Anda di halaman 1dari 46

CI Brasil

Caderno Informativo
Setembro | 2011

CI Brasil
Secretaria de Poltica de Informtica - SEPIN

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

ndice

3 5 8 10 29 33 36 38 39

Apresentao Organizao do Programa Apresentao das Design Houses Design Houses Centros de Treinamento de Projetistas em Circuitos Integrados Suporte Complementar Rede SIBRATEC de Microeletrnica Suporte Financeiro Incentivos para o Setor Empresarial

Apresentao
O programa CI-Brasil foi criado pela CATI/SEPIN/MCTI em junho de 2005, como uma ao conjunta de governo, empresas e academia. Sua misso contribuir na criao e organizao de um ecossistema de microeletrnica, visando a inovao em produtos e a insero do pas no mercado de semicondutores. Seu objetivo ser um elo eficiente entre agentes atuantes em semicondutores para a organizao de aes de interesse comum para o desenvolvimento do setor. A inovao uma ao fundamental para a competitividade e sustentabilidade econmica no mundo globalizado moderno. A grande maioria de produtos inovadores inclui inteligncia eletrnica, alguma forma de automao e conectividade. Muitos destes requerem circuitos integrados dedicados. Ou seja, para prover o pas de capacitao em inovao, muito importante contar com uma infraestrutura para a atividade de projeto de circuitos integrados. Os semicondutores representam uma parcela crescente do custo de muitos produtos. Basta olhar para os exemplos dos automveis, avies, implementos agrcolas, entre muitos outros. A no participao na produo da propriedade intelectual e/ ou produo de partes desses componentes microeletrnicos, ter um peso muito negativo sobre a indstria brasileira, bem como sobre a balana comercial do pas em dcadas futuras. Portanto, no h dvida a respeito da importncia do pas ter capacitao em projeto de circuitos integrados e participar de parte do ecossistema de microeletrnica. A sociedade moderna demanda o uso crescente de semicondutores, incluindo circuitos integrados, microssensores, emissores de luz, lasers, clulas solares e muitos outros dispositivos para vrias aplicaes. Entre essas aplicaes, ressaltamos e exemplificamos as seguintes: - Convergncia entre computadores, telefones, TV e tablet para vrios setores como comunicao, educao, comrcio, indstria, servios, internet, computao em nuvem etc; - Sistemas de redes de sensores para controle ambiental, agricultura, sade, industrial, logstica, esporte, segurana etc; - Gerao e transmisso de energia: os sistemas das redes eltricas esto passando por uma revoluo pela aplicao do conceito de Smart Grid, ou seja, a rede inteligente, pelo controle da qualidade de distribuio e uso da energia, reduzindo perdas comuns em redes tradicionais. Na gerao de energia, os semicondutores contribuem com painis de clulas solares que geram energia limpa e abundante oriunda do sol. Na iluminao, os semicondutores contribuem com emissores de luz que apresentam eficincia energtica muito superior e com tempo de vida tambm superior outras formas de iluminao; - Sistemas de telemetria: sistemas eletrnicos com comunicao direta que permitem modernizar os sistemas de medio de gastos de energia eltrica, gua e gs, entre outros suprimentos;

- Sistemas eletrnicos de medio de parmetros vitais, comunicao sem fio, controle de aplicao de medicamentos nas quantidades corretas, anlises clnicas baratas e automatizadas, aparelhos auxiliares de audio e viso, marca-passos, dentre outros. Por conta do uso crescente desses sistemas, a medicina passa por uma revoluo; - A agricultura moderna, torna-se cada vez mais eficiente e competitiva e demanda uma automao cada vez maior, constituindo a agricultura de preciso. Alm da economia, ela contribui para a reduo do consumo de ingredientes e de danos ambientais. O Brasil sem subsdios na agricultura, um mercado frtil para a implementao da agricultura de preciso. A lista de aplicaes para eletrnica ilimitada, depende apenas da criatividade e de sua aceitao no mercado. A inovao essencial e no pode prescindir do elemento de inteligncia eletrnica, ou seja, do chip ou do circuito integrado. isso que o programa CI-Brasil pretende oferecer ao mercado. Esse relatrio visa apresentar o programa CI-Brasil, descrevendo sua organizao, suas atividades, as instituies que participam, os centros de treinamento, as atividades complementares envolvidas na fabricao, testes e anlises das falhas de CIs - Programa Sibratec de Microeletrnica - bem como o apoio financeiro envolvido e os incentivos fiscais para a rea.

Organizao
O CI-Brasil um programa da SEPIN/MCTI e reporta-se, portanto, a essa secretaria. A coordenao do programa se d por meio de uma comisso nomeada por portaria pelo MCTI, com participao de representantes de outros rgos do governo (MDIC, ABDI, FINEP, CNPq e BNDES), sociedades cientficas (SBMicro e SBC) e empresariais (ABINEE) e CEITEC S.A. e do programa Brasil-IP, bem como um representante de cada uma das trs subcomisses especficas do programa: Negcios, Tecnologia e Recursos Humanos. As subcomisses so compostas por representantes de vrias Design Houses (DHs) e de Instituies participantes. A comisso auxiliada por uma secretaria executiva que organiza as reunies, elabora projetos e acompanha as atividades. Os projetos e as atividades principais so o apoio a uma rede de DHs e a organizao de dois centros de treinamento. O diagrama esquemtico abaixo, ilustra parcialmente o fluxo de atividades e relaes do programa CI-Brasil.

A comisso de coordenao tem de duas a quatro reunies por ano. Os resultados dos trabalhos das subcomisses tambm so apresentados e discutidos nessas reunies. A lista de membros da comisso de coordenao do programa CI-Brasil, atualizada por portaria do MCTI em agosto de 2011, dada pelos seguintes representantes:

Representantes do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao MCTI: a) Secretaria de Poltica de Informtica - SEPIN - Virglio Augusto Fernandes Almeida; - Henrique de Oliveira Miguel. b) Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer - CTI: - Jacobus Willibrordus Swart - Coordenador; - Saulo Finco.

II

Representantes da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP: - Alexandre Zuccolo Barragat de Andrade; - Andr Castro Pereira Nunes.

III

Representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPq: - Alexandre Guilherme Motta Sarmento; - Alexandre Garcia Costa da Silva.

IV Representante do Banco Nacional de Desenvolvimento


Econmico e Social - BNDES: - Lilian Ribeiro Mendes.

Representantes do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC: - Jos Ricardo Ramos Sales; - Joo Batista Lanari B.

VI

Representante da Agncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI: - Carlos Venicius Frees

VII Representantes da Associao Brasileira da Indstria


Eltrica e Eletrnica - ABINEE: - Anderson Jorge Filho; - Edelweis Helena Garcez Ritt.

VIII Representantes da Subcomisso de Recursos Humanos do


Programa CI-Brasil: - Eric Ericson Fabris; - Oscar Salviano Silva Filho.

IX Representante da Subcomisso de Negcios


do Programa CI-Brasil: - Armando Gomes Silva Jnior.

X Representante da Subcomisso de Tecnologia do


Programa CI-Brasil: - Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije

XI Representante da Sociedade Brasileira


da Computao - SBC: - Csar Albenes Zeferino.

XII Representantes da Sociedade Brasileira de Microeletrnica - SBMicro: - Nilton Itiro Morimoto; - Renato Perez Ribas.

XIII Representante do Consrcio para a Formao de Talentos


Humanos na Concepo e Projeto de Sistemas Digitais e Propriedade Intelectual - IPs - Brasil IP: - Edna Natividade da Silva Barros.

XIV Representante da empresa Centro Nacional de Excelncia


em Tecnologia Eletrnica Avanada - CEITEC S.A.: - Marcelo Lubaszewski.

Apresentao DHs
Uma das primeiras aes do programa CI-Brasil foi apoiar a criao, a instalao e a atrao das empresas de projeto Design Houses (DHs). Existem hoje no pas, 20 DHs afiliadas e parcialmente suportadas pelo programa CI-Brasil. Elas podem ser classificadas segundo o tipo de natureza econmica, como empresas sem fins lucrativos ou empresas privadas com fins lucrativos. A maioria das organizaes sem fins lucrativos so spin-offs de (ou esto conectadas) universidades ou instituies pblicas de pesquisa. Algumas delas so totalmente independentes. Por seu turno, as organizaes privadas so originalmente provenientes de empresas multinacionais ou startups locais. A tabela abaixo apresenta as DHs classificadas segundo sua natureza econmica, localizao e incio no programa. Vale ressaltar que existe um terceiro grupo de Design Houses, que so consideradas independentes. Embora as DHs independentes no sejam afiliadas ao programa CI-Brasil, fazem parte do universo de DHs no Brasil.

DHs sem fins lucrativos

Design House
C.E.S.A.R CETENE CTI CT-PIM DF Chip DHBH Floripa DH Instituto Eldorado LSI-TEC NPCI SMDH TE@I2 Wernher von Braun

Localizao
Recife - PE Recife - PE Campinas - SP Manaus - AM Braslia - DF Belo Horizonte - MG Florianpolis - SC Campinas - SP So Paulo - SP Rio de Janeiro - RJ Santa Maria - RS Recife - PE Campinas - SP

Incio no programa
Fase I (>2005) Fase I (>2005) Fase I (>2005) Fase I (>2005) Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Edital CNPq 64/2010 Fase I (>2005) Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase I (>2005)

DHs com fins lucrativos

Design House
Chipus Excelchip Freescale IDEA SiliconReef

Localizao
Florianpolis SC So Paulo - SP Campinas - SP Campinas - SP Recife - SP

Incio no programa
Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008 Fase II edital CNPq 59/2008

DHs independentes

Design House
CEITEC S.A. MINASIC STI Semiconductors Perseptia

Localizao
Porto Alegre - RS Santa Rita - MG Campinas - SP Campinas - SP

Incio no programa
Fase I (>2005)

10

Assim sendo, pode-se concluir que as atuais 20 DHs formam uma rede de centros de projetos de chips, distribuda em praticamente todo territrio nacional, com foco multivariado em diversas reas de aplicao de semicondutores. A figura abaixo exibe um mapa que descreve a abrangncia desta rede, que inclui 19 DHs, de norte a sul do pas.

11

Design Houses - CI - Brasil


Nas prximas pginas, temos uma descrio mais detalhada de cada DH do programa.

Apresentao O CETENE (Centro de Tecnologias Estratgicas do Nordeste) uma entidade pblica, de direito pblico, da administrao direta da unio vinculada ao INT (Instituto Nacional de Tecnologia) do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao. Sediado na Av. Prof. Luiz Freire, 1, Cidade Universitria, em Recife-PE, o CETENE foi fundado em 2005 e suas reas de atuaes tecnolgicas incluem Biotecnologia, Nanotecnologias e Microeletrnica. O LINCS (Laboratrio para Integrao de Circuitos e Sistemas) o laboratrio de Microeletrnica do CETENE, no qual a DH CETENE atua. Ela iniciou seus trabalhos em 2006, com foco em anlise digital de sinais. A misso do LINCS/CETENE realizar projetos de circuitos integrados, de IP-cores e de sistemas eletrnicos em geral, tendo como premissa bsica o desenvolvimento de produtos de qualidade, inovao permanente, compromisso com as restries de projeto, transparncia e agilidade. O LINCS/CETENE possui servios de desenvolvimento de sistemas eletrnicos, oferecendo solues tanto com tecnologias baseadas em Lgica Reconfigurvel (FPGA) como com solues baseadas em Circuitos Integrados de Aplicao Especfica (ASIC), dependendo da necessidade dos clientes. O foco do LINCS/ CETENE encontra-se na prestao de servios na rea de processamento digital de sinais de udio e de vdeo para os segmentos de segurana, automotivo, medicina e entretenimento, oferecendo a seus clientes a oportunidade de diferenciao dos seus produtos por meio da inovao tecnolgica, Time To Market e excelncia nos processos de desenvolvimento. O LINCS/CETENE disponibilizou para os seus clientes dois produtos no mercado: um testador de cartucho HP60 com impresso e um sistema de deteco inteligente de situaes de risco no trnsito, que se encontra em teste de campo em avenidas do Recife e em fase de comercializao iminente. A inovao dos produtos do LINCS/CETENE resultou no depsito de uma patente e na criao de mais duas patentes, que esto em desenvolvimento. Visando manter seu nvel de excelncia, o LINCS/ CETENE composto por profissionais qualificados, que buscam sempre atualizar seus conhecimentos e estar em contato com o que h de melhor e mais avanado em tecnologias. O LINCS/CETENE incentiva seus funcionrios a fazerem cursos de ps-graduao. O resultado disso que um grande percentual de seus projetistas esto cursando uma especializao na rea de microeletrnica. Os projetistas do LINCS possuem experincia comprovada na rea de projeto de

sistemas de microeletrnica, verificao funcional e teste. Essa experincia vem sendo adquirida ao longo dos anos com o desenvolvimento de sistemas eletrnicos para as reas de controle e de processamento de sinais. A equipe conta com 28 projetistas, que esto divididos entre as duas unidades do LINCS/CETENE (Recife e Campina Grande). So 2 engenheiros de sistema, 12 de desenvolvimento, 7 de verificao, 3 de prototipao, 2 de requisitos e qualidade e 2 gerentes de configurao e suporte.

Lista de CIs e/ou IPs Projetados Entre os principais circuitos e sistemas projetados pela equipe do LINCS/CETENE, destacam-se estes: Microcontrolador 8051; Decodificador MPEG-4; Decodificador DVB-C para televiso a cabo; Controle Automtico de Iluminao Pblica; Plataforma de teste para controle de Qualidade do Biodiesel (BioQuali); Testador de Cartuchos com Impresso; Circuito Integrado RF de Ultrabaixo Consumo; Sistema Opto-eletrnico para Processamento Inteligente de Imagens e Deteco Automtica de Eventos e Situaes de Risco de Trnsito.

Parcerias Entre os parceiros do LINCS/CETENE, incluem-se empresas privadas nacionais, bem como os institutos de pesquisa. Para detalhes sobre parcerias, visite nosso website: www.cetene.gov.br/parceiros/index.php Contato Nome para contato: Marcus Vincius Duarte dos Santos Endereo: Av. Prof. Luiz Freire, 01. Cidade Universitria CEP: 50.740-540 Recife - PE Fone: 81 3271.9815

13

Apresentao A DH do CT-PIM (Centro de Cincia, Tecnologia e Inovao do Polo Industrial de Manaus) foi fundada em 2006 e localiza-se no Polo Industrial de Manaus, sendo um dos projetos do CT-PIM, um instituto privado sem fins lucrativos. Atualmente, o CT-PIM conta com seis projetistas de circuitos digitais e quatro de circuitos analgicos. Lista de CIs e/ou IPs Projetados 1. Circuito integrado: SoC Microprocessador + Memria ROM + Memria RAM + Ethernet + Bloco de Criptografia. Esse circuito foi desenhado com a finalidade de setar o fluxo de projeto da DH do CT-PIM. Utiliza microprocessador de cdigo aberto, integrando com IPs de terceiros e com blocos de criptografia prprios, com chave de at 256 bits. Concebido em .35m. Encontra-se plenamente testado em FPGA. Concebido em .35m;

5. Circuito integrado para conversor de formatos de transmisso para TV Digital. O circuito faz a converso do padro ASI (Asynchronous Serial Interface) para o SPI (Synchronous Parallel Interface) e vice-versa. Devido ao baixo volume, ser entregue em FPGA ao seu cliente final. A fase I do projeto contempla a converso do formato SPI para ASI, a fase II de ASI para SPI e a fase III

2. Circuito integrado para plataformas de comunica- Parcerias o mvel (chip NFC) em parceria com a NXP Semiconductors. Tivemos dois projetistas engajados na Participamos de um projeto em parceria com a NXP equipe da NXP por dez meses; Semicondutores, no qual dois projetistas do CT-PIM foram enviados Gratkorn, na ustria, para participar 3. Integrao em um nico bloco configurvel. A pri- do desenvolvimento de um chip NFC. meira j se encontra testada e aprovada; Contato 4. Circuitos integrados analgicos. Exemplo: Sensor magntico usando clula de Gilbert e Charge Pumps; Nome para contato: Wesley Alves Pereira Fone: 92 2123.5801 E-mail: wesley@ctpim.org.br Website: http://www.ctpim.org.br

14

estrangeira. Foi feito um Press Release noticiando a disponibilidade do IP para o mercado, que foi publiA Chipus Microeletrnica uma empresa privada com cado no site de venda de IPs Design&Reuse (http:// fins lucrativos, fundada em novembro de 2008 e se- www.design-reuse.com/news/26489/power-mandiada na ilha de Florianpolis - SC. Desenvolve e li- agement-lfoundry-150nm.html). cencia IPs analgicos e fornece servios de projeto com foco em conversores analgico-digitais (ADC) A Chipus est depositando uma patente para esse e digital-analgicos (DAC), alm de circuitos de ge- IP, cuja inovao tecnolgica tambm foi assunto de renciamento de energia de ultrabaixo consumo para um artigo aprovado para publicao na Conferncia aplicaes em eletrnica de consumo, controle, den- Brasileira de Microeletrnica, SBCCI 2011. tre outras, em especial aparelhos portteis e de teleOutro destaque o projeto de um chip comercial em comunicao. parceria com o Laboratrio de Eletrnica da EPFL, Conta com 7 colaboradores, a maioria com mdia de chamado ELab (http://elab.epfl.ch/), iniciado em 10 anos de experincia na rea, sendo parte dessa ex- meados de novembro de 2010. O IP desenvolvido pela perincia em empresas europeias de semicondutores. Chipus para esse chip um subsistema composto por A Chipus est incubada no MIDI Tecnolgico, no pr- um conversor analgico-digital e um digital-analgidio da Associao Catarinense de Empresas de Tec- co para ser utilizado em um produto de uma grande empresa (mais de 100 mil funcionrios) europeia para nologia (ACATE). aplicaes em Smart Grid. Esse chip est sendo testado atualmente pela equipe da EPFL. Empresa Parcerias Os Principais parceiros so SMDH, Silicon Gate, LFoundry, Aptasic SA, EPFL Elab, HKSTP e SilTerra.

Projetos A Chipus Microeletrnica possui atualmente um portflio de mais de 20 IPs (os detalhes podem ser encontrados na pgina da empresa na internet, em http:// www.chipus-ip.com/ip.htm#fragment-5). Dentre os IPs do portflio da empresa, vale frisar que a maioria deles encontram-se Silicon-Proven, ou seja, foi desenvolvido um Test Chip (ver foto na coluna ao lado) e o IP foi caracterizado/testado em silcio e documentado. O IP entregue ao cliente em formato GDSII, acompanhado de Datasheet, guia de integrao e modelo comportamental. Um IP (CM1311bg) que foi recentemente testado e que merece destaque uma Unidade de Gerenciamento de Energia (PMU do ingls Power Management Unit). Um exemplo de aplicao deste IP em chips para aparelhos portteis (como por exemplo telefones celulares), no qual o consumo em modo standby deve ser reduzido ao mximo para estender a vida til da bateria. O desempenho testado do IP foi comparado com 3 concorrentes do mercado e foi considerado superior a todos. Esse IP est sendo negociado com uma empresa Contato Nome para contato: MURILO PILON PESSATTI Telefone:48 2107.2740 / 9167.8067 E-mail:murilo.pessatti@chipus.com.br Website:www.chipus.com.br

15

Empresa

Projetos

O Instituto de Pesquisas Eldorado uma associao Chip Demodulador de TV digital Desenvolvimento civil de mbito nacional, sem fins lucrativos, fundada de um Chip para demodulao de TV Digital padro ISDB-T, utilizando tecnologia de 65nm. Esse chip o em dezembro de 1997 em Campinas, So Paulo. primeiro desenvolvido totalmente aqui no Brasil para Atualmente, o Instituto Eldorado possui sedes em esse padro e tecnologia. Ele ter a capacidade de Campinas (prximo ao campus da UNICAMP e da decodificao One-Seg (em movimento) e Full-Seg PUC-Campinas), em Braslia (Setor Comercial Norte) (alta-resoluo). J existe uma lista de possveis cliene em Porto Alegre (Parque Cientfico e Tecnolgico tes interessados. Tal chip contou com fundos do MCTI. A Figura abaixo exibe o chip final: da PUCRS). Em operao desde maro de 1999, conta com sistemas de gesto e de processos tcnico-administrativos altamente qualificados, certificados segundo as principais normas internacionais, que favorecem a competitividade do Instituto. O Instituto Eldorado conta com aproximadamente 496 profissionais distribudos da seguinte forma: 387 em Campinas, 83 em Braslia e 26 em Porto Alegre. Desde o ano de 2002, o Instituto Eldorado vem focando esforos no desenvolvimento contnuo da Microeletrnica no Brasil, por meio da capacitao, da formao de mo de obra especializada e da consolidao da DH ELDORDO, a partir da execuo de pro- Chip de etiqueta passiva de RFID Desenvolvimento de Chip para etiqueta passiva de RFID, na faixa de jetos de desenvolvimento de CIs. 900MHz, compatvel com o padro UHF, EPCglobal Class-1 Generation-2. IPs Desenvolvidos: Dentre os IPs desenvolvidos pela DH ELDORADO, estes destacam-se: Reed Solomon: decodificador para 16 bytes enviados, com correo de at 8 bytes; Viterbi decoder for Punctured: Decodificador utilizado para cdigos 2/3, 5/6 e 7/8; FFT multmodo (2/4/8k pontos). Parcerias Atualmente, a DH ELDORADO conta com um quadro de 20 engenheiros, sendo 2 Doutores e 7 Mestres. Todos possuem curso de especializao em Microeletrnica (PNM/CIBRASIL) ou experincias prvias em empresas consolidadas em Semicondutores. Dentre os projetos hoje realizados e/ou em curso, pode-se destacar: Comunicao Digital/ TV Digital, RFID, Aplicaes Mdicas, Memrias e Controladores de Memria, entre outros. Para todos esses projetos, conta-se com o domnio completo do fluxo ASIC (FrontEnd e Back-End). H inmeros parceiros Institucionais como DELL, Motorola, Itautec, entre outros. Tambm h parceiros tecnolgicos como Borland, IBM, Freescale etc. Veja mais detalhes em nosso website. Contato Nome para contato: Jos Eduardo Bertuzzo Telefone: +55 19 3757.3038 E-mail: jose.bertuzzo@eldorado.org.br Website: www.eldorado.org.br

16

Empresa Para isso, a empresa est desenvolvendo um nico CI capaz de controlar tal operao, alm de realizar a gesto da energia e o ciclo de recarga do dispositivo de armazenamento. Parcerias Para detalhes sobre nossos parceiros, clientes e fornecedores, sugerimos que visitem o nosso website: www.siliconreef.com.br/site/en/partners Notcias importantes sobre a DH Atualidades publicadas A revista Time destaca o desenvolvimento da SiliconReef e o trabalho dos scios Tiago Lins e Marlia Lima para que a empresa conquiste credibilidade global. (1/9/2010) O fundo de investimento americano DFJ iniciar um processo de Due Diligence na SiliconReef. A empresa foi escolhida aps sua participao na etapa final da competio de planos de negcios promovida pela DFJ e CISCO. (1/7/2010) A SiliconReef finalista na competio de planos de negcios promovida pela DFJ e CISCO. A empresa a nica representante da Amrica Latina entre os 16 finalistas.(24/6/2010) Contato Nome para contato: Marlia Lima Telefone: 081 3425.4727 / 8832.6274 E-mail: contact@siliconreef.com.br Website: www.siliconreef.com.br

A SiliconReef uma empresa privada especializada no desenvolvimento de circuitos integrados analgicos e mistos de baixo consumo. A empresa nasceu no ambiente empreendedor e inovador do Porto Digital, um polo de tecnologia da informao e comunicao, que foca a promoo do crescimento sustentvel baseado em uma economia de servios de alta qualidade e valor agregado. Remontando sua origem, a SiliconReef uma empresa com DNA C.E.S.A.R, um dos mais renomados centros de P&D e inovao do Brasil. Essa empresa se beneficia de polticas pblicas e suportada pelo governo federal, que designou a indstria de semicondutores como rea prioritria de investimentos no setor de cincia e de tecnologia. Por meio desses investimentos, o governo procura estimular o crescimento sustentvel dessa indstria no pas. Projetos A energia est presente em todo ambiente nossa volta disponvel na forma de energia trmica, solar, elica e mecnica. Entretanto, a energia dessas fontes frequentemente encontrada em quantidades to nfimas que dificultam a utilizao destas para qualquer propsito vivel. De fato, at recentemente, no era possvel capturar e converter essa energia de maneira a fazer com que os dispositivos eletrnicos pudessem utiliz-las. A SiliconReef vem trabalhando junto com parceiros de P&D para tentar descobrir como essa energia disponvel no meio ambiente pode ser captada, condicionada e armazenada de forma eficiente para ser utilizada no futuro por dispositivos eletrnicos de baixo consumo. O mtodo encontrado para aumentar a performance desses sistemas consiste em operar o dispositivo transdutor (responsvel pela converso da energia do meio ambiente em energia eltrica) sempre dentro da sua faixa de maior eficincia.

17

Empresa O Laboratrio de Sistemas Integrveis Tecnolgico (LSI-TEC) uma associao sem fins lucrativos que est em operao desde 1999, com linhas de ao reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, tornando-o um polo de referncia mundial dedicado ao desenvolvimento e inovao de tecnologias avanadas. O LSI-TEC um elo entre a sociedade e as instituies cientficas de excelncia, promovendo a aplicao do conhecimento em tecnologia avanada para gerar produtos, servios e sistemas mais competitivos e de maior valor agregado, que aumentam a competitividade da indstria brasileira. Regido pelo Estatuto Social, o LSI-TEC exerce atividades de pesquisa e de desenvolvimento em tecnologia da informao. A associao credenciada pelo CATI e preenche os requisitos estabelecidos pelo Decreto 3.800/2001.

Projetos Desde o incio de suas atividades, a IC Design House j desenvolveu ou desenvolve projetos de instrumentao e controle industrial, armazenamento e processamento de dados biomdicos, energia e aplicaes de Rdio Frequncia. A IC Design House LSI-TEC desenvolve projetos de Circuitos Integrados analgicos, Mixed Mode, RF e digitais de grande porte, tanto em ASIC (Circuitos Integrados de Aplicao Especfica) quanto em FPGA. Ela oferece servios que vo desde a prototipagem e a anlise de viabilidade tcnico-econmica at a produo em larga escala, por meio de parceria com Foundries de alto nvel em excelncia tcnica. Possumos capacidade de operar em tecnologias desde 1,0 m at 90 nm, em mdulos de alta tenso, baixo consumo, RF, EEPROM, fotodiodos etc.

Tal modularidade nos permite oferecer solues de elevado desempenho tcnico pelo melhor preo posA IC Design House do Laboratrio de Sistemas Inte- svel, ajustando-se perfeitamente s necessidades dos grveis Tecnolgico LSI-TEC - detm conhecimento nossos clientes. especializado no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados analgicos, digitais, Mixed Mode e Ao mesmo tempo, a grande disponibilidade de tecnoRF. Ela foi criada por meio do programa CI-Brasil do logias garante a atuao em reas mais distintas como Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao e um eletrnica embarcada, dispositivos de uso hospitalar, dos trips do Programa Nacional de Microeletrnica instrumentao e controle industrial, telecomunica(PNM), que se desenvolve no mbito da Secretaria de es, energia e tecnologia da informao. Polticas de Informtica. O LCI-TEC conta com uma infraestrutura completa e diferenciada, incluindo software EDA de ltima gerao e hardware compatvel, bem como com instrumentos para caracterizao e testes dos circuitos integrados produzidos. A IC Design House iniciou suas atividades em abril de 2006 e, desde o incio, tem uma estreita colaborao com a Diviso de Metodologia de Projeto de Circuitos Integrados VLSI (DMPSV), do Laboratrio de Sistemas Integrveis da Escola Politcnica da USP. Desde 2007, ela conta tambm com um escritrio de projetos sediado em Salvador - BA, e destaca-se pela competncia em projetos digitais de grande porte. Alm disso, possui um outro escritrio em Campinas, com equipe especializada em projeto de CIs analgicos e AMS.

Parcerias Para conhecer nosso modelo de parceria, visite nossa pgina: http://www.lsitec.org.br/dh/ Contato Telefone: 11 3521.0800 E-mail: noije@lsi.usp.br / walter.santana@lsitec.org.br Website: www.lsitec.org.br/dh/

18

Empresa A MINASIC uma Design House com foco no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados e de sistemas eletrnicos. Ela visa a introduo de solues de inovao tecnolgica para empresas nacionais e internacionais atuantes, principalmente nos setores de Telecomunicao, Automotivo, Automao Industrial e Eletrnica de Consumo. Proporcionamos aos nossos clientes solues inovadoras, com o objetivo de elevar o desempenho e a competitividade dos seus negcios. A jornada da MINASIC se iniciou em 1987 com o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extenso em Microeletrnica IPs do CI MGT10000: da Universidade Federal de Itajub, por meio de um convnio entre a Universidade Federal de Itajub e o Referncia de tenso e corrente Bandgap e refeCentro de Pesquisa e Desenvolvimento CPqD - da rncia de corrente PTAT para polarizao de cluTelebrs. las analgicas; Power-On-Reset (POR) para realizar a habilitao Nos ltimos anos, a empresa participou de diversos e reset de todos os circuitos digitais; programas de incentivo inovao e, por isso, rece Oscilador integrado de 5MHz, com baixo drift e beu aportes de capital que possibilitaram sua plena preciso de 2% para referncia dos blocos digioperacionalizao. tais; Amplificadores e comparadores de tenso de alto desempenho para condicionamento de sinais de diodos fotoeltricos; Regulador de tenso Low Dropout (LDO), alimentao de entrada na faixa industrial (+5V a +30V) e sada em +5V para alimentao de todos os blocos do circuito integrado; Core Digital para processamento de sinais e configurao dos modos de operao do circuito integrado. Parcerias Novo prdio da Incubadora do Parque Para detalhamento de nossos parceiros, clientes e fornecedores, sugerimos que visitem o nosso website: A MINASIC tem como expertise produzir circuitos in- www.minasic.com/parceiros.php. tegrados para aplicaes industriais e eletrnicas de consumo. Nesse documento, destacamos o circuito Contato integrado MGT10000 (aplicao industrial) e seus Nome para contato: Michel Santana principais IPs. Circuito Integrado MGT10000 (Fig. 2): circuito in- Telefone: +55 35 3629.1850 tegrado para condicionamento e processamento E-mail: comercial@minasic.com de sinais em sensores fotoeltricos (aplicao co- Website: www.minasic.com mercial cliente sob sigilo). Concebido em tecnologia X-FAB e XC06, com expectativa de produo de 150.000 peas/ano. Projetos

19

Empresa

A Design House - CTI (DH-CTI) foi criada em 2006 e faz parte de uma diviso do Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer, localizado em CampinasSP. A misso da DH-CTI realizar projetos de Circuitos Integrados (CIs) com eficincia, superando as expectativas dos clientes e consolidando parcerias em Projetos desenvolvimento e pesquisa de alta tecnologia. 1. VAEE (Intelbrs) - Voz Amostrada por EspalhaA DH-CTI busca agregar valor nos servios de projetos mento Espectral; de CIs customizados, que atendem as necessidades 2. DECODER (CIS Eletrnica) - Decodificador da especficas dos clientes, ela rene competncias em: Leitora Criptogrfica de Cartes Magnticos; Projeto de CIs (Analgicos/Mixed-Signal/RF), proto- 3. CTl 8051 - Projeto de um IP de microcontrolador tipagem rpida de sistemas digitais, desenvolvimento de 8 bits, baseado no microcontrolador da famlia de sistemas integrados (SoC), desenvolvimento de 8051 da Intel; sistemas usando CIs programveis (CPLD ou FPGA) 4. Projeto MANTIS - P&D de Sistema Eletrnico de Leitura para Detectores de Infravermelho; e projeto de sistemas eletrnicos. 5. OTN (Padtec) - Desenvolvimento de Ambiente de Os clientes alvo so entidades do governo e empresas, Verificao da Codificao Hardware em Linguagem principalmente as brasileiras e as que possuem carac- VHDL no projeto de FPGA; tersticas inovadoras e/ou com foco em exportao. 6. Projeto CITAR - P&D de Cls tolerantes a radiaes Existe o compromisso por parte da DH-CTI de procu- (lNPE/CTl); rar em conjunto, o suporte financeiro nas entidades 7. Projeto INCT Namitec - P&D em micro e nanoelegovernamentais para o desenvolvimento e produo trnica (multi-institucional); 8. Projeto Iguassu - Desenvolvimento de um Cl do ASIC. transceptor de RF baseado no padro IEEE 802.11b WLAN/Wi-FI; 9. Projeto SoC - Monitoramento de Consumo de Energia Residencial.

Alm de um laboratrio prprio para testes de CIs, a DH-CTI em colaborao com as demais divises do CTI, pode realizar testes de qualificao em Teradyne (microFLEX), caracterizao, encapsulamento e manipulao de Cls - encapsulados ou no (dies), entre outros servios.

Cotidiano da DH-CTI A DH-CTI conta atualmente com uma equipe de 40 projetistas, com uma vasta experincia adquirida no Brasil e no exterior. A DH-CTI possui uma das melhores infra-estruturas em termos de desenvolvimento de projetos de CIs do Brasil. So cerca de cinquenta estaes de trabalho rodando em ambiente Linux, seis servidores e Storage Array de grande capacidade de armazenamento. Trs dos softwares EDA para projetos de CIs mais utilizados no mundo esto disposio da equipe de projetistas da DH, como: Cadence, Mentor Graphics e ADS (Advanced Design Systems). Entre as tecnologias j utilizadas em projetos possvel citar: XFAB, AMS, IBM e UMC. Tambm dispe de ferramentas de projeto de sistemas digitais e prototipagem rpida (FPGA e MCU). Microfotografias e Layout de alguns CIs da DH-CTI Parcerias FACTI, ClS Eletrnica, CPqD, Orbinova, Intelbrs, Unicamp e INPE. Contato Nome para contato: Reinaldo Morilha Telefone: 19 3746.6279 / 3746.6311 E-mail: dh_cti@cti.gov.br Website: www.cti.gov.br/designhouse

20

Empresa A Floripa-DH uma empresa sediada em Florianpolis. Foi fundada em julho de 2009, em resposta a estmulos lanados pelo programa CI-BRASIL, aproveitando a competncia de um grupo ligado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em modelagem, caracterizao e projeto analgico e RF. A Floripa-DH oferece tcnicas de estado da arte para projetos de circuitos integrados de ultrabaixa potncia. A equipe da DH conta com trs professores ligados UFSC e cinco projetistas com experincia na rea de em mdia trs anos e meio. A Floripa-DH utiliza, atualmente, a infraestrutura fsica de dois laboratrios na UFSC, dispondo de vrias estaes e ferramentas de projeto, alm de instrumentao de ltima gerao para caracterizao de circuitos integrados analgicos e RF. A DH abrigada na Associao NIMETEC, inscrita no IPs analgicos CNPJ sob o nmero 10.488.903/0001-17. Fonte de corrente autopolarizada em vrias tecnologias. Essa fonte tem como propriedade importante a sua portabilidade, podendo ser integrada em qualquer n tecnolgico, por meio da metodologia de projeto desenvolvida por nossa equipe; Referncia de tenso utilizando exclusivamente transistores MOS; Amplificador de tenso com ganho programvel por intervalo de tempo (em desenvolvimento). Sensores CMOS Detector de radiao ionizante (em desenvolvimento); Sensor de campo magntico (em desenvolvimento). Parcerias Os nossos principais parceiros so estes: AMPLIVOX - empresa de aparelhos auditivos - e o Centro de Projetos do LSI-TEC (parceria em projeto submetido ao BNDES). A Chipus Microeletrnica que j prestou consultoria Floripa-DH e utiliza equipamentos de nosso laboratrio para avaliao de seus projetos. Contato Nome para contato: Mrcio Cherem Schneider / Daniel Silva Piovani Telefone: 48 3721.7629 / 3721.7720 E-mail: marcio@eel.ufsc.br / danpiovani@gmail.com Website: http://sites.google.com/site/floripadh/

Projetos Circuitos projetados 1. Circuitos RF em tecnologia CMOS 0.18 m Amplificador de baixo rudo (LNA); Detector de potncia RF (em desenvolvimento); Oscilador em anel de 3 estgios para aplicao em modulao/demodulao de sinais RF (em desenvolvimento); Oscilador em anel para ultrabaixa tenso de alimentao (da ordem de 50 mV) para aplicao em Energy Harvesting (em desenvolvimento); Conversor RF/DC para ultrabaixo sinal de RF (em desenvolvimento). 2. IPs para aparelho auditivo ( tecnologia CMOS 0.35 m) Pr-amplificador de entrada do aparelho auditivo; Amplificador classe-D para o alto-falante.

21

Empresa

Projetos

A TE@l2 foi Fundada em 2008 e est localizada em Alguns exemplos de IP projetados ou em andamento: Recife. um entidade sem fins lucrativos associada ao Conversor preciso de frequncia para digital Laboratrio de Dispositivos e Nanoestruturas da Uniprojetado em VHDL para ser utilizado em sensores versidade Federal de Pernambuco. Atualmente, conta que faam parte de circuitos oscilantes. Financiacom cinco projetistas, mas deve dobrar essa nmero mento FINEP e PETROBRAS; at o final de 2011. O foco da DH o Projeto Misto e RF Mdulo Controller Area Network projetado em aplicados sensores e instrumentao. VHDL para comunicao entre transdutores. Financiamento FINEP e PETROBRAS; Mdulo Amplificador Lock-in projetado em VHDL para a medio de pequenas e grandes impedncias. Financiamento FINEP e PETROBRAS; Medidor da qualidade de leo comestvel projeto misto, digital/analgico. Financiamento FACEPE; Medidor da qualidade de combustvel projeto RF. Financiamento FINEP. Parcerias Os projetos atualmente em desenvolvimento tm sido em parte realizados com recursos de diversos parceiros, podemos citar especialmente: FINEP e PETROBRAS. Os parceiros tecnolgicos so AMS, STMicroelectronics. Contato Nome para contato: Edval J. P. Santos Telefone: 55 81 2126.7134 Email: edval@ee.ufpe.br Website: http://www2.ee.ufpe.br/dhtei2/

Prdio do Laboratrio de Dispositivos e Nanoestruturas, onde est localizada a DH. O portal da DH est sendo implementado (veja em http://www2.ee.ufpe.br/dhtei2). Dispomos de infraestrutura prpria de teste e de caracterizao, alm de modernos computadores para projeto utilizando Cadence em Linux.

Sala para caracterizao de circuitos integrados.

22

Empresa A CEITEC S.A. Centro Nacional de Tecnologia Eletrnica Avanada uma empresa do governo federal criada em 2008 com a finalidade de desenvolver e produzir semicondutores no Brasil. Sua implantao resultou de uma deciso do Governo Federal em assumir projeto iniciado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e contou com a participao essencial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifcia Universidade Catlica (PUCRS). Sua existncia estratgica para o crescimento da economia brasileira, em especial para o desenvolvimento da indstria eletrnica nacional. A CEITEC S.A. possui uma equipe qualificada e disposta a contribuir para o desenvolvimento da empresa e seus produtos. Hoje a empresa conta com cerca de 70 projetistas, garantindo que a CEITEC S.A. est pronta para se tornar um dos investimentos mais importantes j feitos no Brasil, principalmente pelo resultado que pode trazer para todo o ecossistema de microeletrnica nacional.

Parcerias A CEITEC S.A. tem por objetivo ampliar o crescimento da rea de semicondutores no Brasil, trazendo para o Pas uma base slida para o desenvolvimento da indstria eletrnica. Diante deste cenrio, identifica-se a necessidade de celebrao de convnios ou parcerias, que so de particular importncia para o desenvolvimento desta rea. Considerando que a rea de design, onde est a propriedade intelectual da CEITEC S.A., atua desde 2009 e que a fbrica est em fase final de instalao de equipamentos e certificao, com inicio da operao prevista para 2011, a anlise e consolidao de convnios e parcerias j so uma realidade, conforme indicado a seguir: Acordo de Cooperao com a Casa da Moeda do Brasil Termo de Cooperao Tcnica com a UFRGS Convnio com a PUCRS Termo de Cooperao com a HEMOBRS REDECOMEP PADIS

PROJETOS O modelo de negcio da CEITEC S.A. prev o desenvolvimento de produtos prprios para fabricao em sua unidade fabril ou em terceiros e a utilizao da fbrica para produo de chips de outras DHs. Na sua linha de produtos prprios, a CEITEC S.A. foca os nichos de mercado de RFID, Comunicao sem Fio e Multimdia Digital. Principais projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento: A CEITEC S.A. tem conquistado importantes espaos na mdia. Algumas das principais e recentes publicaes de 2011: 26/05/2011 - Revista IPESI - Ceitec conclui design de dois chips 25/05/2011 - JC - Em busca do chip gacho 24/05/2011 - ZH - No banco da frente 21/05/2011 - ZH - Ceitec na reta final para comear a produzir condutores 26/04/2011 - Valor - Para cumprir cronograma, Ceitec pode ter mais recursos 25/04/2011 - ZH - Mercadante visita Ceitec e diz que vai avaliar recursos para projetos de fabricao de chips Para acessar estas e outras publicaes na ntegra, visite www.ceitec-sa.com Contato Nome: Valquiria Guedes Telefone: (51)3220.9814 E-mail: valquiria.guedes@ceitec-sa.com

Chip do Boi Chip Santana Chip Hemobrs Chip Siniav Chip WiMAX Chips para Passaporte e Identidade Civil Chip Modulador de TV Digital

23

Empresa

CIs analgicos (Em vrios ns do processo SmartMOS): A Freescale Semicondutores Brasil iniciou suas Camada fsica de redes automotivas: MC33399, operaes em 1967, quando ainda era o setor de semiSC33399ADR2, MC33902, MC33903, MC33904, condutores da Motorola Inc. O BSTC (Brazil SemiconMC33905, MC33905D ductor Technology Center) iniciou suas operaes em 1997. Atualmente, conta com mais de 130 funcionrios System Base Chip (SBC): Mercado automotivo (95% engenheiros) e mais de 100 projetos entregues, Complementa o microcontrolador em subsistemas incluindo microcontroladores de 8 e 32 bits, principalautomotivos com funes como: interface serialmente para os mercados automotivo e industrial, CIs paralela, regulador(es) de tenso, camada fsica analgicos e IPs digitais e analgicos. de rede automotiva e chaves de potncia integradas: MC33889, MC33989, MC33689, MC33742, Desde outubro de 2007, a Freescale Brasil passou a MC33910, MC33911, MC33912 operar em uma sede localizada no condomnio Technopark, em Campinas. A empresa conta com instala- Gauge Drivers para painel automotivo: MC33970, es modernas e adequadas para um centro de exMC33976, MC33991 celncia em projeto de circuitos integrados no Brasil. Power Management: Mercados automotivo e Telecom: MC13181, MC13713, MC13783, MC13790, MC13890, SC900841, MC34701, MC34702, MC34703, MC34713, MC34716, MC34700, MC34726, MC34727 IP Digital Temporizadores: eTPU (microprocessado), Reaction Module, eMIOS, FlexTimer; CPU: HCS08, DBG (auxlio depurao do S08); Flash embarcado para micros de 8, 16 e 32-bits; BITs e autorreparao para SRAM embarcada; Outros: FlexCAN, eQADC, Decimation Filter. Prejetos IP Analgico (Em vrios ns de tecnologia CMOS. Alguns com reSegue uma lista de alguns dos produtos e IPs projetaquisitos de altssima preciso e/ou baixssimo consudos no BSTC. mo.) Microcontroladores IP utilizado nas famlias S08, MC56, Qorivva, Kinetis e Coldfire+: 32-bits: Famlia Qorivva para aplicaes de Amplificadores (diferenciais, de ganho programvel), Powertrain (injeo eletrnica e transmisso): fusveis integrados, comparadores analgicos, subMPC5534, MPC5567, MPC563xM, MPC5674. sistema de gerenciamento de potncia (reguladores, referncias e monitores de tenso, POR), conversores 8-bits: mercados automotivo, consumo e indusA/D (SAR), Osciladores (cristal, RC interno). trial: MM908E624, MM908E630, HC908TV24, HC08TV24, HC08KX8, HC08GP32, HC908QT4, HC908QT1, HC908QY4, HC908QY1, HLC908QT4, Contato HLC908QT1, HLC908QY4, HLC908QY1, HC9S08RC16, HC9S08RE60, HC908QY4, SC908QY4, Mais informaes esto disponveis no website da FreHC3S08RC16, HC908QL4, HC9S08RT16, HC- escale: http://www.freescale.com 9S08RC16, HC9S08DZ60, HC9S08RA16, HC3S08RC60, HC9S08AC60, HC9S08DZ128, HC9S08AC128, HC9S08QE32, HC9S08QB8, HC9S08MP16, HC9S08SC4.

24

Empresa A Idea! Sistemas Eletrnicos foi fundada em 1997 e oferece servios de desenvolvimento de Circuitos Digitais em lgica reconfigurvel e ASIC. Sua equipe, de aproximadamente 15 engenheiros, possui uma ampla experincia em projetos de alta complexidade, tendo como foco as reas de Telecomunicaes, TV-Digital e SoCs.

Layout em 65 do receptor de TV-Digital Parcerias Prejetos Transmissor DVB-S1 (2005-2007); Transmissor DVB-S2 (2006-2008); Transmissor ISDB-T (2008-2009); Receptor ISDB-T (2010-2011); Processador criptogrfico Dual-Core (2010-2011). Eldorado, TecSys, Altera, Elonics, Ceva. Notcias Brasileiros vo aos EUA vender TV Digital http://www.idea-ip.com/index.php?pagina=estadao_ nab_2008.html

Contato Em parceria com a TECSYS do Brasil, foram desenvolvidos os primeiros transmissores brasileiros de TVNome para contato: Valdiney Pimenta Digital nos padres DVB-S1, DVB-S2 e ISDB-T (nipoTelefone: 19 3305.3813 brasileiro). E-mail: valdiney@idea-ip.com Website: www.idea-ip.com Atualmente, encontra-se em fase avanada de desenvolvimento, um receptor de TV-Digital para o padro nipo-brasileiro. Est sendo desenvolvido em 65nm e com alto nvel de integrao de dispositivos, incluindo ADC, memria embarcada e interface USB. Esse chip ideal para o uso em sistemas mveis como Notebook e Tablets. A empresa tambm est desenvolvendo um SoC de um microprocessador criptogrfico Dual-Core para operaes de segurana. Esse projeto est sendo desenvolvido para uma empresa brasileira e utiliza como base um processador RISC, alterado para incorporar uma srie de protees aos dados, alm de aceleradores para criptografia.

25

Empresa O Centro de Pesquisas Avanadas Wernher von Braun uma instituio genuinamente brasileira, sem fins lucrativos. Foi criado em 1998 com foco no desenvolvimento de sistemas eletrnicos inovadores. Possui grupos especializados em Automao, Inspeo ptica, Identificao por Radiofrequncia (RFID), Nanotecnologia e Microeletrnica, que atuam para criar solues Parcerias completas e eficientes para seus clientes e parceiros, O Centro Von Braun tem diversas parcerias com emproporcionando grande vantagem competitiva. presas como a Semp-Toshiba, Toshiba SemiconducA misso do Centro von Braun explorar novas fron- tor e outras no Brasil e no mundo. teiras da cincia, criando aplicaes prticas e oportunidades que, por sua vez, apoiam uma explorao Como exemplo da competncia dos seus grupos, o Centro Von Braun participa de comits da ISO e est cientfica mais profunda. influenciando a definio do novo padro de RFID, com base nos resultados obtidos em silcio. PROJETO PILOTO BRASIL ID COMEA A SAIR DO PAPEL O projeto Brasil ID, que pretende monitorar cargas e produtos em circulao no Pas, comea a sair do papel. O desenho do chip que servir como modelo da tecnologia de identificao por radiofrequncia, foi definido pelos institutos de pesquisa nacionais. Um projeto piloto comear a ser implantado at o final do ano. O governo liberou uma verba de R$ 20 milhes para colocar em operao um piloto para testar a tecnologia em todo Brasil, conta Dario Sassi Thober, diretor do Centro de Pesquisas Von Braun, que participa do projeto. Contato Centro de Pesquisas Avanadas Wernher von Braun Av. Alice de C. Pupo N. Mattosinho, 301 Alphaville Campinas - SP Fone/fax: 19 3262.2207 E-mail: vonbraun@vonbraunlabs.com.br

O Grupo de Microeletrnica conta com 25 Projetistas dedicados ao projeto de Circuitos Integrados, utilizando processos de diversas Silicon Foundries. Inclui profissionais com ampla experincia em todo o fluxo de projeto de chips digitais, analgicos, RF e MixedSignal, microcontroladores, interfaces, criptografia e segurana, System-on-Chip. So 7 projetistas formados nos Centros de Treinamento do CI-Brasil/MCTI. O grupo atua no desenvolvimento de produtos de consumo, industriais, automotivos e de telecomunicaes, desde a especificao at a qualificao e suporte produo, incluindo software embarcado para a aplicao dos produtos. Projetos O Centro von Braun tem larga experincia em desenvolvimentos de plataformas complexas e projeto de circuitos analgicos e digitais, como: Microcontrolador com OSD para TV; Processadores Criptogrficos; Receptor de Dados em RF de baixo consumo; Chip de RFID.

26

Empresa A Santa Maria Design House (SMDH) um projeto dentro da FATEC, que comeou as suas atividades formalmente em julho de 2009 com o projeto piloto para o desenvolvimento, a fabricao e o teste de um circuito integrado dedicado (ASIC - Chip de Aplicao Especfica) para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desde abril de 2008, vinha realizando tarefas de codificao, verificao e fluxo digital em parceria com o consrcio de empresas para projeto da TV Digital. Contando com uma equipe de engenheiros digitais e analgicos, que rene os melhores profissionais de desenvolvimento de chips, oriundos de empresas de semicondutores, mestres e doutores, a SMDH tem como objetivo a concepo de circuitos integrados, desde a especificao, prototipagem at a fabricao (Foundry terceirizada) do chip. analgico/digital, que consiste basicamente de uma chave ON/OFF, que receber comandos originados da base de estao na Terra. Para esse projeto, a SMDH est desenvolvendo as bi -bliotecas tolerantes radiao, necessrias para este ambiente que em o chip estar sujeito. Atualmente, o chip est em fase de testes da SMDH. ZR16 um microcontrolador (MCU), que contm processador de 8 bits, memria, e funes de I/O. um chip que enfatiza a alta integrao analgico/digital, contendo dispositivos como conversor analgico, oscilador interno, touch, entre outros.

Integrante do grupo de DHs do programa CI-Brasil, a SMDH ir viabilizar junto s universidades, empresas pblicas e privadas, a poltica de iniciativa do governo federal, que permeia o desenvolvimento da nanotecnologia e capacitao do Brasil no mercado de microO prottipo est em fase de testes e ser usado prieletrnica. meiramente pela EXATRON, empresa sediada em Porto Alegre/RS, lder de mercado em seu segmento. No primeiro semestre de 2012, sero disponibilizados kits para uso do ZR16. Esse kit contm compilador e simulador, Datasheet e outros componentes todos desenvolvidos nacionalmente. O ZR16 primeiro microcontrolador 100% nacional.

Projeto RFID 1- Esse projeto est protegido por NDA com uma empresa nacional. Est na fase de desenvolvimento do prottipo. Tape-out previsto para outubro. Projeto RFID 2- Esse projeto est protegido por NDA com uma empresa nacional/internacional. Est na fase de viabilidade tcnica. Parcerias CNPq, Chipus, INT, FInep, QC Informtica, LFoundry, FAB (Mixed Signal Foundry Express), Exatron. Contato

Projetos Conversor A/D com alta preciso, alta taxa de sinal de rudo (o rudo removido da banda de sinal), excelente linearidade integral e diferencial (quantizao amostrada em dois nveis discretos). Fcil integrao em projetos mistos, alta robustez e preciso de 12 bits. Em fase de teste do prottipo. Cliente: Ser usado como biblioteca de IPs da Lfoundry (fbrica de chips alem).

Nome para contato: Roberto Pacheco Telefone: 55 3220.8021 E-mail: roberto.pacheco@smdh.org RH_DRV Com uma parceria com o INPE iniciada em Website: www.smdh.org julho de 2009, a SMDH est projetando um circuito

27

Empresa A Excelchip foi fundada em 2008 e uma Fabless Company de capital privado com fins lucrativos. Est localizada na cidade de So Paulo e focada em projeto de chips analgicos (em especial de Power Management). A empresa possui experincia em circuitos para os setores aeronutico, de iluminao e de energia.

Parcerias Os principais parceiros da Excelchip so: CNPq, FAPESP, CIETEC e as empresas Mentor Graphics, XFAB e Avionics Services. Notcias importantes sobre a DH Mrcio Toma, scio fundador da Excelchip, na capa do caderno de Classificados - Negcios da Folha de So Paulo de 14 de Fevereiro de 2010

Fundadores da Excelchip Andrs Frfan Pelez e Mrcio Toma em feira de negcios em So Jos dos Campos Projetos

Contato

Nome para contato: Mrcio Toma A Excelchip projetou um chip de Power Management Telefone: 11 3039.8336 para uso em iluminao com Led (XL 2500) e est E-mail: marcio.toma@excelchip.com projetando tambm um chip para uso em Displays de Website: www.excelchip.com grandes dimenses. Ambos os chips utilizam tecnologia CMOS da empresa XFAB.

28

Empresa A DH da ICT C.E.S.A.R iniciou suas atividades em 2006, na cidade de Recife, onde permanece at hoje. Sua equipe atual formada por 8 projetistas, que focam no desenvolvimento de CIs MAS.

Empresa A DHBH foi fundada em novembro de 2008 como uma associao sem fins lucrativos. Ela voltada ao projeto de CIs complexos e sistemas em chips. Localizada no Campus Pampulha da UFMG, conta atualmente com sete projetistas e tem projetado circuitos e mdulos digitais e de sinais mistos.

Projetos A DHBH projetou estes CIs: Medidor de energia eltrica monofsico compleProjetos to, incluindo um conversor analgico/digital e memria no voltil; DVB-S: modulador para TV Digital - FPGA; Conversor A/D Sigma-Delta de 16 bits; CI: para indstria automotiva, AMS, resistente a vibrao e grandes variaes de temperatura, A DHBH est projetando este projeto: 600nm; SIMO: conversor com mltiplas sadas, AMS, Multimedidor de energia eltrica, capaz de medir at 16 fases ou uma combinao bifsica/trifsica, 150nm. liga e desliga remotas, e comunicao remota. Parcerias No momento, a DHBH conta com uma parceria com a Nansen Instrumentos de Preciso - reconhecido fabricante de medidores de energia eltrica. Equipe

Contato CI para indstria Automotiva Nome para contato: Digenes C. da Silva Jr. Telefone: 31 3409.3550 E-mail: diogenes@dhbh.org.br Projeto em parceria com a Universidade de Mons para Website: www.dhbh.org.br desenvolvimento de conversores Low Power. Parcerias Contato Nome para contato: Marilia Lima Telefone: 55 81 3425.4727 E-mail: marilia.lima@cesar.org.br Website: www.cesar.org.br

29

Empresa O NPCI, fundado em 2009, empresa sem fins lucrativos, localizado na cidade do Rio de Janeiro, com foco no projeto de circuitos mistos analgico-digitais em sistemas de interfaceamento, incluindo filtros e conversores A/D e D/A. Sua misso se tornar um centro de projetos de circuitos integrados capaz de atender demanda da indstria nacional em integrao de sistemas eletrnicos de consumo e aplicaes especficas, como por exemplo, em automao. O NPCI busca auxiliar no aperfeioamento de mo de obra qualificada e incentivar a formao de projetistas na rea de circuitos integrados. O NPCI conta atualmente com 9 projetistas com perfil na rea de projeto de circuitos analgicos, digitais e processamento de sinais. A equipe possui experincia de cerca de 10 anos em projeto de CIs na plataforma Cadence

Projetos em negociao: 1. Amplificador de udio de mdia potncia: sistema de aquisio de udio digital (CD player e rdio por IP), converso para analgico e amplificao para potncia de 3W. Cliente: Motobrs 2. Medidor de Ampre-Hora: sistema de monitoramento de consumo de energia eltrica. Cliente: Eletrobrs Circuitos projetados: 1. Circuito de Ajuste de Sintonia Automtica para Filtros GmC aplicao em processamento analgico de sinais.

2. Filtro Contnuo GmC para Baixas Frequncias com Sintonia Ajustvel: aplicao em filtragem limitador de banda e de reconstruo em sistemas de aquisio de sinais.

Equipe NPCI Projetos Em andamento: 1. Detector de cavitao: sistema de aquisio de sinais de udio atravs de acelermetro, filtragem e processamento digital. Cliente: Furnas Centrais Eltricas S.A. Parcerias - Furnas Centrais Eltricas S.A. - Eletrobrs Contato Nome para contato: Antnio Petraglia Telefone: (21) 2562.8198 e-mail: antonio@pads.ufrj.br 3. Imageador no Plano Focal de Cmeras Digitais: aplicao em sistema de aquisio de imagens com pr-processamento analgico no chip.

Chip de filtragem para o detector de cavitao

30

Empresa Localizada em Braslia-DF, a DFchip tem como viso se tornar um parceiro estratgico da indstria eletroeletrnica brasileira e como misso, oferecer solues inovadoras que representem novas oportunidades e reduo de custos aos nossos clientes. O ncleo de projeto de circuitos integrados da DFchip especializado no desenvolvimento de circuitos de sinais mistos e de sistemas voltados ao processamento digital de sinais. A design house conta atualmente com 10 engenheiros projetistas de circuitos digitais e analgicos, tendo o apoio de profissionais com experincia em empresas de renome como Freescale Semiconductor e Ericsson.

Chip funcional implementando algoritmo criptogrfico e estruturas analgicas desenvolvido na DFchip Decodificador de udio AAC - Projeto flexvel e modular; - Implementado em hardware ou software; - rea reduzida com baixo consumo; - Ideal para solues embarcadas; - Compatvel com o padro brasileiro de TV digital.

Parcerias Prdio onde funciona a DFchip em Braslia Projetos CAST - Com escritrios na Amrica do Norte, Amrica Latina, Europa e sia, a Cast uma reconhecida fornecedora mundial de propriedade intelectual de semicondutor.

Greenbias - Sediada em Campinas-SP, a Greenbias O portflio de propriedade intelectual da DFchip con- oferece solues de alto desempenho em circuitos ta, entre outros, com os seguintes produtos: analgicos e de RF. Unidade de Ponto Flutuante - Implementa a norma ANSI/IEEE 754-2008 para operaes binrias em ponto flutuante (adio, subtrao, multiplicao, diviso, raiz quadrada, converso para inteiro); - Suporte completo a nmeros no normalizados; - Barramento de 16/32/64 bits ou customizado segundo requerimentos do usurio; - Disponvel em Verilog ou VHDL; - Circuito totalmente testado e documentado. Conversores A/D - Arquiteturas SAR e Sigma-Delta (quarta ordem); - Alta resoluo com baixo consumo; - Disponveis na tecnologia XFAB 0.18 um. Blu Business Development - Dispondo de uma extensa rede de relacionamento nas reas de semicondutores e TI, a Blu Business Development oferece servios de consultoria focada em todos os aspectos do desenvolvimento de negcios. Contato Nome de pessoa para contato: Rodrigo Herdy Telefone: 61-3107-4178 e-mail: rherdy@dfchip.com website: www.dfchip.com

31

CI - Brasil
Nas prximas sees deste caderno, podem ser encontradas informaes sobre os Centros de Treinamento de Projetistas, o suporte complementar ao programa, a Rede Sibratec de Microeletrnica, o Suporte Financeiro do programa e os Incentivos para o Setor Empresarial.

Centros de Treinamento de Projetistas em CIs

O capital humano a fora que move o setor de Tecnologia da Informao e, portanto, tem sido objeto de aes e medidas da Poltica de Informtica e da Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior (PITCE), lanada em 31 de maro de 2004. Tais aes visam desenvolver e fortalecer esse setor. Uma das aes e medidas adotadas para fortalecer as reas estratgicas em TI apontadas pelo PITCE (isso , software e semicondutores) foi a de formao de recursos humanos. Com esse intuito, o Programa CI-Brasil do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao MCTI - lanou uma ao denominada Programa Nacional de Formao de Projetista em Circuitos Integrados (PNF-PCI), para desenvolver aes que visam o estabelecimento de um ciclo contnuo de capacitao e implantao, desenvolvimento e consolidao da rea de Microeletrnica no Pas. Dessa forma, inserem o Brasil no mercado mundial de projetos de circuitos integrados por meio da formao no Pas de projetistas de nvel internacional, baseado em um curso de treinamento profissional com bolsa do CNPq. A existncia de projetistas de circuitos integrados fundamental para o sucesso das DHs, filiadas ou no ao Programa CI-Brasil. Como forma de viabilizar investimentos externos de grandes empresas, dada necessidade de ofertar recursos humanos qualificados e em condies equivalentes s oferecidas por pases como a ndia, China, Rssia e pases do leste europeu. Por ser esta uma indstria global, o PNF-PCI demanda que os projetistas formados tenham classe mundial na rea de projeto de CI. Com este intuito, o Programa CIBrasil contratou um programa de treinamento em ferramentas de EDA e formao tcnica junto empresa Cadence Inc (www.cadence.com). O Comit do Programa CI-Brasil definiu que o PNF-PCI ter por meta capacitar, num horizonte de 4 anos, uma quantidade necessria de profissionais especialistas em projeto de circuitos integrados, capaz de atender s expectativas de crescimento das DHs. Isso est sendo implementado por meio de duas aes: 1- Cursos de especializao profissional, denominados de Fase I e II, em dois Centros de Treinamento (CTs), localizados na regio Sul e Sudeste do pas; 2- Estgio de treinamento junto s empresas nacionais e internacionais, denominado Fase III, no qual os alunos tm a oportunidade de realizar projetos de circuitos integrados realistas em um ambiente empresarial, consolidando assim, a sua formao. Os dois centros de treinamento apresentam uma estruturao organizacional similar, conforme exibe a figura a seguir:
Organograma dos Centros de Treinamento (CTs)

33

Breve descrio dos CTs

CI Brasil CI Brasil
O Centro de Treinamento 1 (CT1), foi estruturado em maro de 2008 no contexto do Programa CI-Brasil do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI). A implantao do CT1 utilizou como base a infraestrutura fsica provida pelo Instituto de Informtica da UFRGS, o suporte da empresa Cadence Design Systems e a equipe do NSCAD Microeletrnica/UFRGS (Ncleo de Suporte a ferramentas de CAD para Microeletrnica). A operao e montagem da infraestrutura do CT1 foram feitas por meio de um financiamento da FINEP. O CT1 conta com uma infraestrutura para treinamento simultnea de at 80 projetistas, sendo que, para cada um, disponibilizado uma estao de trabalho individual. A primeira turma de treinamento foi conduzida pela equipe tcnica enviada pela Cadence, com suporte da equipe local do NSCAD Microeletrnica. A premissa do Programa da Formao de Projetista foi a formao de instrutores locais, capazes de manter e dar continuidade ao treinamento contratado junto Cadence. Assim, desde a implantao do CT1, a busca do reforo da equipe de instrutores e sua certificao foi um dos objetivos. Atualmente, o CT1 conta com uma equipe de 18 profissionais, entre instrutores certificados ou em formao. Desde a sua implantao em 2008, o CT1 j concluiu quatro turmas de treinamento, formando cerca de 200 profissionais nas reas de projeto de Sistemas Digitais, Mixed-Signal e Radiofrequncia. No momento, est conduzindo o treinamento da 9 Edio do Programa de Formao de Projetistas em Circuitos Integrados, parte integrante do Programa CI Brasil.

Ct1

Equipe tcnica e administrativa do CT1

34

CI Brasil CI Brasil
O Centro de Treinamento 2 (CT2), foi criado em maro de 2008, com sede no Centro de Tecnologia na Informao Renato Archer (CTI) em Campinas, So Paulo. O CT2 tem como objetivo ampliar o leque de profissionais treinados e capacitados para atender a demanda das DHs. Este centro tem procurado certificar sua equipe de instrutores no uso das ferramentas Cadence, para garantir plenamente as atividades de treinamento dos alunos, mas ele depende fortemente do expertise dos instrutores do CT1. Assim sendo, o processo de ingressos das turmas no CT2 defasado em seis meses das turmas do CT1, o que garante a no sobreposio de atividades dos instrutores nesses centros. Desde 2008, o CT2 j treinou mais de 210 profissionais em projetos de circuitos integrados nas reas digitais, sinais mistos, analgicos e de radiofrequncia. Atualmente (2011), a 8 Edio do Programa de Formao de Projetistas em Circuitos Integrados, est em andamento no CT2, com a realizao da Fase II do programa de treinamento.

Ct2

Equipe tcnica e administrativa do CT2

Alunos em treinamento no CT2

35

Estatstica dos discentes

As figuras a seguir apresentam os resultados alcanados pelos CTs no perodo de 2008 a 2011. importante destacar que, no mbito dessas informaes, esto includos os dados da turma da 7 Edio do curso realizado no CT2 em Julho/2011. Lembramos que, no momento, est em andamento no CT2, a 8 Edio do curso com um total de 50 alunos realizando a Fase II e, no CT1, a 9 Edio do curso com um total de 33 alunos realizando a Fase I.

Curso Digital AMS RF Total

2008 37 35 84 156

Ano 2009 32 35 98 165

2010 25 24 55 104

36

Suporte Complementar

O Programa CI-Brasil tem recebido apoio das agncias federais de fomento no sentido de consolidar trs objetivos principais na rea estratgica de semicondutores: 1. Incentivar a atividade econmica na rea de projeto de Circuitos Integrados (CIs); 2. Expandir a formao de projetistas de CIs; 3. Promover a criao de uma indstria nacional de semicondutores. Dentre os principais resultados esperados com o desenvolvimento do Programa CIBrasil e a criao de uma indstria de circuitos integrados no pas, esto: O aumento da competitividade e do adensamento do complexo eletrnico brasileiro; A reduo do dficit comercial proporcionado pelo complexo eletrnico; O fortalecimento do processo de inovao tecnolgica no Brasil e a gerao de empregos qualificados em alta tecnologia. As diversas DHs, criadas a partir do incio do programa, vm trabalhando na execuo de projetos de circuitos integrados desde 2007. Porm, para que todo o esforo investido possa ser recompensado, h a necessidade de incentivar o desenvolvimento de outras etapas da cadeia de fabricao de CIs no pas, como o caso das etapas de encapsulamento e teste. Uma iniciativa que no inclua os aspectos crticos do encapsulamento e do teste durante a execuo do projeto de CI, no passa de um exerccio acadmico sem profissionalismo e, portanto, inaceitvel para uma indstria que deseja ser competitiva globalmente. Outro aspecto a ser considerado que a poltica de incentivos fiscais do governo privilegia a importao de Wafer sobre a importao de CIs encapsulados. Assim, um fator decisivo na competitividade e sobrevivncia das DHs no Brasil, ser o preo global do produto para a indstria. Caso no haja o domnio das novas tecnologias de empacotamento eletrnico concomitantemente etapa de projetos de CIs, os circuitos integrados projetados aqui devero obrigatoriamente ser encapsulados e testados no exterior, perdendo assim uma vantagem competitiva no custo. Nesse contexto, o CTI, como parte do ecossistema das DHs, uma estratgia necessria para permitir a maior competitividade. O CTI dispe de tecnologias e conhecimentos que permitem atender a maioria das etapas da cadeia produtiva de CIs: concepo, projeto, encapsulamento e teste, e servio ao cliente. Isso sem contar que os caminhos para atender as etapas de fabricao de CIs tambm foram percorridos e estabelecidos. Como exemplo, podemos citar a parceria com a X-FAB. A participao de profissionais das reas de encapsulamento e testes de CIs existentes no CTI fundamental para o desenvolvimento das etapas de projeto orientado ao teste, definio e projeto da escolha de tecnologia de empacotamento eletrnico, teste dos dies no nvel de Wafer, montagem do CI no produto final e realizao de testes de confiabilidade e falha nos CIs empacotados. As reas de Empacotamento e Teste do CTI permitiro consolidar efetivamente o esforo do Programa CI-Brasil na formao de projetistas e tcnicos de Circuitos Integrados no pas. O know-how de empacotamento e testes de circuitos integrados e/ou de sistemas eletrnicos associados, essencial na etapa de projeto e nas etapas seguintes de validao e caracterizao eltrica dos circuitos a serem desenvolvidos pelos projetistas.

37

A figura abaixo representa uma viso dos principais atores que compem o ecossistema de empresas envolvidas com projeto, fabricao e utilizao de circuitos integrados.

No cenrio mostrado pelos grficos acima, o Brasil tem a oportunidade de desenvolver mo de obra especializada em projetos de ASICs, usando, por exemplo, seus centros de treinamentos CT1 e CT2. O perfil da mo de obra formada por esses centros comparado aos moldes internacionais, sendo capaz de desenvolver todo o projeto para fabricao do circuito integrado at o tape-out. Os treinamentos realizados nesses centros permitem tambm que os projetistas tenham contato com experientes profissionais internacionais, difundindo assim no s a vivncia internacional na formao do desenvolvimento de projeto de CI, mas tambm a oportunidade de divulgao internacional desses projetos. Tambm so dadas aos projetistas, oportunidades de interagir e participar das etapas de processos e manufaturas de CIs - por meio da empresa nacional CEITEC S.A e de colaboraes com empresas internacionais, como a X-FAB assim como das etapas de empacotamento eletrnico (packaging) e testes dos CIs e dos dispositivos, utilizando os laboratrios do Centro de Tecnologia de Informao Renato Archer (CTI), atravs de sua Diviso de Empacotamento Eletrnico (DEE) e a Diviso de Qualificao e Anlise de Produtos Eletrnicos (DAPE).

38

A DEE tem capacidade para atender demandas por diferentes tipos de packaging, como Chip on Board e cermico e est modernizando seus laboratrios para atender demandas por packaging do tipo Flip Chip e plstico (polmero). A DAPE tem uma excelente infraestrutura laboratorial, que permite atender as demandas por testes e anlises de falhas de CIs e dispositivos. Assim, no curso de projetistas de Circuito Integrado (CI), do programa CI-Brasil, so apresentados aos trainees as etapas do processo de fabricao de um CI tais como: Waffer Fabrication, empacotamento (packaging) e testes (testing). Nesse contexto, o CTI e CEITEC colaboram com o programa CI-Brasil, promovendo treinamentos e visitas tcnicas que complementam o conhecimento dos projetistas nas reas de manufatura, packaging e testes, o que permite que esses profissionais, quando no mercado de trabalho, conheam solues para a fabricao e packaging dos CIs. Dados fornecidos pelo ITRI (Industrial Technology Research Institute) indicam que o mercado de servios com packaging e testes de CIs cresceu de US$ 16.2 bilhes em 2006 para U$ 43.7 bilhes em 2011. Assim, a estreita interao dos projetistas do CI-Brasil com essas reas importante para contribuir para o ecossistema do setor de microeletrnica no pas. Pelos dados j expostos, espera-se que nos prximos anos ocorra um aumento do PIB gerado pela indstria eletrnica, que hoje no passa de 2% no Brasil. J, comparativamente, nos pases desenvolvidos, este valor de cerca de 12%.

39

Rede SIBRATEC

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), um dos principais instrumentos de articulao e aproximao da comunidade cientfica e tecnolgica com as empresas. Com foco na promoo das atividades de pesquisa e desenvolvimento, o SIBRATEC proporciona as condies para que as empresas ampliem os atuais ndices de inovao. Isso significa: maior valor agregado ao faturamento, mais produtividade, mais competitividade e uma maior insero do Brasil no mercado global. Institudo pelo Decreto 6.259 de 20 de novembro de 2007, o SIBRATEC atende aos objetivos do Plano de Ao de Cincia, Tecnologia e Inovao para o Desenvolvimento Nacional e as prioridades da Poltica de Desenvolvimento Produtivo (PDP). O SIBRATEC est organizado na forma de trs tipos de redes denominados componentes: Centros de Inovao, Servios Tecnolgicos e Extenso Tecnolgica. Em especial, as redes temticas de Centros de Inovao, destinam-se a gerar e a transformar conhecimentos cientficos e tecnolgicos em produtos, processos e prottipos com viabilidade comercial (inovao radical ou incremental). Particularmente, a rea de microeletrnica est inserida nessa categoria de rede. Assim, os Centros de Inovao em Microeletrnica da rede SIBRATEC, cujo ncleo de coordenao composto por membros do CETENE, CTI, LSI-TEC e UFRGS, tm, entre outras atribuies, encaminhar os projetos cooperativos que sero desenvolvidos pela rede para atender demandas especficas de empresas. Primeiras demandas: Seleo de projetos Maio 2011 Em abril de 2011, o Ncleo de Coordenao lanou uma chamada para as empresas fazerem a submisso de pr-projetos. A divulgao foi feita atravs de lista de endereos de e-mails, do programa CI-Brasil e de entidades como a SB-Micro, bem como pelos sites do MCTI, CTI e CI-Brasil. Aps essa ampla divulgao, que chegou a todos os CTs e empresas com potencial para inovao na rea de Microeletrnica, 17 propostas foram encaminhadas ao Ncleo de Coordenao. Uma demanda total de R$ 41,5 milhes foi registrada no acumulado dessas 17 propostas. O Ncleo de Coordenao realizou reunio de avaliao em maio, onde foram avaliados todos os pr-projetos submetidos pelas empresas, com base nos pareceres escritos dos assessores Ad Hoc. Aps a avaliao final e uma pontuao para cada projeto, que seguiu critrios definidos previamente pelo Ncleo de Coordenao, foram classificadas sete propostas para serem financiadas pela FINEP. Os projetos aprovados na rede, sero realizados inicialmente por Design Houses parceiras da empresa proponente. Com isso, a rede de Centros de Inovao de Microeletrnica contribui para realimentar o programa Ci-Brasil.

40

A tabela abaixo exibe as empresas contempladas com financiamento FINEP e as DHs envolvidas na sua execuo.

Projeto
Plataforma de IPs na rea de power management e data converters RF ID Tag passivo para medicina Codec-Pq compresso e descompresso de sinais e informaes de qualidade da energia eltrica Sensor EE: sinalisador de falhas em sistema de distribuio eltrica (smart grid) En_Harv energy harvesting, - carregador solar de bateria de ons de ltio IDTV: chip de recepo para TVD Sistema de Semforos Verdes

Empresa
Chipus Inovacode Embrasul Expertec SiliconReef Idea SeriTel

DH
UFSM CTI Renato Archer UFRGS LSTITec Cesar e CTI Renato Archer Eldorado e CTI Renato Archer Cetene

41

Suporte Financeiro

O programa CI-Brasil conta com o apoio financeiro destas entidades federais: FINEP Instalao e operao dos centros de treinamento; Licenas de software de projeto de CIs para DHs e CTs; Projetos por editais de subveno econmica; Projetos da rede Sibratec Microeletrnica. CNPq Bolsas para projetistas de DHs; Bolsas para o programa de treinamento. BNDES Projetos por editais de subveno do programa FUNTEC. CATI/SEPIN/MCTI Complementos para a execuo do programa; Projetos especficos nas DHs.

42

Incentivos para o Setor Empresarial

A indstria eletroeletrnica tem relevncia significativa no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, principalmente pela intensidade tecnolgica e pela influncia que exerce em outras reas da economia. O setor essencial para elevar a qualidade e garantir atualizao tecnolgica a vrios setores de ponta, como o aeronutico, o automotivo e o de equipamentos mdico-hospitalares, nos quais o Brasil se destaca globalmente pela capacidade e eficincia produtiva, presena de players internacionais e volume de exportao. Apesar de ser um grande produtor de eletrnicos de consumo, o Brasil depende da importao de semicondutores e displays para abastecer suas linhas de produo. O Pas est entre os cinco maiores mercados mundiais de computadores pessoais, produzindo localmente mais de 70% do que consome. O Brasil tambm um importante fabricante de telefones celulares, que atendem um mercado anual de 70 milhes de aparelhos. Grandes grupos internacionais do segmento, como Motorola e Nokia, mantm plantas industriais e centros de pesquisa e desenvolvimento no pas. A crescente demanda interna por computadores, celulares, automveis, televisores e outros eletrnicos de consumo, torna o mercado brasileiro de semicondutores e displays um dos mais atrativos do mundo para os fabricantes desses equipamentos. Em 2008, o movimento desse mercado foi de US$ 4 bilhes, sendo US$ 616,8 milhes correspondentes ao segmento de Circuitos Digitais Integrados (Digital IC). Nesse mesmo ano, o Brasil importou US$ 1 bilho em displays (plasma e LCD). Por ser uma importante indutora do desenvolvimento tecnolgico, a indstria de componentes eletrnicos recebe ateno especial do governo brasileiro por meio da Poltica de Desenvolvimento Produtivo. Para aumentar a competitividade no segmento e atrair indstrias estrangeiras de componentes eletrnicos, o governo criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indstria de Semicondutores e Displays (PADIS), que rene incentivos para desonerar a produo e a exportao. O PADIS oferece incentivos s empresas que investem ao menos 5% do faturamento local em pesquisa e desenvolvimento, alm de garantir linhas de financiamento do BNDES para viabilizar projetos de Design House, Frontend e Back-end . PADIS O programa de apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico da Indstria direcionado somente s pessoas jurdicas que investem anualmente em atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no Pas. Elas precisam investir no mnimo 5% (cinco por cento) do seu faturamento bruto no mercado interno, deduzidos os impostos incidentes na comercializao dos dispositivos explicativos no Decreto n 6233, de 2007, e o valor das aquisies de produtos incentivados, abrangidos pelo Programa. As empresas habilitadas ao programa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) so beneficiadas com a reduo das alquotas da Contribuio para o PIS/PASEP, COFINS,CIDE, IPI e IR incidentes nas atividades relacionadas ao PADIS. PDP O desafio de se estabelecer no Brasil uma cultura de inovao, est amparado na constatao de que a produo de conhecimento e a inovao tecnolgica so, atualmente, os parmetros que ditam as polticas de desenvolvimento dos pases, colocando o conhecimento como elemento central das novas estruturas econmicas e a inovao como veculo que transforma esse conhecimento em riquezas e melhoria da qualidade de vida dos indivduos.

43

Com o anncio feito pelo Governo Federal da nova poltica industrial e tecnolgica, conhecida como Poltica de Desenvolvimento Produtivo (PDP), o Brasil vive um momento indito para seu marco regulatrio. Porm, um dos grandes desafios rumo ao crescimento sustentado ainda elevar a capacidade de inovao das empresas brasileiras, indispensvel para agregar valor aos produtos nacionais e ampliar nossa competitividade no mercado interno e externo, principalmente no setor de TI, no qual a capacidade de inovao a varivel chave competitiva. Para apoiar a PDP, o marco legal brasileiro est sendo revisto e j apresenta um amplo conjunto de medidas que objetiva ampliar e acelerar a apropriao, pelo setor produtivo, do conhecimento gerado na Academia e nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, estimulando a cultura de inovao e contribuindo para o desenvolvimento industrial do Pas. importante ressaltar que, segundo a Portaria 943, de 8.12.2006, o termo Inovao Tecnolgica refere-se concepo de produto ou processo novo (ou aprimorados) para a empresa, e no necessariamente novo para o mercado. Dessa forma, a inovao pode resultar de novos desenvolvimentos tecnolgicos ou de novas combinaes de tecnologias j existentes, desenvolvidas ou no pela empresa, sendo relevante que a inovao resulte em efetivo ganho na qualidade ou produtividade, incrementando a competitividade da empresa no mercado. Lei da Informtica A Lei da Informtica uma lei que concede incentivos fiscais para empresas produtoras de alguns equipamentos especficos e que tenham por prtica investir em Pesquisa e Desenvolvimento. O incentivo concedido uma diminuio do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Como contrapartida, a empresa deve investir um percentual de seu faturamento decorrente dos produtos incentivados em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. O incentivo dado para hardwares. Softwares no so incentivados pela Lei, j que no h incidncia de IPI sobre eles. A empresa pode obter reduo de 80% do IPI do produto incentivado (essa regra vale at 2014, sendo reduzida aps essa data). Sendo assim, se a alquota de IPI do produto incentivado de 15%, a empresa recolher somente 3% ao invs de 15%. Se o produto tem alquota de 5%, a empresa recolher somente 1%. O investimento a ser feito, at o ano de 2014, de 4% do faturamento anual dos produtos incentivados, descontando os impostos de comercializao (COFINS, PIS, ICMS, IPI). Existem regras para que sejam descontados tambm valores referentes exportao de produtos e referentes compra de produtos incentivados. A empresa tambm pode ser beneficiada com o incentivo se atender a estes requisitos: Os produtos devem atender ao PPB (Processo Produtivo Bsico). O PPB um processo que determina o nvel de nacionalizao necessrio para cada tipo de produto, de forma que ele possa ser considerado incentivvel, j que a iniciativa visa incentivar produtos produzidos locais. O PPB definido em portaria conjunta do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao e do Ministrio do Desenvolvimento, Industria e Comrcio; Implantao de Sistema de Qualidade, na forma definida em portaria conjunta dos Ministros de Estado da Cincia e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; Programa de Participao dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados da Empresa, nos termos da legislao vigente aplicvel.

44

CI Brasil
Caderno de Atividades Programa CI - Brasil Contedo, Edio, Design e Projeto Grco Luciano Henrique Pondian Valente Letras & Artes Comunicao Integrada

CI Brasil
Uma Ferramenta para Inovao
Este Caderno Informativo tem como objetivo apresentar as principais aes empreendidas pelo programa CI - Brasil, criado pela conjuntamente pela Comit da rea de TI (CATI) e a Secretaria de Poltica de Informtica (SEPIN) do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao, em 2005, com o objetivo de contribuir na criao e organizao do ecossistema de microeletrnica brasileiro. Uma das principais aes do programa CI-Brasil foi apoiar a criao e a instalao das empresas de projeto chamadas Design Houses (DHs), centros equipados com toda a infraestrutura necessria para o projeto de circuitos integrados. Existem hoje no pas 20 DHs aliadas e parcialmente suportadas pelo programa CI-Brasil, que formam uma rede de centros de projetos de chips, distribuda em praticamente todo territrio nacional, com foco multivariado em diversas reas de aplicao de semicondutores, atuando em parceria com empresas e centros de pesquisa. Outro forte ponto de ao do CI-Brasil foi o Programa Nacional de Formao de Projetista de Circuitos Integrados (PNF-PCI), Neste mbito, foram criados dois Centros de Treinamentos de projetistas, um em Porto Alegre - RS, e outro em Campinas - SP, visando inserir o Brasil no mercado mundial de projetos de circuitos integrados por meio da formao no Pas de projetistas de nvel internacional, baseado em um curso de treinamento prossional com bolsa do CNPq. Esse relatrio visa apresentar o programa CI-Brasil, descrevendo sua organizao, suas atividades, as instituies que participam, os centros de treinamentos, as atividades complementares envolvidas na fabricao, testes e anlises das falhas de CIs - como o Programa Sibratec de Microeletrnica - bem como o apoio nanceiro envolvido e os incentivos scais para a rea.

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Anda mungkin juga menyukai