Anda di halaman 1dari 6

TEORIA GERAL DO CRIME

1 - Conceito de Crime A doutrina do Direito Penal tem procurado definir o ilcito penal sob trs aspectos diversos. Atendendo-se ao Aspecto Externo, puramente nominal do fato, obtm-se um Conceito Formal; observando-se o Contedo do fato punvel, consegue-se um Conceito Material ou Substancial; e examinando-se as Caractersticas ou Aspectos do crime, chega-se a um Conselho Analtico, como se segue: Conceito Formal => Crime a ao ou omisso proibida pela lei, sob ameaa de pena; Conceito Material=> Crime a violao de um bem penalmente protegido; Conceito Analtico=> Crime o fato tpico, ilcito e culpvel.

2 - Crime e Contraveno Segundo a maioria dos penalistas, no h diferena ontolgica, substancial, entre o Crime e a Contraveno No so categorias que se distinguem pela sua natureza, mas realidades que se diversificam pela sua maior ou menor gravidade. A questo residiria na quantidade da infrao, no em sua substncia. Adotando o critrio quantitativo, o art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Penal dispe: a)Crime=>infrao penal a que a lei comina pena de Recluso ou Deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente, com pena de multa; b)Contraveno=> infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de Priso Simples ou Multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente. Existe uma corrente, porm, para a qual o crime corresponde s condutas que causam Leso ou Perigo de Leso, ao passo que a Contraveno resultaria em Perigo de Leso III - Conduta 1 - Conceito Conduta=> a ao ou omisso humana consciente dirigida a uma finalidade. 2 - Teorias de Conduta So trs as teorias acerca da conduta:

a)Teoria Causal => ao ou conduta o efeito da vontade e causa do resultado, consistindo num fazer voluntrio que atua sobre o mundo exterior. Essa teoria, orientada pela aplicao das leis naturais ao fenmeno penal, prescinde do exame do contedo da vontade para a caracterizao da conduta, bastando que se tenha certeza de que o comportamento do agente foi voluntrio para imputar-lhe o resultado. b)Teoria Social=> a realizao de um resultado socialmente relevante, questionado pelos requisitos do Direito e no pelas leis naturais. c)Teoria Finalista - a atividade final humana e no um comportamento simplesmente causal. Implica necessariamente numa finalidade. A direo final da ao tem duas fases: Interna- ocorre na esfera do pensamento (inclui a escolha do fim, a relao dos meios, aceitao dos efeitos secundarios da concretizao da ao. Externo - manifestao da ao dominada pela finalidade. 3 - Ausncia de Conduta: Conceito e Casos. Considerando a Vontade um Elemento da Conduta, evidentemente no h Conduta quando o ato Involuntrio. Assim, caracteriza-se a Ausncia de Conduta nos casos de: a) Atos reflexos; b) Coao fsica irresistvel; c) Estados de inconscincia (sonambulismo, hipnose etc.).

4 - Formas de Condutas: Ao e Omisso A CONDUTA pode consistir numa Ao ou Omisso. Crimes Comissivos so os crimes praticados mediante Ao. 3 - Sujeito Ativo do Crime a pessoa queu pratica o fato tpico. S o homem (pessoa fsica) pode ser Sujeito Ativo do crime.A pessoa jurdica no pode ser Sujeito Ativo do Crime. 4 - Capacidade Penal do Sujeito Ativo Capacidade Penal o conjunto das condies exigidas para que o sujeito possa tornar-se titular de Direitos e Obrigaes no campo do Direito Penal. Nesse sentido, distinguem-se Capacidade Penal e Imputabilidade.Um imputvel pode no ter Capacidade Penal se passa a sofrer de doena mental aps o delito.

Os mortos, entes inanimados e animais no possuem Capacidade Penal, podendo apenas ser Objetoou Instrumento do crime. 5 - Sujeito Passivo do Crime o titular do bem jurdico lesado ou ameaado pela conduta criminosa. Duas so as espcies do Sujeito Passivo: a) Sujeito Passivo Formal=> o Estado, que, sendo o titular do mandamento proibitivo, lesado pela conduta do sujeito ativo; b) Sujeito Passivo Material=> o titular do interesse penalmente protegido, podendo ser pessoa fsica, jurdica, o Estado ou uma coletividade destituda de personalidade. 6 - Objeto do crime tudo aquilo contra o que se dirige a conduta criminosa, podendo ser: a)objeto Jurdico=> o bem-interesse protegido pela lei penal (p. ex., vida, integridade fsica, honra, patrimnio, paz pblica etc.); Objeto Material=> a Pessoa ou Coisa sobre a qual recai a conduta criminosa. Crimes Omissivos so os crimes cometidos mediante omisso. Omisso a no realizao de um comportamento exigido quando o sujeito tem possibilidade de concretizar. Assim, a caracterizao da Omisso depende de: a) Dever de agir; b) Possibilidade de realizao da conduta. De acordo com o disposto no art. 13, 2, do Cdigo Penal, existe o dever de agir em trs casos distintos, a saber: a) Quando advm de um mandamento legal especfico (Dever Jurdico); b) Quando o agente, de outra maneira, tornou-se garantidor da no ocorrncia do resultado (Dever legal ou Contratual); c) Quando um ato precedente determina essa obrigao. Os Crimes Omissivos podem ser: a)Crimes Omissivos Prprios - so os crimes praticados com a simples Conduta negativa do agente, independentemente da produo de resultado posterior;

b)Crimes Omissivos Imprprios ou Comissivos por Omisso- so os crimes em que o agente, mediante Omisso, permite a produo de um resultado. Ex.: a me que, pretendendo matar o filho, deixa de aliment-lo.

IV - DOLO 1 - Conceito Dolo=> a conscincia e vontade na realizao da conduta tpica. Ao se examinar a Conduta, verifica-se que, segundo a teoria finalstica, ela um Comportamento voluntrio, cuja finalidade o contedo da vontade do autor do fato, ou seja, o fim contido na ao, que no pode ser compreendida sem que se considere a vontade do agente. Toda ao consciente dirigida pela conscincia do que se quer e pela deciso de querer realiz-la, ou seja, pela vontade. A vontade o querer alguma coisa, e o Dolo a vontade dirigida realizao do tipo penal. II - FATO TPICO 1 - Conceitos: Em sentido formal qualquer ao legalmente punvel. Essa definio, entretanto, alcana apenas um dos aspectos do fenmeno criminal, a contradio do fato a uma norma de direito, ou seja, a sua ilegalidade como fato contrrio normal penal. Ex.: Artigo 121 do Cdigo Penal - Matar algum. Em sentido material aquela que tem em vista o bem protegido pela lei penal. Ex. O Estado tem o dever de velar pela paz interna, pela segurana e estabilidade coletiva diante dos conflitos inevitveis entre os interesses dos indivduos e os do poder constitudo. Em sentido analtico=> o fato tpico, ilcito e culpvel. O Fato Tpico o comportamento humano (positivo ou negativo) que provoca, em regra, um resultado, sendo previsto pela lei como infrao penal. Elementos do fato tpico: a)Conduta - toda ao humana ou omisso consciente e dirigida a uma finalidade; dolosa ou culposa - inobservncia do objeto.

A princpio, pune-se apenas quando h vontade (dolo), porm, como exceo, pune-se quando no h vontade mas h negligncia. b)Nexo Causal - a relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado; c)Resultado- a modificao do mundo exterior causada pela conduta. Exemplo: porte ilegal de arma. d)Tipicidade- a correspondncia exata, a adequao perfeita entre o fato natural, concreto e a descrio contida na norma penal incriminadora. Caractersticas: a) a tipicidade: fato + conduta + resultado b) a antijuridicidade (ou, mais adequadamente, ilicitude) - contrrio s normas jurdicas.

V - CULPA 1 - Conceito Culpa, em sentido estrito, a conduta voluntria, que produz resultado ilcito, no desejado, mas previsvel, e excepcionalmente previsto e que podia, com a devida ateno, ser evitado. A teor do art. 18, II, do CP, o crime diz-se culposo "quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia". 2 - Elementos: So elementos da Conduta: a) Conduta Voluntria=>o fato se inicia com a realizao voluntria de uma conduta de fazer ou no fazer. O agente no pretende praticar um crime nem quer expor interesses jurdicos de terceiros a perigo de dano. Falta, porm, com o dever de diligncia exigido pela norma. A conduta inicial pode ser positiva (p. ex., dirigir um veculo) ou negativa (p. ex., deixar de alimentar um recm-nascido); b) Inobservncia do Dever de Cuidado Objetivo Manifestada Atravs da Imprudncia => a todos, no convvio social, determinada a obrigao de realizar condutas de modo a no produzir danos a terceiros (cuidado objetivo). Se o agente no cumpriu com o dever de diligncia que um homem razovel e prudente teria observado, a conduta tpica, e o causador do resultado ser atuado com imprudncia, negligncia ou impercia. c) Previsibilidade Objetiva=> a possibilidade de anteviso do resultado;

d) Ausncia de Previso => necessrio que o sujeito no tenha previsto o resultado. Se previu, agiu com Dolo no foi previsto pelo sujeito. Da falar-se que a Culpa a Impreviso do Previsvel. e)Resultado Involuntrio=>sem o resultado involuntrio (porque no previsto), no h que se falar em crime culposo; f)Tipicidade=>caracteriza-se quando o agente no observa o dever de cuidado objetivoque um homem razovel e prudente, nas mesmas circunstncias, teria observado. 3 - Espcies de Culpa H duas espcies de culpa: a) Culpa Inconsciente=>o resultado no previsto pelo agente, embora previsvel. a culpa comum, que se manifesta pela imprudncia, negligncia ou impercia; b)Culpa Consciente=> o resultado previsto pelo sujeito, que levianamente espera que no ocorra ou que pode evit-lo.

Anda mungkin juga menyukai