Anda di halaman 1dari 5

Questes do livro O calor das coisas (Nlida Pion) Leia os fragmentos a seguir. E no feia, a minha Conceio.

. Ocorre apenas que os mesmos encantos que em outra mulher reluzem firmemente, nela, por mistrio que no explico, simplesmente empalidecem. Com esta verdade, j estou bem conformado. Se ao menos Conceio soubesse rir! Tanto assim, que mal eu a tocava, Conceio retraa-se toda, a tremer de frio, depressa recolhendo para dentro do corpo qualquer gesto que pudesse eu interpretar como generoso. Como prmio, para certos infortnios, tenho de Conceio a sua fidelidade e completa devoo ao lar. Assim, inimigo mesmo o tempo a esgotar-se sem cerimnia. Nogueira tem o gosto da leitura. (...) Certa manh, sugeri-lhe a deixar o livro para trs, seguindo-me at onde encontravam-se certos prazeres viris. Pareceu no entender-me.
(Nlida Pion, O ilustre Menezes. In: O calor das coisas)

O conto O ilustre Menezes, de Nlida Pion, consiste em uma reescrita do conto Missa do galo, de Machado de Assis. Trata-se de uma reinveno da histria machadiana, construda a partir da transferncia do ponto de vista narrativo. A histria original narrada pelo adolescente Nogueira, agregado da casa, e gira em torno da conversao que ele manteve com Conceio na noite de Natal, enquanto a casa dormia e ele esperava a hora da missa do galo. Nessa oportunidade, Conceio se transfigura, aos olhos de Nogueira, em uma mulher lindssima e muito sensual que em nada lembra a mulher simplesmente simptica que todos conhecem no dia-a-dia familiar. Tendo em vista essas consideraes, bem como os fragmentos acima, o conto ao qual eles pertencem e a fico de Nlida Pion, assinale o que for correto. 01) O conto O ilustre Menezes, de Nlida Pion, pode ser lido sem se considerar o texto Missa do galo, de Machado de Assis. No entanto, conhecer previamente a narrativa machadiana implica o alargamento das possibilidades interpretativas do conto da escritora. 02) Lido a partir da intertextualidade estabelecida com o conto Missa do galo, conforme as informaes anteriormente fornecidas, o desconhecimento de Menezes, em O ilustre Menezes, sobre certos detalhes relacionados ao comportamento de sua mulher confere ao texto um tom de ironia e de comicidade. A ideologia patriarcal, condescendente com o adultrio masculino, ridicularizada. 04) No que se refere construo da personagem Conceio, o conto de Nlida Pion prima pela ambiguidade e pelo poder de sugesto. Efetivamente, nada acontece em sua trajetria capaz de desabonar sua reputao de dona de casa exemplar e esposa fiel, mas o marido adltero insiste em vislumbrar tambm nela o fantasma da traio. 08) O conto O ilustre Menezes narrado em primeira pessoa pelo prprio Menezes. Esse afirma que Conceio seria, de fato, capaz de cometer adultrio se lhe fosse apresentada uma situao favorvel. Afirma tambm que o adolescente Nogueira pretendia ficar acordado at tarde com o nico propsito de se deparar, a ss, com Conceio. 16) Os textos de Nlida Pion guardam estreitas relaes com os textos de Machado de Assis, no que se refere ao estilo denso e intimista, no raro irnico, bem como no que diz respeito habilidade de promover o desnudamento dos melindres da alma humana, suas grandezas e, sobretudo, suas misrias.

Leia os fragmentos a seguir e assinale o que for correto sobre o conto do qual eles foram retirados, sobre sua autora e sobre a tendncia ficcional da poca qual ela pertence. Eu amo meu marido. De manh noite. Mal acordo, ofereo-lhe caf. Ele suspira exausto da noite sempre mal dormida e comea a barbear-se. Bato-lhe porta trs vezes, antes que o caf esfrie. Ele grunhe com raiva e eu vocifero com aflio. No quero o meu esforo confundido com um lquido frio que ele tragar como me traga duas vezes por semana, especialmente no sbado. Sou grata pelo esforo que faz em amar-me. Empenho-me em agrad-lo, ainda que sem vontade s vezes (...). Sinto ento a boca seca, seca por um cotidiano que confirma o gosto do po comido s vsperas, e que me alimentar amanh tambm. Um po que ele e eu comemos h tantos anos sem reclamar, ungidos pelo amor, atados pela cerimnia de um casamento que nos declarou marido e mulher. Ah, sim, eu amo meu marido.
(Nlida Pion. I love my husband. In: O calor das coisas.)

01) O conto narrado em primeira pessoa pela protagonista, uma mulher dividida entre a aceitao dos valores matrimoniais regidos pela ideologia dominante (patriarcal por excelncia) e a transgresso desses valores. 02) A ambiguidade e a ironia emergem como marcas distintivas da linguagem de que se vale a narradora-protagonista para narrar os fatos pertinentes ao modo como se constitui seu relacionamento conjugal. Em vista disso, o (a) leitor (a) convidado(a) a relativizar a afirmativa que d ttulo, abre e fecha o conto. 04) Tendo em vista o binmio aparncia-essncia, pode-se afirmar que, embora a narradora protagonista enfatize, inicialmente, questes que conferem a seu casamento um carter de mera conveno social (aparncia), ao final da narrativa, h uma espcie de reverso dessa situao: valores mais autnticos so resgatados e a expresso Eu amo meu marido se despe da conotao de ambiguidade e passa a ser proferida a partir de seu sentido direto (essncia). 08) A literatura produzida por Nlida Pion fixada segundo o estilo narrativo conhecido como intimista, uma das diversas vertentes das tendncias contemporneas da literatura, que aponta para o carter introspectivo das personagens. No Brasil, essa tendncia ganhou flego a partir da publicao dos textos de Clarice Lispector e tem sido amplamente explorada por escritores como Lcio Cardoso e Lygia Fagundes Telles. 16) O estilo intimista adotado por Nlida Pion nas narrativas reunidas em O calor das coisas aproxima-se do estilo desenvolvido por Rubem Fonseca, escritor preocupado em retratar os conflitos do homem nas grandes cidades, enfocando questes sociais, conjugais e polticas, como a misria, a violncia, a angstia e a solido. Trata-se da chamada prosa urbana.

Leia o excerto a seguir e assinale o que for correto sobre Nlida Pion e sobre o conto O revlver da paixo, retirado da coletnea O calor das coisas. Eu te enfeito com histrias que ningum, seno eu, li em voc. Voc se sabe o poema que farei amanh, a palavra que perderei no futuro se me escapas agora. No te autorizo a deixar-me. Ouviu o que eu disse? No te dou licena de passear pela terra, de ter um futuro em que eu no esteja inteira. (Nlida Pion. O revlver da paixo. In: O calor das coisas). 01) Nlida Pion autora de um conjunto de obras marcadas pelo introspectivismo, ou seja, pelo adentramento no universo interior das personagens. No conto citado acima, a paixo to intensificada que se transforma em loucura e a loucura resulta em assassinato. A violncia e o assassinato levantam a polmica da morte por amor, tema obsessivamente abordado pela autora em todas as suas obras. 02) A frase Eu te enfeito com histrias que ningum, seno eu, li em voc ultrapassa o nvel referencial e chama a ateno para si mesma, a fim de que seja entendida em seu efeito metafrico, artstico. Essa frase expressa a grandeza existencial e a importncia singular do ser amado para aquela que ama. O processo de enfeitar com histrias indica ainda a sofisticao emocional daquela que narra, pois ela quem torna o outro um ser especial e nico 04) O texto apresenta uma incorreo gramatical quando a narradora se dirige ao destinatrio como voc e como tu, ao mesmo tempo. A passagem transcrita um exemplo do fluxo da conscincia, processo psicolgico que consiste em expor os pensamentos do mesmo modo como ocorrem na mente das personagens, sem sujeio necessria s regras gramaticais. Contudo, a despreocupao com as regras cultas de escrita e o tom oral do conto no chegam a romper o purismo literrio da autora, que faz dos seus contos uma expresso da arte pela arte, mtodo de escrita que consiste em priorizar a forma de estruturao erudita e culta. 08) No excerto destacado acima, aparecem, duas vezes, a palavra futuro e, uma vez, a palavra amanh. Essa nfase no tempo que ainda vir preocupao de inserir o tempo futuro no tempo presente expressa o compromisso de Nlida Pion com a corrente artstica denominada Futurismo. O Futurismo busca fazer o homem refletir sobre sua vida e considerar a perspectiva de projeo das aes, pois tudo que se faz no presente repercute no futuro. 16) A frase No te dou licena de passear pela terra, de ter um futuro em que eu no esteja inteira expe o projeto literrio de Nlida Pion relacionado leveza da vida e serenidade das emoes. Esse compromisso acaba por se refletir tambm na construo esttica do texto, marcada pela linguagem simples e direta. A metfora passear pela terra uma aluso felicidade e alegria que a vida pode oferecer aos amantes, caso a pessoa amada aceite a proposta de casamento, claramente expressa na ideia de estar inteira no futuro de quem ama.

Leia os fragmentos transcritos abaixo, retirados do conto Tarzan e Beijinho, integrante da coletnea O calor das coisas, de Nlida Pion, e assinale o que for correto, considerando tambm o conto como um todo. Conheci Tarzan e Beijinho em Malibu, antes de se transferirem para o Leblon (...). Certa vez, eles me confessaram, no fundo do mar encontram-se nossos coraes, preciso ir bem fundo para ouvir-lhes as pulsaes. Teria sido um convite para eu fugir deles, me censurariam o modo de olh-los? (...) Vestida de mim mesma, sem precisar de espelho a corrigir-me, eu destoava deles. Por onde Tarzan e Beijinho seguiam, eu procurava as marcas visveis de sua passagem. Pela primeira vez pensei, por que grudo minha vida a Tarzan e Beijinho e nos estamos tornando um a sombra do outro? Sempre me faltara a coragem de propor-lhes tal questo, insinuar uma transcendncia que condenavam na vida de praia que ambos haviam adotado. Ou dizer-lhes: por algum tempo seguirei caminho contrrio ao de vocs. Precisava descobrir o mundo sem o socorro deles. (...) Durante horas evitamos qualquer olhar. Fora uma ausncia to difcil. (...) Ainda no sabamos em que nos convertramos. (...) Samos passeando pela praia, (...) Tentei sorrir e eles me corrigiram. Quietos, de mos dadas, agora parecamos turistas descobrindo a cidade, a ns mesmos.
PION, Nlida. O calor das coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 93-101.

01) O conto narrado em primeira pessoa por uma narradora-personagem, empenhada em contar a histria que vivenciou ao lado dos amigos, Tarzan e Beijinho. O contedo do texto remete a valores, como amizade, estilo de vida, autoconhecimento. 02) O conto, assim como toda a coletnea qual ele pertence, bem representativo da prosa de fico de Nlida Pion, caracterizada por empreender reflexes acerca dos grandes temas da humanidade, como amor, paixo, religio, solido, amizade, entre outros. Nesse conto, os temas da amizade e da solido concorrem para a afirmao da complexidade das relaes interpessoais. 04) O conto destoa do tom geral da coletnea a que pertence, uma vez que, diferentemente das demais narrativas, no se enquadra no realismo fantstico, tendncia literria contempornea marcada pela distncia entre a lgica da realidade objetiva e a expresso artstica, por meio de uma linguagem simblica. 08) O conto marcado por uma linguagem hermtica, muitas vezes cifrada, contrariando a banalizao da linguagem literria no contexto da ps-modernidade. As tendncias literrias contemporneas primam pela simplicidade, pelo coloquialismo, evitando, assim, o jogo metafrico, a alegoria, a ousadia estrutural. Isso torna quase imperceptveis os limites entre a linguagem referencial e a artstica. 16) O desfecho do conto remete ideia de desconforto entre o casal, Tarzan e Beijinho, e a narradora. A amizade que os unia parece comprometida aps o perodo de separao provocado por esta ltima. Trata-se de uma espcie de quebra da harmonia, difcil de remediar, dadas as sutilezas da alma humana confrontadas com certos valores e padres de comportamento.

Leia o fragmento a seguir, retirado do conto As quatro penas brancas, integrante da coletnea O calor das coisas, de Nlida Pion, e assinale o que for correto sobre o conto e sobre a obra em que ele se insere. Posso sentar-me ao seu lado? De camisa esporte, a cala amarfanhada, o homem vendia amendoim. Rubem olhava a cidade do outro lado. O homem insistia, estou assim agora, mas j fui de andar em boate gr-fina, dar gorjeta, as mulheres vinham lamber na minha mo. At que abandonei bens, herana, triunfos, os banqueiros perderam a f em mim. [...] E estava j no meio da histria, quando Rubem decidiu que seguramente a vida daquele homem superava a sua. Comece de novo, pediu. E onde eu estava? o vendedor entusiasmou-se. Na hora em que tua me te pariu. O homem amarrou a cara. Escuta aqui, quem organiza a narrativa sou eu, escolho a porta por onde entrar e a janela por que sair. Quem no est satisfeito com o volume e a posio das palavras, abandona a sala. [...] E logo recordando o dinheiro, Rubem apalpou discretamente o bolso, a protuberncia de que se desfaria na casa de Alice. 01) O conto, a exemplo dos demais que integram a coletnea qual ele pertence, redigido por meio de uma linguagem literria, tpica da fico de Nlida Pion, marcada pelo empenho em fugir ao lugar comum. Nesse recorte, as expresses coloquiais (mas j fui de andar em boate gr-fina, [...] as mulheres vinham lamber na minha mo) contrastam com reflexes tensas, sutis e refinadas acerca de valores e situaes, como, entre outros momentos na narrativa, neste caso: At que abandonei bens, herana, triunfos, os banqueiros perderam a f em mim. 02) O conto construdo a partir de um foco narrativo que transita, constantemente, da primeira terceira pessoa, deixando nas mos do/a leitor/a a tarefa de discernir de quem a voz que fala, como no fragmento: Posso sentar-me ao seu lado? De camisa amarfanhada, o homem vendia amendoim. 04) A opo pelo discurso indireto livre que, nesse caso, toma como focalizador o protagonista Rubem, confere ao texto uma viso unilateral dos acontecimentos narrados. O/a leitor/a s tem acesso histria que envolve os quatro homens Rubem, Pedro, Colombo e Bulhes por meio da tica do primeiro. 08) O conto retrata as trajetrias de quatro personagens masculinas que, unidas pela infelicidade, acabam dividindo as perdas e frustraes entre si. Em certo momento da narrativa, eles se renem mesa de um bar e gastam o dinheiro que um deles deveria utilizar para pagar ex-mulher a penso alimentcia dos filhos. 16) A coletnea de narrativas curtas, O calor das coisas, publicada em 1980, retrata ao longo das treze narrativas que a compem, temas e questes universais por meio de um estilo narrativo que privilegia o manejo das palavras de tal modo a promover a desregulamentao dos sentimentos e valores humanos, banalizados pela vida cotidiana. Trata-se de um texto erigido na linha da prosa intimista que marca uma das diversas tendncias da literatura da poca.

Anda mungkin juga menyukai