Anda di halaman 1dari 4

FSICA E QUMICA A

11 ANO
2011-2012

Atividade laboratorial 1.1 Amonaco e compostos de amnio em materiais de uso comum

Nome: ______________________________________________________ N _______ ______________________________________________________ N _______

Turma: ______ Grupo: ______ Turno: _______

_______________________________________________________ N _______ _______________________________________________________ N _______ Professora: _________________

Classificao: _________________________________________

Questo problema: A publicidade anuncia adubos e produtos de limpeza amoniacais: o que tero de comum estes materiais?
Objetivos: Reconhecer o laboratrio como um local de trabalho onde a segurana fundamental na manipulao de material e de equipamentos. Adotar atitudes e comportamentos de segurana adequados manipulao de produtos amoniacais comerciais. Identificar compostos de amnio e amonaco usando testes qumicos especficos. Inferir a presena de compostos de amonaco em materiais de uso dirio (adubos e produtos de limpeza domsticos).

I Introduo terica:
A presena do amonaco e de compostos de amnio comum em diversos produtos como os de limpeza domsticos e em adubos. A identificao destes compostos feita atravs de testes laboratoriais sendo, em geral, as reaes de identificao do io amnio, NH4+ (aq), precedidas pela formao de amonaco, NH3, obtido custa da reao entre uma base muito forte (NaHO, por exemplo) e o io amnio, de acordo com a equao: NH4+ (aq) + HO- (aq) NH3 (aq) + H2O ()

1/4

O diagrama seguinte apresenta uma possvel organizao da atividade laboratorial

II Execuo laboratorial Segurana:


Antes de utilizar um reagente, analise sempre o seu rtulo, de forma a identificar as medidas de segurana que ter que adotar. Recorde: o amonaco txico por inalao, ingesto e por contacto direto. O reagente de Nessler usado txico (contm Hg) e corrosivo (pH elevado).

2/4

Procedimento experimental:
Para a identificao da presena de NH3 e/ou de NH4+, dever recorrer aos testes A, B, C e D, para cada uma das amostras. Teste A Pesquisa de amonaco com o cido clordrico Colocar um pouco da amostra num tubo de ensaio ao qual se adiciona umas gotas de uma base forte, por exemplo, NaHO (para transformar NH4+ em NH3). Mergulhar uma vareta de vidro em cido clordrico concentrado e aproxim-la da boca do tubo de ensaio com a amostra alcalinizada. Registar o que observa.

Teste B Pesquisa de amonaco com o indicador papel vermelho de tornesol Colocar um pouco da amostra a analisar num tubo de ensaio, ao qual se adiciona base forte. Aproximar da boca do tubo de ensaio uma fita de papel vermelho de tornesol humedecida com gua e observar a cor da fita. Aquecer ligeiramente o tubo de ensaio (para facilitar a formao de NH 3 (g)). Registar a cor da fita.

Teste C Pesquisa de amonaco com o reagente de Nessler Colocar uma soluo da amostra a analisar num tubo de ensaio, ao qual se adiciona base forte. Aproximar, da boca do tubo de ensaio, uma tira de papel de filtro humedecido com reagente de Nessler. Em alternativa pode adicionar-se diretamente trs gotas deste reagente ao tubo de ensaio que contenha 1 cm3 da amostra em anlise. Registar o que observa.

Teste D Pesquisa de amonaco com uma soluo diluda de sulfato de cobre II Colocar num tubo de ensaio uma soluo aquosa de sulfato de cobre II. Adicionar a amostra em anlise, gota a gota, soluo aquosa de sulfato de cobre II. Registar o que observa. Continuar a adicionar, gota a gota, a soluo em anlise. Registar a cor da mistura.

3/4

Registo de observaes:

Teste A
Reagentes HCl (aq) Materiais Produto comercial 1 (adubo)

Teste B
Papel vermelho de tornesol

Teste C
Reagente de Nessler

Teste D
Sulfato de cobre II Concluso (tem ou no)

Produto comercial 2 (lixvia)

Produto comercial 3 (sonasol amoniacal)

Amostra padro A (com amonaco)

Amostra padro B (sem amonaco)

4/4

Anda mungkin juga menyukai