auxiliar de Necropsia que estiver posicionado at o nvel III da respectiva carreira, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos:

I - estar em efetivo exerccio;

II - ter permanecido no nvel da respectiva carreira pelo prazo mnimo de dez anos de efetivo exerccio;

III - ter obtido resultado satisfatrio nas avaliaes de desempenho individual durante o perodo aquisitivo, nos termos do 3 do art. 31 da Constituio do Estado;

IV - comprovar participao e aprovao em atividades de aperfeioamento.

1 O disposto nos incisos III e IV no se aplica primeira promoo por tempo de servio, que ocorrer automaticamente na data de publicao desta Lei.

2 A promoo de que trata este artigo aplica-se a partir de julho de 2005.

Art. 17. Aps a concluso do estgio probatrio, o servidor considerado apto ser posicionado no segundo grau do nvel de ingresso na carreira.

Art. 18. A contagem do prazo para fins da segunda progresso ter incio aps a concluso do estgio probatrio, desde que o servidor tenha sido aprovado.

Art. 19. Perder o direito progresso e promoo o servidor que, no perodo aquisitivo:

I - sofrer punio disciplinar em que seja:

a) suspenso;

b) exonerado ou destitudo de cargo de provimento em comisso ou funo gratificada que estiver exercendo;

II - afastar-se das funes especficas de seu cargo, excetuados os casos previstos como de efetivo exerccio nas normas estatutrias vigentes e em legislao especfica.

Pargrafo nico. Na hiptese prevista no inciso II do caput deste artigo, o afastamento ensejar a suspenso do perodo aquisitivo para fins de promoo e progresso, contando-se, para tais fins, o perodo anterior ao afastamento, desde que tenha sido concluda a respectiva avaliao peridica de desempenho individual.

Art. 20. As atividades de aperfeioamento a que se refere esta Lei sero desenvolvidas pela Acadepol.

CAPTULO III

DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS

Art. 21. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da carreira de Delegado de Polcia, previstos no Anexo I, so realizados os seguintes procedimentos:

I - ficam transformados, na forma da correlao estabelecida no Anexo II:

a) trinta e oito cargos de Delegado de Polcia Classe Geral;

b) cento e trinta e um cargos de Delegado de Polcia Classe Especial;

c) duzentos e vinte cargos de Delegado de Polcia Classe III;

d) trezentos e nove cargos de Delegado de Polcia Classe II;

e) trezentos e oitenta e nove cargos de Delegado de Polcia Classe I;

II - ficam criados:

a) cinqenta e cinco cargos de Delegado-Geral de Polcia;

b) quarenta e oito cargos de Delegado de Polcia II;

c) cento e dezenove cargos de Delegado de Polcia I.

Art. 22. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da carreira de Mdico Legista, previstos no Anexo I, so realizados os seguintes procedimentos:

I - ficam transformados, na forma da correlao estabelecida no Anexo II:

a) treze cargos de Mdico Legista Classe III;

b) trinta e nove cargos de Mdico Legista Classe II;

c) oitenta e trs cargos de Mdico Legista Classe I;

II - ficam criados:

a) quatorze cargos de Mdico Legista Especial;

b) trinta e nove cargos de Mdico Legista III;

c) sessenta e dois cargos de Mdico Legista II;

d) cento e catorze cargos de Mdico Legista I.

Art. 23. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da carreira de Perito Criminal, previstos no Anexo I, so realizados os seguintes procedimentos:

I - ficam transformados, na forma da correlao estabelecida no Anexo II:

a) cinqenta e cinco cargos de Perito Criminal Classe Especial;

b) duzentos e sessenta e um cargos de Perito Criminal Classe II;

c) duzentos e oitenta cargos de Perito Criminal Classe I;

II - ficam extintos dez cargos de Perito Criminal Classe I;

III - ficam criados:

a) onze cargos de Perito Criminal Especial;

b) oitenta cargos de Perito Criminal III.

Art. 24. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da classe de Escrivo de Polcia, previstos no Anexo I, so realizados os seguintes procedimentos:

I - ficam os mil quatrocentos e quarenta e sete cargos de provimento efetivo da classe de Escrivo de Polcia transformados, na forma da correlao estabelecida no Anexo II;

II - ficam criados quatrocentos e trinta e um cargos de provimento efetivo de Escrivo de Polcia.

Art. 25. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da carreira de Agente de Polcia, previstos no Anexo I, so realizados os seguintes procedimentos:

I - ficam os cargos de provimento efetivo das carreiras de Detetive, Identificador, Vistoriador de Veculos e Carcereiro, transformados em seis mil novecentos e vinte e trs cargos de provimento efetivo de Agente de Polcia, na forma da correlao estabelecida no Anexo II;

II - ficam criados oitocentos e noventa e um cargos de provimento efetivo de Agente de Polcia.

Art. 26. Para a obteno do nmero de cargos de provimento efetivo da carreira de Auxiliar de Necropsia, previstos no Anexo I, ficam os setenta e cinco cargos de Auxiliar de Necropsia transformados, na forma da correlao estabelecida no Anexo II.

Art. 27. A identificao dos cargos de provimento efetivo transformados, extintos e criados por esta Lei ser feita em decreto.

Art. 28. Os servidores que, na data de publicao desta Lei, forem ocupantes dos cargos de provimento efetivo a que se referem os arts. 21 a 26 sero enquadrados na estrutura estabelecida no Anexo I, conforme a tabela de correlao constante no Anexo II.

Art. 29. Fica assegurado ao servidor que for enquadrado nos termos do art. 28, o direito previsto no art. 115 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado.

Art. 30. As tabelas de vencimento bsico das carreiras de que trata esta Lei sero estabelecidas em lei, observada a estrutura prevista no Anexo I.

Art. 31. Os servidores sero posicionados na estrutura das carreiras de que trata esta Lei na forma de decreto que levar em considerao:

I - a escolaridade do cargo de provimento efetivo transformado em cargo de carreira de que trata esta Lei;

II - o vencimento bsico do cargo de provimento efetivo transformado em cargo de carreira de que trata esta Lei, percebido pelo servidor at a data de publicao do decreto a que se refere o caput.

1 - As regras de posicionamento no acarretaro reduo da remunerao percebida pelo servidor na data de publicao do decreto que as estabelecer.

2 O ocupante da Classe III de cargo de provimento efetivo de Delegado de Polcia, transformado em cargo da carreira de que trata esta Lei, na forma do Anexo II, ser posicionado, no mximo, at o grau B do Nvel Especial da carreira de Delegado de Polcia.

3 O texto do decreto que estabelecer as regras de posicionamento ficar disponvel, para consulta pblica, nos stios da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto e da Polcia Civil, na internet, durante, pelo menos, os quinze dias anteriores data de sua publicao, aps notcia prvia no rgo oficial de imprensa do Estado.

Art. 32. Os atos de posicionamento dos ocupantes de cargo de provimento efetivo decorrentes do enquadramento de que trata o art. 28 somente ocorrero aps a publicao da Lei que estabelecer a tabela de vencimento bsico das carreiras a que se refere esta Lei, bem como do decreto a que se refere o art. 31.

1 Os atos de posicionamento a que se refere o caput deste artigo somente produziro efeitos aps sua publicao.

2 Enquanto no ocorrer a publicao dos atos de posicionamento de que trata o caput deste artigo, ser mantido o valor do vencimento bsico percebido pelo ocupante de cargo das carreiras de que trata esta Lei na data de publicao do decreto que estabelecer as regras de posicionamento, acrescido das vantagens previstas na legislao vigente.

3 Enquanto no ocorrer a publicao dos atos de posicionamento de que trata o caput deste artigo, os ocupantes de cargos de provimento efetivo constantes do nvel T da carreira de Agente de Polcia, a partir de fevereiro de 2005, percebero vencimento bsico correspondente ao nvel I da carreira de Detetive vigente em fevereiro de 2005, respeitados os reajustes de que trata a Lei n. 15.436, de 11 de janeiro de 2005.

4 Os atos de posicionamento a que se refere o caput deste artigo sero formalizados por meio de resoluo conjunta do Chefe da Polcia Civil e do Secretrio de Estado de Planejamento e Gesto.

Art. 33. O cargo correspondente funo pblica a que se refere a Lei n 10.254, de 20 de julho de 1990, cujo detentor tiver sido efetivado em decorrncia do disposto nos arts. 105 e 106 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado ser transformado em cargo de carreira instituda por esta Lei, observada a correlao estabelecida no Anexo II.

1 Os cargos resultantes da transformao de que trata o caput deste artigo sero extintos com a vacncia.

2 Aplicam-se ao detentor do cargo a que se refere o caput deste artigo as regras de enquadramento e posicionamento de que tratam os arts. 28 e 31.

3 O detentor de funo pblica a que se refere a Lei n 10.254, de 1990, que no tenha sido efetivado ser enquadrado na estrutura das carreiras institudas por esta Lei apenas para fins de percepo do vencimento bsico correspondente ao nvel e ao grau em que for posicionado, observadas as regras de enquadramento e posicionamento a que se referem os arts. 28 e 31 e mantida a identificao como "funo pblica", com a mesma denominao do cargo em que for posicionado.

4 A funo pblica de que trata o 3 deste artigo ser extinta com a vacncia.

5 O quantitativo dos cargos a que se refere o 1 deste artigo e das funes pblicas de que trata o 3 deste artigo o constante no Anexo III.

Art. 34. O servidor aposentado em cargo de provimento efetivo transformado em cargo de carreira de que trata esta Lei ser posicionado na estrutura das carreiras da referida Lei, apenas para fins de percepo do vencimento bsico correspondente ao nvel e ao grau em que for posicionado, observado o disposto em decreto e no art. 31.

Pargrafo nico. Para fins do disposto no caput, a escolaridade de que trata o inciso I do art. 31 a do cargo no qual se deu a aposentadoria.

Art. 35. O nvel T da carreira de Agente de Polcia extinguir-se- com a vacncia dos cargos dele integrantes.

Art. 36. Os cargos integrantes da carreira de Auxiliar de Necropsia ficam extintos com a vacncia.

Art. 37. Enquanto no ocorrer a publicao das tabelas de vencimento bsico das carreiras policiais civis, sero aplicadas, para todos os efeitos, as tabelas previstas na legislao vigente, observado o disposto no edital do concurso pblico.

Art. 38. O art. 4 da Lei Delegada n 101, de 29 de janeiro de 2003, fica acrescido do seguinte pargrafo nico:"Art. 4.....................................................Pargrafo nico. O Chefe Adjunto da Polcia Civil ter prerrogativas, vantagens e representao de Secretrio Adjunto de Estado.".

Art. 39. Fica extinto o Quadro Suplementar ao Quadro Especfico de Provimento Efetivo da Polcia Civil do Estado de Minas Gerais, a que se refere a Lei Complementar n 23, de 26 de dezembro de 1991.

1 Os servidores policiais civis que at a data de publicao desta Lei integrarem o Quadro Suplementar de que trata o caput deste artigo sero reintegrados no Quadro Especfico de Provimento Efetivo da Polcia Civil, a que se refere a Lei n 6.499, de 4 de dezembro de 1974.

2 A reintegrao prevista no 1 deste artigo ser feita sem prejuzo do quantitativo de cargos das carreiras de que trata esta Lei.

3 Os cargos ocupados pelos servidores reintegrados nos termos do 1 deste artigo sero identificados e codificados em decreto e extintos com a vacncia.

Art. 40. O cargo de provimento em comisso e a funo de confiana da estrutura da Polcia Civil, ressalvados os cargos de Chefe de Polcia Civil e Chefe Adjunto de Polcia Civil, so privativos de servidores em nvel final da respectiva carreira que ainda no houverem preenchido os requisitos para aposentadoria voluntria.

Art. 41. (Vetado).

Art. 42. Fica acrescentado ao art. 11 da n Lei 5.406, de 16 de dezembro de 1969, o seguinte pargrafo nico:"Art. 11...................................................Pargrafo nico. Poder ter assento no Conselho Superior da Polcia Civil, at a data de sua aposentadoria, a critrio do Governador do Estado, o Delegado-Geral de Polcia que tiver exercido o cargo de Chefe da Polcia Civil e que, quando exonerado, no houver preenchido os requisitos legais para a aposentadoria.".

Art. 43. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 44. Ficam revogados os arts. 1 e 2 da Lei Complementar n 23, de 26 de dezembro de 1991.

Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 25 de julho de 2005; 217 da Inconfidncia Mineira e 184 da Independncia do Brasil.

ACIO NEVES - GOVERNADOR DO ESTADO

ANEXO I

(a que se referem os arts. 2, 21 a 26, 28 e 30 da Lei Complementar n 84, de 25 de julho de 2005)

I-A - Estrutura da Carreira de Delegado de Polcia

Carga Horria: 40 horas semanais

Nvel I II Especial Geral

Nvel de escolari-dade Superior Superior Superior Superior

Quantidade 508 357 351 93

Graus IA IIA Esp.A Geral IB IIB Esp.B IC IIC Esp.C ID IID Esp.D IE IIE Esp.E

I-B - Estrutura da Carreira de Mdico Legista

Carga horria: 40 horas semanais

Nvel I II III Especial

Nvel de escolari-dade Superior Superior Superior Superior

Quantidade 197 101 52 14

Graus IA IIA IIIA Especial IB IIB IIIB IC IIC IIIC ID IID IIID IE IIE IIIE

I-C- - Estrutura da Carreira de Perito Criminal

Carga horria: 40 horas semanais

Nvel I II III Especial

Nvel de escolari-dade Superior Superior Superior Superior

Quantidade 280 261 80 66

Graus IA IIA IIIA Especial IB IIB IIIB IC IIC IIIC ID IID IIID IE IIE IIIE

I-D - Estrutura da Carreira de Escrivo de Polcia

Carga horria: 40 horas semanais

Nvel I II III Especial

Nvel de escolari-dade Intermedirio Intermedirio Intermedirio Intermedirio

Quanti-dade 1.878

Graus IA IIA IIIA Especial IB IIB IIIB IC IIC IIIC ID IID IIID IE IIE IIIE

I-E - Estrutura da Carreira de Agente de Polcia

Carga horria: 40 horas semanais

Nvel T I II III Especial

Nvel de escolari-dade Fundamental Intermedirio Intermedirio

Quanti-dade 7.814

Graus TA IA IIA IIIA TB IB IIB IIIB TC IC IIC IIIC TD ID IID IIID TE IE IIE IIIE

Intermedirio

Especial

I-F - Estrutura da carreira de auxiliar de necropsia

Carga horria: 40 horas semanais

Nvel I II III Especial

Nvel de escolari-dade Fundamental Fundamental Fundamental Intermedirio

Quanti-dade 75

Graus IA IIA IIIA Especial IB IIB IIIB IC IIC IIIC ID IID IIID IE IIE IIIE

ANEXO II

(A que se referem os arts. 21 a 26, 28 e 33 da Lei Complementar n 84, de 25 de julho de 2005)

Tabela de Correlao das Carreiras Policiais Civis

Situao anterior publicao desta Lei Carreira Classe Nvel de rgo

Escolaridade Delegado de Polcia Delegado de Polcia Delegado de Polcia Delegado de Polcia Delegado de Polcia Mdico Legista Mdico Legista Mdico Legista Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Detetive e Vistoriador de Veculos Detetive, Vistoriador de Veculos e Identificador Detetive, Vistoriador de Veculos e Identificador Detetive, Vistoriador de Veculos e Geral Superior de Direito Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

Especial III II I III II I Especial II I Especial III II I Especial Intermedirio Intermedirio Superior Superior em Medicina

III

II

Identificador Carcereiro I, II e III Fundamental

Situao posterior publicao desta Lei Carreira Classe Nvel de rgo

Escolaridade Delegado de Polcia Delegado de Polcia Delegado de Polcia Delegado de Polcia Mdico Legista Mdico Legista Mdico Legista Mdico Legista Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Escrivo de Polcia Agente de Polcia Agente de Polcia Agente de Polcia Agente de Polcia Agente de Polcia Geral Especial II I Especial III II I Especial III II I Especial III II I Especial III II I T Fundamental Intermedirio Intermedirio Superior Superior em Medicina Superior em Direito Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

Situao anterior publicao desta Lei Carreira Classe Nvel de rgo

Escolaridade Auxiliar de Necropsia Auxiliar de Necropsia Auxiliar de Necropsia III II I Fundamental Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

Situao posterior publicao desta Lei Carreira Classe Nvel de rgo

Escolaridade Auxiliar de Necropsia Auxiliar de Necropsia Auxiliar de Necropsia Auxiliar de Necropsia Especial III II I Intermedirio Fundamental Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

ANEXO III

(a que se refere o 5 do art. 33 da Lei Complementar n 84, de 25 de julho de 2005)

Quantitativo de Funes Pblicas e Cargos Resultantes de Efetivao pela Emenda Constituio n 49, de 2001

rgo Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

Carreira Agente de Polcia

Quantitativo 70

Anda mungkin juga menyukai