Anda di halaman 1dari 24

1

FACULDADE DE BELM FABEL CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAO DE EMPRESAS

Francisco Marques Bastos Junior

PROGRAMA ESPORTE E LAZER NA CIDADE-PELC, A IMPORTNCIA DO ESPORTE COMO INCLUSO SOCIAL.

BELM

2008 FACULDADE DE BELM FABEL CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAO DE EMPRESAS

Francisco Marques Bastos Junior

PROGRAMA ESPORTE E LAZER NA CIDADE-PELC, A IMPORTNCIA DO ESPORTE COMO INCLUSO SOCIAL.

Trabalho avaliao obteno

apresentado para de ttulo

como de

requisito

de para em

concluso

de curso Graduao

Administrao de Empresas para a Faculdade de Belm, orientado pela Professora Maria do Socorro.

Belm

2008 Francisco Marques Bastos Junior

PROGRAMA ESPORTE E LAZER NA CIDADE-PELC, A IMPORTNCIA DO ESPORTE COMO INCLUSO SOCIAL.

Artigo apresentado como trabalho de concluso de curso de Administrao com nfase em Gesto Pblica pela Faculdade de Belm FABEL, apresentada e aprovada em _____/_____/_________ pela banca examinadora constituda pelos professores:

Orientador(a): _____________________________________ Prof.(a) Maria do Socorro Macedo

Membro: _______________________________________ Prof.(a)

Membro: _______________________________________ Prof.(a)

BELM

2008 SUMRIO Resumo ...................................................................................................................... 5 Abstract ...................................................................................................................... 5 1. Introduo .............................................................................................................. 6 2. A Importncia do Esporte como Incluso Social .................................................... 7 3. A Importncia de Projetos Sociais ........................................................................ 11 4. Programa Esporte e Lazer da Cidade ................................................................. 12 4.1. Modelo de Gesto do PELC .............................................................................. 13 4.2. Conceito de Gesto Participativa ...................................................................... 13 4.3. Grupo Gestor do PELC ..................................................................................... 14 4.4. Retorno das Empresas ao Incentivar o Esporte ................................................ 15 4.5. Sucesso do Governo quanto ao incentivo de evento Esportivo ........................ 16 4.6. Diviso do PELC ............................................................................................... 18 4.7. Princpios Norteadores da Poltica Nacional de Esporte e Lazer ..................... 18 4.8. PELC Todas as faixas etrias ....................................................................... 19 4.9. PELC - Vida Saudvel ....................................................................................... 19 4.5. Atividades dos Ncleos ..................................................................................... 19 4.6. PELC Hoje ......................................................................................................... 19 5. Concluso ............................................................................................................. 21 6. Referncias .......................................................................................................... 22

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ADMINISTRADORES DOS CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL NO ESTADO DO PAR

Francisco Marques Bastos Junior*

RESUMO Este trabalho tem a pretenso de mostrar a grande importncia do esporte em nossas vidas, no sentido de exerccio para manter a forma fsica, bem como, a sade.Apresentando tambm sua fundamental importncia para a sociedade como meio de incluso social, e os atuais projetos sociais. Palavra-chave: Esporte, Projetos Sociais, Incluso Social.

______________________________________ * Formando do Curso de Bacharelado em Administrao de Empresas da Faculdade de Belm - FABEL

1. INTRODUO Geralmente, as pessoas mais pobres vivem margem do convvio dos grupos sociais, sendo privados de uma convivncia cidad, muitas vezes o nico tipo de convivncia social para essa classe da populao atravs do esporte, que em qualquer classe social compreendido. notrio que o esporte no contribui apenas para a sade fsica, mas para a manuteno do bem estar, atravs dele, cidados so formados e inseridos no contexto geral de uma comunidade. Os jogos coletivos, em especial, caracteriza-se pelo cooperativismo em equipe, pela formao de companheirismo e unio, respeito e aceitao, da vitria ou da derrota, atravs disso, aquele indivduo que era excludo de qualquer instruo de valores e convivncia social, inicia a mudana de viso de si mesmo, das pessoas sua volta, do lugar onde vive, aprende a se aceitar com valor, e, ainda, mais fcil ser aceito pela sociedade. Projetos sociais visando a incluso envolvendo o esporte esto crescendo e a tendncia crescer cada vez mais, projetos assim tm mostrado resultados e comprovado que o esporte pode sim ser ferramenta de incluso, e, devido a estes fatores que o Governo Federal firma parcerias com estados e Municpios, levando sociedade, no somente o incentivo, mas tambm condies da prtica esportiva, lazer e cultura.

2. Importncia do Esporte como incluso social O Esporte tem origem sculos, datando at mesmo antes de Cristo, com a realizao das Olimpadas, o esporte importante, no somente para manter a sade, o corpo atltico e saudvel, mas tambm, para se destacar diante da sociedade, para se igualar quanto raas e diferentes nveis sociais. Em nossa Carta Magna, o Art. 217 Assim dispe: Art. 217 dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um... Conforme Mafra (2007 p. 1) escreveu em seu artigo: Incluso (compreender, abranger) Social (sociedade ou relativo a ela). Incluso Social nada mais que trazer aquele que excludo socialmente por algum motivo, para uma sociedade que participe de todos os aspectos e dimenses da vida - o econmico, o cultural, o poltico, o religioso e todos os demais, alm do ambiental. Como afirma Marcellino (1996), as barreiras de classe social, nvel de instruo, faixa etria, sexo, dificuldade de acesso aos espaos de lazer, a questo da violncia crescente nos grandes centros urbanos, entre outras vm limitando o lazer a uma minoria da populao, principalmente se levarmos em, considerao a freqncia na prtica e a sua qualidade. Polticas educacionais so abordadas segundo Martins (1994), como instrumento de formao dos tipos de pessoas que uma sociedade deseja e necessita. Ainda segundo esta autora (1994, p. 8): A poltica educacional um processo que s existe quando a educao assume uma forma organizada, seqencial, ditada e definida de acordo com as finalidades e os interesses que se tm em relao aos aprendizes envolvidos nesse processo. Desta forma, analisar os conceitos de poltica educacional fundamental no desenvolvimento desta pesquisa. Para podermos entender a relao da poltica nos processos educacionais, necessrio trabalharmos com outro conceito: o de avaliao de polticas pblicas.

Segundo Belloni, Magalhes e Souza (2001, p. 14), a avaliao de poltica pblica um dos instrumentos de aperfeioamento da gesto do Estado que visam ao desenvolvimento de aes eficientes em face das necessidades da populao. Alm disso, precisa ter uma preocupao com a realidade, estar voltada a identificar o mrito ou o valor da poltica avaliada. O esporte pode ser usado com vrios objetivos: brincadeiras, recreao, entretenimento, aprendizagem, competio, mas nenhum dos objetivos supera o da incluso social, o que Rocha (2004 p.6) nos mostra em sua pesquisa: No que diz respeito sociedade em geral, as notcias na mdia so prdigas em informar o desenvolvimento de programas e mesmo de atitudes esparsas conduzidas por sociedades civis e religiosas, dando conta de que a oferta de equipamentos destinados prtica desportiva e a orientao de polticas pblicas e programas bem conduzidos concorrem para disciplinar, afastar das drogas, diminuir atos de vandalismo, e reduzir aes predatrias sobre os prprios pblicos etc. enfim levando sociabilizao das crianas, jovens e adultos e ao pleno exerccio da cidadania. Percebe-se, pois que o esporte, alm do fator sade, ao melhorar a funo corprea e reduzir o estresse, (este que o grande mal da sociedade urbana moderna), tem tambm por objetivos: Ensinar a viver em sociedade; educar para viver junto; perceber a importncia de aceitar os desiguais; fazer aprender a ganhar e a perder; reconhecer o melhor e o mais apto; e ainda mostrar ser necessrio respeitar o mais fraco e o inbil. Conclui-se que sob variados aspectos o esporte como cincia e disciplina constitui uma verdadeira "ferramenta" a ser usada no esforo para a insero social do indivduo excludo. A sociedade composta por pessoas e segmentos especficos as quais participam e tm voz ativa. Aquelas que no esto dentro desse contexto so consideradas excludas, geralmente por algum motivo aparente. Aqui entra em cena a discriminao, seja por raa, condio econmica, por ser homosexual,por ser de baixa estatura ou alto demais, por ser magro ou muito gordo (ROCHA, 2004). importante ressaltar que o esporte deixou de perspectivar-se apenas no rendimento e conseguiu tambm incorporar os sentidos educativos e do bem-estar social. Em outras palavras, o esporte no mais apenas uma prtica motora que visa a competio ou o alto rendimento, mas quando bem objetivado, pode se tornar uma ferramenta imprescindvel para a transformao social.

Cavalli (2007), em seu trabalho de pesquisa defende, ainda, que a criana ou adolescente que tem contato com o esporte produz transformaes significantes e gratificantes em comunidades totalmente carentes de ateno e oportunidades. Gratificantes por gerar, atravs de projetos esportivos de cunho social, o bem estar das pessoas nele envolvidas no somente fisicamente, mas mental e socialmente. O autor ainda enfatiza em sua pesquisa que: O esporte, quando analisado dentro de uma perspectiva social, acaba por tornar-se mais que uma ferramenta de aprendizagem. O esporte assume a funo de um agente de transformao e/ou emancipao social a partir do momento que o mesmo gera modificaes comportamentais, sociais e polticas tanto dentro como fora das quadras. Projetos esportivos sociais tratam-se, portanto, de um suporte tanto fsicomental quanto afetivo-social, para pessoas que poderiam nunca ter tido a oportunidade de crescimento que o esporte proporciona. Evidencia-se, assim, a importncia da realizao de projetos onde os alunos e professores so recompensados pela sua evoluo como seres humanos que erram, acertam, mas, sobretudo, tentam. sabido que as transformaes, de um modo geral, no ocorrem da noite para o dia. Contudo, simples atitudes, como a de ensinar o valor real do ser indivduo como pessoa pode ser o diferencial necessrio para que seja dado o primeiro passo rumo a uma realidade mais humana (CAVALLI, 2007 p. 5). Ultimamente vivemos no meio de uma guerra declarada, a populao tem medo e vive trancafiada em suas clausuras com receio de praticar esportes ao ar livre e ganhar uma bala perdida na cabea. Chacinas, roubos a mo armada, trfico de drogas, seqestros longos ou relmpagos. Os presdios se tornaram verdadeiros escritrios dos comandantes do crime. um problemas de segurana nacional. Muitos, principalmente, em poca de eleies oferecem receitas mirabolantes para pelo menos minimizar essa situao, mas nenhuma medida ser salvadora se no for aliada a um novo modelo de convivncia. Cruz, refere que em pesquisas realizadas em sociologia e urbanismo a criminalidade tende sempre a diminuir nas regies em que a populao tem acesso a reas esportivas: "Transformar a utilizao das reas disponveis para prtica de futebol e demais esportes, contribuir muito na humanizao das periferias e subrbio" (CRUZ, 2003 p. 54).

10

O esporte um poderoso meio de integrao. Quando se v um bom jogador, a ateno vai para o seu desempenho e no para seu porte fsico, sua cor, sua religio ou conta bancria. Aqui entra o futebol, que entre poucas atividades faz reunir sem preconceitos tantas diferenas em um retngulo com linhas demarcadas (BORSARI, 1989). Ele um importante veculo de universalizao dos esportes. Mais ainda que um agente socializador, o esporte considerado, dentro da educao fsica, por Borsari (1989, p. 10) sendo como agente que ajuda o indivduo no desenvolvimento no s do seu fsico, mas tambm na sua formao intelectual e moral. Muitos esportes proporcionam a incluso e a facilidade de sua prtica sem muitos investimentos, mas nenhum supera o futebol. ao redor dos campos de futebol que se formam as pequenas comunidades. Ele atrai os olhares, aumenta a paixo e mais ainda, faz brotar sonhos de uma carreira rica e famosa. "Por isso deve ser mais bem avaliado pelos governos e instituies sociais, como importante alternativa para projetos de incluso" (CRUZ, 2003, p. 39). Ora, j abordamos diversas temticas, entre elas a excluso social, porm, no podemos deixar de citar um grave problema que persiste em existir, que a discriminao racial, que, infelizmente visivelmente detectada em nosso cotidiano, e, no meio esportivo, atletas ainda sofrem com ofensas morais por serem de negros. Sem dvida alguma a grande maioria de negros e mulatos no Brasil exposta aos mesmos mecanismos de dominao de classe que afetam grupos subordinados. Mas alm disso as pessoas de cor sofrem uma desqualificao peculiar e desvantagens competitivas que provem de sua condio racial. (HALSENBAL, 2005.p.20) Para Dumazedier (1974). Onde divide as atividades de lazer em cinco grupos: fsicas, artsticas, manuais, intelectuais, sociais. O que este autor leva em conta o interesse central que conduz o indivduo s atividades, mesmo que saibamos que isso no se d de forma isolada. Isto , um indivduo quando joga futebol nas tardes de sbado, no o faz somente tendo em vista o interesse na atividade fsica, mas tambm por que o grupo social se reunir depois para conversar, ou seja, interesses fsicos e sociais nesse caso se cruzam.

11

3. A Importncia de Projetos Sociais No Brasil, desde o final da dcada de 1920 e incio da dcada de 1930, j podemos identificar a existncia de projetos e programas que tem o esporte e as diversas linguagens artsticas (compreendidas enquanto atividades de lazer)como motivos/estratgias principais de interveno, destacando-se as experincias pioneiras das cidades de Porto Alegre (com sua organizao de parques pblicos, conduzida por Frederico Gaelzer) e de So Paulo (conduzida por Nicanor Miranda), bem como a posterior organizao do Servio de Recreao Operria do Ministrio do Trabalho, na cidade do Rio de Janeiro (na poca Distrito Federal). A partir da dcada de 70, podemos identificar um grande crescimento dessas iniciativas, na esteira das campanhas Mexa-se e Esporte para Todos, programas que, a despeito das muitas polmicas que desencadearam, em funo dos supostos usos polticos do esporte no contexto do regime de exceo ditatorial que se abateu sobre nosso pas entre os anos de 1964 e 1985, certamente constituem-se em marcas de uma nova estruturao de projetos dessa natureza. Dando um novo salto de tempo, chegando at os dias de hoje, basta um rpido olhar para percebermos o flagrante crescimento dos chamados projetos sociais, muitos dos quais que elegem as prticas esportivas e/ou artsticas como suas principais ferramentas de interveno. (Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro Manual do PELC) Os projetos sociais contribuem de forma significativa na transformao da realidade de comunidades carentes onde no h projetos governamentais efetivos. Atravs da introduo de atividades esportivas nesses ambientes, procura-se realizar um trabalho para a construo de cidados socialmente conscientes e participativos com as questes sociais que os cercam, procurando criar uma realidade com oportunidades de crescimento e perspectivas de futuro atravs da educao pelo esporte. (ONOE, 2006 p. 1) Projetos sociais no esporte tm sido introduzidos como meio de incluso e resgate social no Brasil, gerando resultados em diversos estados e municpios. O prprio Governo Federal tem mostrado atravs de estatsticas que projetos como o Projeto Segundo Tempo em apenas na sua fase de implantao, em 2005, atendia

12

516.7 mil crianas e adolescentes, em 2.681 ncleos no pas (GOMES; CONSTANTINO, 2005). 4. Programa Esporte e Lazer da Cidade PELC O lazer como direito bastante recente no Brasil, somente a partir da Constituio de 1988, o esporte e o lazer, passam a ser direito de todos os cidados brasileiros, passando a constar tambm, em praticamente todas as constituies estaduais e leiro orgnicas de municpios no Pas. (Luccilia da Silva Matos, Prof. Educ. Fsica da UEPA, Mestre em Antropologia Social, Doutorada em Cincias Sociais pela PUC-SP - Manual do PELC) O PELC trata o esporte e o lazer como direitos sociais e, portanto, como elementos componentes das polticas pblicas de governo que viabilizam e garantem o acesso e a permanncia da populao brasileira, de todas as faixas etrias e dos diversos segmentos, a aes contnuas de esporte e lazer. Assim, todas as manifestaes populares do lazer: as expresses do esporte comunitrio e recreativo, passando pelo jogo, pela luta e pela ginstica, at as manifestaes em torno das danas populares, da msica, do teatro e demais manifestaes. Assim, o Programa respeita e trabalha a partir da cultura local, nas cidades e no campo, construindo uma lgica de consolidao do poder pblico local e dos setores organizados da sociedade. O Programa Esporte e Lazer da Cidade(PELC) foi uma iniciativa do Ministrio do Esporte Secretaria Nacional de desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SINDEL), desde 2003, concretizado por convnios com municpios, estados, instituies de ensino superior e entidades privadas sem fins lucrativos. (Livro, Brincar, Jogar e Viver, P. 16, V. 2) O Programa Esporte Lazer da Cidade visa suprir a carncia de polticas pblicas e sociais que atendam s crescentes necessidades e demandas da populao por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situaes de vulnerabilidade social e econmica, reforadoras das condies de injustias e excluso social a que esto submetidas. Rene contribuies oriundas do meio acadmico que vem construindo, por meio dos cursos de graduao e de um nmero crescente de grupos de pesquisa que se dedicam a essa rea, uma capacidade cada vez mais consistente de pensar o tema do esporte recreativo e lazer.

13

4.1. Modelo de Gesto do PELC Elemento no apenas pedaggico (no sentido da construo do conhecimento vivenciado), mas na prpria organizao da comunidade envolvida em um ncleo do PELC, construindo mecanismos que superem a referncia da ao pedaggica em si, avanando para a prpria organizao da comunidade (seus interesses e necessidades). O PELC apontou a criao de um Grupo Gestor composto por representao de todos os segmentos envolvidos, sendo um dos instrumentos para consolidao do controle social e efetivao de uma gesto verdadeiramente participativa. 4.2. Conceito de Gesto Participativa Aps o grande impacto da revoluo japonesa, na dcada de 1980, que disseminou para o mundo o advento das tcnicas orientais de administrar a produo e que deram incio Era da Qualidade, surgiu um novo estilo de administrar as empresas que ficou conhecido como Administrao Participativa (AP). A Administrao Participativa consiste na participao de todos os atores da produo, do presidente ao mais simples operrio do cho-de-fbrica, trabalhando num ambiente classificado como excelente e convvendo em uma harmonia altamente motivadora, produzindo, inovando e satisfeitos em suas realizaes. Em observaes do cotidiano, verifica-se que empresas tradicionais dos nossos dias que operam na contra-mo da realidade tm uma cultura medocre, onde predomina a insatisfao. Estas empresas tradicionais que me refiro, so as organizaes pblicas e privadas que no mudam, no se atualizam e se perpetuam como escravas dos pesados organogramas estruturais, inchadas de cargos ocupados por pessoas despreparadas e desinteressadas. Na viso de Reis (2004, p.41), o principal agente de mudanas no mundo atual a inovao tecnolgica. O processo econmico e social dos diversos pases e o xito das empresas, principalmente industriais, dependem da eficincia e da eficcia com que o conhecimento tecnocientfico produzido, transferido, difundido e incoroporado aos produtos e servios.

14

Essa evoluo demonstra uma crescente preocupao com a satisfao no trabalho e para garantir a sobrevivncia das empresas, o desenvolvimento de inovaes necessita gerar solues inovadoras e isso s possvel se efetuado por pessoas ou grupos de pessoas visionrias. Neste cenrio a Administrao Participativa apresenta-se como um excelente caminho para a inovao. Hoje vivemos na era da informatizao, mundo globalizado, onde as naes se aproximam atravs da tecnologia, com isso d-se nfase gesto do conhecimento, a valorizao dos colaboradores, com uma gesto democrtica, onde se ouve todos envolvidos na engrenagem, do operacional ao estratgico, atletas so treinados, porm so ouvidos quanto seus equipamentos, o que deve ser feito para melhorar seu desempenho, enfim, um trabalho em equipe, onde todos participam, podendo opinar, criam um vnculo de responsabilidade consigo e com a organizao, desempenhando suas atividades com eficincia buscando sempre os objetivos em equipe e no buscando interesses individuais. No presente sculo sem dvida alguma, o maior gerador de riqueza e ser o capital intangvel das empresas, o ser humano, que atravs da sua capacidade intelectual se transforma numa usina de idias e motivado pela autorealizao, ir promover em dimenses inimaginveis o conhecimento e a inovao, criando produtos e servios com avanada tecnologia, para melhorar e prolongar a vida das organizaes e a satisfao dos seus colaboradores. Para Angeloni (2005, p.21), a dimenso do homem destaca a necessidade de se considerar o agente humano nas organizaes como artfice criador de conhecimento, e que as organizaes, para no sucumbirem, devem proporcionar condies pertinentes ao trabalho criativo. 4.3. GRUPO GESTOR O conjunto de Ncleos existente em um determinado municpio administrado por um Grupo Gestor. Trata-se de uma instncia de Gesto do Projeto, com carter deliberativo, composto pelos sujeitos envolvidos diretamente no desenvolvimento das aes dos Ncleos de Esporte e Lazer. Possui as seguintes atribuies: - Acompanhar, coordenar, fiscalizar e monitorar as aes do Convnio; - Efetivar a avaliao processual dos agentes sociais de esporte e lazer e das atividades desenvolvidas;

15

- Realizar reunies regulares; Composio: - Coordenador-Geral do Projeto; - Representante da entidade conveniada (dirigente ou coordenador tcnico); - Representante da(s) entidade(s) parceira(s); - Representante da Instncia de Controle Social; - Representante dos Coordenadores de Ncleos; - Representante dos bolsistas; - Representante da Comunidade atendida. 4.4. Retorno das Empresas quanto ao Incentivo ao Esporte Quando uma empresa patrocina algum atleta de alto rendimento, atletas estes que disputam diversos ttulos nacionais e internacionais durante os 12 meses do ano, evidente que sua marca estampada nos materiais utilizados por ele, com isso, agregando valor do produto juntamente com o atleta que utiliza o material, dessa forma, quando ocorre um campeonato que transmitido por emissoras de televiso nacional e internacionalmente, todos passam a perceber que essa empresa valoriza o esporte e apia a prtica esportiva, criando credibilidade com a populao, da mesma forma ocorre com o governo, quando patrocina um atleta ou evento esportivo, cultural ou de lazer, tem-se a percepo que o Governo vem desempenhando um trabalho de sociabilizao e incentivo ao esporte, atravs dessas consideraes, entramos no Marketing Esportivo. Para Afif (2000), o marketing esportivo uma das estratgias que utilizam o esporte para atingir suas metas. Para ele, existem duas formas de definir essa prtica. A primeira se faz por intermdio do marketing de produtos e servios voltados aos consumidores que, de alguma maneira, se relacionam com o esporte (camisas oficiais do time, por exemplo). A segunda trata-se de uma estratgia que emprega o esporte como meio de divulgar produtos, sem que estes tenham ligao com atividades esportivas (patrocinadores em geral) O marketing esportivo tem muitos objetivos j que o esporte se tornou em fenmeno cultural internacional, os grandes eventos esportivos so vistos atravs da televiso por bilhes de pessoas em mais de 200 pases e muito do interesse pelo esporte como negcio advm da imagem e do prestgio que o mesmo proporciona

16

tanto ao atleta como a indstria. A indstria esportiva mundial movimenta bilhes de dlares anualmente, e o segmento esportivo amplo e complexo, tendo em vista que existem mais de 140 modalidades esportivas sendo praticada em todo mundo. Dentro deste contexto o marketing esportivo vem crescendo a cada dia em todo mundo, e isto est relacionado com alguns dos seus principais objetivos como avaliar o mercado, os concorrentes e consumidores, desenvolver estratgias e tticas promocionais, fortalecer a marca e a imagem da empresa, planejar o uso da mdia para obter retorno espontneo e abrir e conquistar novos mercados. Empresas de grande porte procuram esta rea esportiva, aproveitando da imagem de clubes, atletas e equipes esportivas, gerando resultados extremamente positivos para suas imagens, o marketing esportivo cai como uma luva, pois o momento em que se pode atingir o expectador durante seu lazer, alm das vendas, a ttica de unir a empresa ao esporte gera rejuvenescimento da marca, devido ao efeito que o esporte produz entre as pessoas, O fato de inserir uma marca na camisa de uma equipe cria uma relao de cumplicidade da empresa com a performance esportiva, recebendo toda credibilidade obtida pelos atletas 4.5. Sucesso do Governo Federal no Apoio Eventos Esportivos O Governo Federal, atravs de projetos e programas esportivos, culturais e de lazer, o governo realiza um trabalho social esportivo muito abrangente, entre os diversos, destaco o Bolsa Atleta, que uma remunerao repassada aos atletas e seus tcnicos para que tenham condies de realizar seus treinamentos, obtendo resultados satisfatrios, existe o Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso prtica e cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianas, adolescentes e jovens, como fator de formao da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em reas de vulnerabilidade social. Porm, um dos eventos esportivos mais importantes para a histria de nosso pas, sem dvidas foram os jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro no ano de 2007, com 42 pases participaram com 5662 atletas e 47 modalidades diferentes, Os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 ficaram marcados pelo desempenho histrico dos atletas brasileiros, superando o recorde de medalhas obtido quatro anos antes, em Santo Domingo, onde o Brasil subiu 123 vezes ao pdio, sendo 29 para receber medalhas de ouro. Nos Jogos RIO 2007, esse nmero

17

subiu para 157 medalhas no total: 52 de ouro (um aumento de 79% em relao ltima edio dos Jogos), 40 de prata e 65 de bronze. Evento este de elevada importncia para nosso pas, quanto ao desenvolvimento, a economia e, evidentemente, a capacidade de organizao e segurana montada especfica para os jogos, contando tambm com os voluntrios de todo o pas que estiveram presentes dando sua contribuio. Outra tentativa louvvel do Governo Federal, Confederao Brasileira de Futebol juntamente com a iniciativa de empresas privadas, ser a Copa do Mundo de Futebol sediada no Brasil em 2014, ora, o pas estar como centro das atenes no mundo, turismo crescer bastante e evidentemente a economia tambm, gerando centenas de empregos direto e indiretamente, sendo Belm, uma as capitais que esto na luta por uma das sedes para a Copa do Mundo 2014. Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpadas atraem, alm do grande nmero de atletas e treinadores, uma enorme quantidade de turistas. Logo, para uma recepo de qualidade, a esfera pblica governamental e a iniciativa privada investem em infra-estrutura urbana, meios de transportes, rea de sade, entre outros. De acordo com a gerente de assuntos internacionais da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Maria de Belm Gomez, um evento desta magnitude gera inmeras mudanas para as cidades que lhe abrigam e um retorno por longo prazo. A primeira mudana o poder da mdia, segundo o especialista e consultor da Fifa que aqui nos visitou e trabalha para uma das empresas responsvel pela organizao dos pacotes tursticos da Copa, esse efeito dura 20 anos, alm de colocar para o mundo a existncia de nosso destino e o que ele oferece para o turista, explicou. Sobre os principais impactos e legados deixados por uma Copa do Mundo, do ponto de vista turstico a gerente esclarece que muitos fatores devem ser levados em conta. So diversos impactos. Segundo j comentou o presidente da Associao Brasileira das Indstrias Hoteleiras, ABIH, nacional, a Copa ser um marco na histria do turismo brasileiro. Haver o antes e depois da Copa. Ser um impacto na hotelaria pelo nmero de pernoites que ela gera, nas agncias pelo imenso nmero de passeios e volume de recursos que devem entrar, simultaneamente, e depois pela repercusso durante muitos anos, se for feito um bom trabalho pra consolidar o destino, afirma Maria de Belm.

18

A gerente revela ainda que Belm servir como ponto de irradiao turstica para municpios nos arredores da capital e interior do Estado. Ela menciona o caso da Copa de 2006, na Alemanha, quando turistas ficavam hospedados em cidade distante at 4 horas dos locais de jogos. Assim podemos trabalhar tambm municpios como Barcarena ou at mesmo Salinas, exemplifica. 4.6 - O PELC EST DIVIDIDO EM DOIS CONJUNTOS: PRIMEIRO CONJUNTO Est voltado para a implementao do projeto social denominado Esporte e Lazer da Cidade e que possui duas aes: a primeira envolvendo todos os seus segmentos (criana, adolescente, jovem, adulto, idoso, bem como pessoas com deficincia e com necessidades educacionais especiais) e a segunda ao especfica para atendimento da faixa etria a partir de 45 anos denominado Vida Saudvel, ambas voltados para a consolidao do esporte e lazer como direitos sociais e, portanto, como poltica pblica de estado que viabilize e garanta o acesso da populao brasileira a aes contnuas de esporte e lazer que respondam s necessidades localizadas nesse campo da vida social, tendo, ainda nesse conjunto, uma ao para fomento e difuso de Eventos Interdisciplinares de Esporte e de Lazer. SEGUNDO CONJUNTO Est voltado para o Desenvolvimento Cientfico e tecnolgico do Esporte e Lazer, para a configurao de um sistema nacional de documentao e informao esportiva, para implementao de pesquisas de polticas pblicas de esporte recreativo e de lazer (REDES CEDES) e o fomento e difuso de eventos cientficos e apoio a publicaes. 4.7 - Princpios Norteadores da Poltica Nacional de Esporte e Lazer - Da reverso do quadro atual de injustias, excluso e vulnerabilidade social; - Do esporte e do lazer como direito de cada um e dever do estado; - Da universalizao e incluso social; - Da democratizao da gesto e da participao. 4.8 - PELC Todas as faixas etrias: Atendimento todas as faixas etrias, sem abrir mo do atendimento a pessoas com deficincia e/ou necessidades especiais, em atividades sistemticas

19

de oficinas de esporte, dana, ginstica, teatro, msica, orientao caminhada, capoeira e outras dimenses de cultura local, bem como a organizao popular na realizao de macros eventos de lazer. O PELC trabalha com a contratao de agentes sociais do lazer, aquisio de material de consumo e permanente, formao continuada, eventos de esporte e lazer, aes essas financiadas pelo Ministrio do Esporte - ME, devendo a Prefeitura/Estado ou entidade no-governamental e Instituies de Ensino Superiores apresentarem sua proposta de contrapartida para efetivao dessa parceria junto ao ME. 4.9 - PELC - Vida Saudvel: Para atender a uma demanda crescente quanto populao idosa do pas, foi criado uma ao voltada essa finalidade, o denominado Vida Saudvel que visa implementar ncleos de atividades fsicas/prticas corporais, esportivas e de lazer faixa etria a partir de 45 anos com vista melhoria da qualidade de vida dessa populao, sem abrir mo do atendimento a pessoas com deficincia e ou necessidades especiais, em atividades sistemticas de oficinas de esporte, dana, ginstica, teatro, orientao caminhada, capoeira e outras dimenses da cultura local, bem como a organizao popular na realizao de macros eventos de lazer. 4.10. - Atividades dos Ncleos Os ncleos devem organizar e consolidar a realizao de eventos de lazer (festivais culturais esportivos, artsticos, gincanas, ruas de lazer, colnias de frias etc.) so aquelas previstas em dias e horrios estabelecidos em funo de datas comemorativas institucionais, perodos de ciclos culturais (festas nacionais, carnaval, festas juninas, festivais esportivos etc.) junto ao processo regular de organizao dos Ncleos. Esses eventos devem ser realizados, ora envolvendo um ncleo, ora envolvendo mais ncleos com o objetivo de integrao da comunidade e dilogo entre as experincias em cada ncleo. Torna-se imprescindvel tambm a realizao de macro eventos envolvendo todos os ncleos em especial nas naes de lanamento do programa e/ou encerramento. 4.11. - PELC Hoje

20

Hoje, a pouco mais de quarenta meses de funcionamento efetivo do Programa Esporte e Lazer da Cidade chegamos a 151 municpios brasileiros, em 15 estados, gerando 3.500 novos empregos de agentes sociais, capacitando mais de 5.000 pessoas, envolvidas nos trabalhos dos mais de 400 ncleos de funcionamento do Programa, beneficiando mais de 600 mil pessoas de todas as faixas etrias.

21

5. CONCLUSO No exclusividade do Brasil a m distribuio de renda, a corrupo, o aumento da violncia, o desemprego, a discriminao por deficientes nem do racismo. Ora, vivemos em uma poca muito conturbada, cheio de conflitos sociais e econmicos que nos afetam de forma direta ou indiretamente. A populao sofre com a violncia cotidiana que vivemos, difcil encontramos um cidado, hoje, que nunca foi assaltado, porm, fcil culparmos o governo, porm precisamos pensar de forma racional e percebermos que a culpa no somente do Governo, todos ns, estamos envolvidos nesse sistema, como simples cidados brasileiros podemos fazer nossa parte, contribuindo com associaes desportivas, com centros comunitrios no somente com valores, mas tambm como voluntrios ou com equipamentos esportivos, para, dessa forma, incentivar a prtica esportiva que de suma importncia. Hoje, no meio empresarial, o que mais se houve a palavra sustentabilidade, ora, vejamos, sustentabilidade no somente com o meio ambiente, nem com a economia local ou da regio, precisamos nos conscientizar que h necessidade de realizar um trabalho a longo prazo, com o esporte educativo, desde a escola para nossos filhos, que, consequentemente preencher o tempo ocioso, dessa forma, no cometendo atos ilcitos que geralmente ocorrem por influncias por falta de opes em o que fazer, pois estar ocupando-se praticando algum tipo de esporte ou lazer. Cumpre ainda enfatizar, que projetos esportivos esto crescendo em nosso pas, quem nunca viu uma partida de futebol disputada por estrelas do futebol mundial para arrecadar alimentos e recursos para manuteno de fundaes, hoje, no somente atletas de futebol, mas tambm pilotos de frmula 1, vlei, basquete e outros j investem e contribuem com comunidades carentes. As empresas tambm j criaram projetos desse tipo, quem nunca viu em outdoors em nossa cidade, de empresas que levam seus atletas para disputarem torneios em outros pases, representando no somente sua empresa, mas tambm nosso Brasil. Enfim, chegou a hora, todos esto percebendo que precisamos nos unir para vencermos essa barreira social que ainda persiste em existir em nosso pas, porm, com o trabalho assduo do Governo Federal em parceria com Estados e

22

Municpios, com a conscientizao das empresas, dos atletas e do cidado, evidente que a excluso social no deixar de existir, porm, fato que diminuir significativamente e trar conseqncias muito boas sociedade brasileira.

23

11. REFERNCIAS Livro Brincar, Jogar e Viver / Programa Esporte e Lazer da Cidade PELC, 2007, Volume 1, 2007, Material Didtico do Ministrio do Esporte / Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer. Manual do Programa Esporte e Lazer da Cidade PELC, 2008, Volume 2, Material Didtico do Ministrio do Esporte / Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer. Estudos do Lazer: uma introduo. Nelson Carvalho Marcellino (Campinas: Editora Autores Associados, 1996). DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. So Paulo: Perspectiva, 974. BELLONI, I.; MAGALHES, H. de; SOUSA, L.C de. Metodologia de avaliao em polticas pblicas. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2001. 96p. (Coleo Questes da Nossa poca, 75) MARTINS, Cllia. O que poltica educacional. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. 75 p. HALSENBAL. Carlos. Discriminao e Desigualdades Desigualdades Raciais no Brasil. Traduo Patrick Burglin. 2 Ed. Belo Horizonte. Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005. Vade Mecum de Direito, Editora Rideel 2004, 1 Edio, Anne Joyce Angher (Constituio federal) BETTI, Mauro. Violncia em campo: dinheiro, mdia e transgresso s regras no futebol espetculo. Iju: UNIJU, 1997 apud MARTINS, D. F. et al. O esporte como papel de uma reunio social. Revista Eletrnica de Cincias da Educao: Campo Largo, v.1, n.1, jun. 2002. Disponvel em: <www.boletimef.org/? canal=12&file=97>. Acesso em 28/11/2008. BORSARI, Jos Roberto. Futebol de campo. So Paulo. EPU. 1989. CAVALLI, Marcelo Olivera, ARAJO, Mariana Lucena, CAVALLI Adriana Schler Um passo adiante no Olimpismo: projetos esportivos de cunho social como agentes de transformao e emancipao humana. Grupo de Pesquisa em Estudos Olmpicos (GPEO). Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Brasil. Disponvel em: <http://olympicstudies.uab.es/brasil/pdf/28.pdf>. Acesso em 28/11/2008. CRUZ, Antnio Roberto. Futebol Brasileiro: um caminho para a incluso social. So Paulo. Ed. Esfera .2003. Educao Fsica)-Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2007.Disponvel em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000414994 acesso em 02/05/2008.

24

GIGLIO, Sergio Settani. Futebol : mitos, dolos e heris Universidade Estadual de Campinas. Campinas,SP: 2007. GOMES, Marta Corra; CONSTANTINO, Marcio Turini. Projetos esportivos de incluso social - PIS - crianas e jovens. In: DACOSTA, Lamartine (org.). Atlas do esporte no Brasil: Atlas do esporte, educao fsica e atividades fsicas de sade e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: 2005. p. 602-612. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/efd102/esportiv.htm>. Acesso em 13/12/2008. MAFRA, Juliana. Incluso Social. Brasil Escola 2007. Disponvel em:<http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em 22/12/2008. ONOE, Fernando, LEITE, Wellington S. S. Lins, MANSO, Allan Paulo Costa. A importncia da aplicao de atividades esportivas por Projetos Sociais, para comunidades carentes, visando a integrao social. So Paulo. SESC 2006 disponvel em http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/320.rtf>. Acesso em 22/12/2008. ROCHA, Aristides Almeida. O Esporte e a Insero Social dos Excludos: Contribuio do Panathletismo. So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://www.fsp.usp.br/files/9/1/021412452004/Esporte.doc>. Acesso em 22/12/2008. SOARES, L. S. et al. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. Coletivo de Autores. So Paulo. Ed. Cortez. 1998. TUBINO, Manoel J. Gomes. Dimenses sociais do esporte. So Paulo: Cortez: Autores Associados (Coleo polmicas do nosso tempo, v. 44), 1992. ANGELONI, Maria.T. Organizaes do conhecimento: Infra-estrutura, pessoas e tecnologia. So Paulo: Saraiva, 2005. REIS, Dlcio. R. (2004) Gesto da inovao tecnolgica. Manole, Barueri. AFIF, A Bola da vez: O marketing esportivo como estratgia de sucesso. So Paulo: Infinito, 2000. Casos bem sucedidos do Governo ao incentivar eventos esportivos e o retorno que tem nos recursos aplicados - http://www.cob.org.br/ - Acesso em 14 de janeiro de 2009. Casos bem sucedidos do Governo ao incentivar eventos esportivos e o retorno que tem nos recursos aplicados - http://www.esporte.org.br/ - Acesso em 14 de janeiro de 2009. Casos bem sucedidos do Governo ao incentivar eventos esportivos e o retorno que tem nos recursos aplicados - http://www.pa.gov.br/ - Acesso em 14 de janeiro de 2009.

Anda mungkin juga menyukai