Anda di halaman 1dari 8

*Uma abordagem para pais e educadores sobre as caratersticas da fase, acompanhada de orientaes gerais Conta-se que um adolescente fez

o seguinte comentrio: Em casa discordo dos meus pais para defender minha gerao; na escola defendo meus pais. Estou sempre em oposio. Quando se fala em adolescncia, a primeira idia que surge, em geral, a imagem de um jovem excntrico, em oposio ou ao contrrio, em retraimento. Vamos entender um pouco mais sobre este perodo de desenvolvimento. A adolescncia pode ser classificada em Puberdade, Fase intermediria e Final, e um processo que se estende em torno dos doze aos vinte e dois anos de idade, coincidindo com o cessar do crescimento fsico. 1 adolescncia (Puberdade) entre 11 e 14 an os (meninas) entre 12 e meio e 16 anos (meninos) Intermedria 15 aos 18 anos Final 19 a 22 anos O perodo de adolescncia caracterizado por um conjunto de transformaes biopsicosociais (mudanas fsicas, hormonais, emocionais e cognitivas).* Atravs da histria podemos constatar como nossos sbios demonstravam considerao s caractersticas de cada faixa etria, seja orientando (ver tica dos Pais Pirkei Avot) nos contedos a serem estudados, na responsabilidade frente ao cumprimento da Halach (Lei Judaica), etc. O histrico anterior do adolescente, sua infncia, determinam basicamente o que vai ocorrer nesta fase da vida. O adolescente que durante a infncia manteve um vnculo e relacionamento adequado com os pais (afeto, segurana, limites e valores) tende a apresentar uma adolescncia mais tranquila. importante destacar como beneficiado o menino que na sua infncia vive e continua mantendo uma intimidade respeitosa com seu pai (sentimento de respeito e aceitao incondicional sentimento de conforto para dividir os prprios problemas e dificuldades com os pais). Um adesivo muito expressivo nos ajuda a entender este processo: Adote seu filho antes que um marginal o faa. Durante a transio da adolescncia o jovem vulnervel s influncias internas e externas: sociais, ticas, morais, etc. e de grande valor o vnculo com o prprio lar, o que evita maiores riscos, alm de favorecer a segurana emocional. O desenvolvimento da adolescncia fascinante: concomitante com a maturao corporal e sexual, percebe-se uma maior auto-conscincia e reorganizao da personalidade.

Percebe-se nesta fase um interesse e nfase nos processos de amizade. O jovem se prepara tambm para a vida adulta assumindo muitas vezes responsabilidades sociais e at econmicas. A sociedade americana considera a adolescncia um perodo difcil, de busca do grupo, da busca pela prpria identidade (Quem sou? Quem quero ser?). O adolescente demonstra instabilidade; de um lado volta-se de maneira infantii para si e de outro mostra-se altrusta fazendo questionamentos sobre o comportamento dos outros. O jovem demonstra maior sensibilidade e irritabilidade, e Dr. Benjamin Spock aponta como caractersticas presentes durante a adolescncia a rivalidade com pais (de intensidade variada); problemas de disciplina e contestao. Diversas tarefas de desenvolvimento pertencem principalmente s fases intermediria e final da adolescncia: Aceitar o fsico adulto e suas caractersticas pessoais; Desenvolver independncia emocional dos pais e figuras de autoridade; Desenvolver percia na comunicao inter-pessoal; Realizar relacionamento com colegas e outras pessoas, tanto individualmente como no grupo; Aceitar-se e confiar nas prprias habilidades e possibilidades; Fortalecer o auto-controle em base de uma escala de valores e princpios; Ter modelos humanos para identificao.** Neste processo de reorganizao de personalidade e ajustamento, torna-se muito difcil para o jovem o fracasso, a crtica, a falta de reconhecimento e aceitao (real ou imaginria). O jovem busca emancipao ao mesmo tempo em que necessita de apoio. O adolescente tem necessidade de novas experincias e atividades e se bem direcionadas acrescentam ao jovem vontade de viver (escolas e yeshivot devem favorecer jogos, esportes e programas selecionados para o bem estar dos jovens e tambm no sentido de prevenir outras buscas por parte dos alunos e alunas). Como mencionado anteriormente, o jovem tem necessidade de se sentir seguro e isto varia com a prpria auto-confiana. Em geral, sente-se seguro quando tem a afeio dos pais e a a ceitao do grupo e/ou do amigo mais prximo. importante para o adolescente participar do grupo, vestir a camisa, sentir status, sentir-se adequado na sociedade. A falta de segurana, rejeio pelo grupo e a autoimagem negativa levam o jovem a tenso, podendo gerar ansiedade, retraimento, tendncia hostilidade, desafio e destruio.

No podemos deixar de mencionar que perodos difceis e situaes de grande impacto em crianas e jovens (devido a grande sensibilidade), causam por vezes situaes de isolamento e sentimentos depressivos. Educadores devem estar atentos ao Bullying (crianas ou jovens visados e perseguidos por colegas) e trabalhar no sentido de sanar a situao. Crianas e jovens quando incomodados continuamente por colegas necessitam da interveno e proteo dos educadores. Durante a infncia a fonte principal na formao de valores a famlia, embora o ambiente social tambm tenha seu papel. J os adolescents mesmo trazendo a bagagem familiar so mais vulnerveis s influncias externas como mdia, ambientes que frequentam, figuras carismticas e colegas. Da a importncia na escolha criteriosa que os responsveis devem ter no sentido de favorecer aos jovens, ambiente e companhias selecionadas, Por vezes com a boa inteno de educar, pais e professors se tornam muito rgidos e exigentes com os jovens que ento se afastam pela prpria caracterstica da idade de no tolerar a sensao de serem dominados. Como preveno, vale a pena lembrar que a disciplina e os limites, embora necessrios tambm para os jovens, so basicamente tarefas a serem desenvolvidas por pais e educadores com maior nfase na infncia. A atitude frente aos adolescentes deve ser segura, mas com cautela no sentido de que o jovem no se sinta rebaixado ou desconsiderado. Recomenda-se o dilogo amistoso, o reconhecimento dos seus desejos e reivindicaes, mas no necessariamente precisamos do seu consentimento para disciplinar ou impr algum limite importante. Como ilustrao, citamos o pedido de uma jovem solicitando chegar em casa num horrio que para os pais significa muito tarde. Os pais devem validar os sentimentos (ex.: eu sei que voc gosta muito de ficar mais tempo com suas amigas, mas queremos o seu bem e por tais e tais motives voc deve chegar tal hora), eventualmente negociar algum tempo extra, mas manter sua posio caso estejam seguros das suas exigncias. No processo de auto-reorganizao da personalidade, o jovem precisa provar a si mesmo que no mais criana. Podemos observar como na sabedoria do judasmo este processo favorecido ao jovem menino: aos treze anos torna-se bar-mitsv e isso faz com que lhe deleguem responsabildades reais: tem a maioridade religiosa e participa na vida judaica como adulto, tem papel a desempenhar na sinagoga, a vestimenta em geral sofre transformaes, pra-valer.

Em outras palavras: mesmo antes de reivindicar a maioridade, esta lhe assegurada e se bem direcionado, o processo de transio para a vida adulta lhe favorecido. O adolescente que numa fase anterior j tem uma moral estabelecida pela Tor, no precisa se auto-afirmar desafiando os pais: os valores no so uma inveno dos pais, so uma criao Divina. Os educadores, de maneira geral, mostram a necessidade de instruo e vivencia religiosa para aauxiliar o jovem no processo de humanizao nesta fase crtica de reorganizao dos valores. Regras claras tanto em casa como nas escolas auxiliam a convivncia, no tornando as exigncias pessoais. Faz-se necessrio dar nfase ao assunto da funo paterna e funo materna quando tratamos de adolescncia. Os jovens devem sentir o apoio dos pais nos seus momentos de iniciativa e emancipao (coisas simples como a mudana do penteado da menina ou a troca de livros na estante, mesmo que aos olhos dos pais no parecem ideais, mas no implicam em valores ou prejuzos, devem ser motivo de apoio e no conflito). Aquele menino que na infncia teve seu pai e continua o tendo afetivamente presente e participante no seu dia-a-dia ter provavelmente desenvolvido uma saudvel identificao e um sentimento de segurana maior para viver esta fase da vida. A menina que estabeleceu um vnculo afetivo e de identificao com sua me ter possibilidades de um bom ajuste emocional. Embora tanto para meninos como para meninas a funo paterna e materna na famlia so vitais para a sade emocional, destacamos acima especificamente as funes paternas vinculadas aos meninos e a materna s meninas, pois so aspectos concernentes ao equilbrio nos processos de adolescncia. de grande importncia orientao segura e serena para meninos e meninas sobre as mudanas que vo ocorrendo no corpo e a prontido para responder as suas dvidas e perguntas. Ambos meninos e meninas devem ser alertados no sentido de proteger a privacidade do corpo. Os jovens diferem uns dos outros: alguns podem passar mais calmamente pela puberdade e adolescncia, enquanto outros vivem grandes conflitos. Se os pais sentem que no esto podendo lidar satisfatoriamente com a situao, por vezes, outros adultos prximos dos jovens conseguem bons resultados se o jovem se sentir a vontade para estar dividindo com eles seus estados de esprito. Em alguns casos, a ajuda de um profissional se faz necessria.

Para finalizar, vale a pena reforar algumas caractersticas do adolescente e a attitude preferencial a ser mantida por pais e educadores. 1) A tarefa principal do adolescente encontrar a IDENTIDADE da a importncia de estar envolvido num ambiente social apropriado com lderes positivos e afetivos e com um critrio de valores. 2) O jovem tem grande preocupao com sua IMAGEM (no s aparncia, mas a idia que fazem dele). Muita cautela deve ser tomada para que no se sinta inadequado. Deve-se investir e incentivar suas habilidades e em demonstrar aprovao e aceitao genunas. Pais e educadores devem estar atentos a oportunidades para demonstrar admirao e attitudes positivas, a iniciativas vlidas e manter uma postura respeitosa e afvel para com os jovens. 3) Durante este processo de reorganizao de personalidade o jovem precisa provar a si mesmo e para os outros que no mais criana. Pais e educadores devem continuar guiando, mas segundo padres j abordados acima. a busca da AUTONOMIA. 4) Os adolescentes, principalmente em funo da grande sensibilidade tendem a olhar para as suas questes com lente de aumento: uma palavra mais dura, uma espinha na testa, uma atitude criticada, um cumprimento menos efusivo, uma nota mais baixa, so razes para que se sintam desconfortveis. O oposto extremamente gratificante; uma mnao no ombro, um agradecimento caloroso, um como vai com interesse podem colocar o jovem num estado de verdadeiro bem-estar, crescimento e ABERTURA para aquele que lhe demonstra considerao. A juventude um dos perodos mais preciosos da vida de uma pessoa e, entretanto, um dos mais difceis.*** A pior coisa que podemos fazer com a energia espiritual ou psicolgica de um jovem refre-la; de fato, devemos fazer tudo o que pudermos para extrair esta energia, concentr-la e canaliz-la de forma apropriada.****

O primeiro estgio confiana/desconfiana


Ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0 - 18 meses). A criana adquire ou no uma segurana e confiana em relao a si prprio e em relao ao mundo que a rodeia, atravs da relao que tem com a me. Se a me no lhe der amor e no responde s suas necessidades, a criana pode desenvolver medos, receios, sentimentos de desconfiana que podero vir a reflectir-se nas relaes futuras. Se a relao de segurana, a criana recebe amor e as suas necessidades so satisfeitas,

a criana vai ter melhor capacidade de adaptao s situaes futuras, s pessoas e aos papis socialmente requeridos, ganhando assim confiana.

[editar] O segundo estgio autonomia/dvida e vergonha


Aproximadamente entre os 18 meses e os 3 anos. caracterizado por uma contradio entre a vontade prpria (os impulsos) e as normas e regras sociais que a criana tem que comear a integrar. altura de explorar o mundo e o seu corpo e o meio deve estimular a criana a fazer as coisas de forma autnoma, no sendo alvo de extrema rigidez, que deixar a criana com sentimentos de vergonha. A atitude dos pais aqui importante, eles devem dosear de forma equilibrada a assistncia s crianas, o que vai contribuir para elas terem fora de vontade de fazer melhor. De facto, afirmar uma vontade um passo importante na construo de uma identidade. -Manifesta-se nas "birras"; nos porqus; querer fazer as coisas sozinho.

[editar] O terceiro estgio iniciativa/culpa


Aproximadamente entre os 3 e 6 anos o prolongamento da fase anterior mas de forma mais amadurecida: a criana j deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que no pode fazer. Este estgio marca a possibilidade de tomar iniciativas sem que se adquire o sentimento de culpa: a criana experimenta diferentes papis nas brincadeiras em grupo, imita os adultos, tm conscincia de ser outro que no os outros, de individualidade. Deve-se estimular a criana no sentido de que pode ser aquilo que imagina ser, sem sentir culpa. Neste estdio a criana tem uma preocupao com a aceitabilidade dos seus comportamentos, desenvolve capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginao e curiosidade. Questo chave: serei bom ou mau?

[editar] O quarto estgio indstria/inferioridade


Decorre na idade escolar antes da adolescncia (6 - 12 anos) A criana percebe-se como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. Neste estgio, a resoluo positiva dos anteriores tem especial relevncia: sem confiana, autonomia e iniciativa, a criana no poder afirmar-se nem sentir-se capaz. O sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, descrena quanto s suas capacidades e a atitudes regressivas: a criana dever conseguir sentir-se integrada na escola, uma vez que este um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes. Questo chave: Serei competente ou incompetente?

[editar] O quinto estgio identidade/confuso de identidade


Marca o perodo da adolescncia neste estgio que se adquire uma identidade psicossocial: o adolescente precisa de entender o seu papel no mundo e tem conscincia da sua singularidade. H uma recapitulao e redefinio dos elementos de identidade j adquiridos esta a chamada crise da adolescncia. Factores que contribuem para a confuso da identidade

so: perda de laos familiares e falta de apoio no crescimento; expectativas parentais e sociais divergentes do grupo de pares; dificuldades em lidar com a mudana; falta de laos sociais exteriores famlia (que permitem o reconhecimento de outras perspectivas) e o insucesso no processo de separao emocional entre a criana e as figuras de ligao. Neste estgio a questo chave : Quem sou eu?

[editar] O sexto estgio intimidade/isolamento


Ocorre entre os 20 e os 35 anos, aproximadamente A tarefa essencial deste estgio o estabelecimento de relaes ntimas (amorosas, e de amizade) durveis com outras pessoas. A vertente negativa o isolamento, pela parte dos que no conseguem estabelecer compromissos nem troca de afectos com intimidade. Questo chave deste estgio: Deverei partilhar a minha vida ou viverei sozinho?

[editar] O stimo estgio generatividade/estagnao


(35 - 60 anos) caracterizado pela necessidade em orientar a gerao seguinte, em investir na sociedade em que se est inserido. uma fase de afirmao pessoal no mundo do trabalho e da famlia. H a possibilidade do sujeito ser criativo e produtivo em vrias reas. Existe a preocupao com as geraes vindouras; produo de ideais; obras de arte; participao poltica e cultural; educao e criao dos filhos. A vertente negativa leva o indivduo estagnao nos compromissos sociais, falta de relaes exteriores, preocupao exclusiva com o seu bem estar, posse de bens materiais e egoismo.

[editar] O oitavo estgio integridade/desespero


Ocorre a partir dos 60 anos favorvel uma integrao e compreenso do passado vivido. a hora do balano, da avaliao do que se fez na vida e sobretudo do que se fez da vida. Quando se renega a vida, se sente fracassado pela falta de poderes fsicos, sociais e cognitivos, este estgio mal ultrapassado. Integridade - Balano positivo do seu percurso vital, mesmo que nem todos os sonhos e desejos se tenham realizado e esta satisfao prepara para aceitar a idade e as suas consequncias. Desespero - Sentimento nutrido por aqueles que considerem a sua vida mal sucedida, pouco produtiva e realizadora, que lamentem as oportunidades perdidas e sentem ser j demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros anteriores. Neste estgio a questo chave : Valeu apena ter vivido?

[editar] Crise da adolescncia


Para que ocorra, so necessrias as seguintes condies: um certo nvel de desenvolvimento intelectual, a ocorrncia da puberdade, um certo crescimento fsico e presses culturais que levem o adolescente efectiva ressntese da sua identidade. Para alm das mudanas fsicas j referidas acima, o adolescente adquire tambm a

capacidade de operaes formais e raciocnio abstracto. O pensamento formal constitui a capacidade de reflectir acerca do seu prprio pensamento e do pensamento dos outros. O raciocnio abstracto permite colocar hipteses, conceber teorias e opera com proposies.Muitas vezes um adolescente que precisa ter mais afetividade e no a encontra em casa,pensa que achar,ou a procura na escola atravs dos grupos de amigos,que nem sempre os aceitam sem que haja uma certa condio,que na maioria das vezes de mal-carter e mancha a personalidade da pessoa,ou at mesmo traz desinteligncia com os pais,gerando uma falta de dilogo,coisa qual que ,por sua vez, essencial no entendimento sobre a vida,um vez que os pais j vivenciaram mais experincias passadas que os filhos podem estar vivenciando no futuro qualquer momento. fundamental que ocorra o chamado perodo de moratria, em que o jovem tem possibilidades de explorar hipteses e escolher caminhos. De facto nesta altura que vrios agentes de socializao exercem presso para o assumir responsabilidades e para a tomada de decises, principalmente do foro escolar e profissional. Erikson considera que a moratria institucionalizada rituais sociais para a entrada na idade adulta, como a escola da rea profissional no ensino escolar facilitam a preparao para a aquisio de papis na sociedade. Por noutro lado, um contexto social no estruturado pode levar a uma crise de identidade. Como no possvel separar a crise de identidade individual com o contexto histrico da sociedade em que se insere o indivduo, momentos de crise como guerras, epidemias e revolues influenciam o adolescente em larga escala, quanto aos seus valores morais, por exemplo. Os outros tm um importante papel na definio da identidade: o jovem v reflectido no seu grupo de amigos parte da sua identidade e preocupa-se muito com a opinio dos mesmos. Por vezes, procura amigos com maneiras de estar divergentes daquela em que cresceu, de forma a poder pr em causa os valores dos pais, testando possibilidades para construir a sua prpria maneira. O grupo permite um jogo de identificaes e a partilha de segredos e experincias essenciais para o desenvolvimento da personalidade. Segundo Erikson, o adolescente que adquire a sua identidade aquele que se torna fiel a uma coerente interaco com a sociedade, a uma ideologia ou profisso, que tambm uma tarefa deste estgio. A fidelidade permite ao indivduo a devoo a uma causa compromisso com certos valores. Tambm permite confiar em si prprio e nas outras pessoas, como tal, a interaco social fundamental. A formao de identidade envolve a criao de um sentido de unicidade: a unidade da personalidade sentida por si e reconhecida pelos outros, como tendo uma certa consistncia ao longo do tempo.

Anda mungkin juga menyukai