Anda di halaman 1dari 17

ELETRICIDADE ELEMENTAR:

DIFERENA DE POTENCIAL Por causa da fora eletrosttica, uma carga capaz de realizar um trabalho (deslocando uma outra carga), essa capacidade chamada de potencial eltrico. Quando, em quantidade ou em sinal, uma carga diferente da outra, h ento a chamada diferena de potencial eltrico ou, simplesmente, ddp. A soma das diferenas de potencial de um campo eletrosttico chamada de fora eletromotriz (f.e.m.). Entre os terminais de uma bateria carregada, portanto, existe uma ddp e a capacidade de deslocar cargas que esta ddp possui chamada de fora eletromotriz. A unidade fundamental de diferena de potencial o volt (V, tambm podendo ser representado pela letra U), que indica a capacidade de realizar trabalho ao se forar os eltrons a se deslocarem. A diferena de potencial comumente chamada de Tenso (alguns usam, inadequadamente, a expresso voltagem). CORRENTE CONTNUA A corrente contnua (DC ou CC) a corrente que passa atravs de um condutor ou de um circuito somente num sentido. A razo desta corrente unidirecional se deve ao fato de as fontes de tenso, como as pilhas e as baterias, manterem a mesma polaridade da tenso de sada. A tenso fornecida por essas fontes chamada de tenso de corrente contnua ou simplesmente de tenso DC ou tenso CC. Uma fonte de tenso contnua pode variar o valor da sua tenso de sada, mas se a polaridade for mantida, a corrente fluir somente num sentido. CORRENTE ALTERNADA Uma fonte de tenso alternada (tenso CA ou AC) inverte, ou seja, alterna periodicamente a sua polaridade. Consequentemente, o sentido da corrente alternada resultante tambm invertido periodicamente. Em termos do fluxo convencional, a corrente flui do terminal positivo da fonte de tenso, percorre o circuito e volta para o terminal negativo, mas quando o gerador alterna a sua polaridade, a corrente tem de inverter o seu sentido. Um exemplo comum a linha de tenso usada nas residncias. Nesses sistemas, os sentidos da tenso e da corrente sofrem muitas inverses por segundo. Cada inverso completa, saindo e voltando para o ponto em que a curva se repetir, chamada de ciclo. A quantidade de vezes que este ciclo se repete no tempo de um segundo chamada de frequncia cuja unidade de medida o Hertz (Hz). O sistema brasileiro de corrente alternada possui a frequncia fixa de 60 Hz, ou seja, sessenta ciclos por segundo. CIRCUITO ELTRICO O conjunto de equipamentos e condutores onde possvel se estabelecer uma corrente eltrica chamado circuito eltrico. Basicamente, o circuito eltrico constitudo de condutores, instrumentos de controle e, pelo menos, uma carga. tambm necessria a ligao de uma fonte de fora eletromotriz ao circuito para que haja circulao de corrente. A fonte de tenso chamada de parte interna do circuito; os demais aparelhos constituem o circuito externo.

RESISTNCIA ELTRICA Define-se como resistncia eltrica a dificuldade que um corpo impe passagem da corrente. O resistor um elemento de circuito cuja funo exclusiva efetuar a converso da energia eltrica em energia trmica. O fenmeno da transformao da energia eltrica em energia trmica chamado efeito trmico ou efeito joule. A resistncia eltrica medida em ohms () e representada nas equaes pela letra R. LEI DE OHM A resistncia de um circuito igual ao quociente entre tenso aplicada e a corrente que passa por ele: R= U/I Manipulando a relao acima, surgem as seguintes formas: U=I*R I=U/R Onde: U = Tenso, em volts (V), entre os terminais do componente ou trecho do circuito. R = Resistncia, em ohms (), do componente ou trecho de circuito. I = Corrente, em ampres (A), que percorre o componente ou trecho de circuito.

Crculo da Lei de Ohm Quando forem conhecidos dois dos valores envolvidos na relao, cubra o smbolo da grandeza a ser calculada com o dedo. As grandezas que ficarem mostra indicaro como a grandeza desconhecida. POTNCIA ELTRICA A potncia uma grandeza utilizada com freqncia na especificao dos equipamentos eltricos, determina, por exemplo, o quanto uma lmpada capaz de emitir luz, o quanto o motor eltrico capaz de produzir trabalho ou a carga mecnica que pode suportar em seu eixo. A unidade de medida da potncia o Watt cujo smbolo a letra W. Quando uma corrente forada pela tenso produzida por um gerador a passar por um equipamento, a energia eltrica transformada em outras formas de energia (mecnica, qumica, trmica, etc.). Diz-se ento que a energia eltrica foi consumida pelo equipamento ou circuito. A potncia eltrica em qualquer trecho ou componente do circuito igual ao produto da corrente que passa por esse trecho pela tenso entre nas extremidades do trecho que est sendo analisado. Portanto: P = I U Onde: P = Potncia em watts (W) 2

I = Corrente em ampres (A) U = Tenso em volts (V) Podemos tambm manipular esta equao para obtermos: I=P/U U=P/I

Crculo do clculo de potncia Exemplo: Um chuveiro eltrico possui uma resistncia de 11 . Sabendo que este equipamento Deve ser alimentado por uma tenso de 220 V, determine sua potncia. Soluo: Pode-se calcular a potncia atravs da seguinte relao: P=I*U O enunciado do exerccio no fornece o valor da corrente, entretanto, possvel determin-lo com base na lei de Ohm.

Sabe-se agora que a corrente nominal do chuveiro de 20 ampres. Ento, para encontrar a potncia, basta prosseguir com o clculo: P = 20 * 220 P = 4400 W ESTABILIZADORES O estabilizador adequa a rede de energia na qual a mquina est ligada voltagem indicada no aparelho. Quando a tenso de energia eltrica cai ou aumenta o estabilizador tenta compensar esta perda ou excesso de energia, o que nos modelos com rels eletro-mecnicos gera os famosos estalinhos. Caso haja uma sobrecarga na tenso de entrada, o estabilizador conta ainda com um fusvel de proteo, que deve ser adequado tenso em uso. No municpio de Cachoeirinha a tenso residencial padro de 220V, portanto todos os aparelhos ligados tomadas eltricas devero estar com esta tenso na chave seletora.

detalhe da chave seletora de entrada

Note-se que o valor exibido na chave o valor selecionado, e no o valor coberto pela chave. Caso o estabilizador no possua uma chave seletora, isto significa que ele monovolt portanto fazse necessria uma leitura na etiqueta do produto para evitar danificar o aparelho por sub/sobretenso. Os estabilizadores possuem uma capacidade de carga que dever nunca ser igualada ou ultrapassada, essa capacidade denominada POTNCIA NOMINAL DE SADA e medida em VA's.

Detalhe da potncia

A potncia real (em Watt), tambm chamada de potncia ativa, igual a potncia aparente (em VA) multiplicada pelo Fator de Potncia (FP) do circuito. Ou seja, W = VA x FP. O Fator de Potncia de um circuito um nmero igual ou menor que 1. Portanto, a potncia real, dada em Watt (W), igual ou menor que a potncia aparente, dada em Volt-Ampere (VA), dependendo do Fator de Potncia. Para os circuitos puramente resistivos, uma lmpada incandescente por exemplo, o Fator de Potncia igual a 1. Portanto, neste caso a potncia em W igual potncia em VA. O mesmo vale para os circuitos de corrente contnua (DC). Para circuito mais complexos, com motores de induo ou com capacitores, como computadores por exemplo, o Fator de Potncia normalmente menor do que 1. Nestes casos a potncia em W (efetivamente consumida) ser menor do que a potncia em VA (Aparente). Existem calculadoras on-line onde, de posse da tenso e do valor em VA pode-se calcular a potncia correspondente em Watts, um exemplo est no endereo: http://www.plug.at/pl/calculator.htm O tipo mais comum de estabilizador utilizado na rede municipal de ensino o Estabilizador/Transformador. Este tipo de aparelho alm de eliminar rudos e compensar as tenses eltricas ainda faz a transformao da tenso de 220 V para 110 V. LEMBRETES IMPORTANTES: - Equipamentos eltricos exigem ateno e cuidado ao ligar, por mais breve que seja, a ligao em tenso diferente da correta ocasiona queima instantnea do aparelho. Tenha o hbito de seguir o cabo eltrico da ponta do cabo at sua fonte, para certificar-se de estar ligando o aparelho correto tenso correta. - Computadores, impressoras, switchs e roteadores devem ser SEMPRE ligados em um estabilizador. - Evitar o erro comum de pendurar inmeras extenses eltricas para ligar mais aparelhos ao estabilizador. Estabilizadores tem uma capacidade de carga que no deve ser ultrapassada, na verdade o correto manter um nvel de demanda que no alcance 90% dessa capacidade. - Um estabilizador no dever NUNCA ser ligado em outro estabilizador, visto que isso no fornecer a tenso de entrada necessria para o funcionamento do segundo aparelho. - Um computador ligado um estabilizador com tenso de sada 110 V deve estar com sua fonte em 110 V, caso a fonte esteja em 220 V o computador ligar as ventoinhas mas no inicializar.

Montagem
Melhores prticas Executar a montagem de um computador bem mais do que apenas encaixar os componentes nos lugares certos, envolve estudo de caso e cuidados especficos com cada elemento de hardware. O manuseio: A Energia Esttica um dos maiores perigos quando se esta trabalhando com componentes eletrnicos pois menos de 1 volt j suficiente para danific-los, gerando erros intermitentes ou deixando de funcionar completamente. Por isso antes de manusear os componentes deve se tomar alguns cuidados como por exemplo: Circunstncias como ambientes com ar condicionado, carpetes, ou mesmo utilizar roupas de l elevam o nvel de eletricidade esttica no corpo, aumentando bastante o risco de acidentes. Para evitar essas situaes pode-se tocar em qualquer objeto de metal aterrado (em contato com o solo) sem pintura para descarregar a eletricidade presente em seu corpo ou utilizar uma pulseira antiesttica, desde que a mesma esteja corretamente plugada a um terra efetivo. Mesmo depois de tomar todas as precaues evite tocar diretamente os componentes eletrnicos, em vez disso segure-os sempre pelas bordas. As ferramentas: Para a correta instalao dos diversos itens de hardware necessrio possuir as ferramentas correspondentes. As ferramentas mais comuns so: Ferramenta Chave philips Chave canho Alicate de bico Utilidade Parafusos externos do gabinete, fixao da placa me, placas externas, perifricos internos, etc. Parafuso de fixao da placa me no gabinete (parafuso-porca) Segurar parafusos para parafusar dentro do gabinete, quebrar protees traseiras ou das baias do gabinete, remoo ou troca de jumpers, etc.

A montagem: comum pensar que o primeiro passo para a montagem do computador seja a fixao da placa me ao gabinete, porm necessrio primeiramente ter certeza de que os componentes mais bsicos do computador estejam funcionando, caso contrrio esta montagem ter sido em vo ou ainda poder aumentar o leque de possveis motivos do no funcionamento. O primeiro teste a ser executado a verificao dos trs componentes bsicos do computador: Placa me, processador e memrias. Para tanto, em uma bancada isolada mantenha apenas os seguintes itens preparados: Fonte de energia Placa me Processador Memrias

Instalando o processador:
O primeiro componente a ser colocado o mais importante: o processador. Processadores so componentes muito sensveis e devem ser manuseados com cuidado. Existem processadores onde na parte inferior encontram-se pinos, outros possuem apenas contatos eltricos onde os pinos responsveis pela transferncia de energia esto fixados no slot do processador na placa-me.

Existe apenas uma posio correta de encaixe do processador, portanto se o processador no encaixar bem porque est na posio errada. Nunca force o processador no slot, pois tanto ele quanto o slot podem ser danificados irremediavelmente. Uma vez que o processador esteja em sua posio o mesmo deve ser travado atravs de uma alavanca ligada ao slot, a alavanca deve ser baixada at sua posio de descanso e travada. Aps a fixao do processador placa me devemos prosseguir com a instalao do cooler, que nada mais do que o sistema de resfriamento do processador. Instalando o cooler: O cooler tem a funo de refrigerar o processador, sem ele o processador chega a mais de 100 C em poucos segundos. Cada processador tem uma faixa de temperatura mxima aceitvel para seu funcionamento, portanto para diferentes processadores tm-se diferentes coolers. O ideal comprar o processador com seu cooler de fbrica esses pacotes de processador+cooler so comumente conhecidos como Processadores box. O cooler composto de uma ventoinha e um dissipador, que tem a funo de refrigerar o processador, sem ele o processador chega a mais de 100 C em poucos segundos. Cada processador tem uma faixa de temperatura mxima aceitvel para seu funcionamento, portanto para diferentes processadores tm-se diferentes coolers. O ideal comprar o processador com seu cooler de fbrica esses pacotes de processador+cooler so comumente conhecidos como Processadores box. Existem basicamente dois tipos de fixao de coolers, por duas presilhas encaixadas no socket do processador ou por quatro pinos fixados diretamente placa me.

Cooler de presilha

Cooler de pinos

Antes de colocar o cooler sobre o processador muito importante a aplicao da pasta trmica. A m aplicao da pasta trmica um dos erros mais comuns na montagem de computadores, para uma correta instalao importante entender o porqu do uso da pasta bem como o mecanismo de resfriamento do processador. O dissipador do cooler recebe o calor transmitido por contato fsico com o processador, porm o cooler sozinho no resolve o problema de superaquecimento. Existe um outro vilo na histria que a transferncia de calor entre o processador e o cooler. Do ponto de vista microscpio, o contato fsico entre o processador e o cooler no perfeito. Imperfeies existentes tanto na superfcie do processador quanto na superfcie do cooler impedem um contato 100% perfeito entre eles. Como as superfcies de ambos no so perfeitamente lisas, minsculas lacunas de ar so formadas na hora da juno. Como o ar um pssimo condutor de calor (com coeficiente de condutibilidade de 0,026 W/mK), o calor passar com maior dificuldade do processador para o cooler, o que pode resultar em superaquecimento. Para resolver o problema e melhorar a transferncia de calor entre o processador e o cooler, devemos aplicar uma fina camada de pasta trmica entre eles de modo a preencher as minsculas lacunas de ar. Com isso, a transferncia de calor entre o processador e o cooler feita mais facilmente, j que a pasta trmica possui coeficiente de condutibilidade maior do que o ar. importante salientar que a funo da pasta apenas preencher o espao onde no h contato direto do processador com o cooler, pois nada conduz melhor o calor do que o contato entre metais. A pasta trmica composta basicamente de silicone e xido de zinco, para aumentar a condutibilidade.

Instalando as Memrias:
A instalao das memrias extremamente simples, basta encaix-las pressionando com firmeza para baixo at que as presilhas laterais travem o mdulo de memria. importante notar que existem diversos formatos de memria e obviamente no h como encaixar um mdulo de um formato em um slot de outro. Nas placas atuais encontramos dois formatos bsicos de memria: SDR e DDR. fcil diferenciar os pentes SDR e DDR, pois os SDR possuem dois chanfros e os DDR apenas um. Essa diferena faz com que tambm no seja possvel trocar as bolas, encaixando por engano um pente DDR numa placame que use SDR e vice-versa. Uma evoluo das memrias DDR o formato DDR2. Os pentes de memria DDR2 so incompatveis com as placas-me antigas. Eles possuem um nmero maior de contatos (um total de 240, contra 184 dos pentes DDR), e o chanfro central posicionado de forma diferente, de forma que no seja possvel instal-los nas placas antigas por engano. Algumas placas (geralmente modelos de baixo custo) possuem dois tipos de soquete, permitindo usar mdulos SDR e DDR, DDR e DDR2 ou DDR2 e DDR3 de acordo com a convenincia, mas sem misturar os dois tipos. Elas so comuns durante os perodos de transio, quando uma tecnologia de memria substituda por outra e podem ser uma opo interessante, j que permitem aproveitar os mdulos antigos.

Instalando Placas me:


Tambm conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-me , basicamente, a responsvel pela interconexo de todas as peas que formam o computador. O HD, a memria, o teclado, o mouse, a placa de vdeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados placa-me para formar o computador. A placa me comumente menosprezada como um mero conector de componentes e muitas vezes sua compra norteada basicamente por ser compatvel com o processador desejado e por ser a mais econmica. Na verdade um projeto de placa me aprimorado e visando a estabilidade eltrica influencia diretamente na velocidade do sistema como um todo. Capacitores Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variaes na corrente e entregando um fluxo estvel para os componentes ligados a ele. Voc pode imaginar que eles atuam como pequenas represas, armazenando o excesso de gua na poca das chuvas e entregando a gua armazenada durante as secas. Internamente, um capacitor eletroltico composto por duas folhas de alumnio, separadas por uma camada de xido de alumnio, enroladas e embebidas em um eletrlito lquido (composto predominantemente de cido brico, ou borato de sdio), que acaba evaporando em pequenas quantidades durante o uso. Como o capacitor hermeticamente selado, isto com o tempo gera uma presso interna que faz com que ele fique estufado. Esse o sinal visvel de que o capacitor est no final de sua vida til. Em alguns casos, o eletrlito pode vazar, corroendo as trilhas e outros componentes prximos e assim causando uma falha prematura do equipamento. Atualmente, cada vez mais fabricantes esto passando a oferecer placas com capacitores de estado slido (chamados de Conductive Polymer Aluminum), onde a folha de alumnio banhada no lquido eletroltico substituda por uma folha de material plstico (um polmero) contendo um eletroltico slido de alumnio. Por no conterem nenhum tipo de lquido corrosivo, estes capacitores no so susceptveis aos problemas de durabilidade que caracterizam os capacitores eletrolticos.

Capacitores slidos Chipset

Capacitores eletrolticos

O chipset um chip responsvel pelo controle de uma srie de itens da placa-me, como acesso memria, barramentos e outros. Principalmente nas placas-me atuais, bastante comum que existam dois chips para esses controles: Ponte Sul (I1) e Ponte Norte (I2): Ponte Sul (South Bridge): este geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada e sada, como as interfaces IDE ou SATA. Placas-me que possuem som onboard (visto adiante), podem incluir o controle desse dispositivo tambm na Ponte Sul;

Ponte Norte (North Bridge): este chip faz um trabalho "mais pesado" e, por isso, geralmente requer um dissipador de calor para no esquentar muito. Repare que na foto da placa-me em que esse chip apontado, ele, na verdade, est debaixo de uma estrutura metlica. Essa pea dissipador. Cabe Ponte Norte as tarefas de controle do FSB (Front Side Bus - velocidade na qual o processador se comunica com a memria e com componentes da placa-me), da freqncia de operao da memria, do barramento AGP, etc. Em PCs equipados com processadores Intel a ponte norte importantssima, pois o processador no acessa diretamente a memria RAM ou a placa de vdeo. A ponte norte funciona como intermedirio no acesso do processador a estes dispositivos. Por causa disso, a ponte norte tem influncia direta no desempenho do micro. Se um chip de ponte norte tem um controlador de memria melhor do que outro, o desempenho geral do micro ser melhor. Isto explica o motivo pelo qual duas placas-me voltadas para um mesmo processador, Core2Duo por exemplo, podem obter grandes diferenas no desempenho. Como o controlador de memria est na ponte norte, este chip que limita o tipo e a quantidade mxima de memria que voc pode instalar no seu micro. Os chipsets no so desenvolvidos pelas fabricantes das placas-me e sim por empresas como VIA Technologies, SiS e Intel (esta uma exceo, j que fabrica motherboards tambm). Assim sendo, comum encontrar um mesmo chipset em modelos concorrentes de placa-me. Placas-me onboard "Onboard" o termo empregado para distinguir placas-me que possuem um ou mais dispositivos de expanso integrados. Por exemplo, h modelos que tm placa de vdeo, placa de som, modem ou placa de rede na prpria placa-me. A motherboard estudada neste artigo possui placa de som (CMedia CMI9761A 6-channel) e placa de rede (VIA VT6103 10/100 Mbps Ethernet) integradas, ou melhor, onboard. Por esta razo, os conectores desses dispositivos ficam juntos s entradas mostradas no item G, visto anteriormente. A vantagem de se utilizar modelos onboard a reduo de custo do computador, uma vez que deixa-se de comprar determinados dispositivos porque estes j esto includos na placa-me. No entanto, necessrio ter cuidado: quanto mais itens onboard uma placa-me tiver, mais o desempenho do computador ser comprometido. Isso porque o processador acaba tendo que executar as tarefas dos dispositivos integrados. Na maioria dos casos, placas de som e rede onboard no influenciam significantemente no desempenho, mas placas de vdeo e modems sim. As placas de vdeo, mesmo os modelos mais simples, possuem um chip grfico que responsvel pela gerao de imagens. Este, por sua vez, requer memria para tal, principalmente quando trata imagens em 3D. Uma placa de vdeo onboard, mesmo quando acompanhada de um chip grfico integrado, acaba "tomando ateno" do processador, alm de usar parte da memria RAM. Existe uma srie de empresas que fabricam placas-me. As marcas mais conhecidas so: Asus, Abit, Gigabyte, Soyo, PC Chips, MSI, Intel e ECS. Apesar da maioria dessas fabricantes disponibilizarem bons produtos, recomendvel pesquisar sobre um modelo de seu interesse para conhecer suas vantagens e desvantagens. Para isso, basta digitar o nome do modelo em sites de busca. Geralmente, o resultado mostra fruns de discusso onde os participantes debatem sobre a placa-me em questo. A pesquisa vale a pena, afinal, a placa-me um item de importncia extrema ao computador. Furos de encaixe 9

Para evitar danos, a placa-me deve ser devidamente presa ao gabinete. Isso feito atravs de furos que permitem o encaixe de espaadores e parafusos. Para isso, necessrio que a placa-me seja do mesmo padro do gabinete. Se este for AT, a placa-me dever tambm ser AT. Se for ATX (o padro atual), a motherboard tambm dever ser, do contrrio o posicionamento dos locais de encaixe sero diferentes para a placa-me e para o gabinete. A placa me deve ter abaixo de cada um de seus furos um suporte, metlico para os furos com revestimento prateado e plstico para os outros, isso alm de permitir o aterramento da placa tambm contribui para evitar curto-circuitos entre os componentes e apoiar a placa para o encaixe de memrias, cabos, conectores, etc.

Tenha sempre a mo o manual de instalao da placa me, este manual acompanha a placa nova, caso esteja instalando uma placa usada e no possua o manual impresso, procure na internet na pgina do fabricante o mesmo. O manual essencial para a correta instalao, pois atravs dele que saberemos quais as frequencias e quantidade de memria que a placa me capaz de trabalhar, bem como a correta instalao dos conectores frontais do gabinete (leds, botes, painis USB, Card Readers) e posio dos jumpers. PCI Express PCI Express (tambm conhecido como PCIe ou PCI-EX) o padro de slots para placas de expanso utilizadas em PCs. criada pela Intel. Introduzido pela Intel em 2004, o PCI Express foi concebido para substituir os padres AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x at 32x (sendo que atualmente s existe disponvel at 16x). Mesmo a verso 1x consegue ser seis vezes mais rpido que o PCI tradicional. No caso das placas de vdeo, um slot PCI Express 16x duas vezes mais rpido que um AGP 8x. Isto possvel graas a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais para transferncia de dados. Tecnicamente falando, o PCI Express no um barramento. Barramento um caminho de dados onde voc pode ligar vrios dispositivos ao mesmo tempo, compartilhando este caminho de dados. O PCI Express uma conexo ponto-aponto, isto , ele conecta somente dois dispositivos e nenhum outro dispositivo pode compartilhar esta conexo.

10

Fonte de energia
As fontes de alimentao so as responsveis por distribuir energia eltrica a todos os componentes do computador. Por isso, uma fonte de qualidade essencial para manter o bom funcionamento do equipamento. Nos computadores, usa-se um tipo de fonte conhecido como "Fonte Chaveada". Trata-se de um padro que faz uso de capacitores e indutores no processo de converso de energia. A vantagem disso que h menos gerao de calor, j que um mecanismo da fonte simplesmente desativa o fluxo de energia ao invs de dissipar um possvel excesso. Alm disso, h menor consumo, pois a fonte consegue utilizar praticamente toda a energia que "entra" no dispositivo. Por se tratar de um equipamento que gera campo eletromagntico (j que capaz de trabalhar com freqncias altas), as fontes chaveadas devem ser blindadas para evitar interferncia em outros aparelhos e no prprio computador. Tenses fornecidas pelas fontes Cinco tipos de tenses so essncias de uma fonte ATX: +5 V: utilizada na alimentao de chips, como processadores, chipsets e mdulos de memria; -5 V: aplicada em dispositivos perifricos, como mouse e teclado; +12 V: usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor responsvel por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco); -12 V: utilizada na alimentao de barramentos de comunicao, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture). +3,3 V: usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia.

11

Ao escolher a fonte para seu computador, importante levar em conta a potncia necessria para todos os componentes. Para calcular isso, pode-se utilizar ferramentas na internet como: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp Ao calcular o valor ideal de fonte, devemos analisar se pretendemos fazer upgrades futuros como adicionar placas de vdeo AGP ou PCI-Express, outros HD's, etc. Assim como para outros componentes, existem fontes genricas e fontes de qualidade, por isso fcil encontrarmos fontes de 450 W genricas por R$ 50,00 enquanto outras fontes de mesma potncia custam em mdia R$ 180,00, obviamente a qualidade dos componentes e o cumprimento da potncia e eficincia prometidas ficam muito abaixo do esperado. Fontes genricas de uma maneira geral trabalham com um nvel de eficincia bastante baixo, na maioria dos casos na faixa dos 60 a 65%, j que a prioridade dos fabricantes reduzir os custos e no melhorar a eficincia do projeto. Por outro lado, a maioria das fontes de qualidade da safra atual so capazes de trabalhar acima dos 80%, uma diferena que ao longo do tempo acaba se tornando bastante considervel. O 80 PLUS um programa de certificao para fontes, que atesta que ela capaz de manter uma eficincia de pelo menos 80% em trs nveis de carregamento: 20%, 50% e 100%. O selo "80 PLUS" sempre colocado em local visvel na caixa e tambm na pgina do fabricante, o que o torna uma forma simples de diferenciar as fontes de qualidade das genricas ou semigenricas. 80 PLUS Bronze: 82% de com 20% de carga, 85% com 50% e 82% com 100% 80 PLUS Silver: 85% de com 20% de carga, 88% com 50% e 85% com 100% 80 PLUS Gold: 87% de com 20% de carga, 90% com 50% e 87% com 100%

Alm de atestar a eficincia, ele atesta tambm que a fonte capaz de realmente operar dentro da capacidade mxima com uma certa folga, o que pe fim ao velho engodo dos fabricantes em divulgarem a capacidade de pico e no a capacidade real. Caso no possa adquirir uma fonte com o selo 80 Plus d preferncia pelas ditas fontes de watts reais, pois apesar de no ter a garantia de eficincia eltrica cumprem com o fornecimento de energia nominal.

12

Roteiro de testes antes da montagem


Primeiramente organize os componentes na bancada; Confira para ter certeza que todas as peas, ferramentas e o manual da placa-me estejam a mo; Verifique a voltagem do estabilizador, certifique-se que a tenso de entrada seja a correspondente a sua rede eltrica; Coloque a placa-me no centro da bancada, para que os perifricos fiquem posicionados ao redor dela; Verifique se o jumper de limpeza da CMOS no esta na posio CLEAR, verifique a posio no Manual; Agora coloque o processador na placa-me, tenha cuidado pois uma pea frgil, com grande risco de ficar inutilizvel; Localize o ncleo do processador, e aplique corretamente a pasta trmica, no coloque em excesso, pois ela pode acabar tendo efeito contrrio ao desejado; Agora instale o cooler no processador, certifique-se que ele esteja corretamente colocado e ligado no conector eltrico de cooler, identificado como CPU_FAN; Aproveite o momento e coloque a memria do computador; Se sua placa de vdeo for onboard conecte o monitor a placa, se acaso for offboard, instale a placa de vdeo e aps conecte o monitor a ela; Lembre-se de ligar o monitor no estabilizador; Conecte o teclado e o mouse; Agora verifique sua fonte, tenha certeza que a chave da fonte esteja em 115V, conecte-a na placame, caso a placa me possua conecte a alimentao ATX12V e depois ligue a fonte no estabilizador; Antes de fazer o primeiro teste certifique-se de que tudo esta corretamente conectado, pois esta ser a primeira verificao feita automaticamente pela BIOS; Localize os conectores do painel frontal (Front header) na placa me e faa um curto nos pinos do POWER_BTN, se necessrio consulte o Manual; Verifique se o computador iniciou, tente entrar na BIOS, se acaso conseguir est tudo correto, se caso no, verifique todas as conexes bem como se as memrias tem a velocidade e quantidade compatvel com a placa me; Aps ter certeza que estas peas esto funcionando corretamente, desmonte o necessrio, para que no prximo passo seja realizada a montagem no gabinete;

13

Certifique-se de que os parafusos e espaadores estejam todos mo; Nesta parte da montagem posicione o gabinete deitado no centro da bancada, faa a montagem da placa-me, o primeiro passo colocar os parafusos "macho-fmea" nos locais adequados para a fixao da placa-me, aps isso parafuse a placa-me para que ela fique firme e segura; Instale o espelho da placa me no gabinete; Agora faa a montagem do restante das peas, procure parafusar com cuidado utilizando somente a fora necessria; Obs: No caso do HD e do CD-ROM parafuse somente o lado em que voc ir abrir para realizar alguma manuteno (o lado que fica para cima quando se deita o gabinete);

14

Roteiros de instalao de software


Mquinas com MS Windows OBS: Caso se trate de uma reinstalao, de suma importncia fazer o backup das informaes, requisitando que os usurios do computador selecionem tudo o que acreditam ser necessrio e copiem para uma pasta. Se este for o computador da secretaria e tiver instalado o programa Geswin, deve-se copiar tambm a pasta School que contm todo o banco de dados da aplicao, transferir estas pastas para outro local (CD, DVD, pendrive, HD secundrio, pasta compartilhada, etc...). Se o computador no inicializar o sistema para poder efetuar o backup, podemos fazer uso de um "live CD" linux (Linux Educacional 3.0, Kurumin, etc...) e atravs dele efetuar as cpias. 01 - INSTALAR O WINDOWS XP SP2 DIVIDINDO O DISCO EM DUAS PARTIES,NA Proporo 20% sistema operacional, 80% dados. Instalar todos drivers do sistema. Caso no possua o CD de instalao da placa me instale apenas o driver de rede baixado da pgina do fabricante em outro computador e siga o roteiro; Configurar a pasta Meus Documentos para a segunda unidade do sistema (geralmente D: ); Instalar o Internet Explorer 8 (http://www.microsoft.com/downloads/Search.aspx? displaylang=pt-br); Configurar a pgina inicial para (http://educacao.cachoeirinha.rs.gov.br); 02 - Instalar o antivirus AVIRA (www.free-av.com) Aplicar o bloqueio para o arquivo avnotify.exe atravs de diretiva de segurana local; Atualizar e fazer uma varredura completa no sistema; 03 - Instalar o MalwareBytes (http://www.malwarebytes.org/) Atualizar e fazer uma varredura completa no sistema; 04 - Instalar o 7-ZIP (http://www.7-zip.org/download.html); Configurar a associao de tipos de arquivos; 05 - Instalar o Foxit Reader (http://www.foxitsoftware.com); 06 - Instalar o BR-OFFICE (http://www.broffice.org/download); 07 - Instalar o CDBurnerXP Pro (http://cdburnerxp.se/); 08 - Instalar pacote de codec's K-Lite Mega Codec Pack e Real Alternative 1.9.0 (http://www.codecguide.com/); 09 - Instalar o Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/); 10 - Instalar o Java Runtime Environment (http://www.java.com/pt_BR/); OBS: Caso ainda haja algum driver que no foi instalado, lembre-se de baix-lo sempre da pgina do fabricante, somente em ltimo caso buscar em pginas de terceiros.

15

Mquinas com Linux 01 - Instale o LINUX Educacional 3.0 usando o disco inteiro com a instalao assistida. 02 - Na tela de configurao de usurio, coloque como usurio e senha: "aluno". Verifique o nome da mquina Ex:Labin-03, procure manter um padro de nomenclatura. Terminada a instalao o computador ser reiniciado. 03 - V no ADEPT - Iniciar - Adicionar e Remover Programas ( Adept ) V no menu: Adept - Gerenciador de Repositrios Ento abrir uma janela Nomeada: Software Sources; Clique na guia Third-Party Software; Verifique se o endereo do repositrio ( deb http://repositorio.mec.gov.br mec 3.0 ) est adicionado;se o endereo no constar na lista de repositrios ento o adicione; Aps adicionado clique em close e o Adept far uma busca por atualizaes. 04 - ADICIONE PARA INSTALAO OS SEGUINTES PACOTES: gcompris; gcompris-data; gcompris-dbg; gcompris-sound-ptbr; gstreamer0.10-plugins-good; language-pack-gnome-pt-base; kdegames; gnome-games; gnuchess; tuxpaint-stamps-default 05 - Clique em "APLICAR MUDANAS". Espere baixar os pacotes e eles sero instalados automaticamente. Instalao dos Contedos Educacionais 01 - V no ADEPT - Iniciar - Adicionar e Remover Programas ( Adept ) Faa uma busca por MEC e clique em Trazer Atualizaes. Solicite a instalao dos Contedos MEC de Domnio Pblico que recebem o nome: mec-dp-... , dos Contedos MEC em formato de DVD que recebem o nome de mec-vol1-dvd1-... e mec-vol2dvd2-... e dos arquivos mec-wallpapers e mec-xadrez 02- Clique em "APLICAR MUDANAS". Espere baixar os pacotes e eles sero instalados automaticamente.

16

Erros fantasma
Muitas vezes apesar de o computador estar montado corretamente e de todos os componentes estarem funcionando bem separadamente, o computador pode no inicializar, esses problemas so comumente conhecidos como erros fantasma. Erros fantasma so gerados quase sempre por energia esttica ou por fornecimento de energia insuficiente ou instvel. Para resolver esse tipo de problemas devemos verificar todo o circuito de alimentao. Roteiro de verificao: Aps cada um desses procedimentos deve-se tentar ligar o computador e ver se inicializa normalmente. 1 Verifique se a tenso de entrada da fonte corresponde com a tenso do estabilizador ou tomada eltrica a que est ligada e se o conector ATX12V est conectado. Caso no inicialize tente trocar a fonte e ver se inicializa; OBS: Se a tenso estiver definida corretamente na fonte, o conector ATX12V estiver conectado e a ventoinha do processador girar ao ligar o computador dificilmente ser a fonte o problema. 2 Limpe as configuraes da CMOS atravs do jumper; 3 Remova as memrias e limpe seus contatos eltricos bem como os slots com spray limpacontatos. Caso no possua o spray limpe somente os contatos eltricos com uma borracha branca; 4 - Desconecte todos os dispositivos dos chicotes da fonte e da placa me (HD, floppy, Gravador, etc); 5 Remova todas as placas de expanso conectadas placa me, caso a placa de vdeo seja offboard remova, limpe os contatos eltricos com spray limpa-contatos ou com uma borracha branca e recoloque-a. Caso no inicialize tente trocar a placa de vdeo e ver se inicializa; Se todos os procedimentos no surtirem efeito deve-se testar cada componente em separado em um computador idntico que esteja funcionando perfeitamente. Caso todos estejam funcionando e apenas a placa me esteja travando a inicializao, como ltimo recurso pode executar o chamado curto de hangman. O Curto de Hangman Isso s deve ser executado em uma placa quando j de decidiu que a mesma ser descartada, pois a chance de consertar a mesma de danificar irremediavelmente a placa. Remova o chip da bios do computador; Recorte um retngulo de papel alumnio do tamanho da placa me e pressione-o contra a traseira placa de forma que os contatos furem o papel. Deixe a placa sobre uma superfcie plana por pelo menos 6 horas.

17

Anda mungkin juga menyukai