Anda di halaman 1dari 25

CURSO DE EXTENSO EM EQUIPAMENTOS NO LETAIS II (CENL-II)

CADERNO DIDTICO

MATERIAL HOMOLOGADO PELO DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL

RADB/ENL-II 2009

Equipe organizadora e executora do trabalho


DPF Guilherme Lopes Maddarena Delegado de Polcia Federal Cludio Pereira dos Santos 1 Ten QOPM Polcia Militar do Distrito Federal Walquenis de Oliveira Dias 3 Sgt QPPMC Polcia Militar do Distrito Federal Mainar Feitosa da Silva Rocha Cb QPPMC - Polcia Militar do Distrito Federal

Reviso
DPF Licinio Nunes de Moraes Netto Delegado de Polcia Federal

INTRODUO

O Exrcito Brasileiro no uso de suas atribuies autorizou atravs da Portaria n 020 D Log, datada de 27 de dezembro de 2006 (posteriormente substituda pela Portaria n 001 D Log, de 05 de janeiro de 2009) a aquisio de armamento e munio no-letais, classificadas como de uso restrito, para as atividades de segurana privada autorizadas nos termos da lei n 7.102/83. Para tanto listou o rol de tais equipamentos, permanecendo para a Polcia Federal a atribuio de definir as dotaes em armamento e munies no-letais para cada empresa, bem como estabelecer as normas de utilizao, armazenamento e destruio das munies com prazos de validade vencidos. Ciente disto, o Departamento de Polcia Federal, atravs de sua Coordenao Geral de Controle de Segurana Privada, resolveu modificar a Portaria n 387/2006 - DG/DPF, de 28 de agosto de 2006 que regula e consolida as normas aplicadas sobre segurana privada. Para isto alterou alguns dispositivos e acrescentou inovaes relativas ao ensino do vigilante, uma vez que estes podero usar e portar tais equipamentos quando em servio, limitado ao local em que este se desenvolve. As inovaes trouxeram a obrigatoriedade da empresa que necessitar adquirir tais equipamentos e produtos, de possuir vigilantes em sua empresa aptos ao uso de tais tecnologias no letais, portanto nota-se a necessidade de incluir no rol das escolas de formao, extenses prprias com as disciplinas de USO PROGRESSIVO DA FORA - UPF e EQUIPAMENTOS NO LETAIS ENL. O uso progressivo da fora uma tendncia mundial que os rgos de segurana procuram colocar em prtica, pois minimiza os danos fsicos no ser humano, e os vigilantes, desempenhando atividades

complementares segurana pblica, devem deter tais conhecimentos como pr-

requisito necessrio ao correto emprego dos equipamentos no letais que tenham disponveis. Diante do exposto o presente material didtico passa a ser o contedo terico bsico da extenso em Equipamentos No Letais II (CENL II), destinado a vigilantes que realizam transporte de valores e escolta armada, e ao final da instruo de USO PROGRESSIVO DA FORA UPF), esses profissionais reciclaro seus conhecimentos e ao final devero ser capazes de: CONCEITUAR o significado do uso da fora, bem como seus princpios norteadores. CONHECER e IDENTIFICAR as legislaes sobre o uso da fora, sua legalidade e as conseqncias jurdicas no uso incorreto e inadequado. Conceituar o significado do uso da fora e arma de fogo; IDENTIFICAR a necessidade do uso da fora. LEMBRAR do modelo bsico do uso da fora. RECORDAR E ATUALIZAR as definies, caractersticas, propriedades dos espargidores de agente qumico e armas de choque, bem como seus efeitos sobre o organismo. CONHECER as condies tcnicas de emprego das granadas de mo noletais de emisso fumgena lacrimognea e de sinalizao, em situaes diversas. CONHECER as diversas munies no letais de impacto no cal. 12, abordando as caractersticas tcnicas de cada uma. IDENTIFICAR as distncias de utilizao EFETUAR a execuo do tiro no letal (elastmero) no cal. 12, nas diversas situaes. IDENTIFICAR mscara contrags, as peas e respectivas finalidade. CONHECER as principais caractersticas concernentes ao aparelho respiratrio humano. EFETUAR os estgios de utilizao da mscara em atmosfera contaminada com agente lacrimogneo. EFETUAR as variveis possveis de colocar e tirar a mscara. IDENTIFICAR os cuidados referentes ao manuseio, transporte, conservao, higienizao.

REVISO E ATUALIZAO DAS DISCIPLINAS BSICAS (RADB)


UNIDADE I

1. USO PROGRESSIVO DA FORA - CONCEITOS E DEFINIES

a) FORA: toda interveno compulsria sobre o indivduo ou grupos de indivduos, reduzindo ou eliminando sua capacidade de autodeciso; b) NVEL DO USO DA FORA: entendido desde a simples presena do vigilante em uma interveno, at a utilizao da arma de fogo, em seu uso extremo (letal); c) USO PROGRESSIVO DA FORA: consiste na seleo adequada de opes de fora pelo vigilante em resposta ao nvel de submisso do indivduo suspeito ou infrator a ser controlado. Na prtica ser o escalonamento dos nveis de fora conforme o grau de resistncia ou reao do oponente.

2. NECESSIDADE DO USO DA FORA

2.1. PRINCPIOS BSICOS


Quando voc perceber a necessidade de usar a fora para atender o objetivo legtimo da aplicao da lei e manuteno da ordem pblica, e antes de qualquer iniciativa de ao, teremos que atentar para os seguintes questionamentos: O emprego da fora legal? J foram esgotadas todas as possibilidades preliminares? A aplicao da fora necessria? O nvel de fora a ser utilizado proporcional ao nvel de resistncia oferecida?

Voc detm os meios materiais e os conhecimentos para empregar a tcnica? O Uso da fora conveniente, no que diz respeito s conseqncias da ao ou omisso? Ao responder essas perguntas buscamos enquadrar a ao dentro destes PRINCPIOS ESSENCIAIS para o uso da fora: LEGALIDADE NECESSIDADE PROPORCIONALIDADE CONVENINCIA

3. MODELO BSICO DO UPF


A Portaria n 387/2006, alterada em 2008, prev a opo das empresas de Segurana EQUIPAREM SEUS INTEGRANTES com outros tipos ARMAS E MUNIES, quais sejam: Armas e munies no letais, tais como: Espargidor de Agente Qumico (Agente lacrimogneo: CS ou OC); e arma de choque eltrico, granadas lacrimogneas e fumgenas, munies calibre 12 lacrimogneas e fumgenas, munies calibre 12 com balins de borracha ou plstico e mscara contra gases lacrimogneos, PERMITINDO desta forma um uso diferenciado da fora fazendo com que essas armas e equipamentos de autodefesa possam diminuir a necessidade do uso de armas de fogo de qualquer espcie.

OBS: Conforme j mencionado, mesmo que somente a verbalizao no seja suficiente, ela dever ser aplicada tambm em conjunto nos demais nveis superiores de fora.

A representao grfica acima representa o modelo sugerido de uso progressivo da fora para aplicao nas atividades de segurana privada. Ressalta se que as definies e comentrios atinentes aos termos utilizados j foram vistos na extenso em Equipamentos No Letais I (CENL I) Recordamos ainda que o uso da fora letal recurso extremo, justificvel apenas quando presente uma das causa de excluso de ilicitude previstas no art. 23 do Cdigo Penal, quando h perigo iminente vida do vigilante ou de terceiros e no h outro meio de se afastar este risco. Nesta hiptese devese sempre ter em mente o tringulo da fora letal (habilidade, oportunidade e risco), estudado no CENL I, e que auxiliar o vigilante no momento desta difcil tomada de deciso.

4. LEGISLAO CDIGO PENAL BRASILEIRO


O Cdigo Penal contm justificativas ou causas de excluso da antijuridicidade que amparam legalmente o uso da fora: Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Assim, sendo necessrio o uso de fora, nestas circunstncias haver amparo legal, desde que no se exceda alm do suficiente.

5. IMPUTABILIDADE PENAL EM CASO DE USO ILEGAL

O vigilante ou outra pessoa que vier a fazer uso de fora de maneira ilegal ou abusiva poder responder criminalmente pelos crimes tipificados no Cdigo Penal Brasileiro, de leso corporal, uso de gs txico ou asfixiante, ou no Estatuto do Desarmamento (lei n 10.826/03), conforme veremos a seguir:

5.1.

LESO CORPORAL

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Leso corporal de natureza grave 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV -... Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de dois a oito anos Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi - lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos.

5.2.

Art. 252 - USO DE GS TXICO OU ASFIXIANTE

Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, usando de gs txico ou asfixiante: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

5.3.

Art. 253 - Fabrico, fornecimento, aquisio, posse ou transporte de explosivos ou gs txico, ou asfixiante

Fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar, sem licena da autoridade, substncia ou engenho explosivo, gs txico ou asfixiante, ou material destinado sua fabricao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Espargidores de solues qumicas e granadas de gs podem ser enquadradas nestes artigos 252 e 253 do CPB. Ademais, o possuidor ou portador de munies qumicas, categoria em que se enquadram as granadas e demais munies no letais (de uso restrito de acordo com o Regulamento para a Fiscalizao de Produtos Controlados (R-105) Ministrio do Exrcito, regulamentado pelo Decreto N 3.665, de 20 de novembro de 2000) poder responder pelo artigo 16 da lei 10.826/2003 Estatuto do Desarmamento, em razo de entendimento no sentido de que parte do art. 253 foi revogado pela nova Lei:
Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. (grifamos)

UNIDADE II

6. BREVES APONTAMENTOS SOBRES OS ESPARGIDORES DE AGENTE QUMICO

Relembrando o CENL-I: espargidores de agente qumico foram desenvolvidos para utilizao em aes de auto defesa, controle de pequenos distrbios e saturao de ambientes. Vale lembrar, que seu emprego deve ser pautado na legalidade, evitando abusos e leses indesejveis.

Observaes importantes:

* No se recomenda o emprego de espargidores de solues lacrimogneas em ambiente confinado, pois poder causar pnico e danos s pessoas no envolvidas. Neste caso, a melhor opo certamente ser o espargidor de espuma ou gel; * Se o emprego for de espargidores de espuma ou gel lacrimogneos, o espargimento dever atingir o rosto do agressor, pois trata-se de interveno pontual.

7. BREVES

APONTAMENTOS

SOBRE

ARMAS

DE

CHOQUE

ELTRICO

7.1.

CONCEITO: Arma de choque eltrico, tambm conhecida pelo nome

comercial Taser, que nada mais que um fabricante cujo nome popularizou o produto, uma arma no-letal que descarrega energia eltrica (armazenada em

forma de bateria) em um organismo vivo com o propsito de paralisar seu corpo. Neste meio tempo, o autor do disparo pode dominar o alvo. Existem basicamente 2 modelos de armas de choque: - Arma de Choque de contato; e - Arma de Lanamento de Eletrodos Energizados (Interrupo Eltrica Intra-Muscular). Estas armas podem gerar uma descarga de eletrochoque de 50.000 volts, mas com amperagem muito baixa para evitar a morte do agressor. Para o uso na atividade de segurana privada, em face da Lei n 7102/83, necessria a autorizao pelo Departamento de Polcia Federal.

7.2.

PRINCIPAIS APLICAES - conteno de pessoas com agressividade descontrolada; - conteno de suicida (desarmado); - defesa contra agressor armado; - defesa contra animais. Vale lembrar ainda que nunca se deve apontar o equipamento

em direo aos olhos ou face do agressor, e que o operador deve sempre se inteirar de todas as recomendaes e instrues de utilizao do fabricante para evitar o uso perigoso ou incorreto do equipamento, pois o uso indiscriminado, exagerado ou fora dos preceitos legais implica em sanes penais, administrativas e civis.

EQUIPAMENTOS NO LETAIS ENL II


UNIDADE I
1. AS GRANADAS MANUAIS FUMGENAS LACRIMOGNEAS E FUMGENAS DE SINALIZAO

1.1.

CONCEITO So armas no-letais com o corpo confeccionado em alumnio ou

plstico rgido, com sistemas de iniciao do tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), Cordo de Tracionamento e Disparo de Percussor, com finalidade de emitirem nuvem densa de fumaa lacrimognea ou fumaa incua de sinalizao. No so artefatos explosivos, pois no possuem carga explosiva, sua principal caracterstica a queima do agente qumico em seu interior. So arremessadas mo ou projetadas por armas com adaptadores acoplados.

1.2.

MECNICA DA GRANADA FUMGENA A estrutura de uma granada manual fumgena bastante simples, vejamos

as estruturas e os principais sistemas de iniciao:

CORDO

EOT

DISPARO DO PERCUSSOR

1.3.

FUNCIONAMENTO E OPERAO

- granadas com sistema de iniciao por Cordo de Tracionamento: ao ser tracionado o cordo, o sistema de acionamento, percute a espoletada e inicia o funcionamento da coluna de retardo que provoca a queima do misto iniciador e inicia a disperso do agente qumico. A presso interna gerada pelos gases provoca a abertura dos orifcios de emisso. Estas granadas devem ser lanadas em ambiente aberto e distante de materiais de fcil combusto.

- granadas com sistema de iniao EOT: aps a retirada do grampo de segurana, o sistema de acionamento ejeta a ala do acionador, h percuso da espoleta que inicia queima da coluna de retardo que excita o misto iniciador, provocando a queima do agente qumico. Estas granadas devem ser lanadas em ambiente aberto e distante de materiais de fcil combusto.

- granadas com sistema de iniciao por Disparo do Percussor: ao remover a tampa protetora, ser apresentada a argola de seguraa, o pino desta argola trava o percussor. Retirando-se o pino, o percussor excita mecanicamente a espoleta, que por sua vez, excitar quimicamente o misto de iniciao, neste momento iniciar a queima do agente qumico.

Por se tratar de processo de sublimao por queima (passagem do estado slido para o gasoso) do agente qumico, o corpo da granada atinge uma alta temperatura, exigindo-se o uso de luvas com isolamento trmico.

importante que no momento da operao seja identificada a direo do vento, para que o operador e pessoas no envolvidas no sejam contaminadas pelo gs.

O lanamento poder ser efetuado junto ao solo ou pelo mtodo clssico de arremeso.

1.4.

TEMPOS DE RETARDO E EMISSO

Tempo de retardo o tempo em que o sistema de iniciao cumpre todo seu ciclo para acionar a granada.

Tempo de emisso consiste no tempo em que a granada permanece emitindo fumaa lacrimognea ou de sinalizao.

Veja os dados na tabela abaixo: Sistemas de Acionamento Cordo EOT Disparo do Percussor Tempo de Retardo (segundos) 2,5 a 6,0 1,5 a 2,5 3,0 a 6,0 Tempo de Emisso (segundos) 60 20 a 60 60

1.5.

GUARDA E ARMAZENAMENTO

- as granadas devem ser armazenadas em paiol prprio para munies no-letais com controle de exausto, umidade e temperatura.

- nunca armazene no mesmo local munio no-letal com munio convencional.

- o vigilante em seu horrio de servio, poder port-la em seu colete ttico ou em bornais compartimentado, primando sempre pela discrio.

- No fornea granadas para pessoas no habilitadas.

UNIDADE II
2. MUNIES DE ELASTMERO DO CALIBRE 12

Conhecidas

tambm

como

de

impacto

controlado,

so

classificadas como munies no-letais antipessoal de restrio fsica. So utilizadas atravs de armas ou projetores do cal. 12. Seu emprego visa intimidao psicolgica do agressor, preservando uma distncia de segurana entre este e o vigilante. O disparo deste tipo de munio deve ser efetuado na regio das pernas.

2.1.

PRINCIPAIS MODELOS DE MUNIO DE ELASTMERO DO CAL. 12

- cartucho plstico com 1 (um) balote cilndrico de elastmero; - cartucho plstico com 3 (trs) projteis esfricos ou cilndricos de elastmero; - cartucho plstico com 18 (dezoito) projteis de elastmero; - cartucho plstico com 1 (um) projtil de elastmero de preciso.

Estes cartuchos so confeccionados em material plstico de cor branca ou transparente, com sua base (culote) em metal. Estes se diferem dos cartuchos de munies de cal. 12 convencional pela cor do estojo, pois visando evitar que o operador confunda a munio no-letal com a convencional.

2.2.

PROJETORES

So equipamentos dotados com sistema de percusso de espoletas e cano de alma lisa, que permitem o disparo de projteis. Em sua maioria, so construdos em forma de bastes ou tonfas, permitindo que o operador empregue como arma contundente ou como projetor.

2.3.

DISTNCIAS DE UTILIZAO

As munies no-letais de impacto controlado devem ser disparadas distncia mnima de 20 (vinte) metros do alvo, devendo a arma estar apontada para regio das pernas. NO SE DEVE ATIRAR CONTRA A CABEA E O BAIXO VENTRE.

O alcance til de 50m.

UNIDADE III
3. MSCARA CONTRAGASES

3.1.

CONCEITO

um equipamento de proteo que ajustado cabea para proteo contra gases e vapores. Compreende um facial de borracha, visor transparente, tirantes de borracha ou malha elstica, vlvulas de inalao e exalao e filtro.

3.2.

TIPOS DE MSCARAS CONTRAGASES

De acordo com o sistema de fornecimento de ar, temos:

mscaras com sistema autnomo de ar (cilindro de oxignio); mscaras com respirador motorizado; e mscaras de filtros. Com relao estrutura facial: mscaras bi-oculares; mscaras panormicas; mscaras semifaciais; mscaras de facial completo.

* Para atividade de segurana privada o modelo adequado a mscara de facial completo (figura abaixo), pois proporciona proteo dos olhos e vias areas.

3.3.

O FILTRO

O filtro que melhor se adequa atividade de segurana privada do tipo combinado (com suporte metlico, carvo ativado e papel filtrante) com nvel de proteo contra agentes qumicos. extremamente eficiente (99,97%) quando empregado para gases e aerodispersides do tipo HC, OC, CS e CN, ou seja, para fumgenos e lacrimogneos.

A vida til do filtro depende da profundidade e freqncia da respirao e, tambm da saturao da rea utilizada ou exposta ao agente qumico, aliada a manuteno e o tempo de uso do filtro. conveniente que aps oito horas de uso contnuo ou intercalado, que ele seja substitudo para segurana do usurio.

3.3.1. CUIDADOS COM O FILTRO

- Aps cada uso retire o filtro da mscara, recoloque o lacre do orifcio de entrada do filtro e o lacre da rosca que vai ao bocal; - Evite a queda do filtro; - Nunca molhe o filtro.

3.4.

PROCESSO DE RESPIRAO COM A MSCARA

O processo de filtragem e respirao funciona da seguinte maneira:

O ar contaminado passa pelo interior do filtro e atravessa suas estruturas filtrantes, se o agente se apresenta na forma gasosa ser retido pelo carvo ativado, caso esteja na forma slida ou lquida ser retido pelo papel sanfonado.

Aps filtrado, o ar ir para o interior da mscara pela vlvula de inalao. Neste momento o operador inspirar o ar filtrado. No momento em que o operador realiza o processo de exalao, o ar ser expulso pela vlvula de exalao da mscara. Portanto, o ar sempre entrar pelo filtro e sempre sair pela vlvula de exalao, nunca ocorrendo ao contrrio.

Dependendo da origem do filtro, o operador perder de 40% a 70% do volume de ar disponvel na atmosfera, em virtude do processo de filtragem. Por essa razo, se faz necessria uma adaptao a este equipamento, por meio de exerccios aerbicos gradativos, como caminhadas e corridas. Esta adaptao tem por escopo evitar futuros desconfortos para o operador no momento de utilizar a mscara, como formigamento na face e desmaios.

3.5.

PROCESSO DE COLOCAO DA MSCARA

Existem dois processos: processo convencional (de baixo para cima); e processo prtico (de cima para baixo). 3.5.1. PROCESSO CONVENCIONAL

1)

Coloque as mos espalmadas por dentro dos tirantes, de modo que fiquem

voltadas para dentro da mscara; 2) Eleve levemente a cabea e coloque o queixo na base do facial da

mscara; 3) 4) 5) Deslize as mos para cima e para trs, levando a mscara sua posio; Aps colocada, regule os tirantes inferiores e mdios sempre em diagonal; Se for o caso ajuste os tirantes superiores.

3.5.2. PROCESSO PRTICO

1) 2) 3) 4)

Eleve a mscara acima da cabea; Deslize as mos para baixo levando a mscara sua posio; Aps colocada regule os tirantes inferiores e mdios sempre em diagonal; Se for o caso ajuste os tirantes superiores.

3.6.

CUIDADOS COM A MSCARA

Aps a utilizao conveniente que: A mscara seja lavada com gua morna (antes de lav-la retire o filtro); Ela seja submergida em soluo germicida (evite o lcool, pois resseca a borracha).

Obs.: Se for o caso, poder utilizar escova com cerdas macias para retirar sujeiras do facial da mscara.

Depois de seca: Passar um pano nas partes de borracha; Limpar o visor.

4. CONSIDERAES FINAIS SOBRE O USO DE ARMAS E DEMAIS EQUIPAMENTOS NO LETAIS

As utilizao de armas, munies e demais equipamentos no letais representa um grande avano para as empresas e pessoas empenhadas nas atividades de segurana privada, pois o vigilante passa a dispor de outros elementos intermedirios entre a verbalizao e o uso de fora letal para o desempenho de sua funo, aumentando em muito o nvel de eficincia e o grau de preservao de sua prpria segurana, agregando valor ao seu trabalho e elevando o nvel do servio oferecido pela empresa de segurana.

Vale uma vez mais ressaltar, contudo, que os equipamentos autorizados para a segurana privada tambm so considerados armas pela

Polcia Federal, recebendo o mesmo tratamento e cuidados dispensados s armas de fogo. Desta forma, nunca demais mencionar que ilegal a sua utilizao banalizada, como meio de punio ou para intimidar, humilhar ou fazer falar a um indivduo j dominado.

Por outro lado, as pessoas encarregadas da utilizao de tais equipamentos devem estar sempre cientes de que, apesar da classificao de armas no letais, a m utilizao destes equipamentos pode causar srias leses e inclusive levar a bito as pessoas a elas submetidas. Assim como a gua, que fonte de vida e em condies normais sequer causa danos sade, pode matar de diversas formas (pessoas morrem afogadas e por enchentes todos os dias), um equipamento projetado para no causar a morte de uma pessoa no garantia absoluta de que isto nunca poder acontecer.

Assim, sempre que o vigilante for obrigado a utilizar efetivamente um destes equipamentos, deve faz-lo escorado pela legalidade, pela necessidade e pela proporcionalidade, segundo as corretas tcnicas de utilizao e todos os demais elementos j vistos neste curso e na extenso em Armas No Letais I, para que atue sempre justificadamente, em favor da sociedade, elevando cada vez mais o seu nome profissional, o da sua empresa e o conceito da segurana privada no Pas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALEXANDER, John B. Armas No-Letais Alternativas para os Conflitos do Sculo XXI. Traduzido por Jose Magalhes de Souza. Rio de Janeiro: Editora Welser-Itage, 2003. Brasil. Dec.-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Dirio Oficial da Unio, 31 dez. 1940. Brasil. Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000. D nova redao ao Regulamento para a Fiscalizao de Produtos Controlados (R-105). Dirio Oficial da Unio, 21 nov. 2000. Brasil. Decreto 89.056, de 24 de novembro de 1983. Regulamenta a Lei n. 7.102, de 20 de junho de 1983, que "dispe sobre segurana para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, 25 nov. 1983. Brasil. Lei n. 7.102, de 20 de Junho de 1983. Dispe sobre segurana para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores, e d outras providncias. Oficial da Unio, 21 jul. 1983. Brasil. Ministrio da Justia. Departamento de Polcia Federal. Portaria 387, de 28 de agosto de 2006. Altera e consolida as normas aplicadas sobre seguranca privada. Dirio Oficial da Unio, 01 set. 2006. Brasil. Ministrio da Defesa. Exrcito Brasileiro. Departamento Logstico. Portaria 001-D LOG, de 05 de Janeiro de 2009. Autoriza a aquisio diretamente no fabricante de armamento e munio no-letais para as atividades de segurana privada, praticada por empresas especializadas ou por aquelas que possuem servio orgnico de segurana. Dirio Oficial da Unio, 13 mar. 2009. GARNER, joel, et al. .Understanding The Use Of Force By And Against The Police. 1996. National Institute of Justice (EUA), disponvel em <http://www.ncjrs.org/pdffiles/forcerib.pdf> - acesso em 13 Jul. 2009.

HUNTER, John C.. Pepper Spray Expanding The Use Of Force Continuum. Disponvel em < http://www.emergency.com/pprspry.htm>. Acesso em 13 Jul. 2009. ONU Organizao das Naes Unidas. Cdigo de Conduta para Encarregados da Aplicao da Lei, 1979. ONU - Organizao das Naes Unidas - Princpios Bsicos sobre o Uso da Fora e Armas de fogo. Havana, Cuba, 1990. ONU - Organizao das Naes Unidas. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Assemblia Geral, 1948. Brasil. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Curso de Uso Progressivo da Fora.2008. Brasil. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Curso de Tcnicas e Tecnologias no Letais de Atuao Policial.2008. Distrito Federal. Secretaria de Segurana Pblica. PMDF Polcia Militar do Distrito Federal. Curso de Operaes Qumicas. Uso de Espargidores Qumicos. Braslia. 2008. Distrito Federal. Secretaria de Segurana Pblica. PMDF Polcia Militar do Distrito Federal. Curso de Operaes Qumicas. Munies e Tecnologias NoLetais. Braslia. 2008.

Anda mungkin juga menyukai