Anda di halaman 1dari 27

CONCEITOS BSICOS SOBRE PERMACULTURA

PNFC Projeto Novas Fronteiras da Cooperao Para o Desenvolvimento Sustentvel

ELABORAO Andr Luis Jaeger Soares APOIO Marli Bianna do Nascimento Nunes

Ministrio da Agricultura e do Abastecimento MA


Carlos Alberto dos Santos Silva

PNFC Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel


Aloysio Costa e Silva Jnior

PNFC Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel

CONCEITOS BSICOS SOBRE

PERMACULTURA

Catalogao na fonte. MA/SDR/CENAGRI Preservao da Memria Agrcola Nacional


Soares, Andr Luis Jaeger. Conceitos bsicos sobre permacultura / por Andr Luiz Jaeger Soares. -- Braslia : MA/SDR/PNFC, 1998. 53 p. ; 25cm 1. Permacultura - Agricultura alternativa. I. Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento sustentvel. II. Ttulo AGRIS E14 CDU 631.151 Impresso no Brasil

Braslia, DF

Julho de 1998
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

CONCEITOS BASICOS SOBRE


Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

PERMACULTURA
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, por meio do PNFC- Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel, adotou a Permacultura como metodologia de trabalho destinada agricultura familiar, por ser um mtodo de trabalho e de desenvolvimento adequado s condies climticas, ambientais e sociais do Brasil. Dentro do paradigma da sustentabilidade, almeja-se desenvolver e implantar sistemas permaculturais de produo e comercializao em organizaes associativistas, apropriados a cada bioma do Pas. 0 PNFC, com o Projeto Permacultura e Agricultura Orgnica, vem trabalhando no desenvolvimento dessas tcnicas, de forma a que o agricultor familiar melhore seu padro de vida, reduzindo sua dependncia de recursos financeiros. Esta publicao visa introduzir os princpios e prticas da Permacultura, sem a pretenso de esgotar o assunto. A partir dela, o leitor poder aprofundar seus conhecimentos praticando e buscando mais informaes. Lembramos que a Permacultura fundamentalmente prtica, e que trabalhando na terra que a pessoa ir descobrir os princpios aqui mencionados.

O QUE PERMACULTURA?
Em poucas palavras, Permacultura uma sntese das prticas agrcolas tradicionais com idias inovadoras. Unindo o conhecimento secular s descobertas da cincia moderna, proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma vivel e segura para o agricultor familiar. 0 projeto permacultural envolve o planejamento, a implantao e a manuteno conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistncia dos ecossistemas naturais. Ele resulta na integrao harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentao, energia e habitao, entre outras necessidades materiais e no materiais, de forma sustentvel. A palavra PERMACULTURA ainda no existe nos dicionrios brasileiros. Ela foi inventada por Bill Mollison para descrever essa transformao, da agricultura convencional em uma Permanente agricultura. Como campo de trabalho, a Permacultura uma carreira reconhecida internacionalmente, em vrias instituies de ensino superior. Apesar disso, no um campo de "especializao" e, sim, de "generalizao". 0 permacultor utiliza conhecimentos de muitas reas para fazer sua anlise e tomar suas decises.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

QUANDO SURGIU?
A Permacultura foi desenvolvida no comeo dos anos 70 pelos australianos Bili Mollison e David Holmgren, como uma sntese das culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da cincia moderna. A partir de ento, passou a ser difundida na Austrlia, considerando que, naquele pas, a agricultura convencional j estava em decadncia adiantada, mostrando sinais de degradao ambiental e perda de recursos naturais irrecuperveis. Na verdade, em situao muito similar do Brasil de hoje. Desde ento, os inmeros casos de sucesso na aplicao da Permacultura tm provado ser, ela, uma soluo vivel no somente para a Austrlia, como para todo o Planeta. Os conceitos de agricultura permanente comearam a ser expandidos como uma cultura permanente, envolvendo fatores sociais, econmicos e sanitrios para desenvolver uma verdadeira disciplina holstica de organizao de sistemas. Hoje, existem institutos de Permacultura em todos os continentes, em mais de cem naes. Diversos pases, como o Brasil, vm adotando a Permacultura como metodologia agrcola e, at mesmo, escolas de todos os nveis esto incluindo a Permacultura no seu currculo bsico.

disponveis localmente, ou transformar toda a propriedade, de uma s vez, de acordo com suas condies financeiras e a quantidade de ajuda com que voc pode contar. No esquecendo o auxlio que a natureza oferece, quando comeamos a colaborar com ela. Integrando todos os aspectos da sobrevivncia e da existncia de comunidades humanas, a Permacultura muito mais do que agricultura ecolgica ou orgnica, englobando Economia, tica, sistemas de captao e tratamento de gua, tecnologia solar e bioarquitetura. Ela uma sistema holstico de planejamento da nossa permanncia no Planeta Terra.

A TICA DA PERMACULTURA
"Os sistemas bsicos de sustentao da vida no Planeta esto em crise. A continuar assim, o Homo sapiens poder entrar para a lista das espcies em perigo de extino." Jornal The Examiner- Londres 1992 Para realizar a Permacultura, necessrio adotar uma tica especfica de sustentabilidade que exija um repensar dos nossos hbitos de consumo e dos nossos valores, em geral. Os pontos fundamentais so definidos assim: 0 cuidado com o planeta Terra - Esta uma afirmao simples e profunda, com o intuito de guiar nossas aes para a preservao de todos os sistemas vivos, de forma a continuarem indefinidamente no futuro. Isso pressupe uma valorizao de tudo o que vivo e de todos os processos naturais. A rvore tem valor intrnseco, valiosa para ns, no somente pela madeira ou pelos frutos. porque viva e realiza um trabalho que proporciona a continuidade da vida no Planeta. Assim, tambm tm valor a gua, os animais, o solo e toda a complexidade de relaes entre organismos vivos e minerais existentes na Terra. 0 cuidado com as pessoas - 0 impacto do ser humano no Planeta Terra , sem dvida, o mais marcante. Portanto, a qualidade da vida humana um fator essencial no desenvolvimento de estratgias de sobrevivncia. Somos mais de cinco bilhes habitando % da superfcie terrestre. Assim, se pudermos garantir o acesso aos recursos bsicos necessrios existncia, reduziremos a necessidade de consumir recursos no-renovveis.

POR QU PERMACULTURA?
0 Planeta Terra encontra-se em um momento crtico. Apesar da evoluo rpida das tecnologias existentes, os nossos sistemas naturais esto em crise. Por toda a parte, constata-se a degradao ambiental em diversas formas. 0 mundo perde bilhes de toneladas de solos frteis, anualmente. Os desertos continuam crescendo a uma velocidade ameaadora. 0 abastecimento de energia e gua potvel para o futuro prximo est ameaado, alm de outros problemas generalizados que continuam se agravando, como as mudanas climticas recentes ocasionadas pelo impacto do nosso consumo excessivo de combustveis fsseis. No Brasil, a famlia rural carente de informaes e de recursos para sobreviver sustentavelmente, com o conseqente xodo rural que, por sua vez, tem repercusso na qualidade de vida nas zonas urbanas. Precisamos trazer solues prticas para a pessoa do campo. Solues que venham de encontro s realidades culturais, sociais e ambientais de cada regio. Solues sistmicas, acessveis e simples, que tragam segurana famlia e um potencial de desenvolvimento humano sustentvel.

A Permacultura se adapta a transies lentas ou rpidas. Voc pode comear lentamente, utilizando uma pequena parcela de terra, e os recursos
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Portanto, os sistemas que planejarmos devem, prover suas necessidades de materiais e energia, como, tambm, as necessidades daquelas pessoas que neles habitam. Distribuio dos excedentes - Sabemos que um sistema bem planejado tem condies de alcanar uma produtividade altssima, produzindo assim um excesso de recursos. Portanto, devemos criar mtodos de distribuio equitativos, garantindo o acesso aos recursos a todos que deles necessitam, sem a interveno de sistemas desiguais de comrcio ou acumulao de riqueza de forma imoral. Qualquer pessoa, instituio ou nao que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras est diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana. Limites ao consumo - Isso requer um repensar de valores, um replanejamento dos nossos hbitos e uma redefinio dos conceitos de qualidade de vida. Alimento saudvel, gua limpa e abrigo existem em abundncia na natureza; basta que com ela cooperemos.

PLANEJAMENTO POR SETORES


importante que tenhamos compreendido todas as energias externas que tenham influncia dentro do nosso stio, luz solar, ventos, chuvas, incndios, poluio sonora, atmosfrica, visual etc. Aps a observao cuidadosa desses efeitos, realizamos um planejamento para direcionar ou bloquear essas energias, de acordo com as nossas necessidades. Esse planejamento feito por setores, onde o stio o centro do sistema e um crculo representa os 360 graus de possvel influncia externa. Assim, marcamos os setores de acordo com as informaes que coletamos: setor de luz solar no inverno e no vero, setor dos ventos, setor de perigo de incndio, e assim por diante. Esses setores serviro, mais tarde, para definir o posicionamento de quebra-ventos, a posio da casa e dos abrigos dos animais, entre muitos outros elementos.

DESIGN OU DESENHO?
Nesse contexto, a traduo da palavra "design" mais do que desenho. Design planejamento consciente, considerando todas as influncias e os inter-relacionamentos que ocorrem entre os elementos de um sistema vivo.

Os resultados de um bom design permacultural devero incluir: estratgias para a utilizao da terra sem desperdcio ou poluio; sistemas estabelecidos para a produo de alimento saudvel, possivelmente com excesso, restaurao de paisagens degradadas, resultando na preservao de espcies e habitats, principalmente espcies em perigo de extino, integrao, na propriedade, de todos os organismos vivos em um ambiente de interao e cooperao em cicios naturais; mnimo consumo de energia; captao e armazenamento de gua e nutrientes, a partir do ponto mais alto da propriedade. 0 planejamento por setores complementado com o planejamento por Zonas.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

PLANEJAMENTO POR ZONAS


Ao contrrio dos setores, as zonas dizem respeito s energias internas do sistema. Principalmente, em relao ao trabalho humano e movimentao de gua e nutrientes. Planejamos todo o projeto de forma a realizar uma economia mxima de trabalho e recursos, criando pontos de utilizao que estejam ligados aos pontos onde esses recursos esto sendo produzidos. Assim, podemos alcanar a maior eficincia energtica possvel, colocando aqueles elementos que necessitam de maior ateno humana mais prximos casa. Aqueles que podem ser mantidos com pouco ou nenhum manejo, ficaro mais longe. Tambm pensamos na conexo entre todos os elementos, de forma a que os produtos (ou recursos) de um elemento sejam utilizados como insumos por outros. a vertcalzao do sistema - lixo o recurso ainda no aproveitado. Dessa forma, reduzimos ao mximo a necessidade de trabalho e, ao mesmo tempo, evitamos a poluio ou a contaminao. Podemos definir, ento, as seis zonas bsicas de um sistema permacultural: Zona 0 - a casa, o centro do sistema, a partir do qual iniciamos o nosso trabalho, pondo a casa em ordem. Na prpria casa, e sua volta, existem muitos espaos que podem se tornar produtivos. Peitorais de janelas, laterais de parede... enfim, toda a habitao pode ser planejada ou modificada para que seja mais eficiente na utilizao de recursos e na produo de alimento. Esse trabalho contribui para o controle da temperatura no interior da habitao, alm de utilizar os microclimas criados pela existncia da prpria estrutura.

Zona 1 - compreende a rea mais prxima da casa, que visitaremos diariamente e onde colocamos os elementos que necessitam cuidado dirio: a horta, as ervas culinrias, alguns animais de pequeno porte e rvores frutferas de uso freqente (ex. limo). Tambm onde concentraremos a armazenagem de ferramentas e de alimentos, para utilizao a longo prazo. A horta um elemento essencial da Zona 1, pois funciona como base de sustentao da alimentao da famlia. Ela poder ser manejada com o auxlio de animais que faam o trabalho de fertilizao e controle. na Zona 1 que inclumos os elementos necessrios nossa sobrevivncia elementar: gua potvel, espao para a produo de composto e uma rea onde lavar os produtos da horta e as ferramentas. Um viveiro de mudas tambm deve ser includo, como base para a diversificao da produo.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Zona 2 - um pouco mais distante da casa, a Zona 2 envolve aqueles elementos que necessitam de manejo freqente sem a intensidade da Zona 1. Algumas frutferas de mdio porte, galinhas e tanques pequenos de aqicultura podero fazer parte dessa Zona, bem como outros animais menores (patos, gansos, pombos, coelhos, codornas etc.) Essa rea oferece proteo Zona 1. Zona 3 - j mais distante da casa, poderemos nela incluir as culturas com fins comercias, que ocupam mais espao e no necessitam de manejo dirio. Tambm poderemos incluir a criao de florestas de alimentos, animais de mdio e grande portes com rodzio de pastagens; produo comercial de frutos e castanhas, entre outros elementos essenciais diversidade da produo. Zona 4 - visitada raramente, nela poderemos incluir a produo de madeiras valiosas, audes maiores e a produo de espcies silvestres comerciais. Em regies de floresta, o extrativismo sustentvel e o manejo florestal tambm podero fazer parte desta Zona, bem como a recriao de florestas de alimentos em regies que foram desmatadas.

Zona 5 - Aqui, s entraremos para aprender ou para uma coleta ocasional de sementes. onde no interferimos, permitindo, assim, que exista o desenvolvimento natural da floresta. Sem esta Zona ficamos sem referncia para a compreenso dos processos que tentamos incluir nas outras zonas. importante incluir elementos de armazenamento e captao de gua e nutrientes em todas as zonas, a partir do ponto mais elevado da propriedade.

A ECOLOGIA DA PERMACULTURA
A Ecologia o estudo dos sistemas naturais. Um ecossistema consiste em grupos de organismos que interagem uns com os outros dentro de seu ambiente natural, coexistindo para formar um sistema complexo de relaes, de forma a perpetuar a evoluo das espcies e manter os mecanismos de transformao de energia de forma sustentvel. Seres humanos so parte integrante dos ecossistemas onde vivem. Portanto, se desejam sobreviver, devem aceitar o imperativo de viver de forma integrada ao meio ambiente, repondo os recursos que retiram e alimentando os cicios vitais de regenerao. Observe a floresta natural. Veja como, nela, todos os organismos interagem harmoniosamente, visando uma produtividade imensurvel. Agora, imagine como seria se pudssemos recriar essa harmonia com a mesma produtividade, introduzindo espcies de plantas e animais que fossem teis s necessidades humanas. Na verdade, esse trabalho possvel e necessrio. Ecossistemas cultivados podem, at, superar os ecossistemas naturais quanto produtividade para os seres humanos. Ecologia cultivada um termo muito comum, entre os permacultores. Para que possamos cultivar um ecossistema, necessrio compreender o funcionamento de sistemas naturais, de tal forma que nossas intervenoes obedeam um critrio de sustentabi 1 idade, tanto com o ambiente natural de hoje como para as futuras geraes, que dele dependero. A grande diferena entre um ecossistema natural e um cultivado que, no cultivado, existe a presena de um grande nmero de especies (e da biomassa) introduzidas para a utilizao de humanos e de seus animais. A diversidade e a estabilidade permanecem altas, garantindo, assim, a sobrevivncia a longo prazo.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

necessrio, no entanto, que tenhamos uma viso sistmica da nossa presena no mundo, e que reconsideremos nossos conceitos antiquados de produo, lucro, fertilidade, ciclos e recursos, que so relativos s nossas experincias individuais, as quais, por sua vez, so regidas pela tica que escolhermos. so.. Alguns dos princpios bsicos que regem a existncia de ecossistemas

espao para o reinicio do processo. Na Permacultura, precisamos observar os processos de sucesso natural do local para recriarmos e acelerarmos esse processo com as espcies que nos so teis, sem negligenciar as necessidades bsicas do sistema. 5 Fatores limitantes - Muitos fenmenos influenciam no desenvolvimento de ecossistemas. Clima, temperatura, regime de chuvas, quantidade de luz solar diria e qualidade do solo so apenas alguns dos fatores que podem limitar a diversidade e a produtividade de um sistema vivo. Dentro da Permacultura, trabalhamos para amenizar esses fatores, de forma a criar uma variedade de microclimas que permitam o cultivo de muitas espcies, mesmo que as caractersticas gerais do local sejam limitadas.

1 Fluxo de energia - Todas as formas de vida requerem energia para sobreviver. No Planeta Terra, a fonte primordial de energia o sol. A partir dele, todos os organismos vivos retiram, direta (como as plantas) ou indiretamente (como os animais), sua alimentao. 2 Cicios de aproveitamento - Em sistemas naturais, a matria constantemente reaproveitada. A quantidade de matria total no Planeta constante, por isso os organismos vivos dependem da utilizao e da reciclagem dos materiais. Assim, quando recolhemos as folhas cadas no cho e colocamos no lixo, estamos interferindo negativamente, privando o solo da matria orgnica necessria gerao de alimento para as plantas, que, por sua vez, iriam nos alimentar. 3 Cadeias alimentares - Cada organismo vivo est ligado a outros. As cadeias alimentares representam as relaes de alimentao entre os seres vivos, em um determinado habitat. Uma cadeia frgil (ex.-. uma lavoura de trigo) inclui poucas espcies e, assim, poucas oportunidades de sobrevivncia. Uma cadeia forte( ex.: floresta), ao contrrio, tem multas espcies que se alimentam umas das outras, perpetuando sua existncia mesmo com a ocorrncia de eventos inesperados. 4 Sucesso e dimenses - Imagine a floresta aps uma queimada. Mesmo que o solo tenha sido desnudado de sua cobertura natural, a natureza trabalha permanentemente para recuperar sua diversidade no local. Novas espcies aparecem, colonizando o local em etapas sucessivas, com grupos de plantas diferentes, at que, com o tempo, a floresta amadurea novamente. Essas plantas so conhecidas, para fins de estudo, como espcies pioneiras (no primeiro estgio), intermedirias e de clmax. Essa colonizao sucessiva, no tempo e no espao, conhecida como sucesso; a utilizao de vrios "andares" um exemplo da eficincia dos processos naturais, na utilizao do espao. Na realidade, elas ocorrem constantemente, na medida em que grandes rvores vo morrendo e abrindo

LENDO A TERRA (exerccio prtico)


0 primeiro passo para executar um planejamento adequado da utilizao de algum espao de terra, seja este um lote na zona urbana ou algumas centenas de alqueires, uma compreenso profunda dos processos naturais existentes nesse espao. Anotar as espcies que nele vivem, as variaes topogrficas e seus impactos no microclima, bem como os processos que estejam faltando para um equilbrio. 1. Colete o maior nmero de informaes possvel, a respeito da rea de terra que voc vai trabalhar. Procure mapas, ndices de pluviosidade (chuva), fotografias antigas e modernas, o mximo de dados que puder descobrir. Ainda que grande fonte de informaes sejam os vizinhos mais antigos, no aceite tudo como verdade absoluta, pois sua observao que vai determinar a concluso. Pergunte de onde vem o vento no vero e no inverno, qual a poca das maiores chuvas etc. Anote tudo em um caderno. Procure, tambm, os rgos pblicos na regio (EMBRAPA, 113GE, Prefeitura etc.), que podero, tambm, fornecer informaes valiosas. Agora, faa um reconhecimento da terra. Ande por todos os lados, observe as diferenas entre os vrios terrenos. Descubra a inclinao especfica de cada rea. Pegue uma fita mtrica ou utilize o tamanho do seu passo para descobrir as distncias entre os elementos importantes existentes na terra, casas, galpes, plantios, hortas, audes etc.

2.

3.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

4. 5.

Marque com preciso os locais onde exista gua (nascentes, crregos, poos etc.) Agora, faa um mapa da terra, no esquecendo de incluir a orientao com relao ao Norte. Junto a esse mapa, coloque todas as anotaes referentes ao stio. Anote todas as espcies de plantas e animais (domsticos e silvestres), colete amostras das espcies que voc no conhece, para uma futura identificao. Essas espcies iro informar muito sobre o estado em que essa terra se encontra. Faa um perfil da inclinao do terreno com os diversos elementos existentes bem como as alturas respectivas.

LATITUDE E ALTITUDE
A linha do equador representa o centro de uma faixa volta do Planeta que recebe a maior quantidade de irradiao solar, durante o ano. Isso devido posio do Planeta, no percurso que faz volta do sol. medida em que nos afastamos do equador (latitude 0), a quantidade de irradiao solar diminui com o ngulo do sol em relao ao horizonte. Assim, quanto maior for a latitude, menores sero as temperaturas mdias anuais. Para efeitos de projeto, cada 100 metros de altitude acima do nvel do mar equivalem a 1 grau a mais, de latitude. Concluindo - um stio que esteja a 15 graus de latitude e a 500 metros acima do nvel do mar, ser considerado como estando a 20 graus de latitude, no clculo das temperaturas mdias.

6.

CLIMAS E MICROCLIMAS
A superfcie da Terra absorve calor e, assim, aquece de baixo para cima a atmosfera que nos cerca. Esse ar quente sobe e, nas camadas mais altas da atmosfera, perde calor novamente, fazendo o ar frio descer. Esse padro geral o responsvel pelas variaes climticas predominantes no Planeta. Os fatores climticos influenciam, profundamente, a seleo das espcies e a escolha da tecnologia apropriada para cada situao. Alm das mudanas climticas amplas, da localizao da terra em relao ao mar, da altitude e da latitude, outros fatores mais localizados tambm se relacionam uns com os outros para criarem microclimas especficos. Assim, mesmo que um stio esteja em uma localidade de clima subtropical, por exemplo, podem haver locais especficos, dentro do stio, que apresentem caractersticas de clima temperado, clima tropical seco ou mido. A identificao desses "microstios" pode significar a diferena entre uma produo sustentvel e uma agricultura medocre, dependendo da diversidade das espcies e do oportunismo do projetista em aproveitar-se dessas situaes.

INCLINAO
Este fator relativo ao grau de elevao no terreno, em relao a uma linha horizontal. Terrenos com inclinao demasiada (maior do que 20 graus) so considerados, em geral, imprprios para o cultivo. Devem ser revegetados com espcies de floresta, para evitar eroso, ou cuidadosamente cultivados com terraos. Terrenos muito planos causam dificuldades na drenagem e, geralmente, so pobres em diversidade de microclimas possveis.

ASPECTO
A direo, para a qual a inclinao do terreno estiver voltada, definida como o aspecto do terreno: Norte, Sul, Leste ou Oeste. Esse fator, conjuntamente com a inclinao e a latitude do local, determinam a quantidade de irradiao solar direta que o terreno recebe. Esse fator tambm sofre a influncia de corpos que reflitam ou absorvam a luz (lagos, edificaes etc.). Quanto mais irradiao solar, mais quente. 0 local ideal, ento, incluiria uma variedade de aspectos e inclinaes, oportunizando uma maior diversidade de espcies e uma variedade de tcnicas.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Mesmo uma rocha, um muro, uma casa ou a prpria vegetao, modificam os microclimas sua volta. Com essa anlise, poderemos escolher os locais para a casa e para os animais, assim como a variedade das espcies vegetais que desejamos introduzir. devido existncia de microclimas favorveis que, em certas ocasies, descobrimos plantas tropicais produzindo em latitudes onde a geada ocorre todos os anos.

QUEBRA - VENTOS
Um local aberto, exposto aos ventos, pode diminuir muito a produtividade de um stio. Portanto, devemos projetar quebra - ventos , de forma a permitirem o desenvolvimento saudvel das plantas. Quebra - ventos devero tambm, cumprir vrias outras funes, como a de atrair pssaros silvestres, produzir forragem animal, proteger do fogo e evitar a eroso. 0 quebra - vento ideal composto por vrias camadas de plantio, de forma a que o vento no seja totalmente interrompido no seu percurso (isso causa turbulncia e pode destruir o plantio), diminuindo em torno de 80% de sua intensidade. Com um planejamento adequado, poderemos posicionar os quebra -ventos de forma a melhorarem a polinizao das espcies produtivas que estivermos cultivando.

SOLOS
A grande maioria dos solos cultivados, no mundo de hoje, esto doentes, empobrecidos pelo manuseio incorreto, contaminados pelo uso excessivo de biocidas e improdutivos pela falta de manejo generalizada. 0 uso excessivo de fertilizantes sintticos tambm causa problemas gerais fertilidade do solo. Hoje, sabemos que todos os desertos do Planeta esto aumentando, ao invadirem reas antes produtivas. Problemas de salinidade esto impedindo o cultivo no que, antes, era terra frtil.

Assim, dentro da anlise de situao que o projetista executa antes de realizar um projeto, ele incluir um estudo dos microclimas, como apontado no mapa.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Os desertos e as plancies salinas so exemplo vivo da nossa irresponsabilidade no manejo do solo.

Plantios de cobertura - da mesma forma que a adubao verde, os plantios de cobertura tambm melhoram a estrutura geral dos solos. Alm de executarem esse trabalho, os plantios podero, tambm, ter outras funes, como forragem animal, alimentao humana ou mulch. Esterco animal - o valor do esterco animal como adubo j amplamente conhecido no Brasil. No entanto, a novidade que poderemos executar essa adubao diretamente, sem a interveno humana no transporte ou no trato, utilizando as tcnicas de tratores vivos e evitando o uso excessivo de energia.

Solos saudveis so como um organismo vivo. Necessitam do nvel certo de umidade e de ar para que a variedade imensa de organismos microscpicos e animais existentes possam realizar o seu trabalho de converter matria orgnica em hmus, a base da vida terrestre no Planeta. Para que o solo mantenha-se frtil e saudvel, necessrio que o manejemos de forma adequada, evitando que fique desprotegido ou que seja trabalhado em excesso. Como modelo para esse manejo, observamos, novamente, os ecossistemas naturais estveis e seus processos de reciclagem de nutrientes. Estas, so algumas das tcnicas que utilizamos, dentro da permacultura, para manter o solo saudvel

GUA
Apesar de o Brasil estar em posio privilegiada em relao quantidade das chuvas totais no Planeta, a quantidade de gua potvel disponvel para a utilizao direta das pessoas est diminuindo. Imagine que se toda a gua existente no Planeta coubesse em uma garrafa, a quantidade de gua potvel ao nosso alcance no chegaria a uma gota. necessrio planejar adequadamente o uso da gua, em qualquer propriedade. Dentro do princpio bsico da criao dos pontos de utilizao das energias que entram em um sistema, poderemos nos valer do mtodo "Yeomans" de modificao do terreno para aumentar a eficincia das guas que passam pelo stio, melhorando, assim, a qualidade do solo e a fertilidade total do sistema.

Adubao verde - utilizando as plantas que chamamos de "acumuladores dinmicos", poderemos devolver, ao solo, os nutrientes que j no esto mais disponveis para as razes superficiais. Os acumuladores dinmicos resgatam esses nutrientes com suas razes profundas, trazendo-os at as folhas, que os devolvem ao solo para se decomporem. Um dos acumuladores dinmicos mais eficientes o Confrei.

Mulch - solo descoberto solo pobre; a cobertura do solo, conhecida como mulch, pode ser de matria orgnica morta (folhas, galhos, jornais etc.), como na floresta, ou pode ser viva, com o plantio de espcies benficas rasteiras (batata doce, labe-labe). Essa cobertura serve para evitar a evaporao rpida da umidade do solo e protege-lo contra a eroso, alm de evitar o ataque de pragas.

Leguminosas - muitas espcies da famlia das leguminosas, e algumas de outras famlias, trabalham em associao com microorganismos, de forma a retirar o Nitrognio existente na atmosfera, fixando-o no solo em forma de ndulos. 0 manejo dessas plantas poder adiantar em muito, o processo de recuperao de solos empobrecidos. Da mesma forma, pesquisas recentes demonstram uma associao similar entre palmeiras e fungos, facilitando a absoro de fsforo. A complexidade de associaes entre plantas e organismos microscpicos, no solo, ainda um campo rico e relativamente inexplorado.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Alm de melhorar a eficincia na utilizao da gua, deveremos, tambm, considerar as condies de saneamento e a possvel reutilizao dos efluentes produzidos na casa. A "gua cinza" aquela que j foi utilizada para a lavagem de roupas ou para os banhos. Essa gua poder ser direcionada produo vegetal, evitando a proliferao de mosquitos e outros organismos que se reproduzem em poas e que ameaam a sade humana. A captao da gua da chuva uma alternativa muito vivel para o suprimento de gua potvel. Na verdade, basta calcular a quantidade de gua que o telhado da casa capta por ano, e construir um sistema de calhas e tanque que armazene parte dessa gua longe da luz solar e do acesso de insetos.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CAPTAO DE UM TELHADO


0 mtodo Yeomans pode ser resumido em: construo de canais de infiltrao, escavaes em nvel que permitem interromper o escorrimento superficial da gua e faz-la penetrar no solo. Com o tempo, essas faixas de terreno se tornam extremamente frteis, alm de evitar a eroso superficial; cultivo por linha chave, uma forma de cultivo do solo que aumenta a fertilidade e a capacidade de reteno de gua; construo de audes interligados, outra forma muito econmica de armazenar gua para a utilizao em perodos de seca e para a criao de sistemas de aquicultura altamente produtivos. Alm de cumprir a funo de armazenamento, aumenta muito a capacidade de produo do local, melhorando o microclima. Audes so elementos fundamentais de qualquer projeto de sustentabilidade. Para efeito de projeto, qualquer rea de terra dever ser planejada para incluir, aproximadamente, 12% a 20% de submerso em reservatrios de gua. rea do telhado (em M) X Quantidade anual de chuva (em m) = m 3

ARVORES: OS AGENTES DA MUDANA


Um fato normalmente esquecido no planejamento dos usos da propriedade rural diz respeito a implantao das rvores na modificao dos microclimas locais, inclusive, aumentando a quantidade total de precipitao muito alm da chuva que pode ser observada. Com os efeitos da evapora nsp i rao, durante o dia, e da condensao, durante a noite, a quantidade total de gua que chega ao solo, diariamente, aumentada em at 65% devido influncia das rvores. Em reas distantes do mar, a floresta chega a ser responsvel por at 75% da chuva. Assim, se derrubamos a floresta estamos criando desertos. As florestas retornam dez vezes mais gua ao solo do que os sistemas a solo nu - e, certamente, absorvem muito mais gua no momento da chuva, evitando, assim, a eroso superficial. Na verdade, as florestas podem ser consideradas como imensos lagos cheios de gua em constante reciclagem com o solo e a atmosfera.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

0 ENSINO DA PERMACULTURA
A palavra Permacultura registrada, internacionalmente, como propriedade do Instituto de Permacultura - Austrlia. Qualquer pessoa que admita a tica da Permacultura pode utiliz-la no seu dia-a-dia com a nica restrio de que o ensino da Permacultura (cursos de curta ou longa durao) s poder ser ministrado por graduados do Instituto ou por aqueles formados por esses graduados.

BIBLIOGRAFIA Mollison, Bill - Permaculture, A Designers Manual, Tagan Publications, Austrlia,1989. Mollison, Bill e Slay, Reny M. - Introduction to Permaculture, Tagari Publications, 1991. Morrow, Rosemary - Earth Users Guide to Permaculture, Rodale, 1992

OS ANIMAIS E SEUS BENEFCIOS


Dentro da Permacultura, animais executam funes vitais de reciclagem de nutrientes e de trabalho mecnico. Apesar de serem pobres conversores de energia, quando comparados s plantas, os animais so os elementos mveis de um sistema vivo e devem ser includos seja para proverem parte da alimentao bsica, seja unicamente, como processadores de nutrientes. Vamos analisar a galinha, por exemplo. ela um animal de pequeno porte, com uma variedade enorme de produtos e comportamentos, com certas necessidades bsicas que necessitam ser supridas de dentro do sistema. Primeiro, criamos interaes com outros elementos, de forma a que as necessidades da galinha sejam supridas; ento, introduzimos elementos que utilizem seus produtos. At mesmo o trabalho de ciscar, que a galinha executa, e o seu esterco podem ser utilizados diretamente, com um planejamento adequado. Isso o que chamamos de "tratores vivos". Tratores Vivos so tcnicas de utilizao do comportamento natural dos animais para limpar, arar e fertilizar a terra. Galinhas, porcos, patos, gansos e outros animais podero ser utilizados dessa forma, criando sistemas rotativos que economizam o trabalho da pessoa e, ao mesmo tempo, beneficiam o animal e o ambiente.
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

0 TERRIVEL DIA DE HOJE por Bill Moffison Eu no acho que algum tenha resumido tudo o que est acontecendo na face da terra. A fim de mudar nossos caminhos, parece que temos a necessidade de nos aterrorizar, prevendo ondas gigantescas e catstrofes. Essas coisas podem acontecer, a falha de San Andrs pode deslizar. Mas, no podemos fazer muita coisa a respeito. 0 que de fato est acontecendo alguma coisa que ns, como seres humanos, somos pessoalmente responsveis. Isso muito generalizado: quase tudo o que dizemos, aplica-se a todo lugar. Os sistemas reais que, de fato, esto comeando a falir so o solo, as florestas, a atmosfera e o ciclo de nutrientes. Somos ns, os responsveis por isso. No Ocidente, ns no desenvolvemos, em parte alguma (e eu duvido que em qualquer outro lugar, com a exceo das reas tribais), sequer um sistema sustentvel de agricultura ou de florestas. No temos um sistema. Vamos ver o que est acontecendo. FLORESTAS Descobriu-se que as florestas so mais importantes para o cicio do oxignio do que jamais suspeitamos. Costumvamos pensar que os oceanos eram os elementos mais importantes. Eles no o so, ja que contribuem, provavelmente, com menos de 8% do total da reciclagem do oxignio atmosfrico. Muitos deles, inclusive, esto comeando a consumir oxignio. Se lanarmos mais mercrio nos mares, os oceanos sero consumidores de oxignio. 0 equilbrio est mudando. Portanto, principalmente das florestas que ns dependemos para nos proteger das condies anrquicas. Algumas das florestas, so importantes ao extremo, como aquelas, sempre verdes, nas quais existem dois sistemas extensivos - o equatorial, com muitas espcies, e o das tundras russas e florestas do sul do Planeta. As florestas chuvosas, so criticamente importantes para o cicio do oxignio e para a estabilidade da atmosfera. As florestas fornecem, ainda, uma grande quantidade de chuva. Quando cortamos a floresta dos topos dos morros e serras, podemos observar

ANEXOS

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

cada rvore cortada. 0 que nos interessa a biomassa. Quando voc tira da floresta algo alm de 150 toneladas e retorna alguma coisa que no pesa mais do que 5 quilos, voc no est, de maneira alguma, preservando a biomassa. que as chuvas diminuem entre 10% a 30%, o que poderia ser tolerado. 0 que voc no v acontecer a precipitao total diminuir mais de 86%, sendo que as chuvas so uma pequena frao da precipitao total. E bem possvel que, em noites calmas, claras e sem nuvens, nenhuma precipitao seja registrada em qualquer lugar, pelos instrumentos, - e, ainda assim, haver grandes precipitaes nos sistemas florestais. Isso particularmente verdade em relao aos climas martimos, mas tambm verdade para todos os climas. Por isso, bem possvel criar condies semidesrticas muito rapidamente, simplesmente desmatando os topos dos morros e montanhas, o que est sendo feito a uma grande velocidade. prprio, das florestas, a capacidade moderadora de tudo o que nelas existe. As florestas moderam o frio e o calor excessivos, bem como o excesso de chuvas e a poluio. Com a retirada das florestas, chegam os extremos. Naturalmente, so as florestas que criam os solos; so um dos poucos sistemas capazes disso. 0 que est acontecendo com as florestas? Usamos grandes quantidades de produtos florestais de forma temporria - papel e, particularmente, jornal. A demanda tornou-se excessiva. No momento, estamos cortando um milho de hectares por ano, muito alm do que plantamos. Mas, em um ms, isso pode mudar rapidamente. No ms passado, por exemplo, essa taxa dobrou, devido ao desmatamento, no vale do Mississipi, para a produo de soja. De todas as florestas que j tivemos, apenas 2% ainda restam na Europa. Eu no acho que haja uma s rvore na Europa que no exista devido tolerncia do homem, ou que no tenha sido plantada por ele. No existem florestas primitivas na Europa. Na Amrica do Sul, restam apenas 8%. E eu acho que 15% a mdia geral, em outros lugares. Assim, ns j destrumos a maior parte das florestas e estamos trabalhando com uma pequena parte remanescente. A taxa de corte varia, dependendo da prtica de manejo, mas, em geral, mesmo nas florestas mais bem manejadas, temos uma perda constante de 4%, restando mais 25 anos, at acabar tudo. Mas, de fato, o que observamos no sul da sia, Amrica do Sul, no Terceiro Mundo e em qualquer lugar onde as multinacionais possam obter ttulos de propriedades de florestas no mundo ocidental, a perda est prxima de 100%. o sistema de "cortar e fugir". Temos sido tranqilizados com a falsa noo de segurana, sempre reafirmada, de que as companhias madeireiras esto plantando 8 rvores para
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Para que usamos as florestas? A maior parte dos usos para papel-jornal e material de embalagens. Mesmo as florestas primitivas esto sendo cortadas para isso. Florestas que nunca viram os ps do homem, que nunca sofreram qualquer interveno humana, esto sendo cortadas para fazer jornais. So florestas onde as rvores talvez tenham 70 metros, at chegar aos primeiros galhos. So catedrais gigantescas, que esto sendo cortadas. Existem rvores na Tasmnia muito mais altas do que as sequias, e que esto sendo embarcadas como cavacos. Assim, na maior parte das vezes , ns estamos degradando as florestas virgens para o uso menos til possvel. Isso tem um efeito sobre a outra ponta do sistema. 0 lixo de produtos florestais est assassinando grandes extenses de oceanos. A maior razo para que o Bltico, o Mediterrneo e a costa de Nova York tenham se tornado consumidores de oxignio que estamos forrando o fundo dos oceanos com produtos florestais. Existem, por alto, cerca de 12 bilhes de toneladas de dixido de carbono sendo liberadas, anualmente, com a morte de florestas, das quais dependemos para reciclar o dixido de carbono. Destruindo as florestas, estamos destruindo o sistema que deveria estar nos ajudando. Estamos trabalhando sobre a sobra de um sistema. o ltimo remanescente, que est sendo erodido.

CLIMA
Os efeitos disso tudo sobre o clima global esto se tornado aparentes, tanto na composio quanto na incapacidade, da atmosfera, de amortecer mudanas. Agora, a qualquer ms, quebramos um recorde do clima, de alguma maneira. Na minha cidade natal, estamos bastante isolados e protegidos por oceano e floresta. Mas, tivemos, em seqncia, os meses de mais ventos, seca e umidade em duzentos anos de registros. Assim, o que realmente est acontecendo com o clima global no a tendncia para o efeito-estufa; no uma tendncia para a idade do gelo; agora, o tempo est comeando a variar to amplamente que totalmente impossvel sabermos qual o limite extremo que ser quebrado. Mas, quando quebrar, quebrar em um extremo e muito repentinamente. Ser uma mudana sbita. At l, iremos sofrer imensas variaes climticas. o que est ocorrendo.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Podemos continuar cortando e, talvez em mais 12 anos, no tenhamos uma s floresta. Ainda existe um outro fator. Seria suficientemente ruim, se fosse apenas os nossos cortes que estivessem assassinado as florestas. Mas, desde a dcada de 1920, com freqncia cada vez maior, temos perdido espcies florestais para toda uma sucesso de patgenos. Isso comeou com coisas como as pragas das castanheiras, que constituam 80% das florestas por elas ocupadas. Assim, o desaparecimento de uma nica espcie pode representar uma enorme perda de biomassa, de enorme reserva biolgica; e uma arvore muito importante. Rchard St. Barbe Baker indica que as rvores que esto se perdendo so aquelas com maior quantidade de massa foliar por unidade. Primeiro as castanheiras, com cerca 60 acres de folha por rvore. Em seguida os olmos, com aproximadamente 40. Agora, as faias esto se perdendo, bem como os carvalhos e os eucaliptos, na Austrlia e na Tasmnia. At mesmo as rvores de folhas de agulha, no Japo, esto em decadncia. As florestas de conferas japonesas esto se perdendo a uma taxa fantstica. E assim , tambm, com as protetoras florestas canadenses e russas .

Simplesmente, fira uma rvore e veja o que acontece. Os insetos chegam. Os insetos detectam o cheiro. A rvore se tornou sua comida, e eles vm alimentar-se. Assim, insetos no so a causa da morte das florestas. A causa da morte delas so as mltiplas injurias. Apontamos algum inseto e dizemos.. "aquele inseto fez isso". muito melhor, se podemos acusar os outros. Todos vocs sabem disso. Assim, acusamos o inseto. uma conspirao, realmente, acusar os insetos. Mas, a verdadeira razo pela qual as florestas esto morrendo que esto havendo mudanas profundas na quantidade de luz penetrando as florestas atravs de poluentes e na precipitao de chuvas cidas. As pessoas, e no os insetos, esto assassinando as florestas.

SOLOS
Tanto quanto podemos perceber, perdemos 50% do solo que j tivemos antes de 1950, ano a partir do qual temos feito medies precisas. E perdemos outros 30%, do solo que restou. Isso to verdade no Terceiro Mundo quanto o no mundo ocidental. 0 solo criado a uma taxa aproximada de 4 toneladas por acre, ao ano. Em reas secas, essa taxa bem menor. Solos so criados pela precipitao de chuvas e pela ao das plantas. A taxa varia. Em desertos, eles so criados a uma taxa bem baixa. Em climas midos, a taxa de cerca de 4 toneladas por acre. Se voc no perder nada alm de 4 toneladas de solo por acre, ao ano, est empatado. Mas, deixe-nos olhar o que acontece. Na Austrlia, perdemos cerca de 27 toneladas de solo por acre cultivado, ao ano. Bem menos do que na Amrica, onde voc planta milho e podemos perder 400 toneladas por acre, ao ano. Se a mdia de perdas pode ser de 20, poder subir para 400 ou 500 toneladas. No Canad, esto medindo a perda de hmus e o resultado , praticamente, o mesmo. L, eles esto esgotando o hmus. Nas pradarias, onde comearam com bons solos hmicos, agora esto com solo mineral bsico. Aqui est alguma coisa que deveria ser do interesse de cada um de ns. Para cada pessoa - seja ela americana ou indiana - que se alimenta de cereais, o custo , agora, de 12 toneladas de solo por ano.

A CONSPIRAO DOS INSETOS


Agora chegamos a uma coisa chamada conspirao dos insetos. Em cada floresta, de cada pas, os elmos, as castanheiras, os lamos e os pinheiros esto sujeitos ao ataque de patgenos especficos. Os insetos esto adquirindo alguma espcie de resistncia. A reao americana seria a de pulverizar; a reao britnica seria a de derrubar e queimar; e, na Austrlia, a reao dizer: " Ah, que droga! Ser a vez desta se perder no prximo ano? Deixa perder! Realmente, so doenas? Quais so as doenas? Insetos so responsveis pela morte de eucaliptos. Existe o fungo da canela. Nos elmos, a doena holandesa. Nos lamos e pinheiros a ferrugem. Voc acha que alguma dessas doenas esto matando as florestas? Eu penso que o que estamos vendo uma carcaa. A floresta um sistema moribundo, do qual os decompositores esto comeando a se alimentar. Se voc conhece florestas muito bem, sabe que pode sair uma manh e ferir uma rvore com um machado, toc-la com a lmina de um trator ou bater nela com o seu carro. Em seguida, se voc sentar-se pacientemente perto daquela rvore, dentro de trs dias vera que talvez vinte insetos e outros decompositores e "pragas" visitaram o ferimento. A rvore j est condenada. 0 que os atrai o cheiro da rvore morrendo. Percebemos isso na Austrlia.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Toda essa perda o resultado do cultivo. Enquanto voc est arando, est perdendo. Na proporo em que estamos perdendo solo , vemos que no teremos solos agrcolas dentro de uma dcada. No considerando os solos que perdemos diretamente, com o cultivo, estamos perdendo enormes quantidades de solos para o que chamado de desertificao. No Estado de Vitria, na Austrlia, perdemos 800.000 acres para o sal, este ano. Isto significa uma perda de solo que cultivado, mas tambm uma perda de solo no cultivado.

0 prximo passo usar concreto; assim, a gua, agora desviada dos rios, se infiltra nos solos enquanto a esto bombeando para os mares. E tero que fazer isso para sempre. Voc quer, agora, mil bombas... Ao mesmo tempo em que o governo est fornecendo bombas para os fazendeiros, tambm est liberando licenas adicionais de corte de madeiras para as multinacionais, que esto indo muito bem. Com uma das mos, eles esto vendendo bombas, e, com a outra, vendendo madeira. uma circunstncia muito feliz para algumas pessoas, mas uma catstrofe para a Terra. A maioria das pessoas, no entanto, no est indo muito bem, de forma alguma. Assim, estamos perdendo solos e desenvolvendo desertos a uma velocidade simplesmente terrvel. E, isso, sem nenhuma araao para a agricultura. Voc pergunta: os analistas das companhias multinacionais esto cientes desses problemas? No. Eles tm formao em economia, gerenciamento comercial e toda espcie de reas irrelevantes. A minerao tambm um grande fator de salinizao em base local, responsvel pela perda de toda a madeira de lei em reas do oeste australiano e, sem dvida, tambm em outros lugares. A minerao traz superfcie muitos resduos, que so evaporados.

DESMATAMENTO CAUSA PERDA DE SOLO


A principal razo para o desaparecimento do solo o corte de florestas. E, quase sempre, esse corte longe do lugar onde o solo perdido. Isto , voc no pode fazer nada, se o seu solo comea a salinizar aqui, porque a razo est nos divisores de gua, que podem estar a mil milhas de distncia. Estamos, agora, comeando a ter solos salinizando nos climas midos, na Austrlia. Isso um fator deslocado. No mais uma ocorrncia somente dos desertos. Acontece em climas de invernos midos. No um processo simples, mas fcil de entender como isso acontece. A chuva, medida em que cai sobre os morros e penetra nas florestas, tem uma rede de transferncia para baixo. Se removemos a floresta, o que temos, agora, uma rede de perdas por evaporao. Florestas escoam gua limpa para baixo e liberam gua limpa na atmosfera, Essa rede de transferncia para baixo carrega consigo o sal, que uma parte inevitvel das 4 toneladas de solo por acre que produzida a partir da fragmentao das rochas. Normalmente, esse sal viaja por canais profundos. No so sistemas de superfcie. guas frescas escorrem da superfcie e se infiltram. Mesmo em climas midos, temos muito mais gua salgada nas profundidades do que na superfcie. Isso acontece por que as rvores funcionam como bombas, mantendo os baixos lenis freticos. Se cortamos as rvores, os lenis freticos profundos se elevam a um ritmo mensurvel, e eles esto subindo, mensuravelmente, de grandes reas na Amrica, frica, e Austrlia. Quando esto a cerca de 3 ps, abaixo da superfcie, as rvores comeam a morrer de "pragas". E, quando esto a cerca de 18 polegadas, abaixo da superfcie, outras plantaes comeam a morrer. Quando chegam superfcie, eles evaporam e o solo fica visivelmente salgado. 0 governo australiano comeou, ento, a fornecer bombas grtis para os fazendeiros, e eles comearam a bombear, para fora, a gua salgada. Onde podero descarregar a gua que esto bombeando ? Grande problema !

RODOVIAS, CIDADES E POOS Na Inglaterra, assim como na Amrica, o mais amplo fator isolado que causa perdas de solo a construo de auto-estradas. Eu acho que, na Inglaterra, existe uma milha de auto estrada para cada milha quadrada de superfcie. E as auto-estradas esto se estendendo rapidamente, na suposio de que nunca precisaremos do solo, e de que elas o tornaro apto para aumentar o uso de energia. As auto-estradas so responsveis pela perda permanente de solo, assim como as cidades. As cidades esto localizadas sobre 11 % de todo solo bom da Terra. 0 Canad um exemplo muito interessante. Ali, as cidades so responsveis pela destruio dos melhores solos , sem considerar qualquer outro fator, e, durante esta dcada, levou os agricultores a mudarem-se para lugares menos sustentveis. Ao mesmo tempo, estamos pedindo sistemas ao menos sustentveis e, em alguns casos, um aumento de produo, nos solos que restaram. Como as perdas de solos agrcolas so amplamente devidas ao excesso de uso da energia mecnica e, tambm, da energia qumica - ento, o fato de estarmos tentando manter a produtividade nos solos remanescentes

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

significa que a taxa de perda deve crescer, devido ao fato de usarmos, cada vez mais, energia sobre uma superfcie cada vez menor.

OUTROS FATORES CONTRIBUEM PARA PERDAS DE SOLO


Nas regies ridas do sul da Austrlia, existe uma espcie de agricultura de "cortar e fugir", na qual o fazendeiro cava um buraco (perfura um poo) e bombeia gua salobra para culturas anuais. Voc mantm isso por quatro anos. Nesse tempo, a superfcie fica pesadamente mineralizada e voc tem que procurar outra rea e cavar outro buraco, o que resultar numa espcie de carpete destrutivo. Voc pode ver isso. Temos trs ou quatro anos bons e, em seguida, a produtividade cai abaixo do nvel econmico. Os solos so, normalmente, agregados com carbonatos e abandonados. 0 ph se eleva em cerca de 2 pontos, por ano. Voc pode comear com ph 8 e, rapidamente, chegar a ph 11. quando voc pula fora. Observamos, agora, a ao dos ventos sobre os solos. Isso tem trazido falncia aos solos do interior da Amrica. Existem solos soprando para Los Angeles e caindo como chuva vermelha. Solos das reas marginais da Austrlia Central caem sobre as cidades como uma espcie de lama fina e diluda, numa quantidade de cerca de 12 toneladas por acre, ao dia. 0 maior fator de perdas de solos o vento. Quanto mais seco o vento se torna, mais cuidados devemos tomar. No precisamos olhar para nada, alm do solo, e para mais nada, alm das florestas, para enxergarmos um mundo finito. Acho que podemos dizer, com segurana, que no temos uma agricultura ou uma floresta sustentvel em lugar algum do mundo.

Impermeabilizamos grandes reas com rodovias. No reciclamos nenhuma gua para o lenol freticos. Assim que a gua chega a um rio ou a um crrego, ela se foi. Est no seu caminho para o mar ou evaporada sobre um deserto totalmente salgado. Um rio fluindo no , realmente, uma coisa muito til. Ele um caminho de sada. Existem duas reas muito crticas para a gua. Uma, est dentro das cidades. A outra, est nas bordas dos desertos. Ambas esto caminhando para grandes dificuldades. Agora mesmo, desertos em expanso esto assassinando milhes de pessoas na frica. So visveis, do alto, rebanhos e pessoas saindo do Saara. Outro perigo tem sido a deposio, a longo prazo, de lixo atmico em guas profundas. Alguns desses depsitos esto comeando a filtrar, no vale do Sacramento. melhor voc comear a medir a radiatividade da gua dos lenis freticos do Maine, Nova Jrsei e Califrnia, e, eu acho, em muitos outros lugares, tambm. As indstrias tm, simplesmente, usado grandes buracos para despejar resduos perigosos nos lenis freticos, com o resultado de que grandes extenses de lenis freticos esto se tornando inviveis. Acho que Boston parou de usar gua do seu subsolo. E voc jamais ser capaz de us-la novamente. Nunca haver um modo de limpar essa gua poluda. Agora, em muitos centros e cidades, a gua carrega 700 ppm de sal dissolvido, que est prximo do limite tolerado pelo rim humano. A 1.100 ppm, voc sente tonturas, acumulao de gua nos tecidos e outros problemas. Ocorrem muitas mortes devido a isso em cidades como Perth e Adelaide, na Austrlia, bem como em Los Angeles. Em todas essas reas, talvez, ns no devssemos usar gua para beber. Est boa para tomar banho, embora, em Atlanta, o cloro quase asfixia quem toma banho. PC13's causam esterilidade. Eu acho que cerca de 20% dos homens americanos, na faixa etria de 20 anos, esto estreis, agora. 0 fato de que a gua est se tornando um recurso escasso evidentemente ridculo, porque, falando a grosso modo, meio milho de gales de gua caem exatamente sobre o seu telhado, anualmente. Mas, brevemente, voc vai ter muito pouca gua disponvel aqui, a no ser que voc construa tanques ou lagos para armazenar a gua captada. Naturalmente, as perdas de rvores tm, agora, um pronunciado efeito sobre o aumento da escassez da reciclagem da gua. A gua no est sendo reciclada. Estamos perdendo gua da superfcie da Terra. Acho que 97% de
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

GUA
Agora, vamos considerar a gua. H uma dcada atrs, algum disse que a gua se tornaria o mineral mais raro do mundo. 0 lenol fretico est decrescendo rapidamente, em toda parte. Estamos jogando com sistemas muito antigos. Muitos desses sistemas tm 40.000 anos de evoluo. Dentro de pouco tempo, no haver como obter gua barata na superfcie. Se voc pudesse obter, Los Angeles a compraria e usaria. A maior causa disso a maneira como impermeabilizamos tudo, nas cidades. No recuperamos nada, em termos de gua dos solos.
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

toda a gua esto indisponveis o tempo todo, e que somente 3% reciclada. Ns estamos reduzindo isso muito rapidamente. E, ainda, h outros fatores, como a poluio industrial. Existe uma disputa desesperada pelos recursos energticos, sejam eles madeira, carvo, leo ou energia atmica. So coisas realmente perigosas, para serem usadas em termos de sistemas de vida, em geral. Estamos caminhando na direo de srios problemas. 0 perigo est no resultado final o que sobra dos processos, o que sai das chamins. Mas, no caso da madeira, o fato que voc tambm destri uma rvore. Produtos qumicos - o que voc pode dizer sobre eles? A maioria das formulaes de produtos qumicos tem resultados imprevistos e, a longo prazo. Esses produtos incluiro DDT, PC13s, dioxinas e cloro.

PROJETO PARA UMA AO CURATIVA


Quando projetamos para a permanncia, geralmente caminhamos para florestas, pastagens perenes, lagos, tanques e agricultura sem arao. Esse o nosso negcio. At que tenhamos mais pistas sobre o que ser sustentvel, com isso que temos que jogar. 0 suprimento de gua para a indstria pode ser fornecido pelos telhados; estabelecimentos podem usar essa gua. A Amrica , mais ou menos, uma espcie de tanque. Existem, agora, diferentes tipos de tanques. Um do tipo que voc coloca embaixo da calha do telhado de sua casa. Outros tipos de tanques baratos so o de chapa e o de terra. Nenhum problema, absolutamente. Sempre haver gua suficiente para as nossas necessidades - a gua fresca que, atualmente, deixamos ir para o mar. Temos trs caminhos para armazenar essa gua. Podemos armazenIa no solo, em tanques de superfcie ou em reservatrios fechados. Para uma situao agrcola, usaremos o solo. Para situaes domsticas, usaremos os tanques de terra, que so muito mais baratos. Para cada 5.000 gales que podemos armazenar em tanques de concreto, podemos armazenar 250.000 em tanques de terra, com o mesmo custo. Temos estratgias legais e financeiras. Localmente, podemos tornar uma bioregio muito mais auto-suficiente. As pessoas que esto fazendo isso esto acrescentado estufas s suas casas e produzindo suas prprias verduras. H uma grande mudana acontecendo. assim que comeamos. Trabalhando em um acre. Agora, a coisa que temos ignorado, no apenas voltando as costas mas, freqentemente, fugindo dela, a converso de sistemas de altos investimentos de capital para esses sistemas de baixa energia. Existe todo um conjunto de estratgias para usar e, assim, estamos nos reunindo com um "banco de servio da Terra". Algumas dessas estratgias iro beneficiar, tambm, a nossa felicidade social. A nica maneira de fazer as coisas rapidamente fazendo o mnimo de movimentos no tempo mais rpido possvel, por meio de uma rpida delegao de trabalho para as pessoas. No h nenhuma esperana de que podemos ter tudo pronto nos prximos 5 anos, se guardarmos isso para ns mesmos. Assim, eu vim aqui para quebrar o monoplio da elite alternativa na Amrica.

UM FUTURO DESESPERADOR
No mnimo, teremos um futuro desesperador. Nossos filhos podero no acreditar que, um dia, tivemos comida de sobra. E isso ser causado por coisas completamente ridculas. Toda a energia atmica produzida nos Estados Unidos , exatamente, a energia equivalente requerida pelas mquinas de secar roupas. Eu, literalmente, no posso suportar as rodovias americanas. como se eu estivesse em um hospcio. Eu posso agentar o Apocalipse, mas no posso agentar as rodovias do Canad. Dirigindo como pessoas loucas, para onde eles esto indo? E por que tantos esto indo na mesma direo ? Todos esto fugindo de alguma coisa. Eu gostaria de perguntar o que h dentro das carretas que esto estragando a estrada. alguma coisa til? Ou alguma coisa que j existe no lugar para onde ele est indo? Com freqncia, tenho visto carretas, aparentemente levando cargas idnticas, indo em direes contrrias, Os motoristas me dizem que eles esto transportando mercadorias. Tudo isso, incluindo o problema da energia, o que ns temos que atacar de uma vez. Isso pode ser feito. possvel fazer a reconstituio. Ns bem que deveramos fazer alguma coisa a respeito disso. Nunca chegaremos a lugar algum, se no fizermos nada. A grande tentao, na qual os acadmicos se refugiam, a de coletar mais evidncias. Eu quero perguntar.. precisamos de mais provas? Ou j tempo de parar de juntar evidncias e comear as aes curativas?. Mas, a tentao de sempre juntar mais provas. Gente demais desperdia suas vidas juntando evidncias. Todavia, e na medida em que juntamos mais evidncias, vemos que as coisas so piores do que pareciam ser.
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Temos deixado os especialistas perdidos no territrio. Precisamos de centenas e centenas desses especialistas. Ns no queremos, a qualquer tempo, patentear alguma coisa ou manter as informaes para ns mesmos, nem mesmo manter esses empregos para ns. 0 tempo disso j se foi. Ns estamos envolvidos em um sistema cooperativo, e no competitivo. Existem muito poucos de ns operando nessa ponta do sistema; assim, temos que agir de forma muito eficiente, com o objetivo de criar a maior quantidade de mudanas no mais curto perodo de tempo. Acho que, aqui, temos uma tica: parar de admirar as pessoas que tm dinheiro. H que haver uma grande mudana tica. um tempo interessante para se viver. A grande virada que ns temos que dar est fora do sistema educacional. Toda metodologia e princpios que usamos surgiram como resultado da observao dos sistemas naturais e so estabelecidas de maneira passiva. A mente percebe que a mudana que precisa ser feita para criar permacultura entender que voc pode peg-la e faz-la. Temos que tornar ativo, o nosso conhecimento. Temos que mudar o pensamento, de um nvel passivo para um nvel ativo.

A AGRICULTURA UM SISTEMA DESTRUTIVO


Quais so as estratgias atravs das quais no precisaremos da agricultura? A agricultura um sistema destrutivo. Bem, precisamos de muito mais horticultores. Horticultores so as espcies de agricultores mais produtivos e mais cooperativos. Eles sempre foram. Nunca houve um debate sobre isso. Quando voc faz uma fazenda grande, voc simplesmente aceita uma repentina queda na produtividade e no rendimento, bem como que menos pessoas participam desse lucro. Por isso, ela economicamente "eficiente". Quando voc fala de fazendas produtivas dessa natureza, voc est falando de dlares. Quando voc reduz o tamanho da propriedade, tomando o cuidado de que o tamanho do lote no seja menor do que um quarto de acre (118 de hectare) , a produtividade agrcola sobe. Voc pode argumentar que o efeito da diviso de uma fazenda grande em parcelas de 5 acres antieconmico. Cinco parcelas de 5 acres so antieconmicas. Uma parcela de um quarto de acre no antieconmica. Essas parcelas so altamente produtivas. Quantos horticultores existem nos Estados Unidos? Cinqenta e trs por cento dos horticultores so familiares. Eles cultivam, em mdia, apenas 600 ps quadrados. Produzem algo em torno de $ 1.50 por p quadrado. Estes
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

horticultores esto produzindo 18% de alimento, nos Estados Unidos, a um valor quase equivalente ao da agricultura total. Agora, vamos olhar a Rssia. 0 fazendeiro campons, com 1/2a 1 acre, est produzindo cerca de 84% de alimento. As fazendas estatais, que ocupam a maior parte das terras agricultveis, produzem o restante. Mas, as fazendas estatais no esto fazendo o seu trabalho. Elas tm um dficit de 6% que transferido do Canad ou dos Estados Unidos. A agricultura glamurosa, a agricultura de larga escala, no a agricultura que est produzindo comida. Ns estamos limitados, agora, a cerca de 20 produtos bsicos. 0 dia da soja est chegando, provavelmente. Pode-se fazer quase tudo, a partir da soja.

sentada em casa, fazendo tric, tecendo ou perambulando toa, catando amoras pretas, apenas deixando que as pessoas sem sensibilidade fiquem perguntando o que eles esto fazendo. Para organizar as foras da vida, devemos usar todas as nossas habilidades, e no apenas algumas. Em uma horta permacultural, devemos lidar com a questo de como os elementos sero posicionados. Alguns desses elementos so estercos ou sistemas de trocas de energia por outros elementos; outros, so elementos defensivos que protegem outras plantas de vrias maneiras; e alguns servem como sistema de latada para outras, ou fornecem sombra. Assim, existem relaes fsicas envolvidas e h todo um conjunto de regras que explicam por que certos elementos so colocados juntos. E ns entendemos algumas dessas regras. Muitas delas so bastante bvias.

CONTROLE DE SEMENTES
No acho que existam muitas empresas de sementes, no mundo, que no pertenam a um consorcio de no mais do que 10 grupos. Isso , certamente, uma verdade na Austrlia. As sementes, agora, tm sido produzidas e distribudas por multinacionais. Voc pode comprar uma semente de milho no-hbrida nos Estados Unidos? Aqui ou ali. Na Austrlia, no podemos. Mas, temos uma companhia de sementes. Ela chamada de "Empresa de sementes auto-confiveis", em Stanley, Tasmnia. Talvez tenhamos duas. (a Empresa de Sementes auto-confiveis" est extinta, mas foi substituda pela "Phoenix sementes", tambm na Tasmnia. Ed.) 0 prximo passo dos grandes consrcios de produtores de sementes foi o de aprovar a legislao das patentes de sementes. Nesse ponto, muitas pessoas comearam a ter suspeitas. A patente de material biolgico era um movimento levemente suspeito. Ento, o Conselho Mundial das Igrejas investigou a situao e produziu as "Sementes da Terra". 0 gato estava fora do saco. Assim, houve uma revolta geral contra o controle de um recurso bsico. "The kent whealy" , justamente, um desses movimentos de revolta. Mas, uma coisa que tudo isso nos ensinou foi que no podemos fugir do sistema. Trabalhar em 2 acres, dentro das florestas da Nova Inglaterra, no far com que voc fique fora do sistema, a menos que esteja envolvido em uma operao de produo de sementes e saiba, exatamente, o que est fazendo. A maior parte das pessoas no sabe. Se voc est treinando para ser um bom horticultor, ainda assim h certas reas em que voc no entrou, e produzir sementes uma delas. Em um vale na Tasmnia, entre um grupo de "hippies" que vivem l, voc pode encontrar 50 Ph. D. A maioria deles est
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

DIVERSIDADE
Diversidade no est relacionada tanto com o nmero de elementos de um sistema como com o nmero de conexes funcionais entre esses elementos. Diversidade no o nmero de coisas, mas o nmero de formas nas quais as coisas trabalham. Essa , realmente, a direo para a qual o pensamento permacultural est direcionado. Eu estava sentado, uma noite, estudando quantas conexes podem ser feitas apenas colocando dois elementos juntos, uma estufa e um galinheiro. Acho que cheguei a 129 tipos de conexes benficas. Assim, o fato sobre o qual estamos realmente falando no um complicado e grandioso stio com 3.000 espcies. Seria muito bonito fazer 3.000 conexes entre 30 espcies ou 30 elementos, sendo essas conexes definidas como benficas ou no. Pode-se ver centenas de exemplos, particularmente em grupos sociais nos quais a diversidade de interesses no necessariamente benfica. Diversidade por si mesma no lhe d nenhuma estabilidade ou vantagem. Desse modo, o que estamos estabelecendo uma espcie de associao de coisas que trabalham harmoniosamente em conjunto. Existem regras a serem seguidas no arranjo de elementos, dentro de uma rea. Existem regras que tm a ver com a orientao, com o zoneamento e com as interaes. Existe todo um conjunto de princpios que definem por que colocamos coisas juntas e por que as coisas funcionam.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

0 departamento de agricultura definiu o que terra agricultvel? 0 que ele definiu foi a terra que pode ser arada. Mas, eu no vejo sequer uma rea da paisagem como sendo no-agrcola. Existe toda uma hierarquia de produtividade em uma paisagem, e toda ela pode ser usada para a produo. Assim, existem, realmente, duas estratgias para a nossa considerao sobre agricultura. Uma das estratgias a de encontrar o nvel mnimo at onde podemos reduzir as prticas agrcolas e continuar produzindo. Outra estratgia a de encontrar o nvel no qual podemos incrementar o uso da terra dita no-agrcola, para a produo de produtos agrcolas. Existe todo tipo de novos jogos para serem jogados. Estou, literalmente, surpreendido por ver quo pouco essas florestas da Amrica so usadas para propsitos produtivos sustentveis, como verdadeiras florestas.

ENERGIA E PERMACULTURA
Por David Holmgren 0 debate sobre a sustentabilidade tem mostrado uma profunda confuso entre processos e sistemas que sustentam a vida e a humanidade. A falta de ferramentas conceituais para incorporar "contribuies" ambientais previamente ignoradas nos clculos usados por economistas e formadores de opinio dolorosamente bvia. No existem respostas simples para questes complexas de custos, benefcios e sustentabilidade. Entretanto, existe uma moeda natural que podemos usar para medir nossa interdependncia em relao ao meio ambiente, e que nos auxilia a tomar decises sensatas sobre aes atuais e futuras. Essa moeda a energia.

PRINCPIOS LEIS DA ENERGIA


Vamos olhar o conjunto de princpios que orientam esses sistemas. Esses princpios, regras e diretrizes so baseadas no estudo de sistemas naturais. Axiomas so princpios estabelecidos ou verdades evidentes por si prprias. Um princpio uma verdade bsica, uma regra de conduta, um caminho para o procedimento. Uma lei uma afirmao de um fato apoiada por um conjunto de hipteses que provaram ser corretas ou convincentes. Teses ou hipteses so idias oferecidas para a comprovao ou discusso. Existem, tambm, regras e leis baixadas que no so nem regras nem leis. No vale a pena definir como elas so o que so. Agora, eu desenvolvi um conjunto de diretrizes que dizem - "Aqui um bom caminho para avanar". Isso no tem nada a ver com leis ou regras, so somente princpios. As leis da energia que governam todos os processos naturais so bem entendidas e no sofreram aposies de nenhuma das revolues do pensamento cientfico, durante este Sculo. So a primeira e a segunda leis da termodinmica. Primeira lei (A lei da conservao da energia) - Energia no criada nem destruda. A energia que entra em um sistema deve ser considerada como armazenada l, ou fluindo para fora. Segunda lei (A lei da degradao da energia) - Em todos os processos, alguma energia perde sua capacidade de produzir trabalho e degradada em qualidade. A tendncia da energia potencial, de ser usada e degradada, descrita como entropia, que e uma medida de desordem que sempre aumenta em processos reais. Essas leis so ensinadas em todo curso de cincias, mas, de uma maneira tpica em nossas sociedade e cultura fragmentadas, so completamente ignoradas nas formas como conduzimos nossa economia e nossas relaes com o mundo natural. As leis da termodinmica so amplamente aceitas como verdades, mas no como idias tericas teis. A segunda lei tem sido sempre representada como uma ameaa fundamental para a noo moderna de progresso. Os mais tradicionais e tribais pontos de vista do mundo esto de acordo com a segunda lei. Por exemplo, a antiga idia grega do universo sendo esgotado pela passagem do tempo muito pessimista para a mente moderna.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Nos ltimos vinte anos, trabalhos de ecologistas e de alguns economistas tm tentado aplicar as leis da energia de maneiras mais prticas para entender a crise ambiental global e desenvolver ferramentas conceituais teis para criar bases mais viveis e durveis para a vida humana. 0 trabalho do ecologista Howard Odum criou uma estrutura terica e uma ferramenta conceptual que foi muito importante para o desenvolvimento do conceito permacultural. Durante os anos 70, ocorreu um breve incremento na quantidade de pesquisas nesse campo, mas esse esforo declinou, junto com os preos do petrleo, ao longo dos anos 80. Odum foi um dos primeiros ecologistas a desenvolver um sistema de abordagem para estudar as interaes ser humano / meio ambiente. Ele usa energia como moeda para comparar e quantificar todo o espectro de elementos e processos naturais e artificiais (feitos pelo homem).

informao. Entretanto, essa ordem sempre obtida s custas de degradao da rede de energia. A evoluo total de Gaia (o planeta vivo) uma pequena expresso da ordem que cresce a partir da degradao macia da energia nos processos termonucleares do sol. Termodinamicamente, existem relaes fixas entre quatro formas de energia variando de baixo para alto nvel de qualidade. Essas e outras relaes similares entre energias de diferentes qualidades so fundamentais para uma compreenso correta da base energtica da natureza e da existncia humana. A eficincia da converso da luz do sol em madeira (pelo processo da fotosntese) 8-8000 ou 0,1%. A aparente ineficincia desse processo deve-se qualidade muito baixa da luz do sol diluda que atinge a superfcie da Terra. Embora 3,800 milhes de anos de evoluo tenham otimizado esses processos de captao de energia, qualquer "desenvolvimento" tecnolgico altamente improvvel, apesar das freqentes afirmaes em contrrio. Muitos tipos de energias de alta qualidade so exigidos para trabalhos complexos. Tendemos a pensar nas exigncias de energia apenas em termos de combustvel, ignorando o trabalho humano e a contribuio de materiais. Estes, freqentemente, envolvem mais energia do que combustveis. Ao fazer funcionar o motor de um carro, o combustvel representa cerca de 60% do total de energia consumido. Odum continua explicando - "A energia envolvida na longa cadeia de trabalhos convergentes, sustentando processos tais como atividades educacionais, muito grande. A energia total necessria para um produto a energia incorporada quele produto. A energia incorporada de um livro muito grande, quando comparada com a energia de calor que poderia ser obtida se o livro fosse queimado. Para clareza na contabilizao energtica, energias incorporadas deveriam ser expressas como calorias, equivalente solar ou equivalente em carvo. Muitos estudos de energia feitos por pessoas aparentemente qualificadas e levadas a srio por polticos falham em levar em conta o simples fato de que uma caloria de baixa qualidade no pode fazer o mesmo trabalho realizado por uma caloria de alta qualidade. Em conseqncia, freqentemente chegam a concluses completamente errneas. Tais problemas tm afligido ambas as propostas, tanto a de baixa quanto a de alta tecnologia. Energia nuclear pode ser um grande exemplo de uma "fonte" de energia que, de fato, usa e/ou degrada mais energia humanamente utilizvel do que produz. Tecnologias solar, elica e bio-combustvel, embora sejam apropriadas para o uso de energias j incorporadas, nunca sustentaro uma cultura industrial de alta energia sem o subsdio do combustvel fssil.
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

ABORDAGEM DE ECOSSISTEMA DE ODUM


Analisa elementos e processos de um ecossistema em termos de fluxo de energia, armazenamento, transformaes, realimentao e perdas. Incorpora elementos inanimados e vivos do ambiente natural. Incorpora a economia e outros sistemas humanos como partes integrantes do mundo natural.

QUALIDADE DA ENERGIA E ENERGIA INCORPORADA


A segunda lei da termodinmica baseada no conceito de qualidade da energia. Examinando o mundo natural, desde os processos estelares at os sistemas vivos, vemos que diferentes formas de energia tm potenciais diferentes para produzir trabalho ou impulsionar processos. Desde que toda forma de energia pode ser convertida em calor, energia pode ser definida como. uma quantidade que flui atravs de todo o processo, medida pelo calor gerado (a caloria a unidade de medida de calor). Calor dispersado a forma mais diluda de energia; ela no mais capaz de gerar trabalho. Todos os processos reais envolvem uma degradao na qualidade da rede de energia. No entanto, uma proporo do fluxo de energia total pode ser elevada a formas mais concentrada de energia, capazes de impulsionar outros processos. Essa criao de ordem produz resultados marcantes, mais notavelmente, a vida, mas inclui tanto fenmenos inanimados como minerais raros e sistemas criados pelo homem, como ambientes construdos, cultura e
Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

As tecnologias de computadores podem, similarmente, ser apropriadas para fazer uso de manufaturas e trabalho de rede j em curso, mas so, na realidade, muito caras em energia, devido grande quantidade de energia incorporada. 0 desenvolvimento tecnolgico no mudar esse fato bsico.

SIGNIFICADO DO TRABALHO DE ODUM


"A base energtica para o Homem e a Natureza" um texto acessvel sobre o trabalho de Odum, escrito para alunos de 1 o. e 20. graus e estudantes no-graduados com um conhecimento mnimo de matemtica e cincias. um livro muito importante, que deveria ser lido e compreendido por todos os permacultores. Sem esse entendimento, muito fcil ser mal orientado ao desenvolver e propor sistemas de uso da terra, tecnologia e estilos de vida que consomem mais do que produzem e armazenam energia til para as necessidades humanas, atuais e futuras. Esse trabalho mostra um caminho para a integrao de informaes sobre os sistemas naturais de escala local e global, tecnologia, impacto ambiental e processos sociais e econmicos. 0 balano energtico e os diagramas de sistemas fornecem uma ferramenta nica para o entendimento e as decises mais harmnicas, sintonizadas com as leis do mundo natural. 0 trabalho de Odum mostra, exatamente, como e porque impossvel evitar essas regras em qualquer situao, sem a necessidade de considerar princpios morais. A sociedade industrial de alta energia mostrada como conseqncia natural da abundncia de combustvel fssil, mas inadequada, em grande extenso, para um futuro de baixa energia.

Deveria ser possvel planejar um sistema de uso da terra que se aproximasse da capacidade produtiva de captao de energia solar em sistemas naturais, ao mesmo tempo em que satisfizesse as necessidades humanas. Essa era a premissa original do conceito permacultural. Embora a energia solar disponvel possa representar alguma espcie de limitao ultima produtividade, so outros fatores que, primeiramente, a limitam.

PRINCPIO DO PODER MAXIMO


Alm das duas leis da termodinmica estabelecidas, o trabalho de Odum baseado em um terceiro princpio, o princpio do poder mximo, que explica que o sistema que capta mais energia, e a usa de forma a mais eficiente, sobrevive competio com outros sistemas. Odum declara que "esses sistemas que sobrevivem competio entre escolhas alternativas so os que desenvolvem mais poder (taxa de fluxo de energia) de entrada e usam isso para atender s necessidades de sobrevivncia". Esses sistemas fazem isso por meio. 1. do desenvolvimento de estoques de energia de alta qualidade; 2. do trabalho de retroalimentao do estoque para aumentar as entradas de energias; 3. da reciclagem de materiais conforme a necessidade,

AGRICULTURA E FLORESTA
Se existe um nico ponto de vista mais importante para a permacultura, no trabalho de Odum, esse o de que a energia solar e suas variveis so a nossa nica fonte sustentvel de vida. Floresta e agricultura so os primeiros (e potencialmente auto-sustentveis) sistemas de captao de energia solar disponveis.

4. da organizao de controles que mantm o sistema adaptado e estvel 5. do estabelecimento de intercmbio com outros sistemas para suprimento de energias especiais necessrias; 6. de trabalho til para o meio ambiente, ajudando a manter condies favorveis; por exemplo - contribuio dos micro organismos para o equilbrio do clima global ou a contribuio para as chuvas, pelas florestas das montanhas.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

0 principio do poder mximo controverso e tem estimulado crticas de alguns, em relao ao trabalho de Odum, como "determinismo biofsico sem espao para valores humanos". Enquanto a viso desse sistema apenas uma forma de entender o mundo, as ultimas duas caractersticas de sucesso de um sistema natural deixam amplas possibilidades para abordagens cooperativas e valores humanos mais elevados. 0 poder proftico da metodologia de Odum, de perceber as mudanas caticas no mundo nos ltimos 20 anos, sugere que um meio muito til para checar a sustentabilidade de sistemas.

a aplicao da energia incorporada que herdamos da cultura industrial. Essa energia incorporada est contida em uma vasta coleo de coisas, infraestrutura, processos culturais e idias; quase tudo, inadequadamente organizado para uma economia "solar". E tarefa do nosso tempo, tomar essa grande riqueza, reorganiz-la e aplic-la para o desenvolvimento de sistemas sustentveis. Mollison, quase de passagem, aponta para trs linhas-mestras que devemos observar, nessa tarefa: o sistema que construirmos deve durar tanto quanto o possvel e requerer manuteno mnima; esses sistemas, alimentados pelo sol, deveriam produzir no apenas para suprir suas prprias necessidades, mas, tambm, as necessidades das pessoas que os criam e controlam. Assim, eles so sustentveis na medida em que mantm a si prprios e queles que os constrem, podemos usar energias no-renovveis para construir esses sistemas, desde que, ao longo de suas vidas, eles armazenem ou conservem mais energia do que usamos para cri-los ou mant-los,

MOLLISON Dentro do movimento permacultural, o trabalho de Odum no tem sido amplamente reconhecido (e confundido com o trabalho de outro ecologista americano, Eugene Odum), embora ele confirme a preocupao da permacultura com o uso de recursos naturais, como fundamento de qualquer cultura permanente. Mollison faz referncia a Odum apenas de passagem, em "Permacultura - Um Manual de Projetistas", e sugere "o conceito de entropia no , necessariamente, aplicvel a sistemas vivos e abertos da Terra, com os quais estamos envolvidos e nos quais estamos imersos". Isso poderia ser erroneamente interpretado como significando que podemos projetar o nosso caminho sem qualquer problema, e que os sistemas naturais podem sustentar, continuamente, o alimento abundante ao qual o mundo est acostumado. Nas ltimas e poucas centenas de anos, temos cavado milhes de anos de luz solar (combustvel fssil) do cho para criar uma economia e uma cultura globais. 0 sistema mais produtivo e sustentvel pode ser capaz de satisfazer as necessidades de 5 ou, at mesmo, 10 bilhes de pessoas. No entanto, eles nunca sustentaro grandes cidades, uma economia global e a riqueza material ocidental, mesmo que toda estratgia convencional de conservao de energia seja adotada. Essa uma plula amarga, a ser engolida pelos ocidentais criados com a noo de progresso material. Isso no significa que as estratgias de conservao de energia defendidas durante anos por Lovins e outros otimistas, em sendo adotadas progressivamente, no sejam incrivelmente importantes; na verdade, elas so essenciais para fazer o melhor uso do que temos. A transio de uma economia insustentvel, baseada em combustveis fsseis, para uma economia com base no sol (agricultura e floresta), envolver

Essas questes so muito importantes. Mas, como deveriam ser avaliadas, se somos adeptos delas, particularmente a espinhosa questo de uso de energias no-renovveis, em estado natural e incorporadas? Antes de considerar qualquer aspecto detalhado de custos e benefcios, e como primeiro teste de sustentabilidade para o uso da Terra, eu aplico as seguintes perspectivas (derivadas de Odum) todo ecossistema terrestre deve trabalhar para retardar os inexorveis efeitos da gravidade, degradando progressivamente, fsica e quimicamente, a energia potencial armazenada em pontos elevados de captao da paisagem; ao final, tudo vai parar nos oceanos, at a prxima reciclagem (com as poucas, mas importantes, excees dos ventos martimos, peixes migratrios e aves). gua e nutrientes so as chaves da energia potencial qumica, enquanto que a forma natural da Terra, por si s, a chave da expresso da energia potencial fsica. Hmus do solo e rvores de vida longa so as chaves da reserva de energia, que todos os ecossistemas terrestres usam em sua interminvel luta contra a gravidade.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

TESTE DE SUSTENTABILIDADE DE HOLMGREN


0 sistema trabalha para captar e armazenar gua e nutrientes pelo maior tempo possvel e, to alto quanto o possvel, dentro das reas de captao da paisagem? Como o sistema se compara com a eficincia dos sistemas naturais primitivos, bem como com sistemas naturais e recuperados (incluindo as ervas daninhas) ?

(em alguns lugares, exticas) esto desenvolvendo futuras reservas de madeira a uma taxa bem maior do que a obtida com todos os esforos combinados de reflorestamento. Prticas simples, de releamento, poderiam promover um grande desenvolvimento no valor das reservas futuras dessas florestas. Qualquer sistema que aumente o valor do solo e da gua, e que exija pouca ou nenhuma energia de combustvel fssil para se desenvolver ou manter, promovendo reservas de produo devidas, em grande parte, aplicao de trabalho e habilidade humanas, deveriam ser vistas como os nossos maiores patrimnios.

possvel manejar paisagens produtivas para captar e armazenar energia de forma mais eficiente do que em sistemas primitivos, por meio do uso cuidadoso de energias externas, freqentemente no-renovveis. 0 uso de tratores para construir represas bem projetadas, capazes de durar centenas de anos em paisagens bem manejadas, um excelente exemplo de uso apropriado de energias no-renovveis. At estruturas e processos que no atendem a essas condies (moinhos-de-ventos, possivelmente) podem ser justificados, seja porque poupam grande quantidade de energias no-renovveis, ou porque eles fazem um melhor uso de energias j incorporadas em plantas e equipamentos existentes. A maioria de nossas paisagens rurais manejadas, especialmente as fazendas, falham miseravelmente no teste de gua e nutrientes. Eroso, salinizao, acidificao e a poluio de rios e lenis freticos so alguns dos sintomas. Em acrscimo, o uso anual de energias no-renovveis, ao invs da promoo do desenvolvimento natural, geralmente muito alto. As energias incorporadas aos fertilizantes artificiais so extremamente altas.

PAISAGENS URBANAS
Os sistemas urbanos so grandes e custosas redes de perdas, em termos de energias, solo e gua. Em acrscimo, a maior parte dos processos de transformao de energia fsica e dos sistemas de informao esto minando as bases sociais e ecolgicas de um futuro sustentvel (por exemplo. a publicidade e a cultura de consumo). Por outro lado, considere as vastas paisagens urbanas. Muito tem sido falado sobre a existncia inadequada de subrbios, num futuro de energias racionadas. No entanto, alguns poucos planejadores urbanos tm considerado seriamente como adaptar as cidades a sistemas de baixa energia (solar), em oposio ao simples racionamento de energia. Apesar de suas desvantagens, a baixa densidade da natureza dos subrbios torna-os bastante adaptveis para um futuro de baixa energia. A readaptao solar de prdios para residenciais/comerciais relativamente fcil, enquanto que a intensiva agricultura hortcola e as florestas urbanas podem fazer uso das guas das chuvas escoadas e das guas servidas, para tornar nossos sistemas mais produtivos.

PRODUTIVIDADE NATURAL
Por outro lado, considere a satisfao de produzir em um sistema sem manejo, bem frente de nossos olhos. Muitas reas rurais da Austrlia esto mantendo muito mais cangurus do que ovelhas, com menos danos para o solo. Esses rebanhos poderiam fornecer um grande suprimento de carne, mesmo mantendo populaes selvagens e saudveis. As florestas so ainda mais eficientes em captar e armazenar gua e nutrientes, do que os sistemas de pastagens sustentveis. Nas reas costeiras de grande precipitao, na Austrlia, florestas rebrotadas de espcies nativas

OS LIMITES PARA A PRODUTIVIDADE


Mollison se refere s altas produtividades dos sistemas permaculturais, que no so intensivos em trabalho nem em capital (energias e insumos). Essa produtividade pode ser atribuda intensidade de informao sobre permacultura, por meio dos processos interativos projetados e da incorporao de recursos genticos disponveis em todo o globo. 0 foco sobre as

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

informaes humanas e biolgicas est de acordo com uma mais ampla corrente de reconhecimento da importncia fundamental dos sistemas de informaes (mesmo que, neste caso, a informao tome a forma de uma coleo de espcies bioregionais e de um projetista / horticultor com uma cesta e uma tesoura de poda). 0 capital investido para estabelecer sistemas sustentveis pode ser restrito a uma breve fase de desenvolvimento intenso. 0 esforo humano necessrio por um perodo muito mais longo, possivelmente toda uma vida, antes que o sistema decline (ou, mais corretamente, evolua) para um estado de estabilidade e quietude. Mollison e outros tm dado muito valor ao pouco trabalho exigido na permacultura. Isto pode ser verdade, se comparado s exigncias de trabalho de sistemas tradicionais sustentveis (como os da China), operando perto dos limites da capacidade humana de trabalho. Entretanto, os sistemas permaculturais nunca sero altamente produtivos com entradas muito baixa de trabalho (tais como as exigidas para manter um jardim ornamental bem projetado, livre de plantas nativas locais). As pesquisas por sistemas que continuamente reduzam o esforo humano tambm so receitas para a alienao humana e a dependncia tecnolgica. Se os ganhos significativos da aplicao de projetos hbeis e recursos genticos podem continuar a incrementar a produtividade, isso possvel atravs da utilizao de energias no-renovveis durante o estabelecimento do sistema, bem como o uso adequado do conhecimento de (agri)cultura tradicional que ainda possa ser encontrado. Odum sugere que todo sistema de informao tem um alto custo de energia incorporada. Deveramos admitir que (ao menos em nvel material) a produtividade dos sistemas sustentveis no ser muito diferente dos exemplos do passado. Esse fato pode ser muito desconfortvel para a percepo de qualquer um de ns, criados na mitologia do desenvolvimento material e da invencibilidade humana.

CENARIO ENERGTICO
Se a rede de disponibilidade energtica pudesse ser aumentada (por meio alguma realizao otimista/terrvel de sonhos biotecnolgicos ou alguma outra fantasia tecnolgica em moda), ento o Princpio do Poder Mximo sugere que nada impedir que a humanidade transforme a si prpria em algo irreconhecvel. Isso seria necessrio para absorver e usar a energia, enquanto que o dbito ambiental seria ignorado, mais uma vez, como tem sido feito em uma escala bem pequena, durante os milnios anteriores. Em tal caso, a permacultura seria enterrada nas dobras da histria, enquanto que a maior parte das culturas e valores humanos seria varrida de lado por uma avalanche de mudanas. Por outro lado, se a rede de energia estiver declinando, como cada vez mais pessoas esto admitindo, ento as tentativas para manter a cultura materialista baseada no crescimento econmico so contraproducentes, independentemente de qualquer julgamento moral. A estratgia permacultural, de usar as reservas de energias existentes (materiais, tecnolgicas e de informao) para construir ecossistemas cultivados e que aproveitam eficientemente a energia solar, perfeitamente adaptvel.

CONCLUSO
Nos ltimos 20 anos, a questo crtica do ambientalismo tem sido a rede de energia disponvel para a humanidade. A permacultura tem sempre feito afirmaes no sentido de que a rede de energia disponvel est declinando, depois de ter atingido o nvel mximo em algum momento, durante a dcada de 1960. 0 julgamento incorreto de Mollison e meu, na dcada de 1970, junto com outros ambientalistas, sobre o momento e a natureza precisas do declnio da energia, pode ser atribudo enorme quantidade de energia j incorporada cultura e ao sistema industrial. Essa energia incorporada tem alimentado, continuamente, rpidas adaptaes da sociedade industrial a novas condies emergentes. A capacidade, aparente, de fazer mais com menos, bem como as outras conseqncias de altas energias incorporadas, tem tranqilizado muitos observadores com a convico de que a humanidade bastante independente de sujeies energticas.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

A complexidade e a severidade da crise ambiental e econmica torna mais imperativo do que nunca que tenhamos uma moeda comum para entender as mudanas ao nosso redor e chegar s opes disponveis. RESUMINDO Reduza, reutilize, recicle (nesta ordem). Faa uma horta e coma o que produzir. Evite recursos importados sempre que for possvel. Use o trabalho e as habilidades, de preferncia tecnologia e aos materiais. Projete, construa e compre para durar e concertar. Aplique recursos para obter o seu maior potencial de uso (ex.- eletricidade para ferramentas e iluminao, restos de comida para alimentar animais). Use recursos renovveis sempre que possvel, mesmo que o custo ambiental seja aparentemente alto (ex.: madeira para combustvel, ao invs de eletricidade; ou madeiramento, ao invs de ao, para construir). Use energias incorporadas e no-renovveis, primeiramente, para estabelecer sistemas sustentveis (ex. casas solares, hortas , depsitos de gua, florestas). Quando estiver usando alta tecnologia (ex.: computadores), evite usar os recursos de arte do equipamento. Evite dbitos e compromissos a longo prazo. Reduza impostos ganhando menos. Desenvolva um estilo de vida baseado na casa. Seja responsvel, domesticamente.

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel SDR-MA/PNUD

Anda mungkin juga menyukai