Anda di halaman 1dari 14

UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paran

VESTIBULAR 2012

Grupo 2 Biologia, Qumica e Redao


Candidato: Curso: Lngua Estrangeira: Local de Prova: Cidade de Prova: Sala de Prova: inscrio - nome do candidato cdigo - nome / turno - cidade nome da lngua Cotista: Cotista nome do local de prova municpio de prova numero Carteira de Prova: nmero

Observaes 1. CADERNO DE PROVAS: Este caderno possui a prova de REDAO e a prova de CONHECIMENTOS ESPECFICOS do concurso vestibular, sendo esta ltima constituda por duas matrias (apresentadas em ordem alfabtica), dentre as quais podem estar Biologia, Espanhol, Filosofia, Fsica, Geografia, Histria, Ingls, Literatura, Matemtica, Portugus, Qumica, Sociologia de acordo com a escolha do curso feita pelo candidato. Cada matria possui doze questes objetivas; cada questo tem cinco alternativas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma est correta. Verifique agora se a impresso deste caderno est perfeita e se contm as 24 questes que deve conter e o caderno relativo Prova de Redao.
2. CARTO DE RESPOSTAS: Verifique se as informaes que constam no seu carto resposta esto corretas. Se os dados estiverem corretos, assine o carto. Caso haja algum erro, notifique imediatamente o erro ao fiscal. Oportunamente, leia as instrues para o correto preenchimento das respostas. 3. PREENCHIMENTO DO CARTO DE RESPOSTAS: Verifique seus dados impressos nesta folha. Use caneta esferogrfica PRETA para preencher TODO o quadrculo (a marcao indevida anula a resposta dada na questo). Entregue o carto-resposta ASSINADO no local indicado. No amasse, no dobre e no suje o carto-resposta, sob pena do no-reconhecimento pelos equipamentos de leitura. 4. PERMANNCIA NA SALA: vedado sair da sala de provas antes das 10:30 horas, sob pena de desclassificao. O trmino da prova s 12:30 horas, impreterivelmente, sob pena de desclassificao. No h previso de horrio extra para o preenchimento do carto de respostas. 5. ENTREGA DO MATERIAL E GABARITO: Ao retirar-se da sala, voc dever entregar o carto de respostas. Pode, contudo, levar consigo o caderno de provas, onde permitido anotar as respostas dadas (para, depois, conferir com o gabarito a ser fornecido pela Unioeste). 6. TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS QUMICOS: A tabela consta no final da prova de Redao e pode ser consultada, se for necessrio.

7. Verifique agora se a impresso deste caderno est perfeita e se contm as 24 questes que deve conter.
Observao: No esquea de entregar o carto de resposta assinado e com a sua impresso digital ao fiscal de sala e pedir a assinatura dele na declarao abaixo que confirma a entrega do gabarito. 8. DECLARO TER RECEBIDO O CARTO RESPOSTA REFERENTE INSCRIO ACIMA.

___________________
NOME DO FISCAL

__________________
ASSINATURA DO FISCAL

BIOLOGIA
1. Considerando que a existncia e a integridade da membrana plasmtica so fundamentais para a clula, correto afirmar que esta estrutura A. B. C. D. E. contm molculas de lipdios que so incapazes de se deslocarem, no permitindo a passagem de substncias entre os meios extracelular e intracelular. permite, pelo processo de osmose, a passagem de solutos em direo a maior concentrao de suas molculas. possibilita clula manter a composio intracelular igual a do meio extracelular, em relao gua, sais minerais e macromolculas. para a realizao do transporte ativo, protenas de membrana atuam como bombas de ons, capturando ininterruptamente ons de sdio (Na+) e mantendo igual concentrao entre os meios extracelular e intracelular. permite o movimento de fosfolipdios que lhes confere um grande dinamismo, pois deslocam-se continuamente sem perder o contato uns com os outros.

2. Em uma das fitas de DNA de uma espcie de vrus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nesta fita ocorre um total de 200 bases pricas e 200 bases pirimdicas, assinale a alternativa correta. A. B. C. D. E. Na dupla fita de DNA ocorrem 180 Adeninas. Na dupla fita de DNA ocorrem 140 Guaninas. Na fita complementar ocorrem 300 bases pricas e 100 bases pirimdicas. Na fita complementar ocorrem 70 Adeninas e 110 Citosinas. No possvel determinar a composio de bases nitrogenadas da fita complementar .

3. Em abboras, a cor do fruto determinada por dois genes de segregao independente: os gentipos CC e Cc produzem frutos brancos, enquanto cc necessrio para produo de fruto colorido, cuja cor determinada pelo segundo gene: cor amarela (VV e Vv) ou verde (vv). Do cruzamento de duas plantas brancas, heterozigotas para os dois loci, CcVv, sero produzidas A. B. C. D. E. 12/16 de plantas com frutos coloridos. 1/16 de plantas com frutos amarelos. 3/4 de plantas com frutos brancos. 3/16 de plantas com frutos verdes. apenas plantas com frutos brancos.

4. Gastrulao um processo em que as clulas embrionrias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gstrula, onde o plano corporal do futuro animal definido. Sobre a migrao de clulas no processo de gastrulao (figura abaixo), correto afirmar que

A. B. C. D. E.

1 representa o processo de embolia. 2 representa o processo de epibolia. 3 representa o processo de delaminao. 4 representa o processo de ingresso. 5 representa o processo de involuo.

5. O sistema digestrio anatomicamente formado por um longo tubo, com cerca de 9 metros de comprimento, e por glndulas associadas. Este sistema tem como funo promover a digesto dos alimentos ingeridos e a absoro dos nutrientes. Sobre o sistema digestrio INCORRETO afirmar que A. B. C. D. E. o esfago um tubo fino que tem como funo levar o alimento da cavidade oral (boca) at o estmago, atravs de ondas peristlticas. as glndulas secretoras do estmago so responsveis pela formao do suco gstrico, composto pelo cido clordrico e enzimas digestivas. o fgado a maior glndula do nosso corpo e participa do processo de digesto produzindo a bile, responsvel pela emulsificao das gorduras. o processo de digesto controlado pelo sistema nervoso autnomo e pela secreo de hormnios intestinais, tais como, secretina e colecistocinina. o glicerol e os cidos graxos resultantes da digesto dos lipdios atravessam as clulas de revestimento intestinal e passam diretamente para o sangue que circula nos capilares intestinais.

6. O relacionamento fsico entre a presso de oxignio (PO 2) e a ligao do oxignio com a hemoglobina podem ser estudados por pesquisadores in vitro nos laboratrios. O resultado deste estudo a curva de dissociao do oxignio da hemoglobina, representada no grfico abaixo.

Sobre esta curva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponda somente a afirmativas INCORRETAS. I. Na PO2 alveolar e arterial normal, cerca de 98% das hemoglobinas esto ligadas ao O 2. II. Com a elevao da PO2 (mmHg) ocorre uma diminuio na saturao da hemoglobina . III. Na PO2 da clula em repouso, cerca de 72% do oxignio ligado s hemoglobinas servem como reservatrio para as clulas, caso seu metabolismo aumente. IV. Reduo na PO2 de 60 para 40 mmHg produz menor dissociao do oxignio da hemoglobina do que a reduo da PO2 de 80 para 60 mmHg. A. B. C. D. E. II e IV. II e III. III e IV. I e III. I e IV.

7. Relativo produo e consumo de energia pela clula, correto afirmar que A. B. C. D. E. o processo que permite s celulas utilizarem o CO 2 como oxidante das molculas orgnicas a respirao celular. lipdios representam o combustvel preferido das clulas, mas na falta deste composto as clulas utilizam glicose ou at mesmo protenas como fonte de energia. eltrons H+ so capturados durante a gliclise e o ciclo de Krebs para a produo do cido ctrico, que representa a molcula inicial no processo de respirao. no organismo humano, a fibra muscular estriada pode realizar o processo de fermentao, que um processo anaerbio de produo de ATP. a fonte imediata que permite a sntese de ATP na fosforilao oxidativa a transferncia de fosfatos de alta energia provenientes do ciclo de Krebs.

8. Um animal apresenta um sistema excretor formado por um saco alongado e tubular, com uma das extremidades ligada ao intestino e outra que termina em fundo cego. O sistema excretor descrito acima se refere A. B. C. D. E. aos nfrons, encontrados em vertebrados. s glndulas antenais, encontradas em crustceos. aos metanefrdios, encontrados em moluscos. aos tbulos de Malpighi, encontrados em insetos. s glndulas coxais, encontradas na maioria das espcies de aranhas.

9. As gramneas e leguminosas representam fontes de carboidratos e de protenas. Estas culturas so produzidas em vrias regies do Brasil e so base da alimentao humana. Assinale a alternativa que representa somente espcies alimentcias leguminosas na Coluna I e gramneas na Coluna II. Coluna I A. B. C. D. E. feijo, soja, amendoim trigo, cevada, aveia soja, arroz, aveia lentilha, ervilha, amendoim lentilha, ervilha, milho Coluna II arroz, milho, trigo soja, lentilha, amendoim lentilha, trigo, ervilha arroz, feijo, milho aveia, cevada, centeio

10. Identifique a alternativa que evidencia adaptaes que permitem ao vegetal desempenhar funes importantes. A. B. C. D. E. Folhas com parnquima aerfero so prprias de vegetais terrestres que vivem em ambientes secos e/ou salinos. Folhas com parnquima aqufero so prprias de vegetais aquticos e auxiliam na flutuao. Pneumatdios so adaptaes especiais caractersticas dos cactos e auxiliam na sua sobrevivncia em regies ridas. Em busca de luz, as orqudeas e bromlias parasitam a copa das rvores, utilizando os hidatdios para sugar a seiva de seus galhos. Brcteas so adaptaes presentes nas bases das flores, que podem ser coloridas, atuando como atrao de insetos e pssaros.

11. Os ciclos biogeoqumicos referem-se movimentao dos elementos qumicos no ecossistema entre os seres vivos e o meio ambiente. Analise as afirmativas abaixo sobre os diversos ciclos e assinale a alternativa correta. A. B. C. D. E. Toda gua absorvida por plantas e animais utilizada na sntese de outras substncias, retornando ao meio ambiente exclusivamente atravs dos decompositores. O carbono da atmosfera incorporado aos seres vivos atravs da respirao. O fsforo incorporado aos seres vivos atravs dos vegetais pela absoro de fosfatos dissolvidos na gua e solo. As bactrias fixam o nitrato atmosfrico e o transfere para as plantas atravs de N 2. A utilizao do etanol em substituio aos combustveis fsseis acarretou um aumento na concentrao de xidos de enxofre na atmosfera.

12. Segundo Ernst Mayr (1963), espcies so agrupamento de populaes naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas caractersticas. De acordo com este conceito, INCORRETO afirmar que A. B. C. D. E. os membros de uma espcie constituem uma unidade ecolgica . os membros de uma espcie constituem uma unidade evolutiva. os membros de uma espcie constituem uma unidade gentica. os membros de uma espcie constituem uma unidade geogrfica. os membros de uma espcie constituem uma unidade reprodutiva.

QUMICA
13. Uma garrafa de refrigerante apresenta a informao de que 500 mL do produto possui 34 g de carboidrato. Supondo que todo o carboidrato presente esteja na forma de sacarose (C 12H22O11), a opo que mostra corretamente a concentrao aproximada deste acar em mol L-1 A. B. C. D. E. 20 x 10-4. 20 x 10-3. 20 x 10-2. 20 x 10-1. 20 x 10.

14. A respeito das propriedades fsicas e qumicas dos combustveis (gasolina e lcool), e da interao destes com a gua, so feitas as seguintes afirmaes: I. A gasolina composta principalmente por hidrocarbonetos saturados contendo de 5 a 12 carbonos na cadeia; II. O lcool miscvel na gua devido s interaes por ligaes de hidrognio existentes entre ambos compostos; III. A densidade da gua menor do que a densidade da gasolina; IV. O lcool, denominado etanol pela IUPAC, no um combustvel renovvel; V. A gasolina, derivada do petrleo, um combustvel fssil assim como o carvo mineral. So corretas as afirmativas A. B. C. D. E. I, II e III. III, IV e V. I, IV e V. II, III e IV. I, II e V.

15. Na tabela abaixo so dadas as reaes de ionizao e o respectivos valores de pK a para alguns compostos aromticos. reao I.
CO 2H CO 2
-

pKa

+ H+

4,19

II.

OH

+ H+

9,89
O-

III.
O 2N

OH NO2 O 2N

NO2 + H+

0,38

NO2
+

NO2

IV.

NH3

NH2 + H+

4,58
Fonte: Solomons & Fryhle, Qumica Orgnica, vols. 1 e 2, 7a edio. LTC.

Os compostos que apresentam a maior e a menor acidez so, respectivamente, A. B. C. D. E. I e III. II e III. IV e I. III e II. III e IV.

16. Alguns micro-organismos so capazes de efetuar algumas transformaes qumicas que, em laboratrio, so muito difceis de serem realizadas. Abaixo temos um exemplo desta propriedade.
levedura sacarose O O 30oC H 2O HO O

Observando as estruturas do material de partida e do produto da reao, pode-se afirmar que o nmero de carbonos quirais so, respectivamente, A. B. C. D. E. 1 e 2. 2 e 1. 1 e 0. 3 e 3. 0 e 1.

17. Considere o seguinte decaimento radiativo de partculas emitidas. A. B. C. D. E.

218 Po 214 Pb 214 Bi 214 Po 210 Pb 210 Bi 84 82 83 84 82 83

. Assinale a sequncia correta

Radiao alfa, radiao beta, radiao beta, radiao alfa e radiao beta. Emisso de psitrons, emisso de nutrons, emisso de nutrons, emisso de psitrons e emisso de nutrons. Radiao gama, radiao beta, radiao beta, radiao gama e radiao beta. Emisso de nutrons, emisso de psitrons, radiao alfa, radiao alfa e radiao beta. Radiao beta, radiao alfa, radiao alfa, radiao beta e radiao alfa.

18. A porcentagem de cido actico em uma soluo de 2 L de vinagre ao redor de 4% (p/v). Assinale a alternativa que possui aproximadamente a concentrao do cido em diferentes unidades. A. B. C. D. E. 0,40 mol. L-1 ou 17,6 g. L-1. 0,67 mol.L-1 ou 40,0 g. L-1. 0,067 mol.L-1 ou 40,0 g. L-1. 42,0 mol.L-1 ou 4,0 g. L-1. 0,182 mol.L-1 ou 8,0 g. L-1.

19. Uma bateria de chumbo de 10 A.h funciona durante meia hora fornecendo 10 A de corrente. Sabe-se que a Constante de Faraday 96500 C mol-1 e a reao no balanceada : Pb(s) + SO 42-(aq) PbSO4 (s) + e-. Assinale alternativa que possui o nmero de moles de chumbo consumido. A. B. C. D. E. 0,187 mol. 0,481 mol. 0,093 mol. 0,041 mol. 0,047 mol.

20. Atualmente, tem-se discutido muito as alteraes que esto ocorrendo pelo mundo. Dentre elas, alteraes climticas, problemas do lixo domstico e eletrnico. Muitas propostas esto sendo discutidas para reverter a situao. Entre eles podemos destacar a aplicao do polietileno verde em substituio ao polietileno obtido do petrleo. O plstico verde fabricado a partir do etanol (reao mostrada abaixo) da cana de acar e 100% de matria prima renovvel. O emprego do polmero verde uma alternativa para o uso do produto em embalagens.
CH3 CH2OH
Cat

CH2

CH2

CH2 CH2

1 2 Com relao reao acima, correto afirmar que A. B. C. D. E.

so reaes que levam a formao de um produto final (produto3) insaturado. o composto 1 tem um C com hibridizao sp3 e o composto 2 e 3 tem hibridizao sp2. o composto 1 um enol, o composto 2 um alceno. o composto 2 apresenta isomeria cis-trans. as reaes que ocorrem so de desidratao e polimerizao.

21. Reaes so muito comuns em um laboratrio de qumica. Uma aplicao deste tipo de reao a que ocorre entre cido clordrico(HCl) e carbonato de clcio (CaCO 3), conforme reao balanceada mostrada a seguir:

CaCO3(s) + 2 HCl

CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)

Um aluno deseja reagir cido clordrico (HCl) e carbonato de clcio (CaCO 3). Para tanto, ele possui uma soluo de 0,25 mol L-1 de HCl e 30 g de CaCO 3. Calcule quantos mols de CaCO3 e qual ser o volume de HCl necessrio para neutralizar esta massa de carbonato. A. B. C. D. E. 2,4 mol de CaCO3 e 0,3 L de HCl. 0,15 mol de CaCO3 e 2,4 L de HCl. 0,6 mol de CaCO3 e 4,16 L de HCl. 0,3 mol de CaCO3 e 2,4 L de HCl. 0,3 mol de CaCO3 e 4,16 L de HCl.

22. Um dos grandes problemas de poluio mundial o descarte de detergentes no-biodegradveis nos rios, lagos e mananciais. Os detergentes no biodegradveis formam densas espumas que impedem a entrada de gs oxignio na gua e com isso afeta a vida das espcies aerbicas aquticas. Para resolver ou amenizar este problema surgiu o detergente biodegradvel, a qual sua estrutura pode ser observada abaixo:a

SO3-Na+

s espumas que impedem a entrada de gs oxignio na gua. Com relao aos detergentes biodegradveis, pode-se afirmar que A. B. C. D. E. sua cadeia carbnica saturada apresenta somente uma ramificao. sua estrutura apresenta uma poro polar e uma apolar. o anel aromtico monossubstitudo. a parte apolar apresenta uma cadeia insaturada. a poro sulfnica apresenta ligao metlica.

23. O Vanish slido (produto vendido comercialmente para tirar manchas) um composto que funciona como a gua oxigenada, retirando as manchas sem atacar o tecido. composto pelo Percarbonato de sdio, que ajuda a dissolver as manchas difceis antes da lavagem. Por ser slido e eficaz, o Percarbonato de sdio alm de ser usado nos produtos para remoo de manchas, passou a ser conhecido como Perxido de hidrognio slido. Ele se decompe gerando gua, oxignio e carbonato de sdio. Esse composto no possui somente a funo do Perxido de hidrognio. Ele apresenta tambm a propriedade de se decompor em baixas temperaturas, gerando oxignio e retirando diretamente as manchas. Ao se decompor, mesmo aumentando o pH da gua, o Percarbonato de sdio no nocivo ao meio ambiente. A reao abaixo mostra a reao de decomposio do perxido de hidrognio slido.

2 Na2CO3. 3 H2O2 H2O + O2 + Na2CO3


correto afirmar que A. B. C. D. E. a reao est devidamente balanceada. ocorre variao do nmero de oxidao do tomo de sdio. o tomo de carbono est sofrendo oxidao. o tomo de oxignio apresenta variao no seu nmero de oxidao. a molcula de carbonato de sdio s apresenta ligaes covalentes.

24. O ferro possui calor especifico de 0,46 J.g -1.oC e o alumnio o dobro deste valor. A densidade do ferro 7,9 g.cm -3 e do alumnio a 2.700 kg.m -3. Com estas informaes, assinale, respectivamente, a alternativa que possui a energia necessria para aquecer uma panela de ferro e outra de alumnio, ambas com cerca de 500 mL dos metais, em 1 oC. A. B. C. D. E. 1817 J e 1242 J. 1877 J e 1717 J. 3726 J e 1212 J. 1887 J e 3634 J. 1887 J e 1212 J.

REDAO
Vestibulando: A seguir, constam as orientaes para realizar a Prova de Redao. Leia-as atentamente, escolha um tema e faa o rascunho (se achar necessrio) no espao reservado para isso. Ainda que este caderno deva ser devolvido ao final da prova, o seu rascunho de redao no considerado para efeitos de aferio de nota no vestibular, valendo apenas o texto que voc escrever na folha de verso definitiva. Alm deste caderno, voc receber, portanto, a folha de verso definitiva. Nela, voc deve passar a limpo o texto definitivo da sua redao, pois a folha de verso definitiva que a Banca de Redao ir avaliar. Quanto folha de verso definitiva:

No preencha o canto superior direito, pois esse espao est reservado para o lanamento da nota pela Banca de Redao! No escreva seu nome, nem seu nmero de inscrio em nenhuma parte desta folha, pois a folha j est personalizada no rodap! Assine no rodap da folha. Redija com a caneta fornecida pelos fiscais.

Orientao Geral
H duas propostas sugeridas para redao. Voc deve escolher uma delas e desenvolv-la conforme as determinaes solicitadas: tipo de texto, destinatrio, linguagem mais apropriada, objetivo que deve ser alcanado. Os textos apresentados nas propostas foram extrados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opinies e argumentos relacionados com o tema de cada proposta. Eles no apresentam necessariamente a opinio da Banca de Redao: so textos como aqueles que esto disponveis na sua vida diria de leitor de jornais, revistas ou livros. Ao elaborar sua redao, consulte a coletnea e a utilize segundo as instrues especficas de cada proposta. Atente, entretanto, para o fato de que no basta simplesmente copiar passagens ou partes de maneira aleatria. Elas s devem ser utilizadas de forma articulada posio que voc pretende defender. Voc poder utilizar outras informaes e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento de seu texto.

PROPOSTA 1
Tomando como base na reportagem abaixo, escrita pelo colunista Simon Kuper e publicada na Revista Superinteressante de junho de 2011, escreva uma CARTA DO LEITOR ao editor da revista, posicionando-se em relao COPA DO MUNDO NO BRASIL: POPULAO MAIS POBRE OU MAIS FELIZ? Copa deixa voc mais pobre. E mais feliz
Quando um pas recebe o mundial, os ganhos no cobrem os gastos com estdios. Mas o grau de felicidade da populao aumenta. E isso tambm pode ser medido em nmeros por Simon Kuper No dia em que a frica do Sul ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo, em 2004, o bairro negro do Soweto, em Johanesburgo, gritou: A grana est vindo! Eles estavam expressando algo que os brasileiros devem ter ouvido: que sediar uma copa traz dinheiro. Mas esse argumento econmico uma enganao. Os brasileiros vo descobrir logo. E os sul-africanos j o fizeram: a conta pela construo de estdios, em US$ 1,7 bilho foi 6 vezes maior que as estimativas iniciais; a quantidade de turistas esperados foi bem menor que a prometida e a Fifa no deixou os sul-africanos pobres vender suas salsichas do lado de fora dos estdios. Que fique claro: uma copa no deixa o pas mais rico. Gastar com uma copa significa menos hospitais e escolas. preciso que fique claro o que significam os gastos pblicos com a construo e a reforma de estdios. Trata-se de uma transferncia. Benefcios que iriam para o contribuinte vo para os clubes. O preo da felicidade Mas o pas ganha um belo extra: felicidade. O economista britnico Stefan Szymanski e seu colega Georgios Kavetsos pesquisaram dados de felicidade da populao na Europa Ocidental entre 1974 e 2004, com questionrios que buscam tabular isso em nmeros, e descobriram que, depois que um pas recebe um torneio como o mundial ou a Eurocopa, seus habitantes se declaram mais felizes. O salto de felicidade grande. O europeu mdio reporta um grau de felicidade duas vezes maior por seu pas ter sediado uma grande competio do que por ter feito curso superior. Para ter o mesmo impulso no grau de felicidade, s se a pessoa recebesse um grande aumento de salrio. E esse ganho persiste: 4 anos depois de uma copa, cada grupo de indivduos pesquisados estava mais feliz do que antes do torneio. O mais importante entender qual o propsito de uma copa. Se para a felicidade geral da nao, faz sentido, sim, organizar a maior festa do mundo. S no esperem ganhar dinheiro com essa festa.
Adaptado da Revista Superinteressante, junho/2011.

ATENO Sua carta deve ter, no mnimo, 20 linhas escritas. Assine sua carta com Joo ou Maria.

PROPOSTA 2
Com base na leitura da reportagem abaixo, escreva um ARTIGO DE OPINIO, com a possibilidade de ser publicado na revista Veja, discutindo O CONSUMO DE BEBIDA ALCOLICA POR ADOLESCENTES. FIM DA FARRA O governo de So Paulo implantar uma lei mais rigorosa para combater o consumo de lcool por adolescentes, um problema que atinge quase metade dos meninos e meninas entre 12 e 17 anos.
por Giuliana Bergano

A medida inclui uma lei mais severa, que punir com multas pesadas e fechamento dos estabelecimentos comerciais que reincidirem na venda de bebidas a menores de 18 anos, sejam bares, restaurantes, boates ou lojas de convenincia. Esto previstas tambm campanha educativa e a abertura de outras 200 vagas no Sistema nico de Sade (SUS) destinadas ao tratamento do alcoolismo.

Como mostram as pesquisas, quase 20% dos meninos e meninas entre 12 e 17 anos bebem pelo menos uma vez por semana. Outro dado alarmante que, com frequncia, o nmero de doses ingeridas semanalmente altssimo: um em cada quatro adolescentes tomam, no mnimo, trs latas de cerveja e 10% consome cinco ou mais garrafas de bebidas ice. O perigo replicado em todo o Brasil.

No raro, os rituais, que precedem a ida a baladas, onde bebero mais, acontecem com a permisso dos pais, que tambm abrem suas casas para a moada se esbaldar. comum encontrar pais com uma postura benevolente ou derrotista em relao ao assunto, diz a psicloga Hana Pinski, vice presidente da Associao Brasileira de Estudos de lcool e Outras Drogas.

A DOSE DO PERIGO Os principais resultados da pesquisa realizada pelo Ibope em maio passado, com 1008 adolescentes, 321 pais de adolescentes e 1204 adultos de todo o estado de So Paulo. CEDO DEMAIS 13 anos a idade com que normalmente os adolescentes comeam a beber. Na dcada de noventa, a iniciao ocorria por volta dos 18 anos. ........................................................... Aos 14 anos o consumo de lcool torna-se um hbito. Na dcada de 90, isso s acorria por volta dos 21 anos.

ACESSO FCIL 46% das atividades de diverso esto associadas ao consumo de lcool (festas, bares, estdios de futebol, danceterias e shows). ...........................................................

DOSES FREQUENTES 45% dos jovens entre 12 e 17 anos j consumiram bebida alcolica. ...........................................................

18% bebem pelo menos uma vez por 88% semana. dos adolescentes no tm dificuldade ANUNCIA FAMILIAR nenhuma para conseguir bebida. ........................................................... 21% dos adolescentes beberam pela 39% primeira vez em companhia de j compraram eles prprios bebida parentes. alcolica. ........................................................... ........................................................... 22% 63% geralmente bebem com a famlia. de tais situaes ocorreram em bares. ........................................................... 39% dos pais sabem que seus filhos bebem em casa.
Adaptado da Revista Veja, 10/11/2011.

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


COM MASSAS ATMICAS REFERIDAS AO ISTOPO 12 DO CARBONO

1
IA
1

CHAVE
Nmero Atmico SMBOLO Massa Atmica

18
O
2

H
1,00797

2
IIA
4

13
IIIA
5

14
IVA
6

15
VA
7

16
VIA
8

17
VIIA
9

He
4,0026

10

Li
6,939

Be
9,0122

B
10,811

C
12,0111

N
14,0067

O
15,9994

F
18,9984

Ne
20,183

11

12

13

14

15

16

17

18

Na
22,9898

Mg
24.312

3
IIIB 21

4
IVB 22

5
VB 23

6
VIB 24

7
VIIB 25

8
26

9
VIII 27

10
28

11
IB 29

12
IIB 30

Al
26,9815

Si
28,086

P
30,9738

S
32,064

Cl
35,453

Ar
39,948

19

20

31

32

33

34

35

36

K
39,102

Ca
40,08

Sc
44,956

Ti
47,90

V
50,942

Cr
51,996

Mn
54,938

Fe
55,847

Co
58,933

Ni
58,71

Cu
63,54

Zn
65,37

Ga
69,72

Ge
72,59

As
74,922

Se
78,96

Br
79,909

Kr
83,80

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

Rb
85,47

Sr
87,62

Y
88,905

Zr
91,22

Nb
92,906

Mo
95,94

Tc
(98)

Ru
101,07

Rh
102,905

Pd
106,4

Ag
107,870

Cd
112,40

In
114,82

Sn
118,69

Sb
121,75

Te
127,60

I
126,904

Xe
131,30

55

56

Srie do

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

Cs
132,905

Ba
137,34

La
Srie do

Hf
178,49

Ta
180,948

W
183,85

Re
186,2

Os
190,2

Ir
192,2

Pt
195,09

Au
196,976

Hg
200,59

Tl
204,37

Pb
207,19

Bi
208,980

Po
(210)

At
(210)

Rn
(222)

87

88

104
(272)

105
(268)

106

107

108

109

Fr
(223)

Ra
(226)

Ac
58

Unq Unp Unh Uns Uno Une


59 60 61
(147)

Srie do

57

62
150,36

63

64

65

66
162,50

67
164,930

68

69

70

71

La
Srie do

La
138,91

Ce
140,12

Pr
140,907

Nd
144,24

Pm Sm
93 94
(244)

Eu
151,96

Gd
157,26

Tb
158,924

Dy Ho
98 99

Er
167,26

Tm
168,934

Yb
173,04

Lu
174,97

89
(227)

90
232,03 8

91

92

95
(243)

96
(247)

97
(247)

100

101

102

103

Ac

Ac Th

Pa
(231)

U
238,03

Np
(237)

Pu Am Cm Bk

Cf
(251)

Es
(254)

Fm
(257)

Md
(258)

No
(255)

Lr
(256)

RASCUNHO (Opcional)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 No se esquea de transcrever este texto para a folha de verso definitiva! Ao sair, deixe este caderno de provas na sala, com a folha do rascunho da redao.
Limite mnimo!

Anda mungkin juga menyukai