Anda di halaman 1dari 9

LEI N

8.464,

DE 04 DE

ABRIL

DE 2006.

Autor: Deputado Srgio Ricardo

Dispe, define e disciplina a piscicultura no Estado de Mato Grosso e d outras providncias.

A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispe o art. 42 da Constituio Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte lei:

CAPTULO I DAS DEFINIES Art. 1 Para efeito de aplicao desta lei, ficam estabelecidas as seguintes definies e disposies: I - aqicultura: cultivo e criao de organismos aquticos, incluindo peixes, moluscos, crustceos, quelnios, rpteis e plantas aquticas mediante a interveno do homem no processo de cultivo e criao visando aumentar a produo em operaes como reproduo, estocagem, alimentao, proteo contra predadores e outros; II - piscicultura: atividade de cultivo de alevinos ou peixes em ambientes naturais e artificiais com as finalidades econmica, social ou cientfica; III - piscicultor: pessoa fsica ou jurdica que se dedica profissionalmente criao de alevinos ou peixes em ambientes naturais e artificiais com as finalidades econmica, social ou cientfica, trabalhando de modo independente ou vinculado a associaes e/ou cooperativas; IV - produtor de alevinos: piscicultor que se dedica reproduo, larvicultura, criao e comercializao de alevinos; V - reprodutor ou matriz: peixe adulto, apto a procriar, utilizado pelo piscicultor na obteno de descendentes;

Pgina 1 de 9

VI - reservatrio: corpo natural ou artificial de gua superficial, tais como: rios, lagoas, lagunas, audes, canais e outros; VII - represa: depsito de gua formado artificialmente atravs de barramento de acidentes geogrficos naturais e ou decorrentes de ao antrpica, mediante diques ou barragens nos quais se armazenam guas pluviais, de rios, crregos, com objetivo de uso como recurso hdrico; VIII - viveiro/tanque: estrutura projetada e construda para aqicultura, escavada ou no, revestida ou no, e com controle de entrada e sada de gua; IX - rea aqcola: espao fsico contnuo em meio aqutico, delimitado, destinado a projetos de aqicultura, individuais ou coletivos; X - parque aqcola: espao fsico contnuo em meio aqutico, delimitado, que compreende um conjunto de reas aqcolas afins, em cujos espaos fsicos intermedirios podem ser desenvolvidas outras atividades compatveis com a prtica da aqicultura; XI - gaiola ou tanque-rede: equipamento de cultivo utilizado dentro da massa de gua de um rio, lago ou reservatrio, parque aqcola, construdo e manejado de acordo com as normas tcnicas de engenharia; XII - espcie nativa: espcie de origem e ocorrncia natural nas guas brasileiras; XIII - espcie extica: espcie de origem e ocorrncia natural somente em guas de outros pases; XIV - espcie estabelecida: espcie alctone que j constituiu populao isolada e em reprodues, aparecendo em pescas cientfica e/ou extrativista; XV - peixe hbrido: peixe obtido a partir do cruzamento entre espcies; XVI - espcie alctone: no originria da bacia hidrogrfica; XVII - espcie autctone: originria da bacia hidrogrfica; XVIII - peixamento: processo de introduo de alevinos ou de peixes adultos em ambientes aquticos naturais ou artificiais com a finalidade de povoar ou repovoar o corpo d'gua local; XIX - despesca: processo de retirada de peixes e outras espcies aquticas cultivadas para fins econmicos, sociais, cientficos e outros; XX - nascente ou olho dgua: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a gua subterrnea.

Pgina 2 de 9

CAPTULO II DA CLASSIFICAO

Art. 2 Os piscicultores so classificados quanto ao objetivo de sua produo em: I - produtor de alevinos: aquele que se dedica produo e comercializao de alevinos a serem utilizados como insumo a outras pisciculturas que efetuem a recria e a engorda; II - produtor de peixes ornamentais: aquele que se dedica produo e comercializao de alevinos e peixes a serem utilizados como espcies ornamentais ou de aquariofilia; III - produtor terminador: aquele que finaliza o cultivo de alevinos, produzindo pescado destinado ao consumo humano e/ou industrial; IV - produtor de matrizes e reprodutores: aquele que cria peixes, jovens ou adultos, fruto de processos de seleo, melhoria e classificao zootcnica a serem comercializados, exclusivamente, como reprodutores ou matrizes aos produtores de alevinos; V - produtor de iscas aquticas: aquele que realiza trabalhos de reproduo, cultivo armazenamento e comercializao de peixes utilizados como iscas vivas aquticas na pesca; amadora, profissional e ou esportiva; VI - piscicultor de pesque-pague: aquele que cultiva ou adquire peixe vivo, oriundo de outro piscicultor, comercializando no varejo, como forma de lazer, recreao, esporte ou turismo; VII - produtor de peixe para peixamento: aquele que realiza trabalhos de reproduo, cultivo, armazenamento e comercializao de peixes que podero ser comercializados para o peixamento de cursos dgua. Art. 3 A piscicultura quanto ao tamanho, avaliada de acordo com a lmina dgua acumulada, ser classificada em: I - micro: at 1 (um) hectare; II - pequena: maior que 1 (um) hectare at no mximo 5 (cinco) hectares; III - mdia: maior que 5 (cinco) hectares at no mximo 50 (cinqenta) hectares; IV - grande: maior que 50 (cinqenta) hectares.

Pgina 3 de 9

CAPTULO III DOS PRODUTOS Art. 4 So produtos da piscicultura: I - alevinos para uso prprio ou comercializao; II - alevinos e peixes para ornamentao e aquariofilia; III - alevinos para peixamento; IV - iscas vivas aquticas; V - hipfises oriundas do processamento de pescado; VI - reprodutores e matrizes; VII - peixe vivo; VIII - peixe abatido; IX - peixe processado e seus subprodutos. CAPTULO IV DAS RELAES COM O MEIO AMBIENTE Art. 5 declarada de interesse social e econmico a atividade de piscicultura para fins de implantao que envolva a supresso da rea de preservao permanente, atendidos os requisitos estabelecidos nesta lei. 1 A construo de reservatrios dgua, represas, audes e tanques usados para implantao de atividade de piscicultura poder ser licenciada nos cursos dgua com vazo mdia mxima de 3m3 (trs metros cbicos) por segundo. 2 Para a construo de reservatrios dgua, represas, audes e tanques usados para implantao de atividade de piscicultura nos cursos dgua com vazo mdia mxima maior que 3m3 (trs metros cbicos) por segundo, o interessado solicitar Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA uma licena especial. 3 Os procedimentos administrativos de licenciamento dos empreendimentos e atividades previstos no caput deste artigo sero efetivados junto Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA.

Pgina 4 de 9

4 No ser autorizada a implantao da atividade de piscicultura num raio inferior a 100 (cem) metros das nascentes ou olhos dgua. Art. 6 Ser autorizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA-MT, a interveno ou supresso de vegetao em rea de preservao permanente (APP) para o uso na atividade de piscicultura quando o requerente: I - comprovar a inexistncia de alternativa tcnica e locacional em sua propriedade para os planos, atividades ou projetos propostos; II - comprovar a imprescindibilidade da interveno na APP para a viabilidade econmico-financeira total do empreendimento; III - comprovar o acompanhamento tcnico de profissional habilitado para conduo dos projetos de engenharia (obras de arte) e ou do licenciamento ambiental; IV - indicar as medidas mitigadoras e de compensao necessrias. Art. 7 A reproduo artificial de espcies nativas e ou alctones, que se destina produo de alevinos puros ou hbridos dever ocorrer em laboratrio devidamente licenciados para este fim pelo rgo competente: I - o laboratrio dever apresentar laudo de inspees sanitrias de seus reprodutores, matrizes e alevinos. Pargrafo nico. Os alevinos adquiridos de outros Estados e/ou pases devero estar acompanhados do laudo de inspeo sanitria. Art. 8 Os projetos de piscicultura destinados produo de alevinos e peixes hbridos devero obedecer aos seguintes critrios: I - solidez necessria conteno de gua, que garanta a sua estabilidade, comprovada por clculos de engenharia com recolhimento de Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART); II - proteo dos taludes e ladres contra a eroso; III - construir dispositivos de proteo contra a fuga de peixes para o meio ambiente (telas, filtros, tanques de peixes nativos predadores, tanque de jacar, etc);

Pgina 5 de 9

IV - executar obras levando em conta critrios e estruturas que venham a gerar o mnimo de reas de emprstimo e bota-fora (locais de disposio final de estreis e rejeitos), de preferncia mantendo-os abaixo da linha da gua; V - comprovar o acompanhamento da atividade por tcnico responsvel devidamente inscrito no seu rgo. Pargrafo nico. O cumprimento dos incisos I a V no exime o empreendedor das penalidades previstas na legislao vigente. Art. 9 Os processos de licenciamento das pisciculturas sero submetidos Superintendncia de Recursos Hdricos para o deferimento da utilizao do recurso hdrico. Art. 10 O peixamento em ambientes aquticos naturais ser permitido quando se tratarem de espcies nativas da mesma bacia onde se realizar a operao (espcies autctones), fornecidos por produtor de peixe para peixamento devidamente licenciado. Pargrafo nico. As atividades de peixamento devero ser precedidas de comunicao prvia SEMA das seguintes informaes: I - origem das matrizes; II - identificao da espcie, tamanho mdio e peso mdio; III - local e data do peixamento; IV - anotao de responsabilidade tcnica. CAPTULO V DAS LICENAS, CADASTROS E AUTORIZAES Art. 11 O licenciamento ambiental de piscicultura ser processado junto Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, nas modalidades Licena Prvia, Licena de Instalao e Licena de Operao, devendo o interessado indicar as classificaes de sua atividade, nos termos dos arts. 3 e 4 desta lei, apresentando projeto tcnico com as especificaes constante de instruo normativa a ser editada pelo rgo estadual do meio ambiente.

Pgina 6 de 9

Art. 12 A licena para a captura de reprodutores e matrizes no ambiente natural, dever ser solicitada SEMA-MT (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), por piscicultores devidamente licenciados para este fim mediante requerimento do interessado em modelos prprios. Art. 13 A validade das licenas de pisciculturas seguir os seguintes prazos mximos de durao: I - Licena Prvia: validade 4 (quatro) anos; II - Licena Instalao: validade de 5 (cinco) anos; III - Licena de Operao: validade 6 (seis) anos. Art. 14 As autorizaes de despesca somente sero emitidas aos empreendimentos devidamente licenciados. Art. 15 A SEMA poder delegar a rgos estaduais e municipais, mediante convnio, o controle sobre o transporte de produtos oriundos da piscicultura no Estado de Mato Grosso. Art. 16 O transporte dos produtos oriundos da piscicultura obedecer regulamentao oficial do Servio de Defesa Sanitria Animal do Estado de Mato Grosso. CAPTULO VI DOS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE E DAS PENALIDADES Art. 17 Constituem infraes ambientais punidas na forma do regulamento: I - a introduo de espcies no autctones, com comprovada alterao da freqncia natural de ocorrncia e a base gentica das populaes nativas, afetando a sobrevivncia das espcies da bacia hidrogrfica; II - a introduo de doenas e parasitas oriundos de outras bacias hidrogrficas ou pisciculturas no ambiente natural; III - a alterao significativa da qualidade dos corpos dguas receptores dos efluentes oriundos das pisciculturas.

Pgina 7 de 9

Pargrafo nico. A responsabilizao administrativa do empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, que por ao ou omisso, degradar o meio ambiente, no exclui a sua obrigao de reparar o dano causado. CAPTULO VII DOS INCENTIVOS E PROTEO PISCICULTURA Art. 18 A piscicultura que cumprir as determinaes desta lei ser declarada atividade zootcnica e econmica. Art. 19 A piscicultura ser considerada de interesse ambiental se ela estiver enquadrada no artigo anterior e contribuir em pelo menos uma das seguintes formas: I - aliviar a presso de pesca pela oferta constante de produtos de piscicultura; II - reduzir os danos ambientais causados na captura de iscas aquticas na natureza pela oferta destas espcies provenientes de pisciculturas; III - incentivar a pesca esportiva, de lazer, recreativa, turstica ou comercial em pesqueiros artificiais do tipo pesque-pague; IV - reconstituir ambientes degradados por ao antrpica (garimpos, olarias, cermicas, eroses, etc.) nociva ao meio ambiente. Art. 20 Todos os produtos de piscicultura, conforme descrito no Captulo III, no esto includos nas limitaes legais pertinentes pesca turstica ou comercial, quais sejam: I - tamanho mnimo; II - perodo de defeso; III - local de reproduo; IV - forma de captura; V - limite de quantidade. DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 21 A presente lei ser regulamentada nos termos da Emenda Constitucional n 19/01.
o

Pgina 8 de 9

Art. 22 Os empreendimentos de piscicultura que atualmente estejam em atividade e fora dos paramentos desta lei devero adequar-se ao disposto da mesma em at 30 (trinta) meses contados de sua vigncia. Art. 23 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Palcio Paiagus, em Cuiab, 04 de Independncia e 118 da Repblica. abril de 2006, 185 da

BLAIRO BORGES MAGGI


CLIO WILSON DE OLIVEIRA ANTONIO KATO ORESTES TEODORO DE OLIVEIRA YNES JESUS DE MAGALHES WALDIR JLIO TEIS SRIO PINHEIRO DA SILVA CLOVES FELCIO VETTORATO ALEXANDRE HERCULANO COELHO DE SOUZA FURLAN TEREZINHA DE SOUZA MAGGI YDA MARLI DE OLIVEIRA ASSIS VILCEU FRANCISCO MARCHETTI ANA CARLA MUNIZ GERALDO APARECIDO DE VITTO JNIOR AUGUSTINHO MORO MARCOS HENRIQUE MACHADO JOS CARLOS DIAS JOO VIRGLIO DO NASCIMENTO SOBRINHO LOUREMBERG RIBEIRO NUNES ROCHA LARCIO VICENTE DE ARRUDA E SILVA JOO CARLOS VICENTE FERREIRA ILMA GRISOSTE BARBOSA

Pgina 9 de 9

Anda mungkin juga menyukai