Anda di halaman 1dari 4

O Titnio um elemento qumico de smbolo Ti, nmero atmico 22 (22 prtons e 22 eltrons) com massa atmica 47,90 u.

. Trata-se de um metal de transio leve, forte, cor branca metlica, lustroso e resistente corroso, slido na temperatura ambiente. O titnio muito utilizado em ligas leves e em pigmentos brancos. um elemento que ocorre em vrios minerais, sendo as principais fontes o rutilo e a Ilmenita. Apresenta inmeras aplicaes como metal de ligas leves na indstria aeronutica, aeroespacial e outras. Este metal foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita.

Caractersticas principais

Titnio (mineral concentrado) O Titnio um elemento metlico muito conhecido por sua excelente resistncia corroso (quase to resistente quanto a platina) e por sua grande resistncia mecnica. Possui baixa condutividade trmica e eltrica. um metal leve, forte e de fcil fabricao com baixa densidade (40% da densidade do ao). Quando puro bem dctil e fcil de trabalhar. O ponto de fuso relativamente alto faz com que seja til como um metal refratrio. Ele to forte quanto o ao, mas 45% mais leve. 60% mais pesado que o alumnio, porm duas vezes mais forte. Tais caractersticas fazem com que o titnio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga. Esse metal forma uma camada passiva de xido quando exposto ao ar, mas quando est em um ambiente livre de oxignio ele dctil. Ele queima quando aquecido e capaz de queimar imerso em nitrognio gasoso. resistente dissoluo nos cidos sulfrico e clordrico, assim como maioria dos cidos orgnicos. Experimentos tm mostrado que titnio natural se torna notavelmente radioativo aps ser bombardeado por deutrio, emitindo principalmente psitrons e raios gama. O metal dimrfico com a forma hexagonal alfa mudando para um cbico beta muito lentamente por volta dos 800 C. Quando incandescente ele se combina com oxignio, e ao alcanar 550 C capaz de combinar com o cloro. Quanto fabricao do titnio metlico, existem atualmente seis tipos de processos disponveis: "Kroll", "Hunter", reduo eletroltica, reduo gasosa, reduo com plasma e reduo metalotrmica. Dentre estes, destaca-se o processo Kroll, que o responsvel, at hoje, pela maioria do titnio metlico produzido no mundo ocidental. Na forma de metal e suas ligas, cerca de 60% do titnio so utilizados nas indstrias aeronuticas e aeroespaciais, sendo aplicados na fabricao de peas para motores e turbinas, fuselagem de avies e foguetes.

Aplicaes

Relgio de pulso com tampa de titnio [editar] Na engenharia 1. Indstria qumica, devido sua resistncia corroso e ao ataque qumico; 2. Indstria naval: o titnio metlico empregado em equipamentos submarinos e de dessalinizao de gua do mar; 3. Indstria aeronutica: usado na fabricao das ps da turbina dos turbofans, turbojatos e turbo-hlice; 4. Indstria nuclear: empregado na fabricao de recuperadores de calor em usinas de energia nuclear; 5. Indstria blica: o titnio metlico sempre empregado na fabricao de msseis e peas de artilharia; 6. Na metalurgia, o titnio metlico, ligado com cobre, alumnio, vandio, nquel e outros, proporciona qualidades superiores aos produtos. Outra aplicao, que se d somente com o rutilo, no revestimento de eletrodos de soldar. Outras Aplicaes 1. Aproximadamente 95% de todo o titnio consumido na forma de dixido de titnio (TiO2), um pigmento permanente intensamente branco. Tintas feitas com dixido de titnio so excelentes refletores de radiao infravermelha sendo assim muito utilizadas por astrnomos; 2. Aplicaes em produtos para consumo como bicicletas, culos, instrumentos musicais e computadores esto se tornando bem comuns. As ligas mais comuns so com alumnio, ferro, mangans, molibdnio e outros metais; 3. Tetra cloreto de titnio (TiCl4), um lquido incolor, usado para iridizar vidro;

4. Dixido de titnio tambm usado em protetores solares devido sua capacidade de proteger a pele; 5. Por ser considerado fisiologicamente inerte, o metal utilizado em implantes.

Histria
O titnio (chamado assim pelos Tits, filhos de Urano e Gaia da mitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo qumico alemo Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titnio em 1795. Matthew A. Hunter preparou pela primeira vez o titnio metlico puro (com uma pureza de 99,9%) aquecendo tetra cloreto de titnio (TiCl4) com sdio a 700-800 C num reator de ao. O titnio como metal no foi utilizado fora do laboratrio at 1946, quando William J. Kroll desenvolveu um mtodo para produzi-lo comercialmente. O processo Kroll consiste na reduo do TiCl4 com magnsio, mtodo que continua sendo utilizado atualmente.

O titnio o elemento qumico de nmero atmico 22 e massa atmica 47,867 u. Foi descoberto pelo clrico ingls William Justin Gregor atravs de um isolamento de ilmenita (FeTiO3). Posteriormente ocorreu uma redescoberta pelo qumico alemo Martin Heinrich, agora atravs do mineral rutilo (TiO2). atribuda a Martin a autoria da denominao titnio.

Possui como uma das principais funes, a indicao para seu uso em ambientes que propiciem a corroso, pois se trata de um metal bastante resistente. Apesar de ser um pouco reativo, possui tal resistncia devido a uma pelcula de xido capaz de realizar uma proteo em sua superfcie. Quando submetido a uma presso de 298 K apresenta-se no estado slido, dotado de uma cor prateada. Possui ponto de fuso de 1941K, ponto de ebulio de 3560 K e baixa densidade. Trata-se do nono elemento mais abundante da Terra, pode ser encontrado no sol, meteoritos e em diversos minerais, como a ilmenita (FeTiO3) e o rutilo (TiO2). Estimase que suas reservas no planeta ultrapassem a faixa de 600 milhes de toneladas.

Dixido de Titnio

Tem como composto mais famoso o dixido de titnio (TiO2), tanto que aproximadamente 95% de todo titnio produzido tem como objetivo a obteno desse composto, usado como um pigmento branco muito importante na produo de tintas e papis. Usa-se tambm na indstria cosmtica, pois um constituinte de quase toda marca de protetor solar. Existem tambm utilizaes menos conhecidas e at certo ponto, curiosas, como a demarcao de linhas de quadras de tnis, e boa contribuio para a indstria cinematogrfica na aplicao de cenas com neve artificial.

Anda mungkin juga menyukai