Anda di halaman 1dari 7

SISTEMA DE SUSTENTAO SISTEMA ESQUELTICO Alm de dar sustentao ao corpo, o esqueleto protege os rgos internos e fornece pontos de apoio

para a fixao dos msculos. Ele constitui-se de peas sseas (ao todo 208 ossos no indivduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos msculos.

O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torcica. 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escpulas e clavculas; cintura plvica, formada pelos ossos ilacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997.

1-Esqueleto axial 1.1-Caixa craniana

Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenide, nasal, lacrimais, malares ("mas do rosto" ou zigomtico), maxilar superior e mandbula (maxilar inferior).

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997. Observaes: Primeiro - no osso esfenide existe uma depresso denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glndulas do corpo humano - a hipfise, no centro geomtrico do crnio. Segundo - Fontanela ou moleira o nome dado regio alta e mediana, da cabea da criana, que facilita a passagem da mesma no canal do parto; aps o nascimento, ser substituda por osso. 1.2-Coluna vertebral uma coluna de vrtebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; dividida em regies tpicas que so: coluna cervical (regio do pescoo), coluna torcica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).

1.3-Caixa torcica formada pela regio torcica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que so em nmero de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se renem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, no se fixando ao esterno).

2- Esqueleto apendicular 2-1- Membros e cinturas articulares Cada membro superior composto de brao, antebrao, pulso e mo. O osso do brao mero articula-se no cotovelo com os ossos do antebrao: rdio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e macios, os carpos. A palma da mo formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges. Cada membro inferior compe-se de coxa, perna, tornozelo e p. O osso da coxa o fmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tbia e a fbula. A regio frontal do joelho est protegida por um pequeno osso circular: a rtula. Ossos pequenos e macios, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do p constituda pelos metatarsos e os dedos dos ps (artelhos), pelas falanges. Os membros esto unidos ao corpo mediante um sistema sseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torcica ou escapular (formada

pela clavcula e pela escpula ou omoplata); a inferior se chama cintura plvica, popularmente conhecida como bacia (constituda pelo sacro - osso volumoso resultante da fuso de cinco vrtebras, por um par de ossos ilacos e pelo cccix, formado por quatro a seis vrtebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o mero e com ele todo o brao; a segunda d apoio ao fmur e a toda a perna.

Juntas e articulaes Junta o local de juno entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crnio, so fixas; nelas os ossos esto firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulaes, os ossos so mveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos. Ligamentos

Os ossos de uma articulao mantm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordes resistentes constitudos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos esto firmemente unidos s membranas que revestem os ossos. Classificao dos ossos Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em: A - Longos: tm duas extremidades ou epfises; o corpo do osso a difise; entre a difise e cada epfise fica a metfise. A difise formada por tecido sseo compacto, enquanto a epfise e a metfise, por tecido sseo esponjoso. Exemplos: fmur, mero.

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997, com adaptaes B- Curtos: tm as trs extremidades praticamente equivalentes e so encontrados nas mos e nos ps. So constitudos por tecido sseo esponjoso. Exemplos: calcneo, tarsos, carpos.

C - Planos ou Chatos: so formados por duas camadas de tecido sseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido sseo esponjoso e de medula ssea Exemplos: esterno, ossos do crnio, ossos da bacia, escpula.

Revestindo o osso compacto na difise, existe uma delicada membrana - o peristeo responsvel pelo crescimento em espessura do osso e tambm pela consolidao dos ossos aps fraturas (calo sseo). As superfcies articulares so revestidas por cartilagem. Entre as epfises e a difise encontra-se um disco ou placa de cartilagem nos ossos em crescimento, tal disco chamado de disco metafisrio (ou epifisrio) e responsvel pelo crescimento longitudinal do osso. O interior dos ossos preenchido pela medula ssea, que, em parte amarela, funcionando como depsito de lipdeos, e, no restante, vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formao das clulas do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoitico popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopotico esto nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula ssea vermelha encontrada principalmente nas epfises.

Diferenas entre os ossos do esqueleto masculino e feminino:

Anda mungkin juga menyukai