Anda di halaman 1dari 18

MASSAGEM AYURVEDA (AYURVDICA)

POR ERICK SCHULZ

H milhares de anos, em diversas tradies e culturas, a massagem utilizada como fonte de cura, sade e harmonia. Numa rpida passada em qualquer livraria no Brasil encontramos diversos livros especializados em massagem, mais somente nos ltimos anos que a grande maioria da populao Brasileira comeou a ouvir falar da massagem originaria da ndia ou conhecida como ayurveda (ayurvdica).

Ainda no encontramos material rico sobre o assunto no Brasil, somente material que mais confunde o leitor do que ajuda no entendimento do assunto, e exatamente isso que eu estarei tentando explicar melhor.

Na ndia a massagem aplicada como hbito cultural dirio, a massagem faz parte inerente da vida, da cultura, desde o nascimento, os casamentos e antes da morte. muito comum vermos famlias aplicando massagem nos seus familiares assim como nas ruas, nas caladas e nos templos, como algo dirio e fazendo parte do cotidiano.

A massagem Ayurveda originada na sabedoria milenar da Medicina Ayurveda. Medicina originaria e baseada nos milenares livros denominados VEDAS. O ayurveda em sua

abordagem teraputica utiliza diversos procedimentos tais como: plantas medicinais, dieta, exerccios fsicos (asanas de yoga), meditao, astrologia vdica (hindu), aromaterapia, gemoterapia (metais e gemas), cirurgia, psicologia, procedimentos de desintoxicao (Pancha Karma) e os Purva Karmas que onde se encaixa a massagem ayurvdica como um de diversos procedimentos.

Nos dias atuais a grande populao das principais naes do mundo, buscam um resgate da harmonia entre corpo e mente, que travs de mals hbitos e um estilo nada saudvel de vida durante muitos anos acabou se perdendo. O ayurveda e outras formas medicinais orientais trazem exatamente essa harmonia to procurada pelos ocidentais. Segundo o ayurveda onde h harmonia existe sade, onde h desarmonia, existe h doena. A palavra harmonia, neste contexto, refere-se integrao que temos com o meio ambiente (natureza), atr avs de nossos 05 sentidos.

Sade um estado de bem-estar fsico, mental e social completo e no meramente a ausncia de doenas OMS Organizao Mundial da Sade

Sem analisar o ser humano por completo, nossa sade enfraquece e aparecem as doenas. O que infelizmente aconteceu com o decorrer do tempo e de estudos avanados da medicina

moderna, que o individuo visto em partes e no por completo como no ayurveda e na medicina chinesa, que analisam o ser humano como ser individual e nico.

No ayurveda o homen no s faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurveda baseado na construo do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais Pancha Maha Bhutas (fogo, terra, gua, ar e ter ou akasha). Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando trs modelos constitutivos bsicos que correspondem aos humores biolgicos conhecidos como doshas (cdigo energtico original) ou tridoshas, conhecidos como: Kapha, Pitta e Vata.

Os doshas so os mecanismos que governam o nosso organismo. A juno dos elementos ter (akasha) e Ar manifesta-se o Vata Dosha. O Pitta Dosha formado a partir dos elementos fogo e gua e os elementos terra e gua resultam no Kapha Dosha.

- Vata o princpio do movimento no corpo, na mente e na conscincia. responsvel por todo o movimento fsico, o que inclui os sistemas de circulao interna e de eliminao, as mudanas em nossos pensamentos e emoes e at mesmo as alteraes em nosso estado de conscincia.

- Pitta o princpio da digesto e da transformao. responsvel pela digesto dos alimentos no estmago e no trato intestinal, das partculas em nvel celular e tambm pela digesto de

nossos pensamentos e emoes. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoes bem digeridas levam conscincia intuitiva e ao autoconhecimento. Quem mantm uma boa sade e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoes se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. So os efeitos de uma boa digesto.

- Kapha o princpio da lubrificao e da organizao. Para que haja movimento e digesto preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo no simplesmente uma mquina, e sim um todo em constante modificao, resultante tanto da percepo interna quanto de estmulos externos, kapha tambm responsvel pela inteligncia celular. o que garante, por exemplo, que o corao ir exercer exclusivamente suas funes e no as de outros rgos.

A presena de vata, pitta e kapha que garante nossa existncia fsica. Sem vata, por exemplo, no existiria o movimento. E at mesmo uma pessoa paralisada e em estado de coma precisa ter o movimento do sangue, do oxignio e de secrees para continuar viva. Sem pitta no haveria digesto e todos passariam fome. Sem kapha no haveria lubrificao e nossos braos, pernas e corpos no se moveriam. Vata, pitta e kapha so os chamados doshas, que contm a chave para o equilbrio. Trecho retirado do livro Se o meu mdico diz que estou bem ... Por que me sinto to mal?

Editora Butterfly Livro com reviso tcnica de Erick Schulz (Pode ser feito um box para este trecho em azul)

Quando em harmonia, os doshas desempenham diferentes funes no organismo e mantm sempre com sade. Os doshas podem se encontrar em desarmonias por diversos fatores e sendo assim causar o aumento ou diminuio dessa energia no organismo, causando assim alteraes patolgicas no corpo fsico que contribuem para o surgimento de doenas. Todos os trs doshas esto presentes no ser humano, em diferentes quantidades. no momento da concepo que as diferentes constituies das percentagens relativas entre vata, pitta e kapha so determinadas em nosso organismo.

Em nosso dia a dia podemos observar muito bem como isso tudo funciona, por exemplo, uma pessoa com excesso do vata dosha sofre emagrecimento, debilidade, averso a frio, tremores, alteraes no sistema nervoso, tonteira, formao de gases, mente avoada, intestino preso e seco, pele seca, cabelo quebradio, secura no organismo e reumatismo. J uma pessoa com desarmonia no pitta dosha apresenta olhos e pele amareladas, problemas de pele, fome em excesso, a sede aumenta, febre, intestino solto, calor corporal em excesso, inflamaes, azia e queimao, irritabilidade e stress. Kapha em excesso gera digesto lenta (no confundir com a digesto normal do kapha que j um pouco mais lenta que o normal), tosse com formao de

mucosidade nos pulmes, sonolncia, obesidade e preguia. (os exemplos citados a cima so somente para demonstrar como um dosha em desarmonia. Uma pessoa com desarmonia em qualquer um dos doshas poder encontrar semelhana em qualquer um dos exemplos, por isso sempre pedimos que procure um profissional qualificado)

A massagem ayurveda (ayurvdica) pode ser aplicada em qualquer pessoa, portanto que seja definido anteriormente o bitipo (dosha) da pessoa que ir receber o procedimento, para o caminhar tranqilo do atendimento o profissional deve estar informado a respeito do estado de sade real do seu cliente, para que assim possa estar realizando um trabalho harmonioso e alcanar os resultados adequados.

De acordo com os ensinamentos ayurvdicos a massagem recomendada como prtica diria, assim como comer e dormir. Ela equilibra o corpo e a mente, atuando nos nveis fsico e psquico. O hbito regular da massagem vitaliza o sistema circulatrio, aumentando a circulao dos fludos vitais e as trocas em nvel celular, ajudando a remover toxinas, melhora a pele, msculos e nervos, oxigena as clulas, auxiliando corpo e mente a obter e manter equilbrio e sade. Promove uma respirao mais profunda, atua no sistema linftico,

sanguneo e nervoso, estimula o intestino sendo excelente para priso de ventre anti radicais livres, melhora o apetite e ajuda o sono profundo.

O sistema linftico aumenta a circulao em at seis vezes aps a massagem. Importantes enzimas que compem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, so liberadas em profuso durante a massagem.

A obstruo do fluxo de prana (energia vital) no organismo so as causadoras da maioria das dores pela viso do ayurveda. A frico que causada durante a massagem, gera calor no organismo e automaticamente a desobstruo destes canais e existe assim a liberao do fluxo, aliviando dores, tenses e um melhor fluxo energtico no organismo.

A medicina ayurveda deixa bem claro que a massagem ainda nutre o organismo, ajuda em problemas mentais e emocionais, rejuvenesce, revigora e revitaliza, ajudando na virilidade e na virilidade masculina e evitando a frigidez feminina.

Existem poucas contra indicaes para a massagem, mais todas sempre precisam ser muito bem observadas. O excesso de ama (toxina) no organismo algo que sempre precisa tomar cuidado, como por exemplo: febres, resfriado, constipao. Outros fatores devem ser observados como a diabete, presso sangunea, problemas de pele, osteoporose entre outros. recomendvel a orientao mdica experiente antes de receber massagem.

MATERIAIS USADOS NA MASSAGEM

Na massagem ayurveda recomendado utilizao de leos vegetais prensados a frio durante a massagem ou ervas para alcanar melhores benefcios. Os leos so nutrientes para a pele, pois contm protenas e carboidratos que so absorvidos pela epiderme, retardam o envelhecimento proporcionando assim preveno a secura no organismo, devolve vida a pele e evita radicais livres.

Quando o leo ou a erva aplicado na pele absoro se d atravs dos espaos intercelulares e alcana os tecidos mais profundos, incluindo os ossos, sangue, msculo e outros. A massagem um condutor direto e ajuda na absoro os leos e ervas atravs da pele e no tratamento de todos os sete Dhatus (tecidos do corpo).

1. Rasa Dhatu (Plasma e Linfa) contm os nutrientes que advm da comida digerida e nutrem todos os tecidos, rgos e sistemas. 2. Rakta Dhatu (Sangue ) governa a oxigenao em todos os tecidos e rgos vitais e mantm a vida. (em especfico, os glbulos vermelhos) 3. Mamsa Dhatu (Msculo) cobre os rgos vitais frgeis, desempenha os movimentos das articulaes e mantm o vigor fsico do corpo. 4. Meda Dhatu (Gordura e tecido conjuntivo) mantm a lubrificao e oleosidade de todos os tecidos. 5. Asthi Dhatu (Ossos) d suporte estrutura do corpo.

6. Majja Dhatu (Medula ssea e Nervos) preenchem os vos sseos e transportam os impulsos motores e sensoriais. 7. Shukra e Artava Dhatu (Tecidos Reprodutores) o contedo e produto desses tecidos Ojas (essncia Vital e Imunidade). Ojas produzido durante a nutrio de todos os tecidos e um subproduto de Shukra/Artava Dhatus.

Os leos e ervas devero ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilbrio predominante no paciente, de acordo com as estaes do ano e em funo das necessidades particulares de cada indivduo. Em todas as literaturas clssicas do ayurveda sempre enfatizado a utilizao correta dos leos e ervas na massagem.

As ervas que so utilizadas so as mais variadas possveis, tudo de acordo com o bitipo e funo de cada uma, mais temos as mais conhecidas como o vacha ou conhecido no Brasil como vacandi (acorus calamus) ou ginseng brasileiro (pfafia paniculata). A massagem com os ps de ervas medicinais serve como dissipador das energias magnticas e eletromagnticas

condensadas. As ervas citadas acima tm uma funo muito importante, pois penetram na pele, auxiliando na ativao da circulao sangunea, tendo propriedades curativas, aumentando a temperatura do corpo e eliminando gordura e diminuindo medida do corpo. Massagem com p de ervas mais indicado para kaphas.

A realizao da massagem poder ser utilizado diverso tipos de leos vegetais, como por exemplo, o leo de mostarda, de rcino (mamona), gergelim, coco, amndoas, germe de trigo, neem, ghee.

leo de Mostarda (brassica alba) um leo muito popular em toda a ndia, pois utilizado tanto na culinria como na medicina ayurveda. Alivia dores musculares e diminui kapha no organismo. Aumenta o calor corporal, e em caso de dores articulares e reumatismo, a associao do leo de mostarda com cnfora traz bons resultados. estimulante, alivia congesto e a lentido corporal.

leo de Gergelim (sesamum indicum) um dos leos mais populares do Oriente, muitas vezes utilizado como formulao de leos medicinais. Ele indicado para os Vata, aumentando o Pitta e para os Kaphas poder ser utilizado em uso moderado. Muito utilizado para alteraes do sistema nervoso, inchaos, pele seca (aumento de vata), nutrio dos cabelos e reumatismo. tnico nutritivo, emoliente, rejuvenescedor. Utilizar o leo de gergelim nos ps acoplado a uma massagem antes de dormir, relaxa e induz ao sono profundo.

leo de Coco ( cocus nucifera) utilizada no mundo todo como base para cosmticos e sabonetes. timo pra pitta. Na ndia muito usado para queimaduras, eczemas e micoses pela

sua propriedade anti-sptica. Nutre os pulmes e a pele, reduz as inflamaes e ajuda muito a psorase e eczemas.

leo de Amndoa (prunus amygdalus) muito utilizado na ndia para crianas e idosos, tm propriedades mornantes e sabor doce. Deve-se coloc-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades teraputicas; muitas vezes misturado com leite e usado como tnico pelos lutadores indianos. timo para os msculos e pele, aumenta a vitalidade, bom para os rins, alivia as dores de tenses musculares. expectorante e emoliente.

leo de Rcino (ricinus communis) conhecido tambm como Castor oil ou leo de mamona, o leo de rcino quente, doce e amargo indicado principalmente para vata em excesso, pois alivia a secura da pele e nutre os tecidos. Produz efeito alcalino no corpo, estimulando a digesto, reduz a rigidez muscular, analgsico, atua sobre os nervos, alivia artrite, diminue as inflamaes, clicas e dores. leo quando utilizado internamente tem efeito laxativo.

leo purificado da Manteiga de Leite sem sal (Ghee - Ghi ou Ghrta) leo conhecido no mundo todo pelo seu gosto e cheiro diferenciado e por dar um toque diferenciado na culinria indiana. tnico, rejuvenescedor, afrodisaco, digestivo, estimulante, fortalece o fgado os rins e o crebro. Nutre os sete dathus (tecidos), aumenta o jathragni (fogo responsvel pela digesto e assimilao dos alimentos). Diminui vata e pitta, aumenta kapha.

A massagem ayurveda a mais completa forma de massagem que conheo, define a mdica Dra. Brenda Kalil especialista em medicina ayurveda. uma tcnica maravilhosa que relaxa os msculos, a mente e equilibra a parte energtica

PROCEDIMENTOS AYURVDICOS

Na medicina ayurveda a massagem somente um de inmeros procedimentos teraputicos, os quais incluem massagens especficas para equilibras cada dosha. Este conhecimento permite que o mdico ou terapeuta determine no s qual tratamento e massagem devem ser usados, como tambm quais as ervas e leos e as manobras ideais para o paciente.

Chikitsa uma forma prtica e segura de entender os procedimentos teraputicos do Ayurveda sobre as patologias. Existem duas formas de aplicar Chikitsa:

A primeira chama-se SHAMANA ( Purva Karma) consiste em tcnicas teraputicas aplicada sobre o paciente para reduzir os sintomas da doena. Essas tcnicas envolvem todas as aplicaes necessrias para diluir, conduzir, lubrificar, aquecer, esfriar, secar, nutrir, em fim, tentar equilibrar o mximo possvel os Doshas que se encontram em desequilbrio no paciente.

Shamana uma forma de fazer o paciente retornar a sua natureza; em outras palavras, fazer o

paciente retornar ao seu ponto de sade. aconselhvel, sempre que possvel, aplicar Shamana at equilibrar o paciente evitando o Shodana. Aplicar Shodana em ltimo caso, quando o paciente encontra-se em profundo desequilbrio crnico. Podem ser feitos de forma avulsa, para fins de relaxamento, esttica ou manuteno aps os tratamentos prescritos.

A segunda chama-se SHODANA (Pancha Karma) Shodana o Pancha karma propriamente dito, que significa terapia das cinco aes. So tcnicas teraputicas voltadas ao reequilbrio de desarmonias no organismo. Para aplicar o Shodana necessrio que seja realizado ao mesmo tempo ou anteriormente preparao - Shamana. O shamana poder ser utilizado como manuteno, aps o pancha karma. (estaremos falando com maiores detalhes sobre os Pancha Karma no prximo artigo)

VEJA ALGUNS SHAMANAS (PURVA KARMA):

Abhyanga (Conhecido tambm como Snehana Externo), conhecido tambm como Sneha Abhyanga (uma das terapias com uso de leos). uma massagem corporal e facial realizada com leos ou ervas especficos para cada dosha que auxilia na revitalizao dos tecidos do corpo (dhatus) facilitando que as toxinas sejam removidas do corpo. considerado um dos procedimentos mais importantes do Ayurveda. No abhyanga essencial o uso de leos

vegetais medicamentosos, sempre se utilizando de leo morno, por todo o corp, que pode tambm aplicado na forma de auto-massagem.

O abhyanga tem efeito muito mais profundo que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia. Praticado at os dias de hoje na ndia, abhyanga, que em snscrito significa untar, friccionar com leo. Esta massagem pode ser aplicada por um terapeuta ou dois, sincronizadamente.

O abhyanga reequilibra os doshas, fortalece o sistema imunolgico, ajudando o indivduo a criar resistncia e flexibilidade internas para se defender e se adaptar s mudanas e intempries. Promove o aumento da circulao perifrica nos vasos capilares, o que reduz a presso arterial e aumenta a oxigenao nos tecidos. Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do ayurveda, o abhyanga aumenta a fora do tecido, melhora a circulao do sangue, rejuvenesce os tecidos, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, pacifica desarmonias de vata, reduz toxinas e remove o stress.

O abhyanga pode se aplicado em regies especficas do corpo, e assim recebe os nomes:

Mukhabhyanga = massagem facial Padabhyanga = massagem nos ps Pristhabhyanga = massagem nas costas Shiroabhyanga = massagem na cabea

Udwartana e Garshana Este um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto), propicio para a perda de peso. Diferente do Garshana no se utiliza de sal grosso nem cnfora, a que a torna menos agressiva. Uma pasta ou um p de ervas aplicado sobre todo o corpo e massageado profundamente com movimentos especficos por dois ou um terapeuta.

Um maravilhoso tonificante da pele e dos msculos torna-se um aliado na reduo de medidas aps parto ou grande perda de peso. E, ainda, eficaz na remoo de toxinas de kapha do corpo, revitalizando o sentido de toque e reduzindo celulites, ou seja, um poderoso oxigenador do corpo.

Com uma luva de seda esta uma massagem aplicada no corpo, (menos rosto e cabea), utilizando-se leo vegetal morno acoplado com ervas em p, as quais podem conter cnfora, sal grosso ou black salt. O Garshana um tratamento herbrio especializado para reduo de peso.

Melhora a qualidade da pele, tonifica os msculos, diminuindo a flacidez e o peso, reduzindo celulite e removendo toxinas de Kapha, proporcionando uma maravilhosa esfoliao no corpo.

Chavutti Thirummal Essa massagem tpica do Kerala, sul da ndia, est associada a trs

outras tradies: o Kalaripayattu (arte marcial indiana), o Kathakali (dana clssica) e o Ayurveda (sistema de medicina indiana). No Kalaripayuattu, assim como no Kathakali exige-se dos praticantes excelente forma fsica, flexibilidade, resistncia e soltura.

De todas as formas de massagem, chavutti a que proporciona presso mais profunda com uniformidade, pois nesse estilo de massagem o especialista desliza com os ps sobre o corpo do paciente untado com leos medicinais. Para o terapeuta poder se equilibrar ele se apia em uma corda ou um banquinho. Chavutti indicada para dores musculares, desnutrio, rigidez, edema, estresse, insnia.

Marma Abhyanga, Marma Shastra ou Massagem Marma Os marmas se assemelham aos pontos da acupuntura em suas propriedades e finalidades. s vezes, so referidos a eles como pontos de acupresso ayurvdicos. No entanto, devemos ter cuidado para no simplesmente igualarmos os marmas aos pontos de acupuntura. (trecho retirado do livro: Ayurveda e a Terapia Marma Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade, Editora Madras)

Marmas so vrias regies no corpo onde se encontram: articulaes, ossos, ligamentos, msculos e vasos (linfa, artrias, veias e nervos). Tambm conhecidos como pontos energticos, estes 107 principais pontos so sensveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas sero liberadas e expelidas pelo corpo.

Utilizamos os marmas como diversas formas teraputicas no ayurveda, inserido dentro da massagem ou de forma avulsa, utilizando-se acupresso, leos essenciais, tratamento prnico, agulhas, aplicao de ervas, sangria, aplicao de calor.

Kumara Abhyanga Massagem especfica para bebs, que conhecida erroneamente no ocidente como Shantala. A massagem em bebs muito parecida com o abhyanga, modificando o tipo de leo, durao e sua aplicao em determinados pontos do corpo. Aps a massagem o beb submetido a um tipo de defumao que na ndia conhecido como dhumapa.

H muito tempo massagem integra a vida cotidiana na ndia. De acordo com o costume do ayurveda, receber uma massagem por semanal recomendado para homens e mulheres que queiram manter o equilbrio saudvel dos doshas.

Escolha um bom profissional com experincia e conhecimento no assunto e marque o seu horrio. Cada massagem dura em mdia uma hora. Em alguns casos poder ser realizado logo aps a massagem o Shirodhara que uma tcnica maravilhosa ou o swedana que uma tcnica de sudorese, ambos os procedimentos estaremos falando com mais detalhes no prximo artigo.

Om Namo Narayana Namaste

Erick Schulz -Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala -Vice-Presidente da Associao Brasileira de Ayurveda www.naradeva.com.br

Anda mungkin juga menyukai